Unknown

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Video Transcript:
Boa noite para todos a gente quer começar agradecendo aos amigos do meu e-mail do ser estão aqui hoje o Cláudio ainda a equipe de Curitiba que acompanha a gente pela pela internet a todos os internautas estão acompanhando ao vivo né E também depois assistindo os vídeos agradecer a confiança e esse essas vibrações esse Amparo de todos com esse trabalho dos gênero e hoje a gente começa assim numa numa aventura hoje nós começamos a entrar mesmo no capítulo 1 de Gênesis já os primeiros Versículos as primeiras ideias é tão esperada interpretação dos Versículos de gênero vai ser um longo percurso porque são muitas nuances muitos detalhes a gente conta com a participação de todos são aqui presentes todos estão acompanhando pela internet principalmente os que estão presentes aqui para fazerem observações e perguntas e para iniciar a gente gostaria de trazer um texto que está nesse livro aqui tá dando para ver chamar a ética do Senai Esse livro foi editado pela Editora Judaica brasileira e ele é o comentário do irving irving Bully foi um Rabino em Nova York que viajava o mundo inteiro fazendo palestra sobre um tratado do talmute chamado esse tratado do talmud ele examina as questões éticas comportamento ético moral resume como se fosse um código de ética dos judeus esse tratado e o item se tornou famoso mundialmente conhecido por conta das interpretações dele é muito interessante muito práticas e feitas por um homem do século 20 para a vida no século 20 e tem uma parte muito interessante aqui nesse livro que eu separei que é a parte que ele fala sobre as nuances da interpretação bíblica dos Judeus do povo hebreu E por que que nós estamos trazendo isso aqui porque é bom repetir os livros do velho testamento especialmente o livro de Gênesis nós vamos penetrar agora foram escritos por hebreu não foi escrito por gregos nem por Romanos nem para os mesopotâmios nem por chineses nem por japoneses nós sabemos que todos os povos possuem a sua literatura sobretudo a sua literatura Religiosa e todos eles contam com missionários que vieram impulsionar o pensamento religioso daquele povo daquele agrupamento de espíritos que está reunido em função de afinidades étnicas que nós sabemos que as nações funcionam como escolas para o espírito quando o espírito aprende todas as lições que aquele grupo Nacional tem ele oferecer ele muitas vezes se transfere para outros agrupamentos para recolher outras experiências espirituais que cada povo tem suas ênfases tem suas virtudes tem também suas dificuldades os pontos fracos e assim o espírito vai estagiando em várias civilizações mas o certo é que a literatura do velho testamento é um patrimônio cultural é um patrimônio Espiritual do povo hebreu E durante 1. 500 anos até a chegada de Jesus mesmo depois Eles continuam sendo os guardadores os cuidadores desse patrimônio Que Nós aprendemos na doutrina espírita constitui o patrimônio espiritual da primeira Revelação então é importante a gente ter um senso de propriedade eu não vou aprender sobre [Música] literatura religiosa da China não vai ser na no seio da sociedade brasileira que eu vou encontrar os mestres da tradição do schind naturalmente que eu preciso deslocar-me ou conviver com pessoas que são oriundas da China que aprenderam dos seus pais os seus avós os seus bisavós dessa tradição espiritual e é ensino é assim com a yoga é assim com karatê com kung fu é assim com todas as áreas é assim com a Áustria com Alemanha com Estados Unidos cada qual tem as suas especialidades e não raras criaturas se deslocam viajam para terem contatos com os detentores daquela tradição cultural religiosa espiritual para beber na fonte então aqui nós estamos trazendo para beber na fonte O que é que nós estamos querendo beber não bastaria uma boa leitura do texto seja em hebraico seja numa boa tradução ele tá falando sobre compreensão do texto essa leitura não seria suficiente para compreensão e a inspiração a resposta é sim mas apenas em parte na visão Profética de Jeremias o todo poderoso compara a sua palavra com um martelo que despedaça a rocha isso tá em Jeremias Capítulo 23 Versículo 29 a palavra de Deus é comparado a um martelo que despedaça uma rocha e tal multi comenta Tal Qual a rocha que se parte em muitos fragmentos sobre o golpe do Martelo assim cada palavra do Santíssimo bendito seja ele foi dividida em 70 expressões isso tá no Tratado Shabat página 83 B que é o verso da página Olha que interessante como se cada texto tivesse 70 expressões 70 interpretações é claro que isso é um número simbólico ninguém vai contar uma duas três numerar 69 70 é um número Místico do Judaísmo que quer dizer inúmeras múltiplas exatamente E é exatamente só 70 Face da Torá Então é isso aqui 70 fragmentos assim como a rocha se despedaça sobre o golpe do Martelo diz novamente o talmude um versículo das escrituras sagradas Pode admitir muitos significados isso tá no tratado sem página 34 frente portanto livraste de simplesmente adorar tem 70 faces isso está não me dá de números Capítulo 13 Versículo 15 e está também nos honrar que é o livro da cabalável ele diz assim quando uma palavra foi impressa na rocha quando todo poderoso Grava um dos dez mandamentos nas tábuas de pedra 70 diferentes aspectos foram revelados na mesma Olha que interessante e os orar Capítulo 1:43v menciona que 70 explicações alternativas da Torá e o Capítulo 1 Versículo 54 AES o Hades a Torá inteira pode ser exposta de 70 maneiras o que que nós estamos dizendo mesmo não existe a interpretação a Com artigo definido e fechou a interpretação existe uma interpretação que é interpretação a partir de uma perspectiva a partir de um ponto que eu escolhi para olhar é tanto que quando Jesus vai interpretar a parábola do semeador temos lá em Marcos né Mateus quando ele vai interpretar a parábola ele Conta outra a interpretação dele é quase outra parábola ele não fecha a interpretação só na hora adorava isso né dizendo que a interpretação que fecha demais que quer ter certeza demais que quer esgotar o texto é uma interpretação fundamentalista que a interpretação tem que abrir o texto pode ser visto de diversos ângulos né e a gente não esquece de sempre frisar isso no livro obreiros da vida eterna quando asclépios materializa no mundo espiritual com o rolo na mão e as pessoas vão fazendo consultas ele vai abrindo Versículos do novo testamento e vai respondendo um problema específico da pessoa com um versículo às vezes você fala curiosa né como é que ele limpou esse versículo o problema que a pessoa tava passando mas ele tava olhando aquele texto a partir daquele problema que a pessoa colocou para ele na consulta espiritual então há uma tradição então do povo hebreu que interpreta Gênesis isso é importante dizer o protestantismo interpreta Gênesis mas só há 500 anos só tem 500 anos que existe protestante só tem 500 anos que eles interpretam esse livro o catolicismo interpreta esse livro a 1. 700 anos é mais tempo agora o povo hebreu interpreta a 3.
500 anos é mais um pouco tem mais tempo nós espíritas estamos interpretando esse há pouco mais de 150 anos há pouco mais de 150 anos então quando o Kardec coloca no primeiro Capítulo de O Evangelho Segundo Jesus não vim destruir a lei nós precisamos fazer uma leitura Ampla é que a doutrina espírita não desperdiça trabalho de ninguém o espiritismo não despreza o trabalho de missionários que durante 3. 500 anos encarnaram e dedicaram a sua vida inteira para ficar interpretando esse texto no povo hebreu nem os missionários que nasceram no protestantismo e muito menos os missionários que nasceram no catolicismo mas também a doutrina espírita não despreza os missionários que nasceram no movimento espírita e que deram a sua contribuição então a palavra que não é ou é um não é essa interpretação ou aquela é essa E aquela um aquela e aquela outra e nós estamos fazendo um trabalho de sono de sono estamos deixando muito Claro porque trabalho nós estamos fazendo aqui interpretação são reunindo e no Brasil no mundo quem está nos assistindo se fizesse esse trabalho alcançaria outros resultados também maravilhosos e deve ser feito a nossa esperança é que estudos do Novo Testamento do velho testamento se alarsem por todo o Brasil estudos a luz a doutrina espírita e que as pessoas cada mais adquiram competência desenvolvam habilidades e Tragam visões novas né o que eu mais desejo é sentar e ouvir alguém dando em Foco diferente trazendo algo assim fala Poxa vida que legal eu não tinha percebido isso isso é maravilhoso e esse é o espírito o nosso espírito é esse né então nós estamos juntos aqui para cada um traz ali um pedacinho da Rocha que a rocha foi despedaçada em vários fragmentos parece também que é importante a gente lembrar que todo o conhecimento que nós temos hoje mesmo o trazendo pela doutrina espírita ele respeita uma linha também que é de acho que seria de tradição uma não excluímos não dá para você ter um conhecimento hoje que exclua todo um passado é uma construção paulatina que mesmo saber de hoje ele se baseia numa tradição e vai se ampliando esse conhecimento né Essa palavra que você trouxe não dá para ser ou de exclusão né mas assim de somatório eu acho que é muito adequado e também acredito que nós espíritas deveremos enxergar isso e não desrespeitando também as contribuições passadas como se nós tivermos gerando algo extremamente assim novo né no sentido de se respeitar porque já foi construído que já foi construído da tradição né repete então parece que o Cláudio Marisa leu o parágrafo seguinte que eu vou ler agora né que ele quando fala da tradição e é exatamente ele tá falando que nós não devemos desrespeitar a tradição que do que já foi feito porque nenhum conhecimento se dá sem uma tradição é dentro de uma tradição que o conhecimento se transmite mesmo quando esse conhecimento é prioritariamente escrito por trás da escrita tem todo um processo de tradição até hoje né você vai produzir um livro você tá escrevendo a partir de uma tradição numa escola de uma corrente de uma linha ela não podemos desprezar e é o que ele vai dizer aqui a linguagem da Torá tanto sobre a forma escrita quanto sobre a forma oral porque os hebreus distinguem de Torá escrito e torrar oral é a tradição milenar é multifacetada tem profundidades e níveis de significado em suspeitos tomando Apenas superficialmente não verá o esplendor e a glória que ele oculta Olha que bonito então tem a tradição e o texto nós vamos trazer aqui o texto Gênesis na tradução em português e no original em hebraico Mas nós vamos trazer a tradição interpretativa Hebraica a tradição interpretativa protestante a tradição interpretativa Católica e a tradição interpretativa espírita e juntar E aí nós vamos ver que o texto vai ganhar uma beleza vai ganhar contornos que se você fizer uma leitura apenas sozinho você não vai conseguir porque porque nenhum encarnado é capaz de fazer sozinho o que centenas de missionários fizeram em 3.
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