tem algumas questões aqui eh que dizem respeito ao estudo da crítica do direito no ensino jurídico então de que forma é possível trabalhar a crítica do direito no ensino jurídico de que forma os estudos marxianos na área eh do direito se dão Se você pudesse trazer um pouco essa vertente porque eh existe um senso comum de que pesquisas reflexões acadêmicas marxianas ou marxistas se dão mais nos âmbitos das Ciências Sociais história economia Então você pudesse falar um pouco talvez dos seus queridos orientandos e de que forma isso se dá no Brasil eu tive a felicidade
de ser professor bastante jovem em duas faculdades de direito da USP que é a minha casa e uma maqu quando eu comecei dar a dar aula se dizia claramente enfim Marxismo não tem no direito só tem nas ciências humanas de modo geral Ciências Sociais filosofia história geografia eh não estou feliz com o que eu vou dizer agora só estou mais triste ainda enfim E conforme os anos foram passando fui percebendo que não tem no direito e agora cada vez menos tem também na cências sociais nas ciências humanas de modo geral ou seja aquilo que era
uma exclusividade jurídica passou a ser pauta comum de todo o mundo das ciências humanas cada vez menos se vem professores marxistas nas universidades e alunos com uma visualização de esquerda embora também haja uma peculiaridade havia massas de esquerda com um certo gosto pelo Marxismo hoje nós temos massas de direita porque vejam que as pessoas têm gosto em dizer que cada um tem a sua verdade enfim cada um tem o seu Horizonte de mundo e portanto é um uma PEC particularidade de formação dos nossos tempos conservadora mas os que são marxistas são resistentes e por Portanto
tem uma casca mais grossa porque no passado havia muito marxista que era marxista porque todo mundo era então a moda tornava a pessoa frágil Hoje os que são coitadinhos apanham dos outros então é quem quem é marxista seja no direito na filosofia nas Ciências Sociais e nas ciências humo de modo geral é um bravo resistente na psicologia na educação todas as áreas Artes eu tô dando aqui por exemplo só como exemplo na engenharia então na nas Fas da vida é uma pessoa é um quase masoquista né enfim então antigamente perguntava por que que só o
direito não não tem leitura crítica A pergunta é no geral Por que nosso tempo não tem leitura crítica de mundo de tal sorte que o Kim disso aqui eu tenho aqui alguns queridos orientandos meus de Mestrado doutorado que hoje tem praticamente não é que aumentou o número de juristas marxistas mas como resistiram nesse número em termos de proporção capaz de ter mais Marxismo no direito do que fora do direito né então acaba uma peculiaridade a pergunta não é pro direito a pergunta é para todo mundo Universitário que se tem estabelecido como forjar para pessoas da
Universidade alunos docentes aqueles que estão vinculados ao mundo acadêmico como como forjar o interesse por uma perspectiva crítica A pergunta fundamental é que o nosso tempo como todos os tempos ele tem uma estrutura lógica de fabricação das subjetividades Este é o fundamental Nós não somos assim porque Acordamos de manhã e escolhemos ser assim há 15 anos atrás eu disse que eu comecei a dar aula na universidade cedo se eu estivesse dando aula 15 anos atrás meus alunos estavam sem barba 15 anos passados meus alunos estão com barba daqui 20 anos vão tá talvez sem barba
de novo resultado Por que todo mundo descolado usa barba porque é moda porque por todo mundo desculpa eh alguns outros não enfim é É ou porque não usa barba porque até moda também o que eu quero dizer é o seguinte os parâmetros do que nós fazemos ou não fazemos não são escolhas individuais é um pedacinho da gente que parece ser escolha individual Porque mesmo nesse parâmetro não pode usar barba Como como o King usa pode usar barba de outro jeito enfim não é igual cada um escolhe Olha o seu eh mas o fato é que
nós temos constituições que não vão simplesmente no gosto estético elas vão pro horizonte de mundo de todos nós Um deles que para quem é da universidade é praticamente nocivo é dizer que o mundo não tem verdade é justamente o Marxismo uma um dos baluartes da luta pela verdade o Marxismo não é mais uma interpretação de mundo Marxismo se pretende busca efetivamente a descoberta da realidade concreta da sociedade capitalista da sua sociabilidade portanto nós temos um Horizonte para o qual nós não estamos fazendo e bosquejos de mundo enfim esboços da realidade nós estamos agindo no mundo
Ou seja quando eu quero entender o que é uma classe social não é para fazer dissertação de mestrado é para lutar por uma sociedade transformada na qual não haja mais classe exploradora e classe explorada ou classes exploradoras exploradas a depender do gosto o fato meus senhores é que para o Marxismo o conhecimento teórico não é simplesmente para fazer teoria ele tem uma implicação prática mas o mundo de hoje é um mundo bem assentado E por que as pessoas querem fazer teoria não é também porque é mais legal porque quando escuta uma coisa dessa o mundo
está aí com a exploração na porta e você está fazendo teoria a pessoa sente um certo constrangimento a pessoa é só teórica porque é mais confortável não dá trabalho nunca ela erra nunca ela culpa dela que o mundo esteja dessa desgraça ela é sempre alguma coisa diferente do outro vejam todo mundo tem uma crítica fazer alguma coisa vejam é o ar das das pessoas hoje na sociedade contemporânea todas as pessoas fazem o ar Blazer enfim é até em cidade minúscula o cara não cumprimenta o outro na rua por quê Porque é um sinal de ser
cool enfim é eu eu sou indiferente a tudo que que é isto gente essa indiferença do mundo é um estado para dizer eu não sou responsável por nada e também vou dando cotovelada nos outros é por causa dessa estrutura que chega um dia à universidade e também não pensa nada que seja útil o intelectual também não pensa em nada que seja fundamental ele vai dizer ah mas eu penso em alguma utilidade Eu Discuto aordo pelo do ovo de tal então ele encontra uma utilidade para isso mas vejam é minúsculo o que se faz A grande
questão é como animarmos uma nova geração para o pensamento crítico dificuldade fundamental a universidade é de classe média e como a Universidade de classe média ela tem as esperanças da classe média e tem as tragédias da classe média ou seja ela visita o pobre chora junto com o pobre e volta para casa portanto é um mundo peculiar Claro a maioria do mundo visita o pobre mata o pobre enfim e põe uma medalha no peito quem chora com o pobre já já é meu irmão disparadamente Enfim uma pessoa que ainda chora com o pobre mas A
grande questão do Marxismo é como estabelecer e da crítica de mundo é como estabelecer o compromisso com os explorados do mundo que se dê tanto no plano teórico quanto no plano prático como estabelecer essa junção de teoria e prática como sensibilizar as pessoas e nós só temos meus senhores as armas de sempre as armas de sempre não mudam em um certo nível Se as pessoas se sensibilizam pelas ideias é mostrar as ideias da crítica Ou seja é fazermos esse esforço de formiguinha o Kim falou aqui são quatro Esse é o quarto encontro marxs eu dou
aula nos dei aula nos quatro encontros os três aqui em São Paulo e o outro no de Janeiro nesses encontros é falarmos temos aqui centenas outras centenas depois vai pra internet depois vai os os outros vão vendo etc e tal e a possibilidade das pessoas se sensibilizarem com isto porque também tem mais um dado a origem de classe explica a formação da pessoa mas não explica necessariamente que ela tenha desatado para aquilo ou para aquilo outro tanto que a ideologia estrutural do capitalismo é a mesma para ricos e pobres Essa é a tragédia do mundo
Ou seja pobre que pensa como rico negro que pensa como Branco homossexual que é homofóbico mulher machista e essa é a tragédia da nossa sociedade de hoje então como melhorar este mundo no geral como modificar este Horizonte no plano ampo alguém vai dizer ah mas nos momentos de crise as pessoas choram mas a crise do mundo tem sido uma crise que atinge diretamente as classes trabalhadoras a classe média continua ainda protegida por algum umas alguns confortos eu quero dizer a todos como ensinar Justiça no Mundo injusto em primeiro lugar é fazendo esse trabalho de resistência
teórica e de avanço no mundo muita gente diz o seguinte Ah vamos abandonar a crítica e vamos dialogar conforme os outros para buscar alguns descontos para isso serve o Eng e o c ou seja se nós consideramos que o mundo é estruturalmente explorador devemos continuar nessa toada e ainda que esta toada não seja moda é preciso insistirmos no fato de um pensamento crítico mais profundo do que a média um dia a humanidade amadurece porque observem os senhores e as senhoras que nós vivemos hoje em tempos de adolescência intelectual da humanidade isso não quer ser ofensa
a adolescência longe disso mas quer dizer que as pessoas têm um hábito de leveza adolescente que se estende dos 10 anos de idade porque 10 anos toda criança já é adolescente ela não quer mais ser criança enfim ela não quer usar roupinha de criança ela que já é uma menina quase adulta e com 60 anos a pessoa adolescente ainda e daqui a pouco com 70 80 enfim eh vai avançando com a com com adolescência geral resultado as pessoas têm teoria conforme mudam de roupa aí sim a barba serve Ah é moda ter barba muito bem
é moda ser marxista muito bem é moda não ser muito bem também meus senhores eu penso que é preciso que nós deixemos de ser adolescentes no nosso mundo que é adolescente ou seja seja é Preciso olhar com aquilo que nós tenhamos de mais profundas rugas das nossas expressões de tristeza do mundo e dizer Esse Mundo Continua explorado esse mundo continua no na angústia profunda das pessoas estarem na injustiça e não saberem que estão porque a pior das tristezas é essa enfim hoje as pessoas estão exploradas e tem uma latinha de cerveja na mão e curtem
no Facebook e saem paraa balada resultado a exploração faz uma geração de pessoas robotizadas que nem para ser o explorado de décadas passadas que fala eu sou explorado eu te odeio hoje a pessoa curte enfim é na mesma balada que vai o trabalhador vai o patrão as mesmas minas que ele quer catar o outro também quer catar e vejam expressão catar mina enfim etc e tal churra serve mina nisso resume um mundo Universitário médio enfim vejam que forró universitário sertanejo universitário representam uma modidade universitá quer dizer o pior tipo de música para qualquer ramo musical
Enfim então o que é a filosofia Universitária o pensamento Universitário é o equivalente ao sertanejo universitário enfim é não vejo grande esperança nisso A grande questão é que os explorados do mundo possam Em algum momento ultrapassar o limite da sua própria indigência interpretativa ideológica essa indigência interpretativ ideológica é esta que é feita pelas grandes máquinas da ideologia todas as pessoas se instruem pela internet a internet por mais que tenha bilhões de páginas elas falam mais ou menos a mesma coisa raramente alguma coisa fala diferente e se fala ninguém sabe chegar a elas também não é
que não sabem não querem chegar a elas o mundo se instrui pela página um do Google de qualquer assunto Enfim então é o horizonte de compreensão do mundo um dia as classes trabalhadoras podem tomar e os explorados do mundo podem se dar conta de que só com essas ferramentas eles estão se afundando e todos estão se afundando cada vez mais nessa hora quem sabe então aí aquela garrafinha com a mensagem que foi jogada ao mar alguém encontra abra ali a garrafa e faça disso alguma coisa ou seja em tempos de tragédia intelectual resistência meus senhores
Não é avançarmos com a moda mas pelo contrário é não estarmos na moda isto para entregar ao mundo essa mensagem inclusive da escola de Frankfurt os frankfurtianos achavam que o nazismo Estava acabando com qualquer crítica então disseram para que que eu sou filósofo para que que eu estou pensando a crítica para deixar uma garrafa pro mundo um dia o mundo pega essa garrafa entender o que dissemos se nós abandonarmos a luta Fazemos o que o mundo quer se nós comeamos a falar conforme que os outros querem aí nós não somos críticos nem revolucionários ou seja
andar na mesma toada apanhar violentamente do mundo porque os senhores imaginam eh o quanto ser socialista nos dias de hoje é um absurdo no mundo que cada vez vai se tornando conservador reacionário reacionário teológico enfim comunista é xingamento eh os piores jargões são possíveis para este mundo é resistirmos que os senhores inclusive cem cada qual Dê ao outro e todos nós venhamos a dar a nós mesmos muita força muita camaradagem nessa resistência volto a dizer aqueles que se põem para um pensamento crítico e uma luta crítica apanharam violentamente do mundo então sejam camaradas também nesse
sentido fraterno de dizermos nós nos apoiamos inclusive para avançarmos para apanharmos juntos e lamm nossas feridas para nos abraçarmos para mostrarmos inclusive aos explorados do mundo que a opção latinha na mão curtir no Face churras e serve mina essa opção é trágica para o explorado que acorda todo dia de manhã pega 2 horas de ônibus de trem de metrô para trabalhar passa um dia inteiro trabalhando na vida sem sentido para chegar à noite curtindo Face para chegar no sábado ir pra balada vejam é uma vida eh robotizada de ponta a ponta e para que serve
essa vida então quando a gente esclarece isso esclarece tudo as melhores coisas Inclusive inclusive para dizer você quer curtir balada no sábado à noite do jeito que você curte curta do pior jeito possível porque são 40 anos curtindo balada e 40 anos de infelicidade sem amor sem afeto sem carinho e com milhares de Manos e Minas enfim nas baladas da vida e quanto isto faz uma pessoa uma pessoa melhor portanto volto a dizer nós temos na leitura crítica de mundo a melhor leitura do mundo e por que a leitura é melhor porque Ela implica na
transformação estrutural da realidade então não tenham vergonha de serem minoria não tenham vergonha de pensarem o que a maioria não pensa pelo contrário tenham felicidade em lutar até o dia que a humanidade possa pensar então em poder se transformar e volto a dizer é que a humanidade não tem meios estruturais de saber disso porque são 99% do mundo explorados o dia que eu disser para uma pessoa que é melhor abraçar e receber um abraço do que catar na balada sendo que catar na balada sai no Face e 27 pessoas curtem e abraçar e ser abraçado
ninguém curte no Face não dia que a pessoa entende que o afeto é melhor do que a curtição de que trabal ar sendo proprietário do meio de produção e não sendo explorado é melhor no dia em que nós descobrirmos que um mundo sem racismo sem patriarcalismo machismo um mundo de todos iguais é um mundo melhor meus senhores não tem por 99% do mundo resistirem a isso é um caminho melhor portanto minhas palavras aqui aos que perguntam o que fazer do direito das ciências humanas é a esperança porque nós queremos que de fato o mundo seja
melhor ainda que o mundo não queira ver algo nesse sentido