Shalom Shalom ah hoje nós vamos dar início a um novo quadro as parábolas judaicas de yeshua interpretadas pelo judaísmo ah essa primeira parábola então que nós vamos a interpretar é a parábola que se encontra no livro de Lucas no seu Capítulo de número 15 o verso de número 11 nós vamos fazer a leitura de algumas partes da parábola e depois nós vamos interpretar com a visão Judaica ah disse-lhe Um certo homem tinha dois filhos o mais moço deles eh disse ao pai dá-me a parte dos bens que me pertence e ele partiu ah repartiu por
eles A Fazenda poucos dias depois o filho mais novo ajuntando tudo Partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou os seus bens vivendo dissolutamente e havendo ele gastado tudo ah houve naquela Terra uma grande fome e começou a padecer necessidades e foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra o qual mandou para os seus Campos a apacentar porcos desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam e ninguém lhe dava nada e tornando em si disse quantos empregados do meu pai tem abundância de pão e eu aqui pereço de fome levantar-me
Ei e com meu pai e dir lhe Ei pai pequei contra o céu e perante ti não sou digno de ser chamado teu filho faz de mim como um dos teus servos levantando-se Pois foi para o seu pai e quando ainda estava longe viu o seu pai e moveu-se de íntima compaixão e correu lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou e o filho lhe disse pai pequei contra o céu e perante ti já não sou digno de ser chamado teu filho mas o pai disse aos servos Tragam depressa a melhor roupa vestí e põe-lhe um anel
na mão e Sandálias nos pés traga o bezerro cevado matai-o e comamos e alegremo-nos porque este meu filho estava morto e reviveu tinha se perdido e foi achado e começaram a alegrar-se e o seu filho mais velho estando no campo e quando veio chegou perto da casa ouviu a música as danças e chamando um dos servos perguntou que que é isso e o servo disse teu irmão veio teu pai matou o bezerro cevado porque o recebeu são e salvo mas ele se indignou e não queria entrar na casa e saindo seu pai rogava lhe que
entrasse com ele mas ele respondendo disse ao pai Eis que eu te sirvo há tantos anos sem nunca transgredir os teus mandamentos e nunca me deste um cabrito para que eu me alegrasse com os meus amigos vindo porém este teu filho que dis sou os teus bens com meretrizes mataste lhe o bezerro cevado E Ele lhe disse filho tu sempre está comigo todas as minhas coisas são tuas mas era justo alegrar-nos e folgos porque o teu irmão estava morto e reviveu tinha se perdido e foi encontrado bom eh óbvio que você lendo essa parábola você
pode fazer várias aplicações não é várias alegorias mas eu gostaria de estudar com vocês nesse dia a respeito do contexto judaico dessa parábola e o que Yeshua Ah estava aqui dizendo quando contou essa parábola para o povo de Israel para os judeus que ali o estavam ouvindo primeira coisa que fica muito clara aqui é que yua dentro dessa parábola Ele tá dizendo que um pai tinha dois filhos e um filho mais velho e um filho mais novo o filho mais novo chegou ao pai e pediu que a herança fosse dividida então a herança que era
da casa foi dividida em duas esse filho mais novo pegou então parte dessa herança e ele foi para uma terra longínqua e começou a desperdiçar tudo que ele tinha com meretrizes quando acabou os recursos ele foi procurar trabalho ninguém lhe dava nada ele foi tratar de porcos desejou comer o que os porcos comiam ok que que Yeshua tá dizendo aqui no sentido alegórico agora trazendo para um sentido literal hã esse pai ele representa o pai da Nação de Israel ah e esse pai da Nação de Israel seria o próprio Deus o todo-poderoso ashem rakad Baru
o santo bendito seja ele e esse pai deu uma terra para os seus filhos não é paraas 12 tribos introduziu as 12 tribos de Israel na terra de Israel e quando esses filhos ali estavam Eles foram divididos em dois grupos e eu vou te explicar esses dois grupos um grupo quando houve ali a o rompimento da unidade do povo de Israel então você tem no norte 10 tribos que vão se unir diante de um governante e esse governante ele é um chefe da Tribo de Efraim filho de iosef ou seja Efraim filho de José que
Teoricamente se você analisa dentro do contexto é o filho mais novo dentre os filhos de Israel e o reino do sul então vai ficar com Judá né e rudá ah junto com a tribo de beniamin Benjamim e ali Então esse é o reino do sul e agora Israel vai ter dois reinos o reino do norte e o reino do sul o que vai acontecer é que o reino do sul ele vai permanecer na terra ele não vai sair da terra embora também aconteça um cativeiro para a casa de Judá a casa de rudá ah o
cativeiro da Babilônia demora sete eh 70 anos depois eles eles Retornam pra terra de Israel mas o reino do norte nas 10 tribos cujo qual o líder era Ali era Efraim Ah bem iosef ou Efraim filho de José ele não volta do cativeiro da assíria muitos deles ficaram e foram assimilados e ficaram na diáspora ah depois esses descendentes vão começar a voltar e eles vão eh ser Ah o que nós consideramos como as ovelhas perdidas da casa de Israel ou seja Os descendentes de Israel que estão espalhados assimilados entre as nações quando yua tá contando
essa parábola ele tá falando a respeito disso a respeito dos filhos de Israel que foram embora desperdiçaram toda a herança que tinham gastando com meretrizes essas meretrizes dentro do contexto da parábola na sua visão Judaica essas meretrizes elas são uma representação de religiões falsas né de idolatrias de paganismo de assimilação sincretismo religioso o que Yeshua tá dizendo é que esse filho mais novo ele era muito sincrético né então ele se assimilou ele trouxe conceitos do paganismo para Pra fé monoteísta se corrompeu com idolatria Ah com uma série de coisas que são erradas ah Essas meretrizes
são essa representação e estando numa situação tão difícil ele agora começa a procurar um trabalho que não é digno de alguém como ele que é pastorear porcos agora analisea essa parábola sendo contada para judeus que não consomem carne de porco que não tem contato com porco tem o porco como um animal imundo imagina então o quão repugnante É para um judeu ouvir uma uma parábola onde o a o Teoricamente né a pessoa é obrigada a tratar de porcos e não só tratar mas o que a parábola deixa Clara que ele desejava comer o que os
porcos comiam E aí ele cai em si quando ele cai em si então ele volta para casa e quando ele volta para casa ele pensa eu vou chegar em casa vou ser recebido como um servo porque eu não sou mais filho não sou digno de ser chamado de filho fiz muitas coisas erradas não é eu gastei a herança me envolvi com meretrizes eu fiz muitas coisas que não deveria ter feito mas quando ele tá chegando diz que o pai sai ao seu encontro diz que o pai o abraça Beija seu pescoço manda trocar as vestes
coloca ali um anel sandálias e manda preparar o bezerro cevado esse bezerro cevado para que você entenda ele é o principal ah animal que você tem dentro da propriedade ele é muito especial e o pai então manda preparar esse bezerro e faz um banquete para receber esse filho que que voltou filho mais velho ele não tava em casa ele tava no campo cuidando dos afazeres do trabalho quando ele volta e vê o filho mais novo ele fica tremendamente enciumado enraivecido e ele não quer entrar então o pai tem que sair ao encontro do filho e
ele chateado diz por que isso tá acontecendo o seu filho gastou tudo que tinha com meretrizes se envolveu com religião pagã se envolveu com conceitos pagãos foi assimilado teve casamentos mistos não foi criado ah com base nos preceitos que nós temos aqui dentro da casa mas pelo contrário se envolveu e se assimilou com coisas que são estranhas para nós eu sempre estive com o senhor e o Senhor nunca me deu um cabrito E esse teu filho voltou o senhor pediu para preparar para ele o bezerro cevado então para você entender para você compreender o que
essa parábola quer dizer Yeshua tá falando desses filhos de Israel que haviam sido espalhados de persos e eles voltariam para casa o que chama atenção é que o eles voltam para casa quando eles cai em si o texto diz e caindo em si ele disse até os servos na casa do meu pai tem abundância de pão em algum momento então esses filhos de Israel vão cair em si que tem uma casa que tem um pai e que na casa do pai até os servos tem abundância de pão agora o ponto que é interessante é que
o irmão mais velho que já está na casa e se você entende essa figura de linguagem que agora Talvez esteja mais clara para você o irmão mais velho vai ficar enciumado ele não quer que o filho mais novo volte ele não deseja que o filho mais novo volte e ele diz assim ó eu todo esse tempo estou contigo e nunca quebrei teu mandamento ou seja sempre tive Torá eu permaneci com a Torá nunca me afastei da Torá e o senhor não me deu o cabrito agora o teu filho que tava fora para ele foi dado
o bezerro cevado ou seja o que é de especial e aqui então nós analisando essa parábola dentro de um contexto judaico então nós entendemos que esse bezerro cevado seria uma figura de Mai a figura de Mai que não foi dado para os que estavam na casa os que eram obedientes aos mandamentos efetivamente é isso que você entendeu masia foi dado pro filho pródigo Maia foi entregue pro que estava distante o Maia foi entregue para aquele que estava perdido porque o pai vai dizer assim é lícito que nós comemoremos o teu irmão ele estava morto e
reviveu tinha se perdido e foi encontrado então aqui nós vemos que Yeshua tá dizendo que ele esse bezerro cevado seria o responsável pela celebração pela comemoração pela alegria que haveria quando os filhos de Israel retornassem para cá quando caíssem em si e entendessem que precisariam voltar e esse retorno essa volta para casa nós chamamos de t shuva a palavra t shuva seria convergir conversão retornar e é isso que esse filho mais novo tá fazendo ele tá voltando para casa ele tá retornando tá retornando paraas suas práticas judaicas de fé tá retornando pra santidade da Torá
ele tá trocando as suas vestes tá tirando vestes gentílicas e ele tá colocando vestes judaicas ele está tendo devolvido no seu dedo o Anel e o anel vai falar da Aliança Essa aliança ela vai falar da Brit que nós temos com aadu através da Sagrada t porque a Torá é uma aliança para com os filhos de Israel então as roupas do Filho Pródigo vão ser mudadas a aliança vai ser devolvida e as sandálias vão ser colocadas nos seus pés sandálias elas vão falar do caminho não é que agora esse filho vai andar por um caminho
diferente agora ele vai andar por um caminho de santidade por um caminho de temor de tremor diante da presença do pai e agora Obviamente você precisa estar muito certo disso que o irmão mais velho não vai gostar nada nada de ver o irmão mais novo voltando ver o irmão mais novo retornando vê o irmão mais novo de volta na casa mas se você entendeu Essa parábola e compreende os segredos profundos e espirituais que estão por trás desse texto que Yeshua conta e aí talvez você vai dizer mas esa aí essa parábola não é pra pessoa
religiosa que desviou da denominação Religiosa e vai voltar não não é não é porque quando essa parábola foi contada não existia nenhuma dessas denominações religiosas que existiam essa parábola foi contada para judeus na terra de Israel por um Rabino judeu O machia Judeu enviado senão como ele mesmo disse para as ovelhas perdidas da casa de Israel que você possa então entender que nós estamos vivendo um momento muito grandioso muito glorioso momento aonde esses filhos de Israel estão voltando para casa estão sendo chamados nos quatro cantos do mundo e nos quatro cantos do mundo envolvidos com
todo tipo de Meretriz você entendeu É isso mesmo com todo tipo de religião que não é a religião da terra de Israel mas o machia de Israel o ungido de Israel o enviado para os filhos de Israel ele está e atraindo de volta esses filhos pródigos que estavam distantes que estavam longe que estavam afastados e os está trazendo de volta os está fazendo retornar em t chuá trocando as suas vestes devolvendo aliança trocando as sandálias nos seus pés para que andem por caminhos diferentes mas preste muita atenção preciso que você preste atenção o irmão mas
velho não vai ficar nada contente com o seu retorno mas nós confiamos que o nosso pai apaz Iguará a família e haverá União no fim de todas as coisas e nós seremos um só povo e estaremos servindo ao único Deus o criador de todas as coisas e brevemente seremos restituídos à nossa terra a nossa herança a terra de Israel nos méritos de yeshua amen amen Shalom Shalom