PABLO MARÇAL | DIREITA PÓS-MODERNA EP #210

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Orientação Marxista - Gustavo Machado
Entenda a concepção que é a base, sim, da chamada ultra-direita nos dias de hoje: o mundo como movid...
Video Transcript:
[Música] Olá pessoal Gustavo Machado do canal orientação marxista podem falar que por essa vocês não esperavam né que eu iria falar do Pablo Marçal aqui no canal mas eu vou abordar o tema sobre um ângulo completamente distinto do que tá sendo tratado não que os outros ângulos e são pouco importantes longe disso não vou abordar aqui do ponto de vista das técnicas do do páo Marçal envolvendo redes sociais já tem muito material bom A esse respeito né o João César de Castro Rocha sugiro aconselho trata desse tema tema aí exaustivamente eh não vou tratar também
do tema aqui do ponto de vista das bizarrices evidentes do que que representa o páo massal eu vou tratar de uma concepção que hoje é assumida cada vez mais universalmente pelo que se chama de extrema direita no mundo e que o Pablo massal levou isso aí ao extremo aqui no Brasil e que curiosamente essa concepção é o que tem norteado a esquerda dominante desde o finalzinho dos anos 60 do século XX tá vou deixar um parêntese muito claro aqui ah você tá dizendo que saf que essa ultradireita e esses grupos de esquerda são a mesma
coisa não não tô dizendo isso mas sim essa concepção é a mesma que a ideia do mundo como sendo movido por narrativas por criações da nossa subjetividade sem nenhuma base real aliás dizem a realidade nem existe né a realidade é só mais um conceito inventado sabe sei lá quando e e que portanto é a disputa de narrativas que rege aí o curso da da humanidade independente da base real sobre a qual essas narrativas se desenvolvem e essa é uma visão eh que o páo massal deixa escapar vamos dizer assim eh em um vídeo que ele
fez uma entrevista com Brasil Brasil paralelo antes ainda da candidatura aqui em São Paulo alguns meses atrás tá o vídeo se chama Maral comenta a derrota de bolsonaro em 2022 que é um corte de uma entrevista maior vocês vão encontrar isso aí facilmente eu vou passar aqui só o áudio tá só o áudio desse vídeo porque é um trechinho muito curto e minha ideia não é comentar o restante não tem muito interesse esse vídeo ele tá simplesmente querendo aparecer tudo no Maral essa tal disputa de narrativa esse vídeo inteiro ele tá simplesmente querendo aparecer para
o conjunto dos interessados no Brasil como sendo um marqueteiro um organizador político e de comunicação de primeira instância e portanto se quiserem prosperar contrate o Marçal tá isso não nos interessa muito aqui mas vamos ver o que diz o nosso Pablo Marçal de de bater muito na Rede Globo e não ajudar as outras emissoras então ele freou com a Globo e freou os investimentos com todo mundo e o mundo é movido por narrativa então ele jogou errado nessa questão de narrativa mundo e o mundo é movido por narrativa então então ele jogou errado nessa questão
de narrativa só para contextualizar para vocês tá e ele tá falando aqui dos erros que o bolsonaro cometeu a Não por isso ele não foi eleito eh na última eleição com lula aí em 2022 Esse é o contexto então ele tá falando dos erros do bolsonar E aí ele deixa escapar que o mundo é movido por narrativas né O que move o mundo o que faz a história humana as narrativas e o bolsonaro deixou desejar então nessa questão da disputa de narrativas essa concep S de que são as narrativas que movem o mundo hoje ela
é tá se tornando cada vez mais hegemônica e é exatamente isso que caracteriza o pós-modernismo as concepções pós-modernas né desenvolvidas lá em meados do século XX e que hoje se transformaram completamente hegemônicas nas ciências humanas ainda que tenha também os seus impactos nas ciências naturais tá vou mencionar alguns exemplos aqui eu vou esse é um vídeo que vai ser mais teórico eu vou comentar aqui para vocês alguns aspectos da sociedade capitalista que faz com que essa visão maluca de que o mundo é movido por narrativas que pairam nas nuvens Tenha prosperado tanto eh como isso
é mais onipresente do que a gente imagina E se a gente quiser cair nessa Ok Isso pode até fazer com que algum indivíduo consiga prosperar eh em cima de outros mas não muda nada no mundo pelo contrário essa essa ideia de que o mundo é movido por narrativas autônomas faz com que o que o mundo continue sempre a mesma merda que ele é e os problemas continuem se reproduzindo e vocês podem perceber que isso é hoje onipresente na direita tá na nesses grupos de extrema direita Por exemplo essa é a concepção que tá na base
das fake News Ora se o mundo é movido por narrativas e claro né todos os indivíduos têm a concepção de que aquilo que eles defendem é o melhor né até porque senão eles defenderiam outra coisa então os meios que eu tô que eu tô utilizando Não tem problema se eu tô criando fatos falsos contando que essa narrativa caminha no sentido que eu quero é a base das fake News e os indivíduos fazem sem nenhum problema porque eu tô simplesmente fazendo aqui o jogo e o jogo é o mundo é movido por narrativas eh tá na
base das fake News tá na base da instrumentalização de discursos anticientíficos ou pseudocientíficos tá da Terra plana as vacinas a as alterações climáticas né se o mundo é movido por narrativas então todos os discursos inclusive os das ciências naturais não passam de narrativas Então quem tá aí apontando paraa questão do aquecimento global das variações climáticas tá simplesmente interessado nisso aí E o pior é que tem muitos que estão mesmo tá usar economicamente dessa questão mas se isso está acontecendo ou não não tem a menor importância não tem como nem eu saber porque na verdade o
que faz o mundo são as narrativas são tudo narrativas então Aqueles que negam e aqueles que afirmam estão simplesmente narrando as coisas de forma diferente isso é tão forte tá que até nas ciências naturais isso tem Impacto por exemplo eu viu uma uma fala do Sérgio sacani em um desses podcast aí eu adoro os programas do Sérgio sacani tá nada contra ele mas por exemplo ele vai dizer que a ciência não busca a verdade então a ciência não tem preocupação com a verdade né Eh e que o que rege A ciência é o uso do
método científico Ora se a ciência não tem nenhuma preocupação com a verdade o que que diferencia a Terra plana né da astronomia eh aceita pela Ciência Hoje o que que diferencia eh o que que diferencia o discurso daqueles que defendem o uso de vacina e aqueles que negam o uso das vacinas se afinal de contas a ciência Não se preocupa com a verdade são só narrativas diferentes né e o que é o método científico senão mais uma narrativa construamos outra narrativa eu sei que o Sérgio sacani né Ele sabe que a ciência tem critérios objetivos
e eh por mais que se faça esses meta discursos sobre a ciência você tem que se adequar esses critérios e tudo mas no fundo o que que esses critérios estão estão definindo que aquelas teorias que são feitas possam se ajustar se adequar o máximo possível aos fenômenos que ela tá investigando Então ela tá procurando sim a verdade desses fenômenos a lei desses fenômenos a lógica interna desses fenômenos mas é tão forte hoje os discursos pós-modernos é tão forte os discursos pós-modernos que até nas ciências naturais eh eles fazem seu Eco ainda que lá tem um
critérios objetivos em várias delas pelo menos que né a prática das Ciências Sociais tá sempre vinculada a a fenômenos materiais a critérios objetivos bem determinados e portanto A Busca da Verdade desse fenômenos por mais que essa verdade possa ser eh ser constituída de múltiplos aspectos de múltiplas tendências possa possibilitar que os fenômenos V em direções completamente diferentes mas essa é a verdade dos fenômenos que a ciência busca né Eh E isso tem um peso gigantesco na esquerda que passou a ser hegemonicamente nos dias de hoje pós-moderna desde o final dos anos 60 essa a coisa
começa com o famoso Maio francês né os processos que se disseminaram pela Europa com epicentro na França o famoso maio de 68 onde muito frustrados corretamente né com os caminhos e descaminhos da União Soviética sobre Stalin sobre khrushchov eh E por aí vai eh pela ausência de liberdade interna pelas decisões tomadas de forma completamente burocrática eh pelos privilégios de uma casta burocrática no interior da União Soviética pela falta de liberdade de produção artística pela perseguição e opressão diversas etnias no interior da união sov decepcionados com várias dessas coisas com razão entendendo a União Soviética Stalin
como a personificação do Marxismo essas tendências pós-modernas ganharam muita força muita força eh e hoje são hegemônicas na esquerda ainda que nesse caso as narrativas tinham sido usadas nas melhores das intenções Tá mas não importa uma concepção errada meu amigo ditado do século XIX né o caminho para o inferno está pavimentado de boas intenções o caminho para o inferno está pavimentado de boas intenções significa que você fazendo merda por mais que bem intencionado vai dar merda Vocês estão entendendo não interessa as suas intenções as intenções elas importam acho na convivência pessoal as intenções interessam eu
quero saber se a pessoa que tá do meu lado ela é bem intencionado ou não se ela vai procurar me dar um um um tiro pelas costas ou não né nas relações individuais as intenções interessam mas n intervenções na sociedade visando a mudança da sociedade as intenções porque um erro feito com boa intenção dá o mesmo resultado que o mesmo erro feito com má intenção Vocês estão entendendo então Eh vocês vão entender eu vou fazer aqui um rápido itinerário eu vou discutir muito isso aqui no canal mas um rápido itinerário desse movimento do Saber ocidental
por assim dizer que culmina no pós-modernismo E aí o que a esquerda vai fazer com isso e o que a direita vai fazer com essa mesma concepção tá primeiro aspecto fundamental eu vou fazer marcações aqui nesse vídeo para dar para localizar as partes né Eh com facilidade então o primeiro aspecto é o seguinte como tudo e contrapondo até mesmo a concepção pós-moderna e o pós-modernismo é o próprio capitalismo que fomenta e possibilita por qu porque o capitalismo é a forma de organização social que existiu na história humana onde os vínculos sociais estão cada vez mais
apagados eles existem mas eles não aparecem diretamente pros agentes basta você sair aí pela rua comprar algumas coisas fazer algumas coisas que você vai perceber isso tudo é mediado então Eh eu recebo o meu salário vou lá e compro as coisas que eu preciso né eu eu não sei por que aquelas coisas valem aquilo e não tem outro valor é o dinheiro que me forma isso tem um monte de relações ali que todas são feitas no fim das contas por um mercado e por uma concorrência é a ação de todos os indivíduos que é responsável
por aquilo ali mas não tem nenhum indivíduo específico ou grupo de indivíduos ou estado o que quer que seja que conscientemente determ que é dessa maneira então Quem produz a riqueza é apagado eu vejo apenas um valor impresso nas coisas aí nos sites na internet nas prateleiras de lojas de supermercado como esse valor é produzido como ele é ído como ele circula esses mecanismos internos são tudo apagado aparentemente é oferta e demanda que determina tudo eu não sei porque o juros é o que ele é eu não sei porque que o petróleo o preço varia
tanto mas o carro não varia tanto igual o petróleo é tudo a concorrência que informa e as crises acontecem meio que do nada de repente está em crise econômica e parece que a confiança dos agentes que produziu né a saúde do mercado então todas as conexões sociais elas não se mostram diretamente elas estão apagadas da relação direta imediata que nós temos com ela isso faz parecer que Como diz aquele harari lá naquele livro dele que o dinheiro é só um conceito mental que todo mundo aceita que as nações são só um conceito mental que todo
mundo aceita que capitalismo é só um conceito mental que todo mundo aceita né então a própria natureza do capitalismo ao apagar os vínculos sociais entre os homens faz parecer que tudo é produto de um conceito mental de uma narrativa então eh essas ideias que se se tornam cada se aprofundaram cada vez mais nos últimos 300 400 anos seriam inconcebíveis em outras formas de organização social onde os vínculos dentre os homens eram diretos inclusive aqueles de dominação por exemplo o capitalismo até a dominação ela é indireta aparentemente todo mundo é livre não é isso eh eu
posso comprar e vender o que eu quiser é só quando eu entro dentro da fábrica que eu vejo que lá eu tô sobre a ordem de alguém mas eu posso pedir demissão não é assim eu não sei eh qual que é a fatia da rque do meu salário representa qual fatia da riqueza daquilo que eu produzi pior ainda eu não sei nem o que que é o trabalho excedente da sociedade parece que o lucro do capitalista foi produzido pelo próprio dinheiro do capitalista né os juros foi produzido do do nada pelos próprios Então tudo aquilo
que a gente discuta no custo do Capital aqui no canal não é a tua que tem um curo do Capital aqui que eu vou terminar para ficar calmo e eu bato tanto nessa tecla porque o capitalismo ele é ardilosos as coisas os vínculos sociais se apagam então em outras formas de sociedade que os vínculos eram diretos né Eh dominação no processo de escravidão de Servidão o vínculo era direto o servo sabia o que que ele produzia o que que ficava para ele o que que ia pro senhor ele poderia até ser convencido que o Nobre
era uma um um um sujeito de uma espécie superior a dele né Porque pô o Nobre ficava lá fazendo exercício físico o dia inteiro comia muito melhor que ele ficava dedicado às Artes ou à guerra né então parecia que o Nobre era mais alto mais forte tinha mais habilidades e podia até se convencer de que a família do nobre era superior à família dele mas ele sabia o que ele fazia o que que ele produzia o que que ele entregava os vínculos sociais eram diretos de indivíduo para indivíduo capitalismo essa coisa muda por completo Então
veja que é por isso que é o capitalismo já em desenvolvimento que no século XVII vai possibilitar o surgimento de um Cante que vai dizer o seguinte olha no final das contas nós não conseguimos conhecer a a realidade tal como ela é Ou pelo menos Nós não sabemos se aquilo que nós conhecemos é a realidade tal como ela é dizem hoje né os especialistas aí em ciências humanas que até realidade é um conceito que foi criado que por exemplo nos gregos não tinham palavra para realidade não ô seu Zé Ruela os gregos não tinham palavra
para realidade porque eles não conseguiam conceber algo que não fosse real até a imaginação o pensamento a ficção eram reais enquanto imaginação pensamento e ficção né os gregos não conseguiam imaginar o irreal é por isso que era desnecessário uma palavra para real né Mas é ao real que os gregos se referiam quando eles diziam fizes por exemplo né que depois Ganhou se transformou em natureza no sentido bem específico então Eh é nessa sociedade capitalista onde tudo é enigmático onde nada se mostra como ele é que vai permitir a existência de um Cântico que vai falar
o seguinte eh a coisa em si diz ele ou seja os fenômenos tal como eles são a realidade tal como ela é não é algo que nos é alcançável nós nem sabemos o que que isso é no final das contas mas o conhecimento se faz a partir do nosso aparato cognitivo dos conceit bem esquematicamente aqui tá gente os especialistas que me perdoem a partir dos conceitos que são comuns aos homens e Que Nós criamos para poder organizar esses fenômenos sejam lá o que eles sejam tá então eu organizo eh o espaço por meio da geometria
euclidiana eu eh organizo as coisas a partir da matemática a partir da lógica Então tudo isso são p meu celular no silencioso aqui tudo isso são aspectos conceituais teóricos que são comuns aos hom que são comuns aos homens e a partir do qual nós organizamos os dados da experiência tá então o conhecimento é por isso que o SAC Vai dizer que não busca a verdade né Eh então o conhecimento não busca entender as coisas como elas são é uma criação Nossa mas não uma criação individual né é a partir do que Kant vai chamar ali
na sua analítica dos princípios né na analítica transcendental de um aparato conceitual lógico analítico que é comum a todos os homens tá só assim vai ser possível cante O problema é que depois com o passar do tempo n eh se perm se possibilitou se se se descobriu por exemplo que a geometria euclidiana não é não é as leis gerais do nosso aparato cognitivo para traduzir o o as determinações quantitativas aí do espaço existiam outras geometrias existiam geometrias hiperbólicas né elípticas e mais descobriram que essas geometrias TM aplicações por exemplo a a relatividade geral de ien
não é explicada a geometria euclidiana não dá conta dela é uma geometria hiperbólica uma outra geometria se percebeu que a lógica aristotélica por exemplo depois formalizada por né Eh com novos elementos que foram agregados ao longo do tempo mas essa esse essa lógica com seus princípios característicos chamada de lógica aristotélica ou cálculo proposicional que existiam outras lógicas alternativas lógicas por exemplo que revogava princípios que existiam na lógica aristotélica que em certas lógicas passavam a não valer né as lógicas intuicionista eh lógicas eh F que aceitam não só um valor Verdade mas uma infinidade de valores
um totalmente verdadeiro mais ou menos um intermediário até o completamente falso lógicas trivalentes que tem falso verdade e uma uma uma um estado Indefinido vamos chamar assim eh lógicas modais que que colocam outros predicados como de necessidade possibilidade várias lógicas passaram a ser criadas até mesmo lógicas que comportam contradições no seu interior eh e aí mas essas lógicas encontrar Aram também os seus Campos de aplicação não eram criações puramente discursivas até a matemática gente a universalidade da Matemática cal por terra né um dos mais extraordinários matemáticos do século XX Kurt ged provou por exemplo que
a matemática tem teoremas da matemática que não podem ser provados nem falso e nem verdadeiro sendo bem Raso aqui tá Isso não é que ninguém conseguiu provar que ele é falso ou verdadeiro eles não podem ser provados eh nem falso e nem verdadeiro né então toda a perfeição que se acreditava que a matemática tinha descart dizia que era o saber mais certo que existia foi pelo ralo não é isso e qual a conclusão que as pessoas tiraram disso inicialmente que existiam né múltiplas razões e tudo mais Eh vai se desenvolver assim várias correntes do neocontismo
do estruturalismo da filosofia analítica mas teve tanta merda no século XX né duas guerras mundiais Guerra Fria possibilidade de um ataque nuclear a qualquer momento o fracasso completo das perspectivas liberais com a crise com que acreditava está se regendo pelas leis gerais da economia com a crise de 29 e por aí vai foi tanta merda que aconteceu no século XX que chegaram à conclusão tem razão nenhuma no final das contas o que se tem na verdade são meramente narrativas que nós construímos e que estão a serviço de certos interesses ou não que podem ser úteis
ou não mas tudo no final das contas são meramente criações discursivas nossas que não tem nenhuma universalidade mesmo que no âmbito restrito de aplicação eh e o que se tem é meramente uma guerra de narrativas pois bem ainda que isso nas ciências naturais sempre teve uma penetração difícil porque ali mas ainda assim usaram a física quântica e várias coisas para justificar esses esses negócios mas no domínio das ações humanas isso aí dominou geral inicialmente isso foi utilizado por grupos de esquerda que muito insatisfeitos com os caminhos aí desses caminhos da União Soviética e tudo mais
e com o que eles entendiam ser a perspectiva marxista que era hegemonicamente difundida a partir da União Soviética um aparato econômico Militar de influência mundial falaram Não o que acontece é o seguinte a lógica todos os macr discursos e tudo mais então se nós temos uma sociedade que tá cheia de opressão eh em relação aos Trabalhadores em relação às mulheres em relação a diversas etnias a diversos grupos nacionais Na verdade o que nós temos é um discurso criado a partir de uma matriz fundamentalmente europeia né Afinal de contas Grécia Roma idade média até desembocar no
capitalismo são macr discursos que foram criados e esses macr discursos baseos na identidade na unidade na universalidade nada mais tem como objetivo do que e oprimir outros grupos não europeus tá e veja Observe que não há dúvida de que o capitalismo se desenvolveu na Europa né E que a partir da Europa ele se disseminou pro mundo inteiro pela força Ok a ferro e Brasa pelo fuzil e pela pólvora tá E ainda com a tutela das armas nucleares aon que foi feita do mundo inteiro século X século XX nós estamos no Ápice do projeto de colonização
mas no fundo não é o capitalismo com seu caráter de expansão infinita de dominação de todos os mercados tudo visando a valorização tá entendendo que reduz todas as coisas a necessidade de valorização do Capital que tudo submete a isso não é o capitalismo objetivamente dado que tá fazendo essas coisas é o discurso criado por uma matriz eurocêntrica que permitiu movimento do capitalismo Então esqueça o capitalismo o que importa são os macris purs ocidentais é o logocentrismo ocidental né como se chama e como que nós destruímos essa coisa como que nós nós contrapomos a todas essas
formas de opressão e de dominação criando outros discursos alternativos criando outras lógicas alternativas Afinal Como já dizia Kant no fim das contas o nosso conhecimento o conhecimento humano é apenas uma criação do próprio homem a partir do seu Parato cognitivo são os conceitos que que que que organizam a partir da nossa subjetividade o mundo tá e depois Como se desenvolve a partir do neocontismo até chegar no pós-estruturalismo nos anos 60 no final das contas eh nem sequer um conjunto unificado de conceitos existem esse conjunto unificado de conceitos nada mais é do que uma criação dos
europeus para poder dominar né dessa sociedade eurocêntrica para por e falocêntrica para poder dominar as outras etnias para poder dominar o gênero masculino feminino então todas essas opressões elas ganham uma fundamentação discursiva Então não é que essas opressões não existem é claro que elas existem não é que elas não são importantes é claro que elas são importantes mas eles estão contrapondo ao discurso mecânico do dito Marxismo soviético que procura reduzir tudo as classes sociais e vírgula né nem reduzir tudas as classes sociais porque quem personifica a classe dominada é a União Soviética então reduzir tudo
os interesses da burocracia Soviética negar todo o resto então eles estão ali legitimamente procurando dar vazão a várias demandas há várias opressões há várias coisas que as pessoas vão tomando consciência mas sobre uma base teórica que autonomiza o discurso e que se transforma tudo numa guerra de discursos agora a questão é contrapor os discursos universais um discurso particular contrapor a um discurso particular que at que fale da particularidade do negro que fale da particularidade da etnia dominada no interior da Europa do gênero eh feminino das distintas orientações sexuais então é quebrar todos os discursos universais
com discursos particulares só que sem perceber uma coisa o discurso Universal eurocêntrico tá sentado na universalidade do próprio capitalismo percebe as categorias universais fomentadas disseminadas eh nesse mundo europeu está sentado na universalidade a que aspira o próprio capitalismo só que não essa base real a partir do qual o pensamento é construído é jogada fora e o pensamento transforma em autônomo e agora o tiro saiu pela culatra agora pós-moderno sinto muito informar tá sou totalmente solidário à luta de todos os grupos oprimidos que começaram a batalhar torno de bandeiras prós modernas a todos esses tipos de
opressão envolvendo gênero raça cor etnia nacionalidade etc só que a base teórica que vocês estão usando foi apropriada pela direita e o pior ainda a direita eh e os grupos diretamente nela interessados não tão nem aí para opressão nenhuma agora nós vamos usar isso aí a meu favor tá porque eles querem dar vazão o máximo possível a dominação do capitalismo tá Tá ora O agronegócio brasileiro vira e fala não eu quero trabalho análogo à escravidão no Brasil mesmo tá entendendo é legislação trabalhista zero é garantia zero deixa o mercado regular como for os países querem
ter forças para intervir um em relação aos outros pela sua força a força do seu capital é a força militar que eles constróem com o seu capital só que para mim ganhar as pessoas para fazerem isso eu vou usar o discurso que for de forma totalmente instrumental e simbólica e nesse ponto eu concordo a ultradireita nesse aspecto atual ela tem um aspecto muito forte que tá presente no fascismo e no nazismo lá do início do século XX um dos principais teóricos do fascismo o cara que fundou a concepção fascista lá em 1910 191 1912 a
visão de fundo dele eh era o seguinte a direita tem que se apropriar tem que fazer movimentos de massas nós temos que criar discursos capazes de se apropriar em grande massas de pessoas nós temos que organizar ter massas organizadas E aí que ele vai criar essa questão de eh [Música] de nações burguesas e Nação proletária para jogar com as palavras ali das classes sociais só que as classes sociais agora não é um indivíduo que é salariado indivíduo que é dono do Capital não a Itália é uma nação proletária porque ela é dominada na divisão internacional
do trabalho então isso vai fomentar o quê um discurso nacionalista da conquista do espaço que lhe é devido na Itália na divisão internacional do trabalho vai fomentar depois com o fascismo a invasão da da Etiópia pelos pelo por Mussolini eh bem como aliança com Hitler e a Segunda Guerra Mundial os e nazistas vão se apegar fortemente nisso discurso de massas os nazistas acham que os nazistas acabam ganhando trabalhador com discurso contra judeu também mas o centro ali eles atacavam o pacto de Versales que a humilhação que a Alemanha sofreu na primeira guerra mundial vão utilizar
sim de maneira instrumental o termo socialismo Nacional socialismo só que socialismo aqui não é uma sociedade sem classes sociais o socialismo aqui é o papel da Alemanha no interior de divisão internacional do trabalho e por aí vai E por aí vai então a essa ultradireita recente ela tem se apropriado fortemente disso E se o mundo é feito por narrativas então eu posso usar instrumentalmente o discurso que eu quiser para favorecer aquela ação que de fato eu quero perpetrar e esse discurso nem precisa coincidir com as minhas ações e normalmente ele não coincide tá eh há
uma diferença enorme entre o discurso do trump para poder levar junto dele o máximo possível de pessoas nos Estados Unidos e as suas ações o discurso do bolsonaro e as ações do bolsonaro bolsonaro quer reduzir Carga Tributária no Brasil o não reduziu em nada a carga tributária permaneceu no mesmo nível mas os serviços públicos ele quer arrancar tudo e aí ele se aproveita que os servidores públicos T uma situação que na média é melhor do que a média dos trabalhadores e joga um setor como outro e faz o discurso Então os serviços do estado que
atendem algumas necessidades básicas da população vão pelo ralo mas o recurso estatal vai todo pro interior do Capital a partir de MEC da dívida a partir de terceirização a partir de inúmeras outras e mecanismos E por aí vai então esses discursos T sido fortemente usados e e veja que não é nem simplesmente uma guerra de narrativas é uma transformação de tudo em símbolos eu termino aqui remetendo a uma ação com massal fez se vai dar certo ou não se foi uma boa M sacada dele em relação à bizarrias que ele quer fazer outros 500 por
exemplo e o o massal provocou todas as figuras que estavam no debate com ele lá em São Paulo ao extremo até conseguia que o Datena o agredisse né É É óbvio que ele provocou aquilo eu não sei exatamente qual era o plano dele mas é é a cadeirada que o Datena deu do massal provocou também um efeito colateral né que o massal queria se colocar ali o tempo inteiro como único cara não é isso e que não arrega nunca o único cara ali que tem fibra que tem força que provoca todo mundo e fica todo
mundo nervosinho ninguém faz nada ele tomou a cadeirada acabou se virando contra ele aí ele definiu uma batalha simbólica no debate seguinte quando o assessor deles dá um soco na cara do assessor do Nunes para impor não tá vendo é a gente aqui que faz aquilo que a gente bem entender que que não arrega nunca e e que vai pro pau e que tem força e etc tudo são batalhas simbólicas o nazismo se desenvolveu assim tá tem um livro de um autor conservador que vai tratar da Ascensão do nazismo eh que o autor modris ENEN
a sagração da primavera mas que é um excelente livro é um autor conservador tá inclusive ele tá defendendo a tese ali completamente errada de que o nazismo é movimento revolucionário segundo a concepção que ele tem vai ter uma parte do livro que interessante como todos os discursos que os nazistas faziam até a chegada do poder e depois de estar no poder eles tinham uma função meramente simbólica de mobilização de setores eh da Alemanha de produzir certo viés subjetivo de subjetivos de infl numa determinada direção e a ultradireita hoje usa e abusa desse mecanismo então eu
termino aqui dizendo isso meus amigos A ultradireita é igual à esquerda dominante hoje não não são iguais são muito diferentes mas a concepção dos dois são as mesmas e essa concepção é uma concepção pós-moderna uma concepção que autonomiza os discursos e as intervenções da sua base real e material por isso que eles são bastantes efetivos conseguem angariar massas de pessoas com muita facilidade nisso o Marxismo tem muito mais dificuldades porque o Marxismo eh ele tem como pressuposta a realidade tal como ela é o estudo da realidade das relações que de fato existem eh e não
de falar qualquer coisa para chegar em qualquer lugar porque pro Marxismo não adianta falar qualquer coisa porque quem o o Marxismo luta para os trabalhadores se auto emancipam isso é um trabalho de compreensão de conscientização que é feito no interior da própria classe trabalhadora e não para usar a classe trabalhadora como massa de manobra como fazia o estalinismo então a intervenção que o Marxismo quer fazer na sociedade ela é muito mais difícil só que ela tem uma vantagem em relação a essas correntes pós-modernas aí de base concepções pós-modernas tanto de esquerda quanto de direita que
essas concepções tanto de esquerda como de direita com uma base de pós-moderno de intervenção todas fracassam em relação às ilusões eh com que que eles fomentam nas bases em que eles atuam nenhum consegue realizar essas ilusões sejam como as esquerdas que vamos supor se for bem intencionada quer de fato fazer aquilo mas não vai conseguir porque acredita que é possível gerir o capitalismo e gerir o caos do capitalismo e ela nunca consegue sempre vai fracassar e a direita né ela vai ter sempre limites em conseguir mobilizar essas massas que eles inflam porque aquilo que eles
querem fazer para fazer não tem nada a ver com o discurso que eles disseminam e as pessoas depois quando eles chegam ao poder vão sempre fazer experiência entre as expectativas delas e o que de fato é realizado e infelizmente quando chegam ao poder essa experiência pode ser muito dolorosa Tá mas ela de um jeito ou de outro é feita então o Marxismo também tem essa vantagem na luta contra esses polos eh que é ok Eles conseguem ser muito mais efetivos na disputa que eles fazem porque e eles sempre dão a resposta mais fácil e que
baseado em narrativas autônomas responde imediatamente seja por teorias das conspiração ou por eh soluções aparentemente fáceis o problema do capitalismo dão respostas fáceis aos problemas que as pessoas sentem mas esses problemas nunca serão resolvidos a resposta com o Marxismo dá não é fácil ela é mais difícil mas é a única que possibilita a resolução do problemas então essa batalha ela tá dada e qualquer grupo que utiliza batalha de narrativas vai ser inimigo dos marxistas organizados né daqui pra frente mas eu queria chamar atenção Para você só para isso tá a estratégia da útera direita a
concepção de fundo que a útera direita tem mobilizado é a mesma da esquerda dominante que é uma concepção pós-moderna ainda que utilizem com com intenções diferentes mas ambas fracassam está claro aí vou tratar muito sobre esses temas daqui paraa frente no canal e vou fazer react demais da turma aí da direita a respeito das concepções pós-modernas que norteiam os grandes indivíduos os grandes políticos de ultradireita por mais que lá na base eles apresentam concepções teóricas distintas para defender coisas pontuais aqui ali aá tá ainda assim isso é coerente com a tal da Batalha de narrativas
Então eu fico por aqui até o próximo vídeo
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