O QUE É O TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE?

120.08k views1612 WordsCopy TextShare
Minutos Psíquicos
Chilique todo mundo dará algum dia na vida, mas hoje falaremos do transtorno de oposição desafiante ...
Video Transcript:
É difícil imaginar uma criança que nunca aja de forma agressiva ou desobiente com os seus pais, irmãos ou colegas da escola, mas hoje falaremos de um transtorno no qual a criança exibe esse tipo de conduta de uma forma muito mais extrema do que o usual. Eu sou o André, tenho um doutorado em psicologia e hoje estamos voltando com os nossos vídeos ilustrados para iniciar a oitava temporada do Minutos Psíquicos! Se você gosta do trabalho que a gente desenvolve, torne-se um apoiador nosso clicando em "SEJA MEMBRO" aqui embaixo e receba conteúdos exclusivos dos bastidores do canal!
O transtorno de oposição desafiante é um dos transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta descritos no DSM, sendo que já falamos aqui no canal da cleptomania que também faz parte dessa categoria e do transtorno de personalidade antissocial. As principais características do transtorno de oposição desafiante são as tendências a ficar irritado com facilidade, a desafiar os outros e a ser vingativo. Vamos falar aqui exclusivamente de crianças que apresentem esses sintomas, já que é nessa população que o transtorno geralmente é observado.
Crianças vivendo essa condição costumam questionar autoridades, desobedecê-las, incomodá-las, mostrarem-se ressentidas, raivosas ou irritadas com muita facilidade e, ao mesmo tempo, não tendem a se ver como pessoas raivosas, rebeldes ou desafiadoras. Tudo isso torna o papel dos pais ou cuidadores muito mais complicado, especialmente porque muitos deles pressupõem que precisam saber lidar com isso por conta própria ou que não deveriam procurar um profissional para ajudá-los, pois isso talvez indicasse que não são bons pais. A reação de muita gente quando ouve falar desse transtorno pela primeira vez gira em torno de algo como "ah, eu conheço uma criança que é assim", mas é importante saber diferenciar o que é ter um transtorno mental do que é ser uma criança como qualquer outra.
Toda criança pode exibir esses sinais que eu descrevi em diferentes momentos, mas aquelas que vivem o transtorno exibem vários desses sinais de forma frequente, intensa e por pelo menos 6 meses. Já a maioria das crianças exibe apenas alguns desses sinais e de forma menos frequente, intensa ou persistente. Uma criança com esse transtorno exibe esses sinais em níveis que fogem do que é usual para alguém da sua idade, do seu gênero ou que vive na mesma cultura.
Ou seja, apenas uma parcela menor das crianças possui de fato esse transtorno. Uma coisa é uma criança que de vez em quando explode de raiva com os pais porque uma das suas vontades não foi satisfeita, outra coisa é aquela criança que faz isso na maior parte dos dias por um período prolongado de tempo, por exemplo. Quando uma criança realmente possui esse transtorno, é possível observar grandes prejuízos no seu desempenho escolar, na sua qualidade de vida, na saúde mental dos seus cuidadores ou na qualidade dos seus relacionamentos.
Embora os sinais do transtorno possam ser mais visíveis principalmente nas interações que ocorrem dentro de casa entre os membros familiares, em casos mais graves a criança pode exibí-los em diferentes contextos além desse também. Existem outros transtornos que frequentemente também se manifestam em indivíduos com o transtorno de oposição desafiante, mas 2 que se destacam são o TDAH, o qual já explicamos aqui no canal, e o transtorno da conduta. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um transtorno reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e que tem como principais sintomas desatenção excessiva, inquietação e impulsividade.
Isso é previsível, já que esses 3 transtornos compartilham de algumas características entre si, tais como a impulsividade e a agressividade. Se quiser que a gente explique o que é o transtorno da conduta, clique no joinha e comente aqui embaixo que talvez ele poderá ser abordado em um vídeo futuro. Os primeiros sinais de que alguém possui o transtorno de oposição desafiante costumam surgir no período pré-escola e é comum que ele anteceda o surgimento posterior do transtorno da conduta, embora muitas crianças com o transtorno de oposição desafiante não sigam essa trajetória necessariamente.
A existência desse transtorno também aumenta a probabilidade da pessoa desenvolver um ou mais dos seguintes agravantes: transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, abuso de substâncias, comportamento antissocial e tentativas de suicídio. Por isso é tão importante que mais pais saibam da existência desse transtorno e estejam abertos a procurar a ajuda de profissionais como psicólogos. Se quiser nos ajudar nessa tarefa, clique no joinha para dar mais visibilidade para o nosso vídeo, inscreva-se no canal, clique no sininho e siga a gente no Instagram e no Twitter!
Existem diferentes causas possíveis para o transtorno de oposição desafiante e pode ser difícil enxergar com clareza a origem dele para cada indivíduo. Para entender isso melhor, vamos pensar em um exemplo no qual os pais de uma criança cuidam dela agindo frequentemente de forma hostil. Sabemos que práticas parentais que envolvam maior agressividade ou negligência costumam estar presentes nas famílias de crianças que vivem essa condição, mas seriam essas práticas causas ou consequências desse transtorno?
É difícil responder essa pergunta porque a própria personalidade da criança também pode ser um fator de predisposição, sendo que crianças com uma baixa capacidade de tolerar frustrações, por exemplo, estariam mais propensas a desenvolvê-lo. Então, para alguns casos, os sintomas do transtorno podem ter surgido como uma reação a práticas parentais problemáticas; enquanto que, para outros casos, as práticas parentais podem ter se desenvolvido como uma forma de lidar com os sintomas do transtorno apresentados pela criança. Ainda existe pelo menos uma outra possibilidade: que tanto as práticas parentais quanto a personalidade da criança tenham contribuído para o desenvolvimento do transtorno, cada uma em uma magnitude específica a depender do caso, o que dificultaria ainda mais qualquer generalização sobre isso.
É possível então que exista uma relação de causalidade bidirecional entre as práticas parentais e a personalidade da criança. Nesse tipo de relação causal, uma variável causa um efeito em outra, a qual por sua vez também causa um efeito na primeira variável e assim por diante. Se você é o cuidador de uma criança que tem se mostrado muito explosiva e rebelde, aqui vão algumas dicas do que fazer a respeito.
Muitos cuidadores acabam sendo motivados pela criança a ir parar em 1 de 2 extremos: agir de forma muito coercitiva ou permissiva. Ambos extremos não serão muito efetivos em levar a criança a mudar os seus comportamentos de forma duradoura e generalizada. Fizemos um vídeo sobre educação sem maus-tratos no qual explicamos isso melhor, o link está nos cards.
Crianças precisam entender com clareza quais são as regras do jogo e perceber que elas serão aplicadas pelos cuidadores de forma consistente ao longo de diferentes situações. A falta de consistência nisso desestimulará uma mudança real de comportamento. Então em vez de você permitir tudo o que a criança quer ou nada, deixe muito claro quando ela conseguirá o que quer, quando ela não conseguirá de jeito nenhum e certifique-se de que isso que foi dito seja cumprido fielmente na prática.
Não estou dizendo que vai ser fácil fazer isso porque a criança poderá protestar diante de uma mudança nas regras do jogo; mas caso você consiga garantir que haja consistência nas consequências que se seguem às as ações dela, a mudança no comportamento será mais factível. Se os níveis de irritabilidade e agressividade da criança se aproximam do que é observado no transtorno de oposição desafiante, colocar isso na prática pode ser ainda mais difícil do que o normal e procurar ajuda profissional pode ser uma ótima ideia. Cada caso vai ter as suas particularidades, e por isso o tratamento do transtorno de oposição desafiante deveria ser planejado considerando fatores como a idade da criança, a gravidade dos sintomas e a natureza das relações familiares, por exemplo.
O ideal é que um psicólogo possa realizar inicialmente uma avaliação psicológica abragente para planejar o tratamento, já que esse processo investigativo permitiria mapear as particularidades do caso e pensar em uma forma mais interessante de intervir. Algumas das coisas que podem fazer parte do tratamento são a psicoterapia individual, os medicamentos, a terapia familiar ou o treinamento de gestão de pais. Outros profissionais, tais como educadores físicos ou pedagogos, também podem contribuir com o tratamento.
A psicoeducação focada nos pais também pode ajudar e o nosso vídeo sobre como educar sem maus-tratos é um exemplo desse tipo de recurso. Se você ainda não viu esse vídeo, assista ele e também o nosso vídeo sobre maus-tratos infantis também. Basta ter convivido um pouco com crianças para perceber que elas podem se mostrar irritadas e desobedientes com frequência.
É claro que isso não é o suficiente para dizer se uma criança possui ou não o transtorno de oposição desafiante e por isso é melhor deixar a tarefa de diagnosticar alguém para profissionais capacitados para isso. Mas algo que pais e cuidadores podem e devem ficar atentos é o nível em que a irritabilidade e a desobediência da criança está trazendo dificuldades, sofrimento ou prejuízos severos tanto para ela quanto para quem convive com ela. Hoje foi dia de conhecer o transtorno de oposição desafiante, uma condição que tem como principais características a irritação, a rebeldia e uma índole vingativa.
Você viu como ter esse transtorno difere de ser uma criança normal, quais são alguns dos precursores e consequências dele, assim como alguns detalhes de como funciona o tratamento. Se você gostou do vídeo de hoje, não se esqueça de nos ajudar clicando no joinha, se inscrevendo no canal e clicando no sininho para acompanhar os próximos vídeos. Se quiser uma sugestão de vídeo, assista o que nós fizemos sobre o TDAH.
Related Videos
ESCALA TOD: TESTE PARA AVALIAR TOD E COMO FUNCIONA
16:30
ESCALA TOD: TESTE PARA AVALIAR TOD E COMO ...
Paulinha Psico Infantil
53,997 views
TDAH x TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR | ANA BEATRIZ
8:40
TDAH x TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR | A...
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
368,146 views
VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO SEM SABER?
10:09
VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO SEM SABER?
Minutos Psíquicos
90,254 views
5 Things Sociopaths Do
12:03
5 Things Sociopaths Do
Charisma on Command
8,383,432 views
TOD: TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR - ft. Ellen Siqueira | AutisPod Especial Brasília #081
55:04
TOD: TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR - ft. ...
AUTISPOD
10,872 views
ENTENDA A PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA
10:24
ENTENDA A PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA
Minutos Psíquicos
145,586 views
COMO A SUA FAMÍLIA TE INFLUENCIA?
10:02
COMO A SUA FAMÍLIA TE INFLUENCIA?
Minutos Psíquicos
365,091 views
TOD: dicas práticas para ajudar crianças desafiadoras
13:36
TOD: dicas práticas para ajudar crianças d...
Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
591,750 views
DICAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS TOD. TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR, O QUE FAZER?
22:25
DICAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS TOD. TRA...
Paulinha Psico Infantil
65,529 views
TOD: Bate-papo com meu filho com Transtorno Opositivo Desafiador | Lives NeuroSaber
1:09:41
TOD: Bate-papo com meu filho com Transtorn...
NeuroSaber
129,479 views
8 TÉCNICAS DE CONTROLE EMOCIONAL QUE MUITOS USAM
10:44
8 TÉCNICAS DE CONTROLE EMOCIONAL QUE MUITO...
Minutos Psíquicos
1,063,206 views
O que é Transtorno Dissociativo de Identidade? | Christian Dunker | Falando nIsso
35:53
O que é Transtorno Dissociativo de Identid...
Christian Dunker
35,568 views
COMO SABER SE A CRIANÇA TEM O TRANSTORNO TOD?
10:03
COMO SABER SE A CRIANÇA TEM O TRANSTORNO TOD?
Rhema Neuroeducação
36,293 views
Como uma pessoa com de TDAH, TOD e TEA se COMPORTA na ESCOLA - Davi e Rafael Fontana
12:04
Como uma pessoa com de TDAH, TOD e TEA se ...
PodPeople - Ana Beatriz Barbosa
28,806 views
9 FATOS SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS
10:31
9 FATOS SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS
Minutos Psíquicos
120,061 views
TOD: o que é? Existe mesmo? [TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR]
12:35
TOD: o que é? Existe mesmo? [TRANSTORNO OP...
Mayra Gaiato | Desenvolvimento Infantil e Autismo
92,275 views
Transtorno Explosivo Intermitente - TEI | Psiquiatra Fernando Fernandes
17:38
Transtorno Explosivo Intermitente - TEI | ...
Psiquiatra Fernando Fernandes
41,493 views
O QUE É A ADOLESCÊNCIA?
10:04
O QUE É A ADOLESCÊNCIA?
Minutos Psíquicos
385,716 views
Os 5 principais erros ao reconhecer o TOD em uma criança!
22:33
Os 5 principais erros ao reconhecer o TOD ...
NeuroSaber
121,571 views
TOD - Transtorno Opositor Desafiador | Augusto Cury
7:48
TOD - Transtorno Opositor Desafiador | Aug...
Augusto Cury
38,049 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com