Censo agropecuário: o que é, sua estrutura e para que serve • IBGE Explica

16.02k views639 WordsCopy TextShare
IBGE
O que é censo? E o que é censo agropecuário? O que caracteriza um estabelecimento agropecuário? E os...
Video Transcript:
Olá! Sejam bem-vindos ao IBGE Explica! Hoje o assunto é o Censo Agro.
Muito se fala de Censo. . .
quando se fala de IBGE logo se pensa em Censo. Mas o que é? Censo é o nome que se dá ao tipo de pesquisa estatística em que há um levantamento de dados importantes para a compreensão da realidade de todo um determinado universo.
Por exemplo, no Censo Demográfico de 2010, o IBGE visitou todos os cerca de 58 milhões de domicílios espalhados por todo o Brasil. Em 2017 será realizado o Censo Agro. Nesse caso, são visitados todos os mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários.
Vamos definir o que é um estabelecimento agropecuário? É toda unidade de produção ou exploração dedicada a atividades agropecuárias, florestais e aquícolas, seja para venda ou subsistência, independentemente de seu tamanho ou de sua localização. Isto significa que o Censo Agro não se restringe a áreas rurais, pois estabelecimentos com essas características também estão presentes em perímetros urbanos.
É a principal e mais completa investigação estatística sobre a estrutura e a produção agropecuária do país, setor importantíssimo tanto em termos sociais quanto em econômicos. Para se ter uma ideia, o relatório "Perspectivas Agrícolas 2015-2024", elaborado em conjunto pela FAO e OCDE, indica que o Brasil será, na próxima década, o maior exportador de alimentos do mundo! As perguntas do Censo Agro abrangem, desde características do estabelecimento, da área e da produção, até aspectos relacionados ao próprio produtor e aos trabalhadores.
São muitos dados pesquisados! Essas informações permitem avaliar a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira, gerar estudos sobre a expansão das fronteiras agrícolas, compreender as transformações que resultam das inovações tecnológicas, além de enriquecer a produção de indicadores ambientais. Isto é particularmente importante no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Afinal, os resultados do Censo Agro são fundamentais e insubstituíveis para análises comparativas de indicadores agropecuários e ambientais entre os órgãos nacionais e internacionais, além de serem essenciais para avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, desenvolvimento de projetos e decisões de investimentos públicos e privados. Seus resultados permitem ainda a análise de diversos recortes territoriais. O primeiro recenseamento da agricultura realizado no Brasil ocorreu em 1920 e desde então foram realizados mais nove recenseamentos.
Como na vida, o Censo se adaptou ao longo do tempo, ele se ampliou, buscando acompanhar as modificações verificadas no cenário rural, referidas às interrelações entre sistemas produtivos, expansão agrícola, mecanização, política fundiária e produtividade. Além disso, importantes mudanças metodológicas e tecnológicas foram feitas para melhorar a qualidade dos dados e dar mais agilidade na divulgação de seus resultados. Que tal alguns dados do último Censo Agropecuário, ocorrido em 2006?
Entre o Censo Agropecuário de 1995 e o de 2006, a área e a produção de soja passaram respectivamente de cerca de 9,5 milhões de hectares e 21,5 milhões de toneladas para 17,8 milhões de hectares e 46,2 milhões de toneladas! Ele revelou que os estabelecimentos com mais de mil hectares representavam em torno de 1% do total de estabelecimentos agropecuários no Brasil e ocupavam 43% da área total desses estabelecimentos, enquanto aqueles com menos de 10 hectares eram cerca de 47% do total e ocupavam apenas 2,7% da área. O Censo Agro de 2017 acontece a partir de outubro e vai até fevereiro.
São mais de 27 mil pessoas envolvidas nessa megaoperação! Se todos os envolvidos formassem uma cidade, ela teria uma população maior do que a de 4. 286 dos 5.
570 municípios existentes no Brasil. E se você é um produtor agropecuário, não deixe de receber bem o recenseador e responder corretamente às perguntas. Isso nos ajudará a retratar fielmente esse setor tão importante no nosso país.
Ficamos por aqui! Gostou do vídeo? Então curta e compartilhe.
Não deixe também de assinar nosso canal e nos ajudar a disseminar informação pelo país. Até a próxima!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com