o ubuntu falésia o jogo falamos de santos sociólogo e mestre em educação pela ufrj esse é o primeiro foi alterado no programa de hoje a gente vai falar um pouquinho sobre ensinando a transgredir a educação como prática da liberdade na altura bell looks sejam bem vindos [Música] ela nasceu com glória de 'morte 15.952 numa cidadezinha chamada votos viu em que tanto no sul dos estados unidos e anotou o nome de pelkey homenagem à sua avó bell blair looks foi uma forma de trazermos extra idade presente na experiência feminina e negra dela é filósofa professora universitária
escritora e doutora pela universidade da califórnia e autor de mais de 30 livros temas que aborda são classe raça gênero e educação um livro que a gente vai falar aqui hoje a bronca da professora critica muito contundente contra o sistema de opressão dominação como racismo o machismo e até o figurino branco mas isso é tema para outros vídeos falando com br a educação como prática da liberdade onde vai permear todo da bell looks ea gente vai perceber logo no início da obra o estudo com um ato contra hegemônico como uma forma de resistir às estratégias
de colonização de dominação branca e racista a gente vai ver também logo no início do livro diferença entre educador minar e educar para libertar durante a infância a socialização ea infância da ucs ela passou por um sul dos estados unidos segregado na qual existiam escolas para dizermos escolas problemas quando começa a escolaridade dela ela percebe a sala de aula é como um lugar para descoberta lugar de libertação os professores da sala de aula e chegadas conheciam gerações da família de looks haviam dado aulas para chegando pra mãe para as tias dela e chegaram a dar
aulas para ela isso fazem então com que a experiência na sala de aula minha luta social traz libertar os professores traziam importância do estudo como uma forma de melhorar a própria população negra no sul dos estados unidos e agregado enquanto no final da celebração em que as escolas passaram a bela vai perceber na sala de aula a um lugar que deixa de ser prazeroso a sala de aula ela passa seu demonstrar lugar de dominação de obediência os professores brancos não vai ter nas escolas segregados vão trazer umas lições que são estereotipados isso a gente são
racistas né como forma de reforçar o estereótipo e mantém a população negra no seu lugar nessa diferença entre a educação com prática de verdade a educação para a dominação vão ser muito é importante pra gente compreender a obra de belo campo quando ela entra na faculdade ela percebe a universidade em si como lugar de reforço aos estereótipos como lugar de reforço a autoridade ea necessidade da obediência da população negra é essa de sala de aula como um lugar do exercício é injusto da estratégia de dominação a maior com pessoas das universidades simplesmente ignoravam as tentativas
de aprendizagem da população negra e reforçavam determinados estereótipos campos de estudo por exemplo e isso vai ser marcado da marca muito a passagem dela é a universidade enquanto que na pós graduação ela vai constatar uma sala de aula inter diante da fala o local e não vai representar a história dela não vai permitir com que ela fala sobre as questões dell enquanto mulher negra então vai perceber uma necessidade muito grande de se tornar já a pós graduação uma pensadora independente uma das características se tornar uma pensadora independente que a gente vai perceber é por exemplo
quando ela adota o nome da avó ea escrita a ser a mel brooks com letras minúsculas ela tomou essa decisão por uma motivação política para darem mais em fazer o seu trabalho e que é o seu nome para valorizarem mais as suas ideias do que a sua personalidade uma das coisas mais interessantes a gente observar a educar para transmitir é a relação direta da ucs como pensador brasileiro paulo freire o diabo começa hoje em dia o paulo freire é quem vai à leitura de paulo freire é que vai potencializar busca no google books por uma
educação como prática da liberdade mas mais do que isso há os escritos do paulo freire bom propiciar a ucs uma compreensão muito maior na educação que ela tinha na infância nas escolas das empregadas quando o paulo freire fala da educação para a autonomia da educação procon uma praça da liberdade a bela vai olhar a trajetória dela e vai perceber nas escolas segregados com os professores livros essa potência que tem uma educação antirracista por exemplo é nessa obra também é bom que vai apresentar as possibilidades críticas que até mesmo uma sala de aula feminista é a
partir dos estudos feministas por exemplo cabelo que vai começar a criticar as estudantes estudos né e ela vai fazer uma crítica ao feminismo enquanto uma categoria de discurso feita e ouvida só por homens e mulheres brancas daí a importância de falar sobre a experiência disponível das da experiência ancestral feminina negra também isso é uma questão muito importante que a gente não pode perder de vista é enquanto o homem eu tenho um lado e fala pra falar essas coisas especificamente vou deixar que esse vídeo seja abordado por mulheres negras de preferência em tão longo da trajetória
da ufam a gente começou a falar do primeiro escolhe nas dela depois da universidade na população então chega o momento em que o meo vai começar a dar aulas na graduação ela apresenta pra gente desafio de uma sala de aula que é tradicional né e o primeiro desafio que salta aos olhos da blitz é a questão do entusiasmo dos estudantes dela é a promoção de aula e percebe uma dificuldade muito grande você chegar lá com um entusiasmo para abordar questões a fundamentalmente diferente da educação profissional só que a pensa muito grande por parte dos alunos
dela que essa resistência não querer bater não querer ver as coisas de uma forma diferente por exemplo então ela vai falar que o estímulo ao entusiasmo em uma sala de aula tradicional já é por si só um ato de transgressão então segundo a box quais são as estratégias pedagógicas que uma sala de aula transgressora pode ter é e aí a gente vai encarar alguns pontos né a primeira é valorizar e conhecer cada um - estudante isso é muito importante para criar uma sala de aula que seja segura e aí a segunda questão é justamente essa
o protagonismo ele tudo passar pela vida do estudante qualquer lembrança de paulo freire não é uma mera coincidência né a história de vida às relações dos estudantes o que eles querem tudo isso passa a ser muito importante para a gente criar uma sala de aula em que o estudante seja seguro e muito mais do que isso seja é estimulado a falar né e aí ela vai trazer essa importância que a gente pensar há o entusiasmo dentro de sala de aula como algo muito mais positivo do que o individual não é só o esforço do professor
que vai depender do entusiasmo em sala de aula mas esse é um esforço coletivo também as práticas de cada um dos alvos na sede uma integração entre as perspectivas anti-colonialista as feministas e críticas nem isso vai trazer uma mistura de múltiplas perspectivas que vão ajudar alguns a pensar por exemplo a questão de que os estudantes alguns estudantes sempre de ter medo de transgredir algumas fronteiras então se a gente criar um espaço seja seguro dentro em saúde ao essa transição vai se tornar natural ea gente vai criar um ambiente que seja muito mais entusiasmada e é
esse entusiasmo que vai criar a um estudo que seja muito mais potente um estudo que seja assim siston abel rux eu e qualquer professor que se quer de racista compreende bem a dor que é abandonada em várias formas de pensamento é uma coisa que é muito claro pra ela e ela vai abordar muita com tendência é pensar que é esse a gente quer criar uma sala de aula que seja plural a gente precisa estimular de compreender essa dor de abandonar velhas formas de pensamento porque a gente quer um ambiente que seja um ambiente de transgressão
mas é um ambiente de transgressão também vai provocar uma reação na outra forma de ver o mundo isso dói muito porque incomoda muitas vezes e esse incômodo é o que a gente tem que pegar o as a e transformar numa sala de aula seja plural então a sala de aula ainda com todos os problemas né na educação tradicional ela continua sendo um lugar pelo qual a gente vai conseguir criar esses espaços contar as nossas histórias e de fala transgredi a tudo isso a uma forma de ver a educação como uma prática de liberdade o after
ato ele é um programa que vai surgir com a idéia de levar o pensamento crítico através de tal da leitura de pensadores livros então se tiver uma idéia de algum vereador negro um livro que eu possa abordar é só vocês colocarem aqui nos comentários que a gente vai tentar responder todo mundo itália é sempre uma nova perspectiva para a gente descolonizar não se esqueça de curtir e compartilhar e ativar o seguindo as notificações [Música]