Estruturas Litúrgicas - Liturgia Parte II | Catequese Tradicional #044

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Centro Dom Bosco
Na última aula, foi analisado o conceito de Liturgia e as variações litúrgicas. Nesta próxima aula, ...
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[Música] muito bem meus caros boa noite sejam todos bem-vindos vamos então dar continuidade ao nosso curso de catecismo tradicional já avançado nos temas mas ainda com muito caminho a ser percorrido Nós entramos na semana passada num assunto rel a liturgia né analisamos os conceitos de liturgia os tipos de liturgia a o que a igreja apresenta como litúrgico e não litúrgico em toda a sua estrutura geral desse assunto a partir de agora nós vamos começar a analisar detalhadamente a estrutura geral dessa liturgia né Nós já Vimos que trata do culto público né da igreja e esse
culto público ele precisa ter uma formatação que a igreja com o passar dos séculos foi dando elaborando codificando aperfeiçoando Resumindo tirando colocando né Nós vimos isso é um é a igreja foi experimentando com o passaros séculos certas atitudes vimos também na última aula que a acusação falsa que pesa sobre a Igreja de que a igreja romana paganização de prática decadente ela tem que ser abol mas muitas coisas dos que os pagãos desenvolveram em matéria de estrutura de Cultura o que era bom foi utilizado pela igreja e pelo fato de ter sido utilizado pela igreja a
igreja cristianizou a prática pagã então foi o contrário a igreja cristianizou o que era Pagão tá tudo isso nós vimos na última aula agora nós vamos entrar então nas primeiras estruturas que nós devemos entender em relação à liturgia são só elas não Essas são as primeiras são as as estruturas que são muito vamos dizer Claras na liturgia e nós vamos fazer um estudo pormenorizado dessas quatro primeiras outras estruturas serão estudadas depois mas primeiro nós vamos nessa daqui e vamos começar justamente pela questão da língua a questão da língua é uma questão muito polêmica porque a
igreja possui línguas sagradas né existem línguas que a igreja consagrou por isso que eu fiz questão de lembrar da última aula coisas que o mundo Pagão estabeleceu e que eram boas a igreja vai pegar essa estrutura e vai usar ela na liturgia algum problema nisso nada absolutamente né é só lembrar que a filosofia que hoje é estudada nos seminários apesar de polida por São Tomás ela possui uma estrutura pagã não é uma estrutura pagã que norteia a filosofia a mesma coisa vai acontecer com esses outros processos que nós vamos observar agora a língua no início
da cristandade nos princípios da igreja a língua utilizada era dos povos Aonde a igreja de uma forma destacada se fixava Então nós vamos ver Por exemplo quando os primeiros Apóstolos vão espalhar a doutrina Católica no Oriente e outras partes do ocidente ao entrar e fundar aquela igreja naquela localidade mente a língua daquele povo que se destacava em matéria de civilização era trazida para liturgia nos primeiros séculos com a igreja iniciando sua caminhada formatando a sua estrutura que só poderia nascer no decorrer dos séculos e não poder ser formatada da noite pro dia então nos primeiros
séculos nós vamos ver essas línguas regionais estabelecidas de boa estrutura sendo usadas para o culto Divino né que línguas eram essas por exemplo nós vamos ver alguns exemplos né historicamente nós temos como certo que os apóstolos usavam a língua calaica e a língua e a língua cía como forma de estrutura litúrgica o caldaico e o Ciríaco é só lembrar caldeu eu tô falando de que região Babilônia né Ciríaco Ásia menor então ali já havia uma estrutura linguística estabelecida muito bem detalhada uma língua com riqueza de significados que a igreja já vai começar a usar na
sua estrutura tá isso vai valer senhores para todas as regiões aonde os apóstolos se fixarem mas nós sabemos que nesse tempo da da propagação da igreja Nós já tínhamos passado pelo helenismo de Alexandre magn para quem lembra Alexandre magn teve um império gigantesco que durou 12 anos foram 12 anos ele conquistou aquele mundo todo mas em 12 anos com a morte dele 12 anos de Império 12 anos de Império ele morre e os Generais dele dividem o Império em quatro não tinham a capacidade de Alexandre mas o que que Alexandre deixou espalhado ali a cultura
helenística o grego o grego era a Grande a língua proeminente na época e é claro senhores que a igreja vai botar o grego como uma das suas línguas sagradas o grego tudo que a Grécia tinha foi herdado por Roma né Roma carrega tudo que a Grécia tinha de bom e coloca as coisas de um modo modo prático e vamos dizer assim organizado e a língua que vai começar a se sobrepor ou a se igualar ou a se fixar no mesmo patamar do grego o latim né então é óbvio que a igreja ao se fixar em
Roma vai começar a tornar Sagrada sagrado o latim Sagrada a língua latina e assim as línguas sagradas da igreja foram se estabelecendo conforme as regiões aí onde a igreja ia se fixando nas suas grandes estruturas eclesiásticas cidades como Antioquia eh Atenas Jerusalém Roma Constantinopla todas essas cidades elas tinham uma espécie de destaque civilizacional com estruturas que a igreja vai utilizar porque a igreja é uma instituição uma instituição Divina feita de homens e a estrutura ela tem que usar as bases de uma estrutura humana ainda que ela tenha origem Divina tá E assim essas línguas sagradas
começam a se fixar em Jerusalém curiosamente né passou a ser uma língua a a língua a ser usada em Jerusalém vai ser o caldaico e o siríaco mas em Jerusalém tinha a presença desses povos tinha gente do mundo inteiro em Jerusalém é só lembrar do fato relacionado a Pentecostes né aonde São Pedro começa a discursar em várias línguas e Ali há um elenco dos povos que passavam por Jerusalém situa são muito semelhante acontecia em Roma Roma era uma cidade que recebia a gente do mundo inteiro né gente indo para Roma gente voltando de Roma né
então nessas regiões a igreja vai usar línguas que ela considerava de estrutura melhor para o culto Divino daqui a pouco nós vamos ver porquê né Eh então pra celebração dos mistérios Como eram chamados os sacramentos naquela época o Ciríaco e o caldaico eram as línguas utilizadas tá isso é claro no Oriente e no ocidente no ocidente é interessante África Península Ibérica Inglaterra e Gália a língua Sagrada era o la la África professor na África a língua Sagrada era o latim por quê simples presença estrutural do poderoso Império Romano então naturalmente com o passar dos séculos
isso nos primeiros séculos não tem várias dessas línguas grego siríaco o o latim vai chegar um momento em que por pela forç própria da chefia da igreja em Roma o latim vai se sobrepor a todas as outras línguas litúrgicas sem proibi-las a coisa vai acontecer naturalmente né vocês podem ver por exemplo na presença da missa tradicional na missa tradicional que é 95% latim Você ainda vai ver uns resquícios de grego e hebraico né Quer ver só um exemplo eh o grego no kirali kirieleison Christ Elison ou seja isso é grego senhor tende piedade Cristo tende
piedade por que que apareceu um grego no meio do latim porque em algum momento o grego tinha uma presença mais destacada na liturgia e o latim foi se sobrepondo como língua Sagrada e o hebraico já foi língua Sagrada claro que foi né Quer ver um exemplo quando nós na missa rezamos o Hosana o Aleluia o sabaot isso tudo é hebraico ainda presente na missa mas a estrutura central da língua litúrgica se consagrou no latim e vocês sabem que esse latim não é o latim de Cícero não é o latim clássico é o latim vulgar era
o latim do povo que se falava na rua que se comprava comida na feira era o latim simples né que a igreja acabou consagrando como a língua litúrgica oficial da igreja tá mas por que que a igreja colheu uma língua litúrgica havia necessidade disso Claro que sim dois motivos principais norteiam a questão do latim primeiro de tudo é a questão da universalidade da igreja a igreja é católica ela já tá dizendo Universal é para todos os povos logo Tem que haver uma marca de unidade todos os povos se unificam no latim então por exemplo um
um africano um egípcio um líbio um marroquino que viajasse para Roma ele poderia assistir à missa da mesma forma que ele ouvia em Marrocos da mesma forma que ele ouvia na Líbia da mesma forma que que o egípcio ouvia no no no Egito ou seja a igreja é universal ela não pode ser Regional então a igreja entendeu olha essa aqui é a língua Sagrada é claro que ela vai respeitar as liturgias regionais nós vimos na última aula as várias liturgias regionais essas liturgias regionais Elas serão respeitadas Sem dúvida mas o latim era o grande vínculo
de unidade Ou seja eu não falo a sua língua mas quando nós rezamos na igreja católica nós nos entendemos porque temos uma unidade de língua a igreja entendeu que isso era fundamental para criar uma unidade Ou seja a igreja una Santa católica e apostólica o outro motivo é porque acontece um fenômeno com toda a língua é maravilhoso toda língua ela se transforma não se transforma com o passar dos tempos com o uso dela você vai sofrendo uma transformação natural na língua que em alguns momentos uma palavra de origem deixa de ter um significado para ter
outro significado diferente quer ver um exemplo que nós usamos aí e que podemos usar para vocês entenderem isso é piscina e Aquário que que é uma piscina é um lugar onde tem peixe que que é um aquário é um lugar onde tem água hoje é o contrário a piscina é onde tem água e o aquário é onde tem peixe Por que que aconteceu isso com a com a língua porque ela sofreu uma transformação do significado da palavra quando a igreja percebeu que isso ia acontecer ela fixou uma língua litúrgica para que o significado do Sagrado
não mudasse Então ela escolheu uma língua morta olha que maravilha o que que acontece com uma língua morta uma língua morta não se modifica não se modificando eu não tenho transformações nos conceitos e Isso facilita a guarda da ortodoxia daquilo que está sendo ensinado quando a igreja percebeu isso ela escolheu propositadamente uma língua que não sofreria mais transformações nos séculos o latim a gente de certa forma ele como língua comum falada ela vai vai morrer com o fim do Império Romano dela vai nascer o francês vai nascer o espanhol vai nascer o português vai nascer
o romeno são línguas de tronco Latino e o latim vai desaparecer vai ficar guardadinho para onde paraa liturgia porque agora não tem mais perigo de sofrer transformação então quando a igreja fixa isso o intuito dela é guardar o significado das palavras sem que o uso da língua no decorrer dos séculos sofa sofra transformações é por isso que ela adota uma língua Sagrada Mas vai ter também o grego em algumas liturgias o aramaico em algumas liturgias o eh hebraico em algumas liturgias o Ciríaco em algumas liturgias porque no passado elas também foram fixadas como línguas sagradas
e aí entra a questão que hoje Se Levanta Para todos os católicos a questão da vernacular do nculo usado na liturgia isso foi bom certamente não senhores a igreja com o passados séculos ela foi até abrindo um espaço para o vernáculo vernáculo é a língua de cada país é a língua do de cada região né e a igreja escolhe uma língua Sagrada mas Com passar dos séculos o vernáculo ele vai ali meio que entrando e os Papas vão eh volta e meia dando uma certa Liberdade ao vernáculo ou tirando a liberdade do vernáculo por quê
E o que que os Papas pretendiam evitar que o vernáculo entrasse no Canon porque o Canon ele tem que ser o Canon da missa nós vamos quando estudar a missa a gente vai ver direitinho o que que é isso o Canon da missa ele tem que est tão protegido no seu significado que mudar a língua latina língua litúrgica para o vernáculo num momento tão grave tão importante era perigosíssimo então vocês vão ver por exemplo no decorrer da história a o vernáculo entrando na liturgia na parte periférica da liturgia e não Na parte central e quando
começavam os abusos os Papas decretavam Opa daqui não pode passar ou nesse ponto aqui temos que voltar atrás nós vamos ver alguns exemplos disso acontecendo na história então o problema do vernáculo é esse Você vai abrir um precedente de reinterpretação daquilo que está escrito é o problema que nós já vimos aqui nas aulas mais antigas das bíblias com tradução em português você vai ler o negócio ali em português você vai ter uma ideia daquilo e se você não souber a Interpretação da igreja para aquilo você vai acabar acreditando em coisas que a identidade linguística Nacional
formou isso é um perigo Mas tudo bem um livro O cara traduzir o mal você no contexto pega o problema agora quando eu pego um um um um um um trecho por exemplo da da oração eucarística e na hora de traduzir pro português eu traduzo segundo uma um uso do Brasil por exemplo um uso de Angola um uso de Moçambique um uso de Guine bsal um uso de São Tomé e príncipe um uso de Portugal o quanto isso vai afetar a compreensão daquilo isso é muito complicado isso é muito complicado né então por isso que
a igreja em todos os séculos primou protegeu e guardou a língua litúrgica e como com o tempo o latim foi tomando vigor né dentro da da liturgia a igreja consagrou a igreja de Roma consagra o latim como língua litúrgica né pois bem o problema da língua né é um dos pontos que a igreja protegeu escolhendo o latim né como língua ainda que não seja a única língua sagrada da igreja mas é a predominante agora vem o problema do Canto aqui a coisa começa a ficar estranha mas a gente vai entender que a igreja soube lidar
com isso de forma magistral também né como era no princípio o princípio eram cantados os salmos né Esses Salmos eram meio que repetidos do povo hebreu por quê Porque a igreja estava começando havia a percepção Eh vamos dizer assim eh Clara de que o judaísmo tinha recebido uma revelação eh pequena limitada e que daquele grupo ali veio a revelação final com o nosso senhor Jesus Cristo então é normal que os usos do povo hebreu fossem no início meio que copiados pelos primeiros cristãos até porque os primeiros cristãos eles achavam que os hebreus iam acatar aquilo
ali com toda tranquilidade né não tá claro nosso senhor é é o redentor é o salvador esperado depois as hostilidades vão começar mas enquanto as hostilidades não começavam havia o canto dos Salmos e por estar no início do funcionamento da igreja era permitido uma espécie de canto livre dentro desses primeiros cultos públicos isso primeiras décadas do cristianismo tá primeiras décadas não é nem primeiro século primeiras décadas do cristianismo vocês vão Observar isso nas igrejas com o passar das décadas os Papas foram percebendo que tava havendo abuso qual era o abuso né os salmos já estavam
sendo colocados de lado e uma influência da música pagã e música e música profana tá começava a entrar nesses cultos e a igreja começou a restringir essa história de canto livre não não não pera aí pera aí pera aí pera aí pera aí não os Papas vão falar né a igreja tem que começar a desenvolver uma espécie de canto que proteja a liturgia protege a liturgia o que de quê da influência profana da influência pagã e também da influência Judaica que depois de certo tempo vai começar a ser completamente hostil à igreja tá então baseado
nessa preocupação né é essa liberdade foi restringida no século V de forma definitiva pelo papa gelásio o Papa gelásio vai dizer opa não não não nós temos que formatar um canto para a igreja um canto próprio da igreja essa formatação já estava nascendo no século I no século 4 século 5 Mas é com São Gregório [Música] Magno que ela vai chegar aos seu desfecho E aí esse canto da igreja que já estava sendo consagrado desde os séculos anteriores vai receber o nome de canto gregoriano por quê Por causa de São Gregório que deu o desfecho
final Ao canto litúrgico Ao canto da igreja O que é o canto gregoriano isso é interessante demais canto gregoriano é também chamado Cantão Por que Cantão porque a igreja vai adotar um canto que é plano na sua concepção é reto por que isso porque nesse canto a igreja entendeu que não pode haver nada teatral que que é uma coisa teatral é brincar com os sentimentos das pessoas para uma realidade espiritual baseada em sentimentos pessoais logo o canto chão ele tem que ser um canto sem sentimentalismo ele tem que ser um canto que seja quase uma
equação matemática aonde tudo que for cantado ali exprima com absoluta certeza as verdades de fé e eu não falando da letra a letra vai acompanhar a música e a música vai acompanhar a letra então por exemplo no canto gregoriano quando eu falo do paraíso a nota vai lá em cima quando eu falo do inferno a nota vai lá embaixo veja o movimento musical ele segue o que tá sendo ali cantado sem nenhum tipo de teatralidade sentiment mental e a igreja ao olhar para o canto começou a perceber que havia a colocação de instrumentos para acompanhar
o canto que era normal as pessoas acompanharem com instrumento só que senhores os instrumentos que nos primeiros séculos eram usados Eles tentaram introduzir tambores Eles tentaram introduzir pratinhos metálicos tentaram introduzir um monte de artifícios que a igreja começou opa pera aí os instrumentos de percussão eles são sempre usados para guerra Por quê a percussão ela mexe com a vontade então por exemplo se eu botar um um grupo de tambores na frente de uma tropa eu encho o sangue daqu do Olhar daqueles soldados de vontade de lutar se eu ponho um tambor numa mista não tem
como a o desenvolvimento da a alma do indivíduo vai ser chamada para guerra e não PR contemplação então o que que a igreja fez percussão não pode e percussão senhores não é só tambor Qual é o mais famoso instrumento de percussão que os senhores conhecem é o piano piano são martelinhos então é percussão não pode a igreja então vai adotar o o instrumento que será o mais recomendado não o único possível mas o mais recomendado para a liturgia o órgão porque o órgão é um instrumento de fole o som dele é produzido pelo não por
percussão a percussão ela move você a uma espécie de ataque e pra missa pra liturgia isso não pode existir então a igreja vai proibir vários instrumentos e vai permitir outros em situações específicas mas o instrumento por Excelência da missa Romana é o órgão a igreja entendeu que Esse instrumento ele conseguia vincular-se Ao canto chão de forma perfeita Ao canto gregoriano de forma perfeita ele acompanhava as nuances retas do canto gregoriano então o órgão acabou sendo o instrumento por Excelência da igreja de Roma e há instrumentos que a igreja não recomenda que se use e há
instrumentos em que a igreja proíbe o uso por exemplo uma flauta dá para você usar numa missa dá um violino dá dá perfeitamente até porque daqui a pouco nós vamos ver o advento da música polifônica né agora tambores pratos violão piano não são instrumentos apropriados para a sagrada liturgia a igreja entendeu isso durante os séculos e assim fez só que a gente sabe que com o passar dos séculos a música Foi sofrendo transformações né foi aparecendo o polifônico e o polifônico foi sendo introduzido na liturgia Claro nunca com os tais instrumentos proibidos mas com os
instrumentos possíveis né E aí a coisa começa novamente como lá na antiguidade abuso começa o abuso de instrumentação dentro da missa e aí o Papa vai ter uma tendência de dizer olha só olha só vamos parar com isso esse Vocês já estão inaugurando um novo canto aí polifônico com não sei quantas vozes a tal ponto que as pessoas já não consegue mais entender o que tá sendo cantado pela quantidade de vozes que entra no couro não é E aí o Papa esteve a ponto de proibir definitivamente o polifônico na missa e veio palestrina palestrina consegi
forjar um canto polifônico que pudesse ser usado na missa e convence o Papa e o Papa permite graças a ele ele conseguiu desenvolver um polifônico que os fiéis pudessem ouvir o que tá sendo cantado algumas polifonias misturam tanto as vozes que você não ouve o que tá sendo cantado e o intuito do cantochão é ser claro naquilo que ele canta naquilo que ele reza então veio a música polifônica se introduziu na liturgia de uma forma adequada belíssima linda maravilhosa os cantos renascentistas tal e aí daqui a pouco começa a vir os abusos da música do
Romantismo né aí começa o romantismo que eu digo aquele estilo musical de de betoven né esse tipo de coisa isso isso já não é litúrgico e já começam os abusos novamente aí vem a figura magnânima de São Pio 10 1903 São Pio X vai chegar olha só acabou a igreja vai cantar gregoriano ah mas tem deixa palestrina tem Fulano não o canto por Excelência da liturgia é o gregoriano porque é o que exprime melhor o qu As Verdades da fé e as adequadas da alma do indivíduo para os ofícios litúrgicos os ofícios sagrados então São
Pio X resolve esse problema e define tá vai ter que ser o gregoriano Ah mas eu não vou poder usar polifonia e nada usa que vai ter a procissão a procissão de de São Sebastião bota a banda de música na praça não tem problema a bandinha tocando com os tambores e e como é que é o nome daquilo tuba né aqueles instrumentos de banda de banda de de praça né Banda Marcial pode ser usado pode na procissão vai soltar fogos Ah vai soltar fogos tudo bonitinho vai ter música vai ter apresentação Vai ter dança Vai
ter tudo bonitinho mas não nos ofícios litúrgicos o Ofício litúrgico tem que ser o gregoriano tá então a igreja tomou esse cuidado Justamente por isso porque se você permite que qualquer coisa Seja cantada num no num numa liturgia daqui a pouco você tá cantando música popular dentro da igreja isso é inadmissível né Por mais que ah mas é uma música bonitinha ah é mas é uma música que tem uma mensagenzinha agradável é tem mas mas não é litúrgico lembra da última aula coisas que são litúrgicas e coisas que não são litúrgicas então tem cois que
são litúrgicas perfeitas perfeitamente litúrgicas e outras que não isso não pode ser usado na missa aquilo ali não é brincadeira aquilo ali é a renovação do do sacrifício de Cristo na cruz não pode ser feito com com subterfúgios de de de diversão Popular isso não faz o menor sentido né Isso não tem nenhum cabimento né então o o São Pio X volta ao rigor do gregoriano impedindo certas certos avanços da polifonia justamente porque os abusos estavam acontecendo iguaizinhos aos dos primeiros séculos onde a igreja teve que opa opa isso aqui não é litúrgico São Pio
X então acaba resolvendo essa questão de forma definitiva tá pois bem os instrumentos né Nós vimos isso em 1903 São Pio X já vai fazer uma lista né de de de instrumentos proibidos mas para procissão pode usar os instrumentos sem o menor problema né mas pra liturgia Isso Não É cabível se nós conversarmos com verdadeiros mestres de música gente que conhece música mesmo a fundo Eles sabem que o os instrumentos de percussão eles têm uma influência pesada na vontade né por isso que não pode na hora em que eu rezar o credo né no no
no no no na na estrutura gregoriana o que tá contido no Credo tem que ser visto por mim de forma Clara e não movido por emoções tá Ah mas então tá proibido eh botar qualquer outro tipo de música que não seja não não tá proibido tanto é que existe tem cancioneiros populares que as pessoas rezam na na missa canções mas pode então sim depois a igreja foi abrindo a possibilidade por exemplo de você botar um canto tipo coração santo tu rein narais né um canto em português lindíssimo muito bonito bem confeccionado a igreja é não
esse aqui pode esse aqui Você pode cantar na hora da comunhão esse aqui Você pode cantar por exemplo na hora na hora da que os fiéis tiverem fazendo uma fila muito grande para comungar vocês podem cantar isso aqui não tem menor problema agora os textos litúrgicos as partes fixas da missa tem que ser cantado no gregoriano mas professor professor pergunta e o hacken de Mozart né você v o hacken de Mozart é todo clássico né porque música clássica é a música do tempo de Mozart a gente chama tudo de clássico mas na verdade o Período
Clássico é aquele período ali de Mozart hiding classicismo né então a música de moç naquela época você podia fazer uma missa daquela numa igreja mas vocês imaginam se fosse cantar Aquela aquele aquela polifonia na quantas horas duraria a missa é um negócio interminável porque às vezes numa numa expressão do do do requin né das das sequências do requin da da das partes do da missa de de de de reing o que que vai acontecer o o o o o classicismo da época botava 10 minutos naquela frase 5 minutos numa frase 3 minutos numa frase o
negócio ficava assim uma missa de 2 horas uma missa de de de de pros defuntos de de 2 horas quer dizer aquilo era um abuso já tá era um abuso Até que a coisa começou a ser contida e de fato chegou um momento em que esses grandes compositores eles faziam composições sobre essas obras canônicas né e nessas composições que eles realizavam eles só faziam a música mas a música Na verdade nunca ia pra igreja não né a a música eles fal Olha eu vou compor um haing hacken de brams o hacken de Mozart né aquilo
ali naquela é época em algum momento foi tocado na igreja acho um pouco difícil de ter sido mas pode ser tá porque realmente aquilo ali ocuparia um tempo gigantesco dentro da celebração da santa missa e dos ofícios tá então por isso por conta disso a igreja fixou o gregoriano é o canto simples direto Claro e eficaz é o canto sem emoções é o canto puro livre de qualquer influência sentimental na hora em que nós estivermos diante de Deus diante das verdades de fé Ok E aí tendo a igreja estabelecido instrumentos língua canto os lugares agora
vão aparecer pra gente e uma forma muito destacada como é que era isso na antiguidade voltamos de novo à questão dos judeus nosso senhor acabou de ir pro céu deixou aqueles Apóstolos lá aonde esses Apóstolos iam rezar no na floresta não eles iam rezar na Basílica não não tinha ainda eles vão rezar nas sinagogas porque era o único lugar de oração que eles tinham como referência e eles começaram a achar que não os judeus vão entender que e em breve essas sinagogas aqui vão virar igrejas né vão virar locais de culto cristão não viraram Eles
foram o quê expulsos das sinagogas e na hora que eles foram expulsos das sinagogas eles tiveram que fazer as suas reuniões aonde nas casas particulares Porque nas sinagogas já não era mais possível porque eles tinham sido enxotados dali né Então as casas de alguns cristãos locais começaram a ser usados como igreja isso claro nos primeiros momentos da cristandade né quando eles se espalharem por exemplo em Roma e o cristianismo ainda não incomodar o império eles vão continuar fazendo as suas orações nas Casas dos fiéis mas quando Explode a Perseguição eles vão ter que abandonar as
casas dos fiéis e vão para onde paraas catacumbas que que é uma catacumba a catacumba é um cemitério debaixo do chão e havia uma lei Romana que proibia que as pessoas que fizessem algum tipo de manifestação de culto aos mortos fosse interrompida pelo Estado o estado respeitava o culto aos mortos então era proibido ade Romana entrar numa catacumba para impedir um rito religioso isso valia para todo tipo de religião tá aí o que que vai acontecer uma coisa também que corrobora para isso é o fato de que as catacumbas eram todas partic particulares por isso
que fala catacumba de Priscila catacumba de de dava-se um nome lá catacumba Antonina por quê Porque era aquela aqu aquilo ali era particular e uma coisa que o romano respeitava era propriedade particular eles só entravam com autorização que que os cristãos fizeram Opa é lá que nós vamos fazer a missa porque lá os romanos não vão entrar e assim fizeram iam para lá começaram a a a a usar aqueles espaços tumulares aquilo foi se desenvolvendo você tem por exemplo cacumba de São Calisto que parece que tem em torno de de 11 km de catacumba contendo
mais ou menos 2 3 4 até cinco andares de catacumba ligados por escadas com paredes com larguras de corredores que variavam entre 80 cm e 1,5 m e entre esse labirinto de túmulos você tinha algumas regiões alguns largos algumas algumas eh salas maiores que eram para para eram os jazigos das famílias mais abastadas de Roma Então como lá não era importunado os cristãos começaram a celebrar a missa onde nas Catacumbas e quando o império descobriu a jogada aí eles vão começar a invadir as catacumbas só que ali é um labirinto mas muitos Mártires foram achados
e mortos ali dentro porque quando começa a Perseguição eles começam a perceber o problema das catacumbas Então as primeiras igrejas foram catacumbas a missa era escondida e ali uma legião de Mártires vai se formar porque quando o império percebe que eles estão escamoteando a lei lá debaixo das catacumbas aí eles vão entrar ah não vocês estão escondidos aí então nós vamos achar vocês aí dentro dentro e aí começou o grande período das perseguições quando acaba as perseguições aí é que vai começar a história das basílicas o que que era uma Basílica em Roma Basílica era
um lugar de julgamento a gente pensa que o fórum romano era onde tinha o julgamento O Julgamento era na Basílica era o lugar da aplicação do direito e era sempre uma estrutura retangular cheia de arcos arcos curvilíneos os arcos hoj viais eles só vão aparecer na Idade Média mas o o arco curvilíneo ele forma a estrutura de uma Basílica então a Basílica era uma casa real aonde o Imperador aplicava a justiça quando Constantino D Liberdade primeiro ele ele permite que os cristãos passem a construir templos em 312 o edito de Milão que iguala o cristianismo
as outras religiões e permite todas elas é de 313 mas em 312 Constantino já tinha permitido aos cristãos construírem lugares para o culto quando ele dá a liberdade de culto aos cristãos ele dá de presente ao Papa o quê uma Basílica que era a casa da mulher dele então a igreja mais antiga do mundo que é a de São João de latrão é uma Basílica por causa disso porque era uma Basílica Romana dali em diante as igrejas as as igrejas que passaram para o uso as basílicas que passaram para o uso da igreja e foram
transformadas em igrejas passaram a se chamar basílicas e e na Itália são sete basílicas chamadas basílicas papais E aí com o tempo a a a a como que diz a os tipos de basílicas foram se desenvolvendo Basílica maior basílica menor Basílica eh papal né que é própria do Papa E aí por isso que ficou o nome de Basílica aí começou a aparecer o quê as grandes igrejas da cristandade e a igreja foi assim como em relação à língua assim como em relação ao instrumento assim como em relação ao canto assim como em relação aos lugares
ela vai começar a definir as especificações de como esse lugar deveria ser então na próxima aula a gente vai voltar a esse tema dos lugares porque ele é muito detalhado e a igreja foi com o tempo formatando Como seria uma igreja você vê a igreja vai construindo quando ela chega a um ponto comum diz assim olha agora tá perfeito é assim que tem que ser tá E aí a gente vai estudar os tipos de basílicas a diferença de uma Basílica para uma catedral uma catedral eh metropolitana de uma catedral abacial de uma catedral Eh agora
eu já esqueci todos os tipos de catedrais a gente vai ver uma por uma na próxima aula O que que é uma capela né tudo isso a gente vai ver as diferenças disso que a igreja foi com o tempo formatando e definindo como seria dentro também como é que vai ser dividido na Basílica por exemplo na antiguidade você tinha um vestíbulo na igreja que que tinha que ser feito na frente da igreja pro barulho da rua não incomodar o culto porque você tinha muito paganismo ainda então se o indivíduo começasse uma uma uma balbúrdia na
na rua entre a o sagrado e o profano tinha um quintal na frente com a cristianização da sociedade o respeito à casa religiosa foi aumentando E aí esse vestíbulo passou a incorporar uma parte do templo também por exemplo pia batismal né batismo nos primeiros séculos era no rio onde é que o Papa batizava no Rio tibre só que aí a coisa quando a igreja começou a criar uma estrutura eles começaram a usar as fontes de Roma e as fontes de Roma já levavam água para próximo da igreja porque às vezes o indivíduo era batizado num
lugar e a Igreja era muito longe e aí do lado da da Basílica de São João de latrão ali onde era a Basílica de São João de latrão né Na antiguidade você tinha duas igrejas uma de São João EV outro de São João Batista na de São João Batista era onde já havia em Roma por uma questão de prática uma pia batismal aí você se batizava na igreja de São João e ia pro Ofício litúrgico na igreja do outro São João com o tempo eles unificaram essas duas basílicas transformando numa só que passou a se
chamar São João de latrão em honra de São João e São João Evangelista E aí por conta da estrutura a pia batismal acabou ficando no lado da igreja e aí veio o costume de botar a pia batismal no cantinho da igreja você vê foi um desenvolvimento natural da estrutura e da necessidade da igreja que foi formatando a sua liturgia assim como ela vai formatar o altar assim como ela vai formatar as aves da igreja assim como ela vai formatar a a introdução do Sino não existia Sino Na antiguidade você sabe como é que as pessoas
eram chamadas pro Ofício litúrgico O diácono ia na porta da casa tá ó dia tal hora tal vai ter missa e as pessoas Claro não tinha relógio não fiz assim mas não tinha El ele mostrava o o o o dizia o dia e a hora do Ofício e as pessoas Opa já guardavam iam para lá só depois do século vi é que a igreja vai adotar o sino como forma de chamar as pessoas pra liturgia mas todos esses detalhes todas essas estruturas a gente vai vendo com mais detalhes nas próximas aulas Então por hoje a
gente encerra vamos terminar com uma oração nosso auxílio [Música] está i
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