Aula 1 | Conceitos fundamentais de Filosofia

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então vamos começar a a a estudar uma série de conceitos fundamentais da filosofia aristotélica economista que eles servem de fundamento de instrumento para que a gente consiga de coisas aprofundar em outros campos esses são os conceitos iniciais que é preciso ter se podem talvez apresente para apresentar para vocês uma certa dificuldade de compreender um dom vamos ver se eu vou tentar falar com calma agora mesmo que seja um procurando pensar junto e e e refletir em tudo que eu tô falando é importante entender bem esses conceitos porque lógico o todo o resto vai depender disso
é que estou mais forte inclusive no comecinho de um opúsculo muito importante de ritmo em essência um erro no começo em conceitos fundamentais e se há erro que começa pequena depois se torna imenso e causassem de desvio os mesmos que são discos são importantes então pra tratar desses conceitos fundamentais eu escolhi dois o cuscuz de tomás que talvez sejam as primeiras obras dele é um pouco de dúvida de divergência a respeito da cronologia das obras naquela que eu aceito essas duas seriam duas obras as duas primeiras obras teria de fato - publicou nós vamos ver
nas primeiras aulas uma chama o pre os princípios da natureza que foi um escrito que ele fez não se sabe se quando estava em paris ou em coluna provavelmente quando estava em paris a pedido de um outro frei dominicano para ter algumas dúvidas então soltou mais fez essa obra por um ato de caridade com o frei silvestre que era um colega provavelmente de estudo dele pra escrever esse pequeno currículo ele já havia lido e compreendido o aumento já num vaso com de uma maneira bastante admirável no mínimo afi a dois livros importantes aristóteles que são
a física ea metafísica ele vai empregar no decorrer desse pequeno trabalho inúmeras vezes noções que estão justamente nesses dois dias as obras que são dois dos mais importantes que escreveu aqui eu também queria fazer outra justificativa porque eu tô começando com seu público o primeiro poderia usar essa primeira cronológica é o primeiro escritor joão tomás a gente vai começar justamente com ele um espírito sem dúvida de um ator iniciante talvez 30 anos um pouco menos quando escreveu essa obra mas que chama atenção ao menos pra mim estudando com mais calma o domínio que ele tem
os conceitos como ele consegue ser bastante didático ao tratar desses temas e conceitos que ele vai ser fiel à tela da vitória é o primeiro elemento na cronologia mas depois há outro que a gente pode dizer até mais importante que justifica essa escolha de começar com os princípios da natureza e eu já tenho uma posição ao fazer isso é várias vezes tô mais comenta sobre como se deve estudar ele disse que deve começar aquilo que é mais fácil depois e com mais difícil em diversos momentos ele com ele fala isso e ele disse que para
o ser humano o mais fácil o primeiro que ele conhece são as coisas por meio dos sentidos e através disso que ele conhece pelos sentidos ele é capaz de abstrair vamos assim a essência dessas coisas então para nós o mais fácil de conhecer é aquilo que tinha uma banda para tocar a gente pode sentir a partir disso a gente pode tirar depois isso autores que afirmam que não mas tomás absolutamente claro assim como aristóteles a partir daquilo que a gente pode conhecer pelo sentido eu posso alcançar o que está além dos sentidos até o conhecimento
em si mais nobre que existe mas o primeiro passo é esse das coisas materiais o livro princípios da natureza ele vai tratar do conhecimento de coisas materiais a gente vai falar aqui mas já adianto que trará que trazem em si matéria e forma esses materiais eles têm uma característica que é muito importante que eles estão sujeitos a um movimento que o movimento onde fala hoje em dia de movimento a nossa tendência é pensar só o que é o movimento local dá uma coisa de lugo a nossa carteira partir daqui pra cá isso é verdade esse
é um movimento é um tipo de movimentos mas na visão de tomás não é esse movimento mais importante na dele e de todos os pensadores da época movimento mais importante é o que a gente tem por exemplo aumentar o peso diminuir o peso que o movimento nos cabelos vão ficando brancos o movimento movimento qualitativo vou envelhecendo o movimento temporal uns então o movimento é qualquer mudança daqui a pouco vou explicar um pouco melhor pra vocês nesse esse texto vai nos permitir tratar disso mas qualquer mudança as coisas materiais estão sujeitas a mudanças e a partir
da observação que eu faço de que existe essa mudança apesar de haver uma mudança alguma nas coisas que permanece então o cabelo vai ficar no banco mas eu continuo a ser o mesmo com uma diferença a uma diferença acidental né mas substancialmente eu continuo sendo o mesmo então isso é o movimento é eu percebo isso a tentativa que tomás a fazer nesse primeiro livro princípios da natureza é explicar o movimento tenta explicação que já foi elaborada a primeira vez de uma maneira brilhante resolver uma série de problemas filosóficos que havia por então pelo aristóteles só
se conseguiu vamos dizer assim é encontrar uma saída pra explicar como é que as coisas podem permanecer sendo nós mesmos à medida em que mudam também dentro de certos aspectos então as cotas conseguiu explicar isso e tomás vai fazer seu público tratando desse é desse dessa dessa realidade que a gente presencia diariamente a gente mesmo faz parte dela nós mesmos estamos nos movendo estão sendo modificados então o começo do estudo já vai ser exatamente os materiais que é o segundo tumor mais o mais fácil porque eu falo por toda a oposição houve uma discussão no
século 20 sobre como se deveria fazer a apresentação da metafísica tomista se você deveria começar de deus ea partir de deus chegar às criaturas e dentre as criaturas as cantoras materiais que teriam no final da hierarquia ou se você deveria fazer o contrário você deveria partir das criaturas materiais que não sejam as mais próximas de nós ea partir delas e abstrair de chegar a deus então a um sócio francês muito importantes um homem que resgatou em muitos aspectos o ocidente emitir nenhum som antes ele johnson ele propõe uma apresentação da metafísica cronista partido de deus
que é semelhante à forma que tomás mesmo utilizou na sua teológico agora mais recentemente a maioria dos autores costumam preferir a outra ordem de explicação porque eles dizem que a explicação teológica assim deve partir de deus é normal que seja assim agora a explicação metafísica essa como ela não parte de uma revelação tem que partir daquilo que é mais fácil que o ser humano compreender inicialmente e esse mais fácil de ser humano compreende inicialmente são os materiais então é isso que a gente vai explicar nesses princípios da natureza então volto a dizer estamos tratando de
uma obra de um autor e está começando mas quem me dera neto pdt esse domínio e vocês vão ver como ele vai explicando classificando público uma maneira muito clara já com menos de 30 anos a primeira noção primeira frase praticamente do do princípio da natureza diz o seguinte algumas coisas podem ser ainda que não sejam um enquanto outras o são realmente o que pode ser a chance serem potência o que já é chama-se c em ato que a gente entra em dois conceitos fundamentais que são os conceitos de potência de ato como a gente viu
aí potência é aquilo que pode ser ainda que não seja pode ser ainda que não seja e a o ato que aquilo que é realmente então quando eu acho que quase todos nós com a gente era criança e foi uma experiência não sei se vocês fizeram de plantão sejam pegar um feijão cunha num um copo de com um algodão e água e o feijão começava a brotar que é isso não o sejam quando vocês pegaram sejam ele era um broto de feijão não ele podia ser um broto de feijão um dia antes de ele se
tornar um broto de feijão então ele era um broto de sejam impotência ele podia ser mas não era ainda o que ele era em ato um grão de feijão a partir do momento em que ele se tornou um broto o que ele era em ato um broto o que ele deixou de ser um grão de feijão simplesmente então o garoto é potencialmente um grão de feijão não que é o broto potencialmente acontecer novamente um pé de feijão desenvolvido já é um pé de feijão desenvolvido não potencialmente ele é em ato não não é solução de
alta potência uma noção aristotélico foi a das cotas quem cunhou essa idéia eu diria que é uma das descobertas mais importantes da filosofia e que infelizmente é muito mal entendida as pessoas nem não aplicam e isso da maneira correta e acaba tendo efetivamente uma série de problemas uma uma série de confusões mas que vocês e isso é uma primeira forma como nós podemos entender o ser um ser potencial ou serem a potência é o que pode potência está ligado ao verbo eo verbo latino que o boicote waters poder então potência o que pode vir a
ser um ato o que é então além das coisas serem em a torcerem potência mas uma coisa também alguma impotência pode ser muitas coisas diferentes em um potente potencialmente falando tão grande feijão ele pode ser um broto de feijão que mais que ele pode ser uma parte de uma feijoada da escola pode ser uma parte de uma feijoada pode ser lixo pode esmagar condição por e pode ser tutor mineira ele hoje em alta a um grão de feijão simplesmente cru ou cozido também é o ato de ser ôôôô grão de feijão cru tem a potência
de vir a ser cozido enquanto ele não foi cozido será só potencialmente só aí que tá as coisas a gente não sabe o que elas de fato vão se tornar tão impotente nós temos um leque de opções normalmente nos distintos entes que alguma dessas opções vai se atualizar outras mãos sempre permaneceu em potência sempre como possibilidades até que em um determinado momento destes inclusive possibilidades vejam aquele grão de feijão inicialmente ele era potencialmente um broto mas se eu cozinhei ele vai perder a potência de ser um broto de feijão ele passa a ter potência pra
ser um um pouco de feijoada um pouco de tudo uma mineira e assim por diante então vejam essa nós essas esses dois conceitos potência me permitem ter uma visão muito dinâmica da realidade as coisas oração ou elas podem vir a ser mas logo deverá ser de certo modo já só de certo modo eu estou em potência de ser não sonhar com isso em potência desse é muito importante falar pra vocês tudo a noção de bem de ética vai ver aí tá e várias outras ruas em conceitos relacionados à natureza essência dependem da acidentes depende dessa
nação de potência necessária tênis então além das coisas poderem se até impotência ao outro tipo outra forma de de compreender os entes dos seres que eles podem e também uma classificação aristotélica importantíssima que é seria o ser substancial e os ser acidental significa isso então os e substancial é aquele que é em si mesmo ele ensina um outro ser acidental ou em outro não tem ser por simi o cd é um ser de outro tentou explicar isso é um pouco maior [Música] então a em sim uma frase no sujeito então uma pessoa determinada obra só
uma pessoa começa sócrates sócrates ele em outro é em si mesmo que não depende de ninguém para ser evidentemente aí o erro de 111 alto importante como hipnose e radicalize essa noção mesmo as substâncias de algum modo elas dependem ou seja sócrates ele veio dos pais dele não criou assim mesmo quem não é totalmente independente o único que seria totalmente independente de você absolutamente radical seria a deus só deus que não depende de mais nada pra se ele não ele não recebe o cd ninguém quer dizer ele ele é absolutamente autônomo só deus todos os
outros entes não é o modo de proceder a um tema que vai ficar com mais calma mais pra frente mas já adianto para vocês a própria limitação mostra uma necessidade de receber algo de outro a limitação é ao indica que nós não somos absolutamente vamos assim autônomos mesmo não somos suficientes para nós mesmos diz então nesse sentido se nem nenhum ente a não ser deus a gente pode falar que é em si mesmo de maneira absolutamente independente certo agora ao mesmo tempo as coisas mas assim ainda que elas têm tido origem em outro tenham recebidos
e de outro de de algum modo dependam de outro há coisas que são em si mesmas a transação o meu grande sejam que eu usei no começo ele é em si mesmo meu grande sejam é uma substância ele é algo agora no gol de feijão pode ser um grande feijão preto pode ser o de feijão verde ele era quarto ano um amadureceu ele pode ser um de feijão marrom ele pode ser um grande feijão velho já não dá mais pra cozinhar pode ser um de feijão que está no nome pra você utilizar então além das
coisas serem se elas são de certo logo branco azul verde grande pequeno leve e pesado é em tal lugar naquele outro em tal momento ou no momento anterior então além das coisas e encenação de algum modo ser de algum modo está relacionado ao acidente o acidente não é em si mesmo mas em alguém então o nome é esse mesmo vamos suportar aquele homem é um do ato não lá os e mulato é algo que é em si mesmo ou é no homem ser mulata um homem a mula tisci uma brancura ou a negritude ela não
é em si mesma ela precisa estar em outro ela só é em outro tudo que é em outro é um acidente a grande explicação sobre os acidentes são assim há ainda que seja um livro também do começo da carreira dele tudo indica é aquela histórias fez nas categorias em que identifica a substância como a categoria principal de novos acidentes nós de modo como as coisas podem se como as substâncias podem ser e ele disse você é simples se te simplista ele diz sem sentido estrito os seres sentido estrito é o ser substancial porque o feirense
mesmo ser acidental é um ser uma expressão também encara a filosofia clássica não ser segundo no grid de certo modo a partir de certo ponto de vista porque não é em si mesmo mas precisa de outro no colo [Música] queria falar com vocês vamos pensar substância acidentes também vai ajudar a gente compreenda melhor a todos esses conselhos vamos um pouco misturar mas que misturar coordenar as noções de alta potência que eu falei no começo com as noções de acidentes e substância que eu tenho escrito depois então com relação às substâncias eu posso falar em alta
potência o feijão que já sejam pode ser um broto de feijão que hoje sejam pode torná la um pouco de mim na verdade não posso como aquele feijão seu como aquele feijão um todo o processo digestivo é justamente o que de compor aquele feijão para a partir dele fazer o que essas células minhas são potencialmente aquele feijão eu posso me alimentar dele tornar parte tinha nós o que desejam destruindo aquele feijão é destruído pra servir de base para outra coisa então olha a enchentes que estão impotência processos substancial como há em ti estão potência para
o ser acidental um exemplo que são são tomás diz né o esperma para o homem do esperma é o segmento all é um pouco a ideologia da época né o externo sangue menstrual seriam enchentes que estão em potência para ser ser humano eles se juntam e daí dá um ser humano e o ser humano está em potência para ser branco o parcial ou para seguro então no primeiro caso o sangue e esperma estão em potência em termos substanciais para ser uma nova substância eles se unem para uma nova substância e no caso do ser humano
ele tem potencial para ser branco mas não para formar uma nova substância mas pra ter um novo acidente então é nesse ponto de vista quando se fala de algo está em potência para uma mudança seja substancial seja acidental isto é uma idéia tomás vai usar principalmente no começo e quando ele trata de 200 materiais quando ele tratar 200 espirituais que a gente vai ver mais quando fala principalmente de um outro o currículo dele efetivamente essência ele vai modificar um pouco essa classificação eu vou explicar para vocês isso no devido tempo mas agora tudo que está
em potência para algo eu posso ter uma matéria para criar ao então vejam que o feijão é matéria para feijoada o feijão cru é matéria pro broto o feijão cozido já não é matéria para o broto mas é uma matéria mais próximo ainda seja a área está mais preparado ainda para ser da feijoada então a pessoa lê rosinha totalmente rosinha perry é matéria para se tornar branco totalmente um bebê negro não vai ter uma área próxima ao banco e um branco não vai ter material profissional neco não é matéria prima negro e não é potência
para se tornar amigo então é a matéria estava uma coisa interessante a matéria está impotência em relação ao ser substancial há um certo vai ser em si mesmo pense um pouco não só como sujeito da frase não é exato essa ideia mas um pouquinho como como uma noção a gente 40 estão a matar tem potência para o seu substancial completou é denominada matéria a partir da qual tentamos pessoa latina que ele usa outro dia a partir da qual é ex quatro ex tem a noção de ponto de partida com a qual é que a partir
de que não vejo a ser jogada eu faço a partir do feijão negro kill team é uma mudança neste casos não é exatamente a substância substancial não é uma coisa complicada já vou tratar um pouco vocês nem sempre é claro essas mudanças só mais uma porção de coisa eu vou eu vou comentar mesmo sem poder falar principalmente o feijão que na feijoada é principalmente uma mudança dental o cirurgião que se torna broto é uma mudança substancial da substância no feijão passa a ser uma coisa bem diferente do que ele era no início se como uma
semente de uma maçã estava macia semente é bem diferente da macieira então ela é matéria na tela a partir da qual enquanto que ama a matéria em potência para receber o ser acidental essa matéria é chamada matéria na qual na qual 14 tomar aquela a partir da qual e matéria na qual então tem o feijão e cozinhe o feijão ainda sejam um sim ainda sejam então naquele feijão eu fiz uma mudança de qualidade de pastores e feijão cru para feijão cozido então essa é a mudança uma mudança acidental naquela matéria não fala da própria mente
o que está em potência para um ser acidental ou chama de um sujeito que ele é um sujeito que vai ser modificado modificado acidentalmente não substancialmente [Música] ele continua sendo o feijão agora aquela matéria que está em potência para o ser substancial é matéria em sentido estrito então vamos tentar compreender um pouco né pra retomar e compreender tudo isso então temos a potência substância acidentes no âmbito substancial eu posso ter um ato o potencial posso já ser uma substância eu tenho potencial para me tornar outra substância no âmbito acidental eu possa já ter aquele acidente
está em potência pra receber aquele acidente é eu posso chamar de matéria tudo aquilo que está em potência para receber seja um acidente seja um ato substancial chamar matéria no sentido amplo o ala mais propriamente falando a matéria que recebe subir a subir uma nova subida um nova forma substancial e por isso torna se torna se uma nova substância esta matéria propriamente falando é matando em sentido estrito a matéria que vai receber um valor se modificar vai receber uma nova forma acidental essa matéria eu a chamo de sujeito a matéria que recebe a forma acidental
é matéria na qual a matéria que recebe a forma substancial é a matéria a partir da qual é continuando o texto não um trechinho que é interessante o que ele diz então que seja sujeito o que está impotência para ser acidental daquilo que está em potência para receber um acidente é um sujeito como a gente viu a gente desse jeito ele é assim por que dizemos que os cedo os acidentes estavam sujeitos os cdos acidente estava sujeito o acidente recebe os e um sujeito não existe o acidente fora desse jeito disse a brancura alguém já
viu datam vai dar uma explicação de que haveria um mundo das idéias existiriam esse conceito é uma coisa complicada platão a várias interpretações sobre ele é muito interessante muito também só para vocês na visão do técnico paulista aquilo que é acidental existe em outra não existe por si só a brancura ela vai tornar branco algo mas só que no sujeito não por si só não fosse mesmo a partir do ser do sujeito agora então os acidental está no sujeito agora a forma substancial ela não está não sei como está a sua acidental ela não é
não é pensado o seguinte eu tenho esse jeito eu acrescentei sujeita forma substancial não porque a forma substancial justamente quem constitui o sujeito não é que é um sujeito anterior a forma substancial quando eu falo que a matéria é aquilo convencer e forma substancial a gente pensa que a matéria presidente da forma a matéria prass e ela precisa da forma porque é uma expressão também muito clássica negado que a forma que dá o c o composto é importante composto o sujeito o composto é chamado por matéria e forma uma substância substância no qual vão inserir
acidentes a forma substancial ela não está com 11 um sujeito ela forma o próprio sujeito a matéria material ou imaterial então o sujeito ele não adquirindo ser a partir do que acrescentando pra ele tem o seu completo por si mesmo a idéia de ser absoluta seria a substância só então a matéria ela tem uns e em virtude do que venha ela e ela percebe se porque se ela possui um ser incompleto não existe matérias em forma lógico é eu posso dizer que já é exemplo tenho as suas limitações exemplo que é um ele é um
exemplo de algo feito de algo artificial mas é um exemplo mas nós vamos entregá lo também podemos pensar nos outros então é o bloco de mármore ele é matéria para a estátua sim é ainda não tenha forma mas ele a matéria está mas ele já tem uma forma dele mesmo neste momento atualmente tem na forma do bloco de mama então olha ontem impotência ea estátua em apuí é um bloco ele já tem uma forma sim sempre vai ter uma forma a matéria que a gente conhece que a gente percebe nas coisas simples está junto de
uma forma ela não existissem a soma é eu falei pra vocês que tudo aquilo que está em potência para receber uma forma posso chamar de matéria agora também tudo aquilo que de forma pra algo melhor do que de forma de informe que acrescente uma forma que a tribo uma forma tudo aquilo que entre uma forma ou outra a gente faça com que algo seja em ato que eu possa ser uma forma o que faz com que esse bloco de mármore seja a forma dele é a branca a brancura me torna branco ou com essa história
essa camisa branca a brancura é a forma a forma em abramco e se isso é uma coisa que não seja mas vai usar matéria aquilo que é ligado a potência ea tudo o que está ligado na forma com relação aos materiais e imateriais ele vai usar sempre isso com relação aos serviços e materiais e vai modificar depois um pouco essa maneira de classificação e agora a gente entra no ponto nuclear do próprio escrito que todas as explicações que lhe dará sobre a potência só o acidente é essa matéria vai para explicar o que a geração
que a geração que tinha geração em geração é o movimento para forma é isso gera é um movimento para cima uma nova sonda pode haver uma geração circunstancial ou pode haver uma geração acidental o feijão cru possa ser cozido ou na geração acidental é concebeu ser humano não trouxe os promotores noite com ovos surgindo ser humano houve uma geração substancial então passei da potência para o ato só pra sempre vai haver movimento tempo eu passo da potência para o ato senão a potência não vai é impossível haver o ato mais o faz não é toda
a idéia na espontânea seria isso não um pouco de matéria orgânica se eu deixasse lá parada ela faria da minha geração a 1a novos seres usando caso os velhos são os velhos sugeriam a partir daquela matéria que estava parada por geração espontânea então a idéia é que aquelas pessoas que entregarem seus olhos e deixaram que a matéria orgânica parada tinha potência por si mesma para se tornar um dos seres vivos master provou que não não tem potência sozinha para selecionar os serviços do nada não vai se criar um outro serviço tá então a forma substancial
corresponde o que tomás a dizer na esteira de aristóteles a geração estrita simples tietê sentido próprio gerações sentido própria geração substancial lembro que falei pra vocês que ser em sentido o pó é o substancial que em si mesmo também a geração em sentido próprio é a geração substancial a ser de certo modo ser cumprir diz é um ser acidental a geração de certo modo é uma geração acidental quando é incluir da forma substancial disse que algo é feito de maneira estrita mas quando introduzida forma acidental não se diz que água é feito diretamente mas é
sei e isso vejam um ser humano de pequenos ficou grande eu não sinto um novo ser humano é um ser humano maior agora quando o criei um faço um ser humano com a junção dos promotores do ovo daí é uma nova geração estrita aparece uma nova um novo ente num caso gente tem um novo ambiente totalmente novo com aproveitando e com uma série de características que veio da matéria muito bonito né que cada criança ela tem a carga genética do dia dos pais então a matéria influencia nela uma matéria diferente vou ter outra criança mas
ao mesmo tempo eu sei que essa criança nova ela é substancialmente diferente do que eu tinha antes do matoso de ovos e mais ainda dos pais pai e mãe no qual ela veio ainda que ela traga traços do pai e mãe ela é ao diferente agora quando é uma mudança substancial não é que eu faço algum novo faz totalmente novo eu faço com que seja aquela coisa seja diferente percebe-se então quer dizer é uma é uma é uma boa explicação né então é isso o álbum é feito de maneira estrita na geração substancial e algo
é feito isto se torna algo diferente e se torna de forma diferente ainda é a mesma coisa mas de forma diferente na geração na geração acidental então eu estava com o cabelo comprido cortei meu cabelo [Música] modificou no cabelo se modificou uma mudança mas eu me tornei outro dia de certo modo sim acidentalmente sim mas é mesmo a substância a mesma substância continua ali então se eu tenho uma geração estrita legislação substancial e tem uma geração segundo pude certo modo que a geração acidental eu também posso falar de uma corrupção estrita ou uma corrupção ser
concluídos se a geração é a aquisição de uma forma substancial ou acidental um tipo de geração ficou a corrupção é o que é a perda de uma forma de uma forma uma perda substancial corrupção simplista opção restrita ou uma corrupção acidental agora fiquei magro enquanto o corrompe deixei de seguro perdi a forma acidental gorda de gorda mas é uma mulher é uma corrupção cercco de certo modo certo ponto de vista agora eu morri daí é uma opção completa em sentido estrito daquele sujeito aquela substância que existe antes é então também usando a idéia dele né
a geração é certa a mudança do não ser o não menti para o senhor o ente ao contrário a corrupção é do ser ou não ser então não é a partir de qualquer não ser que se da geração mas daqueles não ser que tem potência para ser aquele sertão junto um espermatozóide humano com o alvo humano vai atingir o que um ser humano que matou jorge o alvo fosse de outra espécie seria outra espécie não dá pra eu pegar um novo fala vai ser um ser humano daqui vai sair ou não tem potencial para se
tornar um ser humano não é de qualquer não em que surge qualquer coisa em uma o em impotência ele só pode se atualizar naquilo pacote tem potência para se atualizar talvez quando a gente fala a potência é não ser uma espécie de não ser sim mas também tem algo positivo na potencial absolutamente negativo para eu fazer o estatuto de margem de manobra se tiver jeito não vai sair uma estátua de mama mas também trata de gesso é uma coisa diferente eu posso fazer o bo de sócrates em gesso ambos sofrem de mal não dá pra
eu do gesso fazer um busca de focos de mármore são coisas simples banais mas são tentativas de explicação do que aconteceu na natureza com conceitos filosóficos é isso que a gente está tentando fazer aqui com base nesse cálculo que volto a dizer é uma onça um texto baseado em conceitos estratégicos da metafísica e principalmente da física então se a gente pensar na geração da corrupção a que chego com vamos chegar nos princípios da natureza mas fala que prazer uma geração eu preciso de três coisas então três coisas são requeridas o doente impotência que a matéria
2 não serem a chama privação e 3 aquilo para o qual se tornem a ou seja a forma qualquer mudança exige que haja uma matéria que é o elemento potencial uma privação e a fama para qual se vai estar destinado se falta destes elementos não vai dar para ter mudança não vai poder ter geração algo que já é não pode ser gerado de jael e foi gerado antes mas agora não dá mais pra você já tem uma estátua não dá pra eu geral está já tenha para que eu gere a estátua preciso que haja falta
da forma de estátua naquele bloco de mármore com o tempo antes da aprovação são três princípios matéria potencial forma de atualização e aprovação a ausência da família então tomás dá o exemplo da estatura ele não usa nada de falar do cobre ele fala que o que quando do cobre se faz uma imagem então o cobre é a potência para forma é a matéria o que é sem forma é um disposto uniforme finalmente a forma que eu quero alcançar um movimento contínuo até alcançar todo o processo a que termino esta geração quando alcança forma almejado privação
de forma privação que vai sendo cada vez menor à medida que a fama vem sendo completado no começo só tem o ovo de madri o pedaço de copa começa a desgastar vai ficando cada vez mais parecida está em movimento em direção a forma que eu desejo ele está perdendo potência para a seleção daquela forma e vendo a qualidade eles têm aquela potência que não começará total ela está sendo atualizada no final da geração que acontece toda a potência foi atualizada deixou de ser potencialmente staco atualmente está o que acontece com a privação no final da
geração parece interessante mas eles falam nesses três princípios do próprio são princípios a matéria forma a aprovação é princípio a partir de certo ponto de vista ela é um princípio porque ela tem que estar presente no decorrer do movimento será coisa do que quando eu alcanço a estátua um cd está a privação desaparece a privação ela está lá é um princípio que apresente enquanto todo o movimento mas quando chegou no ce aparece a forma ea matéria elas estão presentes tanto no movimento enquanto anuncia uma vez terminada terminado o movimento
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