Conferência Old School - SOMENTE A GRAÇA - Augustus Nicodemus

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Defesa do Evangelho Oficial
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Video Transcript:
e antes de irmos para o vídeo não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações [Música] olá quero saudar os com a paz do senhor jesus nesta noite mais uma vez agradecer o privilégio de participar dessa conferência e tenho certeza já tem sido uma benção na vida de tantos de nós hoje a noite vou falar sobre o tema somente a graça e queria que vocês abrem suas bíblias na carta de paulo aos efésios capítulo 2 nós vamos ver do verso primeiro até o verso 10 e hoje pela manhã falamos somente a fé
sobre somente a fé e agora é sobre somente a graça em efésios capítulo 2 de 1 a 10 e ele vos deu vida estando vos mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo segundo o príncipe das potestades do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira como também os demais mas deus sendo rico em misericórdia por causa do grande
amor com que nos amou estando nos mortos em nossos delitos nos deu vida juntamente com cristo pela graça sois salvos e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em cristo jesus para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em cristo jesus porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós é dom e não de obras para que ninguém se glorie foi somos feitura dele criados em cristo jesus para boas obras as quais deus de antemão preparou para que andássemos
nelas até aqui a leitura da palavra de deus nós vamos orar mais uma vez pedindo que ele ilumine o nosso entendimento para a compreensão da sua palavra escrita o senhor chegamos nos a ti mediante jesus cristo porque em todas as coisas existem e são ah e por meio dele nós pedimos a iluminação do espírito santo vai compreensão da tua palavra e para que na leitura e exposição da mesma sejamos confortados instruídos corrigidos disciplinados encorajados tudo de acordo com a necessidade de cada um de nós que o senhor conhece tão bem dá-nos graça humildade diante da
tua revelação e usa nos para abençoar a vida das pessoas que nos assistem também pela internet que acompanham esse momento é o que nós pedimos em nome de jesus amém olá queridos aqui no capítulo 2 o apóstolo paulo está dizendo a igreja de éfeso a maneira pela qual deus graciosamente os salvou do seu da situação de miséria e pecado que eles viviam através do evangelho paulo tá fazendo isso porque seu objetivo com essa carta que ele escreve primeiramente para os cristãos de éfeso e depois a carta deveria ser lida nas igrejas daquela região o alvo
de paulo é encorajar os cristãos diante das notícias que eles tiveram da prisão de paulo e do desânimo que isso havia acontecido o capítulo 3 verso 13 você tem o que seria o propósito prático da carta quando paulo diz assim importante vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós pois nesse está vossa glória e os efésios quer um filhos espirituais o apóstolo paulo haviam se convertido através da instrumentalidade dele ao tomar conhecimento de que paulo estava preso em roma que um desanimado estavam tentados a desanimar diante desse questionamento por que é que deus
havia permitido que o maior pregador da época ficasse retido em roma quando ainda havia tanto a ser feito em termos de pregação do evangelho igrejas a serem plantadas verificadas para o propósito de deus com tudo isso paulo responde com essa carta onde ele expõe a doutrina da igreja ele fala da igreja como sendo o plano eterno de deus capítulo primeiro o pai planejou o filho executou esse plano espírito santo aplica e ele hora ainda no capítulo 1 para que os cristãos de éfeso possam entender a grandeza desse mistério desse plano de deus oi e para
que eles possam também entender a grandeza desse poder que foi exercido na ressureição de cristo e continuando nessa oração paulo e explica o fala de como deus mediante esse grande poder os ressuscitou dentre os mortos unidos a cristo e dando-lhes a salvação pela graça depois no final do capítulo 2 ele fala da criação em cristo de um novo homem judeus e gentios formando a igreja e no capítulo 3 ele fala do seu ministério e é o ponto que ele deseja chegar através do seu ministério essa verdade da igreja como sendo o novo homem em cristo
jesus que une os judeus e gentil deus havia levantado o paulo para pregar isso e a por isso que ele estava preso portanto a prisão dele não era motivo de desânimo ou questionamento mas como ele diz aqui a novo a crise do capítulo 3 nisso está a vossa glória urgente us os efésios eram gente us e paulo estava preso porque estava anunciando o evangelho da graça de deus a urgentes em contraste com os judeus e depois aí no capítulo 3 final do capítulo 3 ele hora mais uma vez pelos efésios e de quatro a seis
ele trata de questões práticas como unidade da igreja dons espirituais santificação plenitude do espírito família batalha espiritual e assim por diante então nós estamos aqui no coração da carta quando o apóstolo paulo fala da graça de deus que libertou gentil da sua escravidão ao pecado e os trouxe para a igreja esse novo homem formado em cristo jesus então que nós vamos ver em primeiro lugar uma exposição que paulo faz do estado em que ele se encontravam quando o evangelho usar alcançou versos de 1 a 3 e depois a interferência ou intervenção de deus na vida
deles através da pregação e como deus reverteu esse quadro tenebroso que está aí pintado do verso 1 até o verso 3 isso aqui nós falamos vai do verso 4 até o verso 6 no verso 7 paulo fala qual o propósito de deus em ter feito tudo isso e depois de oito a dez ele tira duas ou três conclusões que eu quero compartilhar com vocês aqui a passagem é muito conhecida e é uma das passagens que foi mais usada durante a reforma protestante e para enfatizar a graça de deus na salvação em contrapartida ao mérito humano
ao esforço humano para obter a salvação é o que eu quero chamar sua atenção em primeiro lugar é que tá a sequência em que paulo faz isso antes de falar da graça de deus ele fala da situação moral e espiritual em que os efésios se encontravam quando o evangelho usar o cansou que é o conteúdo dos versos um dois e três você só pode entender a graça quando você entender a depravação total da raça humana não é sem razão que na sequência lógica dos chamados os cinco pontos do calvinismo a doutrina da depravação total vem
primeiro e se você não entendeu o ponto número um dos cinco os outros quatro não vão fazer sentido para você só quando você entende o que é a doutrina da depravação total quando você percebe o efeito arrasador que o pecado teve sobre as faculdades humanas alejando a sua vontade o seu arbítrio o seu conhecimento a sua consciência sua capacidade de escolha é que você vai entender porque é que é necessário que haja eleição que haja chamado e haja preservação dos santos porque de outra maneira ninguém seria salvo é a sequência que paulo segue aqui para
falar da graça ele primeiro vai falar da depravação total versus um dois e três e só depois daquele vai explicar a graça você só vai entender a graça você entender o ponto número um que tá aqui descrito nos versos 11 nos versos 1 2 e 3 ou seja e os efeitos trágicos do pecado da raça humana a ponto de colocar os numa situação de miséria e condenação e de total impotência para a resolução por meios próprios paulo descreve essa situação com 4 ou 5 pensamentos [Música] são paulo descreve essa situação é com quatro cinco pontos
que eu quero mostrar aqui ele começa o viés um dizendo que ele vos deu vida estando vos mortos nos vossos delitos e pecados essa expressão ele vos deu vida não está no original ela aparece na verdade só no verso 5 só que quando os nossos tradutores eles fizeram a tradução eles sentiram a necessidade de trazer o verso 5 para o início do verso 1 para poder fazer sentido para nós em português literalmente o verso 23 dá lugar ao capítulo 2 verso primeiro porque paulo está orando para que os efésios entendam o poder de deus que
se manifestou em cristo na ressureição de cristo e quando vocês estavam mortos tá tá tá vem toda a descrição ele nos deu vida só que eu vos deu vida só aparece converso sim mas os tradutores trouxeram o progresso primeiro porque eles abriram um capítulo aqui e botar um subtítulo então era necessário antecipar o pensamento e pau não estou dizendo que não está na bíblia tô dizendo que não está aqui nesse lugar na bíblia né os tradutores trouxeram do verso 5 para o verso primeiro faz todo sentido ele vos deu vida que é o que ele
vai dizer no verso 5 estando vos mortos nos vossos delitos e ofensas a vida que paulo se refere aqui não é a vida biológica é claro mas é a vida espiritual vocês receberam a vida eterna vida espiritual você se tornaram vivos com relação a deus quando vocês estavam mortos nas suas ofensas e pecados então essa é a primeira declaração que paulo faz sobre o estado em que eles estavam quando o evangelho usar o cansou e através do evangelho eles receberam vida espiritual e se tornaram vivos para deus em motos é uma expressão absoluta um morto
não sente e não pensa não vê não não cheira não se arrepende não crê não se converte morto é morto eu sou pastora 30 e 38 anos 37 anos e já fiz muito enterro não gosto não é a parte que eu mais gosto pastorado eu lhe confesso especialmente quando eu vou ter que participar de uma cerimônia fúnebre de alguém que eu já conheci eu lembro da pessoa como ela era quando estava viva os movimentos o jeito de falar e tudo mais e ver aquela pessoa deitada ali no caixão com aquelas aqueles dois algodão zinhos aqui
no nariz né eu tenho vontade de arrancar para deixar a pessoa respirando só que a pessoa não respira mais a visão é chocante a pessoa talita morta ela recebe as os sentimentos ou as expressões de pesar da sua família um abraço a mulher que o beijo a criança que chora o filho que derrama lágrimas sobre ele mas ele não ver não ouvir inocente absolutamente nada nada nada ele não reage ele não pisca os olhos ele não treme ele não dá qualquer sinal de reação essa é a figura que paulo está usando aqui para se referir
ao estado em que os efésios se encontravam e não só os efésios esse é o estado descritivo da raça humana antes da graça de deus chegar para descrever o estado em que ele se encontravam como resultado do pecado mortos para deus significando que se deus o tocar ele não vai sentir se deus aparecer diante dele ele não vai ver se deus falar ele não vai escutar deus primeiro tem que dar a vida para que ele possa reagir para que ele possa ver a deus sentir a deus escutará deus obedecer a deus primeiro deus tem que
regenerar a vida para que a pessoa se arrependa e creia na sequência na ordem da salvação bíblica o novo nascimento vem primeiro arrependimento conversão e fé vem depois é deus quem vem primeiro e da vida ele não vive fica momentaneamente para que você tem então uma oportunidade decidir não o que nós precisamos não é de band-aid nós precisamos é de uma cirurgia exames de ressurreição eles estão precisando porque nós não estamos em coma nós estamos mortos então tem que ter ressurreição então é isso que deus faz e o estado em que nós nos encontramos é
de total morte o morte um morto não crê o morto não escolhe um morto nu decide o morto não se arrepende o morto não vê o que ele tá fazendo ele não quer a deus não deseja a deus e não ama a deus e esse é o estado que nós nos encontrávamos quando deus nos deu vida ou seja é pela graça se deus não fizer isso nós vamos continuar mortos sem reagir absolutamente amor evangelho que nos é pregado segunda coisa paulo disse que essa morte aqui ela é nos vossos delitos e pecados são duas expressões
para dizer a mesma coisa significa as nossas transgressões nossas desobediências quebra da lei de deus tudo aquilo que nós fazemos a vida toda nascemos nessa condição e passamos nossa vida toda fazendo isso e o salário do pecado é a morte é a morte então a causa dessa morte espiritual é o pecado que afetou a nossa raça lá no jardim do éden é o pecado original e o pecado atual que nós cometemos por nossa própria vontade decisão e querer e isso nos torna mortos diante de deus em nossos delitos e pecados segunda coisa que paulo diz
é que além de mortos nós éramos escravos em três situações penso dois nos quais delitos e pecados andastes outrora eles agora não andam mais porque eles foram salvos pela graça eles receberam vida em jesus cristo mas antes do evangelho chegar em éfeso aqueles que aqueles moradores de éfeso aquelas pessoas elas viviam elas andavam nos seus delitos e ofensas paulo dar uma pequena descrição disso aqui no verso 17 do capítulo 4 se você quiser ver comigo isso portanto digo a e no senhor testifico que não mais andreas como também andou gentils na vaidade dos seus próprios
pensamentos obscurecidos de entendimento a lei os a vida de deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração os quais temos se tornarem sensíveis se entregaram de solução para com avidez cometerem toda sorte de impureza era assim que os efésios eram era assim que o gentil zero e assim que nós somos essa aqui é uma descrição das muitas que você tem no novo testamento sobre sobre o estado espiritual e moral que o pecado nos reduziu pecado original e o nosso pecado atual essa situação eles estavam mortos nesses pecados nos quais eles
tinham andado outrora e ele explica agora segundo o curso deste mundo a palavra mundo aqui ela significa o sistema de valores da humanidade sem deus a maneira de viver dessas pessoas mundo aqui no sentido pejorativo essa palavra às vezes descreve o mundo como deus criou o mundo belo a natureza a criação ou a humanidade deus amou o mundo significa aí a humanidade mas aqui mundo significa o sistema de valores a bandeira de viver das pessoas sem deus do mundo sem deus paulo diz que os efésios andavam segundo o mundo ou seja de acordo com a
prática costume cultura hábito maneira de viver maneira de vestir maneira de se divertir maneira de casar maneira de fazer sexo maneira de ganhar dinheiro do mundo das pessoas sem deus ou seja é o comportamento de gado no akita essa aqui tá uma descrição longe de ser uma descrição de pessoas livres e além de mortos para deus portanto completamente alheios a vida de deus eles viviam de acordo com esse mundo corrompido e com as práticas alheias a palavra de deus numa situação de inimizade contra deus seguindo o curso desse mundo eu acho sempre divertido quando a
eu prego o evangelho para alguém e a pessoa disse que não quer aceitar o evangelho porque gosta de ser livre e não tem liberdade aqui você anda segundo o curso deste mundo sem anda segundo o mundo anda você vai se vestir exatamente como seus heróis na televisão se vestem você vai falar do jeitinho que os seus heróis na internet falam você vai a moda que você vai seguir vai ser ditada por outras pessoas o cardápio vai ser editado por outras pessoas a o seu entendimento sexual sobre você mesmo vai ser ensinado por outras pessoas então
não são livres são escravos do mundo escravos do mundo pior ps2 segundo o príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência veja a situação mortos em delitos e ofensas andando segundo mundo escravos do mundo e agora de acordo com paulo andando segundo um acordo ou debaixo da influência daquilo que paulo chama do príncipe da potestade do ar potestade do ar os poderes aéreos o poderes invisíveis são chamados de poderes aéreos por que o ar é invisível para se referindo a satanás satanás é o príncipe ele é o líder ele
é a potestade dos poderes invisíveis poderes malignos eram chefe dos demônios ele é o é um anjo caído a bíblia nos ensina sobre isso que consigo tem outros anjos caídos também pervertidos em si mesmos voltados para a destruição da obra de deus que eu tenham a deus e querem corromper a raça humana e destruir o quanto eles podem eles são seres invisíveis e atuam nesse mundo de acordo com o que paulo está dizendo aqui segundo príncipe da potestade do ar do espírito ele não tem corpo e não tem corpo vez em quando eu me divirto
vendo-os comentários em alguns posts meus de alguém dizendo que costuma ver demônio e como toda vez que os demônios são espíritos e toda vez que os espíritos se manifestaram os anjos eles assumiram forma humana mas gente ver demônio em forma de sapo de cachorro de canguru na forma de monte de coisa eu não sei como é que eles conseguem ver isso mas ele é chamado do triste das potestades do ar poderes aéreos exatamente porque ele é espírito no sentido que ele não tem corpo esses seres eles não têm corpo mas eles são bem atuantes e
de acordo com que paulo está dizendo aqui ele atua nos filhos da desobediência a palavra atuar que aparece aqui é a mesma palavra que vai aparecer no verso 19 cores assim qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos segundo a eficácia da força do seu poder ou seja da mesma forma que o espírito de deus é fixamente atua em nós o clipe da potestade do atua nos filhos da desobediência nas palavras de lutero o homem é uma besta ou tá montado por deus ou pelo diabo se você não tem opção quem
o espírito que atua em você se não é espírito de deus é o príncipe da potestade do ar que atua na sua vida mas você não é neutro você não é isento a um poder estranho a você agindo em você ou é deus pelo seu espírito santo agindo pelo poder da ressurreição para salvar e resgatar o desse mundo ou é o príncipe da potestade do ar que está fazendo isso eu não tô falando aqui em termos do a listas eu não tô querendo aqui entrar nesse nesse nesse dualismo não é que parece dizer que satanás
tem o mesmo poder de deus é claro que o diabo faz isso nossos filhos da desobediência veja como é qualificado ele atua nos filhos da desobediência e quem são os filhos da desobediência são exatamente aqueles filhos de adão e eva você e eu que pela desobediência dos nossos primeiros pais e por viver a desobediência abrimos a porta abrimos o nosso coração ea nossa mente para que esses espíritos atuem e eles atuam de muitas maneiras não é só endemoniado pessoas como um bom a parte do evangélico alisa o brasileiro gosta de enfatizar mas principalmente iludindo com
mentiras distraindo da verdade do evangelho seduzindo com tentações produzindo o impressões e sentimentos que nos afastam de deus e manipulando a realidade ao nosso redor para que nós caiamos em alguma de suas armadilhas é essa atuação que satanás faz nos filhos da desobediência é isso que nós somos filhos da desobediência filhos do primeiro casal desobediente que anda em desobediência e que portanto tem esse espírito que atua em nós para nos fazer permanecer na desobediência para nos fazer aprofundar na desobediência ah e assim nos afastamos mais e mais de deus tô percebendo a seriedade da situação
morto em ofensas e pecados seguindo o custo deste mundo e atuado pelo príncipe da potestade do ar no seu coração na sua mente e como se não bastasse verso 3 entre os quais também todos nós andamos outrora note que agora paulo usa a palavra nós quando ele usa a palavra nós ele tá falando como judeu ele tá dizendo isso que eu acabei de descrever não é uma coisa somente para os não judeus os judeus receberam a lei de deus o pacto aliança o culto verdadeiro conhecimento de deus mesmo assim eles não creram eles desobedeceram o
gente os pagãos e viam na mais completa treva na maior ignorância na dureza do coração longe dos caminhos de deus alguém poderia pensar que paulo aqui tava escrevendo somente um gente us polo disso não isso é a missão de toda a raça humana início do verso 3 entre os quais também todos nós inclusive nós judeus andamos o fato de que os judeus receberam a lei foram iluminados não quer dizer que eles escaparam dessa escravidão de estarem mortos em ofensas e pecados de andar em segundo o curso deste mundo e de ter ea atuação do diabo
na vida deles é só você ler o antigo testamento a história de israel povo rebelde povo que apedrejou e matou os profetas povo que vivia constantemente aos pés de todo o altar criando deuses e adotando deuses das nações pagãs quebrando todo e cada mandamento de deus por isso a generalização de paulo e entre os quais filhos da desobediência todos nós andamos outrora entre os quais todos nós andamos outrora judeus inclusive e aí vem a terceira escravidão que ele menciona o primeiro escravidão do mundo segunda do diabo a terceira da carne segundo as inclinações da nossa
carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos a carne aqui não se refere ao tecido que cobre o nosso esqueleto mas se refere à natureza do nosso coração a natureza corrompida do nosso coração que procura sempre atender aos desejos da carne não é nada em si errado em satisfazer os desejos da carne como por exemplo desejo por repouso lazer sexo fome sede são desejos naturais que deus colocou em nós o problema é que por causa do hoje nós queremos satisfazer esses desejos com a pessoa errada da maneira errada no lugar errado e no tempo
errado e como resultado nós desvirtuam amos o propósito de deus com todas estas coisas boas as pessoas vivem para satisfazer os desejos da sua carne que em si como eu disse são legítimos mas o pecado faz com que elas passem por cima das outras desrespeitem as outras matem outras engane outras e lutam outras pessoas e com isso então por isso que a palavra até a palavra que é usada na língua grega para se referir a esse tipo de desejo o que é concupiscência no novo testamento ela ganhou uma conotação pejorativa negativa concupiscência ou desejos carnais
são aquelas paixões que você tem e que controlam sua vida que levam você a fazer determinadas escolhas e que são em última o maior de você fazer o que você faz por quê que as pessoas existem fazer guerra sexo dinheiro sempre foi sempre foi isso a diferença aqui hoje eles fazem pela internet mas sempre foi isso sempre foi esse um desejo se você pegar assistir aí esse shows que tem na televisão se você acompanhando as redes sociais determinadas blogueiros ou lá em determinados artistas e tudo mais a vida das pessoas se resume nisso satisfazer os
desejos da sua mente da sua carne e dos seus pensamentos você já viver para se experimentar tudo que esse mundo quer dizer e aí eles pensam que são livres quando na verdade elas vivem para satisfazer os desejos mais egoístas e mais corrompidos do seu coração essa é a situação em que nós nos encontramos mortos em ofensas e pecados escravos do mundo escravos do diabo o graves da nossa card dos desejos que habitam em nós das concupiscências e das paixões que habita no coração e quando a gente pensa que não podia ficar pior paulo piora mais
um pouco final do verso 3 e éramos por natureza filhos da ira como também os demais filhos da ira filhos da ira é consequência normal de ser filho da desobediência a desobediência traz a ira de deus sair aqui ainda de deus e a ira de deus então a nossa raça não somente é chamada de filhos da desobediência por conta da desobediência dos nossos primeiros pais mas a nossa raça também é chamada de filhos da ilha porque por causa das nossas transgressões e delitos nós estamos debaixo da justa ira de deus a ira de deus não
é a raiva humana é a reação justa da sua santidade contra desobediência das suas criaturas contra as suas criaturas que vivem para si mesmas quando deveriam viver para glória de deus e suas criaturas que quebram as suas leis quebram sonhos seus propósitos e desafiam a sua vontade a ira de deus está sobre a raça humana mortos escravos e debaixo da ira de deus essa é a descrição que paulo faz aqui da situação dos efésios antes da graça de deus a canção eu quero fazer algumas perguntas para para vocês antes de prosseguir diante desse quadro vocês
conseguem vislumbrar alguma situação em que a humanidade pode reconciliar-se por si mesma com deus existe alguma capacidade na raça humana para perceber estas coisas e por si mesmas por um ato da sua vontade poderosa ou do seu arbítrio libertador sair dessa situação transcender esses grilhões e estas prisões e alcançar um estado em que deus vai se agradar deles o que vocês acham que é possível vocês entrem porque aqui é importante compreender em primeiro lugar a doutrina da depravação total só então você vai apreciar o evangelho só então você vai aparecer a graça de deus só
então você vai entender porque a tia bíblia diz não é por obras não é por nada que você faça não é pela sua conduta não é pela sua moralidade você está morto você é escravo você tá debaixo da ira justa de deus segunda coisa e aí a deus não tem a menor obrigação de resolver isso aqui é porque nós entramos nisso aqui por nós mesmos nós não temos deus não tem e desde ontem o dever deus não tem obrigação ou qualquer outra compulsão para resolver esse problema aqui não seja simplesmente a sua livre e espontânea
graça e misericórdia deus não é obrigado a interferir nesse quadro se deus se terminasse aqui no verso 3 a bíblia terminasse aqui no brasil três tava justo que é exatamente isso pessoas que vão para o inferno e que estão no inferno nenhuma delas pode levantar o dedo ou a mão e acusar a deus dizendo eu estou aqui de maneira injusta o senhor me mandou para cá de maneira incorreta o seu nome tratou com justiça todos os condenados que estão e estarão eles irão reconhecer a justiça de deus em condená-los pelos seus próprios pecados as pessoas
vão para o inferno não porque deus não as elegeu elas vão para o inferno porque elas são isso aqui essa é a causa que a bíblia sempre a condenação do homem o homem é responsável pelo seu estado de morte escravidão ir e condenação por conta dos seus delitos e dos seus pecados não adianta querer colocar a culpa disso na porta de deus porque a bíblia nunca faz isso na verdade quando a bíblia fala da graça de deus é sempre em termos positivos de salvação e misericórdia que é exatamente o que vai acontecer no verso 4
onde então depois de jogarem depois de dar aí fase e jogar em relevo a nossa depravação a nossa culpa e a nossa condenação o apóstolo paulo apresenta agora a graça de deus e veja verso 4 mas deus em suas duas palavras mais importantes do texto mas deus aponta para intervenção de deus no quadro de miséria e condenação da raça humana mas deus o que é que deus fez deus fez alguma coisa e o que é que motivou deus a fazer não senso de justiça e não senso de obrigação paulo diz aqui no verso 4 deus
sendo rico em misericórdia misericórdia é você tratar uma pessoa exatamente do oposto que ela merece e aí você mostrar compaixão o que é verdade amor a pessoas que não absolutamente merecem o mínimo disso e é isso que a misericórdia você já deve ter ouvido já acontece a ilustração dezenas de vezes e vou cortar mais 10 também porque eu não conheço uma melhor e ele não conheceu a melhor do que a misericórdia e eu acho que aconteceu uma vez na minha vida porque eu nunca me esqueci o era é bom g lista no interior de pernambuco
na cidade chamada gameleira tava pregando o evangelho lá tinha alugado um sobrado morava no primeiro andar solteiro fazer minha própria comida cuidava da minha própria roupa vivia solteirão pensava inclusive que não tinha um dom do celibato até o dia que eu vi minha mulher o que me deixou na friendzone por um ano sinal mas vamos deixar para lá dessas coisas e voltar aqui pronto a evangelizar vadinho de casa em casa pagando o evangelho já mencionei isso hoje de manhã aí uma era uma cidade de canavieira era uma cidade do onde moravam os trabalhadores que trabalhavam
numa usina chamada cucaú ah e tem muita plantação de cana você tava era cercado por plantações de cana uma noite eu acordei com o barulho de um rato roendo alguma coisa na minha despensa hoje eu acordei e fui lá na dispensas acende a luz não vi rato nenhum mas encontrei a prova do crime tinha alguma coisa ruim da lá eles até um rato aqui na aqui em casa pô ele sabe ele vai embora na noite seguinte acordei de novo com o mesmo barulho e fui lá na despensa acende a luz não procurei e não vi
errado não tinha rápido eu não tinha nada vai escolher e tudo encontrei nada e bicho voando minhas coisas e eu então resolvi pegar uma ratoeira fui na feira comprar uma ratoeira na meio com um pedaço de queijo botei lá e passou a noite toda no dia seguinte cheguei lá o queijo ter ido embora a do eu não tinha disparado nada e aquilo começou a me atormentar e ficou pior quando rápido começou a rua em meus livros eu disse agora é pessoal só pode roer minha comida mais livro não eu falei com os moradores da cidade
eles é pastor isso é um ratinho tamanho de uma barata é muito comum aqui nos canaviais a chamado catita um ratinho desse tamanho se eu nunca vai pegar ele com a ratoeira convencional você tem que tem uma ratoeira própria para ele também uma caixa de fósforo que o senhor você vai pegar eu consegui um rápido era dessa ar meio passei a noite para gente eu fiz tanto plano para matar aquele rato e pelas noites que eu passei acordado pelo bruno pelo dano moral né que o rato tinha me causado eu tinha planejado assim sessões de
tortura se eu pegasse vivo meia-noite pa instalou peguei acende a luz tava lá o bicho era tão rápido que a ratoeira pegou ele pela pata traseira ele tava vivo vivo vivo eu levantei diante dos olhos assim ó quem é oi gente aquele rato olhou para menino e aí e aí e eu não sei explicar o que é que houve mas é e eu acho que era misericórdia e eu simplesmente abrir a ratoeira e deixei o ratinho ou ir embora ele não merecia não merecia ele merecia ele foi apanhado em flagrante delito era culpado estava escravo
todo tudo aquilo aqui de roma nos refere os dois e uma três mas a misericórdia prevaleceu eu creio que é exatamente isso que paulo está dizendo aqui mais de deus sendo rico em misericórdia porque ele tinha todos os argumentos e todos os direitos e nos destruirmos condenar em sua santa ira por conta de tudo isso que nós somos e fazemos mas ele sendo rico em misericórdia e paulo acrescenta por causa do grande amor com que nos amou a bíblia diz que deus amou o mundo mas ele ama o seu povo com um grande amor com
amor salvador que não é estendido a toda a raça é em toda a raça todo ser humano que ele criou ele tem carinho ele faz o sol se levantar sobre todos a chuva abrir sobre o terreiro de todos ele abençoará com bênçãos materiais mesmo aqueles que não acreditam nele deus ama o mundo mas ele tem um grande amor um amor salvador especial por aqueles que são seus é por causa do grande amor com que nos amor para não tá falando do mundo e fazendo nos nós que cremos nele por conta do grande amor com que
nos amou o estudo nos mortos em nossos delitos paulo aqui joga em relevo esse amor de deus ele nos amou com grande amor quando nós estávamos mortos nas nossas transgressões e desobedientes a deus desafiando a deus ele quer mostrar o grande amor de deus e a sua misericórdia esse amor nos é dado quando nós estávamos ainda mortos em nossos delitos e o que é que deus fez aí vem final do verso 5 ele nos deu vida juntamente com cristo ele podia ter nos dado condenação ira mas na sua grande misericórdia sendo rico em misericórdia e
por causa do grande amor com que nos amou ele nos deu vida juntamente com cristo e ele conclui pela graça sois salvos é isso que é graça é exatamente isso aqui é deus estendendo misericórdia e amor salvador a um povo que está debaixo da sua ira e que merece a condenação eterna por todas as suas transgressões é isso que a graça de deus é isso que a misericórdia de deus norte como ao descrever o que deus fez e na sua misericórdia no seu amor e na sua graça conosco paulo reverte os efeitos da queda e
da depravação nós estávamos mortos que foi a primeira coisa da lista do verso 1 até o resto três nós estávamos mortos mas deus agora nos deu vida e ele explica que essa vida juntamente com cristo ou por causa de cristo ou em virtude da nossa união com cristo e paulo vai explicar isso ele tinha explicado isso na verdade no capítulo primeiro de que na morte e na ressurreição de cristo deus nos uniu ao seu filho de forma que ele é o nosso representante a história de cristo é a nossa morte dele é a nossa ressurreição
dele é a nossa portanto eu só posso receber vida porque cristo ressuscitou por mim ele morreu por mim e ele ressuscitou por mim deus me deu vida juntamente com cristo cristo é a fonte a origem da vida chá da vida eterna que deus graciosamente consegue a seu povo nos deu vida juntamente com cristo segundo verso 6 juntamente com ele nos ressuscitou e quando cristo ressuscitou dos mortos triunfante no terceiro dia ele venceu o mundo ele venceu o diabo e ele venceu o pecado e ele venceu a morte e nosso unidos a cristo na sua ressurreição
igualmente vencemos estas coisas nós estávamos escravos do mundo escravos no escravos do diabo escravos da nossa carne mas agora em cristo deus nos ressuscita ele nos liberta ele quebra os grilhões que nos amarravam os grilhões moraes grilhões espirituais espirituais negativamente falando as prisões da nossa condenação e da nossa culpa em cristo isso tudo é rompido quando ele ressurgiu dentre os mortos e nós juntamente com ele nós estávamos mortos agora temos vida éramos escravos agora resto retos final do verso 6 e no face e nos fez assentar nos lugares celestiais em cristo jesus a bíblia diz
que cristo está assentado à direita de deus do trono da majestade nas alturas o lugar à direita do rei é reservado o príncipe eleito o príncipe que vai ajudar todas as coisas que vai ajudar o mundo vai herdar o reino cristo está assentado à direita de deus depois de ter feito o trabalho de redenção depois de ter ressuscitado dos mortos se exaltado e glorificado ele se assenta a direita de deus e há de vir e nós estamos assentados com ele à direita de deus pai que é o lugar do filho de deus isso significa que
nós não somos mais filhos da desobediência e filhos da ira nós somos agora filhos de deus assentados à direita de deus em cristo jesus você percebe como em cristo deus e suas reverte toda obra ou todos os efeitos da nossa condenação da queda e dos seus efeitos sobre nós mortos escravos filhos da ira agora vivos ressurretos e livres e filhos de deus é isso que é graça e a pergunta a ela o porquê que deus fez isso uma vez que ele eu não tenho nenhuma não era compelido por nada é do seu caráter santo justo
e verdadeiro para fazer isso a resposta tá no verso 7 introduzido pelo pará que indica condição o indica motivação para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em cristo jesus eu sei que paulo já tinha dito que deus faz isso porque ele é rico em misericórdia pelo grande amor com que nos amou e por causa da sua graça mas é que ele acrescenta o motivo final a razão última pela qual deus faz todas as coisas a motivação suprema para todos os atos divinos deus sempre procura a sua própria
glória ele sempre procura a sua própria glória essa é a maior motivação que a em deus e se fosse em mim seria pecaminoso porque se eu buscar a minha glória eu vou descobrir que sempre tem gente mais bonito que prega melhor que sabe mais é mais inteligente e mais capaz do que eu então para um ser humano para uma criatura limitada marcada pelo pecado buscar sua glória isso aí próprio isso é imoral isso é pecaminoso mas deus é o único não tem ninguém semelhante a ele nem ninguém maior do que ele portanto ele pode livremente
buscar a sua própria glória na verdade ele faz todas as coisas para sua própria glória é se esse é o motivo que paulo coloca aqui depois de dizer no verso 6 nos versos 5 e 6 que deus interferiu que deus nos salvou mudou toda a nossa situação ele dá um motivo para deus mostrar nos séculos em do e no mundo que está por vir no mundo que se aproxima no novo céu e na nova terra para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça para conosco em cristo jesus isso significa que todo plano
da redenção encontra sua consumação aqui e aqui está a resposta para a pergunta que as pessoas sempre fazem e a bíblia só tem essa resposta por quê que deus criou o mundo para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua glória por que que ele botou adão no paraíso sabendo que adão e a pecar para mostrar nos séculos futuros a suprema riqueza da sua glória mas porque que ele deixou o homem cair para mostrar dos séculos futuros a suprema riqueza da sua glória e por que que deus então ele não podia ter parado mal
impedido toda essa coisa por que que ele não fez isso para mostrar nos séculos futuros a suprema riqueza da sua glória é porque o plano da salvação para mostrar os séculos futuros a suprema riqueza da sua graça da sua glória para conosco em cristo jesus essa razão pela qual deus criou o mundo ele colocou adão sob teste permitiu a queda do homem permitiu a entrada do pecado no mundo mandou seu filho ao mundo que foi crucificado e ressurreto e pelo espírito santo hoje pelo evangelho ele chama o povo para o seu nome para que tá
aqui no final todos toda a criação se curve diante dele diga que deus gracioso que deus maravilhoso que deus sábio que plano sábio maravilhoso concebido por esse deus e todos o adoraram de eternidade a eternidade amém e depois que vocês viram reformado para me dizer amém com mais força né oi pode falar meu irmão glorificar de pé mesmo né vamos dizer bem e com a permissão do pastor paulo naturalmente né e amém e são paulo tira três conclusões aqui e eu vou correr para elas primeira conclusão verso 8 a pergunta é no verso 7 em
que sentido nos séculos vindouros a suprema riqueza da graça de deus ficará evidente a ponto de que todos os glorifiquem resposta do verso 8 porque pela graça sois salvos e mediante a fé e isto não vem de vós é dom de deus é por isso que a graça dele vai ser exaltado e glorificado porque é pela graça que vocês são salvos da condenação que vocês mereciam o que está descrita nos versos um dois e três e essa salvação ela é dada gratuitamente pela fé e isso que inclui a fé o isso aqui no grego está
no neutro feminino em grego portanto o estilo aqui se refere a salvação que compreende inclusive a fé para receber lá todo esse sistema todo esse plano não vende vocês é um dom de deus dom gratuito algo que é dados em se querer nada em troca a do que é dado espontaneamente incondicionalmente e isto não vem de vós inclusive a fé não vem de vocês é uma dádiva de deus é um dom de deus por conta da sua misericórdia e do grande amor com que nos amou e resultado da sua graça essa é a primeira conclusão
de paulo ou seja que a salvação é pela graça não é por obras por mérito pelas razões já expostas agora segunda conclusão tá muito é consequência da primeira tá no verso 19 não de obras para que ninguém se glorie se eu pudesse chegar no céu e dizer o que de alguma forma eu participei início aqui de um ser obrigado a repartir a glória dele comigo e se eu chegar no céu e dizer assim eu tô aqui porque eu escolhi eu tô aqui porque eu tomei a decisão e você vai dizer isso porque você deus não
vai tomar essa decisão por você você vai tomar essa decisão não é a que eu gosto de lembrar a ilustração do que meu sogro sempre usa e sempre usava quando ele queria explicar essa questão toda aí ele dizia mandava a gente imaginar uma rua bem movimentada e onde tinha uma porta imensa muito alta aberta e no alto da porta dizendo vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei convite feito a todos todos são convidados porta tá aberta venham vinde a mim todos os todos venham creio sejam perdoados reserva perdão
de pecados deus chama vocês passa uma pessoa óleo né quero saber disso é coisa de crente vai embora outra pessoa para botar a cabeça olha assim né vai embora outra pessoa chega se encosta lá fica lá um beijo dois vai embora aí chega um diz assim vinde a mim todos vós que está concorre isso é para mim é exatamente isso e eu escolhi entrar e a pessoa entra quando ela entra do lado de dentro em cima está escrito só pode vir a mim aquele que o pai trouxer e você só entrou porque deus me trouxe
você entrou mas depois que você entrou você olhar para trás e cai de joelhos eles de deus se o senhor não tivesse me chamado se eu não tivesse muito persuadidos isso eu não tivesse me iluminado me atraído com cordas de amor eu nunca tinha entrado antes parece uma decisão sua eu decido eu quero e você entra mas quando você entra e olhar para trás você cai de joelhos em adoração e disse deus é só pela graça só pela graça que eu estou aqui hoje só pela graça que eu estou aqui hoje não de obras para
que ninguém se glorie ei toda glória é de deus última conclusão de paulo verso 10 por quê que ninguém se glória é porque nós somos feitura dele palavra feitura grego poema e nós somos a obra de arte de deus o mundo é maravilhoso mas a obra de arte de deus é igreja somos o seu poema nós somos feitura dele e criados em cristo jesus para boas obras porque essa altura paulo já imagina alguém pode dizer o seguinte o dia que você tá falando aí paulo como fica assim as ações humanas como é que fica o
meu comportamento vai que eu creio nisso que é pela graça e perdão é por obras e tudo mais e aí eu vou me sentir à vontade para viver uma vida de pecado pode não porque deus nos criou em cristo jesus para boas obras nós não somos salvos pelas obras porém não somos salvos sem elas e elas fazem parte da fé salvadora elas fazem parte da graça quando deus muda o nosso coração nos liberta da carne do mundo e do diabo ele introduz um novo princípio de vida e nós que nos leva obedecer a deus graciosamente
voluntariamente como expressão de gratidão de amor a deus não para ganhar a salvação porque claramente é pela graça mas para viver em gratidão a deus fomos criados para as boas obras e olha como ele termina o que deus de antemão preparou para que andássemos nelas para ser no pensar que as suas boas obras são alguma coisa de você até elas deus já preparou de antemão para que você andasse nela por que que deus faz isso para que fique claro que é pela graça do começo ao fim a graça me salvar a graça me transforma ela
me faz andar em boas obras a grossa me leva a deus em gratidão e a graça me levará para o reino eterno do meu senhor e salvador jesus cristo você crê nisso amém ficamos de pé vamos orar a deus nesse instante e e a ti toda glória senhor bendizemos o teu nome o e queremos já não se preparar para nos séculos vindouros anunciar a suprema riqueza da sua graça para conosco em cristo jesus nosso salvador por meio de quem tudo é que damos graças por que tua misericórdia nos alcançou pelo grande amor com que o
senhor nos amou se alguém aqui essa noite lutando contra a culpa dos seus pecados lutando contra uma consciência que o condena senhor abre os seus olhos para ver a tua graça o teu perdão e a tua misericórdia se há pessoas que aqui nessa noite não compreenderam uma graça e tentam se justificar diante de ti ganhar o teu favor através da sua moralidade das suas ações só deus faz com que a visão da graça soberana de deus expulse todo mérito humano do seu coração e nós oramos também por aqueles que não entenderam a graça de deus
receiam abusar lá o que estão abusando da graça sem perceber que a graça nos leva as boas obras abre o coração para que nós vivamos um equilíbrio santo da tua palavra livra senhor a igreja brasileira do falso evangelho do legalismo das obras dos usos e costumes e nos ajuda a viver plenamente a graça que nos é oferecida mediante o teu filho jesus por meio de quem nós oramos agora amém vocês podem sentar deus abençoe irmãos obrigado pela paciência e aí [Aplausos] e aí e aí
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