12. A hipocrisia e seus efeitos (Rm 2.17-24)

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Augustus Nicodemus
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[Música] queridos abramos a palavra de Deus no capítulo 2 da carta aos romanos e ouçamos a leitura do verso 17 ao verso 24 se porém tu que tens por sobrenome judeu e repousas na lei e te glorias em Deus que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes sendo instruído na lei que está persuadido de que és Guia dos Cegos Luz Dos que se encontram em trevas instrutor de ignorantes mestre de crianças tendo na lei a forma da sabedoria e da Verdade tu pois que ensinas a outre não te ensinas a ti mesmo tu
que pregas que não se deve furtar furtas dizes que não se deve cometer Adultério e o cometes abomin os Ídolos e diz roubas os templos tu que te glorias na lei di honras a Deus pela transgressão da Lei pois como está escrito o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa vamos orar pedir que o nosso Deus aplique a exposição da sua palavra aos nossos corações é isso que desejamos senhor que teu bendito espírito santo nos conduza passo a passo na escritura para que compreendamos o que aqui está revelado pelo Senhor e
não somente isso para que o nosso coração se apegue à tua palavra ao teu ensino que tu nos enchas do desejo de te obedecer que tu nos leves a te reconhecer como nosso Deus e descansar em ti nas tuas promessas e na obra completa do senhor e salvador Jesus Cristo guia-nos ao senhor é o que Te pedimos por amor dele Amém é importante que nós comecemos essa a exposição dessa passagem lembrando um pouco da história do Antigo Testamento Nós lemos que Deus muito tempo atrás antes de Cristo apareceu a um homem chamado Abrão que morava
na Mesopotâmia e lhe fez promessas e se revelou a Abrão como sendo o único Deus verdadeiro e lhe deu uma aliança lhe deu preceitos e aos descendentes de Abraão Deus se revelou mais tarde com uma legislação com leis normas e promessas que foram dadas através de Moisés foram dadas através de Moisés no Monte Sinai e Deus revelou a esse povo descendente de Abraão o seu Amor a sua aliança e o seu propósito de através daquele povo alcançar o mundo inteiro com a redenção que era necessária Israel era assim esse é o nome que se dá
aos descendentes de Abrão a nação de Israel tendo recebido a verdade o culto as promessas e o verdadeiro conhecimento de Deus deveria levar esse conhecimento a todas as nações e um dia de entre os filhos de Abraão de entre nação de Israel viria aquele que seria o salvador do mundo o Messias prometido esperado que haveria de esmagar a cabeça da serpente e que haveria de oferecer-se como sacrifício pleno e completo pelos pecados do povo de Deus Ou seja a religião que Deus revelou aos filhos de Abraão era uma religião de graça de misericórdia de amor
de compaixão ou seja os judeus ao receberem os mandamentos receberam juntamente com eles aquele sistema de sacrifícios em que os animais eram oferecidos e cujo sangue era derramado em prol dos pecados cometidos ou seja Quem Entendeu no Antigo Testamento com clareza o que Deus estava fazendo sabia que nunca seria salvo em obediência àquelas normas mas que a salvação era mediante a fé na promessa de Deus de que viria um Messias viria um descendente de Abraão descendente de Davi que haveria de se oferecer em sacrifício e morrer pelos pecados do povo de Deus O Judeu quando
olhava aquele animal sendo morto lá no templo e o sangue sendo derramado ele pela fé contemplava o Messias que haveria de vir então nós podemos dizer que no antigo testamento Que nós tínhamos era uma religião eh e eu uso o Tero religião simplesmente para não pejorativamente como é usado hoje mas para nos referir a esse sistema religioso que foi dado por Deus no antigo testamento aquela religião era uma religião da fé e da Graça nunca ninguém se salvou por obediência a lei ou pela prática das obras da Lei no antigo testamento é importante dizer isso
porque muitos evangélicos dizem assim no antigo testamento Era a Lei no novo testamento é a graça não não sempre foi graça sempre foi o Davi foi salvo pela graça pela fé no Messias Abraão foi salvo pela fé nas promessas de Deus e Davi foi salvo eh como eu disse da mesma forma os profetas todos os homens e mulheres de Deus do Antigo Testamento Eles foram salvos pela fé no Messias que haveria de vir mas o que aconteceu alguns séculos antes de Cristo foi que os judeus perderam essa perspectiva e eles começaram a interpretar a lei
de Deus os mandamentos que foram dados aquelas leis referentes à pureza guarda de determinados dias como sendo um fim em si mesmos e eles começaram a guardar as ordenanças da Lei com o fim de conseguir mérito diante de Deus e eles passaram a entender que o caminho da salvação era a obediência estrita aos mandamentos de Deus e eles não somente fizeram isso passaram a ter uma compreensão errada da lei que Deus havia dado Mas eles adicionaram mais leis ainda criaram preceitos e inventaram normas que não haviam sido dados por Deus através de Moisés ou dos
Profetas quando Jesus Cristo veio ao mundo então o que ele encontra já é um judaísmo deturpado já não é mais a verdadeira religião que Deus tinha dado aos judeus por isso que Jesus ele condena a arrogância dos fariseus Ele conta aquela parábola do fariseu e do publicano que subiram ao templo E lá o fariseu dizia orava para si mesmo dizia Deus graças te dou que eu não sou como os demais homens eu sou Ah eu eu cumpro toda a tua lei não é batia no peito se gloriavale ali que se humilhou diante de Deus e
reconheceu que precisava de Misericórdia Jesus contou a história do Filho Pródigo era um filho mais novo de um homem rico que resolveu ir embora e lá desperdiçou todos os seus bens um dia se arrependeu e voltou para casa e o pai recebeu o filho com muita alegria mas o filho mais velho o irmão mais velho do pródigo Achou muito ruim como é que o senhor recebe esse pecador miserável que gastou tudo eu passei minha vida toda cumprindo tuas ordens e tu nunca me deste nada o filho mais velho representa os judeus Jesus contou exatamente essa
história para mostrar como O Judeu e tinha compreendido errado o propósito de Deus em dar a lei no Capítulo 24 da do Evangelho de Mateus nós temos um discurso de Jesus contra o farisaísmo contra a hipocrisia dos judeus da sua época que colocavam fardos em cima dos homens e mais leis e não eles mesmos não queriam nem com um dedo mover aqueles fardos E aqui nessa passagem nós encontramos o apóstolo Paulo que tinha sido um judeu estrito um judeu seguidor das normas e da Lei expondo a verdade a respeito do Judaísmo da sua época o
Ponto Central do apóstolo Paulo nessa passagem que nós lemos é exatamente mostrar esse ponto de que o judeu não pode pensar que ele vai ser tratado diferente por Deus pelo fato de que L Deus lhe deu muitos privilégios que não deu a outros povos e pior do que isso O Judeu mesmo tendo recebido a lei de Deus a graça de Deus a as promessas de Deus ele não consegue viver coerentemente de acordo com as demandas da lei em resumo Paulo está querendo mostrar que os privilégios que Deus deu à nação de Israel era para que
eles fossem uma bênção pros outros povos que eles recebessem com humildade e servissem outros povos mas agora o que que eles fizeram eles acharam que aquilo era um privilégio especial que aquilo os fazia diferentes que Deus ia ter dois pesos e Duas Medidas no dia do juízo alguns rabinos diziam que um filho de Abraão Jamais seria condenado ao inferno eles desprezavam os outros povos julgavam os outros povos e achavam que porque tinham a a lei de Deus eles seriam Tratado de maneira diferente aqui o apóstolo Paulo critica exatamente essa falsa confiança e a hipocrisia que
é você dizer uma coisa e viver de outra maneira que é exatamente a maneira de viver dos judeus da sua época Paulo mostra a gravidade desse ponto e aqui eu tô entrando na estrutura do texto já primeiro mencionando os privilégios que Deus deu ao povo Judeu são cerca de 9 a 10 privilégios que ele menciona aí do verso 17 até o verso 20 depois Paulo denuncia a falsidade em que o judeu vivia Ah eles deveriam praticar o que ensinavam aos outros e na verdade não praticavam Paulo denuncia isso do verso 21 até o verso 23
e ele escolhe três pecados característicos do Judaísmo da sua época nós iremos ver e ele termina falando do efeito desastroso disso entre os povos o nome de Deus que era para ser engrandecido pelos judeus na verdade acabava sendo enlameado nós perguntamos o que é que isso tudo tem a ver conosco eu queria que enquanto a exposição do texto progredisse a a passagem foi escrita primariamente para os Judeus nós nos colocássemos na posição deles porque também como os judeus nós que nos consideramos cristãos recebemos privilégios da parte de Deus conhecemos a verdade fomos iluminados recebemos o
evangelho mas infelizmente infelizmente a conduta de a nossa conduta com frequência tem sido motivo de escândalo Para aqueles a quem nós deveríamos ser canal de bênção e canal de salvação eu queria que nós lêssemos esta passagem não dizendo assim bem feito pros judeus mas queria que nós lêssemos essa passagem nos colocando no lugar deles porque no final Essa vai ser de fato a aplicação da passagem para nós vamos começar estão vendo os privilégios que Deus deu aos judeus e que Paulo relembra aqui aqui no verso 17 você percebe que Paulo está começando um diálogo com
alguém ele diz assim se porém tu que tens por sobrenome judeu Paulo na verdade não estava conversando com ninguém nenhum judeu de verdade na frente dele isso aqui é um recurso que a gente chama de diatribe que é uma uma um argumento ou um artifício de retórica em que você começa para você tornar algum ensinamento mais claro uma uma polêmica mais clara você se imagina que você tá discutindo com alguém então Paulo tava lá na sua casa ditando essa carta para Tércio que foi quem escreveu não é a a carta aos romanos e ele de
repente começa a a falar como se tivesse discutindo com o judeu e nessa discussão imaginária com o judeu Paulo eh lembra a esse judeu a atitude errada que ele tinha com relação aos privilégios que Deus deu primeiro tá aí no verso 17 se porém tu que tens por sobrenome judeu ele ele quer dizer se você que tem por sobrenome judeu aí pula pro verso 21 tu que te ensinas a outro e não te ensinas a ti mesmo só que antes de chegar no verso 21 que é a conclusão do começo do argumento ele vai primeiro
reforçar a a a a seriedade da coisa mostrando os privilégios que o judeu recebeu ó você que deveria guardar a lei não tá guardando você que é isso Você que é isso Você que é aquilo você que recebeu isso então é assim que ele tá fazendo aqui então verso 17 primeira coisa que ele diz você tem por sobrenome judeu não é verdade sim e o judeu se gloriavale e que se tornou o centro da religião Judaica então O Judeu se gloriavale porque esse nome designava a sua religião a raça era eles eram Hebreus eles eram
Hebreus mas a religião era a religião Judaica que tinha centro em Judá então judeu era um título que ele gostava de dizer como é seu nome eu sou Simão ou judeu indicava a religião dele ele tinha Glória nisso de ser chamado judeu porque apontava para o fato de que eles tinham recebido de Deus a única Revelação A única regão verdadeira você se Gloria no seu sobrenome judeu não é verdade diz o apóstolo Paulo você repousa na lei ainda no verso 17 repousar aqui quer dizer o seguinte você descansa no fato de que Deus deu a
lei a vocês através de Moisés e vocês acham que isso é uma garantia de que vocês vão ser salvos aí você repousa no fato de que recebeu a lei tipo assim Deus Escolheu os judeus Os descendentes de Abraão para receberem as sua Revelação Isso significa que nós somos um povo especial Isso significa que eh Deus não vai nos condenar mais e portanto eu posso repousar ficar tranquilo minha salvação tá garantida pelo fato de que Deus me deu a lei você se Gloria em Deus final do verso 17 e de fato O Judeu podia se gloriar
em Deus Porque Ele era o único povo que havia recebido o conhecimento do verdadeiro Deus os outros Deuses das outras Nações eram deuses falsos Deus se revelou somente a Israel e O Judeu se gloriavale não é que nós não vamos ser tratados como as demais Nações no verso 18 Paulo diz tu te glorias de que conheces a sua vontade e de fato O Judeu conhecia a vontade de Deus porque Deus revelou essa vontade através das escrituras sagradas através de Moisés através dos Profetas os outros povos não tinham esse conhecimento o que os outros povos conheciam
de Deus era pela natureza e pela consciência nós já vimos isso no capítulo um mas os judeus receberam um conhecimento da vontade de Deus muito mais claro e muito mais elevado na forma da Lei então o judeus se gloriavale e você aprova as coisas excelentes aqui uma é uma referência ao fato de que o judeu sabia o que era o certo e o que era errado e ele podia aprovar o que era certo porque Deus havia dito na lei dele não faça isso não faça isso não faça isso faça isso faça isso Faça isso então
O Judeu aprovava as coisas excelentes ele sabia o que era certo ele sabia o que era errado os outros povos não embora tivesse todos os povos eh eh eh tenham uma consciência do certo e do errado ela não é tão clara como por exemplo nos 10 mandamentos onde O Judeu com clareza recebeu isso isso e isso tá certo isso e isso e aquilo não está certo então O Judeu se gloriavale e O Judeu de fato se gloriavale todo sábado a lei era lida nas sinagogas desde cedinho aos desde criança O Judeu decorava a lei aos
12 anos ele tinha uma festa o bvar que era a festa de iniciação em que o menino judeu tinha que eh recitar textos e textos da lei de Moisés para poder ser recebido na comunidade como adulto e responsável então O Judeu era instruído na lei ele tinha todo o conhecimento a respeito de Deus por isso Paulo continua no verso 19 você está persuadido de que você é Guia dos cegos e Luz dos que andam nas trevas e e tava certo O Judeu tinha recebido a luz de Deus ele tinha recebido a verdade a respeito de
Deus e os outros povos estavam em trevas eram como cegos sem conhecer a verdade de Deus eram ignorantes da da da da da da verdade de Deus e o judeu se via como superior né ele era o guia desses cegos ele era o a luz desses povos que estavam em trevas ainda no verso 20 Paulo diz você se vê e se Gloria de ser instrutor de ignorantes os ignorantes aqui eram os povos gentios os pagãos que não tinham conhecimento de Deus eram ignorantes de Deus mesmo e a a nação de Israel tinha recebido a verdade
e eles receberam essa verdade para poder ensinar aos outros e eles deveriam fazer isso com muita humildade como gratidão a Deus cientes desse privilégio que Deus tinha dado mas não ele se viam como Mestres os outros eram ignorantes Eles é que tinham todo conhecimento e isso porque final do verso 20 eles tinham na lei a forma da sabedoria e da Verdade e era mesmo a sabedoria e a verdade havia sido haviam sido dadas ao judeu na forma da Lei na lei que eles rece receberam da parte de Moisés Qual era o problema aqui com tudo
isso é que todos esses privilégios eram reais de fato Deus só se revelou a nação de Israel a verdade estava com a nação de Israel a a luz da verdade estava com o judeu a as promessas de Deus estavam com os judeus eles haviam sido colocados por Deus para ser Luz das Nações para ser instrutores das Nações para levar a verdade das Nações que verdade era essa que existe só um Deus único e verdadeiro e que ele haveria de mandar um Salvador para o mundo isso estava certo mas qual era o problema na atitude do
judeu é que o judeu se gloriavale para essa essa passagem eu estava lendo testemunhos escrito por escritores pagãos gregos e Romanos dessa época aqui em que eles odiavam os judeus reclamavam dos judeus criticavam zombavam dos judeus Porque a atitude dos judeus era de um povo superior um povo que não se misturava com os outros um povo que condenava constantemente os pecados dos gentios e o que é pior Paulo agora vai mostrar esse povo tendo recebido todos esses privilégios não tinha a menor base para achar que estava salvo o fato de que eles receberam a lei
foram um povo escolhido por Deus de entre os outros povos no antigo testamento não era garantia de salvação de que no dia do juízo eles seriam perdoados seriam tratados de maneira diferente dos outros porque eles tinham recebido esses privilégios e Paulo faz isso mostrando a incoerência em Etna ou a a a incoerência na na na prática e no pensamento dos judeus da sua época a partir do verso 21 e 24 como é que Paulo faz isso ele listou os privilégios Mas agora ele lista as atitudes dos judeus que mostram que eles não estavam à altura
dos privilégios que receberam primeiro o princípio geral verso 21 Paulo agora nãoé se vira pro judeu e diz tu pois que ensinas a outrem não te ensinas a ti mesmo era primeira denúncia que Paulo faz aqui uma denúncia geral você que ensina outros Você que acha que é o mestre de crianças instrutor de ignorantes Guia dos Cegos daqueles que estão em trevas você que ensina aos pagãos você que diz aos pagãos que eles estão errados que adoram falsos Deuses que cometem pecados contra Deus por que que você não ensina você primeiro por não te ensinas
a ti mesmo quando Deus nos dá verdade ele quer que nós primeiro sejamos instruídos por ela para que depois nós instru a outros você que ensina a outros Por que que não se instrui a si próprio primeiro Jesus tinha dito isso por que que você vê a trave porque você vê o cisco no olho do seu irmão e não vê a trave que tá no seu olho você primeiro tem que tirar a trave do seu olho para poder ver o cisco que tá no olho do seu irmão ele tá repetindo Jesus tá dizendo mesma coisa
que Paulo tá dizendo a mesma coisa que Jesus só que de outra maneira você que ensina outro você não se ensina a si mesmo e ele lista três situações aqui a gente não sabe direito porque é que Paulo escolheu esses três pecados em particular roubo Adultério idolatria talvez porque esses três eram pecados bem destacados na lei de Moisés eram coisas que a lei de Moisés proibia com muita força o roubo a desonestidade não é a o latrocínio a o adultério aor idade sexual e a idolatria a lei de Moisés era muito forte nisso e O
Judeu sabia disso sabia disso e outra razão provável é que essas práticas eram comuns no judaísmo da eh da da época do apóstolo Paulo juntando as duas coisas Talvez nós tenhamos aqui a razão porque é que Paulo foca nesses três pecados aqui olha o primeiro aí o primeiro exemplo aí e que ele cita eh no verso 21 ainda ele no verso 21 ele começa dizendo tu pois que ensinas a outrem não te ensinas a ti mesmo tu que pregas que não se deve furtar furtas os judeus na época de Paulo e na na época do
no primeiro século Eles eram conhecidos por serem desonestos e traiçoeiros nos negócios que eles faziam com gentios Quando O Judeu fazia negócio com judeu aí eles eram honestos mas porque eles consideravam os gentios com desprezo eles não achavam que era errado na hora de fazer negócio com os gentios usarem de artifícios de silogismos e de subterfúgios para tirar vantagem do Gentil isso era muito conhecido naquela época está nas declarações dos autores gregos romanos que escrevem contra os judeus algumas das quais Eu Eu mencionei para vocês aqui era conhecido isso que não era você tinha que
ter cuidado quando ia fazer um negócio com o judeu se você não era judeu você PR ter eh eh Cuidado para não quando você ia fazer o negócio com eles é claro que isso não é uma generalização qualquer judeu do primeiro século el diz mas Pera aí isso aqui não é com todos os judeus e é verdade nós não estamos generalizando mas estamos dizendo que naquela época era conhecido há testemunhos disso De que muitos judeus tinham essas práticas no comércio quando eles faziam negócios com outros povos entre si havia esse respeito mas com os outros
povos havia liberdade então para proceder de maneira desonesta então é por isso que Paulo tá dizendo aqui você que prega a outros não furtarás porque é um dos mandamentos da lei de Deus que o O Judeu recebeu Por que que você furta Então por que que você fica por que que você usa de de de subterfúgio nos negócios é desonesto nas suas transações e ao mesmo tempo você tá lá na sinagoga dizendo né não é proibido furtar é errado furtar é um pecado furtar Mas você mesmo faz isso o segundo que Paulo menciona é o
adultério verso 22 dizes que não se deve cometer Adultério e o cometes de fato o adultério é o Sétimo Mandamento não adulterarás é o Sétimo Mandamento da lei de Deus os judeus tinham a lei eles tinham recebido a lei sabiam que era verdade era lido nas sinagogas eles falavam a respeito disso condenavam os gentios porque viviam na imoralidade sexual Mas eles mesmos também cometiam Adultério há casos e relatos de que era muito comum em determinado período a esse tipo de atitude entre rabinos daquela época e que era por isso que a a posição preferida com
relação ao divórcio adotada pela nação de Israel naquela época é que se podia divorciar da mulher por qualquer motivo por isso que uma vez questionaram Jesus a respeito disso porque a posição que eles adotavam entre si é que um homem poderia largar sua mulher por qualquer motivo e a razão é que ele queria ficar com outra então era comum esse pensamento e Jesus Condena critica esse pensamento e agora Paulo também você diz que não não adulterarás mas você mesmo também adultera o terceiro que Paulo menciona tá no verso 22 ainda tu abomin os Ídolos e
lhes roupas roubas os templos os primeiros três mandamentos os dois primeiros mandamentos da da lei de Deus é eram um contra a idolatria você não pode ter outro Deus além de mim você não pode fazer imagem dis cultura para adorar então O Judeu falava da idolatria ele condenava a idolatria que tinha eh nos no nos povos pagãos eh denunciavam a esse culto falso a esses Deuses estranhos que eram representados por imagens os templos pagãos eram cheios de imagens imagens feitas de ouro de prata de pedras preciosas de material Nobre havia artefatos que eram e utensílios
que eram usados nos cultos pagãos como paz colheres de de prata que eram usadas para mexer os alimentos e os sacrifícios as facas tudo de material precioso tudo isso tinha no templo Pagão então O Judeu dizia é idolatria O Judeu nem entrava no templo Pagão mas o que é que Paulo diz aqui você condena a idolatria você abomina os Ídolos mas rouba os templos Paulo deve estar se referindo a duas coisas primeiro quando fazia guerra contra os pagãos e ele ganhava ele entrava no templo ele geralmente não entrava mas quando ele ganhava a guerra ele
entrava no templo e saqueava os Ídolos quer dizer ele era contra a idolatria mas na hora de entrar no templo pegar os Ídolos cheio de pedra preciosa de Ouro e Prata era tá de boa e segundo há notícias de que os judeus no comércio usando as práticas que são conhecidas eram capazes de comprar e negociar objetos que vinham dos templos pagãos utensílios sagrados eles compravam negociavam aquilo aí Paulo diz pera não é idolatria você não é contra a idolatria Então você prega contra a idolatria Mas você rouba os templos pagãos você se vale se aproveita
das riquezas que estão nos templos pagãos o alvo de Paulo é mostrar a incoerência do Judaísmo da sua época de como eles não tinham a menor base para pensar de que receberiam de Deus um tratamento diferenciado Olha a conclusão do que Paulo diz aqui no verso 23 tu que te glorias na lei desas a Deus pela transgressão da Lei era isso que o judeu fazia ele se Glori na lei Deus deu a lei Deus nos escolheu Deus nos deu as promessas nos deu a aliança nos deu o culto nos deu a verdade nos deu a
luz mas ao mesmo tempo em que ele se Glori em Deus ele desonrava a Deus porque ele quebrava essa mesma lei Isso é o que a gente chama de hipocrisia hipocrisia uma pessoa dizer uma coisa pronunciar uma coisa declarar uma coisa mas viver de outra maneira contrária viver de forma contrária a tudo aquilo que ele professa e tudo aquilo que ele diz como resultado desse mau testemunho verso 24 Paulo diz como está escrito o nome de Deus é blasfemado entre gentios por vossa causa o nome de Deus que deveria ser glorificado entre as nações através
do testemunho dos judeus o nome de Deus que deveria ser levado como salvação para os gentios em trevas e na ignorância esse nome estava sendo blasfemado blasfemar significa falar mal então os judeus os gentios daquela época eles olhavam para judeu com desprezo exatamente por isso porque o judeu era a figura do hipócrita daquela pessoa que tinha uma moralidade externa mas era falsa porque ele não praticava esse tipo de coisa e como resultado acontecia o que a gente vê acontecer hoje ó lá o evangélico ó lá diz que é crente mas ó ó lá ó ó
a boca suja ó ele namorando aí a a outras mulheres ó ele aí e como é que ele lida com os negócios dele e o cara todo domingo tá na igreja participa da ceia vai lá né membro da igreja mas ó ó ó como é que que ele vive a a gente ouve isso a gente sabe disso era a mesma coisa lá com o judeu o nome de Deus era mal falado pelos povos por conta do Mau testemunho daqueles que diziam Eu conheço a Deus eu conheço a verdade Deus Me Escolheu Deus me deu privilégios
mas a conduta eles destruíam com as mãos aquilo que pregavam com a boca porque os nossos atos falam mais alto do que nossas palavras falam mais alto do que nossas palavras a conclusão é essa daí o que que esse texto nos ensina o que que na verdade Paulo quer mostrar aqui já caminhando paraa Nossa conclusão ele quer mostrar que os judeus não tinham nenhuma base para pensar que seriam salvos só porque receberam a lei e outros privilégios eles eram tão culpados e estavam tão condenados como os gentios como os pagãos a quem eles criticavam e
de quem se sentiam superiores na verdade judeu estava numa situação pior porque a Quem muito se dá também muito será pedido e com isso Paulo está mostrando tá provando o ponto dele nos Capítulos 1 2 e 3 dessa carta aos romanos Ou seja todos pecaram e carecem da Glória de Deus judeus e gentios ninguém vai ser salvo por mérito humano ninguém merece de Deus alguma coisa todos se extraviaram todos quebram a lei de Deus todos agem contra a luz que recebeu da que receberam da parte de Deus por isso se Deus não nos salvar mediante
o evangelho nós estamos perdidos não há salvação em nós não há como eu me justificar diante de Deus não há como eu receber de Deus algum favor Com base no que eu sou no que eu faço a moralidade não vai me salvar porque ela é hipócrita a religiosidade não vai me salvar ela é insuficiente não há nada que eu faça que me justifique diante de Deus portanto se Deus não tiver misericórdia de mim se ele não me salvar eu estou perdido e aqui Eis o evangelho o evangelho por isso que o nome é evangelho Boa
Nova né Isso significa em grego boa notícia e aqui está a boa notícia que Deus teve compaixão de nós que Deus apesar do que foi feito pelos judeus apesar do que foi feito pelos povos pagãos Deus Aim mesmo enviou Jesus Cristo seu filho cumprindo todas as promessas que ele havia feito porque elas não são condicionais elas são expressão do querer eterno de Deus Cristo veio e na cruz do Calvário morreu pelos nossos pecados ele sofreu o nosso castigo Ele experimentou a nossa punição ele foi castigado EMS nosso lugar e agora Deus pode livremente justificar pecadores
como vocês e como eu e nos receber como seus filhos nos dá pleno perdão e finalmente a vida eterna e a salvação é isso que é o evangelho mas ele só pode ser entendido se você primeiro entender isso aqui que você está perdido por mais religioso que você seja por mais que você Tente Não Há Nada em você que mereça redenção e o Evangelho é exatamente a boa notícia de que Deus salva pecadores eu termino dizendo meus queridos se há alguém aqui nessa noite que ainda não compreendeu a graça de Deus e a misericórdia de
Deus que nessa noite você possa se voltar para ele a salvação não é condicionada a sua bondade talvez você diga assim mas não tem jeito para mim eu já pequei demais ou eu estou numa situação tão terrível mas evangelho veio exatamente para pecadores porque é o que você é e o que eu sou Cristo não veio para justos quem precisa de médicos são os doentes e não os que estão sãos então não há nada que você tenha cometido que possa lhe afastar do amor de Deus e do perdão que há em Cristo Jesus se nessa
noite você disser Deus eu sou um pecador eu reconheço que eu tenho pecado contra ti quebrado a tua lei não mereço nada não sei a tua condenação mas eu eu confio nessa noite nessa noite eu quero me entregar plenamente sem restrições incondicionalmente a jesus cristo meu salvador que na cruz pagou a minha culpa completamente você pode fazer isso nessa noite e nós que um dia já fizemos isso irmãos vamos orar como salmista sonda-me ó Deus vê meu coração vê se em minha algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno orhe também como o salmista no
salmo 69 verso 6 não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti ó senhor e nem por minha causa sofram vexame os que te buscam ó Deus de Israel que nós não sejamos tropeços para aqueles que estão em trevas para aqueles que não ainda receberam a luz da Verdade examine a sua vida peça a Deus renovação que quebrantamento e transformação porque ele quer um povo que seja luz e bênção para todos Oremos ó Deus como caricos de ti te damos graças pela obra completa de Cristo Jesus na cruz te damos graças pelo sacrifício
suficiente e Redentor senhor nós queremos renunciar no Justiça própria queremos renunciar a todo merecimento que nem existe queremos pedir perdão pela nossa arrogância e Queremos nos humilhar quebrantados Ao Pé da Cruz e clamar pela tua compaixão que o senhor não nos trate conforme os nossos pecados merecem mas segundo a tua misericórdia revelada na cruz lembra-te de nós se alguém aqui nessa noite que ainda não descansa a sua alma aos pés do Salvador atrai essa pessoa nessa noite pelo evangelho Senhor e ilumina o entendimento de todos para ver a grandeza da tua graça e a glória
do Evangelho de Jesus é o que nós Te pedimos por amor do nome dele amém
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