C [Música] [Aplausos] [Música] [Música] como a literatura pode nos ajudar a compreender melhor o presente o escritor Ítalo Calvino enumera diversas razões em sua famosa obra por ler os clássicos para ele Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer esta série do Café Filosófico revisitou grandes obras literárias do século X ao XX para refletir sobre nossas relações crenças e descrenças pensar a ética a história o mundo da política e as mudanças sociais que vem ocorrendo ao longo do tempo todos vem o que você parece ser mas poucos sabem
o que você realmente é você já deve ter ouvido a expressão maquiavélico associada a ardiloso astuto e até alguém sem escrúpulos Mas afinal Por que esta má fama de Maquiavel Nicolau Maquiavel foi um dos mais importantes pensadores da filosofia política Ele nasceu na Itália na época do renascimento foi um diplomata um homem do estado que conhecia de perto os mecanismos e instrumentos do poder macavel é um homem do renascimento e como homem do renascimento ele vai valorizar a antiguidade clássica vai fazer um apelo a uma noção de liberdade ser livre para Maquiavel era não ser
escravo de nenhum outro povo era não ser refém da ação e deliberação de nenhum outro estado então por isso a noção de liberdade faz com que o homem tenha que conhecer a sua capacidade e estes homens que conhecem a sua capacidade e por isso estamos falando também do humanismo estes homens que conhecem a sua capacidade podem agir melhor e não ficar esperando que algum milagre que alguma questão eterna que alguma questão metafísica venha a governar e definir as suas escolhas no cotidiano o meu tema é falar da obra de Maquiavel partindo de duas obras o
príncipe e a mandrágora e a capacidade de enganar-se e o Maquiavel no príncipe sua obra mais famosa né e a Fonte de Todo de toda a mafama que acompanha o nome de Nicolau Maquiavel ele escreve numa parte do livro ele escreve o seguinte se os homens fossem bons tudo o que eu digo seria mau Qual é o significado de falarmos em política em tempos atuais Qual é o significado de falarmos em enganos nos tempos atuais então nós devemos partir de uma constatação que há descaminhos entre um entre um ideal de virtude que equivaleria a uma
prática e a uma busca do bem comum e uma simples disputa pelo poder o que nos leva a obedecer o que nos leva a admitir a legitimidade de uma prática governamental então pensar sobre o bem comum pensar as intersecções entre a política e o poder faz com que nós tenhamos que por exemplo constatar que a política ou o exercício do poder em suas várias artimanhas muitas vezes cria ferramentas cria expedientes que não nos agradam porém ele funciona com estas regras e é essa e são estas regras que Maquiavel teve a ousadia de apontar Tirando ou
retirando delas uma boa dose de idealismo que havia até então então encarar uma política de uma forma crua de uma forma direta é uma das características que a obra de Maquiavel nos traz quando eu est chamando de engano eu não estou falando de um simples exercício de falsificação eu não tô dizendo que é uma mera ação deliberada de equívocos mas eu estou dizendo que as pessoas governantes e governados utilizam-se do engano como uma ferramenta as pessoas nós nessa sala enganamos e somos enganados enganamos e somos enganados porque Estamos envolvidos num conjunto de crenças num conjunto
de valores num conjunto de expectativas num conjunto de desejos num conjunto de sonhos e em torno desses sonhos desses desejos dessas expectativas Que nós às vezes as realizamos e muitas vezes deixamos para trás então há um sistema de pactos entre os agentes seja o governante e o governado na relação entre o marido e a esposa ou na relação entre um religioso e um golpista tudo isso para entender que nas relações humanas lidamos cotidianamente com expectativas de uma parte a outra e chamamos de engano as expectativas que não são cumpridas Então por essa perspectiva me interessa
nessa análise não procurar os culpados mas pensar as formas Como É Que Nós entramos nesse jogo Porque Nós entramos nesse jogo mesmo que retoricamente a gente diga que eu não tenho nada a ver com isso porque é é quase uma maneira de dar um atestado deidade dizer que eu não participo dessa bagunça que a gente chama de política só que isso é um é uma forma de nós nos enganarmos porque nós também participamos dos atos menores aos atos maiores Claro que existe um sentido em pensar a política dentre outras coisas porque nós vivemos em sociedade
e se a política não consegue dar as dimensões ou não consegue dar as respostas que nós temos projetado sobre cabe então perguntar Quais são os valores Quais são as reflexões Quais são as indagações que nós devemos fazer ainda hoje para poder dizer que a busca de um certo referente de bem comum Deva Vale a Pena Ser buscado e não ficar simplesmente numa disputa entre grupos que se digladiam pelo poder essa é uma grande distinção porque quando nós colocamos a política como uma ação e dentro desta ação uma nobreza que vai do governante às pessoas aos
cidadãos nas suas práticas de direitos e deveres cotidianos nós devemos nos indagar e Devemos pensar que existe um sentido para esta lógica porque é que nós nos organizamos assim por é que os homens se organizam desta forma e por que é que se organizaram de formas diferentes Em outro momento no próximo bloco nós gostamos de ser enganados sobre certas circunstâncias [Música] um príncipe não deve importar-se por ser considerado Cruel Se isso for necessário para manter os seus súditos Unidos e com fé com raras exceções um príncipe tido como cruel é mais piedoso do que os
que por muita Clemência deixam acontecer desordens que podem resultar em assassinatos e rapinagem porque essas consequências prejudicam todo um povo ao passo que as execuções que provém desse príncipe ofendem apenas alguns indivíduos Maquiavel homem do renascimento desejava a unificação da Itália que nesta época estava dividida em pequenos reinos além dos Estados da igreja quando está vi zelado ele escreve um manual político com recomendações a melhor maneira de se governar com o título O Príncipe nele Maquiavel propõe um governo ano e elabora uma das mais importantes obras da teoria política o príncipe obra de 1513 ele
começa com uma reflexão logo na sua dedicatória ele vai trazer a questão do conhecimento histórico ao dizer o seguinte os homens trilham quase sempre os mesmos caminhos então eu tenho que observar claro que como homem do renascimento ele tá influenciado pela ideia de Cícero da história mestra da vida notem que Maquiavel não diz que os homens trilham os mesmos caminhos quase é esse é esse quase que vai nos dar por exemplo um um caráter de que não está tudo desenhado não nem tudo é fixo e nem tudo já está decifrado o fato de eu observar
que há uma Constância como por exemplo maqu avel vai dizer que os homens tendem mais aos vícios do que as virtudes ele já nos dá uma desconfiança em relação às formas e aos critérios que embora os homens tendam e pratiquem mais vícios do que virtudes Eles continuam a dizer e a justificar as suas ações como sendo todas elas Virtuosas Então quem é que está enganando quem né Talvez nós mesmos em relação aos discursos e às construções que nós mesmos fazemos então o jogo da política é um jogo de aparências e o jogo da política é
um jogo da quando Maquiavel traz a a questão de que a aparência é uma das artimanhas ele tá sinalizando com uma série de valores e ele tá sinalizando que talvez mais do que a força física interessa aparentar ter uma força da legitimidade e do lugar e da instância que você exerce o poder então se a política é o jogo da aparência ela também é medida por um outro critério a política é a pela glória os homens buscam ser reconhecidos como sendo dignos de Glória os homens que exercem os hom e as mulheres que exercem as
atividades políticas mas não apenas eles todos nós em nossas tarefas cotidianas e profissionais ou n na nossa vida na nossa vida afetiva nós queremos ser reconhecidos nós buscamos a glória Então essa questão da glória vai fazer com que nós tenhamos uma aproximação ou uma vontade de aparentar mais do que de fato nós somos ma que avel recorre a uma metáfora a metáfora das planícies e dos Montes tendo ele exercido cargos políticos tendo ele no momento que ele escreve estando ele vivendo no exílio ele vai falar é preciso subir aos montes para poder conhecer as planices
aquele que governa conhece melhor o povo do que o próprio povo e o povo conhece melhor o governante do que o próprio [Música] governante espel dos Príncipes São manuais para lembrar aos soberanos como que eles devem se comportar no poder ou seja por mais que você Exerça o poder você não pode tudo você tem direitos e deveres em relação aos seus súditos o que que permanece dessa obra então de características medievais manter o estado ação para que o governante tenha ações e grandes feitos e o governante vai buscar Honra Glória e Fama uma das coisas
piores que pode acontecer a um governante é ele ser acompanhado da infâmia da má fama porque a hora que a má fama abate sobre esse governo dificilmente sobre um governante dificilmente ele consegue reverter a popularidade dificilmente ele consegue reverter a possibilidade de poder atingir a glória que a população Espera de um governante agora aonde habitam essas glórias essas glórias habitam no Imaginário da sociedade mas que avel vai dizer que sim então o manual daqueles que são louvados e dos que são condenados as lições são dadas pela própria história mas nem tudo e as ações não
são as mesmas porque mudam os tempos mudando os tempos mudando as circunstâncias uma mesma ação pode ser objeto de uma conquista e que foi exitosa e ou a mesma ação pode também dar errado numa outra circunstância o que vai mudar no governante moderno é a questão da eficiência é que o povo vai julgar as pessoas os súditos julgarão os seus governantes pelos resultados práticos da maneira como se vive se a as pessoas buscavam a sua liberdade se as pessoas buscavam a autonomia então é um critério é um dos tantos critérios e Era este o critério
que estava na cabeça de Maquiavel mas enquanto vocês me acompanham vocês podem buscar outros critérios que sej os critérios do nosso tempo para pensar a eficiência ou não do governante e neste aspecto Maquiavel traz uma desvinculação da moral Cristã por a moral Cristã vai dizer seja Pacífico seja Generoso seja caridoso por isso que Maquiavel vai trazer essa lógica da aparência é bom que o governante tenha todas as qualidades porém os homens são feitos de tal forma que eles não conseguem possuir todas as qualidades pelo menos não todas elas ao mesmo tempo então Maquiavel se nega
a criar uma lei geral uma regra absoluta o que Maquiavel traz é uma perspectiva particular cada decisão tem que ser interpretada e tem que ser avaliada segundo a própria circunstância porque a história é única o momento da ação é único ele vai trazer o fato de que o poder é cíclico ou seja os tempos mudam e consequentemente as coisas e os processos políticos também mudam e todas as cidades estão divididas todas as cidades e todos os povos vivem as divisões e as tensões que são próprias agora como é que a gente faz o que Maquiavel
traz então demolindo essa concepção clássica e essa concepção Cristã ele tá denunciando a pequena política dos falsos sábios da sua época e com isso ele tá estabelecendo um novo princípio ele tá estabelecendo o princípio de que os Ensinamentos da história exige requer uma previsão da ordem das coisas e a ordem racional das coisas o que Maquiavel instaura de mais desestabilizador é que as pessoas não escolhem apenas por um critério lógico As pessoas escolhem a partir das relações de força e das relações de desejo as pessoas projetam no governante as pessoas projetam naquele que é o
líder uma certa capacidade de construir sonhos de conduzir uma população de conduzir um povo até um determinado lugar então há uma dimensão simbólica no poder e essa dimensão simbólica é que vai fazer com que o Príncipe por exemplo seja simulador dele mesmo ele nunca é apenas a pessoa física ele é todo o Todo O entorno é toda a liturgia e toda a circunstância que o cargo exige que ele seja o governante que será considerado eficiente é aquele que é capaz de comunicar-se com o imaginário de uma época produzir mitos e nesses mitos mover paixões e
vontades para que a população aceite mais facilmente o seu poder porque afinal de contas eu tenho que comunicar com valores com virtudes dos Grandes Homens do passado para poder se eu não tiver essas mesmas virtudes eu tenho que pelo menos aparentar para que a população confie em mim para que os meus súditos Sigam a mim e que nós possamos efetivamente produzir uma unidade isso tem a ver com a maneira como a sociedade está lidando a maneira como a linguagem política como o Imaginário como símbolos e como sonhos estão sendo produzidos então o governante tem que
ser capaz de produzir essa linguagem Porque o povo é uma unidade fictícia é uma unidade fictícia mas necessária na linguagem política então o príncipe tem que transcender as condições da divisão ele tem que transcender para poder produzir o imaginário de que o próprio povo se sente integrante e se sente parte do próprio governo e que este Governo está ali exatamente este Ou aquele Governo está ali exatamente para poder proteger a população então é um processo de transferência e é um processo de reconhecimento de acordo com Maquiavel O governante vive so o embate entre seus propósitos
e o julgamento dos resultos para atingir a glória é preciso desenvolver virtudes e seguir algumas regras fundamentais da política Regras São básicas dentro da obra O Príncipe primeiramente que todo governante tem que saber que não existe apoio Incondicional é impossível você ter um apoio incondicional o povo pode estar ao seu lado por muito tempo e ele vai diz entre o apoio dos grandes do povo é preferível do Povo porém não se fie nisso o tempo inteiro porque hora também eles serão capazes de te abandonar outro problema para todo governante oa dos Aliados ningém causa mais
problema a umno do que os seus próprios Aliados porque afal de contas da oposição dos inimigos eu já sei o que esperar né porém aquele que é meu aliado hoje ele vem e pede um cargo amanhã ele quer dois e assim ele vai a conta nunca fecha porque dirá Maquiavel o seguinte ten a clareza de que o que ele quer é o lugar que você ocupa outra questão importante é o jogo das circunstâncias a questão das ocasiões você pode planejar desejar e as que as coisas funcionem mas tem sempre o imponderável a política ela é
humana Exatamente porque ela tem o componente imponderável a quantidade de lições que nós temos e e de de experiências históricas que nós tivemos de revoluções que são explicadas por conta de uma grave crise eh seca perda de perda de de produção alimentícia faz com que tenha grande fome isso é muito comum isso é muito comum bastante comum ao longo da história se a gente ver grandes processos de eh grandes momentos de rompimento de ciclos políticos Então as circunstâncias Elas têm que ser acompanhadas E aí Maquiavel vai dizer que um estadista é aquele um bom governante
é aquele que consegue prever os problemas antes que os problemas ocorram você tem que se antever você tem que se você tem que precaver em relação aos problemas porque o ciclo o tempo as coisas mudam e ao mudar naturalmente você pode ser arrastado diante dessa circunstância outra questão que acarreta um prejuízo enorme aos governantes é a adoção de novas leis toda vez que um governante vem com novas leis e novas regras ele nunca terá satisfação ele nunca terá um apoio Por quê os supostos beneficiários das novas leis vão desconfiar porque Claro nunca vira o poder
funcionar para eles porque na disputa que existe isso é importante de ser dito entre os grandes e o povo os grandes não querem nada mais nada menos do que ampliar o controle sobre o povo e o povo não quer nada mais nada menos do que não ser mais explorado do que já é então é uma regra é é é uma disputa que tá nesta neste patamar e o que que nós vemos todas as vezes que vem novas leis o povo vai agir hum não tenho certeza que serei beneficiado por essa regra e os grandes fala
assim não ela é necessária por uma série de motivos Então os governantes ao mesmo tempo adotar novas leis mexer com direitos por exemplo é uma das coisas mais difíceis ao mesmo tempo não adianta eu não querer mudar as leis porque as circunstâncias porque as questões e a lógica da eficiência do governo inclusive vai ser medida por esses critérios e Maquiavel só pra gente um último ponto em relação a essa abordagem mais política eh ele coloca uma questão do sobre como é que o governante É deve ser tratado deve ser amado ou deve ser temido ele
vai dizer que é óbvio que desejável ser amado e temido na impossibilidade de ser as duas coisas é preferível ser temido do que ser amado porém porém não pode nunca o governante ser odiado o governante que é odiado é o início do fim da sua estratégia governamental Então dentro dessas regras você tem que saber dosar a obra dele causa embaraço Por conta desses embates entre a ética e a política por conta desse jogo das aparências Maquiavel vai dizer o seguinte é possível justificar que o governante faça uma boa maldade se é que eu posso chamar
de bom algo que seja ruim mas ele vai dizer sim às vezes é necessário existe a possibilidade de ter uma boa maldade quando quando esta maldade vai produzir no final um bem comum tem que ser pautado pela necessidade por isso que o critério da ética ele não é permanente por isso que ele não é simplesmente uma linha reta você vai poder oscilar conforme os juízos E conforme os resultados que estão sendo tratados aqui então Maquiavel traz uma autonomia da política diante da Moral e essa autonomia é que causa embaraço a obra do Maquiavel por isso
que ele é tão criticado mas ele critica o próprio idealismo e traz como contraponto para que o governante não seja portanto legitimado em fazer qualquer falcatrua o contraponto é de que o governante quando está agindo mesmo nessa circunstância de Contrariar a moral ele deve agir buscando o reconhecimento buscando a glória que eu comentei agora a pouco com vocês então a glória funciona como uma espécie de freio às ações do governante porque sen não eu serei simplesmente confundido como um governante cruel como uma pessoa da qual a população não terá nenhum respeito e eu não terei
nenhuma dignidade no Exercício da função o que nos traz de alguma forma é pensar que a política é o campo do instável e por isso que ele vai falar sobre a questão da Fortuna e da virtu a fortuna uma deusa Romana ela é a sorte e ela vai e maav vai dizer se a fortuna é sorte ela governa no máximo 50% das ações humanas a outra a outra possibilidade de você chegar ao poder exercer o poder é pela virtu O que é virtu a sagacidade as qualidades inerentes a um governante aquele que tem as condições
de enfrentar e controlar as adversidades que tem uma certa sabedoria que tem uma certa justiça que tem uma certa coragem que tem uma certa temperança então a virtu é fazer o necessário para atingir a glória e a fortuna é o campo da sorte ora as duas características são fundamentais como eu não sei o quanto que a fortuna define na minha vida eu devo esforçar-me então eu devo procurar a prática das virtudes da sabedoria da Justiça coragem e todos os elementos necessários para poder atingir e ter o reconhecimento dos demais para que eu possa vir a
exercer o poder político no próximo bloco A pergunta qual é o grau do engano que eu estou disposto a correr [Música] 5 anos após escrever o Príncipe Maquiavel lança em 1918 a peça teatral a mandrágora uma sátira as regras Morais da época ele cria um romance novelesco como pano de fundo para tratar da arte de envolver manipular e conquistar um objetivo tudo por trás de uma conquista amorosa assim ele desenvolve um tratado sobre estratégia política sem falar diretamente de política um amante infeliz um doutor pouco astuto um frade de ma vida um parasito fértil e
Malícia hoje serão vosso passatempo a mandrágora conta a história de calímaco apaixonado por Lucrécia Bela Justa e honesta mas que era casada com nícia o casal não pode ter filhos e calimaco visso a oportunidade para inventar uma estratégia para conquistar a sua amada com a ajuda de ligúria um jovem embusteiro de um Frei sem escrúpulos e da mãe da ar recatada e esposa ele finge ser médico que tem a poção mágica da fertilidade uma bebida à base da planta mandrágora Como tudo tem que ter um efeito colateral o efeito colateral é que durante 8 dias
o homem que se deitar com a Lucrécia vai ser contaminado e morre o nícias por mais tonto que ele seja quando ele escuta essa história ele vai falar assim não eu quero muito ser pai porém eu não quero morrer aí o Calim fal bom vários Reis na França fizeram assim né várias outras personalidades a gente pode encontrar um outro caminho né Por exemplo arrumar alguém para deitar com a sua mulher podemos encontrar alguém e ele morre problema dele o senhor o senhor tem que pensar que se o senhor quer ter filho aí ele F assim
bom pensando por esse lado talvez não seja tão ruim né problema novo agora é Como convencer a Lucrécia se a mulher ela é honesta correta e que jamais admitiria que o marido sugerisse uma coisa dessa vamos recorrer ao Frei ao confessor Frei Timóteo será capaz de convencer a dona Lucrécia e nessa circunstância o ligurio chega e conta uma história mais escabrosa essa já Esse já é um conselho que Maquiavel nos dá quando você quer contar uma coisa para alguém você conte alguma coisa mais absurdo ainda conforme a pessoa reagir aí você pode depois contar a
sua história né e a história escabrosa é exatamente vai falar assim que como o Dr nas é de uma família muito rica eh e alguém da família viajou e deixou uma garota num convento né e a garota estava grávida então para não manchar nem a reputação da família nem a reputação do convento das Freiras da igreja e de todo mundo seria necessário tomar alguma atitude né para produzir segundo Maquiavel um desmancho quando né o frei finalmente concorda daí chega uma mulher uma personagem lá que entra rapidamente na história apenas para dizer ah não não não
felizmente não vai ser necessário tomar nenhuma atitude mais radical porque o desmancho já foi feito já que o frei tá em dívida com o Dr nas porque deu um dinheirinho e tal aí eles contam o plano não sei qual dos dois está engabelando o outro o desgraçado do ligúria veio aqui com aquela primeira história para me tentar é que se eu não concordasse ele não me contaria essa outra para não revelar os seus planos à toa da primeira história que era falsa pouco se lhes dava É verdade fui logrado mas desse logro tiro vantagem dor
nícia e calímaco são muito ricos de um modo ou de outro eu os posso explorar muito a coisa há de ficar em segredo porque eles ganham tão pouco em falar nisso quanto eu mesmo seja como for não me arrependo É certo que receio ter dificuldades porque Dona Lucrécia é sensata e boa mas a bondade é o que lhe fará passar-lhe a perna depois as mulheres todas TM pouco miolo e quando uma delas sabe dizer três ou quatro palavras o caso logo se espalha né o que me interessa nessa nessa descrição do freit moto nessa visão
que o fre Timóteo tem a dona Lucrécia é sensata e boa é a sua bondade que me fará passar-lhe a perna é essa Bondade e aqui fazendo a conexão com o discurso político é essa bondade é essa quase ingenuidade diante do discurso político que faz com que nós sejamos que nós sejamos passados para trás permanentemente [Música] e para convencer Lucrécia esta história é a coisa mais esquisita que eu já ouvi acredito que sim senhora mas não quero que fale mais assim há muitas coisas que de longe parecem terríveis insuportáveis esquisitas e quando chega perto vê
que são humanas suportáveis familiares é por isso que se diz que o diabo não é tão feio quanto o pintam Este é um caso assim Deus queira Volto ao assunto de início a senhora deve ter na consciência Esse princípio geral onde o bem que existe é certo e o mal incerto Nunca se deve deixar aquele bem pelo receio deste mal dizer que a ação em si é pecado é uma conversa fiada porque é a vontade que faz pecados e não o corpo Hum e o frei convence Lucrécia o objetivo foi atingido Como já lhe disse
meu caro ligúria até às 3 horas da madrugada eu me sentia contrariado apesar de ter grande prazer eu não estava achando bom mas depois eu me abri com ela e lhe declarei o meu amor eu disse que a ingenuidade do marido nos dava grande facilidade de viver sem qualquer deshonra ele prometi que se um dia Deus o chamasse eu a faria minha esposa e além desses argumentos ela provou a diferença entre estar deitada comigo e com nía entre os beijos de um amante jovem e de um marido velho soltou alguns suspiros e disse Afinal ai
a tua astúcia a toce de meu marido a ingenuidade de minha mãe e a malícia de de meu confessor me levam a fazer o que por mim eu nunca teria feito Portanto quero crer que isso tenha sido uma determinação do céu e quem sou eu para recusar o que o céu quer que eu aceite e quem sou eu para recusar o que o céu quer que eu aceite o que me interessa pra gente pensar e refletir sobre algumas coisas interessa que nessa história nesta Trama a única coisa que não acabou bem foi a moral todos
os todos os outros detalhes e todas as outras histórias produziram algum benefício nícias acha que vai ser pai Lucrécia vai ser mãe e acha que e ainda encontrou um no amor calimaco realizou e encontrou a mulher que ele tanto desejou O Padre e os outros que ganharam seu dinheiro todos todos envolvidos foram de tocar e experimentar um benefício a Lucrécia resistia a transgredir as regras Morais resistia porém ela também não se fez de uma mulher muito rigorosa ela não foi vítima passiva dessas mesmas leis ela instaurou um conflito há um conflito no discurso dela na
fala dela mas ela ampara-se na sordidez dos outros para tomar tomar ela mesma uma decisão porque ela experimentou a beleza do amor e a beleza da vida então ela usa a inteligência dela para correr o risco do plano absurdo porque desde o início Ela poderia falar não isso aqui não tem cabimento algum mas ela tolera ou seja estão pensando e Voltando a falar da capacidade de enganar-se ela vai projetar para os outros a maledicência O equívoco ou o desrespeito que ela também é agente dessa mesma história pensando no nícias tenho tanta vontade de ter filhos
que eu estou pronto para tudo né ou seja tem sempre uma vontade tem sempre um desejo tem sempre um sonho que é maior do que aquilo que você está experimentando e é esse sonho que vai fazer com que ele vá ser traído por exemplo sem perceber que está sendo traído o calímaco rapaz bonito garboso de maneiras gentis apaixonado então Então o que maav projeta no calímaco o aspecto enlouquecido da Paixão e do plano porque é um plano realmente mirabolante mas não viver esse plan não realizar a sua seria o mesmo que morrer estando vivo no
próximo bloco o que faz essa obra ser um clssico é porque el nos oferece dúvidas e não certezas sobre os nossos procedimentos [Música] o engano é delicioso se os desejos prometem realizar sosseg o peito ansioso todo o fé troca em Mel Ao Paladar remédio singular no descaminho é salvação de tantos são teus poderes Tais que o amor nutrem com gostos demais tu sempre vences com conselhos Santos pedras poções e Encantos a mandrágora e o Príncipe nos trazem regras mas essas as regras existentes numa sociedade elas emergem dentro desse contexto como um obstáculo mas elas não
são intransponíveis então a mera obediência a uma regra não produz benefício é isso que macavel tá trazendo eu tenho que pensar sobre quais circunstâncias eu vou ter o benefício então é inevitável é é bastante claro que nós podemos observar que tem regras diferentes PR questão pública e pra esfera privada mas o engano que está sendo produzido aqui produz deleite né e não produz uma noção de de responsabilidade conjunta parece assim que eu fui induzida aos erros seja na política ou seja na vida privada então de que maneira que eu estou o que que Maquiavel está
trazendo uma série de Jogos jogos que acontece Jogo de Sedução da Lucrécia Jogo de Sedução do povo há que se observar como é que atua o jogo entre o Sedutor e o seduzido o Sedutor inevitavelmente ele vai ter que expressar um plano e ao expressar esse plano ele Tem que convencer que esse plano é o melhor mesmo que você não diga todas as questões que estão dentro do projeto Então é assim que na política ou na vida privada nós vamos tendo um exercício de ação que nos levam a uma certa aceitação de regras burladas mesmo
que eu diga que as regras devem ser respeitadas permanentemente mas elas não são burladas apenas pelos outros elas são burladas também por mim então Maquiavel afirma que existe de fato é uma vontade potente é essa vontade extremamente potente que desestabiliza todas as demais regras que nós vivenciamos dentro da lógica política ou privada e toda todo o projeto e toda a escrita de Maquiavel é muito ousada e nenhuma ousadia é Desprovida de riscos então estes riscos devem ser calculados evidentemente mas aqueles que não ousam não vencem então nós temos uma simulação de regras e de valores
nós simulamos regras e valores permanentemente para quê para que nós possamos preservar um mínimo Horizonte de expectativas para que nós possamos ter um mínimo de possibilidade de continuar sonhando e imaginando que pode ser diferente na política ou na vida privada o que não dá pura e simplesmente e é essa uma das críticas que Maquiavel faz por conta da questão histórica que ele vive que a Itália não é unificada ela é refém e do papado e de governos fortes como a França né então é é é essa situação que faz com que eles não sejam Livres
Qual foi a definição de liberdade que eu dei no início ser livre é não ser refend nenhum governante externo Então nesse sentido a regra já estava dada se eu não desobedecesse se eu não quebrasse aquela ordem política eu não poderia produzir o grande ideal que estava motivando a a de Maquiavel da mesma forma calímaco se não tivesse burlado a regra do matrimônio e a tese da fidelidade dentro do matrimônio ele não teria encontrado a felicidade dele e nem a dona Lucrécia teria sido encontrada a felicidade dela ou seja ele é capaz de projetar um sonho
que está não apenas naquele que é detentor das vontades mas também por aquele que vai ser beneficiado dessa mesma vontade tem um Imaginário produzido e eu tenho tenho que identificar a natureza e os desejos do governado quanto dos governantes se a dona Lucrécia não quisesse ter filhos se a dona Lucrécia também não achasse que fosse importante ter filhos ela não teria se arriscado a experimentar uma paixão ela nem tinha no horizonte dela que ela poderia descobrir coisas melhores ainda do que ter filho que era descobrir uma nova paixão ela simplesmente ela estava a para um
sacrifício porque todo mundo diz que deveria sacrificar né então o que Maquiavel traz E aí eu quero chamar atenção antes que vocês digam que eu estou dizendo coisas absurdas não é um vale tudo por mais que as regras possam ser quebradas Mael não defende o vale tudo o importante é perceber que a sociedade preserva e expressa valoriza certas qualidades e Essa sociedade que preserva e valoriza certas qualidades macavel não está a defender uma má ação ou a destruição de princípios éticos como a maioria das pessoas chega a acusar a obra O que Maquiavel traz é
de que estes princípios éticos eles são postos em perspectivas específicas por isso eu tenho que ler cada ação do governante ou minha de acordo com a E aí não há uma regra imutável Então as circunstâncias as circunstâncias na leitura de Maquiavel são Senhoras das nossas iniciativas Então tamb não é simplesmente de que a circunstância produziu não tem que ter o outro lado eu tenho uma determinada circunstância como é que eu reajo a essa circunstância como é que eu escolho proceder A partir dessa circunstância E é isso que vai fazer com que as pessoas tenho que
decifrar essas mesmas circunstâncias porque a mera repetição de uma ação como eu já citei para vocês e vocês podem pegar no caso dos governantes pode ter resultados diferentes eu tenho uma situação de conflito eu ajo com muita força e eu tenho um Resultado positivo ou ne e depois eu vou lá e faço de novo e deu errado a população se rebela contra mim o que que muda muda exatamente o aspecto dinâmico da existência muda o o aspecto dinâmico da do viver muda o aspecto dinâmico da história Então os ensinamentos de um dia podem ser ultrapassados
em outro dia para concluir quer queiramos ou não nós somos partícipes nós somos sujeitos desses processos e a simples queixa ou a simples vitimização não altera em nada A nossa condição de participantes do jogo político Então nesse sentido é melhor penso eu ser provocado e ter a oportunidade de rever nossas certezas ser provocado e ter a oportunidade de refletir e pensar alternativas do que simplesmente repetir um mantra de que nada Presta de que nada serve e de que eu estou no lugar errado então o que Maquiavel nos traz é um exercício de abalar as nossas
convicções um passo para que nós possamos ser autônomos diante das regras sejam elas Morais culturais sociais e assim por diante porque afinal de contas quem é que produziu essas regras e por que é que eu tenho que ser obediente a essas regras sobre certas circunstâncias todas as vezes que os homens podem refletir homens e mulheres podem refletir e fazer as suas escolhas eles as fazem e de uma maneira melhor do que quando simplesmente ele é mandado obedecer uma regra o que faz essa obra Ser Um clássico é é porque ele nos oferece dúvidas e não
certezas sobre os nossos procedimentos dúvidas e não certezas sobre as ações e sobre os resultados dessas mesmas ações Então não é uma receita de bolo a vida não comporta receitas tão prontas e nesse sentido a obra de Maquiavel Como diz um outro Pensador um outro filósofo Mop Ponti que analisou diz o seguinte tudo que é humano é normal não querer enxergar isso é que é deturpadas fins e Meios jogo de aparências enganos arte da sedução conquista da Glória tantas são as estratégias maquiavélicas presentes em nosso cotidiano seja na Esfera política como na vida privada o
nosso Café Filosófico fica por aqui mas tem muito mais no site da CPFL Cultura aqui no Brasil gostamos de dizer que trata-se do país do jeitinho Maquiavel em parte não nos mostra que esse jeitinho é um recurso [Música] Universal Maquiavel não é um homem que nega a ética o que ele nega são princípios da ética cristã k [Música]