[Música] oi gente tudo bom com vocês nessa faixa é lá embaixo e galdino aqui do serviço social para concursos e um vídeo de hoje é um vídeo que foi bastante requisitado inclusive ele foi o vencedor da nossa enquete lá no instagram é disparado assim você não consegue nosso está grande proveito e segue lá é o ss para concursos que é o tema movimento de reconstituição renovação do serviço social brasileiro esse é um tema gente que ainda gera muitas dúvidas certo nos estudantes nos profissionais em que está estudando para concurso isso porque de fato há muitos
detalhes há muitos pormenores há muitas polêmicas também e ainda gente muita confusão teórica do que de fato foi esse movimento esse processo é de mudança profissional a do serviço social dito isso então quero daqui uma contribuição tá nada muito aprofundado tem um caráter assim mais de apontar alguns elementos para a gente pensar esse processo que foi de extrema relevância para o serviço social brasileiro e latino americano guardadas as proporções vou aproveitar que falei na américa latina e vou começar a ele esse movimento gente ele tem um caráter latino americano mas ele não é um todo
homogéneo ele não é um bloco unitário monolítico tá ele tem as suas particularidades conforme a necessidade nacional de cada país é muito importante quando a gente vai discutir medo de reconstituição pensar que esse processo no âmbito profissional ele é reflexo de uma conjuntura tá de uma conjuntura que vai requerer ao serviço social mudanças no seu interior mudanças teóricas e mudanças formativas é é muito importante isso é a discussão que josé paulo neto vai fazer aqui nesse livro que é o ditadura e serviço social provavelmente a evitar o posto para esse clássico livre ele vai fazer
essa discussão vai falar olha o movimento de reconstituição ele não pode ser pensado de forma endógena ele tem uma relação com o processo do do desenvolvimento capitalista no brasil no caso têm uma relação intrínseca com a autocracia burguesa ou seja com o governo da ditadura militar o que acontecia gente na américa latina nessa época que foi necessário uma mudança no âmbito da profissão nós estávamos passando por um processo de várias lutas sociais de questionamento das nações imperialistas e portanto da necessidade de pensar essas nações subdesenvolvidas tarde pensar algo que de fato atenda o nosso processo
nas desigualdades sociais o nosso pauperismo de pensar a realidade brasileira a partir dela mesma ou seja a partir de suas referências sociais históricas e teóricas então relacionando o movimento de reconstituição a essa realidade latino-americana é que vai surgir esse processo no interior da profissão propriamente no continente latino americano rick castro naquele livro serviço social na américa latina ele aponta uma questão interessante que eu gosto de trazer para análise é o seguinte o serviço social historicamente ele está é relacionado com o estado então se a mudanças no estado aqui gente simplificando máximo manrique caixa que deve
estar se contorcendo lá né levantando se há uma requisição do estado não é seja ele desenvolvimentista outra com formação o serviço social geralmente busca repensar a profissão então com fome vai mudando o estado novas requisições vão surgindo também aí a uma requisição de mudança profissional no serviço social principalmente brasileiro essa requisição do estado ela se dá em dois níveis segundo josé paulo neto ela vai se dar na no âmbito técnico e no âmbito formativo no âmbito técnico porque que acontece nessa conjuntura serviço social começa a ser requisitado muito para além do serviço público mas também
nas empresas as empresas começam a requisitar até porque há um processo que ele é chamado de industrialização pesada no ano formativo por consequência é preciso né qualificar esse profissional para as novas demandas que vão surgindo ou seja preciso uma formação profissional que valley daquele apostolado que vá além daquele diário tomista que valendo intuitivo né que tenha mais o que racionalidade moderna e técnica mesmo que no âmbito do conservadorismo isso em um caso a questão é fazer uma passagem no âmbito da formação e da técnica de um serviço social intuitivo para um serviço social mais racional
tá independente de qual perspectiva esteja essa racionalidade sempre que a gente pensa movimento de reconcentração é necessário a gente fazer essa conexão tá com a conjuntura social do brasil e da américa latina né de dinâmica e própria crise das autocracias ias que nós vivemos aqui na américa latina gita esse ponto eu quero começar chamando a atenção de vocês para um aspecto que eu vejo muita gente errar inclusive em prova de concurso é o caráter né décimo desse processo no serviço social e na américa latina muitas pessoas colocam que o movimento de reconcentração no brasil foi
um processo extremamente crítico mas calma gente não foi bem assim certo movimento de reconstituição é uma coisa mas usa o josé paulo neto vai falar aqui no brasil a gente não teve uma reconstituição nós passamos por um processo de renovação são duas coisas diferentes isso porque né é a gente tentou no início fazer com que esse processo de re conceituação de renovação ele fosse um bloco é uma unidade do serviço social latino americano só que por condições objetivas nós não conseguimos essa unidade então a gente não pode falar aqui no brasil foi da mesma forma
dos outros países latino-americanos é na américa latina ele começou de fato uma perspectiva bastante crítica está bastante pro positiva no brasil ele iniciou numa perspectiva concelho dora tá conservadora quando nós passamos no conservadorismo para perspectiva crítica o que acontece na américa latina os outros países começam a passar pelo pelo golpe que nós já havíamos passado e 1964 esse golpe né com uma ditadura que propõe censura e perseguição do pensamento dificultou muito as coisas né desse processo de renovação reconceituação do serviço social ele no brasil de certo modo começa a dar os seus pontos iniciais na
própria decadência do serviço social tradicional ainda lá em 1950 com a perspectiva desenvolvimentista mas ele interrompe 1964 e quando ele é retomado sobre autocracia burguesa ele é retomado numa perspectiva conservadora os outros países como não estavam vivendo um processo de ditadura deviam se um processo mais crítico mais avançado mas assim digamos sofisticado do que o nosso quando nós começamos há de fato entrar no debate crítico do movimento de concerto ação os outros países passam por golpes e nunca conseguiram a sua ampla maioria principalmente do cone sul retomar essa perspectiva crítica do serviço social porque como
vocês sabem o serviço social na américa latina não é um serviço social crítico está o brasil sim tem um caráter de um simples olhar mais crítico cuba mais ou menos mas os outros países têm uma perspectiva ainda conservadora de serviço social não só na américa latina como os próprios estados unidos na na europa também enfim ainda tem claro que há disputas mas ainda hegemonicamente o serviço social está ancorado em uma perspectiva conservadora e sistêmica bem é isso posso já já quando estiver falando das tendências do o momento de concentração eu quero retomar um pouco sobre
esse aspecto da da américa latina porque de fato há muita confusão então quero que fique bastante claro pra você tá aqui na américa latina foi em décadas um pouco assim diferentes né quando nós estávamos no pensamento crítico pessoal retoma a partir dos golpes claro uma perspectiva mais retraída quando eles estão avançado nós estamos vendo o axn do golpe os anos de chumbo ea gente né dá uma retraída gente é importante destacar tá que o movimento de concerto ação eles da partida as condições históricas sociais econômicas e culturais que vive o brasil pai entre 1965 e
1985 ou seja todo esse estágio de fato de a psi e decadência da autocracia burguesa que é a ditadura militar outro ponto que o josé paulo neto sempre destaque quando ele está fazendo a argüição dele né quando ele está fazendo esse estado da arte sobre o movimento de concentração é que é a entrada do serviço social no circuito néon universitário por aquela demanda de mudança da formação que também vai permitir ao serviço social diálogo com as ciências sociais mas não somente também com a antropologia e com a psicologia social ou seja colocando a ao serviço
se a uma onde de fato uma de fato interlocução com a ciência de forma muito mais profícua porque até então a nossa formação profissional é long que em em lugares isolados certo esses lugares isolados só tinha uma base confessional é porque ainda vinho por mais que a via do diálogo positivismo havia ainda aquela presença da igreja do humanismo abstrato então quando nós vamos para o circuito universitário não só nós não só os serviços mas diversas outras profissões vai permitir o alargamento da nossa base teórica e metodológica em vários aspectos ele vai destacar esse ponto mas
ele também vai destacar um ponto político que a inserção é dos estudantes no caso do movimento estudantil que naquela época era uma grande resistência à ditadura militar e portanto politizou um pouco a aprovação nesse aspecto bem dito isso dito alguns pontos relevantes para a gente pensar esse processo que foi um processo plural digo e repito já vi muitas questões cobrarem a porque uma média com citação foi sob a hegemonia tradição marxista ou sobre o positivismo não há nenhum nem outros dois ao mesmo tempo tá é um processo extremamente plural inclusive josé paulo neto vai falar
é o processo de renovação do serviço social que inaugura o pluralismo na profissão ele vai permitir né que a profissão saia daquele discurso monolíticos em descenso pra de fato colocar esposa de forma muito clara diversas perspectivas teóricas que muitas vezes são contraditórias josé paulo neto quando ele vai fazer uma análise do do movimento de recuo situação ele vai colocar aqui são três tá três principais tendências que marcam esse processo a primeira é a modernização conservadora a segunda a realização do conservadorismo ea terceira a intenção de ruptura essas três claro que ele vai falar que aqui
é no âmbito geral são as principais tendências com situação e inicia quando gente inicia nos seminários de teorização araxá teresópolis depois é para sumaré alto da boa vista depois para o rio de janeiro e depois ultrapassa isso vai pra outros fóruns da categoria que é quando chega na intenção de ruptura pois bem a primeira tendência gente que a modernização conservadora veja ao mesmo tempo que moderniza mantém um aspecto conservador é uma perspectiva que vai dialogar de fato de forma bastante a crítica com a demanda do estado para o serviço social naquela conjuntura histórica quer o
quê né operacionalizar políticas sociais na lógica da onu de não criticar o estado da não-participação enfim do enquadramento né do usuário dentro daquela lógica de estado é o acionamento que a gente fala nessa perspectiva da modernização conservadora serviço social ele vai ter um forte diálogo com as correntes teóricas do funcionalismo e quero aqui destacar pra vocês o funcionalismo gente ele é uma ramificação do nosso conhecido positivismo tá há quem discorde mas eu concordo com essa perspectiva de quando nós falamos de funcionalismo a gente está falando de uma ramificação de um substrato do positivismo nessa perspectiva
vai prevalecer o que na análise do neto uma perspectiva crítica está de fato aquela perspectiva de você apenas aceitar sem nenhuma espécie de questionamento portanto ela dialoga com a perspectiva de ajustamento o indivíduo a perspectiva bastante sistêmica essa perspectiva é a mais fácil de identificar porque ela que mantém mais vínculos ainda com serviço social para adicional porque ela dialoga com essa perspectiva sistêmica funcionalista da positivista de ajustamento indivíduo nessa questão da ordem do col do progresso da adequação então essas são as principais palavras chaves para a gente pensar a perspectiva modernizadora que a primeira é
a firmada no seminário de araxá e é cristalizar em teresópolis então nesses dois seminários de teorização é onde está essa perspectiva primeiro em araxá e depois em teresópolis quando a gente vai para a segunda perspectiva que a reatualização do conservadorismo josé paulo neto vai dizer que alguns elementos eles permanecem tá mas que novos elementos são colocados nessa perspectiva de reatualização do conservadorismo ela vai fazer uma crítica a essa primeira tendência de modernização conservadora só que ela vai fazer uma crítica ainda pasteurizada nela não vai para as bases é pra essência do processo ela vai dialogar
com a teoria da fenomenologia que aquela questão dos fenômenos el que acen bem complicado tá até o josé paulo neto fala que apesar da tecnologia tem como base a as propostas do hayre nós não chegamos nesse processo de renovação do serviço social a fazer um diálogo profícuo rayleague nós pegamos leituras do raio é gay e algum momento também algumas questões de paulo freire na época estava no auge enfim nessa perspectiva é a perspectiva do diálogo nem da pessoa então a gente ultrapassa a estrutura do desenvolvimentismo da primeira para agora pensar no sujeito é aí que
ele vai falar que essa perspectiva tem um caráter bastante psicossocial né permanece o ajustamento do individual meio mas agora o sujeito é o maior protagonista tá essa mudança ela tem que vir de dentro a partir do diálogo da conscientização ela tem um caráter crítico mas para josé paulo esse caráter crítico ainda não é não não mexe nas bases não vai mexer ali é onde de fato é necessário então a realização do conservadorismo e vai atuar nessa perspectiva bastante subjetivo vista psicossocial do cotidiano da família tá e ela é dialogada no i seminário de sumaré e
de alto da boa vista nesses dois seminários esádio assim claro que quem estava nessa perspectiva da realização do conservadorismo não concorda com essa análise que usa paulo onde faz porque ele está fazendo uma análise a partir da crítica do marxismo ea perspectiva ea realização do conservadorismo ela criticava tanto marxismo enquanto positivismo porque ela tem esse viés nice do diálogo da adi a lógica da subjetividade então é mudando a pessoa que você muda o todo inclusive eu já vi muita gente errar uma questão contratando disso porque vejo a perspectiva crítica ela não acredita que a mudança
do devido vai fazer mudar o todo porque o indivíduo é um processo mais determinado disso então você tem que mudar a estrutura base material não está a tensão já vi muita gente andando questão achando é que quando o qual perspectiva do movimento de conceituação néca aposta na mudança neno diálgo na pessoa não é a tradição marxista é gente é a perspectiva da fenômeno fenomenologia que está lá na reatualização do conservadorismo essa foi a segunda a terceira é a intenção de ruptura vejam só a intenção de ruptura não nós não necessariamente a ruptura propriamente dita ok
na intenção de ruptura gente josé paulo neto vai destacar dois momentos fundamentais um é o método de bh o método de belo horizonte e o segundo são as formulações da marilda vilela yamamoto nesse livro aqui ó relações sociais e serviço social no brasil que ele vai considerar é a primeira interlocução é de fato com a perspectiva crítica que vai compreender o serviço social dentro desse processo as relações sociais no brasil de reprodução e produção das relações enfim é nesse nesse estágio quero trazer uma curiosidade o método de ph por exemplo ele foi produzido nos anos
de chumbo da ditadura ali entre 72 75 e ele ele tem um caráter bem problemático porque até o josé paulo neto vai falar isso o método de bh ele ainda tá uma perspectiva manu aleska né ou seja é isso é isso tem que fazer isso uma coisa meio receita tak1 ou seja uma coisa meio fechada muito metódica muito cartesiana portanto ele ainda coloca olha a gente tem um método de bh sim tivemos ele coloca lá perspectiva crítica marxista coloca mais uma perspectiva bem mano a lesga bem problemática alto série ana enfim esse método gente pra
se estender apesar de seu método de belo horizonte como a gente aqui vivia os anos de chumbo da ditadura ele nem sequer foi publicado o primeiro em português ele foi publicada em espanhol porque lembram que eu falei há pouco tempo que não foi no mesmo período que a gente viveu a crítica com os outros países da américa latina então a gente tava iniciando a crítica aqui do novo médio reconceituação então só que a gente estava com uma ditadura nos anos de chumbo tem foi publicado o primeiro em espanhol de hoje alguns anos é que ele
foi traduzido para o português ele não faz a primeira publicação do método de bh não foi português foi espanhol porque nós não tenhamos condições objetivas ainda de colocar esse documento a público para circular é quando começa a crise da ditadura linha 78 79 que esse documento ele vai ser traduzido tá ali início dos anos 80 que de fato vai ser colocado na categoria de forma inclusive muito problemática como já citei já yamamoto quando ela vai publicar este livro aqui que é de 1909 engane 82 justamente em 1982 é o marco de fato é do início
de um divisor de águas dentro da perspectiva teórica do serviço social porque nós vamos nos deslocar deslocar de todo essa perspectiva conservadora que está tanto a modernização conservadora quanto à realização do conservadorismo para de fato pensar uma ruptura do serviço social e aí nós temos o cb as o famoso congresso da virada nós vamos ter o código de ética em 1986 que é o primeiro a romper com essa perspectiva da ética da neutralidade enfim e nós vamos começar a avançar nesse processo de intenção de ruptura inclusive tem autores que defende que até hoje nós vivemos
num processo de intenção de ruptura e inclusive há autores que colocam das próprias problemáticas da intenção de ruptura se não foi um processo de vanguarda e não de base enfim são várias as razões análises que há sobre esse processo eu sentei aqui a gente trazer a o que eu penso que é mais essencial pra você que está se preparando para um concurso né não vai aprofundar aqui quero que seja um vídeo mais curto mesmo mas eu quero destacá isso que é a pra mim o maior problema é atenção o movimento de reconcentração no brasil renovação
não foi um processo crítico tá foi um processo hegemonicamente conservador isso gente já foi pergunta da vunesp tj são paulo 2017 muita gente errou falou como a se movimente reconceituação conservador gente claro que é a primeira perspectiva de modernização conservadora funcionalista positivista a segunda é a atualização do conservadorismo com base na tecnologia na dialógica na pessoa nesse debate subjetivo só intenção de ruptura ainda muito problemática que vai fazer a interrupção com a tradição marxista mas sem dúvidas é um processo ímpar está no âmbito da categoria profissional ele permitiu que o serviço social tivesse esse diálogo
com as ciências sociais com suas mais variadas tendências já que nós sabemos que as ciências sociais não é um todo homogêneo então nós inauguramos um período diferente na profissão que a gente está até hoje nesse processo de construção então gente é isso tá eu espero que eu tenha contribuído de alguma forma aí no processo de conhecimento de vocês lembre se que esse é um tema muito requerida em concurso tem bancas que adoram tá não é difícil muita gente tem medo do zé paulo é mais negro do que assim falta de leitura porque eu acho que
tem muito preconceito sobre a escrita do neto mas a escrita muito tranquila tá tentar ler tenta fazer o fechamento desse livro aqui olha de tá chovendo aqui tá bom e eu espero que vocês tenham gostado se gostou da light não gostou que mais liga porque tá pra poder no próximo fazer um vídeo melhor tá bom então é isso chegam ao nosso instagram o nosso facebook os links estão aqui abaixo da descrição desse vídeo não se esqueça também se inscreva no canal gente olha não sei se é blogueiro nessa inscrevam no canal tão é isso um
velho até a próxima [Música] [Aplausos] [Música]