e nesse vídeo nós vamos falar de um dos maiores filósofos do século 20 então já deixa logo o seu like se inscreve no canal ative as notificações e compartilha esse vídeo para que mais pessoas possam conhecer o pensamento desse grande filósofo e [Música] e o vídeo quem está em foi um grande filósofo austríaco que viveu de 1889 até 1951 os seus estudos começam inicialmente pela Engenharia e aí na engenharia ele pega gosto pela matemática e por conta disso ele sai de Viena para ir para a Inglaterra estudar com um dos maiores matemáticos da época que
era o Bertrand Russell Só que lá o Bertrand Russell Além de estudar lógica e matemática estava também se ver e dando um campo da Filosofia na medida em que ele queria estabelecer os pressupostos lógicos da racionalidade e para fazer isso ele acreditava que tinha que fazer uma análise lógica da linguagem sempre pessoal se faltando pela tradição filosófica da Inglaterra que era o empirismo e por conta disso ele acaba criando uma nova corrente filosófica que ficou conhecida como filosofia analítica então o seguindo na filosofia analítica sob a supervisão do Hum seu em 12 o vídeo quem
está em pública a sua grande obra que foi o Tratado lógico-filosófico essa obra pessoal foi a responsável por colocar o vídeo hein Style na história da filosofia como um grande filósofo aqui ele vai trabalhar a ideia durante o de que os problemas filosóficos ou pelo menos grande parte dos problemas filosóficos são falsos problemas na medida a intenção problemas de linguagem seu junto no mesmo lugar 500 cientistas e eles começam a falar de massa aceleração altura extensão densidade volume todos eles vão se entender porque todos eles vão saber do que é que eles estão falando isso
porque a linguagem científica exata e exata porque elas porque ela segue os rigores Da Lógica e da experiência no sentido de que a linguagem científica ela o mundo sensível agora quando eu junto 10 pessoas ou vamos colocar 5 não vamos colocar três eu junto três pessoas e essas três pessoas falam de liberdade justiça e bem comum muito dificilmente elas vão se entender porque praticamente cada uma vai ter uma concepção diferente do que seja a liberdade do que cê justiça e do que seja comum bem comum pessoal liberdade é um problema filosófico Justiça também é um
problema filosófico assim como bem comum e o fato deles três não se entenderem é também o problema filosófico só que aqui de acordo com 20 quem sai toda essa problemática se acaba quando a gente entende e é só um problema de linguagem a nossa linguagem do cotidiano Diferentemente da linguagem científica ela é uma linguagem muito é muito ambígua muito imprecisa E é isso que causa grande parte dos nossos problemas e isso se dá justamente por causa de uma má compreensão da estrutura lógica da nossa linguagem cotidiana Nós não sabemos como a nossa linguagem cotidiana deve
funcionar de uma maneira lógica bom então vamos resolver esse problema todo o quê que o Vitinho está aí nos dias Olha o nosso pensamento ele produz conhecimento desse nosso mundo e esse conhecimento que nós produzimos nós produzimos através de representações dos fatos desse mundo e essas representações como é que a gente Comunica a elas como é que a gente expressa elas na realidade através da linguagem a linguagem tem a função pessoal olha só tem a função de designar as coisas desse mundo fatos desse mundo e então a linguagem designa é através de proposições proposições que
devem se referir a esses fatos porque são esses fatos que vão nos dizer se essas proposições são falsas ou verdadeiras só que a nossa linguagem cotidiana é tão precisa e tão aberta que ela acaba nos conhecendo o fato de que a nossa linguagem serve para designar os fatos as coisas desse mundo e aí que vai entrar A análise dessa linguagem para que para que a gente possa encontrar sua estrutura lógica é através de uma análise lógica da linguagem cotidiana que nós vamos entender a sua estrutura de funcionamento e como é que a gente faz isso
com a filosofia no caso a filosofia analítica vai ser ela que vai fazer essa análise da linguagem para clarear essa estrutura lógica essa estrutura o funcionamento e com isso tornar Evidente o fato de que asy a nossa linguagem as proposições da nossa linguagem tem que designar os fatos do mundo tem que designar as coisas desse mundo e essa análise lógica da linguagem se dá por meio de decomposição nós pegamos proposições complexas e de cupons até chegar aos seus menores elementos que são os nomes e aí a gente verifica se esses nomes se referem designam coisas
e objetos que realmente estão aqui na realidade as proposições complexas designam fatos complexos se decompondo nós temos proposições atômicas e designam fatos atômicos que dá compondo nós temos nomes que designam coisas objetos pessoal essa função de designação que a linguagem possui o vídeo quem está em acredita que ela possui essa função porque ela tem a capacidade de espelhar o mundo a linguagem ela tem a capacidade de ser uma imagem do mundo as proposições elas retratam se realmente Como é o mundo como é o som Cidão os fatos do mundo como é o mundo na sua
realidade então aquilo tratado lógico-filosófico o vídeo Style tem por objetivo estabelecer os limites da linguagem na medida em que a linguagem é o que é o retrato do mundo O que é a forma que nós temos de expressar o nosso pensamento na nossa linguagem o que pode ser dito deve ser dito de forma Clara dizer alguma coisa de forma Clara é dizer alguma coisa de uma maneira racional se eu puder falar alguma coisa de alguma coisa João maneira clara então é racional ok Se eu não puder é sem sentido e daquilo que a gente não
pode falar que a gente tem que fazer nós devemos nos calar essa é a última frase do tratado lógico-filosófico duvide de quem sai sobre tudo aquilo que a gente não pode falar deve-se calar é aquele vai estabelecer que os limites da minha linguagem são os limites do mundo e percebam a tradição empirista o mundo que a linguagem delimita a minha linguagem é um mundo empírico é o mundo físico o que está lendo esse mundo a nossa linguagem racional não pode falar quando o vídeo está aí fala e que a purificar a nossa linguagem cotidiana para
acabar com essas ambiguidades ele tá querendo dizer que ele quer criar uma linguagem racional entender a estrutura lógica da nossa linguagem para que essa nossa linguagem seja racional E aí acabam seus problemas filosóficos e só que pressa linguagem ser racional ela tem que designar o que o mundo os fatos do mundo a realidade que realidade a realidade sensível se essa Li e não falar sobre esse nosso mundo essa nossa realidade sensível essa linguagem essas proposições são sem sentidos Então tudo aquilo que está fora desse nosso mundo material não é do campo da racionalidade Pode ser
outra coisa ética por a gente fala de liberdade Justiça bem comum essas coisas existem na realidade gente pode pegar não então a ética não é não está dentro de uma linguagem racional a gente pode falar disso mas isso não é racional na mesma coisa a mesma forma metafísica a metafísica vamos falar dos e vamos falar do bem comum mundo da origem de todas as coisas que a gente pode falar dos e e enquanto cê o que que esse ser Cadê ele aqui vamos procurar ele aqui não tem então se eu não posso se você a
palavras e não designa nada que na realidade sensível a empresa seguindo nada não é racional da mesma coisa religião Então pessoal dizer que os limites da minha linguagem significam os limites do mundo quer dizer que a minha linguagem racional só pode falar sobre esse nosso mundo material e sim eu não posso se eu quiser falar de alguma coisa que não esteja nesse mundo material João maneira racional eu devo me calar porque não dá e aqui é interessante que o videogame Style terminou o Tratado Ele termina com essa conclusão olha daquilo que a gente não pode
falar devemos buscar lá e abandonou filosofia pois fazer um curso normal por ser professor de jardim de infância de ensino primário e deixou Filosofia de mão porque ele acreditava aqui ele tinha resolvido todos os problemas filosóficos problemas filosóficos acabaram no entanto Olha só visual no entanto alguns anos depois o 23 tem percebeu que o que era sem sentido era tudo aquilo que eles credito no Tratado lógico-filosófico ele se tornou o seu maior crítico ele começou a dizer abertamente cara eu estava é totalmente errado ele comprou uma briga danada com o ranço romperam a amizade porque
o urso Eu via o tratado lógico-filosófico como uma obra-prima e ele disse Cara isso aí não vale de nada isso não vale de nada e ele começa a desenvolver uma outra filosofia que essa outra Filosofia é o que os historiadores da filosofia chamam de o segundo writing Style nós temos o primeiro e o segundo 20 quem está sendo que esse é radicalmente oposto ao primeiro apesar de os dois trataram da linguagem o segundo vídeo está ai vai dizer que esse primeiro estava absolutamente errado e esse segundo vai influenciar a linguística a hermenêutica o direito vai
influenciar várias vários ramos do conhecimento humano se você quiser entender melhor esse segundo 20 quem sai eu te convido a clicar no segundo link a inscrição para você conhecer nosso curso de história da filosofia lá nós abordamos de uma maneira bem mais Ampla o pensamento do vídeo gente faz assim como toda a história da filosofia você vai estudar a história da filosofia desde o início até hoje e vai ter assim ó uma compreensão muito maior sobre o mundo sobre a nossa realidade então vai lá clica no segundo link na descrição faz a sua inscrição e
eu tenho certeza que você vai gostar dúvidas nos comentários um grande abraço e até a próxima