oi boa noite pessoas muito boa noite bem-vindos a mais uma aula do curso de história da filosofia aqui do inef desta vez nós vamos falar sobre santo agostinho santo agostinho ou agostinho de hipona se você não quiser colocar ele o santo ainda o seu nome o juiz de fora é um dos personagens mais influentes da cultura ocidental e hoje eu tenho certeza que você vai adorar descobrir coisas que você não sabia sobre ele vai começar eu dou boa tarde aqui é a natasha já tá aqui no nosso chat de boa tarde eu quero fazer aquele
mesmo esquema que nós fizemos na aula passada que deu super certo a gente ficar empolgado eu pedi para que vocês se manifestassem assim quem estava aí e disse assim o nome e de onde veio mas eu queria incluir uma coisa hoje uma coisa hoje eu queria que você colocasse de onde você veio e o número correspondente à quantidade de obras que você assistiu já tipo e você viu pela primeira vez pode só um você foi pela eu duas aulas para são dois se você e o três aulas três se você viu as as 10 aulas
bota 10 e eu não entender nada quando lerem mas mas vai ser uma piada interna nossa aqui vai ser uma piada interna nosso filho bota aí bota de onde você veio e o número correspondente à quantidade de aulas que você já assistiu aqui no curso 10 duas uma se você é a primeira vez que você tá vindo aqui bota de onde você veio e o número um ou não eu vou saber que você é novato aqui e eu vou te cumprimentar tudo bem vamos nessa então eu tô gostando de ver hein tô gostando de ver
ó a gente vai falar sobre santo agostinho e deixa apresentar para vocês eu te apresentar para vocês o nosso sumário o nosso maior seguinte oi gente vai falar sobre a doutrina da salvação do santo agostinho para quem está habituado aqui aula passada essa menina altura não é nada nova se você não está habituado essa nomenclatura eu sugiro que você assista primeiro aula passada para depois vir para essa vai fazer muito mais muito mais sentido fala 10 fala também sobre a epistemologia do santo agostinho você já teoria do conhecimento como é que ele concebe a relação
entre a nossa capacidade de conhecer e o mundo como tal a gente vai falar sobre uma noção e surgiu própria mente com o cristianismo e na figura central do santo agostinho que a noção de interioridade a verdade está dentro de nós sabe isso então suja aqui eu vou te mostrar como e também vou falar sobre a teoria da história que ele está aqui também tá aqui no santo agostinho e que deu origem a toda uma concepção do modo como a gente se relaciona com a história a taxa você que fez história você certamente viu isso
na faculdade o bicho na faculdade então olha só quanta coisa interessante eu sentei os conceitos que mais influenciaram para além do cristianismo beije sem entrar nos conceitos que propriamente são cristãos pelo time porque o que interessa aqui para nós e nos entender em relação aos pensadores não entender o dispensadores de eles mesmos então é isto lembrando que nesta etapa da aula eu faço aquele eles anúncios e o que nós estamos provendo assim para você e agora eu começo com se você enxerga valor no que nós fazemos é claro a dentro das suas possibilidades econômicas considere
em nosso apoiador nossa comunidade só aumenta lá no cá tarde o link está aqui embaixo tanto na descrição do vídeo quanto no primeiro comentário que é meu aqui falar o link do card pode doar qualquer quantia a partir de cinco reais correspondente ao valor que você enxerga na gente e as suas possibilidades econômicas de você é muito bem-vindo para ser nosso apoiador os apoiadores tem direito e pertencia a um grupo do telegram exclusivo o material escrito semanal sobre as aulas que é de aprofundamento mais se você não tem possibilidades econômicas de nos ajudar a outras
maneiras de nos ajudar claro curtindo esse vídeo com bastante para quem você quer e se você quiser consumir mais conteúdo tem conteúdo para você passa o instagram arroba isso não é filosofia cujo tem que tá aqui embaixo também a disposição e o eu quero anunciar que a gente tem um novo ciclo agora de tirar dúvidas a gente faz um ciclo de tira-dúvidas lá no instagram das aulas que nós estamos aqui hoje amanhã começa um ciclo professora fabiana professora fabiana e é dona proprietária do instagram estudo de filosofia de água dicas de estudos da enfim concelhos
onde ela faz comentários e ela faz lá eles muito interessante com pessoas que fazem filosofia ela é muito muito querida no instagram por todos os alunos que a seguem e pessoas que descobrem também o com precioso é o conteúdo a professora fabiane amanhã a gente vai estar no insta mais filosofia no instagram tirando dúvidas sobre esta aula 5 da tarde então já vai lá no instagram o que você preferir também o telegram é um grupo aberto esse aqui onde eu coloco áudio e textos eu não consigo responder aqui no youtube e pode deixar você mais
informados sobre o que nós fazemos aqui em minas se isso não bastasse eu queria pedir para você uma coisa é uma pesquisa que a gente sempre deixa rodando sobre o que você acha de nós e do nosso conteúdo e o que você espera do nosso conteúdo é muito importante que você faça essa pesquisa não é obrigatório agudamente e nem vou te pagar nada por isso mas é um pedido que eu faço porque se você me diz o que você acha de nós é possível que nós melhoramos a cada semana entende que nós abastecemos ou direcionamos
nosso conteúdo para que a gente atenda vocês da melhor forma possível então cara se você não fez essa pesquisa você quer nosso apoiador você que nosso apoiador você não fez a pesquisa você também faça por favor porque eu também quero saber exatamente o que você acha o peixe mais delongas vamos a introdução aqui o nosso tema deixou esse vocês responderão a galera agora respondeu aqui tá vendo mais duas aulas ainda estou atrasada deixa natasha card é só que o hugo tá o ben 10 assistir a todos meu pai 10 também a natacha a natacha a
natacha é falando sério porque ela não só assistiu às aulas que participou das lives também é poços de caldas de 9 horas e tem ali um que está em grego pode está em greve esse aqui fala como é teu nome hello fala como é que é seu nome para onde é que você veio e fala quantas aulas você assistiu uma duas três quatro cinco bom essa introdução à santo agostinho agostinho de hipona beijo a gente deu pra entender santo agostinho tem que se inserir nós temos que nos inserir dentro de um período isso o disco
só não só idade média aliás antes da idade média propriamente dita a um período da história e abarca o helenismo e abarca o helenismo e adentra a idade média a densidade média esse período da história que abarca o helenismo e a dentro a idade média é chamado de patrística em relação aos cristãos em relação aos cristãos a gente tem uma nomenclatura que se confunde na literatura e eu queria esclarecer o que é dentro desse período que o rostinho se insere e é respondendo as questões típicas desse período que ele produz religiosamente e filosoficamente então você
tem que entender que período é esse é um os termos que designam que designam esse período bom então um dos termos é este o termo patologia patologia patologia significa o estudo sobre a vida as obras ea doutrina dos pais da igreja daí patrologia interessa-se mais pela história antiga incluindo também obras de escritores leigos e leigas 4g isso aqui é uma das ciências da teologia cristã se você for fazer teologia ou se você já fez teologia certamente você estudou patologia em algum momento da sua formação é diferente do que a gente também filosofia ou a gente
se refere a a patrística patrística a patrística é o estudo da doutrina das origens dessa doutrina suas dependências e empréstimos do meio cultural filosófico e da evolução do pensamento teológico dos pais da igreja ao passo enquanto que a patologia estudo sobre a vida e as obras dos que ajuda dos pais da igreja ou seja dois indivíduos que tomaram a igreja a patrística é o estudo da doutrina como um todo tende a quando a gente estuda filosofia a gente tô geralmente já patrística a doutrina como um todo e quais foram as respostas filosóficas e a doutrina
deu aquela respondeu os problemas aquela respondeu filósofos que compõem esse campo a gente dura patrística e não patologia mas pais da igreja pais da igreja opção afinal pais da igreja olha lá formação de pais da igreja é a seguinte e pode ser um escritor leigo é sacerdote um bicho onde que eu tô lei eu acho que eu tô religioso da antiguidade cristã considerado pela tradição posterior como testemunho particularmente autorizada da fé são as qualificações para ser um testemunho autorizado da fé ortodoxia de doutrina ou seja até a doutrina ali conforme a igreja amanda santidade de
vida que também é uma noção religiosa aprovação eclesiástica que também é uma noção religiosa de dentro da igreja e antiguidade só que a atividade que é interessante porque esse conceito de antiguidade não conceito de antiguidade a gente viu uma filosofia antiga atividade aqui para ser considerado um pai da igreja um fundador da igreja é isso aqui ó em relação ao acidente a igreja latina que tem várias outras igrejas naquele instante é o período que a partir da geração apostólica estende-se até isidoro de sevilha ó 560 oi para o oriente a igreja grega antiguidade e se
estende um pouco mais até morte de são joão damasceno assis e quase 800 ali ó 649 tá vendo então assim antiguidade antiguidade os cristãos é um conceito variável não gostei de variável modo que a idade média mesmo para efeitos de pensamento cristão ela só começa ali no século do século 89 em diante é que o 89 em diante vocês se recordam de que eu falei para vocês que o santo agostinho a rigor a rigor em termos estritamente cronológicos não é alguém pertencente a idade média alguém pertencente a idade média santo agostinho alguém pertencente a antiguidade
antiguidade acontece que no final da antiguidade houve a ascensão do cristianismo ah entendi que quando você ouve antiguidade talvez você só pense nos gregos e dos romanos mas no final da antiguidade houve a ascensão do cristianismo e consequentemente os pais da igreja entre eles agostinho de hipona o ponto de vista da religião o nosso santo agostinho vende então esse contexto é começar a compreender o santo agostinho quais foram as influências de santo agostinho a influência do santo agostinho foi a mãe dele a mônica ou para igreja a santa mônica a mônica é muito falada nas
obras de agostinho muito falada nas obras de agostinho aliás eu tenho que mencionar as obras de agostinho que utilizei para esta aula é uma olhada aqui eu acho que o livro de mais referência para quem faz filosofia na verdade um livro é uma coleção essa coleção aqui ó vou te pensadores uma coleção ali da década de 70 a década de 80 foi composta por especialistas em filosofia para traduzir para o português obras que até então não havia tradução para as quais não havia tradução é sobra um marco nos estudos de filosofia no brasil ela não
vende mais edições novos mas ela vende essas edições antigas em sebos sebos para quem não sabe são livrarias que vendem livros usados sebo esse aqui eu comprei num sebo e aqui a edição de santo agostinho em obra confissões opções tem obra de magistro ou o mestre ou o mestre usando essa obra essas obras eu estou utilizando também esta aqui acho que já é uma edição mais nova a medição da editora paulus editora os dois quer dizer uma um grande apanhado 2wish filósofos da patrística e essa aqui é uma junção de algumas obras do santo agostinho
eu mais ou menos não tá curtinho ela tive especialmente a exegese a interpretação exegese da bíblia essa aqui também utilizei principalmente para pegar aquela distinção entre patologia e patrística porque eu tô falando aqui tá aqui em baixo tá os links para os livros e também eu utilizei este livro aqui ó do harold bloom harold bloom onde encontrar a sabedoria assim se você gosta de literatura se você gosta de filosofia eu vou te dar uma dica tá se você não pode não ter esse livro a sua biblioteca fala mais fácil se eu fosse você eu teria
esse dinheiro na sua biblioteca e faz um apanhado dos principais pensadores segundo ele obviamente o rei dom a um crítico literário muito famoso e de onde nós podemos tirar lições de sabedoria e o último do livro aqui é o santo agostinho eu tirei algumas situações daqui também então assim do ponto de vista de um literato e que a sabedoria tanto dos filósofos quanto.as escritores e fala sobre shakespeare fala sobre o francis bacon e fala sobre o closet para sobre não tem algumas pessoas aqui olha foi muito grande não bom e também tô utilizando isso aqui
ó e essa iniciação a história da filosofia sobre a qual já falei é o livro de base do curso advil mais acessível que eu conheço é o mais barato também e se você quer começar com mais por aqui tirei alguma coisa da hora daqui e história deixa eu ver uma citação da bíblia é esta bíblia aqui porque a medição confiável a bíblia do peregrino bom então se você quiser queimar viu lá em casa tem a esta é a esta jerusalém também mas eu tenho o peregrino tudo aqui aqui embaixo então assim fala de santo agostinho
santo agostinho é falar tá das influências de santo agostinho ok propósito antigo falar da obra fala da vida também né fala da obra falar da vida também então falar da mãe é falar da primeira influência cristã mas olha que curioso a mãe virou santa depois a santa mônica é mas ela sempre foi cristão mas o agostinho nem sempre foi cristão quando chega para somar à parte da sua vida não sendo cristão ele não era cristão ele se converteu na idade adulta já as influências dele não são só cristãs ele como todo bom antigo tinha leituras
latinas tinha leitura de gregos e também como todo bom de gente ali daquele período de efervescência cultural também teve referências orientais seis filosóficas gelatinas é o cícero é o cícero o cícero é aquele romano e não era nem histórico nem te conheço na verdade você será uma era um eclético e era mais um jurista que um filósofo mas ele escreveu sobre filosofia também e como todo bom vivente daquele período ele considerava a filosofia como a busca pela felicidade o cerne da busca filosófica é a vida feliz e quando cícero isso causou profundo impacto na gostinho
prof um negocinho e o agostinho relata que foi o cícero em um convidou para filosofia por cícero quem o convidou para filosofia ele é uma obra que não não sobreviveu os nossos tempos chamada hortêncio e que o cícero discutir com outra pessoa ele é um diálogo na verdade e o cícero defende a tese de que a filosofia serve para que a gente persigo a vida feliz a gente precisa virar feliz olha é uma concepção bastante bastante helenista de filosofia você já tá comprando o curso sabe disso isso vai influenciar profundamente a filosofia a moda cristã
a filosofia moda cristã não pedi alergia a teoria privilegiada feliz privilegia a vida feliz é vida feliz o guia palavra de deus palavra de deus seja mas essa pegada de filosofia que os cristãos vão utilizar o pela influência de santo agostinho hoje é as influências de pagantes propriamente lá as influências de padrões como assim ele foi um estudioso do maniqueísmo e tem um maniqueísmo o maniqueísmo único ismo é uma doutrina oriental bom e foi fundada por um profeta chamado mani ou manés depende da produção manyoma nessa esse profeta esse profeta acreditava numa doutrina que era
muito parecida com cristianismo que guardava algumas diferenças segundo mônica aí ju o mundo a realidade é dividido em dois princípios bem o mal bem ou mal esse princípio eles são igualmente potentes não é um mais poderoso que o outro como no cristianismo mas ninguém me são igualmente potente eles e eles brigam eles lutam para ver quem domina a realidade como um todo o modo que no final essa seria a narrativa maniqueísta do final dos tempos um deles vem seria mas nós não sabemos ainda qual é o nome dessa as duas divindades não me engano eu
é aura mazda e o outro ali mano e é isso mesmo acho esse mesmo e confirma aí no chat se você puder bom então o agostinho era maniqueísta antes de ser cristão era maniqueísta não ser cristão é que eu estava aqui a realidade era composta por esses dois princípios antagônicos venham mal igualmente potente e também outra fonte pagando agostinho é o platonismo atomismo o agostinho é conhecido como sendo o grande sintetizador preste atenção nisso tá o grande sincretiza dor entre o que os platônicos falavam não necessariamente o platão falava mais do que a tradição platônica
falava e a tradição da igreja crescente e vai utilizar bastante das noções de mundo sensível e mundo inteligível para fundamentar as teorias epistemológicas dele e as teorias metafísicas dele então você sabe o que que é epistemologia a metafísica a gente já tem vídeo aqui no canal inclusive sobre isso a atenção nisso o agostinho é um grande sim e x a dor entre tradição platônica e doutrina cristã essa intenção isso vai ser essencial para você entender daqui a pouco depois que que ele vai falar outra influência aqui do santo agostinho é o seguinte o santo agostinho
também também foi influenciado pelo cristianismo e especialmente especialmente pelo contexto cristão e ali habitava meu pai vai gostar dessa aqui e veio porque vocês sabem eu sempre faço questão de ser o mais honesto possível né com vocês e faz parte da minha honestidade do meu compromisso com honestidade aqui falar para vocês que eu não sou cristão eu não sou cristão eu fui criado ateu eu não acredito em deus eu não sou batizado eu enfim não tenho nenhum contato institucional com a igreja pelo meu contato é intelectual é o que eu conheço da bíblia com que
eu conheci a literatura acreditar o que eu conheci a filosofia cristã eu sempre ouvi do meu pai meu pai vai confirmar aí no chat ele também e com esquisito é a divindade o com esquisito é uma divindade cuja representação é o sofrimento é o sofrimento na cruz isso nos causou sempre muito espanto as causas são por um instante a gente não quer ver muito sentido nessa representação mas sai bom vocês e essa representação ela nem sempre foi a representação de jesus cristo e eu tirei isso desta obra aqui só para qual já falei para vocês
já estava aqui cita um especialista em santo agostinho e deixa especialista ele retira o seguinte trecho uma olhada no trecho aqui é uma olhada nesse texto ir para lá e acima de tudo o cristianismo do quarto século teria sido apresentado ao menino agostinho uma forma de sabedoria verdadeira uma sabedoria verdadeira na imaginação popular o cristo não era um salvador que sofria isso no século quarto e não há crucifixos no quarto século antes de cristo era a grande palavra de deus a sabedoria de deus os sarcófagos do quarto século ele é sempre representado como mestre ministrando
o seu saber um círculo e filósofos promissores esse aqui é o peter brown é uma chamada agostinho de hipona 67 olha que curioso bem curioso eu achei curioso a ponto de falar para vocês o jesus cristo a divindade pela qual agostinho se encantou digamos assim é um tanto quanto diferente da representação da divindade cristã que nós temos hoje um tanto quanto diferente divindade que está aqui nós temos hoje essa que causa espanto a minha meu pai por exemplo essa essa atividade eminentemente sofredora o que faz questão de colocar o sofrimento à frente saiba vocês foi
curtinho não tinha esse esse cristo em mente ele leva muito mais associado o segundo peter brawn para um especialista agostinho hoje mais sociais a sabedoria sabedoria e portanto mais próximo a filosofia helênica é uma curioso isso é uma curioso eu não é curioso é curioso para caramba isso é bem bem interessante bem interessante para você ver o espírito do agostinho para você entender porque com augustinha tá tão interessado assim em aderir ao cristianismo propriamente não abre assim vai pegar alguns livros de famosos do agostinho só tem esses aqui ó o de magistro e tá dentro
pra dentro da obra do coleção os pensadores que eu te mostrei tem o a cidade de deus para quem não sabe o bairro aqui do rio de janeiro que se chama cidade de deus te inspira não nesta obra propriamente né mais uma obra de um de um brasileiro e por sua vez tira o nome da obra do agostinho é uma obra sobre o livre-arbítrio e tem as condições que que eu botei essas quatro e tem muito mais que quatro obras tá muito mais quatro obras mas cada uma delas representa um gênero literário do austin de
magisto é uma obra mais propriamente filosófica é um diálogo de epistemologia em que ele defende uma tese epistemológica já logo igualzinho diálogo platônico parecido é a cidade de deus é uma obra mais teológica em que ele interpreta a realidade como um todo a luz tá dos textos da bíblia o sobre o livre arbítrio é uma obra mais de exegese de interpretação do texto da bíblia e o confissões caro condições se eu te falar que confissões inaugura um gênero literário e não existiria ou seja um filósofo que falando sobre a própria vida e modo subjetivo isso
não existia santo agostinho você tem noção disso eu tô curtindo inaugura o gênero literário santo agostinho vou repetir porque isso para quem vai de literatura é assim é estarrecedor ele inaugura um gênero literário que é o escritor fala sobre si e aí já tem um aspecto muito importante agostinho assim perto mas extremamente importante ou seja os escritores até então não falavam desse em primeira pessoa não falavam de sim primeira pessoa ocean o primeiro a falar de sim primeira pessoa e fazer disso um gênero literário muitos teóricos inclusive remontam inclusive a criação do romance romance moderno
hoje os personagens falam desse o tempo inteiro né a loubotin augustin lá na antiguidade antiguidade esse é um marco inclusive na nossa própria noção de subjetividade moderna sobre a qual vou falar daqui a pouco com primeira parte então a doutrina da salvação doutrina da salvação do santo agostinho um bom conceito fundamental aqui a doutrina da salvação e vocês sabem né é que não vê aula passada a filosofia pode ser dividida em teoria ética e sabedoria ou salvação sabedoria o salvação a teoria você tenta se vislumbrar a realidade e do que ela é feita e os
instrumentos pelos quais você pode acessar essa realidade a ética você tenta descobrir quais são os princípios que regem a vida em comunidade e na salvação você tenta descobrir qual que é o sentido disso tudo o que é que você faz diante da possibilidade de morrer filósofo variam em relação a resposta os cristãos têm uma resposta questão ser uma resposta ou seja confie a palavra oxi na palavra que você e os seus eram salvos do amor de deus pessoalmente vocês serão salvos lembra disso aula passada vão com base nisso o princípio agostiniano é o que em
latim se chama credo ut eliã ou creia para entender creia para entender aqui a gente vai para nós são fundamental entre fé e razão o harmonia entre fé e razão o equilíbrio entre fé e razão e eu quero a relação entre fé e razão no agostinho ela garante prudentes elas eram complementares como é que era fazer um complementares no agostinho agostinho descanse e nós temos só que crer e elas nenhum filósofo medieval fala que nós temos só que crer mas não sabe um filósofo eles são filósofos sistema doutrina eles têm uma teoria eles respondem a
problemas tipicamente filosófico eles são filósofos o negócio aqui o ponto de partida deles é diferente ponto de partida deles é diferente tem uma argumentação que santo agostinho exerce ou inventa ou enfim propõe é mais ou menos assim porque livro fé e razão do homem desculpa todo o conhecimento e missão desse argumento pelo conhecimento implica conhecimentos prévios a premissa pelo conhecimento implica conhecimento prévio é uma presença razoável é uma premissa razoável ou seja mas você conhecer qualquer coisa é você conhecer qualquer coisa que você precisa conhecer coisas prévias hábito mas tem coisas que são óbvias pessoal
e nosso apoiador é no telegram é tipo essa semana tem participado de uma série de desafios e de áudio que eu tô mandando para eles então mostrei anteontem ou foi ontem um experimento psicológico que mostra que o óbvio não existe sempre que você reconhece alguma coisa sempre que você reconhece alguma coisa é porque você já apareceu outro e você já parece com a outra vez que você vai conhecer algo que você não o reconheceria se você já não soubesse muitas coisas antes oi deixa eu te dei se exemplo alguma vez alguma aula que você eu
não me lembro que era assim se alguém apontar para a lua é conta para a lua aí aí digamos que a pessoa ponta para lua e ela quer que alguém está diante dela olha para lu porque se alguém para diante dela imagina é só um experimento quem não sabe nunca viu o gesto de apontar lua ele nunca viu fábio certa nunca viu e se a pessoa que tá diante dessa pessoa que apontou nunca viu ela sabe exatamente o que significa sofia e tem condições de distinguir-se com esse gesto e eu não tô querendo por exemplo
apontar o meu dedo simplesmente apontar minha unha simplesmente ou só esticar meu braço eu sei lá tantas outras possibilidades de alguém fazer isso aqui o que que é isso o que significa apontar para a lua pende para você distinguir uma coisa mínima como um gesto você já precisa ter vários conhecimentos anteriores e a questão que fica e se é assim então como é que a gente começa a aprender do zero então problema assim seja atendido 0 qual que é o primeiro conhecimento que entra na nossa cabeça ou não tem esse primeiro conhecimento a gente já
nasce como certo aparato cognitivo faz com que a gente entenda as coisas não existe o zero a gente a nasci sem problemas sem problemas eu aprendi sobre o gostinho aqui e tudo todo conhecimento implica conhecimento prévio conhecimento e conhecimento prévio a premissa 2 é a fé informa o conhecimento prévio fundamental o café em forma o conhecimento prévio fundamental ou seja esse livro enche bru informa de onde tenho que partir e aí o restante ou você acredita você não acredita você acredita você acredita a partir da sua fé a gente pode conversar a gente pode racionalizar
a gente pode sistematizar a gente pode estruturar a gente pode quem sabe reformular o pensamento mas o ponto de partida é esse aí fala assim a vida então a filosofia eu acho que você não sabe como é que uma teoria construída eu já falei isso em outras aulas eu posso faz questão de lembrar toda a teoria eu não teoria é construída a partir de fundamentos e não são explicados não são explicados a razão chama isso de princípios autoevidentes a princípio não vezes não sei explicar mas eles são auto-evidente e a teologia chama isso de dogmas
que mais que dormes mas não impede que a partir da aceitação desses dogmas ela utilize o pensamento racional para compreendê-los organizados sistematizados conciliados entendi mas o que há de comum entre teologia e ciência é que ambas partem de princípios que não são explicados são aceitas a ciência chama de princípios autoevidente a teologia chama de dogmas só guinness então a razão no santo agostinho em qualquer outro medieval na verdade ela vem como um papel conciliatório a todo conhecimento implica fé o que todo conhecimento implica conhecimentos prévios pelo conhecimento ele conhecimentos prévios fora o conhecimento mais prévio
de todos é o tanto todo conhecimento em trinca-ferro o equilíbrio faz razão dos medievais cristãos e do santo agostinho e a frase anterior aqui credo ut intelligam é atribuída a um filósofo posterior ao santo anselmo mas muitos estudiosos dizem que ela em espírito em substância em conteúdo já tá no agustín pecando agostinho então esse essa é a razão entre fé essa razão não essa é a relação entre fé e razão estou cheio em qualquer medieval como é que elas são excludentes é que eu aceito primeiro para depois entender eu aceito primeiro para depois vender é
só simples mas esse absurdo esses são cristão farias só para te lembrar como eu te ensinei que o sócrates começa a filosofar e desta licença o peixe lembrar então em troca de começa a aprender a filosofar meu amigo depois que o amigo dele volta do oráculo de delfos e o sócrates fala isso no diálogo chamado apologia só que eu te falei isso eu falei assim eu comecei a filosofar para interpretar o deus de delfos deus-sol itsec religioso é é só que tiver religioso seu mundo caiu agora porque você descobriu isso só quer dizer religioso o
meu deus abençoe a todos nós que era teu não você for pegar tim-tim por tim-tim assim assim na ponta do lápis como se costuma dizer na ponta do lápis raros raros são os filósofos ateus raros a maioria dos filósofos creem alguma divindade a maioria crê em alguma divindade já virou moda no século 20 cto o existencialismo do site virou moda mas não é comum entre o apanhado dos filósofos e até uma na mesmo que acontece e eu vou falar isso com você hoje ainda na aula é que o deus dos filósofos fizer bem diferente do
deus o deus dois os crentes no livro sagrado como são os cristãos por exemplo mas é raro um negócio que você ateu é raro é raro mais top é essa aqui esse aqui é o argumento central da relação entre fé e razão né todo conhecimento implica fé a fé da luz do conhecimento e da mesa assim oi e o agostinho falar nas condições né que foi a obra cujo gênero literário ele inaugurou é mas depois de ler aqueles livros dos platônicos e de ser induzido por eles a buscar a verdade em corpórea vi e o
depois de ler eu vi olha ele a contraposição entre entre a intelectualidade e os sentidos né eu testemunhei em que ele bota aspas as vossas perfeições invisíveis se percebem por meio das coisas criadas e tem gente precisando texto da bíblia romanos a cartão humano sendo repelido no meu esforço sentir para lá ele leu antes e agora está vendo agora está sentindo sente o que pelas trevas da minha alma e não era permitido contemplar experimentei a certeza de que existe dias e era infinito sem contudo os entender diz que nos espaços definidos ou seja eu estudei
os clones eu li os platônicos mas só quando eu tiver acesso a ti ao senhor é que eu vi é que eu senti na contraposição olha a contraposição entre pão de teoria aqui contraposição entre os instrumentos os instrumentos que nós temos disponíveis para e para acessar a realidade de um lado instrumentos intelectuais eu leio conceito eu abstraio e outro lado instrumentos de outro lado instrumentos e sensíveis e fé de confiança os cristãos todos preferem um instrumento de confiança e de ferro tudo que está em jogo aqui pessoas lembrem-se disso sempre tem jogo aqui para um
cristão não é contemplar a realidade tal qual ela é o tom jogo do tom cristão é ser salvo é isso salvo você condenam cristão por querer ser salvo eu quero ser salvo eu sou ateu aqui a palavra ser salvo para você tá toda m excluída de ir para o céu ir para o paraíso para você ser salvo aí para o paraíso é que não é isso ser salvo de novo aula passada ser salvo ser salvo significa ter uma resposta para a china dude da vida humana e se você não se perturba com a finitude da
vida humana abrir você seja muito novo para te perturbar mas espera um tempo para você ver perto você ficar mais velho para ver se essa questão não vai te perturbar também o quanto mais você fica velho é normal tá é normal mas você fica velho mais a finitude da vida humana te perturbar de modo que você começa a se perguntar e o que que eu fiz da minha vida valeu a pena tudo que eu fiz e o que que eu vou fazer daqui em diante e aí quando você olha para todas as teorias de todos
os filósofos você fica dizendo assim e a ninguém me dá uma resposta satisfatória ninguém ninguém me dá uma resposta satisfatória e escrevendo aqui frança teatro aqui é descrever exatamente o que os filósofos cristãos na época da patrística relatavam em vários pagãos convertidos na sala com vários vários vários e assim é batata em grande parte deles têm relativamente parecidos inclusive agostinho e aí tipo assim que foi isso mas depois de ler aqueles livros mas assim ele continua depois que eu li eu não encontrava em nenhum eu não estou a resposta para as minhas angústias oi e
um site cristão é é porque eu não encontrava porque eu estava buscando do modo errado tava querendo eu tava querendo por uma para uma resposta existencial tava fazendo melhor dizendo uma resposta essencial tava fazendo uma pergunta intelectual não é intelectualmente que eu descobri o resposta para salvação e isso é um site cristão essencial descrição você já percebeu que nas aulas eu me empolgo né eu descendo mesmo filósofo mais que você acredite diametralmente a crença oposta à dele né mas este sou eu que aguente oi gata e essa relação aqui entre fé e razão só lembre
né lembre eu te falei sobre o lux ferre aula passada e aí você pregação dele é seguinte né e aquilo que está em jogo no cristianismo o poder do testemunho mesmo ou seja e conta antes de tudo não é mais a inteligência a razão o conceito abstração mas a confiança dada a palavra de um homem não qualquer homem o homem deus cristo e tem a pretensão de ser o filho de deus o logos errado é isso sim o logos não é mais aquele logo assim pessoal mas sim um logo assim encarnado a verdade agora é
um homem um homem deus então é a ele que eu tenho que ouvir nós de modo intelectual que eu ouço as podem ser a troca ou está em jogo aqui na salvação agostiniana e ele coloca lá outro 3kx sensacional para trazer para vocês eu tenho que descer vão gostar a nesse jogo de palavras que ele faz aqui você quer para anotarem isso aqui se você for cristão você tem que você tem que tatuar na pele isso aqui e agora lava a boca cheia diz agostinho como um sabichão agora lava a boca cheia como um sabichão
mas se não buscar sem cristo nosso salvador o caminho para voz para voz não seria perito mais perituro não seria perito mais perituro já então cheio do meu castigo começava a querer parecer um sábio não chorava ah e por acréscimo inchava me com a ciência e quer ser perito mas não perituro ele falava assim eu não sei é perito mais perder tudo o que o gostinho ricardo não se engane tá ou você não tem linguagem religiosa mas ele é uma das mentes mais cultas e brilhantes da antiguidade sabia muito muito uma cultura baixíssimo ele era
muito muito conhecedor das ciências até então existente e o jogo de palavra que ele tá fazendo é se eu não me entregasse eu não entregar-se a jesus para me salvar eu não seria um perito que tem um perito é um conhecedor eu não sei um perito como eu me julgava eu seria um perituro ele toda uma palavra incomum talvez você nunca tenha conhecido no canal ouvido as perituro é aquele que perece é aquele que definha do verbo perecer definhar perituro é aquele que definha eu já falou assim se eu não me entregasse a você senhor
eu não sei um perito como imaginar você é um perituro ele faz um jogo de palavras aqui agostinho agostinho é troca de alhos troca da luz agostiniana eu coloco assim ó quando você for tatuar isso não é sem você ao meu deus não seria perito mais perito é ninguém vai entender só você é de falar e continua já então cheio do meu castigo começava a querer parecer um sábio não chorava ou seja eu não me entregava emoção não me entregava de coração eu não chorava e por acréscimo eu me chamava de ciência a metáfora tentativa
se ele não chora a água vai internalizando água internalizando ele vai se enchendo de ciência significa adianta você não se entregar de coração e se encher de ciência nada hoje estou curtindo nada nada nada você não falo é só você não é perito você vende tudo se sente o quê e aí já tá próximo é uma versículo do paulo lá na carta aos efésios é clássico assim agostinho sempre cita em precisa isso aqui também é a pedra fundamental de todo e qualquer cristão e lá pelas tantas o paulo fala para os efésios e pela fé
em cristo habite em vosso coração cristo habita em vosso coração e feijões enraizados e alicerçados no amor de modo que consigaz compreender junto com todos os consagrados a largura comprimento a altura ea profundidade e conhecer o amor de cristo se supera tudo conhecimento o par base base fundamental o amor de cristo supera tudo conhecimento ou seja não é não é via intelecção não é [ __ ] extração não é via conceituação que você chega cristo é por amor por confiança é por fim assim estarei totalmente repletos da plenitude de deus é isso é isso é
isso é esse o fundamento que estão você não acessa a deus o seu intelecto acesso a 2 para o coração radiante é bastante uma noção de demiurgo sobre a qual já te falei a vitória chama são de primeiro motor sobre a qual já te falei nenhum deles assessor deus segundo um cristão que você acessa dos pelo intelecto essa noite foi o coração é um chá ela entrega é fundamental uma doutrina um modo cristão de enxergar o mundo né o conceito fundamental aqui que está em jogo é o de beatitude e atitude como é que as
coisas se conectam aqui a filosofia helenista olha só a atitude tem três maneiras de entender beatitude primeira é um estado de plenitude e satisfação alcançado pelo sábio e sua beatitude pode plenitude em que nada sobra nada falta de outra maneira é você entender a atitude como serenidade trazido a alma pela contemplação divina aqui a palavra já tá sendo apropriada pelo cristianismo mas a palavra é anterior ao cristianismo anteriormente ela significava só estado de plenitude o sabe eu alcançava o cristianismo ela passa a designar uma serenidade trazida alma pela contemplação divina e essa conexão divina que
pode ser tanto a cristã quanto eu não cristã helênica como eu já te falei aquele deus imanente e com cristiane pela passou a designar a própria mente isso aqui e o gozo da alma daqueles que se entregam ao prazer místico me atitude e aí você se entregar ao prazer e místico o e presenciar presenciar uma sensação e é sobre a forma dá para falar e tá sem palavras aqui pra como dá para falar sobre a qual não tem comparação e tem uma estátua é assinatura essa história essa estátua aqui ela é mais totally do século
17 o bernini é um escultor conhecido conhecido vou fazer estátuas extremamente realistas dá uma olhada nas dobras das roupas dessas status meu amigo você está diante de uma das obras-primas da humanidade o êxtase de santa teresa o êxtase de santa teresa uma das obras é uma das obras eu vou te mostrar os detalhes dela só dá um zoom aqui rapidinho a justificar uma das obras e tenta tenta ilustrar colocarem imagem essa concepção de beatitude e quanto êxtase onde eu esqueci místico mas é sobra ela tem probleminhas lá tem probleminha porque é uma obra sacra tem
na tem um anjo ali com uma seta apontando para santa teresa mas são joão aqui como emagrecer e no rostinho da santa teresa e não é que está aí o que é estranho sexo e olha a carinha de anjo é estranho carinha de anjo é ele que ele tá fazendo já está colocando mais certo tá na santa teresa está prestes a perfurá-la e na estranhos aqui muito estranho muito em torno a simbologia sexual aqui é como se o êxtase religioso pois se análogo ao êxtase sexual nessa obra pelo menos a feição da santa teresa é
um tanto quanto sexual afeição do anjo é um tanto quanto o sacana idosa ele tá entrando uma flecha é símbolo de falo e agora nós vamos mais controversas da história da arte você conhecia essa o êxtase de santa teresa e tenta colocar em imagens aqui o o enfim a beatitude enquanto contemplação do êxtase divino a joana joana conhece aí ó eu não conhece e é sobra é bem legal se eu fosse você eu pesquisei vez mais sobre ela muito interessante muito interessante mas o cristão em suma tá atrás essa desse tipo de de obra do
jornal de conceito né o dever atitude e tem gente que posso colocar numa tabela olha só algumas coisas se encaixam as doutrinas da salvação do mundo antigo fala vamos colocar a primeira coluna são os filósofos o grupo deles a segunda coluna é o que eles estavam em busca para alcançar a salvação oi e a terceira coluna por fim é o instrumento pelo qual eles alcançavam essa essa salvação em platão estava em busca do mundo inteligível o rico sócrates quando está prestes a morrer mesmo que oferece eu fui ereção para ele a fuga ele não vai
para ser meu amigo agora que eu vou atingir o mundo inteligível você quer que eu saia mas não vou sair vou ficar como é que colocamos o momento ele jogou fugindo do corpo e alcançando o conhecimento que só alcançável quando a alma está em estado puro aí que está em estado puro agora estou aqui ele buscava a salvação ela é josé munia lembra a finalidade última do homem e ai como é que é o meio como é que eu percebo é o da harmonia pelas virtudes principalmente as virtudes de anoréxicas e entre genética e principalmente
a sofia a contemplação pela contemplação se recorda disso é que todos os cientistas buscavam a salvação eles buscavam a salvação em busca da ataxia da imperturbabilidade do espírito seja é mesmo e cada um tinha um meio diferente os cínicos pelo desprezo as convenções os céticos pela suspensão do juízo epicuristas pelo prazer moderado os históricos pela austeridade não dá para ler os cristãos nessa mesma linha os cristãos buscam a plenitude espiritual o centro espiritual como através da beatitude através da contemplação mística de deus cantor cristão buscar esse quando você enxerga essa tabela você aproxima mais um
pensador cristão de qualquer outro filósofo em busca da salvação eu repito a gente tem dificuldade de enxergar essas coisas essas similaridade o que a gente acha que filosofia só é intelectual só intelectual é só visa a descobrir o que que a realidade não não há o mundo antigo inteiro o nativo inteiro não não desencaixa a filosofia essa busca essa busca pela salvação é uma busca intensa cada filosofia não pode abrir mão dela e para abrir mão dela e são uma lição que eu aprendi com meu pai também só que o meu parte lógico que eu
falo tanto dele além de ser meu pai e eu a malu obviamente é mas e ele falava assim lembra disso né pai olá eu sou que nem sócrates meu pai fala e eu não faço filosofia para outra coisa só se usa para o bmg é isso é para dizer bem velho em última instância eu não vou para a filosofia para [ __ ] tem um diploma eu não faço por você para ganhar dinheiro eu ganho dinheiro com filosofia não me entendam mal eu ganho dinheiro com a filosofia e espero que continue assim espero que vocês
estejam gostando disso aqui eu adoro é dinheiro fazendo filosofia agora é só uma coisa eu não faço filosofia eu não faz filosofia e olha que eu sou ateu e eu tô descendo estamos aqui eu não faço filosofia eu vou ficar um diploma cara é outra questão essa cor é outra questão sofia é para viver bem é país que a filosofia óbvio que é para mim tá para mim ela não quer dizer que todo mundo tem que fazer filosofia para isso a gente faz filosofia para ser especialista e tá tudo certo é esse cara aqui orlando
e liberar quando ele vem a chuva filosofia medieval não é não sei se cara que não sei se ele faz filosofia para sabedoria e é um [ __ ] especialista em filosofia medieval não sei o que é não sei se ele faz tudo que é para sabedoria mas eu faço a cor eu faço e esse cara fazia também esse cara fazia também esse cara fazia também ele tá se lixando se você acha que ele é religioso é prólogo e na estiloso não é isso que interessa nós que está em jogo cara acho que tem jogo
tem jogo a minha salvação em jogo é vida boa está em jogo é felicidade é está em jogo é a um socorro é hoje comigo eu fico meio ao pecado a gente menosprezo a filosofia e dizendo que o contato que ela tem com aspectos mais digamos assim não estritamente cognitivos as mais problemas comportamentais mais propriamente antigo da salvação não a lidar com o sentido global encaixado questionar filosofia [ __ ] pensei que você não ia fazer você esquecer toda a tradição milenar que a gente tem desde os gregos e não é assim é assim mas
tá desabafei até a próxima parte é a parte do da epistemologia agostiniana epistemologia agustina acho que é epistemologia que tenha conhecimento logia teoria a teoria do conhecimento augustiner am e lembra que eu falei que o agostinho é aquele que faz a síntese entre eles tianismo de platonismo e de cristianismo e paganismo se você não pode entender o agostinho sem lembrar do que o platão propunha é impossível impossível então vamos lembrar o que que o patrão propunha proponha a porta procure seguinte a teoria das formas do plantão é material mesmo tempo metafísica seja e constituir escrever
as coisas na realidade a natureza da realidade e epistemológica ou seja dava conta também do modo como nós acessamos a realidade pode como nós conhecemos a realidade e o platonismo ficou sendo a tradição como uma aquelas teorias a respeito da distante da possibilidade de alcançarmos o conhecimento é a vida boa também adn e adequada condução dos estados a política e sobre estrutura mais básica da realidade as todas elas na epistemologia ética política derivam dessa estrutura mais básica da realidade que platão vai lá e conceitua e é mais ou menos assim eu já mostrei sistema para
vocês antes de um lado da realidade e outro lado tá então ali os estados da alma né a parte de cima é metafísica a parte de baixo apps termologia e aí a realidade dividir muito sensível mundo inteligível em termos metafísicos em termos epistemológicos existem as opiniões de um lado e o conhecimento de outro e a gente sai do estado a inicial aqui do mundo sensível mas nosso objetivo eu chegar lá no mundo inteligível e lembra disso esse é o esquemão do platão aqui não não vou explicar ele tintim por tintim porque ele já tá explicado
inclusive vídeo inclusive vídeo e para quem apoiador tá lá na apostila também mas esse é o esquema do platão esse esquema de plantão o que agostinho faz é aproveitar esse esquema aproveitar esse esquema e tentar conceber esse esquema o e conciliar e sistema e tendo por base o que fala o texto sagrado tendo por base o que falta chegar o que lembra lembra a a a doutrina fundamental aqui você está grávida aqui não tem que pagar aqui a bíblia ele é fundamental que aqui aqui a partir daqui é possível entender o mundo e de acordo
com o esquema conceitual platônico segundo agostinho sim segundo agostinho assim fazendo algumas adaptações segundo agostinho assim é eu lembrei de uma passagem do harry doom e esse cara aqui era um fala assim para ele tá bom falo sim e eu só conheço eu só conheço outro autor tão tendencioso quanto o freud o santo agostinho ele já escreve com um objetivo muito claro na cabeça para te convencer lá na frente é isso o santo agostinho eu não falei isso lá no início mas ele era um mestre da retórica vocês sabem não a gente ser cristão inclusive
era professor de retórica então cara imagina o leite pessoas vão ficar tem bom então como é que ele transforma o o dualismo platônico na mão de segundo inteligível como ele ele concilia isso com a doutrina cristã um beijo e aqui tem uma das doutrinas mais famosos do santo agostinho é a teoria da iluminação divina a teoria da iluminação divina pede atenção a extensão e senão você vai achar que é firula o latão lembra que o bastante uma teoria era a teoria da reminiscência essa teoria dizia mas a teoria dizer o seguinte a todos nós já
nascemos com conhecimento que temos o que nós não temos é a capacidade linguística discursiva de entender esse conhecimento e tudo que nós fazemos quando nós nos deparamos com os nossos professores por exemplo não é aprender propriamente com eles o que os professores fazem conosco olha só quantas pessoas fazem conosco é a luz instrumentalizar com palavras e permitem que nós reconheçamos o que já está dentro de nós porque eu faço com você é instrumentalizar você com palavras para que você reconheça o que já está dentro de você e faz sentido essa teoria da reminiscência essa teoria
da reminiscência a verdade já está aí o que você não tenha condições de reconhecê-la se lembra que a gente falou sobre o diálogo do menon que o platão faz com que o escravo do menon calcule a diagonal do quadrado sem saber matemático e só que eu te falo a senhora não fui eu quem ensinou para ele eu no máximo auxiliei ele a externalizar uma verdade que já estava ali e essa é a concepção essa concepção da teoria da reminiscência vai que o agostinho transforma ela fala assim veja se nós já temos as ideias eo platão
para com essas ideias pertence ao mundo inteligível na em cima lá embaixo nas lá dentro do outro é um outro na outra parada e o meu dogma fundamental é que deus criou tudo e deixou tudo bom então é só tem uma possibilidade de qual seja e as ideias estão na mente divina e as 10 estão a mente divina a deus cria as 10 mais 10 são de deus era só estão em mim elas estão em mim o que deus permite que elas estejam e pronto conseguiu conseguiu e o mundo inteligível continuar existindo muito sensível continuar
existindo aqui agora quem faz um meio e faz um meio é deus é deus não é como se fosse assim ó umas coisas assim aqui aquela aquela aquele detalhe famoso do afresco na criação de adão de michelangelo como se deus se fosse quem bom cbc para os homens as ideias e as formas fosse deus quem com certeza que os homens as ideias forma é assim que a gente sabe das coisas acho interessante esse insight esse insight do agostinho de dizer que nós não aprendemos nada com os professores eles apenas nos instrumentalizam com palavras que nos
permitem reconhecer o que já está dentro de nós a no de magistro dentro da sua obra aqui né do da coleção os pensadores tem que as confissões sobre a magisto é um diálogo tá é um diálogo filosófico ele traz argumentos eu tô só resumindo aqui para vocês a tese não é propriamente mas tem que tomar aumentar são lá para isso é bem interessante bem interessante essa é uma das obras que tem influências tanto em pedagogia porque ele tem uma concepção de aprendizado aqui quanto em teoria da linguagem ou filosofia da linguagem é interessante aqui mesmo
é isso mesmo assim tem uma obra famosa do agostinho que agora vai fazer todo sentido para vocês uma olhada na sua obra aqui e essa obra de agostinho é uma obra do século 17 e olha olha as simbologias que estão aqui é como é que você retrata perfeitamente a teoria da iluminação divina aqui no vértice esquerdo de cima tem uma uma luz e tá escrito veritas e fica a verdade e essa luz passa pela cabeça do agostinho simbolizando o intelecto ilumina as ideias agostinho faz com que o coração dele pegue fogo esse fogo também designa
tanto o conhecimento quanto o ardor de se entregar e coração para alguma coisa e a próxima linha é linha que vai do coração até a pena que tá na mão direita dele seja a capacidade que ele tem de externalizar externalizar conhecimento uma simbologia aí ó a luz está em cima da bíblia se percebe uma bíblia aí você já lu está simbolizando deus e deus é verdade conhecereis a verdade ea verdade vos libertará a série paris ilumina a cabeça o gostinho vai para o coração e dali a outra linha que você imediatamente segue é a linha
que vai conduzir a pena é um modo de expressar o conhecimento é sobra uma obra icônica abrir crônica e ela é toda alegórica mesmo ela foi feita milimetricamente para significar a doutrina da iluminação gauchinho pobre cônico para você já reconhece a a capa o registo tem uma estação famosinha que é bem assim ó no que diz respeito de respeito a todas as coisas que compreendemos não consultamos a voz de quem fala eu gravar explicando para vocês a qual sua por fora mas a verdade que dentro de nós presídio há propriamente incitados talvez pelas palavras a
consultada no máximo as palavras que nos ensinam que nos proferem nos incitam a que nós enxergamos a verdade mas na verdade já está em nós quem é consultado ensina verdadeiramente e este é cristo e habita como foi dito no homem interior em cristo habita onde dentro de você no seu coração cristo habita no seu coração ainda é só que tivesse uma das críticas mais fundamentais do nit em relação cristianismo mas isso mas aqui né nasce nas epístolas do paulo do isso a brita no seu coração o santo agostinho se apropria essa concepção a ideia à
deriva todo uma epistemologia fala e entende a teoria das formas um sensível mundo inteligível e acolhendo a mas colocando de deus como um elemento que platão não teria vislumbrado e daí elabora sua teoria da iluminação divina a teoria teológica filosófica mas a maioria teoria da provar que ela está errada você tem que aumentar mais facilmente constatada errada não ah tá ah tá bom agora vamos para um terceiro aspecto esse terceiro aspecto é o seguinte aqui é uma das nações mais o digamos presentes na atualidade através da iluminação divina não é aceita hoje uma teoria se
vai ficar aceita oi angelita alimente o diego né agora essa noção interioridade é seja você cristão seja você ateu como eu veja você islâmico seja você judeu e provavelmente você faz uso dessa noção de interioridade e você nem sabia que vinha do augustinho consciência a interioridade conta que a situação situação que eu te mostrei anteriormente ela termina com isso né deus mora dentro dentro o que são os filósofos com exceção de sócrates talvez falar um pouco isso para que tem um desses pega os outros também mas pouquíssimos filósofos falavam abertamente com os cristãos falam a
partir do agostinho interioridade o que são shows falando isso é verdade é sempre uma relação aos filósofos antigos ter uma relação de correspondência o ou seja uma relação entre a mente e reflete a realidade que dá fora da mente ou para falar em termos contemporâneos é sempre uma relação entre uma afirmação e portanto a linguagem oi e o mundo que ela escreve uma relação linguagem mundo uma relação ao mente um esse é o modo moderno e antigo certo modo e de conceber a epistemologia a diferença entre entre modernos e antigos e que os antigos não
colocavam em dúvida em regra essa possibilidade com exceção dos céticos rapidamente olhando estou de bota em dúvida essa relação íntimo linguagem muda a rua agostinho explicitamente inaugura uma discurso e diz que a relação com a verdade não é mais externa mente mundo interno verdade está dentro de você verdade está dentro de você olha essa situação aqui de outra obra o de trinitate o sobre a trindade do homem interior habita a verdade no homem interior habita a verdade interior e homem habitat veritas o cara isso aqui é outra coisa que você cristão pode tatuar no braço
em e pega benzão tatuar é no interior habita a verdade vem aqui meus amigos aqui começa a tradição que você adora encher a boca para dizer qual é é a verdade vida é só uma questão de você olhar para dentro de si a pasta que você olhe para dentro de si que você vai encontrar tudo que você precisa encontrar a sua familiar esse discurso em todo o cultivar esse discurso em seu discurso que está na boca de todo foco em coaching e o cantor bichinho bichinho e a descoberta da interioridade como sendo como sendo o
habitat da verdade o habita na verdade quem é cristão tem precursores tem precursores e precursoras e isso vai amadurecer mesmo essa essa noção com o código do de card penso logo existo mas aqui é um precursor importantíssimos importantíssimo é vou te fazer aqui vou te fazer aqui uma uma cronologia de conceito que nós já estudamos aqui no curso tá a cronologia no sentido de você entender como é que a gente vai chegando nessa ideia de um sujeito individual que olha para dentro de si é molhada o primeiro a gente ela uh polites lembre de politriz
quero cidadão aquele que habita apólice essa concepção clássica assim o aristóteles lembra aqui o homem só é homem propriamente quando ele tá na pólice tem essa do homem interior depois o helenismo veio cosmo o líder seja o homem já não é mais o habitante da pode porque não tem mais forte agora tem um império inteiro nem passa a se ver como apenas mais uma parte do cosmos ao qual ele tem que corresponder para se harmonizar para corresponder a sua natureza é tanto mais feliz o homem que aceita o seu lugar no cosmos lembra disso e
agora o homem está se descolou dia do agrupamento percebe é a primeira descolada do agrupamento aqui o homem já não é mais da cidade ele é do mundo ele já se aproximou um pouco mais da sua interioridade aqui e a rama ver aquela noção de persona se lembra do conceito de pessoa que nós vemos na aula retrasada criação do cícero pessoa é que ela analogia com o papel do teatro e exerce direitos e deveres na sociedade e que mantém sua identidade da medida em que e preserva os seus bens portanto a sua identidade se mantém
no tempo a gente pode se mantém o tempo aqui já o salto promoção de indivíduo de pessoa de subjetividade moderna eles colei mais ainda da minha comunidade aqui eu permaneço inclusive depois da morte porque os meus bens ficam meu nome também é é preservado agora o salto é maior ainda o que eu tô inaugurando aqui com o cristianismo eu não não agostinho é o interior é homem né ou seja é a interioridade a verdade com todas as letras está dentro de mim basta que o óleo para mim a revolução aqui o próximo salto vai ser
com de kart quando a gente chegar na hora de deitar mas olha a evolução eu sair de uma concepção aí que eu considerava o homem como intrinsecamente parte da cidade passei para aquele com se encontrar as partes do cosmos voltei para parte jurídica em querer é alguém na sociedade mas ele é alguém que permanece no tempo porque a sua a sua aí seus bens estão garantidas e agora é um homem que se volta para dentro como é que se volta para dentro do que é clássica que você chega lista direito romano e agora doutrina cristã
são marcos sim tá marcozinho dubitaveis da nossa auto-compreensão enquanto o ser humano a cozinha dubitaveis a nossa auto-compreensão quantas gramas de augustin faz parte da nossa compreensão quanto indivíduo moderno formação de um indivíduo moderno não nasci à toa o masha à toa ela tentou e eu tô fazendo essa tradição aqui para você para você que está acompanhando aula desde o começo você vai você vai entender como ninguém a a modernidade as concepções de sujeito inclusive e romance na modernidade assim é ou não esse aqui me perdoem se você lê hoje aqui não tem nada que
filosofia tem mais literatura pegar vou pegar lá mais se você pode pegar pode pegar posso levantar aqui pegar vou pegar se você pegar eu tava no plano não tava no pão aqui ó se você pegar um personagem da literatura a antiga pagar o aquiles aquiles não tem profundidade nenhuma ele quase não tem consulta interior tem uma cena que tem um conflito interior mas a própria descrição desse conflito não é ele pensando dentro cérebro é a pena baixando e esfriando ele de pegar a espada e matar o caminhão se fosse um romance não seria mais deusa
baixando impedindo ele de pegar a espada ele ele será que eu pego será que eu não pego se eu pegar vai acontecer isso não tem conflito é o personagem planificado e agora você vai aqui para o início da modernidade né é teu dom quixote dom quixote de la mancha e já tem já tem mais uma série de conflitos aqui interno aí você vai colocar aqui na augura a modernidade aí meu amigo tem que ser aqui antiga é para o ramo ti não dá nem para ele que eu amo esse aqui é o conflito interno ou
definição é o conflito interno por definição ele já é um sujeito moderno completo completo e não faz uma um só que em ato na porta da peça sem se perguntar mil coisas antes aquele diálogo a ser ou não ser eis a questão daquele quadro preto ali atrás semana a cabeça é o bom logo serão você é de uma peça do remédio que a gente foi eu e ele bom então na literatura a gente percebe isso muito bem assim essa evolução da profundidade do sujeito é típica nossa contemporânea e que não existia simplesmente mundo antigo não
existir que passa existir à medida que a literatura avança e vai explorando a interioridade ser sujeito ser sujeito é de interioridade a interioridade isso para inclusive na raiz da concepção de pessoa interessante tá por sono interessante não sei o que funciona interessante um plano que é pura olha olha gente utiliza a palavra já né tá fora fica gente esquece que ela não vai para o fulano é profundo profundo de amor profundo diabo é isso a profunda alguém que explora sua interioridade e acabou tem como excluir uma pessoa interessante uma pessoa profunda e oi rita que
eu viajei agora empolguei e aí galera beleza levam para a última parte da aula e depois que a gente já viu a doutrina da salvação do agostinho e pulou para a epistemologia agostiniana viu até o dia da eliminação e entendeu como é que ele faz o salto inaugura e inaugura do zero mas que como continuar a tradição essa subjetivação esse aprofundamento inserindo o conceito de interioridade um outro conceito que é extremamente extremamente em frente na nossa visão de mundo hoje que começa com ele é justamente a teorização da história aqui essa teorização da história começa
com uma perguntinha que faziam para santo agostinho tá pergunta que fazemos é a seguinte é seguinte um ursinho perguntar para ele agostinho bom dia que deus fazer antes da criação a pergunta capciosa né eu fazia antes da criação o que fazer antes da criação aí agostinho falava assim e aí eu tinha falado assim eu não tinha falava era mais grosseira que isso mas como você gostou não o meu amigo tem que te explicar uma coisinha aqui entendeu que conceito de eternidade o rio com seu dia ternidade o que deus é eterno tem idade a maturação
sem começo nem fim nem começo nem vocês já sabem filosofia e já estão aqui comigo um tempo já conhece esse conceito quando a gente falou lá sobre a metafísica aristotélica vocês lembram disso a gente falou do a minha classificador de história deles o argumento inicial do aristóteles era que o tempo era eterno porque ele não tem início nem fim lembra disso para o tempo não tem início nem fim sempre existiu meu deus é eterno segundo estamos hoje a deus também ora se deus é eterno eu já terno a deus cria a realidade lembra desse dessa
concepção da aula passada deus é transcendente não se confunde com essa realidade a cria ea eterno olha se ele é eterno então antes e depois são categorias temporais tá sem tempo não faz sentido perguntar por um antes bem quando você quer dar uma de esperto perguntaram cristão que deus fazia antes do tempo o cristão se for inteligente faz mandei para você você não entendi o que que você tá perguntando se você não entendi a sua pergunta e você tá querendo dar uma de inteligente sem entender que você tá falando eu não faz sentido perguntar o
que eu te fazer antes de criar um antes de criar o tempo e veja só faz sentido falar em antes e depois o tempo o deus de acordo com a teorização seria essa entidade chamada deus é uma entidade e sobre a qual não se aplicam não se aplicam os conceitos não se aplicam os conceitos temporais e vamos que filosofia para onde religião não tá o sofia deus uma entidade sobre a qual não se aplicam categorias temporais ou se aplicam categorias temporais é mais cidade eterna mesma coisa o primeiro motor do airsoft mesma coisa coisa não
faz sentido não faz sentido a pergunta eu sei que você consegue pronunciar é que você consegue dizer você consegue dizer o blá blá blá blá ele faz algum sentido próprio brava não mas você não sabe dizer então o que deus faz antes da realidade é um blá blá blá blá é de nada você consegue anunciar não quer dizer nada a gente não faz sentido essa pergunta e aí você já começa assim para inserir aliás as descobertas dele sobre o tempo tá beleza entendi que era ternidade é mais custa hora que os estudiosos mais modernos falam
assim o agostinho em série uma nova concepção de entender o tempo e não sair eternidade é a seguinte de olha para a concepção de tempo grega da presente no platão aristóteles em todos os gremistas o tempo é cíclico é cíclico é plástico o que quer dizer ele não tem início nem fim tempo grego tem início nem fim qual aristóteles argumentava isso né o tempo não tem início nem fim o tempo é eterno é porque não tem início nem fim as coisas acontecem e voltam a acontecer acontecem e voltam a acontecer porque existe no cosmos e
na fiz nada existe fora do cosmos e fora da física em uma combinação infinita de possibilidades de acontecer é uma expansão por nada é uma ter uma combinação infinita de possibilidades é muito numerosa mas é uma combinação infinita de possibilidades por também possível aqui já tem acontecido volte a acontecer de novo uma questão estatística o tempo é concepção antiga inteira é cíclico cíclico e os cristãos inauguram uma concepção nova de tempo estamos na grama concepção ao mesmo tempo secção cristão de tempo passa a ser é o tempo que tem início e fim e não se
parece mais com círculos parece mais com uma seta a história prostituição tem um sentido para frente ou seja o sentido da história dos cristãos é ele ele se destina o final é o apocalipse no texto bíblico não tô dizendo este livro aqui e o início deste livro não é o gênesis o final deste livro não é o apocalipse tem nisso e tem fim o início inaugura o tempo e o finn o finn retira o tempo a humanidade e volta a eternidade escolhem quem somos para quem é salvo quem não é essa narrativa de que a
história tem início e tem fim é eu sei que parece óbvio para você aí de novo as coisas parecem óbvias para você porque ela já são naturais mas a narrativa de que o tempo tem início e fim ela não é não é esculturas não é e quem inaugura na nossa cultura é o cristianismo principalmente na figura do santo agostinho principalmente na obra a cidade de deus principalmente nessa obra a cidade de deus ele ele faz a sua interpretação teológica da realidade em que o tempo tem um início e tem um fim e a história da
humanidade nada mais é do que um progressivo aproximar-se de deus e distanciar-se de deus as metáforas que ele utiliza é quando o homem se aproxima de deus ele se aproxima da cidade de deus e quando ele se distância de deus ele se aproxima da cidade dos homens que são as duas metáforas que ele utiliza no livro as dos homens inclusive virou uma série a globo né cidade dos homens bom então essa a narrativa cristã de história que tem início e em que dá origem hoje inclusive eu origem a filosofia da história de hegel e concebe
a história comum início meio e fim e deu origem a concepção olha só que louco a concepção progressista de história e a concepção progressista de história inclusive a marxista o que é concepção de que é o que está agora é apenas um estágio para outro estágio que vem depois isso era melhor que o anterior e será melhor que o anterior a meta concepção que não é cíclica é progressiva começa com os cristãos e mais especificamente como santo agostinho e essa curiosismo isso deve ser pago um tributo ao santo agostinho é o primeiro filósofo da história
digamos assim é um filósofo da história havana elétrica é a expressão francesa para antes da palavra você inventada antes da palavra filósofo da história inventada logostin já era um filósofo da história curioso mar essas são as contribuições do santo agostinho para a gente sumarizar personalizar e aí falou a doutrina da salvação santo agostinho luís alinhando com aula passada e fala para fazer mousse para vocês que todo filósofo cristão parte da doutrina da salvação para fazer a teoria para fazer a cirurgia falamos da epistemologia do agostinho principalmente sobre a teoria da iluminação divina que é que
é uma mescla entre platonismo e cristianismo falando sobre o conceito de interioridade é um conceito basilar para que a gente entenda a própria noção de sujeito moderno atualmente e terminamos falamos sobre a teoria da história cristã que é uma teoria da história com início meio e fim é a origem da nossa própria concepção de história hoje hoje isso tudo é santo agostinho e é a influência essa pessoa é sobre nós mesmo que nós não sejamos cristão só para lembrar e se você gostou dessa aula considere-se a nossa pai odor lá no catarro o link está
aqui embaixo tanto na descrição do vídeo quanto nos comentários se você não puder contribuir tá tudo certo fala no nosso instagram tem conteúdo todo dia amanhã a gente vai responder às perguntas de 10 para aula às 5:00 com professora sabia eu já lá 5 horas da tarde amanhã e também o nosso telegram bom e é um grupo aberto para pessoas se interessar junto que a gente faz aí a gente responde perguntas e dúvidas não consegui responder outra qualquer lugar e se você não quer fazer nada disso pelo menos responde a nossa pesquisa é ajuda a
gente a entender melhor como é que você gosta de consumir mais conteúdo e que você espera de nós tudo certo eu agradeço mais eu espero que tenham gostado e tenha sido esclarecedora essa aula de santo agostinho eu adoro tá aqui com vocês as sextas-feiras à noite e muito obrigado mesmo viu ligar rodrigo lopes santana ap um beleza rodrigo é novo rodrigo liga aqui é novo é vocês colocaram o que eu pedi para colocar coloque aí o nome de vocês onde vocês vieram uma melhora no já tá no perfil onde vocês vieram e o número da
aula que vocês já viram lá davi 2 aulas três agora três quatro ligar roseane obrigado edvaldo obrigado natacha obrigado geovan obrigado joana ligado augusto meu pai o meu pai obrigado oxi tchau eu nunca sei o nome o richard e o gabriel sousuke sobre rodas o astério tá aí e tem um hiato não sei quem é esse cara grego aqui ou essa mulher não sei e hugo muito obrigado viu tenha uma ótima sexta-feira temos amanhã no instagram é muito boa noite