Verdades que nunca te contaram sobre o Jejum Intermitente

928.3k views2289 WordsCopy TextShare
Angela Xavier
O Jejum é importante para o nosso organismo? É coisa de religião, espiritualidade? Eu vou responder ...
Video Transcript:
Olá, pessoal! Eu quero conversar com vocês hoje sobre jejum intermitente. Como tá, né?
Bombando aí na internet, esse assunto. As pessoas têm me pedido para falar sobre isso, então vamos lá: o que é mesmo o jejum intermitente? O jejum é mesmo necessário para a nossa saúde?
O jejum é uma coisa de religião, uma coisa de espiritualidade? Eu quero também mostrar para você, nesse vídeo, alguns pontos que eu vejo que são negativos nesse jejum intermitente que está sendo falado por aí, e também quero ensinar para você alguns tipos de jejum que realmente podem ajudar muito na restauração da sua saúde. Então, vamos lá!
O que é o jejum intermitente? O jejum intermitente é esse nome, e intermitência quer dizer um espaço prolongado de abstinência ou de fase do jejum. É uma parte longa sem se alimentar.
Essa parte longa pode ser de 10, 12, 18, 20 até mesmo 24 horas, com uma janela aberta para a pessoa fazer as refeições. Uma janela curta de seis a oito horas para a pessoa tomar as refeições. O que teríamos de negativo nesse tipo de jejum?
Eu vou montar três pontos, assim, apenas, que eu acho muito importantes. O primeiro deles é que eles recomendam que você pule a primeira refeição. A primeira refeição, na minha opinião e na opinião de muitas pessoas entendidas, é a principal refeição do dia.
Dizem os entendidos que, nessa refeição, a gente deve comer como um rei — não em quantidade, mas em qualidade. O segundo ponto seria essa janela aberta que é muito pequena, porque de seis a oito horas de espaço para você fazer de duas a três refeições é pouco. Eu recomendo que a gente faça apenas três refeições ao dia, no máximo, e que essas refeições tenham um intervalo de cinco horas entre uma e outra.
Por quê? Porque três horas o nosso organismo vai se ocupar com o metabolismo e duas horas seriam para fazer uma faxina, uma limpeza. Então, essa é uma necessidade fisiológica natural do nosso corpo, porque, quando o nosso corpo está em metabolismo, ele vai liberar substâncias tóxicas, metabólitos tóxicos, como a ureia, creatinina, ácido úrico, e outros elementos.
Quando esses elementos não são varridos do corpo, eles se acumulam nos órgãos, causando inflamações, inchaço, dor, sofrimento para a pessoa, e podem causar problemas maiores, como é o caso da creatinina, por exemplo. Quando a creatinina está muito alta no sangue, significa que os rins estão com dificuldades de fazer o seu trabalho — é um problema sério, né? Na insuficiência renal, a creatinina está muito alta, significando que os rins não conseguiram filtrar isso para fora.
Então, é muito importante ter espaços, né? Além do metabolismo, ter um espaço para a faxina diária. E o terceiro ponto é a questão de incentivar e fazer a última refeição.
Como eles pedem para pular a primeira, acaba que a pessoa faz uma última refeição. Essa última refeição, geralmente, é feita depois do pôr do sol; é recomendada lá pelas 8 ou 9 horas da noite. Eu quero dizer para você, e você vai entender porque é bem lógico isso: nós temos um dia de 24 horas, com parte clara e parte escura.
Na parte clara, é um momento em que o nosso metabolismo está acelerado, então nós tomamos as principais refeições quando o sol tá reinando e acelerando o nosso metabolismo. Enquanto o sol se põe, o nosso metabolismo cai. Então, o que significa isso?
Se eu tomar a refeição depois que o sol se pôs, essa alimentação não vai ser metabolizada da mesma forma que seria se tivesse na parte clara. Nós temos na nossa retina receptores que captam essa baixa luminosidade e já informam à glândula pineal para ela comandar o descanso celular. Então, imagina todas as nossas células em ritmo de descanso, e você coloca no seu estômago uma refeição — nem que farta, né?
Pelo menos rica em proteína, que é um incentivo maior dessa dieta, né? Desse tipo de jejum: o que seja uma refeição normal, pode ser vegetariana, mas uma refeição normal, uma refeição variada, independente do que seja. Mas quanto mais variada for, quanto mais pesada for a proteína, mais difícil ainda será a digestão nesse metabolismo mais lento.
A bolívia já estaria baixa mesmo por conta dessas leis naturais do nosso organismo. Então, esse alimento vai ficar meio que paralisado no estômago durante todo esse período da noite, e isso vai perturbar o sono, vai perturbar a qualidade do seu sono. Muitas pessoas têm insônia porque o cérebro fica meio desperto para ajudar o estômago.
O estômago fica a noite toda solicitando ao cérebro para ajudá-lo a produzir as enzimas; o fígado trabalha e até mesmo o coração bate um pouco mais para mandar oxigênio para as reações químicas no estômago. Isso perturba toda a qualidade do sono, por isso que muitas pessoas acordam cansadas, acordam com alteração do humor, acordam com a pressão arterial alterada, por conta dessa luta do organismo no momento em que deveria estar tudo paradinho, todas as portas fechadas, como no comércio e em tudo mais. Entende como é?
É bem lógico, isso é bem fácil de compreender, bem racional. Então, são esses três pontos. Você poderia fazer um jejum intermitente um pouco diferente, resultando em benefícios para a sua saúde, e até mesmo um jejum intermitente definitivo para a vida toda, sem prejuízo.
Eu tenho uma boa nova para você: ao invés de pular a primeira refeição, você pode pular a terceira. Assim, você vai ter um espaço de intermitência de 19 a 20 horas sem o seu corpo receber alimento, e sem desrespeitar essa lei natural do seu corpo. Mas você vai fazer as duas primeiras refeições bem feitas.
Bem feitas, quer dizer, completas, oferecendo toda a nutrição que as suas células necessitam. E você vai poder ficar. .
. Tarde toda a noite, toda de intermitência e abstinência, e ainda podendo permitir que as suas células realmente descansem, que os seus órgãos realmente descansem: seu estômago, fígado, cérebro. E, com isso, o seu cérebro vai melhorar a função dele, porque, quando nós temos sonhos de qualidade, o nosso cérebro aprende mais; ele até cresce durante a noite.
Mas, pra isso, ele não pode estar sendo solicitado, como o estômago cheio. Entendeu? Experimente inverter isso pra você ver.
Você, de cara, já vai ganhar com a qualidade do seu sono; vai ganhar porque você vai acordar melhor, provavelmente com a sua pressão também equilibrada, e o seu amor também. Isso é uma coisa que você pode fazer; é definitivo. Mas vamos para os tipos de jejum.
O jejum em si, independente de intermitência ou não, vamos falar de Jesus. Tipos de jejum: o que o jejum faz no nosso organismo? Ele desintoxica.
É uma grande oportunidade para o nosso corpo desintoxicar, para fazer uma faxina grande. No dia a dia, duas horas para fazer a faxina é pouco tempo, então não faz uma faxina grande. Mas o jejum é uma oportunidade que você dá ao seu corpo de fazer uma faxina grandona.
Está entendendo por quê? Porque ele vai estar, meio que, descansando do seu metabolismo. Enquanto ele descansa, ele vai "fascinar".
Só que isso não tem que ser necessariamente um jejum de abstinência total. Nós podemos ter vários tipos de abstinência. Nós podemos ter jejum e abstinência de elementos que fazem mal.
Eu não disse "alimentos"; alimento é nutritivo. Elementos não. Que elementos seriam esses?
Elementos industrializados, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outra coisa que não faça bem para a saúde. E comer com moderação os alimentos que fazem bem. Isso é uma espécie de abstinência.
E, se ainda for só duas vezes ao dia, você ainda estaria no dia de um tipo de jejum intermitente. Mas o jejum permite um saudável outro tipo de abstinência. Seria você se abster de alimentos cozidos; aí você fica na alimentação crua, só alimentos crus.
Você pode também fazer uma abstinência de mastigação e fazer uma alimentação líquida. Tanto na crua quanto na líquida você vai ter um espaço de três horas entre uma e outra. E os benefícios disso é que o organismo trabalha lento.
Se ele trabalha menos, no caso da alimentação líquida, nem trabalho não tem; é só absorção dos sucos, e os nutrientes vão direto para as nossas células, na medida que vão sendo absorvidos. Isso fortalece nossas células, mas não libera o sistema imunológico para ele lutar contra a enfermidade. Por isso também a gente chama isso de "jejum terapêutico", porque eles vão ajudar na restauração da saúde, vão libertar o seu corpo de inúmeras doenças, inúmeras enfermidades.
Poderia ser um jejum de abstinência total? Também poderia. Só tem um jeito mais esporádico, né?
O jejum que você faria só com água também pode, mas os objetivos, às vezes, são diferentes. Mas o principal objetivo é desintoxicar para ter saúde ou para recuperar a saúde de volta. Quando a gente pareça o jejum, sempre que você se sentir ameaçado.
. . eu sempre, se eu me sentia ameaçada por uma virose, por infecção, por alguma coisa, eu já entrava logo pra o jejum com alimentação crua.
Se eu vejo que a ameaça é um pouco pior, eu já entrava logo para a líquida. Eu pratico esse tipo de gestão comigo; eu indico há mais de 27 anos para os meus clientes. Durante estes 27 anos, milhares de pessoas foram ajudadas, tiveram a saúde recuperada fazendo esse tipo de jejum e também passando depois a fazer jejum pra um estilo de alimentação saudável.
Então, muitas pessoas foram curadas de diversos tipos de enfermidades, vários tipos de câncer: de estômago, câncer de intestino, esteatose hepática, triglicerídeos altíssimos. . .
Enfim, são muitos, inúmeros os testemunhos. E eu também ensino para os meus alunos o passo a passo de seus jejuns no projeto "Viva com Saúde". Eles aplicam neles e também ajudam eles no resto da vida.
A partir dali, então, eles passam a ter um estilo de vida saudável, e a saúde vai realmente agradecer, porque esse tipo de jejum traz restauração física, mental e espiritual. Nesses três aspectos do ser humano, no físico, acontece não só o emagrecimento; vai muito além, porque vai alcançar a restauração da saúde, a eliminação de inúmeros problemas de saúde. No mental, porque um sangue limpo circulando pelos neurônios, é lógico que vai trazer clareza mental, vai melhorar a organização, vai melhorar vários aspectos.
Você vai ter mais energia disponível, mais energia de reserva, porque o seu metabolismo nunca consumiu tanta energia, entende? Então, os benefícios são assim, inúmeros. No espiritual também, porque nós, nos relacionamos com Deus, e a nossa mente é esse centro de comunicação de Deus conosco.
E essa mente aberta, somente limpa, é lógico que esse relacionamento espiritual também vai ser melhor em todos os aspectos. Então, eu chamo isso de "verdadeiro jejum". Aliás, e quem gostar de Bíblia, que o Google é o nome.
. . a Bíblia, em Isaías 58, tem a lei do chamado verdadeiro jejum.
E o verdadeiro jejum, é todo o capítulo, tá falando, dando várias dicas, várias orientações. E o verdadeiro jejum é esse jejum que traz a instalação, que traz melhora nos três aspectos da vida da pessoa. O verso 8 deixa claro isso, porque o verso 8 diz que a cura brota apressadamente.
Fantástico, né? Fantástico isso! E depois também nós temos o exemplo do jejum de Cristo.
Só que aquele jejum de Cristo foi um jejum de sacrifício. O jejum que nós fazemos não deve ser junto de sacrifício, deve ser esse jejum de humilhação, de dependência de Deus, é de busca à recuperação da nossa saúde nos três aspectos. Agora, o jejum de Cristo foi um jogo de sacrifício e valeu para a humanidade inteira que aceitou o dele.
Sim, foi o sacrifício, porque foram 40. Dias sem água, sem comida, no deserto, que tem noites geladas e dias quentes e secos: esse sim é um jejum que Deus aceita. Nós podemos utilizar o jejum de Cristo nesse sentido, de intermediar a nossa comunicação com Deus.
Fantástico, né? Então, nós podemos nos utilizá-lo, utilizar esses tipos de jejuns, e eles dependem do tempo que a gente vai fazer; o jejum também depende do problema de saúde, da saúde do problema em si que você quer ficar livre. Também tá certo?
Então, eu acho que eu falei tudo o que eu devia. Deixe seu comentário logo abaixo desse vídeo se você está fazendo algum tipo de jejum e quer que a gente avalie pra você. Deixe aí seu comentário, o questionamento.
Eu tenho também um exemplo: tenho vários vídeos aí no canal do YouTube de pessoas que passaram por esses processos e que tiveram a sua saúde recuperada, em vários depoimentos ali. Mas eu vou deixar o link do depoimento da Ivonete logo aqui abaixo. A internet teve a cura de um câncer na perna, e ela ficou 21 dias na dieta líquida e um ano na dieta crua.
Eu vou deixar o link também logo abaixo do vídeo, se você quiser assistir. Fique à vontade para assistir o depoimento da irmã Annette, e eu também vou deixar aqui logo abaixo pra vocês. Se inscreva no projeto, não, no curso "Viva com Saúde Express".
O "Viva com Saúde Express" é um curso de três dias, 100% online, 100% gratuito. Tudo o que você precisa saber sobre a absorção de cálcio, as fontes e as inúmeras funções que o cálcio tem no nosso organismo; prevenir e recuperar a osteoporose. Tudo o que você precisa saber sobre o cálcio tá no "Viva com Saúde Express" e tá logo abaixo do vídeo, o espaço pra você fazer a sua inscrição.
Eu te aguardo lá no curso "Viva com Saúde Express".
Related Videos
O que você come à noite pode te tirar o sono, aumentar a ansiedade…
11:48
O que você come à noite pode te tirar o so...
Angela Xavier
390,471 views
O JEJUM SÓ VAI LHE TRAZER BENEFÍCIOS
12:19
O JEJUM SÓ VAI LHE TRAZER BENEFÍCIOS
Fabricio Werdum
180,278 views
Gordura na barriga - Alimentos que evitam
11:33
Gordura na barriga - Alimentos que evitam
Angela Xavier
2,747,321 views
Tomar ÁGUA COM LIMÃO todos os dias faz bem à saúde? Ajuda a emagrecer?
13:01
Tomar ÁGUA COM LIMÃO todos os dias faz bem...
Angela Xavier
1,771,024 views
Descubra o Poder do Jejum em Sua Vida - Derek Prince 💎
55:34
Descubra o Poder do Jejum em Sua Vida - De...
Palavra Alimento Diário
927,885 views
Enzimas Digestivas! Quem Deve Usar? Dr. Fernando Lemos - Proctologista
13:59
Enzimas Digestivas! Quem Deve Usar? Dr. Fe...
Dr. Fernando Lemos - Planeta Intestino
219,020 views
BENEFICIOS DO JEJUM A cura da natureza
1:41:16
BENEFICIOS DO JEJUM A cura da natureza
Dr. Corassa SaudeFrugal
207,117 views
Jejum intermitente: mitos, verdades e curas
8:42
Jejum intermitente: mitos, verdades e curas
Angela Xavier
14,046 views
MasterClass: Segredos do Jejum Intermitente | Dr. Barakat
1:38:09
MasterClass: Segredos do Jejum Intermitent...
Instituto Dr. Barakat
52,194 views
Alimentos que desinflamam o corpo
1:15:04
Alimentos que desinflamam o corpo
Angela Xavier
76,172 views
O que comer no café da manhã?
9:54
O que comer no café da manhã?
Angela Xavier
167,721 views
JEJUM De 24h Todo Dia (1 Refeição Por Dia) - OMAD
21:58
JEJUM De 24h Todo Dia (1 Refeição Por Dia)...
Rodrigo Polesso
583,389 views
Tudo que você precisa saber sobre jejum intermitente e seus benefícios
58:07
Tudo que você precisa saber sobre jejum in...
Dra. Gisela Savioli
52,266 views
O que é bom tomar em jejum para perder a barriga?
12:14
O que é bom tomar em jejum para perder a b...
Dr. Francisco Zacarias
1,728,812 views
Saiba como fazer o jejum intermitente da forma correta
13:23
Saiba como fazer o jejum intermitente da f...
TV Aparecida
152,991 views
Jejum Intermitente - Como Funciona, 16h, 24h, O Que Comer e Como Fazer [FAZ MAL?]
19:03
Jejum Intermitente - Como Funciona, 16h, 2...
Nutricionista Patricia Leite
1,536,548 views
10 motivos para praticar o Jejum Intermitente - Parte 01
10:51
10 motivos para praticar o Jejum Intermite...
Dra Maíra Soliani
112,109 views
Como Fazer Jejum Intermitente e Seus Poderes (com Dra. Maíra Soliani) | Papo Forte #25
1:09:43
Como Fazer Jejum Intermitente e Seus Poder...
Rodrigo Polesso
115,195 views
Jejum intermitente tem implicações ?
6:14
Jejum intermitente tem implicações ?
Angela Xavier
20,438 views
MELHORES BEBIDAS durante o Jejum intermitente e quais NÃO pode tomar
19:38
MELHORES BEBIDAS durante o Jejum intermite...
Dra. Bruna Scalco
4,292 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com