em [Música] 2022 é o Centenário do mais importante fato histórico da cultura moderna no Brasil a Semana de Arte Moderna que aconteciam entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 enviar para reconstituir tudo o que estava em jogo e que ela significou para Mudou as artes e da Cultura a trabalhos muito competente nesse sentido e vamos mencionar vários deles aqui nesse vídeo a gente vai apresentar a semana de 22 sem saudosismo mas com objetivos fim de resgatar alguns elementos do que ela ainda tem a nos dizer isso é mostrar a qualidade da consciência e do
impulso que chegam até nós como a tendências e possibilidades nesse ano de 2011 22 E aí [Música] E aí [Música] E aí só nos entende o modernismo fora das grandes cidades modernismo é um fenômeno que ocorre com o início da ele ficar tão da cidade a identificação das ruas os vários os café de iluminados à noite para oficiando horrível que antes da esse resistente possível a geração de 1922 viveu a experiência da Metrópole moderna Isto é o espaço das multidões da intensificação e velocidade dos estímulos exteriores da simultaneidade polifonia no cotidiano a Paulicéia desvairada encarnar
obviamente essa grande cidade em São Paulo a virada para o século 20 o suas primeiras décadas assistiram a um acentuado crescimento populacional e um verdadeiro Frenesi construtivo e esse mundo Urbano Industrial moderno trouxe consigo a dissolução das autoridades do passado e das tradições foi um lugar da multiplicação e abertura dos círculos sociais isso tudo permitiu aos sujeitos interações inventiva suas convivências inesperadas experimentações auto-afirmação e mesmo reformulações e suas individualidades a casa de Oswald de Andrade na Rua Líbero Badaró Por Exemplo foi um desses lugares de encontros frutíferos onde os jovens cultos através de pseudônimos poderiam
alçar-se a escritores e artistas mas se os círculos experimentais e vanguardistas e levaram a Paris dos anos 1910e gente a um epicentro cultural em São Paulo esses fenômenos eram minoritários e residuais São Paulo era economicamente dinâmica EA se anunciava como locomotiva do país mas no campo da cultura e suas forças eram atrasadas e disse e bloqueadas custa medições rebuscados meio carbono o pior por um muralista anti-intelectual latifundiário a cultura Urbana era esse campo de forças contraditórias Mas entre jovens poetas e artistas modernistas essa grande cidade é experimentada com entusiasmo e Canto Como são de minha
vida dirá Mário de Andrade no poema de inspiração e essa relação com a cidade é lembrada pela filósofa Gilda de Mello e Souza estudiosos da Obra de Mário durante o período Modernista é o sentimento da cidade de São Paulo íntimo afetuoso que embora sempre mesclado de um morto que provoca a emissão viva das ideias Às vezes a referência ao real é tão minuciosa que o leitor da época podia localizar sem esforço os trechos urbanos aqui o poema se referia refazendo por exemplo o itinerário da palavra Sete de Setembro o trajeto de Bonde pelo bairro aristocrático
Maio absorver cidade vida trata-se de uma poesia dinâmica de ar livre e feita ao sabor de uma caminhada vai recolhendo dela os sinais que circulam incessantemente entre a realidade exterior e o íntimo do Poeta Mário descobriu ali na sua Paulicéia eles Valio uma modalidade de escrita que nunca mais abandonaria dirá novamente a filósofo estudioso da Obra de Mário que em alguns momentos temos mutações lírica suscitados pelas Sensações e ideias momento da vida mas noutros também meditações composições longas e elaborados em que discute o seu próprio destino ou destino incerto da Pátria a expectativa de Maio
seus companheiros naquele momento era de modernizar a cultura do país acertar o passo com as vanguardas internacionalista em suma era de transformar a linguagem das Artes e as sensibilidades E aí E aí o ciclo das antes a semana teve antecedentes diverso a exposição de Lasar Segall em 1913 artigos de Menotti del Picchia Oswald na imprensa local Mas de fato um ponto de virada foi o conflito entre a então jovem pintora Anita Malfatti e o escritor Monteiro Lobato a jovem Jennifer antenado eu tinha estudado em Berlim e Nova York suas pinturas eram vigorosos confiantes expansivos plena
de vitalidade pois essa não era percepção do então consagrado escritor um artigo paranoia ou mistificação publicado na seção do Jornal Estado de São Paulo no bairro critica duramente Malfatti e de modo mais geral as vanguardas europeias caricatural e mistificadora foram Talvez os adjetivos - pejorativos meu mato caracterizou a exposição como águia normal pior não paredes de um Manicômio no o criativo truculento mas também imprevisível no estigmas que mobilizou mais um pouco e antecipar e os alemães que chamaram modernistas de arte degenerada o que Lobato não esperava era o efeito rebote acabou por impulsionar o desejo
latente de renovação das Artes e atualização na inteligência brasileira imediatamente de Cavalcante Oswald Menotti del Picchia saíram em defesa de Anitta artistas que antes não tinham relações passaram a dialogar e se identificar enquanto moderno o impulso e o projeto de mover um modernismo dos anos cliente foram muito distintos da imagem de Brasil pintada no Sítio do Picapau Amarelo por exemplo difícil reconhecer afinidades entre os juízos de Lobato em relação ao fat e o quadro de subalternidade vivido por tianastácia senhora Negra cozinheira do Sítio uma mulher e de bom coração um pouco medrosa supersticiosa que conta
história o brasileiro e aceita ser chamada de negra beiçuda Tia Nastácia é o outro disse a Dona Benta a senhora proprietário do sítio a figura que por sua vez explica ensina transmitir às crianças a cultura europeia em especial a mitologia grega obviamente Branca aquela que mantém uma pretensa harmonia sem ruídos eu não falei do Lobato uma caricatura Imagino que possa ter predicados como escritor mas para os nossos propósitos eu faço o dele um tipo social porque como a tolha indivíduo concreto seu preconceito e eu Geninha não são detalhes menores o Sítio do Picapau Amarelo é
um desejo de retorno à infância idílica ao mesmo tempo que reprodução de um Brasil profundo violento e regressivo por motivos óbvios Cléo Monteiro Lobato bisneto do escritor Acredita hoje seus clássicos removendo os trechos e expressões racistas curió as atualizações e Cortes são considerados na mutilação de sua obra por certas autoridades que ainda hoje e a o impacto parece havia afinidades e misteriosos entre impulsos criativos de um saudosismo proibiu haicaístas literários pluralismo latifundiário desejo de ordem e anseios autoritários com Malfatti mas também em outras ocasiões Global se ofendeu e se insurgiu contra mudanças que ele não
conseguia acompanhar ele queria restaurar a sua autoridade enquanto o homem das letras e enquanto o homem demonstrava sinais de limitação esforço por se manter um estado social que acúmulo mas que não pode existir mais as forças que falam pela boca de Lobato São as mesmas por muito próximo das que travaram e travam a modernização brasileira por décadas a seguir o projeto estético e cultural dos modernistas também era em grande medida Nacional mas mais corajoso e muito mais transformador e embora nem sempre tenha conseguido buscava uma brasilidade situada na realidade no cotidiano Urbano Na expressão de
Mário e nacionalismo embrabecido Como podemos imaginar na época não foi nada fácil defender a brasilidade a partir de Corpos negros migrantes e obreiros era um Brasil menos ordeiro que aparecia nos Operários de Tarsila Indy Cavalcante em tantos outros como lembra Aracy Amaral o espírito revolt revolucionário de 22 conseguiu combinar dois impulsos aparentemente contrários isso é nativismo e internacionalismo para a organização do acontecimento Anita Malfatti se juntou aos também jovens Oswald de Andrade Mário de Andrade e Menotti del Picchia principais articuladores e agitadores da semana o cartaz ficou por conta de Di Cavalcanti Tarsila participou a
distância convidaram ainda muitos outros como Guilherme de Almeida Sérgio me é que fala. Internacionais e com as próximas gerações e primos salgado depois se perdeu na vida cortar a participação da arquitetura foi modesta com Antônio moi a e um polonês menor difícil de origem belga e ao Escultor Victor Brecheret amigo dos jovens e o escritor Graça Aranha já eram figuras com reconhecimento e como o imponente Teatro Municipal deram legitimidade ao tumulto essa música que tá tocando hoje parece curte mas na época era bem subversiva é de Heitor villa-lobos um dos poucos cuja apresentação recebeu aplausos
da semana tratamente Digita Tarsila do Amaral ainda se encontrava na Europa onde tomou contato com as vanguardas em especial com Fernando agir desse absorveu a estruturação do quadro a disciplina a síntese de elementos EA valorização da Coruja quando Tais lições se encontram com a atmosfera brasileira Tarsila se torna Nossa grande pintura dessa década como nos o interesse Amaral a tendência brasileiro na pintura de Tarsila encontra correspondência na literatura ao desejo já manifestado por Mário de Andrade de unificação da língua falada e língua escrita era preciso desfazer a dualidade de comportamento e como salientaram diversos comentadores
ouvir nesse momento uma invenção inédita na história da medida em que a pintura Preside as letras isso é as ideias literárias nasciam da presença da invenção pictórica nos termos do crítico Mário Pedrosa a pintura EA escultura deram uma noção - puramente verbal dos problemas estéticos em jogo e uma compreensão mais física e concreta da realidade envolvida e O Abaporu de Tarsila como se sabe inspiraria Oswald a redigir seu Manifesto antropófago só a antropofagia nos une socialmente economicamente filosoficamente contra todos os importadores de consciência enlatada a existência palpável na vida queremos a revolução Caraíba maior que
a Revolução financeira a unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem tem nós na Europa não teria sequer a sua pobre Declaração dos Direitos do Homem Só não há determinismo onde ao Ministério as migrações a fuga dos Estados estudiosos contra as escleroses urbanas contra os conservatórios e o Ted especulativo a transfiguração do Tabu em Totem antropofagia [Música] a alegria é a prova dos nove no matriarcado de Pindorama contra memória fonte de costume a experiência pessoal Renovada e a experiência Modernista foi inovadora Canibal destruidor em muitos sentidos outra invenção importante foi fato de muito
mais do que na Bauhaus por exemplo aqui hoje um protagonismo feminino nas vanguardas em pensa e matriarcado e as relações entre os protagonistas foram inventiva as ricas mas não foram só flores também houve desvios de Rota amizades feitas disputas internas acusações públicas mesmo sem Twitter mas não vale a pena entrar na sua foca E aí E aí e eu acho que há várias maneiras e wermar o mesmo tendo convivido com ele enorme inúmeras maneiras Ele é um homem que se Interroga tanto que essa interrogação está nas poesias está Nos romances que ele escreveu está nos
ensaios e a essa busca da sua própria identidade nós fazemos acrescentar a busca da identidade do seu país são duas coisas completamente paralelas que se cruzam a todo momento na obra a todo momento na sua vida [Música] como lembra Mário de Andrade em uma famosa conferência no momento de 22 seus esforços eram a partir de São Paulo instaurar o direito a pesquisa estética atualizar a inteligência artística brasileira e estabilizar uma consciência criadora nacional é um erro achar que Mário vivia um otimismo do tipo futurista um monte mesmo ingênua com a máquina com asfalto e o
automóvel é sobre ativo era criar uma nova linguagem nas artes e uma nova sensibilidade desde lá Amaro de avisava superado o abismo entre o erudito eo Popular a língua culta era atravessada por a cair nos anacrônicos marcadores de distância social que eram também sintomas de uma vida garbosa limitada e medrosa das se entende a versão de Maio ao bem comportados que fala no poema Ode ao burguês os burgueses de oligarcas ruralistas eram os tipos que Mário caracterizava como os cauteloso pouco-a-pouco que vivem dentro de muros sem pulos e se esforçam para dizer que suas filhas
falam francês e tocam cantam e se era o modo de vida tedioso cheirava a Nike EA morte e [Música] ao longo da década de 20 suja por Mário de Andrade uma segunda preocupação uma outra questão e ela vem justamente das viagens que os modernistas fazem ao Brasil a Minas Gerais em 1924 depois das viagens que Mário de Andrade faz nos anos 20 e 26 27 faz para a Amazônia e para o Nordeste que a gente que estão registradas no livro que se chama o turista aprendiz após o momento da semana de 22 Mário seguiu sua
jornada em expedições pelo Brasil como ele mesmo diz um turista aprendiz seguiu também com a ideia de romper a distância entre o intelectual letrado e o povo mas mais do que isso entre a cultura erudita EA cultura popular a Noronha se transmite boca-a-boca por escuta e oralidade queria interpretar o Brasil em seu Tube para encontrar neste uma unidade colocando em contato suas esferas culturais 6 e esse projeto de construção de uma cultura brasileira está encarnada no livro Macunaíma publicado em 1928 na obra Mário organizou muito de seus materiais e viagem mas também bebeu do livro
do Roraima Orinoco de Theodoro Cochrane nº desta extrai um rico levantamento etnográfico e linguístico dígitos e mitos dos povos indígenas da região Amazônica Macunaíma circula por todo o país atravessa o Brasil do Norte a Sul é um herói ainda sem o caráter bem formado por quê de muitos caracteres um herói que vive seu impulso lúdico um adulto um pouco criança inventiva e generoso mas vou eu não preciso reconstituir a história toda aqui com certeza você já deve ter ido para algum vestibular e se não leu busca aí PDF no Google e não morre propriamente mas
ele se ausenta de um minuto naquele não suporta mais lá ele fica mandando com o brilho de uma estrela como me entende né não tira o pai dos vivos é que acreditava aqui aqueles que morrem tem continuo falando através do brilho né presente da estrela uma colega está lá emitindo sinais na verdade são sinais e perguntas sobre o destino do Brasil que eu acho que mesmo com o tempo passando perguntas que se tornam na verdade atuais Henriques vivíssimos eu dizer que a cada ano que passa você se torna mais cruciais e mais atuais o fato
é que Macunaíma é um gênio me engano e popular um herói um pouco trágico mas também cômico muito de suas conquistas e assim aberto outras conquistas ele reconhece que depois de obtida se tornam quinquilharia e valor de troca e ao fim Macunaíma encontra as estrelas porque não conseguiu dar sentido ao Brasil melancólico foi vencido pelo que depois conheceremos como a Metrópole dos automóveis que o desenvolvimento desigual a industrialização de baixo salário das periferias alto construída sem fim de semana mas seus caminhos Por isso os genes Macunaíma outros estão mais vivos do que nunca e os
mais recentes são cada vez mais ligados às condições urbanas Garrincha Grande Otelo Carolina de Jesus mas também com crônicas variadas Sérgio Vaz Racionais Mc Emicida Karen Silva Pablo vittar de heavy baile muitos outros e outras Vai um [Música] e os anos 1960 foram Marcados pelo fechamento político a partir do golpe civil-militar mas curiosamente formou-se um clima de efervescência cultural que esteve profundamente ligado à reelaborações noção seres modernistas Oswald havia passado por um período certo ostracismo e faleceu em 22 de outubro de 1954 nos anos 1960 ele é redescoberto de visitado por José Celso Martinez correia
do teatro oficina Essa é a encenação da peça Rei da vela escrito por Osvaldinho lá em 37 contexto era crise econômica de 1929 Conquest Internacional e seus impactos no Brasil Avelar do primeiro protagonista da peça faz da crise dos outros uma oportunidade ganha com o Infortúnio e mesmo com a norte dos cidadãos comuns sabe trabalhar na bacia das Almas [Música] eu vou comer teu a maior falta montar segurando seu do nosso negócio a justiça é Maracatu dois meses que eu não posso botar juro eu só acho que bom Por isso que eu vejo o que
eu quero escutar e entrou num acordo a fim de não ser penhorado eu já abro o senhor tem ajudado tanta gente o seu amigo de todo mundo porque fica comigo não vai de fazer o acordo é [Música] uma folga vai tá aqui apaga mesmo E aí e a situação era difícil a quebradeira afetou ainda mais seriamente aristocracia ruralista cafeicultura embora o Estado Nacional trabalhasse para salvar ainda a presença crescente do Capital estadunidense na economia e na cultura local e esse é o círculo putridus em que se misturam classe dominante classe dirigente no Brasil o teatro
oficina resgatou Oswald mas também poeta Haroldo de Campos se dedicou a compreender neste o que chamou de uma poética da radicalidade da o espírito antropofilico foi retomado por jovens que em sua maioria vindos de outras regiões embarcaram na Paulicéia Modernismo brasileiro com seu Anseio pela internacionalização da cultura de atenção a realidade social e aparecem a glória com novos nexos baralhados pela ascendente em indústria cultural como membro o filósofo e crítico Celso Favaretto tratou-se de uma combinação de frição a crítica social curtição desmente novamente jovens artistas de Campos distintos forma um circuito de interações intensificadas levante
de insubmissão de alegria dessa vez a visibilidade tudo que explodiu a partir da música Caetano Gil Gal Costa Tom Zé a Nara Leão Os Mutantes mas as trocas alimentaram reciprocamente com Hélio Oiticica Glauber Rocha entre outros se não tinham mais as expectativas das vanguardas do início do século ainda assim foram uma explosão de Marcos de uma contra-cultura Urbana cujos estilhaços chegam até nós além dessas figuras Há muitos outros fenômenos dos anos 60 e 70 sob os quais podemos falar em outros vídeos se vocês acharem que é o caso e a preferiríamos une pelo amor pela
dor e pela cor nos becos e vielas admiro uma voz que grita quando o silêncio que nos une e que surge das abelhas o povo lindo inteligente que o Plano Contra o passado a favor de um futuro Limpo para todos os brasileiros a favor de um Subúrbio Que Clama por arte cultura e universidade para as diversidades e eu quero tirar esse programa Vila gente vai quebrando de Lages foi campeão e frequência sem dúvida a semana de 1922 foi fato histórico mais importante da cultura moderna brasileira com Jardins curador Francisco a lembrar é possível entender a
história do Brasil no século 20 pelas clínicas edições que se construíram desse acontecimento para nós a grandeza da semana de 22 foi organizar uma consciência coletiva que é verdade trata-se de um projeto em alguma medida frustrado mas não sol não tanto por fraqueza das formulações mas sobrecarregar as artes de uma tarefa cultural que está para além dela muitos de seus protagonistas de a se davam conta disso se depois das vanguardas não há mais expectativa de casais possam transformar radicalmente o mundo elas tampouco podem voltar a papéis meramente decorativos Fugas eu sou pior subjugarem se abaixou
ações efetivas de consumo as artes não podem sobretudo que deixar integrar ao mundo Medíocre fechado em que fomos colocados a muito passado pela frente outras modernidades são necessárias serão sempre cosmopolitas e terão pelo seu lugar Predileto a rua repleta de vozes e corpos mas não podemos esperar que a geração de 22 ABC tropicalista sou alguma mais recente tem a dado todas as respostas ou feito todas as questões de que precisamos tudo ação tem suas limitações contradições e onde valências não se faz história nas melhores condições os ânimos de uma nova geração se multiplicam os conectarem
com que as anteriores tem de melhor chega até nós com outros termos e personagens a necessidade de projetos estéticos que recolocam Horizonte sociedade que Não esperem por ele mas abrem desde já espaço que está em essa necessidade coletiva o que Ativo em processo tipo sua vez estabiliza uma consciência criadora nacional e mantenho vivos o estado de pesquisa antropofágicos lúdicos projetos abertos em dogmatismo do que ciente de seus riscos alegria e a prova dos nove a irreverência destituinte destrói mitos e monumentos e se você chegou até aqui Muito provavelmente vai se interessar por outros vídeos faremos
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