Virtudes cardeais e partes da alma

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Victor Sales Pinheiro
As virtudes cardeais da temperança, fortaleza, prudência e justiça, articuladas com as dimensões da ...
Video Transcript:
a filosofia é amor a sabedoria e E aí o importante é o conjunto de respostas que homens muitos sábios deram as questões humanas fundamentais e não a questão mais fundamental do que entender o que é o ser humano como funciona a alma humana a medicina cuida do corpo e estuda o funcionamento orgânico das nossas dos nossos órgãos a filosofia era considerada uma espécie de mãe da Medicina porque cuidava da mãe do corpo que é a alma que é o nosso estado afetivo intelectivo e sensitivo é um Platão observou e depois organizado por Aristóteles depois que
a nossa alma tem três partes uma parte baixa uma parte intermediária e uma parte alta a parte de baixo é a parte da sensibilidade que é simbolizada pelo baixo ventre e o baixo-ventre o abdômen está entre o estômago e a genitália o estômago são os nossos desejos de vida individual de comer eu tenho fome e sede para me alimentar e para continuar vivo a genitália é o meu desejo de vida coletiva porque eu sacia o apetite sexual Mas eu também posso procriar a partir daí então são desejos instintivos e natos e imanentes e muito ligado
ao meu corpo a sensibilidade que eu tenho e a essa faculdade básica a uma virtude que a virtude da temperança porque essas faculdades elas me dão prazer eu sou inclinado a querer comer muito mais do que eu deveria eu estou inclinada a ter relações sexuais muito mais vezes em contextos que em tese não deveria eu não gostaria então um prazer tem um risco de nos aprisionar o prazer deve ser portanto temperado e da temperança a segunda parte da Alma seria simbolizado pelo tento que essa parte forte que está ligada a afetividade a honra ao dever
a responsabilidade ao desejo de poder mas não poder para dominar o poder para servir para obedecer ao bem comum para cumprir o nosso papel EA virtude correspondente essa parte intermediária do peito ela abertura da Fortaleza da resistência ao desconforto da Coragem como superação da Paixão do medo era uma virtude muito ligado na antiguidade a atividade dos guerreiros a prática Militar da Guerra em que eu não posso sucumbir ao medo a angústia A incerteza Então essa é uma parte já superior a parte baixa porque não é mais o nosso corpo simplesmente vibrando diante de coisas que
o apetece mas já é a nossa alma subindo para um patamar de dignidade de honradez e mesmo de humanidade a unidade porque os animais também têm fome CD desejo sexual no animais também tem apetite sexual dos animais também salivam diante de um alimento diante de uma comida qualquer só que um homem não é simplesmente um animal com honra o homem também tem um desejo de perfeição um desejo de verdade um desejo de Plenitude que é a nossa parte alta da cabeça Então veja do baixo-ventre estômago genitália Subimos para o peito e do peito para cabeça
a cabeça simboliza a parte alta da nossa alma cuja virtude EA sabedoria tanto a sabedoria até órica de contemplar a verdade do mundo pelas ciências e pela filosofia quanto a sabedoria prática de determinar como nós devemos agir tomar decisões conversar nos aconselhar nos com as pessoas mais sábias e esse desejo de perfeição ele ele é a dimensão Divina do homem qualquer dimensão que a partilha com seres mais elevados que são os próprios Deuses então a virtude aqui é exatamente conhecer a verdade e viver a verdade e essa é a dupla dimensão da sabedoria sabedoria teórica
científica EA sabedoria prática o Moral da virtude da Ciência da Inteligência a virtude da Prudência e essa virtude é muito fundamental Mas você sabe que são quatro as virtudes cardeais eu falei a temperança da Fortaleza o coragem e da Prudência mas a a virtude da justiça e a justiça nada mais é do que a prudência nas relações interpessoais nas relações sociais a definição clássica de justiça é dar a cada um o que lhe é devido segundo uma proporção então a prudência é quando eu respeito os seus direitos quando eu atendo aos Tratos e os combinados
quando nós nos comunicamos e nós cumprimos os acordos e tu tá ligado à justiça o quê a eva os outros e que eu espero que os outros de vão a mim então percebam que isto é uma lição de Sabedoria moral profunda que a gente pode aprofundar a cada vídeo que Platão desenvolve o filosoficamente numa obra-prima chamada república e no meu livro A crise da cultura EA ordem do amor ensaios filosóficos que eu desenvolvo muito dessa sabedoria tradicional eu trato disso no ensaio chamado a animalização do homem animalização do homem nada mais é quando a gente
inverte os polos dessa hierarquia natural e torna a parte baixa da Alma o centro da nossa personalidade e passa a lutar com honra e dignidade para atender a parte baixa e a razão passa acesso sublimação das paixões Se você pegar um filósofo moderno como David Rio é o Thomas Hobbes por exemplo são opostos dessa tradição clássica e se deram que a razão no caso de Rio por exemplo é a prostituta das paixões a razão seria a sublimação das paixões é como se a razão fosse responsável por fornecer subterfúgios ou desculpas muitas vezes farrapadas para os
nossos desejos baixo e nós dirigimos sistemas Morais e jurídicos e políticos para viver como animais para viver de acordo com as vibrações do corpo e satisfazendo maximamente os nossos apetites da cama e da mesa e não revestindo a cama EA mesa Portanto o sexo EA comida e uma significação cultural e social mais elevada pela linguagem pela cultura pela religião pelo direito tá animalização do homem essa brutalização e esse primitivista em que a sociedade decadente se encontram como a nossa segundo diagnóstico do Mário Ferreira dos Santos que é um dos autores que usam neste ensaio se
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