e fala pessoal como é que estão tudo bem espero que sim bairro sofá tamo junto deus convidando para começar a conhecer a filosofia contemporânea filosofia do século 19 e vai servir de base para tudo que a gente conhece no século 20 agora no século 21 tava entrando agora na última fase da filosofia pois temos só sabe quantos passos medievais e modernas a variante começa a conhecer blusa contemporânea que a primeira aula desse novo bloco a gente vai ver seu idealismo alemão a partir das bases foram sendo construídos no idealismo alemão e aí com seu áudio
com george frederick ligado em que ele se torna o grande pensador da do idealismo alemão eu te convido a conhecer essas bases que foram sendo criadas início do século 19 quer conhecer o sofá e e aí e na aula de hoje a gente vai compreender o primeiro grande movimento que aparece na europa do sul da filosofia do século 19 que é o idealismo e eu costumo dizer que o idealismo gente é uma corrente filosófica que está entre o iluminismo eo romantismo é importante entender essas duas correntes a gente conversar com prender o idealismo e sim
o romantismo iluminismo são dois movimentos antagônicos de certo modo por quê porque o iluminismo trouxe para o homem o despertar da razão puristas fez pensar tudo a partir da razão e o homem se descobre racional pelas luzes do século 18 é o romantismo é entender o homem além da razão é compreender que o homem não é só razão e é compreender que o homem é dotado de um aspecto subjetivo a entender que o homem é dotado de vontade de liberdade de tédio de alegria e esses elementos eles estão além da razão porque o idealismo ele
vai buscar razão do iluminismo e ele vai buscar a subjetividade do romantismo é importante entender isso e o idealismo ele vai valorizar o sujeito é uma relação sujeito-objeto o mais importante é sujeito se esse sujeito é dotado de razão iluminismo e essa razão ajuda o sujeito a compreender a realidade só que esse sujeito também esse objetivo a compreensão que eu tenho da realidade não é a mesma compreensão que o outro tem dessa mesma realidade bom então o que é realidade para o idealismo a realidade é aquilo que o sujeito compreende dela e aí é verdade
ela se torna quase que uma pessoa e região ela se torna concreta a medida desse jeito compreende essa realidade bom então esse movimento que tá vindo para alemanha no século 18 e que ganha força no século 19 é o meio-termo entre o romantismo entre a subjetividade do romantismo ea racionalidade do iluminismo é o cara mais importante desse movimento é george frederick vídeo só que incrível ele acaba sendo o terceiro de uma sequência não é importante entender que o idealismo tá no meio do caminho entre os dois extremos e a racionalidade instrumental do iluminismo ea subjetividade
alienante do romantismo vamos chamar assim ele se for no meio ele busca a razão ele busca subjetividade e passa entender que o que é real o que é concreto o que existe existe aquilo que eu percebo é a realidade o resultado da minha compreensão da realidade resultado é minha percepção e a história se explica no idealismo pela compreensão cidade a história e na verdade histórica o homem é resultado do seu tempo vai dizer rio a compreensão da realidade é resultado do que é da maneira que o sujeito enxerga essa realidade então entendido então essa introdução
de idealizo compreendendo que a história se dá a medida que o homem compreende então as coisas só existem pela consciência do homem 33 pensadores vamos ajudar a compreender e se der me óbvio mais importante o que a gente vai ver na próxima aula é rio só que para gente compreender vídeo a gente do clipe ofici ele nasce no século 18 morre no início do século 19 então ele é o primeiro dos idealistas eita junto com o cante trazendo a filosofia para alemanha é ele que tá é amigo do cliente trocou muita muito texto com quem
e aí ele que tá entendendo o que é organismo e ele parte gente dá ideia de que o eu é o princípio da consciência e vejam o veja como kant está presente nessa ideia do fiat e o princípio de todo conhecimento é o homem e não é metafísica e o que existo e o que existe o que vai existir é aquilo que a minha consciência entender o que existe se a minha consciência nega-se a minha consciência não conhece a minha consciência não percebeu aquilo simplesmente não existe é um homem que cria toda a realidade para
fixo na verdade é a a razão ela criou em nós uma dependência muito grande de outras coisas e a razão é importante é mas onde está a importância da razão para ficar na ideia da consciência e o que ele tá entendendo ele tá entendendo que a medida que eu tomo consciência das coisas as coisas existem é só que pensa em por exemplo aquilo que eu tenho consciência existe para mim e se torna concreto para mim é mas talvez para outra pessoa aqui no não se torne concreto porque a consciência dela não alcançou daí a crítica
essa razão estrelada por que essa razão iluminista da razão radical no ministra fez com que a gente entendesse que a razão explicasse tudo não há razão explica tudo e as coisas elas existem à medida que a massa consciência assimila as coisas bom então mais uma vez a gente percebe o distanciamento da filosofia em relação ao iluminismo a metafísica além disso ele vai criticar muito avanço da ciência na sociedade é porque essa ciência segundo fichte aliás os três idealistas pensam dessa forma essa ciência ela acabou trazendo uma relação muito objetiva para as coisas aí e a
razão ela trouxe desculpa ciência trouxe uma razão direta clara e objetiva outras coisas a ciência na visão do first e dos idealistas tirou o quê já tirou a subjetividade do sujeito e ora se a ciência prova que isso aqui é preto nós escalação subjetiva e é preto e pronto e o que ele tá criticando a ciência essa ciência que começou lá no século 16 e que agora com o positivismo vai ganhar o outro ar é claro que você está antipositivista mas as bases estão sendo criadas e essa ciência ela trouxe verdades absolutas era trouxe verdades
objetivas essa razão extremada tirou a subjetividade do sujeito logo o sujeito perdeu a capacidade de criar sua própria realidade oi e o idealismo parte de qual o princípio dentro de uma relação do sujeito com o objeto o sujeito é o mais importante ea subjetividade deve ser respeitada a subjetividade deve ser levado em consideração no processo de conhecimento é mas a gente briga assim mas como é digital vive uma realidade paralela e aquelas pessoas que têm uma imaginação fértil de verdade paralela para elas aqui na real oi para ela para elas aquele concreto o outro dia
tá deitado no meu quarto minha esposa chegou amor tava pensando minha esposa é muito muito objetivo tá no varal tá aqui eu trabalhava amor tá pensando aqui e eu decidi que o ano que vem ele vai para roupa e aqui eu tava pensando que a alemanha não acho que roma é mais bonito e ele foi falando para mim da viagem para roma de uma certeza tão concreta o que o rei carol ii oi oi você deseja alguma coisa a gente não tem dinheiro para viajar e aí ela fez uma cara de triste virou para mim
falou olhos e estragando a minha realidade ela entendeu os idealistas da alemanha porque a consciência dela gerou uma realidade o evelyn eu consciência com esse racionalismo extremado e acabei qualquer uma realidade e eu detém os olhos no chaves que é muito regueliano o episódio que o que eles vão para acapulco bom então a chiquinha entra na casa do seu madruga comemorando já mandando fazer as malas dizendo alegria de ir para acapulco e aí seu madruga falou se não tudo bem esqui mas e como que levou para a pouco ela fala não eu comprei um bilhete
de loteria que vai correr hoje e o primeiro prêmio uma viagem botafogo e o sorteio nem tinha acontecido ainda é mas ela já tava vendo uma na consciência dela uma realidade que ela havia criado um e o que que o idealista defende defende que o eu crie a sua própria consciência o e nisso eles vão lá no romantismo para trazer essa ideia só que eles não são alienados entendo que eu fiz ele não está criticando a razão e a razão é importante porque nela que habita a consciência ele tá criticando a razão esse tremada aquela
que busca explicar tudo e olha que interessante a realidade é aquilo que o homem crie sua cabeça como representação do mundo oi gente o abstrato se torna real o homem cria uma realidade a partir de suas representações e ai idealistas que chegam a negar a materialidade do mundo o mundo é uma grande representação de tudo que a gente queria e depois quando os românticos aparecerem schopenhauer por exemplo ele vai trazer de volta essa ideia e o que que eu conheço eu conheço aquilo que eu tenho uma representação para aquilo as coisas nada mais são do
que representação que nós damos a elas é a única certeza é daquilo que o homem percebe em sua consciência por meio da ideia e o que existe existe aquilo que o homem percebe é o que o homem não percebe simplesmente não existe e mesmo por meio da ideia e por exemplo e eu acredito em deus se deus existe numa perspectiva idealista deus existe porque em algum momento de minha vida eu tomei consciência de deus e eu criei uma realidade a partir de deus a minha vida ela se constrói a partir dessa realidade de deus e
portanto para mim deus existe é só que numa ideia uma perspectiva idealista eu não posso falar deus existe e pronto porque para quem está assistindo a aula talvez não exista porque a sua consciência não captou essa ideia só consciência não tornou o material essa ideia bom então tem que definir que para mim deus existe oi e a partir dessa compreensão da ideia de deus deus se faz concreto e a partir de uma ideia que a minha consciência criou deus se faz concreto oi e aí nesse momento a realidade ela deixa de ser subjetivo à realidade
passa a ser objetivo e olha que interessante a realidade objetiva é somente produto a consciência do homem ela não existe por ela mesma então voltando ao exemplo de deus deus não existe por ele mesmo para o idealista a deus é resultado da minha consciência dele o fit por exemplo nos ajuda a compreender questão do belo a beleza em si o que é o belo o belo é aquilo que a minha consciência capta do belo o belo ele não é belo em si e o belo nada mais é do que resultado da compreensão do belo que
você faz dele e aí fecha dizendo que tudo aquilo que é externa ou não eu ou seja pode existir ou pode não existir bom então o que existe de fato existe aquilo que sou eu ou seja aquilo que a minha consciência produziu é aquilo que não é da minha consciência triste não tá dizendo que não existe não pode existir ou não e pode ser que é isto pode ser que nem exista vai muito do que vai look da capacidade que o ser tem de captar aquele objeto em sua consciência bom então entendo para o idealismo
alemão a consciência é um estágio importantíssimo da compreensão é porque a consciência ela vai tornar aquilo que abstrato concreto e a consciência vai permitir a compreensão da realidade e ao compreender a realidade nós compreendemos o todo e a partir da minha consciência bom então ateu por exemplo e não vai ter a mesma vida aquilo é porque a consciência dele não construiu essa realidade a consciência dele não formou essa realidade é e as coisas existem à medida que nós percebemos e o cheirinho é discípulo de vistos ele tá entre o first e um regalo e ele
vai buscar algumas coisas do fiat e ele vai dar outras coisas currículo e eu digo que aula de rei é muito difícil de ser entendida por que vocês estão no cursinho aí ó e provavelmente nos cursinhos fizeram antes vocês não tiver esses dois caras antes bom então muito difícil entender raquel e é importante ter a base para a gente compreendeu todo vamos lá o que a gente aprendeu o confit é a consciência que constrói habilidade o eu constrói a realidade ela se torna concreta à medida que eu percebo é subjetiva a realidade sai do subjetivo
e torna-se concreto torna-se objetivo é a realidade mística que eu vivo a partir da minha fé como é a minha consciência oi e ela se tornou concreto porque a minha vida gira em torno dos valores cristãos um ao outro outros valores a outro outros valores então você tem que valorizar o que a subjetividade do sujeito e quando aparece por aqui ó um barulho estranho quando aparece o frederick charles ele vai dar um passo em relação ao fiz ele vai dizer o seguinte existe assim organismo só que esse garoto ele é transcendental e ele não sente
o ofício ele trabalha no idealismo mais real mais imanente e o sharing vai entender o idealismo trança leite ela deu seguinte olha que interessante raciocínio dele olá eu sou uma realidade eu já disse uma realidade o outro é uma outra realidade o outro é uma outra realidade o outro tava usadas bom então esse tem vários logo existem várias verdades é imanente triste o choque pros sem tem que haver uma realidade superior se governa todas as outras o que pode ser deus o que pode ser a inteligência que pode ser um espírito absoluto é mas o
fato é que se não tiver alguém para colocar todos esses teus em ordem nós vamos ver uma realidade desordenada ah entendeu então eu vivo uma realidade a religiosa o outro vive outra realidade agnóstica o outro vídeo a outra realidade ateísta o outro em volta resgate animes on e essas habilidades elas vão em algum momento entrar no bagunça bom então tem que existir no espírito superior e para colocar esse seus em ordem e esse espírito superior ele não é imanente como fiz disse ele é transcendente para ele segue esse essa realidade ela ultrapassa o mundo dos
sentidos e mostra a capacidade do sujeito e perceber o mundo a partir daquilo que ele percebe é o grande problema é que vai existir muitos eus é porque cada um vai construir seu pensamento a cada um vai construir a sua realidade a cada um vai construir o seu o céu subjetivo o e de cabeça objetivo vai surgir um objetivo e o que que acharem está entendendo entendendo beleza pode cada indivíduo construir sua realidade a partir de sua compreensão a partir de sua consciência é mas deve tá ver o princípio único e percebeu que eu coloquei
deus com d minúsculo e entre aspas para a gente não pensar no deus teológico mas deve haver algum ser transcendente que faz o quê e coloca esses eus todos em ordem que de alguma maneira por meio de uma inteligência superior por meio de uma compreensão superior coordena toda a sociedade o xande vai entender o seguinte tem que existir porque senão eu vou entrar em casa se não houveram uma ideia superior um espírito superior uma consciência superior aquilo que ele chama de eu superior é a realidade ela não se concretiza essa esse eu superior ele coloca
tudo em ordem ele define uma lógica para as coisas e ele atribui ao homem a razão e essa realidade transcendental que o frederiksbjerg tá dizendo coloca nossa sociedade ordem nos ordena o ilos dá uma razão capaz de compreender a realidade e quando regula vence o assunto da próxima aula aparecer o rei que eu vou falar cara é verdade que os cara tá dizendo não existe um espírito absoluto que coloca tudo em ordem que governa a realidade dos indivíduos eu e o rian vai chamar esse espírito absoluto de estado diz eu coloquei isso aqui não dá
no outro o espírito ou rico vai entender que o estado é o espírito absoluto oi e a estado foi maiúsculo armação não deve haver nada acima dos indivíduos como não deve haver nada acima do estado para os indivíduos porque o estado e se eu superior esse princípio único governa todas as coisas daí serviço ao consumo primeira parte da aula vimos as bases de realismo com fiz igual série e como que essas bases vão influenciar o pensamento de rico que é próximo ao no próximo aumento a gente vai entender como que rego compreendeu tudo isso e
desenvolver a sua metodologia de conhecimento filosófico que foi o primeiro grande movimento século 19 mas isso fica para segunda parte da aula espero você lá em