eu vou ser bem sincera com vocês eu precisava fazer esse vídeo E por que que eu precisava muitos empreendedores que chegam até mim para se desenquadrado mei acabam descobrindo que eles estavam acompanhando o seu faturamento de forma incorreta nesse vídeo eu vou te mostrar uma ferramenta que eu mesmo criei para poder acompanhar o faturamento do seu mei e saber qual é o melhor momento o momento certo de você fazer a migração de mei para [Música] m Olá pessoal eu sou Laísa su contadora aqui em mais um vídeo para ajudar você a lidar com as burocracias do dia a dia do Empreendedor e um dos momentos mais críticos na vida do empreendedor é aquele momento que ele efetivamente inicia o seu negócio prospera e tem que sair do regime do Meio se enquadrar em outros regimes tributários Mas qual seria o momento certo Laí de realizar essa mudança essa resposta parece simples mas não é muito vocês sabem que até o momento o limite de faturamento do mei é de R 81. 000 anuais tô gravando esse vídeo aqui em novembro de 2023 existem projetos de lei para aumentar esse limite nos próximos anos mas por enquanto nada foi ainda transformado em lei eu estou no limite Brasil então estamos trabalhando com esse limite de 81. 000 o que que acontece geralmente a pessoa vai acompanhando o seu faturamento ali durante o ano isso pras pessoas que acompanham o faturamento se você nem acompanha o seu faturamento eu acho que tá na hora de você começar a acompanhar mas B beleza a pessoa vai acompanhando seu faturamento mês a mês e chega lá em julho Mais ou menos ou sei lá qual mês que for mas no meio do ano ela bateu r 81.
000 e ela acha que tá dentro do limite do Meio quando na verdade se chega em julho por exemplo E você já faturou 81. 000 Você nunca foi meio ah eu tô passada chocada 81. 000 é um limite anual e quando a gente tá acompanhando o nosso faturamento ali ao longo do ano a gente tem que ajustar a nossa perspectiva tanto para não cair em cilada mas também para saber o que efetivamente tá acontecendo com o nosso faturamento eu já fiz um vídeo aqui nesse canal explicando o que que acontece quando você ultrapassa o limite de faturamento quanto que ultrapassa quanto que você tem que migrar tudo isso eu vou deixar o link desse vídeo aqui na descrição para você assistir depois desse mas agora eu vou mostrar para vocês aqui na tela Como que você vai fazendo o acompanhamento do seu faturamento do meio ao longo do ano bom pessoal estamos aqui com uma planilha para vocês fazerem esse acompanhamento uma planilha bem simples de utilizar e bem prática que eu vou ensinar para vocês aqui agora eu acho que o melhor controle é aquele que funciona então não precisa de nada muito elaborado com botão com macro não sei o qu essa planilha aqui já vai resolver o seu problema o que que acontece aqui a gente tem o limite do mei atualmente o limite do mei é de 81.
000 mas caso esse limite aumente futuramente nada impede da gente poder ajustar aqui a planilha né então ela vai servir para qualquer qualquer momento que você tiver assistindo mas o que que acontece se a gente tem R 81. 000 eu fiz aqui um proporcional mensal que que é isso que que é esse 6750 6750 é o limite proporcional mensal do meio então daqui a pouco vocês vão entender para que que a gente utiliza isso aqui mas aqui desse lado a gente tem o acumulado que que é esse limite acumulado quando chega em janeiro o limite do meio ele é 6700 150 Beleza mas se esse meio ficou aberto janeiro e fevereiro fechou em fevereiro o limite dele é 1. 500 E aí a gente Vai acumulando né a cada mês a gente vai somando para descobrir o limite proporcional até a gente chegar no mês de dezembro onde efetivamente a gente completou o ano então a gente tem 81.
000 de faturamento aqui nessa parte a gente tem já o limite ultrapassado Mas não tão ultrapassado assim esse limite aqui é o ultrapassado até 20% então a gente tem o valor anual de 97. 2 e eu fiz aqui o proporcional mensal Então até 20% de 6750 dá 88. 100 por mês e aqui a gente fez o acumulado exatamente da mesma forma e aqui a gente tem o faturamento Realizado a única coisa que a gente vai precisar preencher aqui nessa planilha que eu mesma fiz aqui e é essa parte do faturamento mensal Então vamos supor a gente começou o meio no mês de janeiro al Laí Mas e se eu comecei o meio esse ano né Janeiro não existia o que que eu faço Bom vamos lá se você começou o me por exemplo em abril em abril você vai fazer o qu quando você é pegar essa planilha você vai pegar janeiro fevereiro e março e vai deletar aqui dentro dessa parte verdinha por qu que se você não ficar com o meio aberto durante o ano inteiro você não tem 81.
000 para faturar então essa parte aqui o que que a gente tem deixa eu até fazer um ajuste Zinho aqui se esse me Abril em abril Abril em abril você vai ter até dezembro um limite de faturamento de 6. 750 Ok então você faz esse ajuste aí de acordo com a sua situação mas se você já tinha esse meio aí Desde o ano passado você vai deixar aqui mês de janeiro fevereiro março Normal beleza então vamos lá supondo que comecei o meu mei lá em janeiro e faturei R 6. 000 então ele já preencheu aqui o acumulado do ano você tá dentro do limite tá tudo normal tudo tranquilo aí chegou no mês de fevereiro eu tive um faturamento de 8.
000 o que que acontece agora gente primeiramente eu queria deixar claro aqui para vocês o que que é o faturamento do mei o faturamento do mei é tudo aquilo que ele vende sem descontar nada independentemente de emitir nota fiscal é tudo que ele vende Ok ou todo falou que ele recebe de prestação de serviços o que que aconteceu aqui no mês de janeiro você faturou dentro do limite do mês né o limite mensal é 6750 você faturou 6. 000 Então tá aqui dentro do limite mas na verdade essa situação aqui ela tá analisando o acumulado porque como eu disse para vocês o limite do meio ele não é mensal ele é anual Então a gente tem que ir analisando ao longo do ano o seu acumulado Então se no mês de janeiro eu faturei R 6. 000 E no mês de fevereiro eu faturei 8.
000 o meu acumulado é r$ 1 14. 000 e o acumulado limite acumulado aqui normal é r500 então eu efetivamente ultrapassei porém ainda estou dentro dos 20% porque os 20% aqui o acumulado é 16. 200 tá então só para vocês verem que ele não que a planilha não considera eh o valor mensal e sim o acumulado se no mês de janeiro eu tivesse faturado por exemplo R 2.
000 agora quando chega em fevereiro meu acumulado é 10. 000 então tá bem dentro do limite aqui certo mas olha só o que que aconteceu quando eu faturo 6. 000 dentro dos 20% então ultrapassou mas ainda não é um sinal para você se preocupar tanto chegou lá em fevereiro a venda baixou um pouquinho faturei R 5000 tudo certo chegou lá em abril também faturei R 5000 beleza tudo certo dentro do limite chegou em maio eu tive um faturamento extraordinário aqui vamos supor que eu vendo roupas e Dia das Mães todo mundo quis comprar ali tava comprando pro Dia das Mães Dia dos Namorados eu fui lá e vendi R 12.
000 bom Que que aconteceu aqui agora você vê que eu passei bastante do limite mensal e do até 20% também o mensal só quando a gente considera o acumulado Eu ainda tô dentro dos 20% porque o limite acumulado aqui até os 20% é 40. 500 e eu faturei 36 aí se em Junho eu aumentei as minhas vendas ainda mais e fui lá e vendi R 15. 000 agora a planilha já deu pra gente aqui um alerta por quando você ultrapassa os 20% você tá em um caso ali onde você tem o desenquadramento retroativo que eu expliquei naquele vídeo você teria que pagar os impostos Desde janeiro é aquela situação de que você não é mei né não é considerado mei mais então teria que pagar os impostos de forma retroativa então ele já deu um alerta aqui mas ainda estamos em junho né Tem muita água para rolar ainda qual que é a minha perspectiva com a minha empresa é fatura mais é fatura menos ao longo dos meses né você pode ir fazendo umas simulações aqui né com o faturamento que você ainda não tem mas supondo que em julho eu voltei lá pro meu faturamento normal que eu tinha de 5 6.
000 fui lá e faturei R 6. 000 ainda estou em situação de alerta aqui pro mês de Julho mas quando a gente considera aqui o mês de agosto eu volto a estar dentro dos 20% por quê Porque aqui não tem nada faturado né então se chegou em agosto as minhas vendas foram péssimas Laí Eu vendi dois quem trabalha com comércio aí sabe que isso aqui efetivamente acontece né Eh em agosto minhas vendas foram péssimas faturei r000 então eu saio aqui da situação de alerta e volto a ficar dentro dos 20% Então vou ir colocando aqui ah faturei 4. 000 ultrapassei mas tô dentro dos 20% 5.
000 ultrapassei mas tô dentro dos 20% ainda 6. 000 em outubro tô dentro voltei a ficar dentro do limite nem ultrapassei se quando você tiver dentro do limite aqui no mês que você tá analisando você significa que você é um meio e vai continuar sendo meio naquele ano de 2023 e também no ano de 2024 né tô falando 2023 2024 Mas se você tiver vendo esse vídeo depois considera vou ser meio nesse ano e também vou poder ser meio no ano que vem tá quando você tiver dentro do limite aí eu vou pegar aqui dezembro e vou colocar deixa eu colocar um valor de 8. 000 Então sempre que você você vai olhar vai ser o último tá então quando Eu preencho aqui o meu faturamento de 8.
000 Qual é o meu acumulado do ano 82 se o limite normal do meio é 81 eu ultrapassei esse limite Só que ainda estou dentro dos 20% o que que vai acontecer nesse caso como eu até tinha explicado no vídeo se você ultrapassou você preserva a sua opção de meio aqui nesse ano que você tá analisando e você passa a ser desenquadrada a partir partir do ano que vem e então quando você tá dentro dos 20% você só vai pagar um valorzinho ali de imposto sobre o valor que ultrapassou o limite Então se o limite era 81 e eu faturei 82 eu vou pagar um valorzinho ali de Imposto de sobre R 1000 que não vai dar nenhum valor tão grande assim agora vamos mudar a situação aqui né gente vamos supor que eu não fui tão péssimo assim no mês de agosto vendi 5. 000 aí lá no mês de setembro eu vendi mais se aí lá no mês de outubro começou ali final do ano e black friday não sei o qu festa de fim de ano eu comecei a vender mais aí eu vende vendi 10. 000 10.
000 aí no mês de novembro black friday meu negócio bombou Eu vendi 15. 000 aí ele já deu a situação de alerta aqui de novo ó vou até deletar esse mês de dezembro aqui para verificar aqui com vocês no mês de novembro eu dei uma situação de alerta aqui por eu tô fora do limite normal e fora do limite até os 20% então eu eh tô numa situação aí que se eu continuar assim eu teria que pagar o imposto retroativo tá então que que acontece no mês de dezembro Ah se eu faturei pouco no mês de dezembro foi só 4. 000 beleza eu ultrapassei Mas no mês de dezembro eu ainda tô dentro dos 20% tanto que o meu total do ano aqui deu R 97.
000 tá então você ultrapassou mas tá dentro dos 20% você fica de boa aí nesse ano que você tá né vai pagar um valorzinho ali de excesso Mas você passa a sair do meio apenas no ano que vem então qual seria a minha recomendação aqui para vocês gente deu um alerta deu dois alertas você já tem que ir fazendo suas projeções aqui para verificar quanto do que você pretende faturar ou quanto que você acha que você vai faturar nos próximos meses por qu se você finaliza o ano aqui ó vou colocar um valor de 7. 000 colocar 7. 000 também 7.
000 aí vou colocar novembro 12. 000 dezembro 12. 000 se você finaliza o ano aqui nos últimos meses em situação de alerta você já tá num caso que você faturou acima do limite do Meio acima dos 20% e você vai ter que retroagir Desde janeiro então esse acompanhamento ao longo do ano ele é muito importante para você realizar tá se você tá dentro do limite certinho ou se às vezes você ultrapassou em um mês mas foi porque você fechou um serviço específico que ah faturei 20.
000 no mês de fevereiro aí caraca deu um alerta mas nos outros meses meu faturamento vai normalizar então Ó vou fazer essa simulação aqui vamos pouco você é um prestador de serviço tá fatura 6. 000 no mês aí no mês de fevereiro você faturou 20 Caraca situação de alerta mas como você vai eh permanecer ali durante o ano então vou colocar aqui ó vamos supor que durante o restante do ano você fature apenas 6.