Psicologia e Vida Espiritual - Prof. Sidney Silveira

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Centro Dom Bosco
Qual é a relação da psicologia com a vida espiritual? Diz Santo Agostinho que Deus nos fez para El...
Video Transcript:
[Música] antes de tudo boa noite para mim é sempre uma alegria estar aqui e no centro de Bosco para dar estas aulas que eu sei que acabam por ser de proveito não apenas para os que aqui vêm assisti-las pessoalmente mas sobretudo para para as pessoas que estão na internet que são muitas que passam a ter acesso a um conteúdo que não digamos assim não é muito usual eh pelo menos nos ambientes acadêmicos o tema de hoje é um tema eh o Bruno me pediu um tema eu sugeri vida espiritual e Psicologia ou psicologia e vida
espiritual e hoje estava no meu trabalho e eu fiz um conjunto de anotações eh que vão ser preambulares ao que eu vou dizer aqui sobre o caminho da vida espiritual e vou tomar como base desta vez não a Santo Tomás ja Aquino e sim a Santa Teresa Dávila esta aula foi uma aula pelo menos boa parte do conteúdo dela uma aula que eu gravei para alunos de um dos meus cursos de psicologia na minha plataforma e também para duas turmas particulares aqui do Rio então teremos aqui o sumo do que Santa Teresa Dávila diz no
livro da vida Santa Teresa Dávila eh uma santa extraordinária do período do siglo de ouro espanhol n contemporânea de São João da Cruz e de outros grandes homens grandes Santos grandes teólogos grandes filósofos e ela eh agraciada com dons extraordinários não apenas fundou se não me falha a memória de 17 eh Conventos eh femininos ela é reformadora da ordem e 16 masculinos e para além desta na Espanha para além desta atividade que é uma atividade extraordin na área do ponto de vista da do trabalho né ela também era uma contemplativa eh uma mulher que fez
o caminho da vida espiritual eh de uma maneira profundíssima e aquele momento era um momento eh imediatamente posterior a revolução Luterana ou seja Lutero proclama entre aspas as suas teses né No início daquele século a Igreja reage com a contra-reforma que foi a verdadeira reforma que gerou eh nas artes eh o Barroco o Barroco Já disseram com razão que é talvez a forma artística mais própria para expressar a fé de maneira profunda porque no no Barroco nós temos sombra e luz e a fé para nós é este caminho eh da Luz de Cristo em meio
às sombras deste mundo Tenebroso eh o Mundo em que vivemos é não nos custa lembrar um dos três inimigos o mundo em que todos nós vivemos seres humanos desde a queda de Adão até o juízo final é um dos Inimigos da nossa salvação no sentido da mundanidade das modas da superfluidade em que muitas vezes caímos ao eh devagar a nossa mente eh entre coisas que não merecem tanto a nossa atenção etc então aquele período é um período de reação reação espiritual estética política etc e Teresa é uma das grandes autoras deste século então Eh é
um vai ser uma alegria fazer esta conexão entre vida espiritual e Psicologia mas antes me cabe lembrar eh a todos eh que nós vivemos numa época histórica em que certas ditaduras a pós-modernidade ela é composta de algumas entre aspas ditaduras que são impostas ao Hugo Ou seja a maioria de nós e eu acabei de ler hoje este livro que é de um grande autor Javier baroa né tempo muerto tempo morto em que ele faz um paralelo eh entre o tribalismo das sociedades e de várias sociedades antigas e e posteriores à antiguidade e a pós-modernidade a
pós-modernidade seria uma espécie de retomada de um espírito tribal eh e esta pós-modernidade ela derroga de alguma maneira a modernidade a modernidade foi uma sucessão de negações e reconstruções a pós-modernidade também o será mas muitas vezes contrariando a própria modernidade se na na modernidade o racionalismo foi uma válvula de escape de um homem mundan para quem a eternidade não tinha sentido a pós-modernidade levará isas últimas consequências não apenas negando o próprio caráter histórico do homem mas criando uma espécie de ficção metafísica Eh Ou seja apartando o homem de todas as suas reais conexões ontológicas eh
Então esta pós-modernidade ela tem algumas ditaduras foi o que me me a ideia que me veio à mente Vamos citar algumas antes de entrarmos em Santa Teresa e depois juntar em ponto cruz né numa síntese que ao final espero eh Clare as mentes então uma dessas ditaduras é a do progressismo o homem pós-moderno Ele é digamos assim tarado pela ideia de um progresso Indefinido é óbvio que este progressismo ele tem premissas ainda hoje que são caudatário do século 18 ou seja da filosofia do entre muitas aspas ilustrados eh e o século XIX mesmo eh ele
levou por exemplo a filosofia positivista as últimas as últimas consequências e ela trazia no seu bojo Essa Ideia de um progresso eh da ciência um progresso Redentor eh pelo conhecimento uma espécie de Hi gnose então este progressismo ele ainda existe só que hoje ele digamos assim a atualiza-se eh em meio a muitas contradições porque se pensarmos bem para quem nega o caráter histórico do homem a ideia de progresso não deixa de ser um tanto contraditória e absurda né Eh para um racionalista eh que percebe oou que vislumbra contempla a ciência como um contínuo ainda faz
sentido a ideia de progresso do ponto de vista espiritual por exemplo o espiritismo já foi chamado com razão de uma espécie de aplicação da teoria evolucionista que também é Progressista a vida espiritual Então esta mentalidade Progressista que explode na modernidade eh particularmente com grande ênfase eh entre os ilustrados ela continua ainda hoje e ainda hoje só que hoje com estes com estas confusões de caráter eh digamos assim sociológico muito mais profundas e as pessoas embora não saibam nem sequer eh ordenar as suas emoções seus pensamentos sua vontade elas acreditam piamente é uma crença tola que
a sua vida progredirá de alguma maneira e tudo mais também progredirá então Eh e isto aplicado à religião católica gerou a ideia por exemplo da progressão da evolução dos dogmas Só Para darmos um exemplo né o Dogma em si não evolui o católico deve saber disso O que pode mudar ao longo do tempo é o esclarecimento por parte da hierarquia de algum ponto do dogma que à luz de novas descobertas e suscitou dúvidas e a igreja nessas ocasiões sempre veio a público para esclarecer a situação isto não tem nada a ver com evolução ou progressão
eh outra coisa é a ditadura do efêmero o homem pós-moderno que é um homem que trocou a contemplação do eterno pela paixão do efêmero é um apaixonado por efemérides ele não consegue ele é esmagado pelo aqui e agora de uma maneira tão Cabal que acaba por se transformar em alguém angustiado desesperado sem o saber é uma espécie de desespero Alegre ou falsamente alegre Então não é troco de nada que hoje por exemplo as pessoas estão no Instagram o hoje mesmo opinando com cara de certeza infundida por Deus sobre temas eh que exigiriam delas um nível
de estudos que elas não têm elas são esmagadas pelo noticiário elas só conseguem ver dos males do mundo as causas imediatas que lhe chegam por meio de um noticiário enviesado ideologicamente Então não é troco de nada que este homem eh esmagado pela agora apaixonado pelas efemérides seja alguém que cai no estado que Santo Tomás chama de divago mentes a sua mente divaga entre coisas desimportantes ele não consegue justamente porque está com o olho só para o acontecimento presente sem vislumbrar dele ou nele as causas que o tornaram possível né ou vislumbrar nele o horizonte de
possibilidades que ele traz em seu bojo uma pessoa sem deaga na sua mente uma pessoa sucumbida existencialmente então segunda ditadura aqui citada que é a ditadura do efêmero que veio para substituir o que durante a cristandade foi a contemplação da eternidade e depois vamos tentar fazer o vínculo entre as duas coisas a perda do sentido de eternidade acaba por fazer as pessoas perderem a própria noção do seu tempo profano Não digo nem do tempo sagrado DIT dura do Ócio eh que é outra coisa muito significativa porque se trata de um ócio não contemplativo não como
um convite para a percepção da realidade em ponto grande o homem mesmo antigo pré-cristão né ele era capaz de conceber uma ideia de ócio para a sua elevação nas virtudes etc eu mesmo digo por mim que nunca perco uma oportunidade genuína de não fazer nada né mas é o não fazer nada com vistas a perceber-me melhor não é um não fazer nada como hoje acontece que é o ósseo para o consumo Ou seja é um ósseo que não faz a pessoa transcender se assim mesma O que significa o seguinte a sua vida é mediocre o
ano todo dela é concebido entre trabalho e férias né O calendário dela não tem nada que não seja corriqueiro E é claro que os momentos de ócio acabam eh de alguma maneira também desequilibrando essas pessoas e se transformam numa digamos assim uma meta de vida eu trabalho para não fazer nada gastar as meu o meu salário eh mês a mês e também tirar férias viajar n eh o caráter diz aqui o barracou né esta Nunca na história do mundo as pessoas tiveram tanta tara por viajar né Eh e viajar muitas vezes é uma fuga né
Elas viajam viajam e se desencontram de si mesmas e ou viajam estão ali em Roma em vez de virem procurarem saber a história da Capela cistina vão ao McDonald's e assumem atitude semelhante a de um burro no seu Curral né a bana o rabo ou seja viaja-se muito e contempla-se pouco e o bodler o poeta francês do século XIX tem um poema em que ele exalta a viagem né mas no final no último estrofe é mais ou menos assim ele diz mas se você não precisar não viaj né é a maior viagem do mundo é
a viagem de uma pessoa ou interior de si mesma então Eh este óo não tem nada a ver com o ócio antigo e nem com o ócio Cristão eh que é o ócio n de quem está olhando para si mesmo com o maior realismo possível tendo a Deus no seu Horizonte outra então ó três Ditadura do Progresso Ditadura do efêmero Ditadura do Ócio a quarta Ditadura do cômico as pessoas hoje se vem compelidas a fazer graça e achar graça de tudo sobretudo de coisas sérias então o próprio humor eh os profissionais do humor hoje que
não tem quase graça nenhuma porque o padrão quando o padrão da Inteligência decai a capacidade de fazer rir também decai cai-se no escárnio no deboche confunde-se isso com o humor aquela finesse o humor fino a capacidade de criar quebras lógicas de maneira tal que quem ouve uma história por exemplo sente a desconexão e ri Isto vai se perdendo cada vez mais a risil nesta neste Horizonte de Ditadura do cômico ela é uma ribiland do Sul que é o riso na Idade Média agora me escapa o nome por favor quem assisti ovit depois pesquise eh mas
não pelo trabalho apenas sobretudo pela capa na capa deste livro há uma escultura que está numa Catedral dessas medievais de um demônio levando os condenados ao inferno estão todos rindo o riso patético do desespero ou seja nem todo riso é o riso que da alegria genuína né ao riso do desespero ao riso da alegria macabra com a desgraça lei o riso do invejoso Então esta Ditadura do cômico ela Ela implica uma banalização do mundo e de tudo aliás eh só para recapitular a ditadura do Progresso ela descamba num progressismo suicida a ditadura do efêmero numa
atitude antic contemplativa a ditadura do óp do Ócio descamba numa atitude de eh eh consumismo a ditadura do cômico na banalização do mundo outra também muito importante que né Eh o homem pós-moderno é pródigo em atualizar na sua própria alma é a ditadura da hiperatividade as pessoas elas arrumam uma maneira prática de fugirem de si mesmas V fazer 300 milhões de coisas não conseguem não estar envolvidas em 1000 eh projetos entre aspas porque o verdadeiro projeto el para G ser Digno deste nome é um procton o projetar-se para adiante ele tem que ter um fim
Nobre essas pessoas aqui elas na verdade elas desn obil taram os fins os fins das suas hiperatividades não são nobres e na verdade essa hiperatividade do homem pós-moderno Ela implica um vazio espiritual ela é o retrato de um vazio espiritual hoje eu pus no meu Instagram a frase Pensando nisto eh e este ano vai sair o meu livrinho provérbios do Abismo uma coisa de arrepiar os pelos públicos que o capeta não tem porque ele é uma criatura que não tem corpo né a frase é ter tempo livre é angustioso para o homem de alma vazia
né Eh ele cai na hiperatividade porque odeia olhar-se a si mesmo então vazio espiritual uma Du 3 4 5 sexta de ditadura a da sensibilidade as pessoas hoje comprazem em Serem sucos emocionais né Eh a própria percepção da sua vida é um sentimento né as suas amizades são baseadas no sentimento na simpatia na antipatia não tem nada objetivo não são amizades a verdadeira amizade é a comunicação de bens objetivos entre ordenados retamente pela inteligência não são bens quaisquer né Podem porque há bens que podem ser sendo bens em si mesmo podem ser adquiridos fora da
reta ordem da razão e aí a pessoa está na paixão desgovernada desordenada aqui essa ditadura da sensibilidade ela é o homem pós-moderno Ele aplica isso a tudo a sua visão da religião é a religião né Por exemplo na Igreja Todos batem Palmas e dançam e requebram fazem até requebros febis algumas damas né Eh que em outra época talvez fosse associadas a profissionais do sereno para valerme de uma metáfora né Eh Ou seja tudo é muito sensível e as pessoas cada vez como as suas personalidad ou melhor vou refazer a frase como elas não alcançam serem
personalidades são personagens na verdade entre a pessoa e a a personalidade e a personagem a seguinte relação parêntese eu já devo ter dito isso aqui em alguma aula passada a palavra pessoa vem do latim Persona né a expressão Latina é Personare Esta palavra era usada para no teatro antigo significar o ator que né estava numa peça interpretando algo e usava-se uma máscara então o o som da sua boca ressoava por intermédio da máscara então pessoa vem daí a palavra este termo Ficou sem nenhuma grande formulação filosófica até que boécio já num período cristão ele num
livro em que se indaga a respeito da Santíssima Trindade São três pessoas ele dá a primeira grande definição de pessoa no ocidente na história da filosofia pessoa é a substância individual de natureza racional então a racionalidade é o substrato metafísico da pessoa ora todos nós pessoa e ser pessoa diz Santo Tomás Jaino é a maneira mais profunda de ser qualquer coisa que se pode ser Deus é o que é e aquilo que ele é é profundamente pessoal n e nós quanto mais eh pelo por intermédio do desenvolvimento das virtudes vamos crescendo na contemplação da realidade
Mas vamos elevando o nosso padrão e chegamos a ser personalidade a personalidade é uma realidade moral a pessoa é uma realidade metafísica é o substrato metafísico nós somos pessoas que somos chamadas a serem personalidades né Agora se a pessoa não desenvolve vício nenhum descamba não desenvolve virtude nenhuma descamba em Vícios ela continua sendo pessoa mas não só não chega a ser personagem como não só chega a ser personalidade como vir uma personagem ou seja ela falseia si mesma então estas advertências não me custa fazer porque vamos falar aqui de Santa Teresa Dávila vamos tê-la como
paradigma de caminho ascendente da vida espiritual e nela com ela nós vamos ver que nós somos chamados à Santidade que é a melhor maneira de se desenvolver uma personalidade genuína plena fora da santidade Todos nós somos personagens mais ou menos patéticos né então Eh essa ditadura da sensibilidade ela como ela se dissemina no tecido social ela vira uma doença social e vai cada vez mais impedindo as pessoas de acenderem a personalidade então no caso aqui desta ditadura ela carreta implica retrata o declínio espiritual intelectual e moral ou seja se são os sentidos o que me
governa e não a inteligência se a inteligência não está no epicentro da personalidade a pessoa vive se emocionando e de emoção em emoção ela cava a sua própria cova mental ditadura da Juventude mais uma né ser jovem hoje virou qualidade né moral quase né É lembro-me sempre do dramaturgo Nelson Rodrigues para quem fizer a seguinte pergunta um dia Nelson Qual é o conselho que você tem para dar aos jovens e ele com aquela voz que parecia da da barca da Cantareira singrando a Bahia de Guanabara aqui no Rio né envelheça o aí dizia ele o
jovem é um débil mental o jovem vê uma pessoa entrar na piscina acha que quem nada é a piscina hoje tudo é para o jovem e e e o que é terrível é a opinião do jovem que o político busca porque o jovem é influenciador o jovem influenciador no sentido mais pejorativo deste tempo né o Demônio também é um grande influenciador né já dizia Aristóteles que era um homem realista o jovem nem sequer convém que ele participe muito ativamente da política porque a juventude é digamos assim o entre aspas lugar né das paixões o lugar
da vência e a política sendo arte arquitetônica do bem comum requer a virtude da Prudência que é uma virtude que segura esses ímpetos e na juventude é mais difícil segurar os ímpetos Então essa de Ditadura do juvenil é é um signo de uma sociedade que perdeu todos os parâmetros civilizacionais mais profundos porque Ela implica algumas coisas ódio à velice Como época de diminuição das potências vitais nunca tantos velhos morreram abandonados pelas suas próprias famílias né Nós Somos a sociedade que espetacularizando a morte e portanto esconde os velhos esconde a velice os hospitais hoje onde os
médicos são Senhores da vida e da Morte muitas vezes se tornaram sarcófagos eh em que as famílias deixam os seus entes queridos digamos assim mortos vivos Então esse essa Ditadura do juvenil é uma das coisas mais disseminadas eh neste ambiente pós-moderno é muito ruim isso e Como o jovem é próprio dele não seguir tão frequentemente aos bons conselhos né conselho é digamos assim uma das dos braços e ontológicos da virtude da Prudência é próprio da Prudência aconselhar e também receber conselhos reconhecendo que quem aconselha sabe mais etc é óbvio que uma sociedade ou sociedades que
tem no jovem né o objeto paparicadas na escola na política etc vai ser uma sociedade antic contemplativa violenta virulenta e mentalmente cega ou seja a sabedoria que não é uma realidade cronológica é ontológica há pessoas imaturas ou seja envelheceram mas não adquiriram sabedoria envelheceram sem enxergar as verdades sobre si mesmas sobre o mundo etc mas embora a sabedoria não seja uma realidade cronológica ela não pode neste mundo ser alheia ao tempo certas coisas requerem tempo e experiência e aqui Não Me Custa lembrar que Aristóteles diz que experiência as ciências crescem a partir de experiências mas
o que que é uma experiência ter passado por muitas coisas é experiência Aristóteles icia se quem passou por essas coisas não aprendeu com elas então a experiência só é verdadeira se a pessoa além de ter passado por várias coisas aprendeu com o que passou e porque senão aquilo não chega a ser experimentum é na verdade algo que sucedeu né e passou pela pessoa de maneira análoga como um bom conselho entra para um ouvido sai pelo outro sobretudo eh entre pessoas digamos assim desassistidas pelo Logos n eh outra ditadura ditadura dos guetos é o tribalismo é
o neotribalismo Eh Ou seja eh o homem pós-moderno ele perdeu a ideia de identidade social e substituiu-a por identidade de grupos só que são tribos literalmente tribos que têm os seus preferências estéticas as suas preferências políticas umas não se comunicam com as outras todas sentem a mesma coisa de maneira difusa e confusa perdeu-se o gosto comum Antigamente eu tô com 59 anos eu me lembro da minha infância quando uma música popular era lançada e caía no gosto era caía no gosto geral as pessoas jovens Hoje não tem ideia do que é isso que uma música
Vai agradar o grupinho um é do funk outro é não sei o quê do Samba é do do quinto dos infernos uns odeiam aos outros uns se odeiam eh a si mesmos e o odei aos outros e há uma certa discrepância de percepções eh e portanto a sociedade se fragmenta em 1 milhão de guetos sejam guetos espirituais políticos estéticos ou que quer que vá neste sentido e uma das eh dos sinais das consequências disto é a perda da noção de bem comum tá onde cada um sente a mesma coisa de maneira diferente do seu vizinho
é claro claro que esta percepção sensorial distinta vai gerar percepções intelectivas igualmente distintas e a sociedade se fragmenta eh temos inclusive no plano legal a prova disso porque as leis cada vez mais sendo feitas por homens cúpido e voltados a seus grupos e contra outros grupos as leis não mais visam ao bem comum e são a representação de grupos de interesse que chegam ali num Deputado né e e e ó no nosso grupo que é que aquilo outro e tem-se a noção de que a lei hoje contemporaneamente ela não é uma regra da Razão orientada
ao bem comum e sim uma regra da vontade orientada à preferência do grupo A B ou C então numa sociedade em que as pessoas percebem tudo de maneira diversa é congruente que as leis também com o passar do tempo vão sendo feitas umas contra as outras a nossa Constituição Federal hoje com tantas emendas tant ela vai virando coa de retalhos só que são retalhos metafisicamente inconciliáveis né então ditadura dos guetos outra Ditadura do tempo presente né ou seja o agora é o que importa né o momento presente ganha na visão deste homem desespiralizado da pós-modernidade
um sentido de urgência patológico porque uma coisa é o verdadeiro sentido de urgência alguém tá infartando pô pega o que que vou fazer alguém tá se afogando preciso fazer algo numa sociedade em que as pessoas estão divagando as suas mentes foi a primeira ditadura que eu citei lá atrás né Eh a segunda do efêmero que leva as pessoas a divagarem as mente é claro que elas não vão ter as percepções das verdadeiras urgências e onde não se percebem as urgências tudo é mais ou menos urgente falsamente urgente Então isto é uma desgraça paraas famílias pras
amizades pra política então todos esmagados pelo momento presente da pior maneira possível que é no materialismo no individualismo e no consumismo porque se pensarmos do ponto de vista teológico Deus é um eterno agora é o que Santo Tomás chamava de nunc stun ou seja o instante perene né tudo o que existe existe num agora só que Deus é num agora sem sucessão em Deus não há antes nem depois Ele é o agora omn perfeito homni an de tudo que pode ser né Deus é o ser e tudo que tem ser participa deste ser é oora
pletórico do ser Divino tudo que não é Deus sejam Os Vegetais minerais sejam os animais os animais Racionais que somos nós vive num agora que transita entre um passado e um futuro Só que no caso do homem este passado pode ser continuamente revalorizado revalor a luz de novas percepções e o futuro pode ser contemplado como esperança que é algo que um animal irracional é incapaz de conceber não digo a esperança como virtude teologal a esperança natural né Quanto mais incapaz de transcender a matéria é um ente mas ele está Arrojado ao agora de uma maneira
imanente ele não transcende o homem porque tem racionalidade é capaz de transcender o aqui agora o homem o seu agora é pren de futuro né e é digamos assim o parto de um monte de passados ou de uma constante revalorização do passado as pessoas são capazes de mentir até e mentem muito a respeito do seu passado elas se enganam numa percepção Em algum momento da sua vida e acreditam naquela percepção a vida vai passando e aquilo vira um inteligível na sua mente vira uma verdade entre aspas só que uma falsa verdade porque proveio nasceu de
uma percepção errônea daquele momento então Eh esta Ditadura do tempo presente Ela traz consigo a perda do conceito de tradição ou seja nada nenhuma tradição verdadeira pode vicejar numa sociedade que só contempla o presente já que a tradição ISS é outra frase que vai pro meu livrinho né É o amor que se espraia no tempo né toda e qualquer tradição só vive no amor para o amor e com o amor fora do amor tudo são ruínas de todos os tipos então a ditadura do presente implica perda completa do noção de tradição e incoerência histórica a
palavra coerência né diz-nos o Pedro Machado que é um etimo português eh Ela traz consigo um conceito de herança comum o coerente é o fiel à herança recebida né ele tem no presente o presente dele é uma co é assim participação de algum passado que ele assimila como valioso a diferença entre a ruína e o escombro é isso que que é um escombro teve um terremoto o prédio caiu tá em escombros né a ruína Foi algo que passou e deixou um vestígio valoroso eu olho pro escombro não tem nenhum vestígio de valor eu quero inclusive
mexer nele retirá-lo agora a ruína tem um valor nós vamos à Europa por exemplo Vamos lá ver o Coliseu né Eh eu por exemplo me olho no espelho vejo uma ruína então a ruína tem tem um certo valor então assim eh esta Ditadura do presente destrói a tradição e torna-nos historicamente incoerente né o passado eu vou reinventá-lo ao meu prazer ao ao bel prazer da ideologia a qual adiro aqui agora e o meu futuro será digamos assim uma projeção anárquica eh das minha dos meus medos das minhas meus desencontros desassossegos do presente não tem nenhum
sentido de realidade outra ditadura estamos acabando para entrarmos em Santa Teresa porque vamos mostrar ela na vida espiritual nos liberta dessas ditaduras é a ditadura do material como sendo algo do sentido superior da existência o materialismo é um erro metafísico mas para além de tudo mais é uma burrice o chesterton que era um sábio né um homem bem humorado dizia que o materialista é o homem que usa o espírito para negar o próprio espírito né ou seja o simples fato de pensar devia servir ao materialista para ele entender que não está circunscrito a matéria que
o pensamento se dá pelo o conceito já é abstraído da matéria aquilo que os escolásticos chamavam de verbo mentes o verbo Mental é o produto da nossa inteligência e a nossa inteligência não é artificial aliás parêntese né não existe Inteligência Artificial existe inteligência natural a inteligência ou será natural ou não será inteligência inteligência não é cálculo de algoritmos se um um computador pode dar respostas conforme for programado espetaculares em questões mecânicas etc pode ser O pardal aqui que multa os carros pode fazer um monte de coisa só não pode interpretar o dado da realidade isto
Só uma verdadeira inteligência capaz de fazer se a pessoa está numa rua em que há um Pardal que diz lá que ela são 30 km e ela ultrapassou os 30 km O pardal vai piscar e ela vai receber a multa um guarda que estivesse ali podia pensar pô ele estava fugindo de um bandido e teve que acelerar interpretou a idade então a inteligência artificial não se arrepende não cria não não ama e portanto não é inteligência inteligência é intus leger ver as coisas por dentro isso um calculador de algoritmo não faz então eh só numa
sociedade descambar no materialismo pode-se acreditar que a inteligência artificial vai suplantar a humana eh num tribunal que eu conheço aí já estavam querendo eh eh botar lá algo de inteligência artificial para decidir os processos quando nós chegarmos a isto eh tenhamos a certeza que será pical definitiva em qualquer possibilidade de civilização Então não vamos nem eleger deputados vereadores para que juízes professores né enfim Ditadura do material perda do sentido superior da existência humana ditadura da Liberdade absolutizar Né desde quando Lutero lá na sua revolução propôs a sola escritura né ou seja o que importa né
Eu não eu não tenho um magistério que reja seja o reitor da minha consciência sendo extrínseco a ela eu aqui individualmente dou a minha interpretação da escritura Ou seja é algo individual criou-se a partir disto no ocidente uma espécie de eh idolatria da consciência individual como se ela fosse autônoma né e alguns chegaram a crer que a consciência é até mora em algum lugar tem um órgão físico da Alma O que é um erro filosófico tremendo A consciência é com alot cência é a ciência é aplicada a algo quando eu aplico o meu saber a
algo eu crio mentalmente uma estrutura de consciência Eu tenho consciência que se puser a mão no fogo eu vou me queimar né mas isso veio de como é que aconteceu eu aplico esta ciência de que o fogo queima habitualmente as coisas então a consciência é digamos assim o espraiar-se da Inteligência as coisas eh de maneira criteriosa então é óbvio que a consciência pode ser errônea pode ser perplexa leiamos aí quem está aqui ou quem está na internet assistindo ao vídeo A Teologia Moral de Santo Afonso de ligório lá que o CDB que editou eh essa
foi uma das boas ideias que eu lhes dei eles fizeram primorosamente e ali primeiro eh volume é o Tratado eh dos atos humanos a regra dos atos humanos são a consciência e a Lei então ele define a consciência e depois vai dizendo os tipos de consciência que podem existir eh a errônea a escrupulosa a dubitativa a dubitativa que se baseia em algo meramente possível a provável né a probabilística é que a consciência é um hábito em nós né não é algo físico não é um temperamento não é nada ela é um hábito então assim quem
eh absolutização enxergando na Liberdade o caráter volitivo o querer né volter dizia a liberdade é eu fazer o que eu quero o que é um erro eu queria sair daqui voando não posso eu tenho limites físicos na minha liberdade tenho limites psicológicos na minha liberdade a minha liberdade não é um querer apenas há várias coisas que eu quero mas eu não sou livre para querer quero ficar 25 minutos embaixo d'água como hipopótamo sem respirador artificial do hipopótamo eu só tem o corpo né então assim a liberdade tem limites essa ideia de que ela é um
absoluto que se aplica sobretudo no plano civil é um erro a liberdade é uma realidade ontológica antes e acima de tudo e não se viu o estado não é capaz de nos dar a liberdade uma das promessas dessa pós-modernidade da modernidade depois da pós-modernidade é que o estado nos dá tudo né vários ó Thomas Rob vários Lock etc eles partem de uma ideia de que sem o estado não havia antes do estado não havia justo nem injusto olha que horror né e é uma Quimera achar que o estado vai nos dar algo que é precioso
que nos que nos constitui que é este caráter de liberdade a liberdade tem a sua Instância inexpugnável na vontade mas ela não se restringe à vontade até porque a vontade não é só o querer tem 12 movimentos mas não vou falar disso tá eh é então Liberdade absolutizar M humana os atos propriamente humanos são levados a cabo pela inteligência e pela vontade a inteligência ilumina a vontade dá-lhe critérios e a vontade A partir desses critérios faz as suas escolhas escolha é outro movimento da Vontade Tá por fim Ditadura do laicismo né Eh Ou seja com
a separação entre os poderes espiritual e material coisa que se desenvolve muito na modernidade no Renascimento depois na modernidade já vinha de lá do final da idade média com pensadores humanistas que já preconizavam uma separação entre essas duas instâncias ganh o caráter de Dogma entre aspas eh a partir do século XVI até que hoje virou algo que o homem médio vulgo não questiona ele não faz a menor conexão entre o espiritual e o o político o espiritual e o moral que é isso que nós vamos tentar mostrar que na vida verdadeiramente espiritual é Unificado então
o laicismo de estado transforma o estado em árbitro absoluto de tudo do bem e do mal do certo e do errado do justo e do injusto do futuro do passado e agora no momento contemporâneo esse estado totalitário global é o proprietário até do nosso vocabulário ele diz quais são as palavras que se podem dizer qua não se podem dizer ele interpreta como se fora um Deus n a intenção pela qual as palavras são ditas intenção outro ato da vontade intentar então Eh esta Ditadura do laicismo é uma um dos escombros da civilização contemporânea que ruil
né Eh a cristandade temos que ter essa consciência vivemos no mundo por isso que eu ao falar de Santa Teresa eu quis trazer alguma compreensão do se a pessoa não tiver noção do Caos vivemos no caos ela não vai ter os instrumentos para sobrevivência proficiente no meio do Caos é melhor enxergar o caos e a sua maldade do que fingir que ele não existe agora as trevas enxergam a luz perdão foi o demônio que que me atrapalhou as luzes enxergam as trevas as trevas não só não enxergam a luz como não enxergam a si mesmas
né e Santo Tomás diz no dem que é uma obra maravilhosa as questões disputadas sobre o mal que as trevas não são o contrário da luz são a sua privação né a contrariedade no plano no plano metafísico dá a noção de certa paridade as trevas são ausência da Luz as sombras só existem a partir da luz né as trevas são breu então Eh temos que ter noção que estamos num breu e aliás dois outros modismos vou falar rápido eu Fi botando que eu vou escrevendo essa né quase psicografando ditadura dos modismos né ou seja o
desejo patológico de diferenciar-se dos demais o modismo no fundo é isto né e acaba por descambar no seu contrário porque é tanto desejo de parecer diferente que acaba parecendo igual a outros que pensam da mesma maneira o modismo é uma desgraça né a ditadura da moda é a ditadura das opiniões extravagantes é a ditadura das vestes extravagantes eh e ser extravagante não é bom não é bom Alguém tem que dizer isto né no mundo das extravagâncias transformadas em fim a ser buscado pelos cidadãos cuja vontade está enfraquecida cuja inteligência está apagada e cujos sentidos são
uma máquina de gerar coisas incompreensíveis é claro que né as modas vão ser o que há né o Instagram então aí é uma maravilha né É no Brasil inclusive se a pessoa perde o senso de ridículo periga ficar milionário em uma semana então desejo patológico de diferenciar-se do sentir comum né que acaba gerando o seu contrário que é o aderir a outras pessoas que pensam iguais is são os que se tatuam só aqui não sei onde né etc não vamos entrar neste mérito né Por fim Ditadura do original que é muito próxima da moda né
que é o desrespeito a todas as conquistas do passado né isto não é de hoje né a filosofia que nasce eh na modernidade assim é batizada digamos assim por decart já é uma filosofia que olha pro passado sem nenhum respeito Diferentemente do que se fazia antes então muitos filósofos vão aparecendo dizendo Olha o que eu estou fazendo aqui nunca ninguém fez é uma playad deles né ah não vamos filosofar diz decart a partir de ideias Claras e distintas na pressuposição de que até ele não as havia né sujeito Modesto né e teve a sua e
a sua filosofia nasceu de um sonho né eu diria que foi de um devane ele próprio diz né Eh Que maravilha então eh a ditadura do original ela eh desrespeita o passado né Ela é uma profanador do passado e aqui eu escrevi uma frase o homem pós-moderno não tem a a eternidade no seu Horizonte não tem passado porque o C usa não tem futuro porque não sabe concebê-lo e não tem presente pois vive de maneira propriamente enlouquecida né não é só a loucura que está lá no dsm que é o catálogo das desordens mentais é
uma loucura da qual a pessoa em geral nem se dá conta né a sua vida psíquica é um conjunto de percepções completamente equivocadas a respeito de tudo A começar por ser a respeito de si mesma pois muito muito bem apresentado o caos em alguns dos seus Breves aspectos forse para falar do que o homem pós-moderno tem como nota distintiva né o mal é potencialmente infinito ficaríamos aqui o mês todo enumerando ditaduras vamos fazer o primeiro digamos assim movimento para ir na direção oposta né que é o da vida espiritual e aqui Como eu disse vou
valerme de Santa Teresa Dávila e que no livro da vida e depois ela em outros livros fala outras coisas sobre a oração Mas neste livro Ela diz que há quatro maneiras de rezar que implicam quatro graus de oração né O primeiro é a daqu dos iniciantes né podemos chamá-los de iniciantes e ela traz uma imagem são as pessoas que vão buscar sozinhas água no poço com grande trabalho né e pouca produtividade ainda então depois eu vou comentar o porquê Porque ela explica Em que sentido é esse trabalho em que sentido é essa pouca produtividade então
muito trabalhoso e pouco produtivo o segundo grau ou maneira de oração é o daquelas pessoas que já não vão ali né sozinhas tirar água do poço com esforço pessoal mas elas se valem de um mecanismo que em espanhol se chama nora e alcatruz nora não é só a palavra que designa uma pessoa da nossa família mesmo em português né É um mecanismo eh hidráulico né como uma roda e que é permeada de pequenos baldez inhos e vai passando para um lugar onde há água então neste segundo modo de colher a água porque ela faz a
a a isso é preciso advertir ela faz a comparação entre rezar e regar né rezar é regar o nosso próprio jardim o jardineiro principal é Deus mas nós somos jardineiros auxiliares né então mas de que águas se trata primeiro é dessa que é do Poço da pessoa que vai buscar individualmente ela vai regar desta água que é retirada com grande dificuldade e pouca produtividade a segunda já é uma elevação nela já que né a pessoa se vale de um mecanismo o esforço é menor e a produtividade é muito maior este segundo grau de oração é
chamado por Santa Teresa Dávila de oração de Quietude porque nesse estado no primeiro estado as emoções estão desgovernadas a autopercepção não é muito boa eh no segundo estado a pessoa já começa a ganhar um certo sentido de unidade a partir de um primeiro passo na direção do apaziguamento interior então é oração de Quietude tira-se mais água por meio de um mecanismo com com menos eh trabalho né grande proveito né então o primeiro é dos iniciantes poço sozinho segundo dos adiantados o terceiro que é o dos experimentados é da pessoa que já não colhe água lá
né sobe num lugar até tem onde tem um poço com um baldez inho já não é o daqu se vale de um mecanismo para colher a água é aquela das pessoas que colhem a água num rio ou num Arroio ou seja o trabalho é muito menor basta botar qualquer recipiente ali na borda do Rio e a água virá cheia então este terceiro grau de oração é oração desses experimentados e eu vou depois eu vou traduzir em que sentido eles são experimentados e muito menor trabalho e muito maior ganho né Por fim o quarto modo é
dos perfeitos e não tem trabalho nenhum né Ele escolhe a água da chuva né só basta botar ali pode estar dormindo bota um recipiente e a chuva é a graça e em se tratando da Graça é abundante trabalho zero ganho máximo Então esses já colaboraram com a graça limpando-se interiormente contemplando melhor a realidade ganhar um grau de autonomia verdadeiro autonomia sipada né porque o único autônomo absoluto é Deus Ele não depende de nada nem de ninguém para ser o que é todos nós dependemos de coisas exteriores a nós para atualizarmos o nosso ser inclusive o
interior então o grau dos perfeitos a água é abundante vem do alto é de graça sem esforço nenhum e o ganho é máximo é máximo e Diferentemente como essa vem do alto eu não a estou extraindo ela está literalmente caindo em cima de mim é gracia gratis dada pois muito bem vamos explicar os conceitos o primeiro modo é o dos iniciantes Por que que há um grande trabalho Santa Teresa nos explica que este grande trabalho dos iniciantes na oração é a imagem daese dos Sentidos que a pessoa está fazendo nesta fase nesta fase as emoções
ainda estão desgovernadas a vontade é fraca a percepção da realidade não é muito clara e então dá muito trabalho né ser confuso cansa a pessoa psicologicamente né ser enfraquecido do ponto de vista das potências superiores da Alma cansa então este grande trabalho é representativo segundo Santa Teresa deixa limpeza que tem ser tem que ser feita por meio de uma CESE e Ou seja eu vou não me convém apetecer tudo que é apetecível eu vou negar inclusive coisa que moralmente eu posso apetecer mas como eu estou fazendo uma dieta espiritual até isto eu vou e recusar
Então essa fase dá muito trabalho e aqui coisas que eu anotei ao modo de corolário desta visão de de digamos assim consequência dela neste momento a vontade é frágil ou seja por que ela é frágil a vontade é um apetite intelectivo do bem eu quero algo porque a inteligência me informa que é bom e isto move a vontade então aqui no momento da em que a pessoa está começando a vida de oração a sua vontade é frágil significa que ela delibera fazer coisas e não consegue levar essa deliberação até o fim Há muitas existências muito
segundo Santa Teresa ficam nesse primeiro grau eles não evoluem mas por que que ela é frágil duas coisas acontecem segundo Santa Teresa os pensamentos ma ou enganosos que são muitos nesta fase a pessoa ainda não se limpou ela tá emocionalmente desregulada ela está intelectualmente confusa ela está moralmente depravada de em algum grau em algum sentido Então os pensamentos ó né e as paixões ou seja as emoções estão desgovernadas a emoção os meninos aqui publicaram CDB um livro que eu indiquei o livro não uma autora que está sendo né Graças a Deus publicada que é a
Magna Arnold que é a mãe da psicologia das emoções a psicologia atomista eh tem este marginal aqui como aqui no Brasil o seu grande propulsor mas assim se não houvessem editoras que tivessem o trabalho de editar esses autores esse conteúdo ia ficar só aqui nas aulas e é preciso chegar aos textos então A Magna ar que é um atomista ela eh o que ela chama de emoção é o que Santo Tomás chamava de paixão então aqui quando a vontade está frágil geralmente a cabeça está conf e as emoções estão desgovernadas o coração está frio n
coração está frio outra coisa que acontece nesse primeira nessa primeira etapa desânimo com as frequentes derrotas pessoa tá começando ela pede um negócio para ela própria ela não consegue ter ordem ela não cumpre os preceitos ela vai tendo uma vida e do ponto de vista estético moral sexual se político etc totalmente desregulada ela se desanima com muitas derrotas quem está começando peguemos aí um uma analogia com a arte marcial vai apanhar muito até se desenvolver então neste momento há O desânimo com as derrotas frequentes e há outra coisa que é simultânea segundo Santa Teresa que
é a soberba com as pequenas vitórias né ao mesmo tempo que a pessoa se sente enfraquecida e tem ímpetos de de existência muitas vezes com a ajudinha do capeta ela é soberba com as pequenas Vitoria zinhas ou seja H uma falta de humildade né E aquela minha vizinha sabe nem o que que eu tô fazendo Tô rezando o terço todo dia né então é o primeiro estágio da oração isto acontece de Fato né Eh outra coisa que sucede segundo a grande Doutora do Carmelo São tentações demoníacas de desistência né eu falei aqui no início que
o mundo é um dos Inimigos da nossa salvação o outro n o segundo que é o inimigo externo é o demo então o demônio é o patm o pai da mentira o seu papel é desorientar e sobretudo quando a pessoa começa a fazer um esforço de se limpar espiritualmente para amar a Deus com maior liberdade é que aí ela tem muito ímpeto de existência e vezes são súbitos pensamento súbito muitas vezes fora da ordem do ou do contexto dos Pensamentos que nós vamos tendo muitas vezes é diabólico éé e olhe não não pensemos que o
demônio numa sociedade descristianização peguem no Google né uma voz dizia para eu matá-la né não assim então há um inimigo há uma vida espiritual e há inimigos espirituais quem está fora desta vida nem concebe o tamanho da maldade existente né o homem contemporâneo só consegue dar maldade vislumbrar da maldade traições assassinato ele não consegue entender que existe um grau de maldade em que o malfeitor quer induzir você a fazer por si mesmo o pior mal para você e pros seus né Ou seja é um grau de maldade superior eh e aqui Santa Teresa cita nessa
primeira eh aqui esse isso que eu estou dizendo estas quatro graus da oração estão no livro da vida do Capítulo 11 ao 22 né e para quem for ler Santa Teresa ela Cita uma frase Santa Agostinho né Eh dai-me o que ordenais e ordenai o o que quiserdes que maravilha Santo Agostinho né ele pede a Deus que dê para ele o que é ordenado olha que maravilha olha que visão que só realmente um um católico de estrita observância entende Olha só se é mandamento É claro que eu tenho que ter um esforço mas pedir aquilo
que eu não consigo fazer é algo que devemos pedir né muitas vezes a oração A petição é uma das propriedades da oração segundo Santo Tomás as pessoas pedem mal pedem pouco pedem mal e às vezes pedem erradamente imoralmente então pedir coisas que são mandadas se nós não estamos conseguindo que maravilha é a pessoa por exemplo tem uma dificuldade por um passado por exemplo só para dar um exemplo de Taras e e não consegue se livrar daquilo peça a Deus pedir a Deus o que não se consegue com esforço próprio é o melhor negócio não é
o negócio da China é um negócio Divino né então frase Santo Agostino Agostin que ela cita dai-me o que ordenais e ordenais o que quiserdes quem faz a vontade de Deus tem certeza de que se cumprirá não tem nada melhor do que fazer a vontade de Deus difícil é percebê-la porque a vontade de Deus cumpre-se instantaneamente então se eu fizer a vontade dele eu estarei fazendo a minha também né Eh analogia entre rezar e e regar né o segundo modo de oração eh é é espa lá deixa eu Não Me Perder 1 2 3 não
ainda nesse segundo modo de oração a alma é AC coçada pelo Desejo ingênuo de que todos sejam pessoas espirituais olha que coisa isto é uma burrice né da mesma maneira como a realidade em todos os níveis estéticos moral intelectual ela é feita de diferenças né uma pessoa queria que todos estejam no mesmo patamar contemplativo é ingênuo é ingênuo e e requer uma certa soberba porque no fundo deste deste desejo há vontade de a há um há um um inteligível há um inteligível que é assim eu desejo que seja igual a mim né é implícito isso
então desejo ingênuo de que todos sejam naquele momento pessoas espirituais né Porque se todo mundo é assim eu não vou nem fazer catequese com ninguém se todo mundo tá aí no mesmo caminho né a percepção das desig dades é que ajuda o homem espiritual a se colocar melhor no mundo e ajudar os seus semelhantes né quem acha que essas doutrinas igualitárias tiram do homem a percepção de que a realidade é feita de coisas desiguais em todos os planos a começar no próprio corpo as funcionalidades do meu corpo são diversas há uma hierarquia entre as potências
entre bater o coração entre as atividades do meu coração e as do meu da minha unha do dedinho mendinho do pé direito há uma diferença de grau hierárquico né então a a realidade onde a ordem A Hierarquia onde A Hierarquia a funcionalidade onde a funcionalidade a finalidade e onde a finalidade é última ou seja contemplar e amar a Deus acima de todas as coisas aí sucede aquilo que os éticos aristotélicos aristotélico tomistas chamam de felicidade é a posse habitual neste mundo dos bens queridos retamente ordenados pela inteligência né Outra coisa que sucede nesse momento ainda
de pequena soberba Inicial pessoa vai tendo uns benzin né ter pena dos pecados alheios mas não a verdadeira compaixão É uma pena análoga a do fariseu que olha pro publicano né na missa de domingo foi passado né ou seja ainda bem que eu não sou como esse aí esse aí né fornicador mentiroso trapaceiro né ess essa pena soberba eh que é típica de quem gente está começando esta caminhada espiritual Santa Teresa diz que acontece necessariamente é claro que às vezes tem uma mãozinha né do Inimigo da nossa salvação mas muitas vezes acontece porque quem está
começando a contemplar a luz tem que passar por uma pedagogia Luminosa análoga a que Platão ensina no livro sétimo da sua República que é o mito da caverna Ou seja a pessoa está lá na caverna Quando ela começa a sair a luz quase que a cega ela tem que passar para uma Pedagogia da luz para poder enxergar a realidade com maior clareza né o conselho que Santa Teresa Dávila dá nesta fase é primeiro que maravilha procurar um mestre né no caso católico um bom confessor mas pode ser um mestre até leico o mestre inteligente instruído
e prudente palavr de Santa Teresa né o seja inteligente aqui não é inteligência do original do cara que tá buscando originalidade dar uma opinião extravagante no meio de uma uma massa de ignaros e se acha um Aristóteles Red vivo não não é disto que se trata aqui é a inteligência dos princípios da ação humana é esse Faro do bem que está no coração do homem né inclusive dos mais depravados e deup ados que querem o bem para si mesmos ainda que seja no plano físico então buscar um mestre em inig tem a inteligência dos princípios
ser dto ou seja conheças sagradas escrituras tem uma boa formação filosófica e Prudente a prudência é auriga virtutum é a cocheira de todas as virtudes a que mantém as outras juntas e Santa Teresa aqui ela mostra que já eh eh o livro foi escrito este livro da vida ela já era uma mulher próxima chegada aos 50 anos já era experiente seão não escreveria ela já tinha cumprido as quatro etapas Então ela ela ela já aqui é um ensinamento não teórico é teórico prático então Eh alguns quieti diziam não esse mestre tem que ser um santo
tem que ter vida de oração e o que que a Santa Teresa dá diz não senhor a sabedoria prática sempre é útil né E se o mestre não tiver esse grau de santidade que eu estou buscando ele vendo a minha busca vai querer buscar também olha aqui Santa Teresa é mestre do bom cxo jogava xadrez né Santa Teresa jogava xadrez né arrez né então hoje em dia Muitas vezes é é um risco Às vezes a pessoa começa a ter uma vida espiritual que é assim e qualquer coisa que não seja perfeitíssima de alguém que vai
ser o seu mestre ela já na situação soberba da Alma já renega que burrice né um sábio é sempre útil palavras de Santa Teresa dáva e não decide nesse Silveiro né então se o mestre não for perfeitão né ainda assim vai iluminar algum caminho né E se eu se ele vir a minha busca ele vai se afervorar ele me ilumina e eu o afervorar né a nora e elal catruz que é um vasinho em que se põe água esta é a oração de Quietude e o que que ela diz a inteligência e a memória neste
grau de oração começam a sossegar os seus ímpetos para quê alguém para que que alguém sossega os seus ímpetos para a vontade atuar com maior força e Ordem no primeiro grau de oração a vontade era frágil aqui ela começa a tornar-se forte e aqui outra frasezinha bai sidão né Eh só o amor da força à vontade esta vai est lá no livro de provérbios do abismo e e é muito verdade isto né fora do Amor a verdade é sempre pusilânime então eh a inteligência a memória começam a sossegar por isso que é oração de Quietude
E por que a memória a memória convém que nós de alguma maneira a controlem né certos certas lembranças de coisas passadas mais é melhor que nós as esqueçamos né a rememoração de Pecados graves por exemplo é um convite para que o os repitamos etc depois eu vou dizer o que que acontece lá no no último grau com a memória né a inteligência atua com maior sutileza diz Santa Teresa dáva e olha o que que ela diz entendendo mais coisas com menos raciocínios ou seja cresce a visão contemplativa do Real a pessoa confusa pensa muito conclui
conclui pouco e mal a pessoa que já melhorou o padrão de contemplação da a sua inteligência com poucas evidências já conclui retamente Já diz o ditado para o bom entendedor meia palavra basta então aqui com a inteligência torna-se mais Sutil nesse segundo grau de oração e ela diz aqui é representativo de quem está tirando mais água do poço do que no primeiro grau no primeiro a inteligência tropeça nas emoções outra coisa que sucede na oração de Quietude deleites a alma com a sentir-se como num jardim de flores odoríferas ainda não completamente desabrochadas mas já vem
um aroma né Eh um aroma agradável então um deleite E e esse deleite que não é o fim da vida espiritual né neste momento aqui ela diz que a grande tentação é a pessoa confundir esse deleite com a finalidade da vida espiritual né a vida espiritual tem como finalidade contemplar e amar a Deus E ainda que seja na dor fora do deleite quanto os Mártires aí nos deram esta prova né aqui ela diz há esse perigo de confundir o deleite com a verdadeira fruição espiritual de Deus que está para além da instância sensitiva então aqui
a pessoa vai começando a vencer-se a si mesma ela melhorou o padrão de oração os seus pedidos são mais puros a sua vontade está mais focada no que é para fazer a sua inteligência tá mais Sutilmente percebendo as coisas tá tudo mais rico e ela precisa cada vez menos do que é exterior né vimos aqui que o modismo todas essas esses vícios do homem pós-moderno o levam a perder S exterioridade Quanto mais a pessoa se interioriza menos ela procura a opinião dos outros a respeito de si mesma ela está mais centrada né E aqui Santa
Teresa diz que o silêncio intelectual é a Quietude né ou seja não vou ficar divagando a divagação Mental é um vício então aqui é silêncio e nós vamos ver que no último grau da oração O silêncio é absoluto na Via unitiva eu vou dizer vou conversar o que para Deus eu vou só frui e contemplá-lo e amá-lo e louvá-lo né não há mais esse e esse ímpeto intelectual e ela diz o demônio neste estado suscita muitos deleites ele começa a incrementar os deleites para que a alma não progrida mais isto também a pessoa que vai
tendo vida espiritual percebe o demônio é capaz de fazer noos bem alguns bens tópicos para tirar-nos da possibilidade dos bens utópicos no sentido que estão para além de todos os lugares então o demônio é capaz de fazer a bondade consuma maldade ele é capaz de mentir com a verdade alterando o DNA da sua estrutura verdadeira numa determinada ordem de coisas então Eh isso aqui serve para tudo paraa percepção da política da moral tenhamos muito cuidado com o que aparece ou com o que parece ser uma evidência quando na verdade o sentido profundo tá por baixo
eu disse agora postei no meu Facebook um texto sobre o acontecimento recente em Paris que foi essa profanação da Santa Ceia na abertura da olimpíada e houve uma apagão subsequente né E ali alguns não atentaram n de fato houve na na digamos assim nestes cárneo das coisas católicas puseram as mulheres fazendo vezes de Marias Antonieta com a cabeça decaptada na mão mas o sentido profundo não era a ludir a mania uteta e sim a São Dionísio de Paris o primeiro padroeiro da França que foi decapitado o santo cefalópodes essa tradição piedosa nos diz isso e
ele foi decap AD onde em montmartre exatamente onde com apagão foi o único lugar que ficou iluminado em Paris se isto não é uma epifania de Deus mostrando que no meio das Trevas não devemos esquecer que a luz dele brilhará né porque não foi só a dicotomia trevas luz o que ficou eliminado foi o lugar onde o santo que estava sendo escarnecido foi decaptado né Foi pouca coisa não né enquanto a malícia humana se se esforça para gerar planos extraordinários né para criar símbolos que vão nos fazer cair né a epifania divina com simplicidade máxima
nos leva à luz para uma espécie de Clara Visão da realidade terceiro modo então a tentação nesse momento o demônio vai aumentando os deleites é achar que esses deleites constituem a vida espiritual terceiro modo que eu chamo de experientes é os que colhem a água no Rio ou no Arroio né E aqui Santa Teresa mostra o seu talento literário por meio de vários paradoxos eu só anotei alguns Desatino glorioso né loucura Celestial saboroso desassossego né desassossego em tese não é uma coisa saborosa perder o sossego interior Mas aqui é o por que que é um
saboroso desassossego a alma começa a contemplar mais a Deus e se desassossega por não ser tão boa quanto Deus quer que ela seja então aqui se no grau de Quietude as faculdades se aquietam aqui elas adormecem e é o que Santa Teresa dá eu tô aqui arrepiada não Vou aqui tirar aqui minha roupa para mostrar né ela chama de tpor de amor né a pessoa está entorpecida por amor com amor e no amor então as faculdades adormecem a imaginação diminui a memória ela se torna menos eh digamos assim a foita com relação à porque a
memória Pode rememorar Ou seja lembrar-se voluntariamente eu já não quero lembrar de nada eu quero viver o presente né no céu aliás parêntese aqueles que lá chegarem por uma graça de Vena e chegarem a um estado glorioso eles contemplando o máximo bem eles não vão ter vontade de fazer mais nada vão estar arrojados no presente verdadeiro que é o presente Divino e não multiplicados n nesse presente agônico de quem não contempla a o transcendente absoluto que é Deus então Eh glorioso Desatino saboroso desassossego torpor de amor e aqui que Santa Teresa nos dá entender que
eu traduzo com palavras silvianas é que há uma crescente unidade entre conhecer lembrar e amar né ou seja eh o a minha memória já não atrapalha o conhecimento que ela pode atrapalhar a lembrança de erros ou de coisas que nos apaixonaram pode nos Viar o foco da Inteligência nos fazer perder então a pessoa vai ganhando aqui um sentido de unidade muito maior interna entre querer sentir e obrar por exemplo entre conhecer lembrar e amar e ela a memória tá muito presente a memória e imaginação Santa Teresa considera muito com muita propriedade essas duas esses dois
sentidos interiores da Alma né a imaginação e a memória trabalham com a mesma imagem mas sobe digamos assim em vetores distintos eh aqui o que ela diz com todas as letras é que a pessoa que já está se desapegando de do mundo mas sobretudo de si mesma que o desapego primeiro é de si mesmo minhas ideias minhas vontadezinha né eu quero é amar né Mas para amar bem eu tenho que me desapegar daquilo que em mim me atrapalha na digamos assim no meu no meu ímpeto em querer ser eu mesmo né O meu eu profundo
e ela diz aqui a alma chega a um estado de ter pouca estima pela sua própria honra Que beleza n antes ela tá tão preocupada com a opinião dos outros Como é que os outros rezam Como é que os outros fazem isso fazem aquilo aqui já contemplando melhor a Deus tô nem aí que vai dizer fulano interior é muito maior Liberdade interior é muito maior porque quem está preocupado com a opinião alheio e com a sua própria honra é escravo desta preocupação né então aqui a alma começa a libertar-se né E outra coisa que ela
diz textualmente um golinho d'água é que a vontade aqui consente com as graças recebidas outro ato da vontade consentimento já falei de algumas escolha né intenção o consentimento nós sabemos nós católicos podemos ter grandes tentações mas se não dermos o nosso consentimento Não teremos pecado naquela tentação consentimento é ato da vontade consentir então aqui a vontade ela está proativamente consentindo Enxergando as graças divinas e consentindo para com a obra dessa graça na própria alma né Eh E ela diz o intelecto e a memória libertam-se para quê para praticar a caridade quem tá muito apaixonado pelo
próprio passado não tem tempo para contemplar o próximo quem tá muito olhando para si mesmo né não tem tempo para fazer caridade nenhuma então é preciso despojar-se de si mesmo para chegar ao fundo de si mesmo Esta é a vida espiritual né então se nós fizermos isto né Deus nos dará a graça para suportarmos os maiores males do mundo ainda com o mundo se disfarça tem a guerra da Ucrânia de Israel da Venezuela a alma estará em paz né a Fortaleza diz noos Santo Tomás é entre outras coisas a capacidade de sofrer os males sem
ser vencido pela tristeza o forte ele fica triste mas a tristeza não o derrota né ficar triste por tempo indeterminado na Perspectiva espiritual é moral é imoral né a Deus o sangue tá correndo nas veias Não há mal que possa ser maior do que o bem no qual ele próprio inere né o mal da care é o mal que só se dá no dente sem o dente não há o mal da Car é na vida espiritual é a mesma coisa então o intelecto está mais Sutil ainda e a memória mais focada ainda libertam para praticar
a caridade portanto aqui vida ativa e contemplativa estão simultaneamente digamos assim desenvolvendo e Santa Teresa chega a dizer com certa ousadia teológica que ali é como se a pessoa fosse Marta e Maria ao mesmo tempo ela tem as preocupações práticas mas não ela escolheu a melhor parte mas também faz a pior né Eh porque se só escolhermos a melhor não era o caso da parábola de Jesus mas ess circunstâncias objetivas da nossa vida ordinária né Nós não podemos esquecer aqueles que dependem de nós em algum sentido a pretexto estarmos rezando ou contemplando a Deus santo
Tomás diz missa de domingo preceito Suma Teológica uma pessoa passa mal no seu caminho até a igreja você vai cumprir o preceito ou vai ajudá-la ajudá-la ajudá-la né senão a religião seria Para quê Para nós sermos indiferentes à dor do nosso próximo pelo amor de Deus então Deus não nos deu a fé para que joguemos a nossa inteligência no vaso sanitário por favor né então e Vida ativa e contemplativa neste terceiro grau de oração eh E ela diz uma frase maravilhosa não querer a Deus a alma percebe nesse estado que não querer a Deus é
o mesmo que nada querer olha que coisa profunda né o único Genuíno querer é o querer voltado para o bem máximo todos os demais quereres são mais ou menos precários todos os demais quereres são mais ou menos desordenados todos os demais quereres podem levar-nos a buracos Às vezes a becos sem saída então não querer a Deus é a mesma coisa que nada querer ou seja não saber querer é como se a vontade estivesse sem nenhuma bússola né a pessoa que não tem a Deus no seu Horizonte multiplica quereres mediocres ela é ven pelos seus próprias
vontadezinha né as suas próprias derrotas inhas suas aspirações cotidianas né se transformam no impedimento de que elas para que elas enxerguem tudo da melhor maneira possível e a memória e a imaginação neste terceiro grau podem de adverte Santa Teresa Dávila atrapalhar a contemplação O que é contemplação meus caros Magister dixit dizant mais contemplar é ver mas que tipo de ver é este é uma visão seguida de assombro é uma visão intelectual né contemplar é ver conhecendo né não é um mero ver sensitivo então neste estado aqui em que a alma já está desapegando das coisas
ainda aqui ela tem que tomar muito cuidado porque a sua contemplação esta visão da causa no efeito pode ser atrapalhada pela memória e pela imaginação seja porque ela ainda não venceu os suas próprias dificuldades seja né com a mãozinha né daqueles Anjos Caídos né eh e aí diz uma frase também que tem muito de Psicologia Santa Teresa se a memória se mantém solta [Música] ficar lembrando tem gente que divaga né vai aqui vou botar no YouTube uma música da minha época da juventude eu mesmo Caio nisso nessa bobagem Nós também somos humanos mas o perigo
é isto virar um vício mental né Eh quem fica pensando muito no passado fica cansado dá uma estafa psíquica né então aqui O interesse é libertar-se de si mesmo para amar e amar hierarquicamente as coisas ou seja tendo a Deus como o amor primeiro né E então continuemos né Para eu não me perder eu anotei que são muitas coisas por fim quarto modo de oração o dos perfeitos é das pessoas que colhem a água da chuva né aqui oração tem quase nenhum esforço e máximo grau de eh produtividade mas aqui Diferentemente nos outros três estados
onde a pessoa colhe a água para ela própria regar o seu jardim quem rega o seu jardim é Deus ela já se libertou de si de todos seus principais defeitos né ela se abriu ao influxo do alto e Santa Teresa usa uma imagem que é a seguinte frase é como se Deus pegasse a água da graça e enfiasse na garganta da Alma né Que bonito aqui já a contemplação é muito superior o alto domínio é muito mais efetivo e aqui se no princípio no segundo grau no primeiro grau de oração vocês lembram aqui é uma
confusão tremenda um esforço para fazer uma CESE no segundo grau é a Quietude né já vão sossegando as faculdades no terceiro grau foi o que Eu mencionei agora já é um e uma espécie de e apagamento das faculdades aqui elas se anulam não tem sentido mais todas as potências é o amplexo unitivo com Deus espiritual não tem sentido pensar em nada não tem sentido querer nada e se porventura é uma minoria das pessoas que chega a este estado é por culpa das próprias pessoas né Eh o Padre Reginaldo garrigo Lagrange tem um livro As três
idades da vida interior em que ele diz que a via purgativa eh eh a a via que vai desde a pulação até a união com Deus né pulação iluminação e união é uma via para todos e não só para um uma determinada casta de eleitos aqueles que não chegam lá não chegam lá por culpa pessoal são derrotados por si mesmos no Caminho das suas vidas e muitas vezes vão chegar lá na hora da morte vão ter a Clara Visão eh da desgraça em que viveram e se forem católicos terão né E se Deus lhes der
esta oportunidade um sacerdote para receberem os sacramentos finais eh Ontem eu fui visitar o nosso querido professor Sérgio Pachá que está melhorando situação é difícil mas ele está melhorando estava no hospital já falante né rimos um bocado e rimos particularmente quando trocamos impressões sobre a vida do xalça que foi o companheiro de esborn do nosso primeiro imperador Dom Pedro I mas um homem que no final da vida teve o confessor eh ao seu lado e a última frase registrada pelo seu filho da sua vida foi Padre amei demais as mulheres e o dinheiro reconheceu e
pediu perdão a Deus né Eh então eh a vida espiritual é a Ela implica a autopercepção inteligente né de si mesmo e de tudo mais aqui é Deus quem age na alma segundo Santa Tereza e ela faz várias observações por exemplo quem não chegou a esse quarto estado não consegue ter a plena compreensão do que eu estou dizendo né a pessoas que chegaram ao terceiro ou ao segundo né porque aqui a ação da alma é nenhuma não é mais só um sossego da Quietude nem o super sossego né da do de uma espécie de eh
apagamento aqui o apagamento é um apagamento mas é muito maior é absoluto então é aqui que acontecem a roubos né Suspensões termos de Santa Teresa arrebatamentos elevação do Espírito Enem levo e um monte de outras coisas e ela diz o seguinte todas essas coisas são modos de ex ase alma que chega ao êxtase que é o amor oblativo de sacrifício ela se entrega totalmente ao Amado que é Deus éxtasis é uma palavra grega que significa sair de si só aqui a pessoa ama verdadeiramente todos os demais amores né a palavra amor Em todos os demais
casos são a profanação do conceito né palavra tá lá conceito é outro só quando a alma se liberta de si mesma ela ama verdadeiramente e ela só lhe se liberta completamente de si mesma quando ela recebe essa graça especial e já estando aberta a ela Deus age e aqui se antes ela falou que não querer a Deus é como não querer nada aqui ela usa uma outra um outro paradoxo a alma neste estado contemplativo para ela o que acontece é um não entender entendendo né se antes ela já entendia mais com menos raciocínio aqui ela
não entende nada entendendo tudo é como se fosse uma intuição o o ser humano não tem a intuição direta dos inteligíveis quem tem isso são os anjos os anjos o nosso modo próprio de conhecer a realidade é por abstração conceitual das notas individues da matéria eu conheço as coisas a partir do que os sentidos me apresentam eu abstrao dos suas notas distintivas percebidas pelos Sentidos o conceito aqui já é como se nós fôssemos Anjos São Paulo aliás nos diz isso numa das suas eh encíclicas das suas epístolas perdão Seremos como anjos né Eh mas aqui
não se trata ainda da outra vida e sim uma espécie de capacidade semi intuitiva ainda nesta vida é um preâmbulo é uma espécie de previsão do céu né e e e ela chama inbo total né a pessoa que está completamente inebriada bêbada de Deus ela já o mundo já não se antes ela já estava se desapegando da própria honra aqui não há a menor importância inclusive ela nesse estado é capaz do verdadeiro martírio se assim perceber que a circunstância o exige for chamada a dar este testemunho eh porque o martírio não é só sofrer a
morte Cruel por causa da fé é sofrer aceitando-a né o ódio Fidi é a causa formal do martírio alguém que morra né é que seja morto por exemplo vamos supor que uma pessoa eu não vou citar nomes de religião aqui mas de uma religião x mate a mim que sou católico eh mas não por ser católico e sim porque não gosta de Santo Tomás ja Aquino né ou porque não gosta de Aristóteles não sou mártir né o martírio pressupõe que o que causou a morte foi o ódio a fé e esse ódio tem um modo
próprio então aqui inério total né se Deus me Chamar eu vou né É como Cristo adverte aqueles que estavam seus discípulos na barca estavam preocupados com a tempestade aqui já não me preocupo e se e se naufragar tá bom é melhor morrer com Deus do que viver sem ele né É mais ou menos isso E ela diz aqui que a alma é invadida como que tomada de imensa ternura né Ou seja a ter ternura é digamos assim o modo Sublime do amor né a ternura é olhar para os outros com compaixão naquilo que eles têm
de fragilidade com admiração naquilo que eles têm de coisas boas é assim um movimento benevolente da Alma né E também beneficente eu quero bem e farei o bem se a oportunidade de aparecer e aqui ela diz bom tem não se que nesta vida mesmo nesse quarto grau de oração vai ser tudo bem bom a pessoa tem a Clara Visão da sua própria indignidade né O que é terrível a maioria de nós aqui é neurótica mente para si mesmo que não suporta né a ideia de que não agiu bem nisso ou naquilo nós temos o vício
né de pré desculparmos de tudo né aqui a alma vê a própria desgraça que ela é e essa Então ela diz é uma dor mas eu quero morrer nesta dor né porque esta dor está envolta no amor frase de Santa Tesa né se antes era um torpor de amor agora é uma dor em volta no amor o amor divino né então assim é melhor ter dor amando a Deus do que ter gozos não amando a Deus E amando todas as coisas de maneira mais ou menos torta então que o sentimento que vem de de quem
vê a própria indignidade a quem vem vê a própria indignidade e vê o amor divino né Deus me tirou desta miséria eu não mereço nada gratidão né a gratidão é um ato da vontade né estou grato eu reconheço o benefício que recebi né É um sentimento Fortíssimo né não é grati Lud essas coisinhas aí que né gratidão efetiva né Inclusive eu quero a gratidão implica alguns elementos da gratidão a um vídeo meu no YouTube que eu falo dos todos os pilares da gratidão um deles é retribuir na medida do possível ora quando aquele que nos
fez um bem é muito superior superior a nós de maneira tal que não tem como eu retribuir na mesma medida né eu vou retribuir da maneira que eu puder dizia o Alexandre dim né a certos favores que só podem ser pagos com a ingratidão né e é óbvio que é uma frase retórica e literária mas aqui há sim um reconhecimento de que a única maneira pela qual eu posso retribuir é Seguindo os mandamentos né tendo a Deus no meu horizonte etc etc e aqui com a liberdade não pensemos que isso tudo a coisa a alma
chega no estado de simplicidade segundo Santa Teresa às vezes mesmo não rezar não estando em estado de oração Ela está orando pode tá lavando a lça mas é como se Deus tivesse presente para ela ali de uma maneira inequívoca né então a alma desconfia de si até mesmo nesse estado diz o ditado quem muito sobe pode cair do alto né então aqui a alma desconfia de si mais ainda é desconfiança dos Santos os santos são aqueles que TM a menor autoconfiança eles não Confiam nada em si mesmos e e Confiam plena e cegamente em Deus
né E aqui começam as coisas que eu trouxe para ler que ela diz que sucediam no seu corpo Ora nós somos um sínolo uma unidade substancial comporta composta de matéria e forma ou seja Corpo e Alma todos os estados da alma são somatizados tô falando de Psicologia né ou seja na alegria na tristeza no medo n tudo que acontece na minha alma alcança o meu corpo por uma espécie de espraiar-se metafísico então aqui ela tinha nesses êxtases primeiro esfriamento do corpo ela parecia uma morta né inclusive ho houve um ocasião que os seus parentes achavam
que ela tinha morrido né o corpo esfria por quê como as atividades somáticas diminuíram a alma já quase não opera é Deus Quem opera nela o corpo sofre este padecer amoroso então um esfriamento do corpo às vezes seguidos de seguido de desmaio né Eh é o temor envolto no amor que eu disse um pesar de ainda estar apegada à terra e as coisas né É é doloroso eu estou contemplando a Deus estou me sentindo tão amada por ele mas eu ainda estou aqui é o santo desejo de morrer né não há uma oração Vinde Senhor
Jesus um santo desejo de morrer não tem nada a ver com suicídio isso né que Deus me leve né me leve para vóz né estar convosco é melhor do que estar eu sozinho comigo mesmo e agonia contente outra paradoxo a alma agoniza de dor mas com pleno contentamento então Eh o caminho da vida espiritual é o caminho do temor ao amor é um caminho difícil né No início os temores são equivocados ter medo é algo natural A nossa condição humana diz Santo Tomás Timor é de futuro Malo o medo é de um mal futuro do
plano psicológico algo se apresenta como mal futuro futuro próximo ninguém teme o que vai acontecer daqui a 400 anos esse mal é de difícil derrota se fosse fácil eu não temeria por aí se vai o medo ele é uma emoção da Alma uma Paixão da Alma agora eh o medo continuado por motivo fútil é patológico pode ser uma espé de pânico aqui o que acontece é que há o medo de desagradar a Deus ainda continua o que não acontecerá no céu segundo a boa teologia no céu não há possibilidade de Pecado logo não há medo
então é um plena efusão de amor intemerato digamos assim aqui ainda H um medo e esse medo nos dá uma certa agonia eh e aqui ela diz o seguinte se eu tava antes se a pessoa estava antes apaziguando os seus sentidos se ela botou um freio à sua imaginação se ela deu um vetor à sua memória aqui a imaginação nada mais lhe representa ora pensemos na etapa da nossa vida em que nós começamos a rezar lá atrás às vezes nos valemos de imagens físicas inclusive para meditação aqui a alma não precisa de nenhuma imagem física
a imaginação tá zerada o intelecto compreende por si com a graça de Divina né não nada compreende por si e a vontade nada quer ou seja a memória não trabalha nem a vontade nem a inteligência a pessoa está fez uma imersão na realidade divina e com o o conseguinte eh estado físico de torpor de torpor perda quase completa do pulso isso aqui tá descrito neste livro da vida tá esquecimento dos próprios ados pelo Anseio de ver apenas a Deus que maravilha numa situação contemplativa a pessoa não tem mais tempo de lembrar das bobagens bobagens que
fez está na verdadeira fruição daquele bem então ela está concentrada no presente melhor que pode haver porque é aquele em que ela atualizou o melhor que ela pode atualizar com a ajuda de Deus se antes ali no estado que Eu mencionei aqui para situar né do homem pós-moderno que vive num presente equívoco num agora que é um buraco este agora aqui é um agora transcendente ele leva a pessoa Inclusive a esquecer do que ela fez inclusive há alguns teólogos sérios eh escolásticos que dizem que no céu não teremos tempo de fazer outra coisa teremos tempo
de indagar a respeito do Mistério que ainda haverá porque não elucidar a Deus com o nosso intelecto nem no estado de Glória mas não teremos tempo para ficar perdendo com bobagem né quando nós passamos de um estado moral a outro superar-se é isso é não olhar para trás né olhar pra frente então aqui nada de ficar lembrando dos pecados ainda que a alma quisesse ela não conseguiria então aqui as o paradoxo que ela usa é é um querer não querer olha só é se ela antes disse que não querer a Deus é o mesmo que
nada querer aqui é um querer não querer eu quero não querer nada é isso que ela está dizendo tá tão bom amar a Deus e sentir-se amado para ele que ainda que por uma espécie de queda pequena eu quisesse qualquer outra coisa eu quero não querer eu peço a Deus para não querer nada que não seja ele próprio Santo Tomás jaen eh no momento extraordinário da sua vida e isso está lá né nos seus todas as suas biografias eh um um irmão de fé viu Santo Tomás era silencioso ficava horas diante do crucifixo e o
irmão ouviu uma voz que vinha do crucifixo e dizia Frei Tomás fxe bem de mim pede agora o que quiseres e Tomás o santo Doutor dos doutores diz nada quero senhor senão a ti né é um querer não querer não quero nada né Entrega Total Êxtase absoluto sentido superior da vida não importa agora a política desgraça família nada nada autossuperação com a graça de Deus um querer não querer e ela dá a entender que ali temse nesse estado uma certa visão panorâmica da criação quanto mais eu enxergo As Coisas do Alto melhor as enxergo eu
estou numa perspectiva superior eh e tem mais ainda antes de acabar vergonha por ver se tal qual é pois Deus lhe mostra a miséria de onde atirou porque não estamos no céu ainda né para não lhe dar a soberba né então Deus vai tá vendo muito né Olha que desgraça que você é né é anula-se se no anterior estágio a vontade consentir com as graças aqui anula-se o consentimento ela não consegue ela nem tem forças para evitar amar a Deus ela nem consegue dar o seu consentimento ela está imersa em Deus Ou seja a vontade
é arrebatada já não é mais não sou mais eu que quero eu já não sei nem mais o que quero só ou talvez só saiba que quero estar nesta beleza que é a contemplação tanto quanto Deus queira nos dar dele próprio nesta vida ainda e consequência desse estado o que a alma chegada nesse estado superior tem é tomada melhor dizendo por um espírito de serviço amar é servir eu quero servir a quem eu amo se é a Deus que eu amo é a ele que eu vou querer servir então advém um espírito de serviço tudo
mais parece mais ou menos supérfluo Já disseram que a vida espiritual consiste na atenção amorosa né todo distraído tem um prejuízo para sua própria vida espiritual quem está distraído do que é do que faz do que pensa do que sente né é infeliz ainda que pense ser feliz aqui o que acontece neste arrebatamento amoroso total é como se a pessoa estivesse se auto aniquilando né Esta é a imagem né então espírito de serviço né só importa amar a Deus e ela relata que todas as vezes que ela foi arrebatada a que horror primeiro três ou
quro dias de prostação física que ela tinha n segundo ela via as pessoas tão preocupadas com as suas coisinhas medíocres era uma volta horrorosa no sentido que peso dificultoso retorno ao estado entre aspas carnal E ela diz aqui a alma ri de si mesma que ela também ainda pouco estava nesse estado e r de tudo mais nada por eu me preocupava com isso que desgraça né que idiota que eu era né e por fim levitação pois muito bem meus caros né Eh Santa Teresa teve incontáveis êxtases Levita divos na presença de várias pessoas né tanto
das suas irmãs do convento como em missas públicas na presença de pessoas da corte espanhola na presença de grandes filósofos e teólogos como o grande domingo banes um dos maiores tomistas da escolástica de Salamanca que a certa altura foi confessor de Santa Teresa Dávila e se propôs eh revisar alguns dos seus textos né um homem extraordinário eh Santa Teresa Dávila por exemplo levitou um dia recebendo a comunhão de São João da Cruz né foram várias levita e aqui tem um estado eh tem coisas passadas que ela diz porque ela relata alguns desses acontecimentos Então vamos
ouvir Santa Teresa com a boca seca isto acontece Ou seja a levitação de maneira tão forte que muitas vezes tentei resistir empregando todas as minhas forças especialmente em situações públicas e também estando a sós pois temia ser enganada a sós podia ser uma Trama do demônio algumas vezes eu seguia mas com grande prostração como quem combateu um forte gigante ficando depois Exausta outras eu não o podia a alma era arrebatada e quase sempre levava a cabeça atrás de si sem que eu pudesse controlar havendo ocasiões em que o corpo inteiro ficava suspenso do chão isto
ocorreu poucas vezes aí depois tem uma nota explicativa até esse momento que ela escreveu como certa feita em que estávamos juntas no couro ou seja indo com um gar na missa estava eu ajoelhada e fiquei muito pesarosa pois parecia indo e eh parecia uma coisa muito extraordinária que logo haveria de chamar muita atenção ela sentiu que ia começar a levitação assim mandei que as monjas por isso se pois isso se passou depois que assumi o Ofício de priora não revelassem eh ou seja algumas vezes ela pedia paraas monas assegurarem no chão para não chamar atenção
porque no estado em que o amor é profundo a alma é tomada por um espírito de descrição interior fora do amor tudo são indiscrições não pensemos que é a troco de nada as pessoas exibirem as suas vergonhas de público São pessoas que amam mal pouco quanto melhor e mais uma pessoa ama mas ela é discreta Esse Amor traz consigo um segredo então há uma descrição profunda outras vezes ao perceber que o senhor ia fazer isso e numa delas na presença de importantes senhoras pois era festa da vocação durante um sermão eu me estendia no chão
e as irmãs me rodeavam para segurar o meu corpo mas isso não passava despercebido supliquei muito ao senhor que não quisesse mais me conceder Graças que tivessem mostras exteriores porque eu estava cansada de andar com tanta cautela podendo Sua Majestade conceder-me esse favor sem que outros os outros o percebessem parece que ele pela sua bondade dignou-se de ouvir-me porque até agora isto não voltou a acontecer é verdade que faz pouco tempo nota ela escreve isso no final de 1565 adiante voltou voltou voltou a ter Êxtase a Roubos e levita vejam-se por exemplo no no livro
das relações êxtases em Salamanca que é esse diante de São João da Cruz né ou seja Deus ainda Deus faz o que quer não que nós queremos né ela levitou muitas vezes ainda Depois deste momento em que tava a escrever Este texto parecia-me quando eu ia resistir que se erguiam sob os meus pés forças tão grandes que não sei como explicar forças muito mais impetuosas do que as presentes em outras coisas do Espírito eu ficava em pedaços Porque grande é a luta e pouco o seu proveito pois quando o senhor quer nada se opõe ao
seu querer há ocasiões em que ele se contenta em nos mostrar que deseja nos conceder certa graça e que não faltará se resistirmos por humildade ele produzirá os mesmos efeitos que produziria caso o consentem são grandes os efeitos um deles é a demonstração do seu grande poder então várias vezes Santa Teresa que fez este caminho teve evento de levitação eh e aqui antes que alguém não vós aqui que sois católicos eh alguém que vir este vídeo e que porventura esteja fora da fé e se ache um cientista se ache imbuído de um espírito antis supersticioso
antes que se manifeste ou ainda que seja de si para si em cogitações interiores dizendo isto é uma superstição saiba esta pessoa arquetípica imagin área que aquilo que se chama ciência moderna começa com várias visões eh que são oriundas do ocultismo desses cientistas o meu amigo Antônio anget eh ele é um professor católico de Minas Gerais eh um físico um engenheiro eletricista eh ele estuda profundamente o momento da modernidade em que a ciência eh começa a ser parida nos moldes em que hoje nós a concebemos e é impressionante a correlação que há entre esta ciência
nascente e ocultismo cabala eh e todos os todos os tipos de superstições a fé é virtude teologal infusa a superstição Olha só se a pessoa não tem a Deus no seu Horizonte tudo para ela são superstições quem não acredita em Deus acredita em qualquer coisa ainda que seja a coisa mais estúpida Então se porventura por houver alguém aí que Assista este vídeo e pense que se trata aqui de superstições primeiro saiba que este relato ele foi documentado e houve vários testemunhos e homens de grande seriedade como por exemplo este grande filósofo domingo banes mas foram
vários eventos então Eh comecei por dizer da do Desencontro do homem pós-moderno consigo mesmo é trouxe aqui Santa Teresa para mostrar que a maneira de nós nos reencontrarmos é pela vida espiritual e aqui eh a consequência disso é uma vida psíquica com muito maior equilíbrio se a pessoa enxerga se ela hierarquiza os seus amores ela hierarquiza os seus temores se ela começa a amar o que verdadeiramente tem mais valor ela primeiro enxerga o valor real que as coisas têm ela deixa de querer as coisas e dar valor a coisas fora da reta ordem e a
sua vida psicológica vai ganhando uma paz a paz é a tranquilidade na ordem já dizia Santo Agostinho tranquilitas ordenes Ou seja que ordem que ordem é essa ordem teleológica ou seja ordenar é por as coisas umas em funções das outras de acordo com o que são na realidade Isto é ordenar né Então as emoções são ordenadas à vontade e a vontade é ordenada a inteligência e a inteligência é ordenada a Deus quando se chega a isto se encontra a paz ainda que no desassossego do mundo é claro é óbvio é evidente que nem todos os
problemas porque as pessoas passam T caus meramente psicológica ou seja nem todos provém de uma má vida que elas foram levando consigo mesmas desenvolvendo vários vícios mentais físicos etc há problemas que T origem física neurológica etc agora no plano meramente psicológico o ajeitar a vida espiritual é a cura é a cura é chegar a um estado em que se pode dizer pode chamar de sanidade a sanidade pressupõe que psíquica que entre o poder e o querer há uma profunda Harmonia as pessoas querem o que podem e aquilo que elas não não podem mas querem pedem
a Deus ou seja houve uma ordenação Suprema porque o mais pode o menos a vida espiritual tem este condão não caiamos no erro de achar já que todos os problemas psicológicos têm que ser curados pelo confessor is é um erro né Há muitos problemas de desordens psicológicas no plano natural emoções desreguladas vários podia enumerar aqui um sem número deles então eh a psicologia tem o seu efetivo valor ainda mais no mundo como contemporâneo em que as pessoas não têm nem sequer a notícia daquilo que elas são chamadas a realizar em suas vidas porque os valores
estão depal perados num nível tal que até onde a vista humana alcança eh o declínio civilizacional é digamos assim impossível de evitar então a psicologia tem um profundo papel neste momento agora nós católicos sabemos que a vida espiritual genuína é a piedade a piedade é o fervor do Amor o sentimento de Piedade ele pode ser filial eh do filho para com o pai né dos Pais para com Deus mas assim é um é um calor de amor eh então tenhamos isto no nosso Horizonte que porque às vezes as coisas estão à nossa mão basta ordenarmos
minimamente as nossas práticas cotidianas e quanto tempo se perde hoje no Instagram em rede social quanto a desordem mental provém do fato de que as pessoas começam a prestar atenção a 300 coisas num curto espaço de tempo aí chega lá o psiquiatra diz assim DF de atenção é um é um um é um não é que não haja déficit de atenção né mas é um diagnóstico muitas vezes fácil né agora a pessoa quer tomar um remedinho para melhorar a sua atenção mas continua com as mesmas práticas que a desorientam fazem a sua mente devagar claro
que elas vão ter problemas de atenção e o problema de atenção é um problema no amor todas as as desordens meramente psicológicas são desordens do amor ou seja a pessoa não ama retamente as coisas de acordo com que elas são na realidade então tenhamos isso no nosso Horizonte trouxe com muita alegria que Santa Teresa peço perdão a ela que provavelmente a minha exposição não foi de molde a agradá-la eh porém é como que um dever e eu me sinto assim emb buído de um dever partilhar essas coisas é ajudar de alguma maneira para que no
ambiente tão enlouquecido Como é o da contemporaneidade mais pessoas vislumbrem uma nesga de luz em suas vidas né e conhecer é iluminar o ser com a inteligência amar é afervorar as coisas com o coração abraço
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