para vocês para o próximo dia 21 agora sexta-feira às 11 da manhã uma super entrevista juntamente com o pastor César Cavalcante no programa conversa entre amigos então aguardo todos vocês um grande abraço e Deus abençoe Musical FM mais unidade Cristã Você sabia que a musical está no Tik Tok segue a gente lá @fm Rádio Musical e tem acesso a um conteúdo para lá de interessante @fm Rádio Musical no Tik Tok se você tá acompanhando a programação agora não é por acaso você não pode perder essa Promoção especial do magnésio quelado ligue agora e peça magnésio
quelato 0800 591 1137 Rádio Musical FM [Música] 3 2 1 agora a música FM abre um espaço para debater os assuntos que fazem parte do nosso dia a dia sempre com convidados especiais para ajudar a esclarecer iluminar a sua opinião é a nossa missão direto dos estúdios da Musical FM na Avenida Paulista debates com o pastor César Cavalcante [Música] [Aplausos] [Música] a morte eterna é A Aniquilação dos ímpios ou o Sofrimento Eterno dos ímpios Aniquilação O Sofrimento Eterno eu sou o pastor César Cavalcante seja bem-vindo seja bem-vinda Está no Ar mais uma edição do programa
de debates da Rádio Musical FM nós vamos juntos até o final dessa programação e que Deus nos ajude temos um bom programa que o Espírito Santo trabalha na minha na sua nas nossas vidas e que juntos Exaltamos e glorificamos o nome do senhor porque ele é bom porque a sua misericórdia dura para sempre na técnica do programa tá aqui o Rafael Kaiser e você pode participar com a gente ao vivo pelo zero operadora 11 9 8 4 8 4 9 9 8 8 0 11 aqui em São Paulo 9 8 4 8 4 9 9
8 8 e o tema do debate é altamente teológico a teologia da eternidade do sofrimento ou não algumas alguns posicionamentos algumas seitas do cristãos defendem uma aniquilacionismo mas esse aniquilacionismo também é defendido por alguns expoentes da teologia tradicional e eu gostaria de tratar esse assunto hoje por isso esse é um debate especial debate especial tem um formato diferente com o tempo contagem de tempo na tela então eu vou inicialmente que apresentar tá aqui com a gente hoje para debater esse tema o Pastor Ezequiel Gomes da igreja adventista do sétimo dia tem bacharelado e mestrado em
Teologia e também é conferência escritor recentemente recebi um livro novo dele aí uma produção tem produzido bastante tem um canal bastante com bastante seguidores e relevância no YouTube sempre participa aqui com a gente defendendo geralmente a teologia Adventista bem-vindo Pastor Ezequiel Gomes bom te receber aqui novamente Muito obrigado César para mim é uma honra muito aguardado aqui o debate com o Carlos Augusto vai lá tio que muito me honra estar na mesa aqui com dois gigantes da fé a despeito das discordâncias e voltar que a Rádio Musical é sempre uma honra um privilégio um prazer
glória a Deus com a gente aqui também eu estou recebendo o Dr Carlos Augusto vai lá te tem doutorado em estudos judaicos em concentração em estudos da Bíblia Hebraica pela Faculdade filosofia letra e ciências departamento de letras orientais da Universidade de São Paulo USP tem mestrado em Teologia especialização em Teologia bíblica pelo servo de Cristo tem graduação em Teologia pelo Betel tem e também pela Escola Superior de Teologia atualmente professor em alguns seminários o teológico evangélico do Betel brasileiro teológico servo de Cristo e também na faculdade evangélica de São Paulo a faesp integra o comitê
da Bíblia para a revisão da Bíblia NVI tá acontecendo aí uma revisão desse depois de 20 anos e para o português e a partir das línguas bíblicas originais é biblista teólogo autor o autor de vários livros e amigo há alguns anos aqui de vez em quando consegue estar com a gente aqui e hoje participando desse debate especial pastor vai lá bem-vindo ao nosso programa mais uma vez meu irmão Muito obrigado César é um prazer revê-lo que Deus abençoe a sua vida a sua família que os trabalhos da Rádio Musical FM e também é um prazer
rever o querido amigo Pastor Ezequiel Gomes Deus abençoe a vida dele também e abençoe a todos os queridos ouvintes e telespectadores desse programa Espero que tenhamos um bom que agregue é importante conteúdo informacional e sobretudo venha nos edificar na nossa fé Muito obrigado bom conforme a nosso sorteio que nunca aconteceu vou começar aqui eu nunca pensei muito então vamos lá Ezequiel comecei apresentando você vamos lá quatro é quatro minutos Rafa primeiro então 4 minutos para sua exposição e você vai defender a aniquilacionismo né a crença na doutrina do aniquilacionismo Ou seja quando a pessoa é
condenada lá no juízo final Ela vai para o lago de fogo acabou e aí acabou ela deixa de existir é a inexistência né então e enquanto que o doutor vai lá que vai defender que não o sofrimento é eterno a pena é eterna e tudo mais então quatro minutos para cada um começando o tempo aqui com o pastor com o Ezequiel Gomes Bora lá nas considerações a respeito do destino eterno dos ímpios algumas coisas devem ser consideradas de forma conectada Vamos colocar assim essa é uma discussão que tem que ver com a relação entre o
pecado e a morte porque lá na palavra de Deus se ensina que Adão e Eva receberam uma ordem de Deus que eles não poderiam desobedecer E caso viessem a desobedecer eles enfrentariam que a bíblia chama de morte sem muita explicação naquele momento Inicial Adão e Eva pecam e agora dão e Eva vão sofrer a morte vão morrer aí 900 e poucos anos depois da queda e vão distribuir aos demais seres humanos essa natureza tanto pecaminosa quanto mortal em função disso nunca houve nem jamais existirá um pecador Imortal isso é absolutamente Impossível de existir de outra
forma o salário do pecado não seria Como diz Romanos 6 verso 23 E aí a grande discussão A respeito do destino eterno dos ímpios é se de alguma forma existe um elemento imortal nos ímpios para poder sofrer eternamente sem esse elemento a condenação Eterna no sentido de um Sofrimento Eterno ela perde o sentido porque porque você precisa ter a vida eterna para sofrer eternamente você não tem como não ter a vida eterna e sofrer eternamente seja na forma de um corpo indestrutível ou na forma de uma alma o ímpio precisa ter a vida eterna para
poder sofrer eternamente como nós não cremos nisso nós entendemos que a Bíblia nos dá base absolutamente suficiente para dizer que os ímpios serão destruídos não que serão mantidos eternamente numa condição de Sofrimento inclusive poderíamos evocar muitos textos bíblicos para assim por exemplo o Salmo 37 verso 20 os ímpios perecerão os inimigos do Senhor serão como fiz o vício das passagens serão aniquilados e se desfaram em fumaça Ou seja a linguagem da Aniquilação Ela não é uma imaginação que eu quero que seja uma implicação lógica porque eu não quero lidar com o fato do Sofrimento Eterno
não é isso a linguagem da Aniquilação ela é explícita no texto bíblico inclusive em textos considerados até mesmo mais difíceis de interpretação simbólicos como por exemplo Apocalipse 20 onde se diz lá né e caiu o fogo do céu e os consumiu diz o texto bíblico texto bíblico não diz algo do tipo e caiu o fogo do céu e eles foram colocados ali para sofrerem eternamente sim Existem algumas imagens que consideramos simbólicas ou poéticas que às vezes Dão sim uma certa impressão de um Sofrimento Eterno tanto no livro do apocalipse em algumas parábolas em alguns textos
do Antigo Testamento E aí a discussão provavelmente seja entre quais textos nós vamos tomar mais literalmente e quais textos nós vamos ler de uma forma um pouco mais simbólica enfatizando seus aspectos poéticos vamos dizer assim outra coisa Jesus em Mateus 10:28 disse que é para as pessoas temerem a Deus que pode destruir o corpo e a alma no inferno tá naturalmente existe ali uma discussão a respeito da tradução do termo polyme de que pode ser que o termo não seja exatamente destruir mas seja condenar ou tempo fazer perecer mas mesmo assim a própria o próprio
conceito de perecimento na Bíblia ele também implica A Aniquilação por exemplo Isaías Capítulo 41 versus 11 a 12 que que a palavra de Deus diz lá palavra de Deus diz assim Eis que envergonhados E confundidos serão todos os que estão indignados contra ti serão reduzidos a nada os que contem contigo perecerão Olha que interessante a ideia do perecer aqui é ser reduzido a nada então imagine tema Deus que pode reduzir a nada seu corpo a sua alma no inferno então em função disso cremos que A Aniquilação é o melhor entendimento do destino eterno bom antes
de qualquer coisa eu gostaria de dizer que o nosso debate ele irá gravitar em torno de duas questões principais a saber a natureza do homem e a natureza do inferno em termos antropológicos eu entendo que o homem seja constituído nesse caso aqui não seja melhor dizendo constituído de partes duas ou três Mas compreendo que a Bíblia ensina claramente que o homem seja uma unidade psicossomática Portanto o corpo e a alma ou corpo e espírito eles constituem uma unidade unidade esta que é interrompida apenas por ocasião da Morte aliás é interessante vermos que Gênesis 35:18 ele
confirma essa verdade ao dizer sobre Raquel que saiu a alma dela porque ela morreu então esses dois aspectos estão ali é importantes ora uma vez que o Novo Testamento ele vez por outra ele fala sobre alguma coisa dos seres humanos ou nos seres humanos Isto é sua alma ou seu espírito como existente durante o tempo entra a morte física e a ressurreição que é o que nós chamamos comumente em Teologia de estado é intermediário então nós podemos também fazer o uso desse tipo de linguagem desde que nos recordamos que este estado de existência desencomporada ou
desencarnada vamos assim dizer ele é incompleto provisório e temporário bem quanto a questão do aniquilacionismo Me permita trazer algumas informações argumentando por meio de algumas razões que me levam a não ser aniquelacionista de forma bem geral primeira delas a primeira razão pela qual eu não sou aniquilacionista é a razão bíblica existem vários textos bíblicos que ao descreverem a condição dos ímpios após a sua morte os retratam não como indivíduos aniquilados mas como pessoas que estão experimentando vergonha e ou sofrimento eternos por exemplo Daniel 122 Mateus 18:8 Mateus 25 Versículos 41 e 46 Marcos 9:43 a
48 Lucas 16 Versículos 22 ciências é um versículo 5 a 10 segundo a Pedro 2:9 Judas versículo 7 e 13 Apocalipse 14 Versículo 9 a 11 Apocalipse 20 10 a 15 entre outros Além disso eu tenho uma outra razão importante que eu gostaria que de evocá-la porque entendo que seja importante para o nosso debate e a segunda razão eu não sou aniquilacionista e a razão imagética imagético significa aquilo que se expressa ou se exprime por meio de imagens pois bem a Bíblia quando ela se refere ao inferno frequentemente ela o retrata com imagens vividas relacionadas
a noções de continuidade e não de Aniquilação Se temos apenas três dessas imagens bíblicas como exemplo primeiro imagem nós temos ali o fogo que nunca se apaga Marcos 9 Versículos 43 44 45 46 48 segundo a imagem a fumaça do seu tormento sobe para todo sempre Apocalipse 14:11 e terceira imagem o seu bicho nunca morre Marcos 9:446 e 48 a terceira razão pela qual eu não sou a única razão identitária antropológica Em que sentido um ser humano que morre e que aniquilado isso é que deixa de existir em que sentido este indivíduo é a mesma
pessoa que ressur na ressurreição a perspectiva niquilacionista a meu ver é incapaz de provar a continuidade da personalidade entre a pessoa que morreu e aquela que será ressuscitada aliás se o ano que lacionismo estiver certo então não haverá ressurreição mas Haverá Isto sim recreação então o termo deveria ser mudado a quarta razão pela qual eu não sou aniquilacionista que tem Total relação com a razão anterior é a razão cristológica é se o aniquilacionismo ele for verdadeiro então nós temos um de dois possíveis problemas cristológicos insolúveis e intransponíveis a meu ver ou Deus homem Jesus deixou
de existir e nesse caso houve um colapso na Trindade entre a sexta-feira da Paixão e o domingo da Ressurreição ou seja durante esse tempo a Trindade foi reduzida a uma benignidade só existiram o pai e o Espírito Santo visto que o filho foi aniquilado ou a natureza é humana de Jesus deixou de existir e nesse segundo caso então Jesus não ressuscitou Mas ele foi Digamos que recriado por Deus ao terceiro dia Isto é houve uma segunda Encarnação de Jesus algo que a Bíblia não ensina então a Bíblia não fala sobre duas encarnações de Jesus mas
fala sobre uma única ressurreição de Jesus e como meu tempo aqui já se esgotou talvez a medida disso eu posso depois é trabalhar outros pontos Ok vamos lá Ezequiel eu vou segurar o tempo agora dentro do limite vamos lá vamos embora show de bola é muito bom fazer um debate desse Rafa por favor é muito bom fazer um debate desse nível ainda que é muito difícil responder a tantas questões em pouco tempo Ah mas a gente vai aqui tentar a ideia de que se deve rejeitar o nicklacionismo por uma razão bíblica ela conforme Eu já
demonstrei na Minha introdução ela não é suficiente uma vez que é da própria Bíblia que se tira os conceitos de Aniquilação por exemplo uma das imagens do inferno na Bíblia é Malaquias capítulo 4 onde a palavra de Deus diz muito claramente Eis que vem o dia que arde como Fornalha todos os soberbos os que cometem perversidades serão como palha o dia que vem os queimará de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo aqui ninguém tá imaginando nada contrário a Bíblia inclusive estamos tirando da Bíblia a própria noção não se restará depois do fogo
queimar nem a raiz do pecado na nossa visão Satanás nem os seus ramos sejam os demônios sejam as pessoas uma vez que o salário do pecado é a morte então qualquer ser que peca e que fica identificado como pela eternidade precisa ser condenado e morto a ideia da das imagens vividas do inferno na Bíblia sim de fato eu concordo essas imagens existem o fogo nunca acaba o a fumaça sobe pelos séculos dos séculos o bicho nunca morre todavia Por exemplo essa noção de que o bicho nunca morre ela é tirada do livro da Consolação no
livro de Isaías isso não me engano acho que é no capítulo no verso Capítulo 65 66 onde se trata essa imagem Jesus tira essa imagem do livro de Isaías Mas como eu li Isaías 41 o perecimento dos ímpios é ser reduzido a nada então você tem duas imagens aqui você tem Isaías claramente dizendo que os ímpios serão reduzidos a nada e você tem a imagem de que o bicho nunca morre Qual imagem será tomada literalmente qual será a interpretada simbolicamente ou metaforicamente porque essa é a discussão porque é o mesmo Isaías que dá base para
as duas coisas Jesus ensinou que o bicho nunca morre mas também Jesus que Deus pode destruir a alma no inferno por que que você vai dar mais peso para uma questão do que para outra ou aliás vai dar um peso literal para uma questão e não para outra a razão é identitária não eu preciso ser eu então eu não posso morrer para poder ressuscitar sendo eu não não existe nada na Bíblia que impede a noção de que eu morra deixe de existir e Deus me retorne a vida ou como que isso funciona obviamente é um
mistério e a questão cristológica ela é absolutamente profunda e interessante seja como for mesmo que se possa dizer que Cristo não morreu como Deus Cristo morreu como homens aí é 53 dias ele derramará a sua alma na morte é a linguagem inversa do tipo ele tem uma alma que não vai morrer porque aí o problema é nós teríamos um evangelho onde Jesus não morreu Ok bom agora eu vou tentar analisar algumas das falas do Pastor Ezequiel no primeiro contexto talvez pegar uma outra agora desta segunda fala primeiramente ele diz que é impossível haver um pecador
nesse caso aqui que seja imortal não é o que a Bíblia ensina a Bíblia diz que os ímpios os injustos ele sofrerão a pena eterna né e os adjetivos e qualificações usados nesse aspecto é possuem características eternas Então esse primeiro ponto não se processa não se verifica na realidade bíblica depois ele diz que o ímpio precisa ter a vida eterna para sofrer eternamente é claro que não ele precisa ter algo nele que seja Imortal para que ele tenha esta vida de Sofrimento eterna Lembrando que vida eterna no sentido salvífico não é a mesma coisa do
que o Sofrimento Eterno são duas coisas distintas em terceiro lugar o Pastor Ezequiel citou o Salmo 37:20 é falando sobre o perecimento dos ímpios e tudo ora o texto e o seu contexto do Salmo 37:20 ele não se refere a questões escatológicas mas as questões terrenas é o juízo de Deus quantas pessoas neste mundo e não a mesma a meu ver o mesmo engano Ele comete ao citar Malaquias 41 agora nesse segundo momento porque quando ele diz não restaurar a raiz e Ramos Aliás o Pastor Ezequiel com todo respeito ele traz uma interpretação estranha a
raiz refere-se a Satanás e os Ramos Possivelmente aos demônios quer dizer não tem nada disso diz respeito à raiz e os Ramos referindo-se aos indivíduos metaforicamente aos ímpios como árvores quer dizer uma metáfora que a bíblia emprega não tem nada a ver com contexto escatológico e nenhuma em nenhum momento o texto de Malaquias 41 cita um inferno ou a realidade eterna vindoura então não tem nenhum sentido indo agora pra Mateus 10:28 porque eu imaginei que ele aceitar o texto diz e não tem mais uns que matam um corpo e não podem matar a alma e
antes aquele que pode essa expressão aquele que pode em grego Tom dinam fazer parecer no inferno guerreira a alma e o corpo Bom primeiramente o argumento linguístico aqui a expressão aquele que pode é a tradução do grego pode não que vendo o verbo grego dinamar que significa de acordo com o BD o léxico de grego possuir a capacidade né poder ser capaz ora o fato de Deus poder fazer a alma e o corpo perecer no inferno e ele pode fazê-lo ninguém duvida disso é imortaliças não duvidam disso não significa que ele irá fazê-lo portanto não
se deve confundir potência com necessidade que é o que o Ezequiel está fazendo aqui ele confunde a potência Deus Pode com a necessidade ele irá fazer segundo argumento argumento contextual no contexto da passagem é Jesus está contrastando o poder limitado dos homens com o poder ilimitado de Deus um terceiro argumento estou indo aqui rápido por questão do tempo o argumento da intertextualidade no contexto todo dia Mateus nós vamos encontrar a ideia a referência a alguém ou seja o inferno e nesses contextos todos né das 12 ocorrências do termo guerreira no novo testamento é Jesus vai
usar um quarto disso para se referir a um contexto eterno Ok vamos lá continuando aqui mais três minutos agora para o Ezequiel Gomes Bora a gente pode se concentrar um pouco mais em Mateus 10:28 depois eu acho que os seus argumentos são muito legais mas por exemplo quando você fala que não a Bíblia fala que isso aqui é eterno sim a Bíblia fala que o sábado é eterno na mentalidade da maioria dos Evangélicos ele passou outra coisa Judas Capítulo 7 fala do fogo Eterno em Sodoma como que diz lá Sodoma e Gomorra a cidade circunvenzinhas
vendo se entregado por instituição como aqueles seguindo após a outra carne como postas para o exemplo do fogo eterno sofrendo punição você pode pegar hoje um satélite e mapear toda a face da terra por completo você não vai encontrar nenhum lugar queimando a de infinito durante toda a história e etc Sodoma e Gomorra foram queimadas caiu o fogo do céu como diz o relato bíblico de Gênesis e deixaram de existir nunca mais Sodoma e Gomorra vai existir Esse é o exemplo do fogo eterno mesmo que os ímpios em Sodoma venham ressuscitar na segunda ressurreição e
sofrerem A Aniquilação final após isso Sodoma e Gomorra nunca mais vão existir esse é o exemplo bíblico do fogo eterno outra coisa no que tange às argumentações a respeito de Mateus 10:28 Eu Não confundo potência com necessidade o fato é se o homem não pode ser temido porque ele não pode matar a alma Deus também não poderia ser temido se pode matar mas não vai matar Porque no final das contas A grande questão é o seguinte Deus pode fazer uma coisa que o homem não pode fazer nesse texto Inclusive eu entendo alma como a vida
futura o que pode matar o seu corpo mata sua vida presente mas ele não pode impedir a sua ressurreição Você morre na fé em Cristo você vai ressuscitar e viver para sempre lembra que Jesus falou é na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma então A ideia é que alguma coisa futura que você vai ganhar na perseverança na ressurreição dos Mortos vai viver para sempre então o homem dá um tiro em você aqui porque está pegando o evangelho porque você etc você morre você perde a sua vida mas você recupera ela na ressurreição se deus
condena você você não tem a quem recorrer não tem uma ressurreição após a segunda morte Então nesse aspecto o texto de Mateus ele sim dá a base para a noção de que Deus vai destruir a alma e o corpo no inferno que inclusive é a melhor percepção do termo apólime a primeira vez que a poli se acontecem junto no evangelho de Mateus é quando se quer matar Jesus por parte de Herodes E aí diz lá o texto aí procurava tirar a vida do menino procurava matar a alma do menino seria uma outra forma de colocar
a questão desta maneira apólime esse rejuntas significa morte de alma porque quem Mateus 10:28 seria diferente por isso Deus pode matar a alma no inferno quem for quem for para o inferno vai ser morto em termos de corpo e não vai ser aniquilado aliás e não vai sofrer eternamente lá como uma alma Imortal tá vamos lá eu vou passar aqui para o Dr vai lá que a gente vai fechar esse bloco comecei com Pastor Ezequiel termina aqui com o Dr vailate mas só uma pergunta antes dos 3 minutos dele é como é que se fala
é Apolo mesmo a pronúncia correta Tá certo vamos lá Dr vai lá os três minutos pra gente fechar esse bloco perfeito só para ler aqui para os queridos ouvintes e telespectadores aqui da Rádio Musical o texto diz eu sigo aqui é NVI de modo semelhante a estes ou seja os falsos Mestres né os ímpios do contexto de Judas ah de modo semelhante a esse Sodoma e Gomorra e a cidades em redor se entregaram a imoralidade e a relações sexuais antinaturais estando sob o castigo essa expressão sobre o castigo sai é que é um verbo que
ocorre no particípio presente ativo derivado de ripérro sofrer punição então estando sobre o castigo do fogo eterno elas servem de exemplo um estudioso um biblista do novo testamento britânico chamado Richard balcã Ele vai dizer o seguinte que Judas sete destoando evidentemente daquilo que o Pastor Ezequiel diz Judas sete significa que o local ainda em Chamas das cidades obviamente no contexto vetera o testamentário e não no contexto contemporâneo concordo com ele é uma imagem de advertência das chamas eternas do inferno então Judas Ele simplesmente usa Digamos que um exemplo é terreno para se referir aí nesse
contexto a uma situação que é eterna Então essa é a ideia que nós ali encontramos só que existem outros textos importantes obviamente nós não temos tempo de citar todos eles eu quero citar outro importante Daniel 12 2 e muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna o hebraico traz aquele expressão desprezo eterno hebraico traz larrar a fonte ora aqui o substantivo hebraico de Daniel 122 ele funciona como adjetivo e significa longo tempo duração e Eternidade geralmente a nikilacionistas eles ensinam que a punição dos ímpios é eterna em termos de
consequência não em termos de duração ou seja o efeito e não a experiência do julgamento dos ímpios é que é interminável e reversível só que aí é como poderiam os ímpios experimentar a vergonha e desprezo se eles tivessem sido aniquilados a demais é porque o autor do livro de Daniel ele por exemplo contrasta vergonha e o desprezo Eternos do justos com a vida eterna dos injustos no caso né com a vida eterna dos justos A não ser que a vergonha e o desprezo eles fossem seja uma experiência contínua como a vida então esse é um
ponto também igualmente importante Além disso nós temos outras questões que na medida do possível mencionaria porque aqui por causa do tempo eu não ter condições mas os linguistas distinguem só para citar brevemente entre expressões técnicas nos estudos por exemplo bíblicos também o gramaticais Em geral isto é expressões que tem culminâncias naturais e as pressões atléticas que não precisam é esperar por um objetivo para sua realização no tempo hábil Tentarei explicar mais sobre isso Bom vamos lá a gente vai fazer um intervalo aqui na metade do nosso horário e na volta a gente continua com esse
tema mas aí sem exatamente o relógio a gente vai trabalhando aqui o tempo entre nós fica com a gente compartilha e se você tá acompanhando pela internet ou peça para as pessoas ligarem aí o rádio na Rádio Musical FM um abraço pra quem tá acompanhando a gente do trânsito de São Paulo dos ônibus camiões nas lotações o motociclista que tá com fone de ouvido dentro do capacete um abraço a todos vocês a gente vai para o intervalo rapidinho é coisa rápida mesmo e a gente volta já vai quer ter acesso ao melhor conteúdo acesse youtube.com/musical
FM 1057 inscreva-se e acione o Sininho para não perder nenhum conteúdo do nosso canal Musical FM você pode ouvir a Musical FM onde e quando quiser entre agora na loja de aplicativos do seu celular e baixe o nosso tem sempre novidades e o melhor conteúdo da sua Musical FM para você ouvir em qualquer lugar do Brasil e do mundo a qualquer hora disponível para Android e iosidade do planeta eu queria convidar todos vocês para o próximo dia 21 agora sexta-feira às 11 da manhã uma super entrevista juntamente com pastor César Cavalcante no programa conversa entre
amigos forte abraço e Deus abençoe Musical FM mais unidade Cristã você está ouvindo debates aqui na Musical FM ouça também pelo nosso site www.fmusical.com.br [Música] para fazer um convite a você que acompanha o programa de debates há alguns anos alguns meses algumas semanas alguns dias alguns minutos a Faculdade Teológica Betesda tem durante muitos anos advogado seus seus projetos aqui através da Rádio Musical e aqui eu quero mostrar para vocês o material do curso fundamental do curso fundamental do nível intermediário do nível avançado Obrigado [Música] todas as matérias impressas no único volume e eu tô mostrando
o material aqui para você conhecer mas tem aí não tem Rafa Coloca aí uma foto de verdade profissional um vídeo alguma coisa aí só para você ver o material que vai chegar na sua casa então você tem aqui é ao todo 56 disciplinas cada uma delas com pacote de videoaulas é correspondente você tem tutoria que vai começar o mês que vem ao vivo com seu professor você tem vídeo-aulas além das videoaulas você tem plantão tira dúvidas você conversa com seu professor de verdade você liga fala conversa tô na página 780 não tô entendendo aqui e
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é a formação plena em Teologia são 56 disciplinas que você elimine em quatro anos até quatro anos tem gente que termina mais rápido porque o curso é todo liberado já que é um curso livre você faz dentro do seu tempo mas até 8 semestres dos oito semestres vamos arredondar dos quatro anos de Formação você paga somente o primeiro pastor no segundo ano quanto eu pago nada e o terceiro quanto eu pago nada e o quarto ano quanto eu pago nada tá e o TCC quando eu pago nada tá aí os estágios quanto eu pago nada
e o plantão tira dúvida nada e a secretaria trabalhando por mim nada e a correção de prova nada então tudo isso você paga só 12 mensalidades eu acho que é ftb ainda é a única que faz isso então se você quer estudar até quatro anos para sua formação plena pagando só 12 mensalidades só 12 mensalidades nada mais tá mas se eu terminar mais rápido você terminar em dois anos tá você paga um e não paga o segundo você paga só duas mensalidades tá só conheço a fpb que você pode pagar não quanto você estuda mas
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certo no segundo terceiro ano no quarto não paga mais nada você paga 12 mensalidades apenas essas duas mensalidades são no cartão então se o seu cartão tem que ver o olhar a questão do limite Liga lá pede para aumentar se for o caso ver se tem um limite aí de 12 vezes 199 Tá certo se não for eu já ver com qual cartão você vai usar e já chama direto no WhatsApp o WhatsApp é 9907-6844 90076844 coloca teu nome tracinho teologia completa nome mais teologia completa e aguarda nosso chamado 9907-6844 tá fora de São Paulo
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Musical FM você está ouvindo debate aqui na Musical FM nem pelo nosso site www.fmusical.com.br [Música] estamos de volta com o nosso programa de debates hoje recebendo aqui dois grandes debatedores né um da Igreja Adventista do Sétimo Dia outro que vai estar defendendo aqui a ideia do Sofrimento Eterno né da eternidade sofrimento dos ímpios enquanto que o adventista o Ezequiel Gomes vai defender o aniquilacionismo né e agora nesse bloco A gente vai ter um formato mais mais aberto não vou cronometrar o tempo volto aqui com o Ezequiel bom eu quero comentar brevemente Judas sete Daniel 12
e aí Abriu espaço para o vailate ainda que existam linguistas ou teólogos que tentam pegar a imagem de Sodoma queimando literalmente para dizer então existe um fogo espiritual no inferno que vai queimar etc o fato é que o texto que o que aconteceu em sodomego Morro é o exemplo do fogo eterno o que que é o exemplo literal do fogo em seu domingo morra é o fogo que vai e consome Esse é o exemplo do que aconteceu em Sodoma para o fogo ser eterno em termos assim de nunca findar para todo sempre de fato sou
dono tinha que estar queimando até hoje para imagem ser Idêntica porque vamos dizer da seguinte forma Ok existe um fogo espiritual que corresponde ao fogo literal então assim como fogo literal consome o seu objeto ele nunca mais vem a existir vamos dizer que o fogo espiritual consome seu objeto até ele nunca mais existir acabou ponto então não é um problema inclusive isso evoca a questão lá de Malaquias 4 que Eu discordo da tua leitura vai late naturalmente respeitadamente o texto faz-se em referência ao inferno Eis que vem o dia que arde como fogo que dia
é esse é o inferno e os ímpios que cometem perversidade Raiz e Ramos serão destruídos na nossa visão o mal vem de satanás por isso a gente coloca como raiz E aí os Ramos todos os demônios e todos os seres humanos não arrependidos em Daniel 12 no verso 2 fala lá que alguns ressuscitarão para vergonha e horror eterno primeiro que se a condenação no estado intermediário Já fosse análogo ao inferno essa vergonha e horror eterno já começariam no estado intermediário eles nem precisariam ressuscitar um outro ponto é que eles ressuscitam na segunda ressurreição e explicada
lá em Apocalipse Capítulo 20 Só que lá no verso 10 as pessoas que passam pela segunda ressurreição elas são descritas como sendo consumidas marcharam pela superfície da terra se tiraram o acampamento dos Santos desceu ao fogo do céu e os consumiu as únicas entidades que são descritas como sendo atormentadas pelos séculos dos séculos em Apocalipse 20 no verso 10 é o diabo a besta e o falso profeta os ímpios retos na segunda Ressurreição no verso 9 são descritos como sendo consumidos Ou seja aquele ressuscita em Daniel 2 verso 12 pro horror eterno para vergonha eterna
é descrito em Apocalipse como sendo consumido não como sendo torturado eternamente mas por favor quero ouvir as suas considerações Ok bom eu tinha no último bloco falado sobre as questões telicas e a técnicas que tem a ver com Daniel 12 e só para eu complementar isso e fechar esse ponto gostaria de dar continuidade a isso né então os linguistas eles distinguem entre as pressões térmicas Isto é que tem culminâncias naturais que apontam para um objetivo para uma finalidade e as pressões atlééricas esse a privativo quer dizer não Ou seja que não precisam esperar por um
objetivo para sua realização Ora nós temos uma situação interessante um estudioso de linguística chamado Bernard comure ele diz que nas expressões referentes as situações técnicas Isto é que apontam para um propósito é importante que haja tanto um processo que conduz ao ponto terminal quanto o ponto terminal e via de regra Eles apenas olham para o ponto terminal e se esquecem do processo ou da duração pois bem tendo essas informações em mente em Daniel 12 Versículo 2 a expressão uns para a vida eterna e outros para a vergonha desprezo eternos é técnica ou seja ela aponta
para um determinado é fim e portanto ela aponta tanto para o processo para o processo Isto é para duração da vida de um lado e também aponta para duração da vergonha e desprezo Do outro quando aponta é quanto a ponta também para sua consequência Isto é para sua irreversibilidade tanto da vida de um lado quanto da vergonha e do desprezo Do outro Ora se a vida é eterna é uma vida sem fim é uma vida interminável logo o desprezo E a vergonha também devem ser de forma proporcional e correspondente eternos enfim da vez em terminarveis
senão você vai tratar a ideia de um jeito e com um critério na primeira parte de Daniel 12 2 e com outro critério absol arbitrário e injustificável na segunda parte das mesmas palavras as mesmas palavras o mesmo contexto e as mesmas situações então isso não se processa Só se você desconfigurar o sentido do texto para fazer com que ele a diga aquilo que você é por exemplo entende que ele devo dizer o Pastor Ezequiel ele mencionou quem Apocalipse 20 São apenas ali o diabo é a besta por exemplo eu faço o profeta que estão sofrendo
eternamente não é isso que o texto diz Apocalipse não Capítulo 20 e ali nos seus Versículos 10 a 15 vai trabalhar exatamente o contrário do que ele está mencionando nós teremos outro tipo de perspectiva bem diferente desta que ele diz eu não sei se eu terei tempo agora né para ler ou de repente eu passo para ele depois posso depois eu passo aí você se estende um pouco mais tá então vamos lá deixa eu só pegar aqui Apocalipse 20 Versículos 10 a 15 e o diabo que os enganava foi lançado no Lago de fogo e
enxofre onde está a be do nosso profeta olha olha só o que acontece nesse Lago de fogo enxofre e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre correto Versículo 11 e vi um grande trono branco e o que estava sentado sobre ele de cuja presença fugiu a terra e o céu e não se achou lugar para eles Versículo 12 viu os mortos grandes e pequenos que estavam Diante do Trono e abriram seus livros e abriu-se outro livro que é o da vida e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos
livros segundo as suas obras Versículo 13 e deu Omar os mortos que nele havia e a morte o inferno deram os mortos que neles havia e foram julgados cada um segundo as suas obras agora vem os versículos 14:15 e a morte e o inferno foram lançados no Lago de fogo não se esqueça que esse Lago de fogo é o lugar onde estão a já o diabo a benção eu faço o profeta sendo atormentados de dia e de noite para todo o sempre e Versículo 15 aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado
um lago de Fogo seja é um mesmíssimo lugar então dizer que só a besta eu faço profeta e assim por diante o diabo não aliás tem outro detalhe interessante o lançamento do diabo no Lago de fogo envolve punição eterna conforme Apocalipse ora quando no mesmo contexto os seres humanos são lançados no mesmo Lago de fogo isso significa Aniquilação para eles porque o diabo a b se falso profeta são lançados no Lago de fogo que arde para sempre Dia e Noite Não Para e os ímpios Na continuidade do mesmo texto eles são aniquilados então o lago
de fogo significa tormento eterno para os ímpios também vamos lá bom o fato vai lá Acha que você não leu o verso 9 marcharam pela superfície da terra se tiraram o acampamento do Santos e a cidade querida desceu porém Fogo do Céu e os consumiu é assim que é descrito o destino dessas pessoas depois o fato de que a morte o inferno são jogados no Lago de fogo simplesmente completo o quadro da Aniquilação a nossa visão naturalmente respeitando a tua leitura tá o que eu quis dizer no início é que se nós formos aplicar literalmente
esta imagem do Sofrimento Eterno em Apocalipse 20 as únicas entidades que aqui são descritas nessa forma é o diabo a besta e o falso profeta o único desses que tem existência pessoal é o diabo mas mesmo assim ainda resta a discussão porque o salário do pecado é a morte conforme a Bíblia Satanás é um pecador homicídio e mentiroso desde o princípio não faz não faz sentido ele estar imune a morte ser um pecador e aí nós podemos entrar um pouco na discussão do texto de Ezequiel Capítulo 28 que naturalmente eu entendo que você acha que
não se refere a Satanás eu conheço o teu pensamento a respeito mas a exegese tradicional Cristã é que Ezequiel 28 Tem sim uma aplicação ao diabo que era que era o bem perfeito se tornou pecaminoso e etc e no verso 18 diz assim pelas multidões das tuas iniquidades pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários eu pois fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu e te reduzia as cinzas sobre a terra aos olhos do que dos que te contemplam todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti
vez a ser objeto de espanto e jamais é subsistirá então nós entendemos que aqui em Apocalipse aqui é o 28 esse ser que eram Querubim ungido perfeito Sem Pecado que se tornou iníquo é a Bíblia promete que dele surgirá do meio dele um fogo que o consome que o reduz as cinzas e ele jamais subsistirá então aqui nós entendemos que o diabo será condenado à morte então por exemplo quando existe a imagem lá de que a morte e o inferno foram jogados no Lago que arde com fogo enxofre nós entendemos Exatamente esse esse momento final
da Aniquilação que inclusive envolve o diabo segundo a nossa leitura de Malaquias 4 o dia que vem os abrasará e não restará nem raiz nem Ramos porque não faz você faz muito sentido o diabo ser o pecador por Excelência o criador do pecado o salário do pecado será a morte o diabo ser eterno mas aí quando a gente vai falar de tipo E antíte tipo você tá colocando um tipo em Ezequiel e uma Tite lá no texto de Apocalipse certo a compreensão tradicional ela vai do antíte tipo Ou seja você tem muito mais evidências no
antigo ou seja na conclusão do que na proposta Inicial então em qual dos dois você fica porque lá fala que vai ser eterno em Apocalipse e lá em Ezequiel fala que não então você prefere ficar com um tipo de que quantita é isso não é porque eu acho assim as duas imagens iluminam uma outra seja como for é eu entendo o texto apocalipto como sendo mais poético e simbólico do que literal e essa é um pouco menos vamos lá Bom vamos lá falando sobre Ezequiel 28 e usar isso para fundamentar Pastor Ezequiel e sempre obviamente
com toda a diferença a respeito estamos aqui entre amigos né não inimigos né Sem dúvida é uma discordância absolutamente respeitosa E amistosa então para você defender que o diabo será aniquilado quando Apocalipse 20 Versículos 10 a 15 diz exatamente o oposto ele sofre atormentado de dia e de noite para todo sempre essa expressão para todo sempre ele aparece várias vezes cerca de 13 vezes no Apocalipse e sempre é usada para situações duradouras ou eternas definindo-se a Deus ao louvor ao Cordeiro sempre eternas e não as situações que vão durar um tempo e depois vão deixar
de existir quer dizer não tem o menor cabimento agora aí tem algo um pouco mais problemático é na sua fala que é a seguinte que é depender da presença do diabo de satanás em Ezequiel 28 algo que não pode ser comprovado escritorsticamente aliás eu vou mais longe a palavra Satã com ou sem artigo ou equivalente em grego na septuaginta não aparece uma única vez em todos os Capítulos de Ezequiel e aliás o contrário ocorre o que que é o contrário esse indivíduo de tiro em Ezequiel 28 que você cita ele é chamado com dois ele
é chamado por dois termos em hebraico ele é chamado Pela expressão melesor rei de tiro e na guissor Príncipe de tiro é o mesmo indivíduo e claramente quem é punido nós temos em Ezequiel 28 Versículo 11 a 19 tanto quanto num texto razoavelmente paralelo em termos literários que Isaías 14 Versículos 12 a 15 nós temos aquilo que os estudiosos chamam literalmente de um machado é uma comparação e é um Cântico fúnebre zombieteiro onde tanto o Rei da Babilônia em Isaías 14:12 a 15 quanto o rei e o Príncipe de tiro em Ezequiel 28 eles são
zombados sarcasticamente é pelas suas aspirações a auto divinização ou seja ele se acham Deus ou Deuses então em nenhum momento você encontra a associação que seja remota é do Rei de Tiro ou do Príncipe de tirinha Ezequiel 28 com a figura do diabo essa é uma construção que surge a partir de origens no contexto entre o segundo e terceiro séculos onde a origens que aliás é um dos Pais da alegorese da alegoria em termos hermenêuticos ele vai fazer essa leitura então é um tipo de leitura respeitosamente de novo descabida que não tem o melhor o
melhor cabimento E outra eu teria que negar sacrificar o texto de Apocalipse dizendo que o diabo a benção falso O Profeta soft dia e noite para todos sempre Então os termos são inequívocos e contundentes Capítulo 34 a gente crê que é uma das fontes de Apocalipse tudo bem especialmente para falar da Babilônia que vai falar que da queda de Dom o verso 10 diz lá nem de noite nem de dia se apagará Subirá para sempre a sua fumaça de geração e geração será assolada para todo sempre ninguém passará por ela que aqui tá falando da
cidade de Edom assim como acontece como o caso do amigo morra você não vai encontrar Edom queimando em Chamas nesse momento etc e tal uma vez que é dom deixou de existir o fogo eterno se consome e acabou e assim vai lá eu conheço bem o seu pensamento a respeito de Ezequiel 28 e eu respeito a tua leitura tá Entretanto é importante dizer que a exegese tradicional Cristã não unicamente a alegórica Sim enxerga no mínimo ali um tipo uma ilustração ou por exemplo Ah ele é o príncipe de tiro ele é o rei sim Satanás
é chamado de um príncipe deste mundo Satanás é inclusive Chamado de Deus deste século e etc Então essas imagens ela se sobrepõe e claro Existem os argumentos a favor da noção de que ali existe uma referência o diabo e e o ponto de que o diabo será aniquilado não depende dessa identificação Ezequiel 28 depende simplesmente do salário do pecado será a morte porque se o salário do pecado é a morte o diabo é um pecador é não pode ter nenhum outro destino que não a morte se o diabo é imortal aí o salário do pecado
não é a morte a morte não é morte que inclusive é um pouco do problema dessa discussão o imortalista Ele nega um pouco a realidade da morte em algum aspecto no que tange a primeira morte então a pessoa morre mas não morre Então morre o corpo mas não morre a alma e coisas do tipo Então infere-se esse tipo de coisa a segunda morte mas no final das contas a gente não nega o castigo eterno o que a gente nega é a natureza do castigo então por exemplo na nossa visão quando o ímpio for aniquilado e
o ímpio inclui o diabo ele ele sofrerá o castigo e esse castigo será eterno nunca haverá restauração nunca haverá ressurreição nunca haverá recreação não mas que eu deixo desistir então não tá mais tempo castigado perfeito não retorno Não mas aí o ponto é se ela deixou de existir esse é o castigo isso dura para sempre se o castigo é eterno mas não para ela não existe mais não tudo bem mas ela é esta castigada eternamente ela está sem existir por toda a eternidade porque a vida eterna vou fazer veja bem para você cercados eternamente nesses
termos Ó você sofrer aqui eternamente você tem que ter a vida eterna você não tem como você tem que inclusive vai lá e te coloca vocês podem voltar interessante para eu sofrer eternamente não existo então se eu existo eu vivo eu vivo eternamente então na vida eterna perfeito é que aqui nós temos uma ambiguidade que os mortaliças exploram de forma muito inteligente que a ambiguidade do termo vida porque quando você fala a vida eterna pode ser entendida nesses dois sentidos vida eterna que só se dá em Cristo e Vida Eterna no segundo sentido e segunda
sessão de existência eterna então existirão eternamente mas não terão vida eterna no sentido de desfrutar em a comunhão com Deus treino pai e filho espírito santo perfeito então aí a ambiguidade no termo né agora de novo quando nós olhamos aquele que eu vejo um certo é problema obviamente de novo de forma respeitosa quanto ao argumento do Ezequiel o que que acontece é é a Bíblia chama de segunda morte não maniquilação mas uma condição de Sofrimento Eterno Então olha só Apocalipse 20:14 e a morte e o inferno foram lançados no Lago de fogo Esta é a
segunda morte ou seja está no Lago de fogo é a segunda morte correto correto agora vamos ver o que diz o Versículo 10 de novo Apocalipse 20 desce e o diabo que os enganava foi lançado um lago e fogo em enxofre ao mesmo lugar onde está a ver se eu faço profeta e de dia e de noite será umatormentados para todo sempre ou seja então esta segunda morte não é uma liquidação nem envolve um Sofrimento Eterno a linguagem que os é morte mas não é morte como extinção ali da vida foi aniquilado Deixa de existir
é morte me permita usar uma metáfora que nem a minha de Norman geisler para dar os créditos né eu sei que ela é imperfeita é humana mas eu acho interessante é semelhante a um carro que está enfim ele é depositado num ferro velho então ele é deixado lá para ser destruído digamos né e ele fica ali abandonado no pátio quer dizer ele é destruído em tese ele não deixa de existir ele é assim ferrugem ele sofre os efeitos deletérios do tempo mas ele continua a existir ali naquele Pátio embora diga-se que ele foi deixado ali
para ser destruído ele não é ele não deixa de ser carro né ele sofre os efeitos do tempo mas ele continua ali Então essa é uma metáfora ainda que é imperfeita mas que mais ou menos aponta para essa perspectiva bíblica vai lá tio deixa eu te fazer uma pergunta como é que você entende a expressão e os consumiu em Apocalipse 20 verso 9 que ali existe a segunda ressurreição e existe uma descrição de uma cena bem complexa né que eles sentiam a cidade santa aí Cai Fogo do Céu e consome quem ressuscitou na segunda ressurreição
o que que é consumir aí nesse caso é Ótima pergunta o que que acontece o Versículo 9 ele deve ser lido a luz do versículo 8 está falando da Batalha entre Cristo e as nações sobretudo envolvendo o Google exatamente pessoas que recebem o juiz de Deus na Terra e morre então sempre enquanto isso eu vou até ler para deixar bem claro para telespectadores ou ouvintes e sairá Apocalipse 20 Versículos 8:9 e sairá a enganar as nações ao diabo né que estão sobre os quatro cantos da terra Gogue em Magogue cujo número é como a areia
do mar para as juntarem em batalha e aqui vem o Versículo 9 e subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos Santos e a cidade armada mas desceu Fogo do Céu e os devorou seja as pessoas foram consumidas mortas receberam juízo Divino na terra a partir esse é um contexto é terreno a partir do perfeito é que nós temos uma perspectiva eterna então não dá para confundir o versículo nove com o contexto dos Versículos 10 a 15 eu tenho que fazer um intervalo para passar direto para a rádio e aí eu comecei
esse bloco com Ezequiel terminei com o Dr láte e daqui um minuto um minuto e pouquinho a gente fica só pelo YouTube e pelo Facebook então já entra aí ó Musical FM 105.7 ou Cesar Cavalcante acha um desses dois canais entre você que tá no canal seu like ajuda a gente aqui a se posicionar na plataforma deixa seu comentário se inscreva também e ajuda a gente né se posicionamento César Cavalcante Musical FM 105.7 Escolha o seu canal e vem com a gente se envolva com a gente a gente volta já vai daqui a pouco tem
mais debates na Musical FM agora eu quero falar com você meu irmão minha irmã que está ouvindo a musical se você sofre com dores crônicas a mais de três meses ou você que se sente muito esgotado muito esgotada você precisa do magnésio quelado ligue agora 0800 591 11:37 vou mandar dois meses de cálcio mais um massageador e facilito o pagamento para você fazer no carnê para começar a pagar depois do dia 20 de Agosto mas tem que ligar agora 0800 591 11:37 e para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas o governo federal criou o
compromisso Nacional criança alfabetizada uma grande mobilização para dar apoio técnico e financeiro para estados e municípios investirem em diversas áreas acessemgov.br/mec e ça as ações Ministério da educação.com.br nesta sexta a Rádio Musical receberá no conversa entre amigos o espaquito Alexandre canhone Olá meus queridos eu sou o Alexandre canhone ex-paquito da Xuxa e hoje a mais de 20 anos missionário no último IDH do planeta eu queria convidar todos vocês para o próximo dia 21 agora sexta-feira às 11 horas da manhã uma super entrevista juntamente com o pastor César Cavalcante no programa conversa entre amigos então aguardo
todos vocês um grande abraço e Deus abençoe Musical FM mais unidade Cristã você está ouvindo debates aqui na Musical FM no nosso site www.fmusical.com.br [Música] estamos de volta com o nosso último bloco desse debate aqui é extremamente respeitoso muito interessante os debates giro em torno de uma parte da teologia sistemática que é a escatologia e dentro da escatologia a natureza do juízo eterno como funciona esse juízo nessa sintonia fina Como funciona essa questão eu eu a minha a minha visão após tribulacionista do Ezequiel também todo mundo que entende que é a volta de Jesus que
é a questão do milênio e eu acho a meu ver a visão do Ezequiel do texto de Apocalipse 20 Versículo 9 ela tá ela vai ser diferente por conta do seu posicionamento contra o milênio não sei se é impressão minha sobre isso então voltamos trabalhar esse texto aí de Mateus parei com valate né E aí volta aqui perfeito Inclusive a gente fez um debate aqui eu e o Jamerson sobre o milênio né a gente tem uma visão do milênio Celestial que inclusive sim é uma das chaves da resposta ao que vai lá está argumentando então
a ideia do vai late E aí quero representá-la corretamente é que quando o fogo devora as pessoas ou consome as pessoas é um contexto terreno como se fosse assim uma coisa no milênio e tal e que depois essas pessoas consumir daqui ela vai na forma de uma alma ou de alguma coisa assim sobre o juízo exatamente no inferno mas o que que acontece é quando você lê o capítulo todo especialmente a partir do verso 5 você tem a noção ali de que no verso quatro existe a primeira ressurreição e aí diz assim o verso 5
em diante os restantes dos Mortos não reviveram até que se completassem os mil anos Esta é a primeira ressurreição então A ideia é que quando Jesus voltem existe uma primeira ressurreição um período de 1.000 anos e uma segunda Ressurreição no verso 7 diz assim quando você completa dos Mil Anos Satanás será solto então o que que a gente deduz as soltura de satanás ela acontece no mesmo momento da segunda Ressurreição no fim do milênio e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra quem são essas Nações da nossa visão os ressurretos
na segunda ressurreição e aí eles estão no quarto Canto da Terra que é Gogh Magogue E aí eles serão reunidos para essa peleja E aí ele se tinha uma cidade santa e Cai Fogo do Céu e os consomem Então esta é a segunda ressurreição Ou seja no final da segunda ressurreição os ímpios são consumidos E aí existe essa imagem poética de que as pessoas que vão ser jogadas do Juízo Final são todos juízo executivo é o final do Juízo Final lembra que na visão Adventista a visão Adventista o juízo final vai de 1844 onde se
inicia o juiz investigativo até o final do milênio então para nós Esse é o período do Juízo Final esse período que a gente está tratando aqui em Apocalipse 29 Essa visão é o que a gente chama de juízo executivo é o final do Juízo Final então na nossa visão o verso 9 diz que os ímpios são consumidos é A Aniquilação deles e o verso 10 em diante na nossa na nossa visão é uma leitura simbólica e poética mas que implica A Aniquilação de satanás de todos os ímpios ressuscita duas vezes uma vez só ressuscita mas
no Capítulo 20 Versículo 10 fala que a morte e o inferno Deus os mortos são as mesmas pessoas não tem todas tem duas mortes Mas então a segunda morte ele foi julgado depois de ter sido aniquilado não não segura o final do juízo perfeito eu acho que talvez o que é claro respeitando obviamente a perspectiva do do Ezequiel inclusive envolvendo investigativo obviamente Eu discordo porque não vejo esses tipos de juízos na Bíblia assim por diante mas talvez o que causa e confusão seja a referência ao fogo no Versículo 9 e que é reiterada depois no
Versículo 10 só que os contextos são distintos no Versículo 9 mais uma vez o contexto é sobejamente claramente terreno vamos de novo ler e subiram Versículo 9 Apocalipse 20 Versículo 9 e subiram sobre a largura da terra a terra e cercaram o arraial dos Santos e a cidade amada é todo contexto do terreno mas desceu Fogo do Céu e os devorou é um juízo terreno contra Gogue e magoga as nações que vão lutar contra Cristo contra o cordeiro e tal o Versículo 10 ele aponta para a continuidade e a complementariedade do que é dito no
Versículo 9 Versículo 10 e o diabo que os enganava essas pessoas que acabaram inclusive morrendo de ser consumidas eu concordo foi lançado um lago de fogo em enxofre onde está ou digamos ainda está a besta e o falso profeta Porque estão lá desde mil anos antes se você seguir a lógica desde o capítulo 19 e 20 se estão lá Há Mil Anos não estão lá aniquilados eles estão lá mas estão lá sofrendo por quê porque de dia e de noite eles são atormentados para todo sempre perfeito então isso aponta não para um contexto de Aniquilação
e assim por diante eu também não sei se a visão do do Pastor Ezequiel porque a aniquilacionistas que vem a ver se o falso profeta como representação de instituições humanas é isso mesmo então aí é outro problema exatamente então personificações saber se a personificação do quê de um governo da ONU quer dizer eu nunca vi personificações ou instituições sendo atormentadas para todo sempre eu vejo pessoas ou seres que tem evolução é elementos psicológicos então agora não faz sentido perfeito eu acho que eu posso finalizar a minha participação nesse nessa discussão específica dizendo algumas coisas por
exemplo um dos argumentos principais que vocês usam contra a nossa visão é que por exemplo vida eterna tem que ser morte eterna no mesmo contexto existe a mesma palavra então você não pode dizer que a vida é eterna e que o sofrimento não é eterno tudo bem para responder isso a gente diz que sim o condenação é eterna mas não é a tortura eterna mas tudo bem mas o fato é que aqui você faz uma diferença entre um fogo que consome porque os contextos aqui o fogo que consome no verso 9 e agora tem um
fogo que não consome do verso 10 em diante se eu fosse usar essa mesma lógica sua eu vou dizer que esse fogo do verso 10 em diante também consome porque ele tem que ser igual ele tem que ser parecido porque ele tá no mesmo contexto outra coisa ou sim a ideia de que o diabo a besta eu faço profeta passam por mil anos lá no fogo e etc e tal sim aqui o diabo a besta e o falso profeta tem uma natureza diferente desta que nós aqui estamos descrevendo em relação aos riscos estão sofrendo então
sofrendo perfeito entretanto são seres pessoais então no Diabo sim mas é um pouco difícil explicar entender o texto mas nós entendemos que no final do milênio eles também são aniquilados então ele sofrem mais do que os demais eles são mais Culpados do que os demais porque aí tem a noção das penas proporcionais só para entender a besta é o anticristo é que na nossa visão o anticristo é Roma não é não espera aí diz que não tem a ver com o Papa inclusive é um homem mais cedo ou mais tarde a besta é uma pessoa
é uma pessoa não é uma instituição mais cedo ou mais tarde um homem representa essa instituição mas para nós do anticristo é a instituição Mas isso não tem segundo a tensão dois né o homem da iniquidade do filho da perdição é uma pessoa não o julgamento é pessoal ou institucional ambos mas Ambos não sim o julgamento o julgamento final é pessoal ou institucional claro então é pessoal se ele é pessoal como que a instituição vai pagar seja como for é a Babilônia que vai cair vai Inclusive a fumaça da Babilônia sobe pelos séculos dos séculos
e Apocalipse 18 é uma instituição é uma cidade pelos séculos dos séculos entendeu Não mas é a nossa visão é de acordo com Edom e Apocalipse aliás e Isaías 34 tá perfeito perfeito é a mesma coisa do seu dom amigo morra existe uma imagem simbólica e poética para colocar as questões e o fato é assim na nossa visão o homem da iniquidade é o papado instituição ainda que obviamente sempre representado pelo papo pessoa tudo bem eu conheço Adventista meu irmão é o Papa para vocês vamos lá então é um problema gravíssimo de exegese gravíssimo assim
né porque veja bem duas pessoas não de instituições estou falando de pessoas são chamadas de hostes apoleias ou seja o filho da perdição Um Novo Testamento o anticristo e Judas Judas é um homem não é uma instituição logo anticristo que tem o mesmo nome que é chamado de homem de iniquidade só pode ser uma pessoa ou seja desmorona toda argumento ele pode apresentar uma coletividade mas ele é um ser sim Primeira João 4 vai falar muitos anticristus vieram tem um elemento tipológico tudo bem é Primeira João 4 mas segunda tensão no senso dois e o
texto de João ambos vão citar respectivamente o anticristo e Judas como pessoas se eles dotados de pessoalidade portanto não podem ser instituições então Aqui nós temos algo sério em termos de exegese claro que é respeitando a leitura do dois aqui mas não tem o menor cabimento dizer que instituições a beça eu faço profeta são instituições malignas que vão sofrer não tem cabimento zero não tem nenhum fundo desejado Pois é só colocar aqui assim ó eu não discordo de ti difícil explicar o que que seria essa esse tormento da besta e do falso profeta na nossa
visão não tem explicação é exato É difícil você vai ficar na melhor das hipóteses com o mistério na melhor perfeito mas assim em termos da identidade do filho da perdição que que a gente entende a gente entende que Judas a pessoa é o protótipo de um monte de gente que no final das contas se materializa na Igreja Católica Apostólica Romana Desculpa essa é a nossa visão então eu deixei muito claro sempre tem um papo lá no negócio mas seja no final das contas é esse grupo então a nossa visão é essa entende e assim ó
então você é sincero quando você fala que a sua visão mas você não fala tudo porque na visão na escatologia Adventista é uma pessoa e essa pessoa é o Papa vocês têm a contagem do número de papas meu Deus do céu o Samuel Ramos faz essa tatuagem a gente discorda mas enfim essas instruções são complicadas Mas não é adventismo isso é de 21 anos mas é uma pessoa dentro do Adventista perfeito bom a situação Ela é bem complicada e aí eu creio que essa altura aqui do nosso debate graças a Deus amistoso dá para os
telespectadores é perceber e não faz o menor sentido falar da besta é do falso profeta como sendo representações de instituições ou entidades sejam elas quais forem a besta é uma referência ao anticristo que é uma pessoa né de carne e osso e não um elemento etéreo abstrato ou algo do gênero eu gostaria de partir para outro assunto importante e agora até tocando no assunto que ele é importante também para a visão imortaliça que via de regra citada pelos queridos proponentes do mortalismo assim chamada também imortalidade condicional nem entramos nesse assunto aqui nesse tema mas muitos
vêm como sendo sinônimos né enfim é uma pergunta que frequentemente é feita e eu acho que é importante tentar responder aqui que é a seguinte via de regras aniquilacionistas argumentam que seria difícil conciliar a existência eterna dos ímpios no inferno com a promessa da Vitória final de Deus é por exemplo sobre o mal e nesse caso os Esse é um argumento dos mais fortes dos dos aniclacionistas né como entender a Vitória acabar o completa absoluta de Deus sobre o mal se o mal ele vai perdoar durante a tua eternidade eu acho que esse é o
maior de todos os argumentos sendo bem sincero argumento energético eu diria que deixa muito a desejar com respeito sempre com respeito eu acho que ele não não se fundamenta ele não se mantém em tempo não tem nada a ver o que está falando em termos emocionais emocionais esse argumento ele é Fortíssimo e é um dos argumentos que vai fazer por exemplo com que pessoas como de um Stop eles se convertam digamos do imortalismo para o mortalismo então só para eu concluir aqui aí eu já te passo só para não perder o raciocínio Então nesse caso
raciocínio usando aniquilacionistas o seguinte o mal nunca seria extinguido do universo se ele continuar a deter no ar infinito bem esse argumento importante ele é importante como que nós poderíamos responder a ele então eu diria que ele tenha um forte apelo lógico e emocional É verdade mas ele falha profundamente em termos escritor turísticos visto que a bíblia ao falar sobre o triunfo de Deus sobre o mal ensina sobre a separação e não A Aniquilação de todo mal por exemplo Mateus capítulo 13 versículo 41 e 42 Mateus 25 Versículos 31 a 41 e Apocalipse 20 Versículos
10 a 15 entre outros então não há nenhuma passagem bíblica que que para Deus ser vitorioso totalmente sobre o mal ele Deva aniquilar os seres humanos o mal será derrotado pelo aprisionamento e quarentena Eternos do diabo dos demônios da besta do falso profeta e de todos os ímpios ó eu queria finalizando eu queria terminar esse debate evocando novamente Isaías 41 e no final das contas eu acho assim que sim vai lá te tocou num ponto Fundamental e Eu discordo assim profundamente das exegeses do vai Light No que tem esse ponto não não de que não
seja um entendimento respeitável mas assim a Bíblia consistentemente fala de Aniquilação em muitos contextos em muitas imagens São centenas de referências vou terminar com uma delas Eis que envergonhados e confundidos serão os que estão indignados contra ti no caso tia que é o messias serão reduzidos a nada os que contem contigo perecerão não ninguém tá imaginando aqui um futuro não é por causa meramente de uma implicação lógica emocional e não exegética nunca Carlos Augusto vai lá Tio ninguém vai conseguir oferecer uma exegese desse texto de Isaías 41 verso verso 11 que não significa que o
destino eterno das pessoas que contenham contra Deus é ser reduzido a nada há uma Imortal corpo Imortal torturados ou no inferno espiritual ou literal não é nada é o oposto de nada é Inclusive a tal da existência eterna que ele prega aqui eu concordo vamos dizer que pudesse ser diferenciado uma vida eterna em Cristo de uma vida eterna fora de Cristo uma existência eterna mas que é uma vida existência eterna fora de ou separado de Deus mas no final das contas como diz o próprio texto de Atos Capítulo 17 nele nós vivemos e nos existimos
se existe ímpio em algum lugar essa pessoa existe na realidade em Deus e sim a vitória completa contra o mal implica A Aniquilação do mal não restará a raiz nem Ramos como diz o texto de Malaquias capítulo 4 Então a nossa leitura não falha na exegese a nossa leitura ela falha na visão imortalista porque ela simplesmente destrói os seus paradigmas dos seus fundamentos dos seus pressupostos e as suas conclusões Mas a nossa base exegética está intacta e ela não é adventista do sétimo dia ela não é Testemunha de Jeová ela é de muitos cristãos ainda
que minoritários no cristianismo Obrigado pelo espaço Não mas é parte do 1844 mas isso particularmente Isso é uma outra discussão mas o fato é relacionismo é uma crença cristã mas minoritária concordamos estamos aqui defendendo a posição militar Obrigado finalmente só o último a participação então e com o Dr vailate depois a gente se despede Ok bom o Pastor Ezequiel Ele comentou sobre o texto de Isaías 41 entre outros bem E como que ficam os textos de que trazem expressões como fogo não apaga o bicho nunca morre de dia e de noite são atormentados para todos
sempre é vida eterna e perdição eterna quer dizer nós não podemos fazer de conta que esses textos não existem e usar dois pesos e Duas Medidas não há vida eterna é vida sem fim mas a perdição eterna é a perdição por um pouco depois das consequências são eternas não é dois pesos e Duas Medidas Outro ponto importante que nós não tocamos e acho que esse é o momento para fazer envolve a dignidade de Deus por que que a punição é eterna do diabo da besta do falso profeta e dos incas porque eterna porque o indivíduo
contra quem se e se peca é um Deus eterno cuja a palavra eterna cujas leis são eternas o que exige portanto uma punição proporcionalmente eterna o que não ocorreria se houvesse o aniquilacionismo porque o aniquilacionismo ele nivelaria todos os pecadores da mesma forma e a Bíblia ela não faz isso ela vai dizer que vai haver graus de punição e o aniquilacionismo coloca tanto me perdoe expressão ladrão de Galinhas Como Hitler exatamente no mesmíssimo é pacote agora esse ponto é importante não faz o mesmo ele existirá graduações de sofrimento mas durante toda a eternidade por quê
Porque a pessoa Continuará a pecar durante toda a eternidade e é por isso que o inferno se retro alimentará Se você pegar tem suas como Lucas Capítulo 16 é o rico mesmo estando no inferno ele vai dizer para Abraão pai Abraão manda Lázaro que vem aqui ou seja a o mesmo autoritarismo que ele tem em vida terrena ele tem no céu ou seja os ímpios não vão mudar não vão se arrepender no inferno por isso que inferno se auto perpetuará porque o ímpio sofrerá os tormentos eternos e alimentar a ira contra Deus e sofrerá mais
e alimentará mais ir contra Deus e isto se dará a de infinito claro que dentro das categorias de sofrimento e gradações com os ímpios mas que vão existir eternamente não serão aniquilados em nenhum momento nunca tinha ouvido falar isso muito bom essa visão não é minha é do geisler e do William leandre discordo mas acho legal sim vamos lá eu quero agradecer aqui aos nossos convidados Ezequiel bem-vindo sempre aqui muito obrigado por compartilhar aí sua visão escatológica a respeito desse tema Cara isso para mim foi um dos debates mais prazerosos de fazer a minha vida
Carlos Augusto vai Latte é eu quero dizer para você assim que eu te amo em Cristo você é uma referência para mim eu te acompanho há muitos anos a gente tem a nossa divergência doutrinária e ela não tem que ver com o adventismo do sétimo dia ela tem que ver com as leituras bíblicas mesmo e você como um bom estudioso sabe que as perspectivas são complexas são Profundas são amplas são diferentes e eu vejo no aniquilacionismo assim um uma resposta muito grande algumas dos principais dilemas do Calvinismo na minha visão eu sei que você não
partilha as visões calvinistas mas imagina uma eleição Incondicional atrelada ao inferno eterno para mim seria uma coisa absolutamente insuportável tá atualizando não é essa eu fico muito feliz por isso e agradeço demais César você é um parceirão as pessoas às vezes gosta de criar um pouco de atrito entre César mas o César é uma das pessoas que eu amo profundamente respeito profundamente no universo apologético ele é meio bravo assim online comigo mas é uma das pessoas assim que mais me trata bem e eu te agradeço Claro não é uma pessoa e eu te agradeço demais
por tudo cara legal e segue lá vem senhor Jesus no YouTube legal mas pelo menos você entendeu que o fogo é eterno né porque se a besta lá já é eterno Deixa para lá obrigado obrigado Me desculpe eu sei vocês me chamam a com frequência até para vir aqui e devido a outros compromissos tanto eu acabo não vindo não é nenhum preciosismo eu tenho muito carinho e afeto pelo irmão embora não nos vejamos com tanta frequência como eu gostaria que nos vimos que Deus abençoe sua vida a Família Ministério bem como a vida do Ezequiel
toda a sua família Ministério assim por diante e abençoe a todos os clientes queridos ouvintes e telespectadores aqui da Rádio Musical FM Muito obrigado pela gentileza viu rede social como você usa com mais frequência então ultimamente o Instagram @carlos vai lá timbora também tem o meu YouTube que é Carlos Augusto vai lá e o Facebook Carlos Augusto vai late também tanto a página quanto o Carlos Augusto vai lá tinha um e dois então vai lá vai lá com dois textos tá certo perfeito obrigado minha gente Deus abençoe vocês Rafa obrigado um grande abraço eu fico
por aqui amanhã tem mais e logo mais as duas da tarde um bom e velho programa crescendo na fé tudo isso e muito mais a gente faz dentro do reino se foi da vontade dele você ouviu debates na Musical FM dentro de alguns minutos este programa estará disponível no seu aplicativo de Podcast basta digitar debates Musical FM e ouvir a qualquer momento quantas vezes quiser disponível para Spotify Deezer e outros tocadores da Apple e Android musica