Estamos ao vivo. Seja muito bem-vindo, muito bem-vinda ao nosso 6:22. Bora tocar o terror na terra.
Vamos começar então mais uma jornada, mais uma maratona, mais um momento que nós temos de compartilhar tudo aquilo que o Senhor toca dos nossos corações. E eu quero te fazer um convite. Convite é esse, a emergir talvez numa das maiores imersões, maiores momentos que a gente tem, que é realmente de entender aquilo que Jesus nos chamou.
E a gente vai falar sobre as parábolas do reino. Muito pedido por você e eis-me aqui para compartilhar com você sobre as parábolas do reino. Que que é a parábola, Thago?
Para que que Jesus contava? Como que era feito? Todos os dias ele chegava para os discípulos e dava um recado.
Que recado que é esse, Thago? recado sobre aquilo que ele desejava que cada um governasse. Escreve aí: "Parábolas são recados para os reinantes.
" Todos os momentos você recebe uma oportunidade. E hoje é mais um dia. Para aquele que não sabe, 6:22, que é esse nosso movimento, não é só um horário onde a gente decidiu fazer uma live.
Fala sobre o movimento de quem tem bons olhos. Escreve aí. 6:22 significa se você tem bons olhos, todo o seu corpo será luz.
Mateus capítulo 6 versículo 22 diz o seguinte: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas".
Esse convite é para você entender o seguinte, que se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será luz. O que a gente vai fazer aqui todos os dias 6:22 de segunda a sexta-feira? Esse é o meu convite para você, todos os dias de segunda a sexta-feira falar sobre as parábolas, sobre recado para os reinantes.
Então, escreve aí, você que tá preparado, você que já faz parte do rolê. Estamos fazendo no YouTube, estamos fazendo aqui no Instagram para você explodir su mente, seu coração. Bora lá então.
Tô vendo no YouTube, tem a galera aqui, Gustavo Clé tá aí, Valéria, Andreia, Cláudia aqui no no Instagram tá Samuel, Cíntia, Fernando, a Franciele. Bora lá então explodir a sua mente, seu coração. Então, pega aí o texto que tá lá em Mateus.
Pega aí texto de Mateus, versículo capítulo 13. Capítulo 13. Olha só o que fala no Mateus, capítulo 13.
Chama-se a parábola do semeador. O que que é a parábola do semeador? A parábola do semeador conta sobre quatro tipos de terrenos.
Logo no primeiro momento, você vê que Jesus sai caminhando. E nesse momento que ele sai caminhando, ele assenta na beira do caminho e reúne sempre uma multidão próxima a ele. Jesus sempre usa o ambiente para ensinar, seja o mar, seja o barco, seja a multidão, seja os discípulos.
Em todos os momentos ele tá usando o quê? todo o ambiente para ensinar, mostrando todo um contexto. E a multidão sempre estava interessada, mas nem todos estavam dispostos a compreender.
E aí existe uma grande diferença entre aquele que é multidão e aquele que é discípulo. Eu já quero que você anote aí. Por quê?
Porque muitos querem ouvir aquilo que Jesus tem, mas nem todos querem entender ou nem todos buscam a entender. No livro de Mateus, você vai ver em vários momentos. ele utilizando esse formato e dizendo o seguinte: "Eu falo essas coisas para que poucas pessoas realmente entendam".
Então você que tá aqui no 622, se quiser compartilhar essa live, compartilha essa live com três pessoas que mais faz sentido. Compartilha lá, aperta o botãozinho do like, você que tá aqui no YouTube, você que tá aqui no Instagram, compartilha essa live com três pessoas que mais faz sentido e a gente vai compartilhar aqui. Então fala o seguinte, pega aí capítulo 13 do livro de Mateus, a gente vai ler e vai fazer essa leitura juntos.
capítulo 13 diz o seguinte do livro de Mateus. Naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e assentou-se à beira do mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se.
Ao povo reunido na praia, Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "Que que significa uma parábola, Thago? " Ó, parábola é uma volta. Se você olhar na raiz da palavra parábola, é quando existe uma volta.
Quer dizer, não é uma mensagem que corre reto. Parábola é uma mensagem para aqueles que são reinantes, para aqueles que estão buscando algo diferente. Então Jesus, em alguns momentos, ele fazia uma parábola para sair da multidão e chegar nos discípulos.
E é muito lindo que ele vai explicar isso pros discípulos para eles possam entender por que ele contava por parábolas. Você que tá chegando aí, 6:22, 6:28 agora da manhã, 6:28 da manhã, parabéns para você que despertou mais um dia. Sabe que quem acorda mais cedo salva a família toda.
Parabéns a vocês que colocaram à disposição. Então, Jesus contava essa parábola. E aqui nesse momento ele fala o seguinte, verso 3.
Jesus falou muitas coisas por parábolos, dizendo: "O semeador saiu a semear". Para quem tá me perguntando, a minha Bíblia é NVI, Nova versão Internacional. É uma Bíblia chamada NVI, que é uma nova versão internacional.
Ela é mais simples pra gente ler, para quem nunca teve acesso à Bíblia, mas também eu utilizo essa aqui, ó, que é a King James de estudos, pra gente aprofundar cada vez mais. Então ele fala o seguinte: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu um terreno pedregoso, onde havia muita terra e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinha raiz. Outra parte, ele vai falar sobre a terceira parte agora.
A outra parte caiu entre espinhos que cresceram e sufocaram as plantas. E a quarta parte e outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, 160 e a 30 por um. Aqueles que têm ouvidos, ouça.
Nesse momento, você que tá chegando aí, você vai entender como exatamente aplicar todas as parábolas e todos os ensinamentos de Jesus na sua vida. Para você que tá chegando depois, a gente tá fazendo a leitura das parábolas do reino, tudo aquilo que Jesus utilizava para ensinar os seus discípulos. Parábola não é uma historinha.
O problema é que algumas pessoas achavam que parábola era uma história. Coloca aí. Parábola é um recado para os reinantes.
Parábola é um recado para mim e para você nessa geração. As parábolas não servem para um por vir. As parábolas servem pro hoje.
Coloca aí. Eu vivo só o hoje. Então ele começa a mostrar e você vai começar a entender que existem quatro tipos de coração.
Coloca aí terra significa coração. Por que terra significa coração? Para você ter um fruto, todo fruto precisa de um processo.
Era exatamente isso que Jesus começava a mostrar, que todo fruto precisa ter um processo. Qual é esse processo? Processo do fruto vem de algo que cresceu, algo que germinou, algo que caiu na terra.
Terra significa o coração. Por que o coração, Thago, é no meu coração que existem as fontes de vida. Coloca aí coração, fontes de vidas.
Então, quando você começar a olhar pro seu coração com uma o coração que gera fonte de vida, se ele tiver limpo e não tiver um coração enganoso, se ele tiver limpo, toda semente que cai nele gera colheitas a 30, 60 por um. Quando você tá olhando aqui e Jesus fala o seguinte: existem quatro tipos de terra. Então você que tá chegando aí nas parábolas do reino, começa a entender que você pode aplicar isso na sua vida de forma prática, entendendo o seguinte, que são quatro qualidades de terra.
Ele mostrou que a primeira terra é uma terra dura. A segunda terra é uma terra com rocha e pouca profundidade. Uma terceira terra são os espinhos e uma quarta terra é uma terra boa.
Então ele continua contando isso e no versículo 9 ele fala: "Aquele que tem ouvidos para ouvir ouça". Talvez vocês já tenha lido esse texto a nível um de entendimento. Ei, presta atenção.
Você que faz parte do 6:22, faz parte desse pelotão que se levanta, acorda todos os dias antes às 6 horas da manhã. Ele falava o seguinte: existe processo de aperfeiçoamento em tudo aquilo que eu faço na minha vida. E tudo está onde?
Naquilo que eu olho. Se os meus olhos forem bons, o meu coração vai ser bom. Ele continua falando o seguinte: "Aqueles que têm ouvidos para ouvir, ouça.
Ouvir é um dos primeiros mandamentos. Como assim, Thago? O primeiro mandamento é amar a Deus.
Quando ele vai entregar, ele fala o seguinte: "Ó Israel, ouça o que eu tenho para te entregar". Em todos os momentos ele fala o seguinte: "Se você tem ouvidos, ouça". Em todos os momentos ele fala: "Se você me der ouvidos, eu te dou a recompensa".
Então você tá aqui nas palavras do reino mais uma vez, 6:22 da manhã. Nós estamos aqui explodindo. E ele continua falando o seguinte no versículo 10 do capítulo 13 de Mateus, os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas?
" E aí então Jesus dá um ensinamento para todos os seus discípulos, mostrando o quê? Que existe uma grande diferença entre multidão e discípulo. Eu quero que você entenda isso aqui para entender em qual momento da sua vida você tá, se hoje você é um discípulo ou se hoje você é multidão.
O que que é discípulo, Thago? Discíplo significa aprendiz. Se você olhar na raiz da palavra discípulo, significa aprendiz.
Por isso que o profeta Isaías fala que você precisa ter uma língua instruída, quer dizer, uma língua pronta pro ensino, um ouvido de discípulo, que é um ouvido pronto para aprender. Quando você olha o livro de Atos, que fala sobre a igreja primitiva, lá no verso 11, ele começa a falar sobre os ensinos que Barnabé e Saulo começaram a buscar. Após os ensinos, eles se tornaram cristãos.
Olha só o que fala em Atos 11:25. Então, Barabé foi a Tarso procurar Saulo e quando encontrou levou para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro, Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos.
E Antioquia, os discípulos foram chamados pela primeira vez cristãos. Primeiro eles foram discípulos para depois serem cristãos. Não tem como eu seguir no estilo de vida se eu não antes não aprender.
Então Jesus começa a mostrar, você que tá aqui, ele mostra uma diferença. Existe uma diferença entre multidão e ser discípulo. Aonde tá a diferença?
E aonde ele colocou isso? Quando ele vai fazer o sermão do do monte Mateus capítulo 5, ele já começa falando o seguinte: "Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele e ele começou a ensiná-los, dizendo: "Existe uma grande diferença entre multidão e discípulo.
A pergunta é: aonde que você tá hoje? " O Andre perguntou aqui no YouTube. Não entendi, Thago.
O primeiro mandamento é amar a Deus de todos. Esse é o primeiro mandamento. Aí a ordenância tá lá no livro de Isaías falando o seguinte: "Ouça ao Israel os mandamentos que eu te entrego".
O primeiro momento ele manda em todos aqueles que querem receber, ouvir. Quando ele chega no sermão do monte, ele fala: "Existe uma diferença entre multidão e discípulo. Qual é a diferença deles?
É a expectativa. Presta atenção. O que difere um discípulo da multidão é expectativa.
Como assim é expectativa? A multidão em todos os momentos está esperando aquilo que você pode fazer. A expectativa dela está em você.
aquilo que você pode fazer por ela. Todos os momentos a a multidão está: "O que que você pode me entregar? O que que eu vim fazer aqui?
Estou perdendo meu tempo? O que você pode me entregar? " A expectativa da multidão é sempre: "Ei, me entregue algo.
" A expectativa de um discípulo, de um aprendiz, é diferente. Ele fala o seguinte: "Como que eu posso te entregar? " Em todos os momentos ele fala o seguinte: "Qual é a expectativa que eu tenho?
" Então ele já começa a mostrar que existe uma diferença. Por isso, nesse exato momento, os discípulos aproximam-se dele e perguntam: "Por que falas por parábolas? " Porque parábolas são recados para os reinantes.
Parábolas não são pérolas jogadas aos porcos. parábolas são recados aos renantes. E ele vai te explicar exatamente aqui por que ele faz isso.
Porque se você começar a ouvir e entender isso, você sai da expectativa de multidão para se aproximar e sentar próximo a ele de discípulo. Por proximidade fala sobre relacionamento. Você só pode ser chamado discípulo se estiver próximo a ele.
E como que eu estou próximo? ouvindo e aprendendo em todos os momentos. E ele fala no verso 11 o seguinte: "Você que tá chegando agora, a gente tá lendo as parábolas do reino, seja muito bem-vindo.
A gente tem um movimento que acontecia eh um tempo atrás chamada MDS, que é a maratona de sabedoria, onde todos os dias nós lemos o livro de Provérbios. Ó, o Felipão tá aí. Seja bem-vindo, meu amigo.
Todos os dias nós limos o livro de Provérbios e com isso levantou-se um pelotão muito grande. E aí surgiu no coração da gente fazer a leitura do livro das parábolas do reino. Quer dizer, as parábolas que Jesus contava, porque muitas pessoas liam e não entendiam.
E a gente vai trazer um ensinamento. Se vocês toparem todos os dias 6:22 de segunda a sexta-feira nós estaremos aqui. Se você topar, coloca assim: BC.
BPC significa bora para cima. Quer dizer, estamos juntos. N Tha Thiago você não avisou?
Não avisei. É só para pegar os reinante mesmo. Então o seguinte, olha só o que fala no verso 10.
Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? " E ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas a eles não. A quem tem dado, e esse será em grande quantidade de quem não tem até o que tem lhe será tirado.
" Por essa razão eu lhes falo por parábolas. Ele tá falando sobre a multiplicação de talentos. Jesus tá trazendo uma outra aprendizado que fala sobre a multiplicação de talentos.
A todos aqueles que é dado vai ser multiplicado, mas aqueles que não tem, até o pouco que tem será retirado. E ele continua falando: "Por essa razão eles falam por parábolas, porque vendo eles não vêm e ouvindo não ouvem e não entendem". Jesus começa a trazer todo o ensinamento que Salomão dava, porque a multidão tem um coração duro.
Como assim? A multidão tem um coração duro? Uma vez Moisés estava em luto pela sua irmã.
Miriã tinha falecido e Salomão estava em luto. Eles estavam passando pro deserto e o povo que estava saindo do Egito, rumo à terra prometida, sendo guiado por Moisés, começou a reclamar porque não tinha água naquele momento. As pessoas, os animais estavam com sede, começaram a questionar e ninguém queria saber se Moisés estava bem ou não.
Por quê? Porque a multidão sempre vai estar reclamando. A multidão sempre vai falar o seguinte: "O que você pode entregar para mim?
" Eles começaram a questionar Moisés e Moisés começou a ficar muito revoltado com aquilo. Então ele chega a Deus e fala: "Deus, você me fez tirar aquele povo do Egito. Eu estou parafraseando a fala de Moisés para você entender isso.
Você me fez tirar o povo do Egito e agora estão todos aqui no deserto morrendo de sede. O que que eu faço com isso? " E Jesus, e Deus fala o seguinte para Moisés: "Vai lá naquela rocha e fala com aquela rocha e daquela rocha vai brotar água que vai saciar a sede das pessoas e dos animais.
" Só que Moisés estava tão irado, tão irado, que ele chega para frente daquele povo e fala: "Vocês querem água? " Ele só precisava dar um comando para aquela rocha. E esse fato de não controlar a ira afastou Moisés da terra prometida.
Quando você começa a olhar, quando você começa a olhar pro texto que conta sobre a passagem das águas, você vai começar a ver que Moisés estava tão revoltado que ele pega o cajado e dá duas cajadadas na rocha e aquela rocha começa a jorrar a água. E Deus olha para Moisés e fala o seguinte: "Porque você não acreditou naquilo que eu falei? Foi rebelde e você não vai entrar na terra prometida.
A multidão estava em todos os momentos reclamando. E é por isso que ele começa a falar o seguinte: "Porque vendo eles não vem e ouvindo não ouve nem entendem". Jesus começa a explicar pros discípulos falando: "A multidão vai ver, mas não vai enxergar.
Ela vai ouvir, mas não vai entender. Por quê? Porque o nível da expectativa é diferente.
A pergunta é: aquilo que te acontece todos os dias, você tá vendo e tá enxergando? Você tá ouvindo e tá escutando realmente? Você não tá entendendo tudo aquilo que lhe acontece?
Ou você faz parte da multidão? Porque o discípulo é aquele que é aprendiz está perto. Muitas pessoas querem aprender, mas poucas querem pagar o preço de acordar de manhã cedo.
Muitos querem aprender, mas poucos querem pagar o preço de estudar todos os dias. Eu quero te convidar, você que faz parte desse pelotão 622, já pega papel, caneta, deixa o seu caderno aí das parábolas do reino, depois bate uma foto, me manda. Ele continua falando o seguinte, você que chegou depois, a gente tá lendo Mateus capítulo 13, falando sobre as parábolas do reino.
E a primeira parábola é a parábola do semeador. A gente falou sobre terra. Terra representa o coração.
E agora a gente tá explicando por que Jesus contava por parábolas. Ele continua no verso 14. Nele se cumpre a profecia de Isaías.
Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão. Ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão. Pois o coração deste povo se tornou insensível de má vontade.
Ouviram com seus ouvidos e fecharam seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com coração e converter-se. E eu os curaria.
Jesus novamente traz um contexto do Antigo Testamento que ele tá lá em Segunda Crônicas 14, que ele fala: "Se o meu povo me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu descerei e sararei a sua terra". Ele começa a falar o seguinte: você precisa ouvir, ver e entender com seu coração e aí vai receber cura. E Jesus começa a explicar exatamente isso pros discípulos, falando o seguinte: "Ei, discípulos, você precisa ter relacionamento.
Escreve aí nos comentários: "O relacionamento gera intimidade". Quanto mais próximo, mais relacionamento eu tenho, maior intimidade. Presta atenção.
O seu casamento não acabou a química, acabou o relacionamento. Com seus filhos, não acabou o entendimento, acabou relacionamento. Na sua empresa, no seu relacionamento com Deus, na sua vida pessoal, não acabou a intimidade.
O que acabou foi o relacionamento. Porque quanto eu mais me relaciono, mais eu tenho intimidade. Quanto mais próximo eu tenho, mais eu consigo entender aqueles que estão próximos a mim.
Esses dias eu falando com um povo que tá me conhecendo, entendendo, caminhando comigo, eu falava exatamente isso. Eu só preciso que você caminhe perto para conhecer o cheiro do meu coração. Ei, cuidado com as pessoas que você anda, que você dá seus ouvidos e que você enxerga.
Por quê? Porque você precisa sentir o cheiro do coração delas. E aí Jesus continua, então ele fala isso, que o povo não consegue ver, enxergar, não consegue ouvir.
E aí ele vai começar a explicar, mas felizes são os olhos de vocês. Jesus fala pros discípulos, porque vem e os ouvidos de vocês porque ouve. Pois eu lhes digo a verdade, muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram.
E ouviram o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. Jesus começa a falar para os discípulos, falar o seguinte: "Olha que grande oportunidade que você tem. Todas as vezes que você andar perto, são grandes oportunidades.
Qual é o grande problema? " As pessoas param de olhar com seus olhos naturais, ou param de olhar e apenas olham com seus olhos naturais para aquilo que lhe acontece e perdem as oportunidades. Todas as oportunidades são ativos na nossa vida.
Que que são ativos, Thago? São coisas que eu construí e que me dão retorno, seja no mundo natural ou no mundo espiritual. Os discípulos quando pagaram preço de ser discípulo, que eles correram um risco de serem discípulos, deixaram para trás todos os seus afazeres e começaram a seguir Jesus, eles começaram a estar próximo.
E isso criou um ativo. O problema é que as pessoas se aproximam e deixam de lado seus ativos. Elas começam a jogar para fora todos os ativos.
Eu tô te falando isso. Todos os recursos que você tem na sua casa, no seu trabalho, na sua vida, no seu ministério, nunca desperdice nenhum ativo que você construiu. Então, quando você olha pro capítulo 13 de Mateus, você vê exatamente isso.
Jesus traz uma parábola que não era uma história, mas é um recado para os reinantes. Ele traz isso. Os discípulos questionam: "Por que Jesus você fala dessa forma?
" E ele fala o seguinte, trazendo aquilo que o profeta Isaías trouxe, que as pessoas não vão entender. A multidão não vai entender tudo aquilo que foi ensinado. Por quê?
Porque precisa ter profundidade. Só tem profundidade aquele que caminha junto. Quem é que caminha junto?
Os discípulos. Então ele traz essa diferença entre discípulo e multidão, falando o seguinte: "Ei, multidão, a sua expectativa sempre vai ser: O que que você pode fazer por mim? O que que eu estou fazendo aqui?
A multidão vai estar sempre gritando. Assim como a multidão gritava com Moisés, ele se reirou e deu uma cajad rocha. Os discípulos são diferentes porque discípulo anda próximo.
Que que significa discípulo? Aprendiz. Escreve assim: "Eu sou aprendiz neste tempo.
Eu sou aprendiz de Jesus". Então ele começa a trazer e agora ele vai revelar aos discípulos aquilo que ele tava ensinando. Por quê?
Porque toda parábola não é para ser contada para os discípulos e não ser entendível, porque é um recado para aqueles que são reinantes. Então, todos os dias de segunda a sexta que nós começamos hoje esse movimento de 6:22 da manhã, é para te convidar para andar mais perto e você começar a entender todo aquilo que Jesus ensinava aos seus discípulos e a gente começar a estudar todos os dias isso. Então ele continua falando, verso 16, mas felizes são os olhos de vocês, porque vem e os ouvidos de vocês porque ouvem.
Pois eu lhes digo a verdade, muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram. Portanto, ouço o que significa a parábola do semeador. Quando alguém ouve a mensagem do reino e não a entende, o maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração.
Ele começa a explicar sobre o primeiro tipo de terra, que é a terra dura que a gente falou lá atrás. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho. Quanto a semente que caiu um terreno rochoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
Todavia, visto que não tem raízes em si mesmo, permanece pouco tempo. Às vezes as pessoas falam: "Eu não consigo entender as parábolas". Só não entende porque não continua lendo o texto.
Jesus tá explicando o passo a passo aqui, falando sobre o primeiro coração, falando sobre o segundo coração, vai falar sobre o terceiro coração. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo logo abandonam. Verso 22.
Quanta semente que caiu entre os espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas e sufocam, tornando-a infrutífera. E aí fala do último terreno que é quando a semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e entende e dá uma colheita de 100, 60 e 30 por um. Escreve assim: "Eu sou uma boa terra".
Eu quero te trazer agora o entendimento daquilo que a gente tá falando até agora, que nessa parábola do semeador, Jesus fala sobre quatro tipos de terreno. E terreno significa o meu coração. Presta atenção.
O convite é pra gente finalizar às 7 horas da manhã aqui. Entenda que coração nessa parábola tá representado por uma terra. E o meu coração é uma terra boa.
Que que significa? Toda semente que é lançada sobre a minha vida encontra a terra fértil e gera colheita a 100, 60 e a 30 por um. Como que isso funciona, Thago?
Funciona na qualidade que está na minha terra. Salomão fala o seguinte: "Do coração procede as fontes de vida e de tudo que você deve guardar, guarde o seu coração. " Só que alguns vão falar: "Mas o coração é enganoso".
Presta atenção. De 860 vezes que fala sobre o coração, um versículo fala que o coração é enganoso. Mas qual é o coração que é enganoso?
O coração que é sujo, o coração que é duro, o coração que não tem profundidade, o coração que é repleto de ervas dainha. Esse coração precisa ser limpo todos os dias. Então, quando eu recebo essa palavra, ela encontra terra fértil no meu coração, que é o quê?
Uma terra com profundidade, uma terra adubada, uma terra com nutrientes, uma terra pronta para gerar colheita a 30, 60 e a 100 por1. Então, vamos falar sobre a qualidade da terra. Primeiro, o semeador sai para semear e uma semente cai numa terra dura.
Quando cai nessa terra dura, representa o quê? Um coração duro. Que que é um coração duro?
Salomão fala lá em Provérbios 8: "Coração duro é um coração arrogante, um coração sem temor ao Senhor. " O que que é temor ao Senhor? Temer ao Senhor é odiar aquilo que odeia.
Orgulho, arrogância, ma comportamento, falar perverso, ódio. Essa é uma terra dura, uma terra fechada, onde as pessoas estão em todos os momentos assim, não tenho nada para aprender. Se nós passaremos a eternidade conhecendo a Deus, imagina o que nós temos para aprender aqui nessa terra.
Você entende isso? Me perdoe falar com você assim tão cedo. Dá esse raduque no seu peito para você entender o seguinte.
Em todos os momentos nós temos algo para aprender. Uma terra dura é uma terra orgulhosa que não permite que entre uma semente lá. Uma segunda terra é uma terra rochosa.
Que que é uma terra rochosa? Nessa terra tem tanta pedra que tem pouca terra. Logo a semente entra ali, ela começa a germinar, só que não consegue criar as raízes.
E Jesus mostra quem que é essa terra? É alguém que ouve com alegria a palavra, recebe com alegria a semente, mas logo se esquece, porque não tem profundidade. O que é profundidade?
Profundidade é entendimento. Salomão falava: "Busque o entendimento mais do que ouro e a prata". Então, que você que não quer que uma semente caia, germine quando você tá alegre, mas que ela realmente possa criar raízes profundas, busque o conhecimento todos os momentos.
O conhecimento vai te dar profundidade para que as suas raízes busquem cada vez mais fonte de vida. Então, o que que uma raiz faz dentro da Terra? Ela começa a crescer buscando água.
Toda raiz vai buscar água e nutriente. Água significa vida. Todos os momentos quando você começa a buscar conhecimento e 622 uma ótima oportunidade para isso.
Você tá buscando o quê? Baseado na palavra vida para jorrar dentro de você. Eu começo a buscar vida em todos os momentos e quanto mais eu busco vida, mais eu consigo aprofundar as minhas raízes para fazer o quê?
Para germinar uma grande árvore frutífera. Eu não sei se você sabe, mas toda copa de uma árvore é gerada do tamanho da sua raiz. Quando você começar a olhar isso, começa a entender que a terceira terra é uma terra boa.
Qual é o problema dela? Aquilo que está em cima da superfície. Jesus conta que a terceiro tipo de terra é uma terra que está repleta de espinhos.
Qual que foi o problema dela? A planta começou a crescer, só que ela foi sufocada pelos espinhos. E aqui Jesus explica aos discípulos que aqui esses espinhos podem ser as perseguições por causa da palavra.
Toda perseguição, ela vai sufocar o seu ministério. Toda perseguição vai querer sufocar a sua vida. Toda perseguição vai querer sufocar o seu casamento.
Toda perseguição vai querer sufocar tudo aquilo que você faz. E que que é a perseguição? Escreve aí.
O ambiente pode sufocar as minhas sementes. Pergunta é: quantas sementes suas foram sufocadas por causa do ambiente? Quantos projetos foram sufocados por causa do ambiente?
Quantos dons, talentos, habilidades não foram multiplicados por causa dos talentos? Tá o que que eu faço? Você precisa de mudar de ambiente a partir de hoje.
Eu não posso. Quando você chega aqui, 6:22, nós estamos fazendo o quê? Mudando o ambiente da sua cabeça e do seu coração.
Então Jesus falava o seguinte sobre o primeira terreno, que é um terreno duro, é um coração orgulhoso. O segundo é um terreno que recebe a boa palavra com alegria, mas não tem profundidade. Eu preciso fazer o quê?
Eu preciso buscar conhecimento e entendimento. E o terceiro, essa semente foi sufocada pelo ambiente, que pode ser as preocupações, perseguições. O que que eu preciso fazer?
Só existe uma forma de você vencer esse ambiente. Qual é, Thago? Escrece.
Escreve aí. Crescer rápido. Hum.
Crescer rápido e dar resultado é a melhor forma de curar você e as pessoas que estão próximas a você. Porque resultado cura. Escreve resultado cura.
Mas não tô te entendendo, Thaago. Aquela semente ela foi sufocada, ela começou a crescer, só que ela foi sufocada pelos espinhos. O que que ela precisa fazer?
Crescer rápido. Crescer tão rápido que ela começa a romper todos os espinhos daquele ambiente. Você vai passar tão rápido no ambiente que você tá, as pessoas vão olhar com você como o defle.
que elas não vão nem ter tempo de julgar, perseguir ou gerar preocupações em você. Resultado, cura. Escreve resultado cura.
Então, a gente aprendeu sobre o primeiro terreno, sobre o segundo terreno, sobre o terceiro terreno e terreno significa coração. Nós vamos pro quarto terreno. Não sei como são 6:57.
6:57 da manhã. Voou. cresceu e cresceu rápido o horário da nossa live aqui.
E o quarto tipo de terreno é uma terra boa que gera colheita 30, 60 e a 100 por um. Qual que é esse terreno? É um coração saudável, um coração com amor, lealdade, sinceridade e equilíbrio.
Quando você aprende a lavar o seu coração todos os dias, você aprende a lavar o seu coração todos os dias, ele se torna um coração equilibrado, um coração leal, um coração sincero e um coração com amor. Esse tipo de terreno é que gera colheitas 100, 60 e a 30 por um. Ele fala: "Enquanto a semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende e dá uma colheita de 160 e 30 por um.
" Por que isso dá boa colheita, Thago? Porque a minha boca só vai falar daquilo que o coração tá cheio. Eu só vou conseguir colher daquilo que sai de dentro de mim.
Qual que é o convite para você que tá aqui no 622? Eu confesso para vocês que eu relutei para fazer essa live. Tantos compromissos, tantos negócios, tantos projetos.
Eu falei, vamos começar mais uma jornada de todos os dias 6:22 aqui. Independente se você vai acordar, se você vai aparecer ou não, eu vou estar aqui de segunda a sexta-feira, 6:22 trazendo as parábolas do reino para que os discípulos e os reinantes possam entender. O rei da paleta me pergunta assim é ao vivo, amigo.
São 6:59 da manhã agora aqui, ó. 6:59 da manhã. Gente, tá no YouTube e tá no Instagram aqui, ó.
Quarta-feira aqui, ó. Quarta-feira 21. Eu relutei muito isso, mas teve algo que aconteceu esses dias que mexeu muito comigo.
Eu tava na Marine de Cascais. Para quem não sabe, eu moro em Cascais, em Portugal, né? Essa live aparece em vários lugares.
Brasil, nos Estados Unidos, tem alunos em tudo quanto é lugar. Eu tava na Marine de Cascais, de repente eu conversando com o amigo, começou a descer uma senhora e ela descia e eu conversando aqui com o meu amigo, eu já sentia energia, né? Eu já vi energia.
Ela descia e olhava, ela olhava pro degrau, olhava para mim. Olhava pro degrau, olhava para mim. E aí eu vi que ela tava meio na dúvida e tal.
E aí ela chegando próxima e eu já senti a energia, olhei para ela, dei um sorriso, falei: "Bom dia, ela bom dia. Você é o garoto da sabedoria? É o garoto dos provérbios, é o garoto que tem as lives bonitas de que fala de Deus?
" Eu falei, "Eu faço live todos os dias. " Ela falou: "Eu te assisto. Eu não sei quem você é, da onde que você é, mas eu te assisto todos os dias.
Isso tem ajudado a mim e a minha casa. Nós nunca tínhamos lido a Bíblia antes. Nós nem sabíamos sobre Deus.
Isso tem ajudado muito a você, a mim e a minha família. Ô, isso mexeu comigo. Eu não sei se você tem ideia disso.
Isso mexeu comigo. Ontem eu recebi, vou compartilhar com vocês. Com quem tá aqui no Instagram, no YouTube.
Eu não consigo compartilhar, mas eu vou compartilhar com quem tá no Instagram. Olha esse depoimento que eu recebi ontem no meu direct. Olha isso aqui, ó.
Vou compartilhar com vocês. Estão aqui no Instagram que dá para virar a câmera aqui. Recebi esse depoimento aqui, ó.
Thago, voltei a ser evangélico pelas suas palavras e sabedoria. A Maria foi lá e compartilhou uma foto dela lendo a Bíblia. Uau!
Você entendeu o poder disso? Eu falei, não tem como ficar sem compartilhar. E é muita gente pediu sobre entender as parábolas do reino.
Então a gente vai todos os dias 6:22, 6:22 compartilhar aqui no Instagram, te aconselho pro YouTube, participar no YouTube porque tem a tela maior, enfim, dá para você escrever e tudo mais pra gente compartilhar esse tempo. Quem topa? Quem topa escreve aí CCS.
CCS significa conta comigo sempre. Se você for aparecer aqui no 622, de vez em quando aparece, coloca só CC, que é conta comigo. Mas se você for aparecer todos os dias 6:22 de segunda a sexta-feira, coloca aí CCS.
Por quê, Thago? que nós vamos levantar um pelotão aqui. Assim como foi a maratona da sabedoria, os livros de Provérbios, a gente vai falar com as parábolas do reino.
Eu quero te ensinar todos os códigos, estudarmos juntos com você todos os dias, para que nós possamos verdadeiramente entender tudo aquilo que Jesus passava pros discípulos e por que eles estavam juntos. Quero te fazer esse convite. Hoje é o nosso primeiro dia.
Eu não divulguei com intensidade, mas eu quero que você pegue esse código e a pergunta é: "O que que você vai fazer? " aprendendo sobre os quatro tipos de terreno. Então, hoje foi primeiro dia, dia de falar sobre as parábolas do semeador.
Falamos sobre as parábolas do semeador. E aqui ele fala sobre quatro tipos de solo. Quatro tipos de solo.
Um solo duro, coração arrogante. um solo que recebe semente, mas não consegue germinar porque tem pouca terra, tem muita rocha, é um coração que não tem profundidade. Um terceiro que cresceu entre os espinhos e foi abafado.
Esse é um coração que tá num ambiente ruim. E um quarto tipo de solo é o solo que germina porque é uma boa terra. E eu e você somos boas terra.
Te vejo amanhã então, 6:22. Alguns de vocês estão pedindo aí para deixar gravado. Já vi que no Brasil, no Brasil tá mais tarde.
Eu vou ver uma forma de replicar isso no outro horário. Eu vi uma forma de replicar isso. Mas você que faz parte do pelotão e é reinante, quero te convidar a est aqui ao vivo comigo 622.
Estamos juntos. até depois do fim. Bora tirar um print.
Tira um print aí. Tá aqui, ó. Parábolas.
Capítulo 13. Parábolas do reino. Duvido você aparecer aqui amanhã e trazer mais uma pessoa com você.
Seja seu cônjuge, amigo, filho, inimigo, seu cunhado, sua sogra, seu sogro, traz alguém aí que precisa ouvir a palavra. Estamos juntos. Lembra sempre, vá cuidar da sua vida a partir de hoje.
Valeu, gente. Deus abençoe. Estamos juntos.
Tchau. Tchau.