na nossa cultura um argumento que eu considero bastante sólido a favor do ateísmo é aquele que pode ser extraído do fato de que existe um número abundante de variações e mudanças nos manuscritos cristãos isso mesmo segundo Bart Herman que é um dos mais aclamados e proeminentes estudiosos do assunto existem mais variações nos manuscritos cristãos do que palavras no Novo Testamento e o Hoje a gente vai ver duas célebres passagens duas das mais icônicas passagens do novo testamento que segundo Bart erman não faziam parte dos manuscritos [Música] Originais Pense comigo se Deus revelasse a sua vontade
e a maneira ética correta para os humanos se portarem em um livro sagrado ele iria ter o mínimo cuidado e preocupação que as suas palavras chegassem a nós em todas as épocas e gerações de maneira intacta e que não fosse tão facilmente corrompida e adulterada seja por Acidente seja por intenção humana segundo barts erman os manuscritos cristãos foram extensivamente adulterados por esses dois motivos ou erros acidentais de copistas porque antigamente sobretudo antes da invenção da Imprensa na Idade Média a gente não tinha uma maneira de Reproduzir uma obra O que era feito eram cópias manuais
na Idade Média isso a antes da Imprensa até melhoraria com escribas profissionais nos Mosteiros que ficavam copiando com o máximo cuidado e treinamento para isso os manuscritos mas na antiguidade não existia muito bem essa cultura ainda sobretudo no contexto do cristianismo primitivo e ainda mais que havia muitas ras teológicas das igrejas que iam brotando em diferentes regiões do mundo antigo assim as contendas entre doutrinas eram muito grandes e os erros ocorriam tanto de maneira acidental quanto de maneira teologicamente deliberada de maneira que as pessoas queriam remover uma certa doutrina e acrescentar a sua própria interpretação
ou então harmonizar diferentes manuscritos que precisavam ser harmonizados para a consolidação da igreja por exemplo Então nesse livro que eu recomendo muito para vocês e que faz parte do meu clube do livro que a gente vai começar a ler agora em novembro o link tá na descrição se você quiser assinar na academia da razão ele detalha muito bem todo esse processo histórico de como a Bíblia veio a se tornar o texto que a gente tem hoje bom e Bart Herman ele demonstra que duas das mais icônicas passagens não estavam presentes no texto original a gente
por sinal não tem o texto original tá o que a gente tem mais antigo data lá do século I eh e a maioria das coisas são do século I em diante ou seja centenas de anos depois dos manuscritos Originais Então quais são as duas passagens a célebre passagem da mulher adúltera da mulher flagrada em Adultério que está presente em João e os 12 últimos Versículos de Marcos segundo ele a história da mulher adúltera não é parte do evangelho original de João Que por sinal Tudo indica que também não foi escrito por João não há dúvidas
entre os pesquisadores que ela foi acrescentada posteriormente por copistas inclui frases e termos incomuns no evangelho possui um estilo bem diferente do resto E esses são os motivos que fundamentam essa conclusão da maioria dos pesquisadores ao que tudo indica copistas inseriram esse relato em diferentes pontos do manuscritos dos Evangelhos então a posição que ela se encontra em João não é a posição que ela sempre teve ela já fez parte de outras posições em outros Evangelhos Você conhece essa história e é uma das mais famosas contadas por aí que você vai ouvir por exemplo num sermão
na igreja de que Quem nunca pecou que atire a primeira pedra na mulher adúltera E aí Ninguém atira porque todo mundo incorre em Pecado E aí Jesus diz para ela vai e não peques mais então Jesus estaria demonstrando um ato de benevolência compaixão e profunda humanidade quando ele impede que as pessoas julguem a mulher pega em Adultério e ele admoesta para que ela não volte a incorrer nesse erro mas como tudo indica essa passagem foi acrescentada posteriormente porque os teólogos e historiadores da religião e filósofos da religião vem discutindo há décadas agora vejamos a outra
passagem que diz respeito aos 12 últimos Versículos de de Marcos isso mesmo a conclusão de um dos Evangelhos sinóticos é inteiramente forjada por copistas é inteiramente acrescentada por meio de uma interpolação ela não fazia parte dos manuscritos originais de Marcos o que que isso indica isso indica Possivelmente que o final de Marcos estava muito confuso abrupto faltava uma coesão narrativa faltava um toque final que desse uma mensagem mais clara de acordo com as intenções da igreja vamos ver primeiro o que que dizem os 12 últimos Versículos de Marcos e depois vamos ler o que Bart
erman tem a dizer sobre isso já deixa a sua curtida aí no vídeo os 12 últimos Versículos vem logo depois do Túmulo Vazio quando com constatam a morte de Jesus e vem a parte da Ressurreição Vamos ler de um pouco antes o Túmulo Vazio mensagem do anjo passando o sábado Maria de Magdalena e Maria mãe de Thiago e Salomé compraram aroma para ungir o corpo de madrugada no primeiro dia da semana elas foram ao túmulo ao nascer do sol e diziam entre si quem rolará quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós e
erguendo os olhos viram que a pedra já fora removida ora a pedra era muito grande tendo entrado no túmulo elas viram um jovem sentar à direita vestido com uma túnica branca e ficaram cheias de espanto ele porém lhes disse não vos espanteis procurai Jesus de Nazaré o crucificado ressuscitou não está aqui vede o lugar onde o puseram mas Ide de dizer aos seus discípulos e a Pedro que eles vos precede na Galileia lá o vereis como vos tinha dito elas saíram e fugiram do túmulo pois um temor e um estupor apossaram-se delas e nada contaram
a ninguém pois tinham medo aqui era o final original imagina o evangelho terminar dessa maneira as mulheres saindo correndo perplexas e assustadas você não sabe se elas chegam a se comunicar com os discípulos é um final muito escandaloso e talvez isso fosse deliberado pela parte do Marcos que teria sido escritor desse Evangelho o autor original quem quer que seja teria sido uma estratégia narrativa deliberada terminar de maneira abrupta para causar um escândalo Para que essa passagem Ficasse na memória dos fiéis e passa uma mensagem de fé mas conforme vimos houve um acréscimo de 12 Versículos
adicionais que trazem um tom muito diferente Vamos ler então o que que eles acrescentam aparição de Jesus ressuscitado ora tendo ressuscitado na madrugada do primeiro dia da semana ele apareceu primeiro a Maria de Madalena de quem havia expulsado sete demônios ela foi anunciá-lo àqueles que haviam estado em companhia dele e que estavam Aflitos e choravam eles ouvindo que ele estava vivo e que fora visto por ela não creram depois disso ele se manifestou de outra forma dois deles enquanto caminhavam para o campo Eles foram anunciar aos restantes mas nem nestes creram finalmente ele se manifestou
aos 11 quando estavam à mesa e censurou lhes a incredulidade e a dureza de coração porque não haviam dado crédito aos que tinham visto ressuscitado e disse-lhes Ide por todo mundo proclamai o evangelho a toda criatura Aquele que crer e for batizado será salvo o que não crer será condenado estes são os sinais que acompanharão os que tiveram crido em meu nome expulsarão demônios falarão em novas línguas pegarão em serpentes e se beberem algum veneno mortífero nada sofrerão imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados ora o senhor Jesus depois de lhes ter
falado foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus e eles saíram a pregar por toda parte agindo com eles o senhor e confirmando a palavra por meio dos sinais que acompanhavam então você percebe que é um final muito mais harmonioso e muito mais doutrinário para as pessoas Por exemplo essa passagem de que aqueles que forem batizados e acreditarem vão ser salvos e os que não fizerem isso serão condenados isso é colocado aqui na boca de Jesus além disso você tem aqui a alusão a capacidade de realizar Coisas extraordinárias como pegar em serpentes falar
em línguas estranhas que é algo que certas comunidades evangélicas fazem até hoje as pessoas ficam falando de um jeito completamente alucinado e sem significado algum várias sílabas desconexas como se elas tivessem recebendo uma capacidade de falar em línguas desconhecidas isso acontece no Brasil do século XX em certas igrejas evangélicas as pessoas entendem que estão recebendo certa posse de uma capacidade de falar em línguas desconhecidas e começam a tagarelar coisas sem sentido eh mas isso foi um acréscimo ao original tem toda uma tradição Paulina a respeito disso mas o que nos interessa aqui é que isso
foi um acréscimo ao original de Marcos isso não tá no evangelho original vamos ver o que Bart Herman tem a dizer sobre essa mudança mais uma vez a passagem não é parte original do Evangelho de Marcos Foi acrescentada por um copista tardio os versículos estão ausentes de dois dos nossos mais antigos e melhores manuscritos do Evangelho de Marcos além de ausentes e outros importantes testemunhos o estilo de escrita é diferente do estilo que encontramos em todo o restante de Marcos os copistas provavelmente pensaram que o fim anterior era abrupto demais então acrescentaram um fim para
resolver o problema os discípulos não teriam sabido da a ressurreição de Jesus termina com as mulheres amedrontadas não indo comunicar aos discípulos o que elas viram pesquisadores de fato apontam que esse é um dos Evangelhos que os discípulos não entendem Jesus eles não se tocam do que tá acontecendo por isso que tem esse final abrupto talvez porque eh Jesus estava sempre um passo à frente de modo que nem na parte que ele ah realiza esse milagre extraordinário os discípulos estão lá para constatar e fazer a parte deles isso é muito interessante porque se você pegar
uma obra de filosofia crítica ao cristianismo que é o assim falou zarathustra de Nietzsche ele faz essa brincadeira com a referência ao evangelho de Marcos assim como várias referências satíricas aos evangélicos de que H os discípulos de zarathustra não entendem direito as doutrinas de zarathustra costumam eh interpretá-la equivocadamente assim como o zaratustra nunca fala o mais precioso que é a doutrina do Eterno Retorno aos discípulos ele também não verbaliza durante a obra ele cala essa ideia porque ela era a a mais importante a a mais digna eh de alguém saber mas que nem todos estavam
prontos para elas quase ninguém estava Então os discípulos entendem errado um ele bota o Eterno Retorno na boca de um anão ele bota na boca de animais e os discípulos eh transformam essa essa doutrina em uma canção de realiso os animais transformam essa doutrina e uma canção de realejo banalizando a doutrina Então essa ideia de que os discípulos do profeta dessa figura Messiânica não se dão conta não correspondem às expectativas é algo que vai ecar depois na obra do nit O que é muito interessante para quem H gosta de estudar a crítica do niet ao
cristianismo assunto que eu trato bastante aqui no canal percebam por exemplo que em todo Marcos quando alguém vem a entender algo sobre Jesus o próprio Jesus ordena que essa pessoa silencie o entendimento então o fim abrupto provavelmente foi uma intenção do autor de Marcos que a tradição veio a ignorar nos dando mais argumento para enxergar esses textos como uma obra totalmente humana sem qualquer tipo de inspiração sobre natural Por que que Deus mais uma vez iria permitir que a sua palavra fosse tão facilmente adulterada e banalizada e não chegasse Até nós em todas as gerações
intacta e preservada se ele existe e isso é uma inspiração Divina faz parecer que não é o caso faz parecer que na verdade é uma obra totalmente humana demasiado humana e a gente tem uma religião que que é amplamente defendida e que se baseia numa tradição textual sendo que a gente não tem os textos originais dessa tradição dessa religião O que é no mínimo irônico Você não acha o cristianismo é uma religião textualmente orientada mas nós não temos os textos originais autorizados Bart Herman aponta que os manuscritos cristãos ou são alterados por erro dos copistas
acidente dos copistas ou por pura deliberação teológica dos mesmos o que que aconteceu aqui em Marcos é muito mais provável que seja uma alteração teologicamente motivada porque você não acrescenta 12 versículos que mudam o final da história completamente de maneira acidental então é bem claro que foi a segunda opção foi uma manifesta mudança Por parte dos copistas diante desse argumento a partir das variações nos manuscritos e da Abundante história de riches e falta de unidade e clareza no que seria a mensagem divinamente inspirada por um Deus maximamente amoroso que quer ser descoberto os evangélicos têm
muito mais desafio a lidar do que os católicos porque os católicos vão dizer que a escritura é só uma parte a escritura não tem essa centralidade que tem para os evangélicos os evangélicos vão dizer por exemplo que a bíblia é tudo a gente tem que obedecer completamente a Bíblia mas a história da Bíblia como a gente viu É uma história muito complexa e cheia de falhas de coisas humanas de ras e de incoerências teológicas Ah já os católicos eles não tem um desafio tão grande quanto os evangélicos porque eles podem dizer olha o que importa
realmente é a autorid da igreja toda a tradição que se constituiu Porque como vocês podem ver pelas evidências não dá para se basear totalmente nas escrituras mas ah de qualquer forma no meu livro que tá vindo aí que agora já tem um título e se chama por não creio ateísmo justificado você vai encontrar um Capítulo inteiro mostrando como que a partir desse problema dos manuscritos a gente tem um sólido argumento contra qualquer vertente do cristianismo eu vou trazer mais vídeos relacionados à obra O que Jesus disse o que Jesus não disse de Bart Herman fique
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