em nome do pai do filho e do espírito santo também inspirar é o senhor as nossas acções ajudar-nos a realizá las aqui em voz começa para vós termine tudo aquilo que fizemos o cristo senhor nosso amém santa maria mãe de deus rogai por nós em nome do pai do filho e do espírito santo também muito bem grande alegria estarmos juntos nesse programa ao vivo e no sábado passado dia 15 de outubro nós celebramos a memória de santa teresa d'ávila no dia seguinte 16 de outubro grande alegria também devemos a canonização de santa elizabeth ea trindade
vamos então é nessa segunda-feira é tentar continuar um tema que nós estamos tratando com freqüência no nosso site que é a questão dos principiantes ou seja a nossa passagem pela 2ª ea 3ª morada e vamos fazer isso hoje através da biografia da própria santa tereza d'ávila né eu gostaria de começar esse programa convidando vocês a terem não é o livro da vida de santa teresa d'ávila quem não tem as obras completas existem algumas edições em português é do livro da vida eu vou sair à disposição pra vocês os capítulos 7 8 e 9 do livro
da vida tal link pra vocês é baixarem e poderem ler integralmente ao concelho muito muito muito a vocês não somente lerem meditarem degustarem esses sete esses três capítulos nesta 7 8 e 9 é do livro da vida porque porque eles descreve aquele momento crucial que a gente chama de conversão de santa teresa não é o que é que essa conversão à conversão de certeza da vida na verdade aquilo que nós chamamos de segunda a conversão seja não é a conversão que já muitas pessoas tratam de deixar a vida de pecado porque na verdade no fundo
no fundo santa tereza da vida provavelmente nunca cometeu nenhum pecado mortal ela é muito sincera né nos relatos que ela faz da sua vida e a gente vê um que no meio dessa sinceridade dela realmente nunca houve nenhum pecado mortal e no entanto ela vê as suas dificuldades e aqui nós vamos tratar desta conversão que essa conversão é a passagem da terceira para a quarta namorada ou seja qual foi o itinerário dela né para iniciar a segunda morada para passar pela terceira morada para chegar na quadra bom vamos deixar a santa falar ao invés de
eu ficar aqui é amolando vocês porque eu acho que fala muito mais a vida do que essa coisa de eu ficar explicando demais então vocês têm o texto na mão não é eu quero começar aqui com o capítulo 7 veja por incrível que pareça não é santa teresa ela tinha é começado a ter vida de oração quando ela ficou doente que o tio dela deu para ela o terceiro abecedário ela começou a ter vida de oração mas depois que ela é foi curada ela foi tomada por uma impressão vendo que as outras irmãs não tinham
vida de oração íntima ou seja elas as irmãs em uma missa às irmãs faziam ofício e não era pouco né não não entendeu muito do que rezavam porque era tudo em latim mas elas cumprirão suas obrigações rezava o terço é fazer adoração ao santíssimo que dizer as irmãs elas cumpriam aquelas devoções aquelas suas obrigações e santa teresa é disse como é que eu vou agora querer ter uma amizade íntima com deus na vida de oração eu que sou tão ruim então é aqui que vem a coisa tinha uma vergonha de tratar o que ela disse
que no início do capítulo sétimo uma vergonha de me aproximar de deus porque essa vergonha né ela diz assim eu vou ler pra vocês esse foi o mais terrível engano que o demônio eu podia fazer sob a capa de humildade por me ver tão perdida passei a temer a oração ela diz mais abaixo dizendo assim pois não era justo fazer oração mental e relacionar me tanto com deus quem merecia estar na companhia dos demônios e enganava os outros então ela começou a ver isso aqui é vejam um é é interessante a gente é toda essa
coisa de de segunda morada vamos começar a te oração vamos começar a rezar muitas pessoas vivem isso aqui de santa teresa tarzan puxa vida eu vejo eu vejo os meus pecados que eu vou ter o texto e pretensão agora querer ser santo as pessoas vão caindo e caem em pecados graves pecados sérios e dizem 'eu vou agora querer ser santo tarsilla em que morada o que mereço está em companhia dos demônios né e ela que é muito sincera e ela com toda a objetividade meu problema não era vaidade nunca foi né as pessoas viam que
ela era uma religiosa exemplar quando nós ouvimos santa teresa dizendo que ela era ruim não pensemos que ela é ruim é que acontece seguinte quanto mais você vai rezando e ela que estava no início da vida de oração só você entender que essa é a sensação você começa a rezar você se sente muito ruim você começa a ver os seus pecados com mais clareza você começa a haver misericórdia que estou fazendo aqui é da vontade até nem comungar por ver o quanto você incapaz de amar e quando ela recebeu um elogio ela diz aqui no
final do número 1 no capítulo sétimo na realidade desgostava me muito que gostassem de mim porque eu sabia o que havia em segredo em mim seja essa sensação aqui é muito importante a gente meditar nessas coisas de santa teresa por que por que isso é real em nós isso acontece com muitas pessoas e essa vida de santa teresa é uma providência divina é uma cura para nós é um bálsamo espiritual a gente ouvir isso porque todos nós quando a gente começa a querer uma vida de oração verdadeira a nossa sensação é sentir que nós somos
uma farsa sente-se uma farsa esse é o grande problema eu vou pra deus vejo que eu sou incapaz de amar veja que eu sou incapaz de rezar de verdade as pessoas ao meu redor me vem realizando e diz nossa que pessoas santa que mulher santa que o homem santo ele reza você ouve essas esses elogios isso de causar um profundo desgosto porque as pessoas não entendem a podridão que está dentro você ou seja a incapacidade de amar veja a atenção é isso daqui tudo estou falando acontece mesmo quando você está em estado de graça quem
está lutando para iniciar uma vida de oração que a gente chama de segunda morada não é quem está lutando para iniciar uma vida de oração íntima de amizade com deus pode cair em pecados mortais santa teresa não caiu mas você pode cair em pecados mortais é possível isso não se preocupe não se espante com a sua miséria confesse e volte mas mesmo quando você está em estado de graça você vê a sua miséria infelizmente no meio dessa miséria tem gente que perde a noção xixi tem gente que no início ainda tá em lutando com a
vaidade para com isso né porque é é você precisa compreender que existe uma capacidade enorme de nós nos enganarmos ela tem uma passagem lá no final do número quatro do segundo capítulo sétimo em que ela fala dos hereges e ela diz assim que os elege que querem enxergar a si mesmo ensinar que é bom aquilo que seguem e assim o crem assim olha o herege ver aquele negócio naquele engano dele quem ensinar para os outros aquilo é bom e eles crêem isso ela repensar diz assim embora não acreditem de fato porque tem dentro de si
quem lhes diga que é mau e serve pra nós aqui bonito você tenta enganar tenta dizer à pessoa né não precisa que é pecado não isso aqui não é problema não isso aqui não sei o que você parece estar muito convicto daquilo que está falando ela diz mas no fundo no fundo você tem dentro de você alguém está dizendo que isso é mau só que esse alguém é deus eu sair dentro de você e aí essas coisas de enganos é que é vem aqui o grande problema da da conversão de santa teresa vamos entender que
uma coisa quem era tereza d'ávila ela estava num convento eram 180 lojas no convento da encarnação a vila é havia várias classes sociais portanto monjas abastadas que entravam no mosteiro com dotes e viviam daquelas rendas mas havia também muitas mães pobres então a piorar tinha que se virar necker doações então os fidalgos as pessoas graduadas da cidade as pessoas não é graduada as pessoas nobres da cidade vinham e claro a piorar querendo doações mandava para locutório para conversar as monjas mais simpáticas e tereza d'ávila né dona tereza nelma era uma mulher simpática né bem falante
que sabia entreter as pessoas falar de assuntos religiosos e até de certa e ela então locutório e ela se entreter com essas pessoas e se perdia muito e se dissipava até que era então nos confessa número 6 do capítulo sétimo um relacionamento de apego com uma pessoa quem essa pessoa nós não sabemos mas aqui eu quero dizer é porque nós estamos num mundo muito devasso muito perverso muito cheio de muitos pervertido sexualmente quando se fala de apego com a pessoa você já pensa imediatamente que estava tendo um romance pensamentos sexuais nada disso nada disso conhecendo
teresa d'ávila é como ela era ea pureza da alma dela o fato é o seguinte aqui existem afectos e você termina é se afeiçoando a pessoas conta a tradição que essa pessoa com a qual é santa teresa se apegou seria um cavalheiro da cidade que é muito simpático muito bom uma amizade boa né ela diz assim é estando com uma pessoa que há pouco conhecer a percebi que o senhor queria dar-me entender que aquelas amizades não eram convenientes alertando mi m esclarecendo sobre a minha grande cegueira então ela recebeu aqui uma graça para sua conversão
que jesus queria que ela se retirasse parasse com essa falação no consultório e para si sobretudo desse apego com essa pessoa e aí ela recebeu a graça vi cristo representado diante de mim com muito rigor mostrando mil quanto aquilo e pesava seja ela recebeu a graça interior de jesus triste estava entristecido por aqueles apegos veja que não estão aqui pecados não falam de apegos se você pensar que isso aqui é pecado você tá perdendo o principal do que eu quero ensinar hoje que não é pecado o que eu quero ensinar hoje o principal isto que
existe o pecador existe o santo mas no meio existe um terceiro tipo de indivíduo que não é nem um pecador tem pecado mortal nem é santo que está a partir da quarta morada existe no meio um negócio é nóis na fita somos nós quem quem é que é não é pecador que tem pecado mortal e não é santo é o mundano teresa embora fosse religiosa tinha muitos aspectos mundanos dentro dela né então teresa quando ver o cristo triste por aquelas que aquela sua mundanidade tomada de um profundo temor grande perturbação não quis mais receber a
pessoa com a qual me encontrava então então veja e ela confessa com muita sinceridade número 7 o seguinte permanecer vários anos nesse divertimento pestilento mas nenhuma pessoa me trouxe tanta dissipação como essa então você quer se voltar para deus mas é aquela história do passarinho passarinho quer voar eles já se livrou ele estava preso por mil fios se livrou de 999 mas tem um que ainda estava lá impedindo a demora pode dizer não mas eu já vi já renunciei a muita coisa sim mas não será tudo então além dessa visão interior ela teve do cristo
triste por aquela amizade a pegada tem um segundo evento falou pra ela que foi um sapo que apareceu no local tório enquanto ela estava conversando com as pessoas e aquela pessoa que ela estava pegada também estava presente e aquele sapo ele parecia muito estranho uma espécie de sapo grande dirigir se para nós caminhando com a rapidez que não é próprio dessas criaturas não tenho como explicar o aparecimento em pleno dia de semelhante criatura naquele lugar pois aquilo nunca acontecerá e o que isso me causou por certo envolvia mistério jamais tem tendo saído da minha lembrança
então deus se viu aquele pequeno acontecimento de um sapo lá mais rápido que o normal nossos inimigos saúde não é caracteriza vício quando ela precisar mudar então vejam só essa é a a mudança diz teresa ela depois faz uma digressão só você que vai depois lê ela volta atrás no tempo e fala do tempo em que o pai dela estava vivo e como ela passou um tempo sem rezar mas enfim vamos pra frente porque senão é a gente não chega ao ponto que eu quero chegar no número 17 sempre capítulo sétimo que nós estamos ela
diz assim né a minha vida era trabalhosa ao extremo e se esse texto é fundamental porque fala dessa história e esse terceiro estado ou seja não é o pecado e nem essa quantidade é um dano no meio veja lá no 17 a minha vida era trabalhoso ao extremo porque na oração eu via melhor as minhas faltas então teresa já está conseguindo rezar e quanto mais ela rezava era aquela sensação de ver as próprias faltas que a gente já comentou que no início davam-me grande alegria as coisas de deus mas eu me via ligada às do
mundo eis aí como a alma fica dilacerada puxada de um lado para o outro de um lado para o outro de um lado para o outro davam-me grande alegria todas as coisas de deus mas eu me sentia ligado às coisas do mundo tenho a impressão de que desejava conciliar estes dois contrários tão inimigos um do outro eis aí este é o engano se você entender o que eu estou dizendo o fundamental desse programa você já entendeu pronto nós não podemos querer ser santos de conciliar o que é um dano não é isso não é coisa
de santa teresa vai dizer ah isso é mentalidade do século 16 não hoje é dia de santo inácio de antioquia pega lá a leitura do ofício das leituras de santo inácio ele fala claramente a mesma coisa que não seja mundano falar quer dizer então falando de um santo os primeiríssimos séculos cristão conhecer os apóstolos ele está na virada do primeiro para o segundo século está falando uma coisa que santa teresa no século 16 porque é que nós no século 21 queremos conciliar o inconciliável esse é o problema porque nos faltam santos pega vida do santo
e nenhum santo que fazer essa estupidez de conciliar o inconciliável com se as coisas de deus continue mandando a vida espiritual e os gostos alegria e divertimento dos sentidos na oração eu passava grandes trabalhos porque o espírito não era senhor mas era escravo e por isso não podia me recolher dentro de mim que era o meu modo de proceder na oração sem levar comigo mil variedades mil vaidade ela diz a número 19 lá em baixo depois ela diz castigava as minhas faltas com enorme ternura em dois trabalhos angústia teve tal era a forma de deus
é está realmente trabalhando ela pra essa coisa ea dar um conselho número 20 do conselho de nós temos amizades espirituais que nesse mundo onde onde você é é parece 11 min rara não é então chama em outras pessoas para aprender a vida de oração queira né comecem juntos vamos gente nós precisamos agora iniciar um movimento espiritual das pessoas realmente buscar a santidade estou falando com você que é leigo mas padre como é que você leigo não vou ser mundano uma coisa é estar no mundo outra coisa é ser do mundo eu também sou secular não
tô dentro de um das grades do carmelo não precisamos ter grades de carmelo dentro do nosso coração procurem ter amizade relações com pessoas que se ocupem das mesmas coisas né porque porque vai ter as amizades contrários número 22 ela ela coloca o perigo contrário é exatamente tudo que ela viveu se uma única alma começar a cuidar de deus veja só isso ela diz aqui e ela confirma lá nas segundas moradas que ela estava escrevendo aqui a necessidade de nós decidir resulta mente começarmos a cuidar das coisas de deus seja é rezar era dela diz na
segunda as moradas que os demônios vão vir contra essa pessoa ela diz aqui é a mesma coisa se ele foi escrito muitos anos antes da experiência mesmo diz se uma única alma começa a cuidar de deus são tantos os molhos que ela é obrigada a procurar defesa e companhia até ficar forte e não ter medo de parecer se não fizer ver se á em grandes apuros então vai vir os murmúrios vai ver o pessoal dizendo pra que isso larga disso deixa de rezar para que essa loucura de rezar para com isso ela disse é próprio
do humilde não confiar em si mesmo ea caridade aumenta ao ser transmitido então procure companhia não confie em você então acabei atualmente aceita a medida quer dizer vai lá vai com outra pessoa me ajuda aqui vamos nos ajudar mutuamente vamos fazer uma pequena um pequeno grupo rio de quem quer buscar a deus e ela conclui capítulo sétimo dizendo para a queda tinha ajuda de muitos para levantar no entanto estava tão sozinha que até hoje me espanta não ter caído de vez louvo a misericórdia de deus pois só ele me dava a mão bendito seja para
sempre e sempre amém essa é a conclusão do capítulo sétimo onde ela narra aqui claro nessa altura que santa teresa não está distinguindo as coisas mas aqui ela está narrando um pouco da segunda morada um pouco da terceira morada ou seja na segunda morada coisa do decidir se pelas coisas de deus é o terceiro a morada o desapegar-se do mundo o desapegar-se das coisas mundanas nesse esforço mesmo decidido então é é um pouco essa a questão dessa conversão que nós todos precisamos mas não pára por aí né os capítulos 8 e 9 ela vai continuar
o seu relato de conversão e e nós vamos continuar também junto com ela nesse itinerário espiritual vamos fazer um pequeno intervalo ea gente volta já os capítulos 89 muito bem nós voltamos estamos falando da conversão de santa teresa venda os capítulos 7 8 e 9 do seu livro da vida esse livro da vida é fantástico do extraordinário é realmente um dom de deus para nós e vale muito a pena eu estou passando aqui pra você um resumão né mas vale muito a pena até mesmo você pegar isso como como meditação não é porque é você
vai preparar ou o seu ponto de meditação lei antes sublinha aquilo que te fala e depois pega aquelas frases e vai mesmo tirar é o suco daquilo que você é realmente quer né trabalhar naquele dia e se três capítulos são muito importantes para nós que estamos começando mas vamos o capítulo oitavo é o que é que a santa relata neste capítulo oitavo primeira coisa ela nos diz aquilo que nós sabemos que durou 20 anos da sua batalha ela foi religiosa com 20 anos no dia entrou encarnación né no dia 2 de novembro de 1535 e
foi somente nos seis são 20 foram 19 anos depois nós só podemos datar com a certa precisão tudo isso é também porque nós temos a data em que foi impresso o livro das confissões de santo agostinho ao qual ela teve acesso e que ela relata como nós vemos em breve então foram 19 anos mesmo como ela diz aqui de fato existe uma comprovação de histórica né é nessa data ela não está equivocada com relação ao tempo bom ela diz assim o número dois do capítulo oitavo durante esses 20 anos quase não me importava muito com
os pecados veniais e embora temendo os mortais nem por isso me afastava dos perigos é fundamental fundamental isso aqui é típico é não se importar muito com os pecados veniais isso é típico de quem está querendo engatar na segunda morada começou a vida de oração edital mas a sensibilidade com os pecados veniais vai acreditar vai crescendo conforme pessoa vai passando da segunda para a terceira a seed uma das vidas mais penosa que a meu ver se pode imaginar eu não me rejubilava em deus e nem me alegrava no mundo aqui quer a coisa seja o
mundo já não a iludir a mais mas ela também não decidi se desapegar do mundo pra ir pra deus totalmente quando estava com ele era perturbada pelos contentamentos do mundo é tão dura essa batalha que nem sei como suportaria um mês quanto mais tantos anos quer dizer ela diz ela olha para trás em meu deus acho que não aguentaria isso um mês no entanto foi 20 anos nessa situação e provavelmente essa situação desgraçada e miserável na qual nós nos encontramos não é veja a santa olha para trás e disse meu deus que eu vou e
nós estamos acostumados a viver essa de laceração ela diz assim ainda número 2 lá pra baixo quem trata de oração percebe que o senhor o olha é belíssimo isso veja é é é uma coisa eu vou na fase inteira que fica mais fácil né naturalmente todos estão sempre diante de deus mas quem trata da oração e socorre um outro plano enquanto estes percebem que o senhor nos olha os outros conseguem às vezes passar muitos dias sem nenhuma lembrança de que deus ver quem começa a rezar a segunda morada ver que deus olha deus me olha
não é um olhar de julgamento e rigoroso é um olhar misericordioso e amoroso mas ao mesmo tempo que me desafia a mari saiu do meu egoísmo meu senhor eu sei que estás dentro de mim e olhares para mim senhor com o vosso olhar assim como de olhar se para santa teresa e aparecesse cela com tanto rigor como ela diz mostrando que te desgostava os seus apelos mundanos jesus o padre há 24 anos voz olhar pra mim e que misto de olhar de aprovação e ao mesmo tempo de tristeza de descontentamento porque ainda não sou todo
o vosso não consigo ainda me dar todo o todo tem compaixão de mim o senhor e da minha graça e sair dessa vida miserável e ela teresa continua lá número 3 passei mais de 18 anos nessa luta entre lidar com deus e lidar com o mundo mas embora seja uma luta um duelo de vida ou morte ela diz número 5 para nos incentivar olha só guardo essa frase quem começou a ter o coração não deve deixá la por mais pecados que cometa uma santa eo experiente nesta geração quem começou a ter o coração não deve
deixar por mais pecados que comenta que é importante você em você vê que o demônio vai tentar de tudo para você desistir e o pecado do desespero está sempre ali na esquina esperando você é de tocaia bom e aí vem neste número 5 a mais bela definição de oração fundada por santa teresa uma coisa extraordinária disse que já conhece essa definição oração não é senão tratar de amizade estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama tratado de amizade a sós com quem sabemos que nos ama e ela então diz assim levando-se
em conta ou muito que ele vos ama e quanto vale terá sua amizade passai pelo sofrimento de estar muito na presença de quem é tão diferente de voz para um pouco para pensar nisso ela vai aplicar isso aqui é na frente nessa dificuldade ela vai tratar isso no número 6 ela fala né que a gente tem que ficar pelo menos duas horas por dia de oração que é o método teresiano ficaram uma hora de manhã em uma hora à tarde ou à noite é rezando mas ela disse isso não é fácil né porque número sete
dias assim que eu ficava esperando bater o relógio para nós que quem está começando no comércio com duas horas evidente começa com o meia hora mas quando você começar com o meia hora você foi lá o cronômetro não é chega o natal e não chega meia hora você reza reza reza reza em nossa região bastante ansiosos só passou cinco minutos meu deus misericórdia é assim no começo não se preocupe é isso mesmo em santa teresa está dizendo isso veja é isso que ela descreve vamos voltar atrás da número 5 finalzinho número 5 ela diz assim
leve em conta o quanto ele ama você o quanto ele quer sua amizade então passe pelo sofrimento de estar na presença de quem é tão diferente de você deus é amor infinito e você é egoísmo então é evidente que o egoísmo amor não convivem com muita facilidade mas 40 aguenta firme não desiste não é por aí né e ela diz assim olha eu passei por dificuldades todas e olha que todos os confessores e e e diretores espirituais que eu tive na vida todos disseram que eu tenho muito mais é coragem e decisão do que uma
parte das mulheres não é isso no meu set ela disse que o número 9 ela diz aquilo que é um princípio espiritual que nós queremos obter com essa oração toda né nós queremos tirar os obstáculos a que ele nos transforme deus não vai fazer violência então você precisa estar lá como a viúva é o evangelho de de ontem a insistência perseverar na oração do dia assim se lhe impusermos obstáculos e nada fizermos para retirá los como ele poderá vir até vós você tem que tirar os obstáculos essa finalidade nós né aí vem o problema número
11 o número 10 já trata o demônio tudo bem a gente já sabe disney mas o número 11 ela trata de um outro problema me desculpa lá se é verdade isso no século 16 misericórdia que não falar do século 21 os confessores ela diz assim eu vou ler desde o início porque é mais fácil de entender eu gostaria de saber descrever a escravidão da minha alma naquela época já faz dois capítulos já está tentando descrever essa escravidão de 20 anos por que bem entendia que estava cativa mas não percebia em que consistia o cativeiro ela
agora vem nem podia crer de todo que aquilo que os professores não consideravam tão grave fosse tão ruim como eu sentia em minha alma os professores e não deixa de bobagem para com isso ninguém tem problema nenhum mas já sentia algo que aquilo era grave que aquilo era problema mas não conseguia acreditar plenamente naquele sentimento que ele tinha algum problema e os professores não ajudavam e por isso ela ficava presa porque os professores seja quando você vai com o professor o confessor ele vai ver o pecado só que eu tô tentando ensinar pra você não
existe só o santo eo pecador existe no meio essa miséria que nós somos que a gente que largou o pecado mas não consegue amar ainda porque porque o amor que o santo vai ter é algo que deus produz na pessoa você precisa tirar os obstáculos para que ele comece a fazer então veja só como ela conclui o capítulo oitavo e último parágrafo é importante é que isso resume tudo eu desejava viver pois bem entendia que não vivia veja que impressionante aquilo não era vida aquilo era uma morte disfarçado de vida aparecer grávida porque mexia mas
não é a vida que eu desejava viver pois bem entendia que não vivia combatendo em vez disso uma sombra de morte sem que ninguém me desce vida e sem poder conseguir a eu mesmo e quem podia dar a mim você está falando agora de deus tá quem podia dar a vida a mim quem podia dá la a mim tinha razão para não socorrer me pois tantas vezes me chamará a si e outras tantas fora abandonado seja deus constantemente chamando santa teresa vai chama chama chama e ia abandonar bom no caminho espiritual santa teresa vocês estão
vendo aí que é ela primeiro teve aquele aquela situação do cristo que se apresentou para ela espiritualmente vendo aquelas amizades era um descontentamento pra ele depois teve a história do sapo agora venha a ter seu é o golpe final né no capítulo 9 onde trouxeram uma imagem do cristo chagado e é exatamente aquela que elas chagas que ela começa então ali e choro só é no capítulo 9 vamos colocar duas coisas é dois momentos em que ela com o dom das lágrimas digamos assim com uma profunda é a movimentação interior de lágrimas diante das chagas
de cristo e diante da conversão de santo agostinho no livro das confissões estes dois momentos serão fundamentais ela conclui capítulo a capítulo nome ela conclui dizendo assim eu pensava que as minhas lágrimas eram coisinhas de mulher e ineficazes pois eu não conseguia com elas o que desejava no entanto acho que me valeram porque especialmente depois dessas duas vezes que duas vezes nas chagas de cristo e nas confissões de santo agostinho não é de tão grande e pimento de tanta dor no coração passei a me dedicar mais à oração e me afastar das coisas que me
pudessem trazer a perdição embora não fizesse de todo contando com a ajuda de deus para delas me separar porque porque isso aqui foi o golpe porque ali a partir dali deus veio em socorro dela e ela então recebeu porque essa é a passagem da terceira para a quarta namorada a pessoa recebe um desapego infuso um desapego que vem de deus que não vem da força dela a intervenção divina ou 20 anos por essa mulher chegar nisso né bom voltemos atrás então teve a questão das chagas de cristo agora aqui existe uma mudança clara número três
do capítulo 9 ela já está bem diferente daquilo que ela apresentava no capítulo sétimo porque no capítulo sétima ainda confiava muito nas suas próprias forças e deus uma espécie de luta como aquela luta de deus com jacó deus quer que você desista deus quer que você desista de confiar nas suas forças e começa a confiar nele ela diz eu já desconfiava há muito de mim mesma e depositava toda a minha confiança em deus eis aí ele começa a acontecer né é 11 uma passagem que é muito rápida que a questão do recolhimento na oração de
recolhimento infuso e ela começa a descrever isso o número 4 eu rezava assim como não podia raciocinar com intelecto esforçava para representar cristo dentro de mim isso ainda não é o recolhimento em fusos a isso é o método ela descrevendo o método de como ela vai chegar lá representar cristo dentro de mim e sentia-me melhor ao que parece nas passagens onde ouvia mais sozinho em casa escrevendo aqui como ela meditava militava vendo cristo no morro das oliveiras e durante muitos anos à noite ela só antes de dormir meditavam cristo outros viveiros né até que finalmente
né comecei a orar sem saber o que fazia e ela aconselha para os que querem também a oração que tem um livro que o level rápido recolhimento está no número 5 não é e ela é diz por que ela gostava de rezar na frente de imagens porque existem algumas pessoas que usam a imaginação para a realização da empresa não nós não não conseguia usar a imaginação para rezar ela 1 naquela vê nisso uma uma dificuldade mas no fundo no fundo vai ser depois uma facilidade pra ela porque porque ela tinha o cristo diante dela mas
sempre com uma pessoa assim ela sabia daquela presença é isso já demonstra que ela já tinha um grau de oração um pouco melhor ela sabe aquela presença mas era como uma pessoa cega não via o que é aquilo que é é a visão intelectual que não é propriamente imaginativo então então como uma pessoa que faz uma pessoa cega que fala com alguém que sabe que a pessoa tá aí eu estou chegando nada é como eu estou falando aqui com você né eu estou vendo você eu sei que vocês aí é isso que eu falo com
um com ninguém está falando sozinhos ou solipsismo falando com você não estou vendo você você também vê mas não vejo você então assim também ela tinha essa essa experiência e é por isso que ela gostava muito de ter a imagem é como se eu fosse você mandasse aí pra mim uma foto sua não estou devendo mas estou aqui falando com foto e eu sei que você está ouvindo de verdade ainda falta me ajudando então é isso que eram rezar com imagens não é sabia da presença do cristo e ela vive esta presença e essa presença
também estava dentro dela então aí vem a questão das confissões santo agostinho onde ela lê as confissões agostinha o ea conversão de santo agostinho derrama lágrimas abundantes né e finalmente ali acontece né essa mudança dentro da vida de santa tereza e ela conclui dizendo glória a deus que me deu vida para sair de uma morte tão mortal a morte então te rio então é isso que eu queria um pouco colocar pra vocês que esse itinerário desses três capítulos é mais uma ajuda nesse projeto segunda morada terceira moeda para a gente ver um santo um santo
narrando as dificuldades pelas quais ele passou a gente sai um pouco da teoria e vem pra vida bastante prática algumas pessoas disseram assim baseada na aula passada no programa passado que eu falei de santa elisabeth da eternidade quando eu disse assim foi um casal jovem namorado me veio neste final de semana pelo tapados eu disse que eu tenho que me encontrar com cristo dentro de mim mas não pode ser faz de conta mas toda vez que eu tento pra mim parece um faz de conta como é que é então vamos ver qual a diferença entre
o faz de conta e encontrar de verdade é o seguinte faz de conta que é que eu tenho dentro de mim as cataratas do iguaçu eu vou imagine as cataratas do iguaçu aqui dentro do meu coração isso é pura imaginação mas acontece que quando a gente fala da inabilitação tributária que deus está dentro de mim eu tenho uma palavra de revelação do cristo ele disse na última ceia que quem fizer a minha vontade em cumprir os meus mandamentos e eu e o pai viremos e faremos morada nele estão a palavra é uma certeza num ato
de fé você vê esta verdade não existe a palavra de cristo dizendo que as cataratas do iguaçu estão dentro você então quando a sua cabeça você tem uma palavra que diz é como você não conhecia ele diz isto é o meu corpo e eu creio que ele está dizendo é um ato de fé então naquele ato de fé eu sei que ele está aqui você pode até usar a imaginação se quiser a imaginação aqui é só coadjuva de santa teresa não gostava de usar a imaginação algumas pessoas gostam de imaginação mas o fato é o
seguinte que você tem que aplicar a sua vontade é essa verdade e dizer assim eu creio ele está aqui não sinto mas eu creio que se eu estou em estado de graça essa eu sei ele está dentro de mim e está como meu amigo então se encontre com ele por mais que você esteja no mundo queira se desapegar de tudo por ele não precisa fazer voto de pobreza mas você precisa usar o dinheiro por amor a ele se você fazer voto de castidade nós precisa ter a sua vida afetiva no amor por ele sempre ia
fazer volta e obediência você pode fazer a vontade dele em tudo não precisa ir para as grades do carmelo você pode ter o seu quarto entra no teu quarto aqui dentro meu deus q grande mistério e voz jamais nos encontramos convosco nós tão diferentes de voz e tão miseráveis vós quereis trato de amizade conosco de alegria saber se o que eu tenho sempre um amigo dentro de mim por mais que eu seja inimigo de mim eu tenho aquele que me ama sempre dentro de mim da minha senhora da graça de sempre debaixo do vosso olhar
e não esquecer de voz com alegria nós não tem celebramos né a canonização de santa elisabeth da trindade e hoje para minha surpresa uma pessoa veio e trouxe uma relíquia um fiozinho de cabelo de santa elisabeth da trindade que nunca tinha tido a possibilidade de uma relíquia dela nunca foi a de jonas frança nada aliás elizabeth é pra mim uma uma amizade nova nós estamos aprendendo juntos a ter amizade com ela estou conhecendo aos poucos santa elisabeth então nesse dia embora hoje a aula foi dedicado à santa teresa mas vamos pedir a bênção de deus
pela intercessão desta filha de santa teresa que foi canonizada ontem ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre jesus santa maria mãe de deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte e amem seu advogado misericórdia nos pedindo pela intercessão de santa elisabeth da trindade que nos considerem a graça de saber nos filhos predestinadas para nesta vida e depois no céu seu louvor da vossa glória lá o de glória abençoes o deus todo poderoso pai e filho e
espírito santo amém deus abençoe a todos os demais