e na medida em que essa avaliação da escola ela pretende ser neutra como é que você vai questionar a escola que vai descobrir se o seu filho da honda fez tudo disse que ele não dá hipóteses devem saber do que estão falando né para bourdieu o sucesso escolar está associado a uma disposição para o conhecimento para os jovens uma carreira escolar completa é algo obrigatório natural é uma crença que se ajusta a imagem que a própria escola permite que esse jovem forma de se e até mesmo a imagem que os pais façam seus filhos você
tem essa denúncia com relação ao que a escola faz é a compreensão na obra dele a compreensão de que de que os mecanismos sociais eles têm um funcionamento muito mais útil muito mais difícil de perceber porque é a forma de funcionamento social ela constrói a nossa forma de perceber o mundo o tipo de trajetória dos professores constrói a forma como eles percebem escola e nesse sentido é que é esses mecanismos perversos eles ficam invisíveis porque é natural que funciona assim você não consegue pensar em outra forma de funcionamento porque é a única que se que
foi apresentada sempre uma primeira leitura desses textos costuma deixar os professores há muito deprimidos no sentido de que é como que é como se não houvesse saída como se não fosse possível entender um jeito de resolver isso porque é muito maior do que uma ação individual pode modificar a e é muito mais útil à seria necessário uma percepção de si do seu lugar social o tempo toda hora que você está sem aula porque não é simplesmente ao aluno tem uma cultura diferente da minha e eu vou respeitar a cultura do aluno é mais complexo ainda
porque tem a ver com como é que você aproxima essa cultura legítima como é que você proporcionando um repertório de de operações mentais um repertório de vocabulário repertório de percepções para pessoas que não dispõem disso há uma solução que o dia vai indicar é ele vai falar na necessidade de uma pedagogia mais racional e é nesse nível dá pra perceber muito claramente que é fenômeno dos excluídos do interior na qual o bom dia vai se referir de bons e da seab o sistema pra todo mundo mas de fato você mantém dentro do sistema é diferenças
entre as pessoas que sim são detentoras de privilégio às pessoas que estão fora disso vão permanecer fora disso apesar do fato de terem diploma para se entender o conceito de excluídos do interior elaborado por dia podemos pensar nos cursos do ensino superior a faculdades de maior prestígio que exigem dedicação cultural e sucesso em processos de seleção nelas é maciça presença de alunos com maior capital cultural diferentemente do que acontece em cursos universidades - reconhecidas com mais vagas do que candidatos que pouco acrescentaram ao capital cultural dos seus alunos você chega a situações que eu escuto
os professores do trabalho dizerem eu tenho aluno-aluno 8ª série que não sabe ler e escrever ora quer mais excluído no interior que isso menina tá na escola está matriculado e freqüentando de fato uma coisa que é muito básica que é ler e escrever não foi apreendido que que é a tal violência simbólica é a idéia de que é arbitrário aquilo que tá sendo valorizado em um determinado momento histórico num determinado contexto social é arbitrário por ser arbitrário é que se diz que é violento não é só esse efeito aqueles que são portadores dos outros conhecimentos
dos outros conteúdos é eles também se vem diminuído os então se determinada conteúdo determinada musical determinada a literatura às reconhecida como o determinado a pintura é determinada expressão em artes visuais é reconhecida como melhor como mais importante como mais merecedora de bernal há disposições do que outras isso não é dado porque existe alguma coisa de essencialmente melhor nesse quadro nessa pressão artística e sim porque o acordo social entre as pessoas que lidam com arte é de que bom é isso o que é relevante neste momento histórico então na medida em que é só é relevante
num determinado contexto histórico um determinado contexto social porque é determinar as pessoas escolhem valorizar isso e às vezes não são as pessoas a uma herança que você traz também não dá para reduzir tudo um voluntarismo de maneira nenhuma pode ser de outro jeito na escola a gente pode falar isso com relação à linguagem é tem uma linguagem que é adequado que se ensina na escola português padrão a e tem os as as formas do português que se fala nas diferentes regiões do país nas diferentes mídias sociais quem é que vai se sentir mais legítimo em
termos sociais os caras que falam português padrão que compreendem os portugueses que consegue usá lo ou os que usam as outras formas na idéia de violência simbólica um pouco isso não está ninguém está sendo agredido ali mas porque a pessoa que não fala o português padrão é precisa se sente mal ou precisa ser desvalorizada ou aquilo que diz não ser tão levado em consideração ao estudar a sociedade cabília o dia percebe que a forma de agir e de responder a determinados problemas cotidianos não tinha um princípio racional as pessoas simplesmente agiam de uma determinada forma
a partir daí por dia escreve sobre a razão prática que é um conjunto de comportamentos providos de uma lógica social mas que não partem de um raciocínio explícito de um cálculo aí surge a noção de hábitos uma compreensão que está muito interiorizada que é quase como uma segunda natureza que é cultural ah ah ah é uma segunda natureza que a gente tem é cultural são valores são formas de perceber o mundo são formas de organizar o ambiente são formas de se mexer porque tá inclusive ano corpo que são culturalmente verdades são comuns a todo o
grupo mas ao mesmo tempo que são comuns a todo grupo tem uma expressão absolutamente individual canadá por cada um ao enfrentar os desafios do dia a dia porque o gênio imprevisível então não dá pra você ter uma resposta pra todas as situações as situações fechadas porque é imprevisível qualquer um que dá aula sabe disso você prepara uma aula x certo e de repente um aluno que propõe uma questão y ou tenho tão dia que você não está bem os alunos também eu sei lá bota uma bomba na escola é imprevisível é você tem que reagir
a isso só que você não reaja isso aleatoriamente essas essas decisões que a gente toma é num nível é reflexivo ou seja que freqüentemente você não tem tempo pra pensar sobre aquilo você faz é estudar ordem do hábito sasha da ordem dessa a razão tática na aula muito uma coisa assim você não tem tempo de parar não é a hora que está dando aos tem que dar conta de explicar determinadas coisas têm que dar conta de que os alunos tenham o mínimo de disciplinas têm que dar conta de uma série de coisas aí os alunos
às vezes e rompendo de jeito que você nunca imaginar mas você tem que dar é dar alguma resposta para que não dá tempo para sair refletir estudar um metro no nosso tempo lá e resolver em as categorias do juiz o professor ao porque fala do hábitos na escola textos analisados avaliações de professores sobre alunos do ensino médio ele percebe que as notas atribuídas e os adjetivos usados tem estreita relação à origem social e com o capital cultural dos estudantes há um interessante aí é que os adjetivos que são usados para classificar os trabalhos eles remetem
em alguma medida a figura dos alunos porque não são objetivos que possam ser usados tranquilamente para o trabalho escritos antigos que falam de características pessoais e aí é na verdade os professores estão a a avaliação dos trabalhos pelo professor está profundamente contaminada e por aquilo que eles percebem de origem social dos alunos não que eles tenham uma ficha tal fulano aqui tem capital cultural vou dar uma nota bolha maravilhoso não é uma percepção intuitiva da daquilo que os alunos transmitem na presença deles é e que remete o capital cultural que eles têm o capital social
do que eles são portadores quando podia vai dizer dos efeitos possíveis da obra dele os efeitos possíveis das denúncias que ele faz ele enfatiza o fato de que na medida em que você entende como funciona o mecanismo na medida em que você percebe essas peças a câmera que você percebe como social se constrói se articula é que você tem condições de pensar estratégias de ação