Condições (Parte 1) - Curso JavaScript #11

603.51k views4506 WordsCopy TextShare
Curso em Vídeo
Você sabe usar o comando if no JavaScript? Sabe diferenciar condições simples e condições compostas?...
Video Transcript:
Chegamos à aula 11 do seu Curso de JavaScript. E como sempre, eu tenho aquelas perguntinhas que a gente faz antes de começar cada vídeo Em primeiro lugar, você consegue citar para mim três eventos que podem acontecer com elementos DOM dentro de um site? Pode ser com mouse, pode ser com um teclado.
Eu mostrei no vídeo anterior uma lista com mais de cem eventos. Você consegue citar três para mim? A segunda pergunta é muito importante O que é uma função?
Você sabe criar uma função no JavaScript? E por último, você sabe como pegar os valores de uma caixa de texto de um formulário em HTML? Você consegue pegar eles com JavaScript, fazer cálculos e mostrar na tela?
Se, por acaso, para algumas dessas perguntas você disse que não sabe, é só você assistir à aula anterior. Na verdade, todas as aulas anteriores. Elas ficam aqui em cima no "i" de interatividade e é muito importante que você veja todos os vídeos até o fim, na sequência E se você soube responder as três perguntas, seja bem-vindo, seja bem-vinda à mais uma aula Legendas: Samara Affonso Olá, pequeno gafanhoto!
Seja bem-vindo à mais uma aula do seu Curso em Vídeo de JavaScript totalmente patrocinado pelo Google. O meu nome é Gustavo Guanabara, eu sou professor. E agora, na 11º aula do seu curso de JavaScript, a gente vai falar sobre condições.
E essa, é a parte 1 dos conceitos porque condição tem muita coisa pra falar. E é claro que se você já é um programador ou uma programadora mais experiente, vc disse: " Ele vai falar só de if ". Eu vou tentar ilustrar com outras coisas também, para que a aula não fique tão monótona para quem já sabe.
Agora, você sabe, a gente já tinha combinado no início que esse curso é para iniciantes. Então, nada mais justo do que eu falar sobre tudo isso. E se você acha desnecessário, lembre-se: quando você começou a prender programar, você não sabia condições.
Alguém precisa te ensinar, Então, pode ser que eu seja a pessoa que vai ensinar os primeiros passos para alguém. E na verdade, a intenção é que ele ensine os primeiros passos para muita gente. Então, vamos colaborar.
Antes de mais nada, antes de falar das nossas condições, eu preciso falar de sequências, porque todos os códigos que a gente fez até hoje, até o momento nesse Curso de JavaScript foram códigos sequenciais. Então, veja o exemplo, o meu primeiro comando que aparece aqui, var n = 3 com esse comando, acabei de declarar uma variável e colocar um valor dentro dela No próximo comando, eu faço, por exemplo, n += 2 Na aula de operadores a gente falou sobre isso, essa segunda linha vai pegar o valor de n, que é 3, somar 2 e jogar o resultado, que é 5, dentro do próprio n. E por fim, o último comando window.
alert(n) Esse último comando vai mostrar na tela em forma de uma janela, na forma do navegador, uma janela de alerta. Sendo assim, eu te pergunto: o primeiro comando, o segundo comando e o terceiro comando, nesse caso, nessa disposição, tem como executar o primeiro, depois o terceiro e depois de segundo? Não.
Eu tenho que executar o primeiro, o segundo e o terceiro não posso mudar a ordem. Outra coisa, eu posso, por exemplo, executar o primeiro, executar o terceiro e não executar do meio em alguma situação? Também não, porque é só você olhar o fluxo.
O fluxo que está representado aqui ao lado têm que ser, já que é uma sequência, têm que se executar primeiro o comando um, em segundo o comando dois, em terceiro o comando três. Porém, existem situações. Se você fala assim: " Tem horas que eu vou querer executar o comando dois, e tem horas que eu não vou querer executar o comando dois".
Então, chegou a hora da gente aprender um pouco mais sobre as condições Imagine a seguinte situação, para a gente não ficar botando comando e ficar enchendo muito a tela Veja, começa na primeira bolinha e termina que na última bolinha. Então, basicamente, eu tenho dois comandos e eu tenho um comando aqui embaixo. No meio está vazio porque, dependendo de alguma coisa, eu quero executar um determinado comando.
E se não der certo, eu executo outro comando. Por exemplo, como eu represento isso aqui do lado? Seria, por exemplo, um losango.
Vou com representar como losango. Ele vai fazer um filtro, tipo uma placa de trânsito. Sabe aquela placa que você está andando de carro, mas chega uma hora que você só pode virar à esquerda ou virar à direita, exatamente.
Imagina essa placa. O meu programa está sendo executado de cima para baixo, de cima para baixo, exatamente como está aqui. Chegou aqui embaixo, eu vou ter duas possibilidades.
Existe uma bifurcação, exatamente como está sendo representado aqui do lado. Essa bifurcação vai me levar para dois caminhos possíveis: para um lado, se acontecer alguma coisa. E pro outro lado, se essa coisa não acontecer.
A gente vai ver isso de forma prática, mas eu quero que você entenda. Meu programa, agora, não será executado de cima para baixo, do início ao fim. Existe uma bifurcação no meio do caminho.
Depois que eu executo um dos lados dessa bifurcação, elas vão se encontrar de novo e então fluxo do meu programa vai terminar, vai seguir normalmente até o fim dele, até esse último ponto. Então, basicamente, eu não sigo mais uma linha vertical. Eu tenho desvios.
E a gente chama esse primeiro desvio de desvio condicional. Esse desvio condicional é muito importante. Ele faz parte dos fundamentos da programação.
Toda a linguagem de programação que a gente conhece, dita imperativa, aquelas linguagens mais populares, elas têm vários tipos de condições e o JavaScript é uma linguagem popular. Então, ela também tem esse tipo de estrutura. Então, vou isolar só a parte que nos interessa pra essa aula.
Isso que está representado aqui do lado, é uma condição agora. Agora, temos que ver como se representa esse gráfico diretamente no JavaScript. E a resposta para isso é muito simples, dá uma olhada.
Vamos começar pelo losango (dei uma marcação em amarelo). Pro losango em JavaScript, a gente vai utilizar a estrutura if Então, vou colocar if e vou botar uma condição qualquer. Logo a gente vai ver isso na prática, fica bem tranquilo.
E nessa condição, eu tenho duas possibilidades: a possibilidade da esquerda e a possibilidade da direita da sua tela. Vamos começar com a possibilidade da esquerda, aquela mais distante de mim. Então, é isso que eu tô marcando agora.
Essa parte será representa como? Eu vou criar um bloco. E você viu na aula anterior como criar um bloco Se você não viu acessa a nossa playlist.
É sempre a primeira playlist que aparece aqui em cima no "i" de interatividade e assiste a aula anterior, porque eu falei sobre bloco. Então, a gente vai criar um bloco, você sabe que um bloco é um par de chaves, abertura e fechamento de chaves, e aqui dentro vou colocar o bloco. Logo, falaremos agora sobre esse bloco.
Agora, vamos passar para a outra parte, o outro lado. O lado direito, nesse caso, esse que está marcado aqui lado. Para eu fazer o lado direito, eu tenho que utilizar uma palavra também, que é a palavra else, que quer dizer senão.
If quer dizer "se". Else quer dizer "senão", é o oposto de "se" Então, tenho um bloco para fazer, esse que está pertinho de mim, do lado direito. Eu vou fazer também um bloco, isto é, eu abro e fecho chaves.
Então, essa é estrutura. Ela tem dois blocos. Um bloco é pra quando o if der positivo, isto é, são os comandos com os executados caso essa condição, que está representada aqui, seja verdadeira.
E esse bloco não precisa ter apenas um comando , pode ter vários comandos, sem problema nenhum. Por isso eu desenhei um bloquinho aqui embaixo. Esse bloco de verdadeiro é como se fosse esse bloco aqui de cima.
Está vendo? Do lado esquerdo Então, é só olhar embaixo e olhar em cima. Já o bloco aqui de baixo, o último, vai ser executado caso essa condição que está aqui em cima seja falsa.
E mais uma vez, esse bloquinho que está escrito false aqui embaixo, podem ser vários comandos. Não precisa ser um só e ele está localizado perto de mim, no bloco da direita. Então, qualquer coisa, pausa, anota no seu caderno aquilo que a gente sempre falou, faz o desenho no seu caderno, porque logo isso vai clarear bastante na sua mente.
Essa, é uma maneira mais completa de representar as condições. O conceito é esse que está anotado aqui em cima. Condição é uma estrutura de controle muito importante para a programação.
Mas, vamos tirar esse bloco lateral e eu vou puxar um bloco aqui embaixo pra gente tem um aproveitamento melhor de espaço, porque existem dois tipos de condição e eu vou te explicar a diferença entre eles. Na verdade, existem mais tipos. Nessa aula, a gente vai ver dois tipos de condição.
Aqui embaixo a gente vai ter uma condição bem simples, que só tem um tipo de bloco. Então, dá uma olhada, eu fiz uma condição e tenho apenas o bloco do verdadeiro. O bloco do falso não existe.
Eu já vou dar um exemplo típico do uso desse tipo de estrutura. E essa estrutura, por ser simples, é considerada, é chamada tecnicamente de condição simples. Perto de mim, eu vou colocar, exatamente, a condição que a gente acabou de ver, que tem o if e o else e os dois blocos relacionados.
Nessa daqui, se a condição for falsa, nada vai acontecer em especial. O fluxo do programa continua funcionando sem problemas. Nesta aqui, caso seja verdadeira, tenho uma coisa pra fazer e caso seja falsa, tem outra coisa para fazer.
É porque nossas vidas acontece isso constantemente. Existem situações onde uma determinada condição nos leva a dois caminhos. E tem umas outras condições que se eu fizer alguma coisa, eu vou ganhar uma coisa a mais, vai acontecer uma coisa a mais.
Mas, se eu não fizer nada, tudo continua como antes. Eu vou representar esses dois tipos de condição agora, no seu Visual Studio Code e de quebra, eu vou te ensinar uma coisa bem legal, que é executar o código JavaScript utilizando Node de uma maneira automática com um plugin que a gente já instalou anteriormente Vamos lá! Já estou com o Visual Studio Code aberto e eu já ensinei em aulas anteriores (se você não aprendeu, assiste o vídeo anterior, os vídeos anteriores, na verdade) a gente já tinha explicado como instalar a extensão Node Exec.
Essa extensão facilita a nossa vida colocando uma tecla especial: F8 para executar o Node. js automaticamente para arquivos ponto JavaScript (. js) .
É a primeira vez que a gente vai utilizar isso. Então, vou fazer bem devagarinho. Segue o passo a passo comigo usando a sua máquina.
Não adianta só assistir eu fazendo. Então, vou fechar aqui, vou fechar a área de extensões. O plugin e tem que estar instalado e habilitado.
Tem que estar aqui. Se não estiver escrito disable, você coloca, porque deve estar escrito enable, que é habilitar. E eu vou fazer seguinte, nós vamos começar, essa é a aula 11 Então vamos criar (botão direito)New Folder e botar aula 11.
Na aula 10, a gente parou no exercício 007 Vou abrir o exercício 008. Só que é um pouco diferente, dá uma olhada. Vou criar um arquivo, exercício008.
. . Em vez de .
html, eu vou usar . js (JavaScript) Perceba que quando eu boto html, ele coloca umas tags aqui do lado. Quando eu boto .
js, ele coloca o js do lado Já criei, posso até encolher essa parte. E antes de fazer uma condição, efetivamente, vamos testar essa extensão que a gente fez. Em primeiro lugar, vamos escrever na tela.
Para escrever na tela no Node js não funciona o document. write, a gente tem que fazer o console. log pra mim poder escrever no console Vou botar: " O console funcionou corretamente!
". Para eu executar esse código JavaScript, eu vou no meu teclado, apertar a tecla F8, que fica na barra de cima. Apertei o F8 e ele me mostrou: "O console funcionou corretamente!
" Então, está tudo certinho, tudo bonito. Depois de executar, se você quiser sai,r pode fechar aqui embaixo ou deixa aqui em cima. Não tem problema, nosso código está bem pequenininho.
Eu posso fazer o seguinte, vamos imaginar que eu tenha uma variável que o chamar de velocidade, chamar de vel, que vai ser a velocidade de um carro. Não sei, meu carro está andando a 60. 5 km/h.
Criei uma variável numérica, essa variável numérica é real e eu coloquei dentro de vel o que eu vou fazer aqui é o seguinte: se eu botar um escreva na tela (com crase para pode interpolar) console. log(`A velocidade do seu carro é $(vel)km/h `) Vamos ver como isso funciona. Vamos executar o F8.
Veja, a velocidade de seu carro é 60. 5 km/h. Funcionando, sem problema nenhum.
Aqui eu vou botar um outro console. log . consol.
log(`Dirija sempre usando cinto de segurança`) Só isso, F8. "A velocidade de seu carro é 60,5. Dirija sempre usando cinto de segurança.
" Perceba que esses três comandos que foram digitados são comandos sequenciais. não existe a possibilidade de executar só esse comando e esse comando. A não ser que eu coloque esse como um comentário Coloco um // aqui, aperta F8, ele executou.
Só que, por exemplo, imagine que toda vez que, "eu quero executar esse comando". Então eu tiro. "Não quero executar esse", eu tiro.
"Eu quero executar", bota de novo. Fica complicado, por exemplo, se eu quiser uma console. log(`Você ultrapassou a velocidade permitida, MULTADO!
`) Então, eu vou multar o cara. Mas, presta atenção. Se eu executar esse comando, eu vou ser obrigado a sempre multar a pessoa, qualquer pessoa.
Quer ver? Vou apertar F8 "A velocidade de seu carro é 60,5. Você ultrapassou a velocidade permitida, MULTADO!
Dirija sempre usando cinto de segurança". Só que o cara passou a 12km/h. À 12 km/h não tem como multar ninguém.
Mas, se eu executar o programa desse jeito que está, ele sempre vai dizer: "Você ultrapassou a velocidade permitida. . .
". E você pode pensar: " mas quando a velocidade for baixa, você vêm aqui e bota um comentário e na hora de executar, eu não preciso e ele não mostra que foi multado". Imagina você ter o trabalho de toda vez pegar a velocidade da pessoa, ver se você precisa tirar ou colocar um comentário e executar o que a gente vai fazer é, justamente, o seguinte: eu vou tirar esse comando daqui, vou selecionar, vou dar Ctrl+X, tirei ele daqui.
O que eu vou criar nessa linha 3 é uma condição. Se por acaso, ( se você escrever if, leia como: se por acaso) a velocidade. .
. A gente já viu os operadores aritméticos, vamos supor que o limite de velocidade dessa estrada seja 60km/h. if (vel >= 60) { } Eu abro bloco e aqui dentro eu vou colocar o comando.
Vou dar Ctrl+V e agora, ele está funcionando. Então, o que eu estou fazendo? Eu estou automatizando a minha programação Então, vou fazer o seguinte, esse "você ultrapassou a velocidade permitida, MULTADO!
" só vai acontecer se a velocidade for maior do que 60. Percebe que esse comando está escrito pra dentro? Está vendo?
Ele não está bagunçado. Quando a gente começa a programar a gente fala: "o código está meio bagunçado, têm umas coisas escritas pra fora, umas coisas escritas pra dentro". O nome dessa técnica de organização do código que você está vendo na tela agora, é indenização, que quer dizer recuo.
Então, eu faço um recuo. Para eu fazer esse recuo, no caso do Visual Studio Code, ele mesmo já criou um recuo para você. Mas, se você quiser, você pode usar a tecla tab do seu teclado pra aumentar ou diminuir o recuo.
Veja, tab e eu usei backspace para voltar o recuo. Então, estou dizendo o seguinte: esse comando que está aqui dentro só vai acontecer se a velocidade for acima de 60. Por exemplo, agora sem botar comentário, nem nada, a minha velocidade é 12.
Vou executar, F8. "A velocidade de seu carro é 12km/h. Dirija sempre usando cinto de segurança.
" Sem problema, agora se eu botar, por exemplo, 78. 2. O cara passou a 78.
2, vou apertar F8 de novo "A velocidade de seu carro é 78. 2km/h. Você ultrapassou a velocidade permitida, MULTADO!
" Viu? Entendeu como funciona o negócio? Esse comando só vai acontecer se isso for verdade.
Essa condição a gente classifica como( vou colocar como comentário aqui do lado. Lembra do comentário? ) uma condição simples.
Porque é uma condição simples? Porque ela não tem senão. Isto é, você passa em um radar, se você passou acima da velocidade, você ganhou uma multa.
E se você passou abaixo da velocidade? Você não ganha um "parabéns", você apenas não fez mais do que sua obrigação. Então, nesse caso, quando não tem senão, a gente chama isso de condição simples.
Combinado? Agora, o que a gente vai fazer é, criar um outro arquivo, que é o exercício 009 dentro da aula 11. Vou criar um arquivo novo chamado ex009.
js de novo, fechei o ex008 E nesse 009, eu vou fazer uma condição composta. Vamos ver uma situação. Vou fechar o meu terminal Vamos começar um programa novo.
Eu vou botar o que é uma variável país. e o país que eu vou colocar é Estados Unidos. Eu vou verificar o seguinte: if(país == `Brasil`){ console.
log(`Brasileiro`) } else{ console. log (`Estrangeiro`) } Isto é, se o país da pessoa for Brasil, ela é brasileira. Senão, é estrangeira.
Certo? Vamos executar o programa. O país é Estados Unidos.
Vou colocar: console. log (`Vivendo em $(país)`) Têm que ser crase. Até o próprio Visual Studio Code facilita a nossa vida e não deixou azul aqui Eu já percebi que tinha errado.
Vivendo em $país e vou botar: "Você é Brasileiro" e "Você é estrangeiro" Vamos executar, F8. "Vivendo em Estados Unidos" "Você é estrangeiro". Se o país for Brasil.
. . escrevi Brasil, F8 "Vivendo no Brasil".
"Você é brasileiro". Vou botar França. "Vivendo em França".
"Você é estrangeiro". E qualquer coisa que seja diferente de Brasil, perceba que se o país for igual à Brasil, ele vai executar esse comando. Senão, isto é, se o país for diferente de Brasil, ele é estrangeiro.
Eu poderia inverter e no lugar desse igual, botar diferente de Brasil. Se o país for diferente de Brasil, estrangeiro. Senão, brasileiro.
Fica a seu critério. Nenhum deles está errado e nenhum deles está certo, a opção que você escolher. Então, vivendo na França, você é estrangeiro.
Vivendo no Brasil, você é brasileiro. Funcionou na sua casa? Só que agora a gente vai fazer isso em forma de site, porque esse curso é para a criação de sites.
Nós vamos fazer esse mesmo exemplo, para pessoa digitar, talvez, a velocidade do carro e ver se ele está multado ou não. Vamos criar outro exercício. Vou criar o exercício 010.
Só que nesse caso, como é site, (salvando aqui) eu vou criar, na aula 11, o arquivo ex010. html já que é site. Então, já criei, vou fechar o 09, vou fechar os arquivos e vou fechar o terminal também, Porque eu não vou mais precisar dele.
vamos criar o < html lang = "pt-br" > Vamos colocar ali, DETRAN (Departamento de Trânsito). Vou criar um h1. "Sistema de multas".
e vou pedir a velocidade do cara. Eu vou colocar: < input type = "number" name = "txtvel" id="txtvel"> Lembrando que esse nome ele é muito útil para outras linguagens, como PHP. Por isso, eu não vou tirar.
Mas, a gente vai trabalhar com id para facilitar no JavaScript. Por isso, eu tenho esses dois Antes, eu vou botar: "Velocidade do carro: " . .
. "km/h". Vou fazer também: < input type = "button" value = "Verificar" > (para ele ter um botão com valor de verificação ) Vamos ver como está o funcionamento até aqui Ctrl + Shift + P Vou clicar em "Watch in Chrome", que é um outro plugin que a gente já instalou.
Ele vai abrir o Chrome e vai abrir o site. Está vendo? Vou apenas arrumar a tela, colocar cada um de um lado, aquele negócio sempre para ficar mais fácil.
Vou amentar um pouco, porque esse é menor Já estou aqui na velocidade do carro, tantos km/h e eu clico em verificar. Quando eu clicar em verificar. .
. Então, vou botar OnClick="calcular", que é a minha ação. A gente viu isso também na aula anterior.
Se você tem alguma dúvida em relação à isso, não se esqueça. Aqui em cima, na primeira playlist, você sempre vai ter o acesso às aulas anteriores. Então, assiste.
Nós estamos na aula 11. Se você não sabe criar uma função, a gente aprendeu isso na aula 10. Então, segue o procedimento.
Vamos criar um script. E esse script vai fazer o seguinte: Vou criar uma variável txt de velocidade (txtv). Vai ser a ligação do JavaScript com essa caixa de texto que eu chamei de txtv.
Então, vou botar: var txtv = window. document. Você pode omitir esse window, pode começar apenas em document.
. . sem problema.
Vou colocar o id que é (`txtvel` ). Você também pode colocar no lugar de getElementById, sem diferença nenhuma, o querySelector(`inputidtxtvel`) e fazer a seleção pelo seletor do JavaScript. Tanto fez, vou deixar ese segundo aqui.
Embaixo, eu vou criar uma function. A minha função vai se chamar calcular, já que eu tenho uma chamada para calcular aqui e criei um bloco. Na verdade, eu vou pegar esse comando e vou colocar aqui dentro.
É só arrastar ele pra dentro para facilitar, já que eu tenho só uma função. Então, ele vai pegar o objeto. Vou pegar velocidade dele.
Para pegar a velocidade, eu vou fazer: var vel = Number(txtv. value), que é o valor que está digitado na caixa de texto. Então, eu vou pegar a velocidade e vou jogar dentro da variável vel.
Também tenho que criar aqui embaixo( e eu sempre esqueço) uma div, que eu vou chamá-la, colocar o id dela de res(resultado). Também vou fazer: var res = window. document.
querySelector(``div#res`) Lembrando mais uma vez, id é com a hashtag e class é com ponto pra CSS Anota isso no seu caderno para não esquecer. Feito isso, nós vamos escrever dentro da div Então, vai ser. .
. a minha div se chama res res. innerHTML = `Sua velocidade atual é de ${vel}` Certo?
Vamos fazer só até aqui. Salvei, vou atualizar "Velocidade do carro: 200km/h" "Sua velocidade atual é de 200 " ${vel}km/h. Para ficar bonito.
340. "Sua velocidade atual é de 340km/h". Como a gente botou innerHTML, Você consegue colocar em negrito.
Eu boto : <strong> ${vel}km/h </strong> Também vou colocar isso como parágrafo. Isso é HTML básico. Certo?
Então, meu comando está desse jeito. Vamos salvar, atuaizar, escrever 20km/h. "Sua velocidade atual é de 20km/h".
Vou fazer o seguinte: res. innerHTML += <p> "Dirija sempre com cinto de segurança"</p> (+= concatenação por ser uma string) Aquilo que a gente acabou de fazer no modo terminal, utilizando o Node. Vamos executar de novo.
Vou botar 20. "Sua velocidade atual é de 20km/h". "Dirija sempre com cinto de segurança".
Porém, eu quero saber se a pessoa foi multada ou não. Para saber se a pessoa for multado ou não, é simples: if (vel) > 60 { res. innerHTML += <p> "Você está MULTADO por excesso de velocidade"</p> } Fim do parágrafo.
Vou botar a palavra multado em strong também. Então, vamos lá! Salvei.
Vou botar 10km/k, bem devagar. "Sua velocidade atual é de 10km/h". "Dirija sempre com cinto de segurança".
Agora, eu vou botar 100km/h. "Sua velocidade atual é de 10km/h". "Você está MULTADO por excesso de velocidade" "Dirija sempre com cinto de segurança".
Viu? Essa mensagem aqui só aparece se a velocidade acima de 60 . E antes de encerrar sua aula, eu quero deixar um desafio para você.
É o seguinte: A gente fez esse, o exercício 10 , que é exatamente o exercício 8. Está vendo? "Você ultrapassou a velocidade permitida.
MULTADO! " O exercício 10 foi fazer isso em forma de site. Crie você o exercício 9 em forma de site.
Você vai perguntar em que país a pessoa mora, ela vai digitar em que país ela mora. Você não vai precisar fazer conversão. Essa conversão de number, você não precisa fazer.
Ela já está em forma de texto. Essas caixas de texto sempre são em forma de texto. Então faz o exercício 009, que essa condição, se a pessoa estrangeira ou brasileira , só que utilizando esse formato em forma de sites.
Usando HTML5, CSS3 e JavaScript Posso contar com a sua prática? Espero que sim, porque como já disse um milhão de vezes, não adianta só assistir vídeo, não adianta só no caderno a prática é uma das coisas mais fundamentais quando a gente está aprendendo qualquer coisa na vida, principalmente, programação. Eu me despeço por aqui.
E como a gente meio que já deu um spoiler, eu falei que essa aula era a parte 1, obviamente, o próximo vídeo é a parte 2 desse assunto, onde nós vamos ver outros tipos mais complexos de condições. Isso porque tem condições que executam caso seja verdade, outra não. Têm uma coisa que acontece quando ela é verdadeira e outra quando é falsa, mas nem tudo na vida são só dois caminhos.
Às vezes, têm três, quatro, cinco, dez, vinte caminhos e eu vou te ensinar como criar caminhos ilimitados no próximo vídeo. Mas antes, pratica esse, coloca tudo em prática. O seu curso já está totalmente disponibilizado para você.
Então, não adianta. Você não vai ter que esperar a próxima semana para sair vídeo, como é de costume aqui no Curso em Vídeo O Google trouxe uma coisa muito boa. Eles pediram pra mim: "Guanabara, a gente quer o curso inteiro no mesmo dia para que ninguém precise ficar esperando" E essa vantagem, você já tem aqui no Curso de JavaScript.
Então, não adianta correr. Já está tudo aqui disponibilizado. Faz a prática na sua casa e logo a gente vêm com a aula 12 ensinando condições mais complexas.
Não se esquece, como sempre, de se inscrever no canal, habilitar o sininho para receber notificações e aqui em cima, além da playlist de JavaScript, que é sempre a primeira playlist, nós temos outras playlists auxiliares. Inclusive, do nosso curso bem antigo, mas bem atualizado ainda, de HTML5 e CSS3 já disponibilizado, também já está completo. Você não tem do que reclamar na hora de estudar JavaScript aqui com a gente.
Eu me despeço por aqui. E como sempre digo, boas práticas, treina tudo direitinho, um grande abraço e até a próxima!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com