Olá eu sou professor Jorge Miguel o trabalho para o Governo do Estado de São Paulo como procurador-chefe e da procuradoria jurídica do departamento aeroviário do Estado de São Paulo professor universitário Eu tenho algumas obras escritas na área de direito mas principalmente no campo da literatura e da Língua Portuguesa hoje estudaremos o arcadismo e o arcadismo é um movimento literário e artístico do século 18 de 1700 1800 na aula anterior nós vemos o barro quatro aulas sobre o barroco vimos o Padre Vieira Gregório de Matos essas aulas podem ser úteis e o garoto que vá disputar
os exames de vestibular alguém que queira prestar um concurso e a língua portuguesa está presente em qualquer concurso público do país aqueles que gostam de aprender a interpretar um texto ainda que seja literário uma um texto mais difícil a aula que esta finalidade a finalidade da aula é buscar o ensinamento da língua portuguesa Porque afinal a minha Pátria é a língua portuguesa pediria os senhores e se inscreverem no meu canal no YouTube diretamente ou indiretamente pode propiciar e o desenvolvimento do conhecimento literário e linguístico inscrevam-se e no meu canal do YouTube arcadismo século 18 Barroco
já vimos século 17 o renascimento já viu século 16 o trovadorismo já vimos século 15 e 14 e hoje estamos no século 18 arcadismo na literatura dos arcades e cuja filosofia da época era o iluminismo quando se trata de literatura nós falamos arcadismo quando se trata de outras Artes Daquele mesmo século nós fizemos neoclassicismo ou seja outra vez renascentista é e como se trata de filosofia e devemos Iluminismo bom então arcadismo é o estilo de época do neoclassicismo e do iluminoso eu vou usar ainda Nesta aula o processo indutivo e eu vou colocar um um
poema Olá boa declamar um poema depois eu coloco no vídeo e a partir das características dele eu vou mostrar o que é uma arte Arcade ou neoclássica ou da época do Iluminismo Manuel Maria Barbosa de Bocage e observe a declamação do texto depois dele eu coloco no vídeo olha Marília as flautas dos pastores que bem que somam Oi como estão cadentes Olha o tejo a sorrir-se olha não sentes o zéfiros brincar por entre as flores e vê como ali beijando-se os amores incitam nossos ósculos ardentes pilhas de planta em planta as inocentes e as vagas
borboletas de mil cores naquele Azul O Rouxinol suspira ora nas folhas a abelhinha para olha a hora Rosário e sussurrando gira que ela é de Campo que manhã tem um cara mas a tudo que vez se eu te não vira mais ter certeza que a noite me causará e vamos escrever no vídeo a poesia ela parece agora integral está no vídeo o soneto de Bocage tudo que eu der a interpretação tudo que eu falar sobre ele agora eu estou dando a característica deste movimento literário chamado arcadismo observa é um soneto dois quartetos e dois tercetos
e isso já é clássico Isso já é renascentista a preferência do renascimento tudo bem Observe os senhores as rimas que guardam a posição tradicional da Rima camoniana pastores flores cadentes entre si por exemplo no primeiro quartel Observe algumas rimas ricas o cadentes é um adjetivo e sentes é um verbo como se faz isso na língua é rimando palavras e classes diferentes nós chamamos de riqueza rítmica olha mais uma A Clara é um adjetivo lá no último terceto Clara é um adjetivo e causar é o verbo causar uma rima rica típica camoniana que gosta da Vila
Rica é mais uma maravilha e vamos ver outra vez o poema eu vou buscando algumas características dele olha Marília as flautas dos pastores que bem que sou primeiro a característica mais importante desta época o retorno da do homem para o campo O Retorno intelectual ele foi para o campo Ainda há uma Revolução Industrial iniciando na Europa que de uma certa maneira perturbe poeta ele fala do campo como a música de Elis Regina Eu quero uma casa de campo eu quero sumir da cidade eu quero voltar para para o bucolismo do Campo Rua do Bosque do
rio da Cachoeira então eu assisti percebe que a natureza é o lugar ideal para o amor para a vida calma a vida Campestre ele fala aí tudo na natureza é formosura olha flautas que bem que soam as faltas pastores são bem flautas cadentes o tejo a sorrir-se o Zé first brinco entre as flores o sabores beijando incitam nossos ósculos beijos ardentes e as borboletas tem mil cores abelhinha que sussurra e que Alegre campo e que mainha tão Clara O Retorno à volta do homem ao campo é a característica fundamental e da arte Arcade mas voltemos
ao início do texto olha Marília as falte as flautas dos pastores que Bank soam Como estão cadentes bom vamos analisar essa palavra Cadê Nick significa cadentes tá dele é que cai e eu digo estrelas cadentes o indica dentes eu que quero mais ainda eu usei do texto não tem sentido Tenho sentido que a língua latina dava a palavra cadente Oi e o sentido que a língua latina dava a palavra Cadente é harmonioso a pessoa bem Então observa como as flautas estão cadentes harmoniosos em concerto Olha o tejo a sorrir-se que significa isso mas moça bonita
saudável começou a rima os dentes Claros Então as águas do Tejo estão Claras líquidas com sorriso de uma donzela Olha o tejo a sorrir-se no a lama a claridade a limpeza olha não sentiu zéfiros brincar por entre as flores zéfiros palavra importante no texto Zé Fini é o pai do vento ou o próprio vento então não sentes os ventos brincar por entre as flores Zé Fini evento e por o autor colocou Zéfiro porque agora é pagam agora ele volta ao renascimento camoniano agora são as músicas pagando suas suas inspiradoras o Zé filhos brincam por entre
as flores vez como ali beijando-se os amores incitam nossos ósculos ardentes amores são as plantas o nome genérico daquelas plantas caras brancas do campo e elas então beijando-se com vento encontrando-se uma outra elas esse tão nossos ósculos ardentes ósculos é beijo e os colar é beijar e os ósculos são as dentes então o texto é sensual e por ser sensual é Pagão e por ser Pagão é uma lista é o retorno ao renascimento clássico filhos e pronto implante as inocentes as vagas borboletas de mil cores bom eu quê que é vagas borboletas a palavra vagas
aí vagalhão ou seja grande quantidade uma vaga de nuvem é uma vaga de pássaro uma vaga do mar grande quantidade de água vaga do mar É mas ele chamo as borboletas de inocentes O que são borboletas inocentes a outra volta ao latinismo inocente aquele que não tem culpa é aquele que não tem culpa é mas as inocentes borboletas um tem culpa do que então não é esse o sentido que lhe deu a palavra inocentes ele volta ao latim antigo volta o vídeo na metamorfose volta Virgílio na Eneida e da palavra inocente aí o sentido de
[Música] inofensivo Então olha as vagas borboletas inocentes inofensivos que não fazem mal a ninguém e de mil cores e pérgolas nós temos algumas cores fundamentais que cruzando poderiam gerar outras Sou outras cores fundamentais mas mil cores é o exagero naquele arbusto nos nossos pira e se não me desse o autor desse texto eu diria que ele é europeu porque Rouxinol o habitat do Rouxinol Europa pode haver no Brasil no zoológico Ou esporadicamente talvez no nordeste com nome de um outro pássaro mas o rouxinol europeu então eu sei que o autor europeu e sem mais ainda
sem ler o nome dele Sei que português que tá falando sobre o tejo e O Ted é o rei de Portugal então naquele arbusto O Rouxinol suspira ora nas folhas a abelhinha para olha nos vales usando gira e o rouxinol suspira as abelhinhas param e os ares SUS usando a gira que Alegre Campo que mãe então Clara agora note o final do poema nosso final mas a tudo o que vês se eu tinha um vira mais tristeza que a noite me causará bom para começar outro latinismo causar por causaria e se não me vira por
se não me visse latinismo cadentes são assim mesmo o inocentes borboletas é outro lado mesmo a colocação desse pronome no penúltimo verso esse pronome ti se eu te não vira colocado antes do advérbio não isso é latinismo esse clássico é clássico é mas note o sentido dos dois últimos Ganchos mas a tudo que vez se eu ti não vira mais tristeza que a noite me causará agora o autor se afastou da objetividade e passa-se subjetivo ou seja sem a presença da namorada tudo isso tem a cor da Noite das Trevas ou seja do nada do
vazio do absolutamente vazio sem a presença da Amada Nesse final o autor foi romântico só o final romântico tá dando a ideia do subjetivismo se colocando no texto eu e dizendo que a natureza não tem sentido Leão sem a presença física da mulher o poder e sensual Então esse texto tem duas características primeiro ele Arcade por tudo que eu falei a volta ao campo latinismos o Leto a repintura que eu falei era cássico bom então mas tem uma tendência neoclássica de buscar a forma em Camões sem do Lima Mas ele já projeta o século 19
januncio século 19 porque Bocage é considerado um autor pré-romântico há duas tendências eu estou no século há 18 voltando para o século 16 e prevendo o século 19 e esse é o movimento Arcade Neo clássico movimento da filosofia do Iluminismo [Música] muda-se a época muda o homem não é só a literatura podemos falar do teatro da música e daí quitetura todas elas mudam a literatura com maior velocidade mas todas mudam e o homem também muda o homem e renascentista é diferente do homem medieval a Atena postura e compostura nos ideais o homem Barroco é diferente
do homem renascentista e como homem Arcade é diferente do homem barroco e como veremos o futuro o homem romântico é diferente do arca de como moderno também será diferente do romântico o homem tá me muda o arcadismo arcadismo a natureza é o lugar ideal para o prazer Vital sede de uma vida tranquila Alegre exótica lá felicidade existe com a Revolução Industrial está expulsando o intelectual da cidade ele volta e intelectual mente só para o campo Russo o homem é bom a sociedade o corrompe é essa ideia a natureza o lugar ideal do amor ao namoro
ao erotismo a sensualidade ela Sílvia o TCA religioso é pagam anelissa cinismo duas tendências do Arcade o meu Galego e pré-romântico e teu ideal da época o ideal da época loucos a menos que os ativos kills a que exigiam um lugar gostoso para se viver Aurea mediocritas o homem só tem o ideal em excesso intelectual o resto é que ele é uma vida simples movido do campo pelo menos intelectualmente falando e o teria tronca cortar o que é desnecessário aquelas afirmações e negações vamos pegar um texto barroco e compare com esse de Bocage o Barroco
D Rodrigues Lobo século passado século passado a eles que eu estou dizendo século 17 a fermosura Ted o meu quão diferente de vejo e vi me vez agora existe Turbo te vejo a ti tu a mim triste Claro teve eu já estou bem contente a Ti foi te trocando a grossa enchente a quem teu larga o campo e não resisti a mim tocou minha vista em que consiste o Meu Viver Contente ou descontente já que somos um mau participantes seja morou bem Ah quem me dera que foram nos em tudo semelhantes mas lá virar fresca
Primavera tudo tornará a ser o que era de antes eu não sei o que serei o que antes era é diferentes o autor aqui a firme nega firme nega faz paralelo e esse é Rodrigo sou Barroco Bocage faz uma descrição direta sem o contraste do Barroco Observe os dois falaram do Tejo aqui em Bocage de uma objetiva e Rodrigues lobo de maneira subjetiva comparando o tejo a sua infelicidade e às vezes a sua própria alegria e lembrem do Padre Vieira o homem não ama aquilo que pensa que ama e quem é uma vidros pensando que
o são diamantes diamantes ama ele é o vidro e quem ama imperfeições cuidado que são perfeições e imperfeições ama e não intervenções E vós amais diamantes e firmeza e na verdade são vidros e fragilidade vós amais perfeições Angélicas e na verdade são imperfeições humanas logo os homens um ano aquilo que pensam que amam porque o que se ama não há ou não existe o bofe casais com Raquel e e dormir com Lia e esse é o pode ver primeiro que a última frase é minha viu coloquei no texto mas está em harmonia o que que
ele quer dizer nós não conhecemos profundamente a quem amamos eu disse que o arcadismo O que é contemporâneo e do Iluminismo Qual é a época Qual é o século 18 é de 1700 1800 eu vou dizer três características do Iluminismo primeiro a razão é o único guia infalível da sabedoria e a sabedoria se baseia na razão não há outra maneira de chegar ao conhecimento exceto através da razão e da inteligência o que Deus já nos deu e não pode a religião chegar a ciência e afirmação científica são coisas diversas a cada um em seu assunto
aquele Jão cresci naquele não se prova e não há problema nenhum cada um querendo aquilo que vem entender é livre e tem que ser livre Oi e a ciência é o único guia infalível da humanidade esse iluminismo 2 as características do Iluminismo universo é uma máquina governada por leis inflexíveis a ordem natural não comporta Milagres ou qualquer forma de intervenção de intervenção divina a natureza segue suas regras suas normas só Deus perdoa sempre a natureza não perdoa nunca a arremessar uma pedra para o alto ela cai nas mesmas condições sempre queira e nada viola esta
lei vou ter em seu dicionário filosófico nos ensina muito bem isso com cuida de Milagres e diz que milagre não existe porque Milagres irei intervenção intervenção do Sobrenatural ao natural e essa intervenção existe porque a lei da natureza é perfeita criada por Deus e perfeita fiquei muda suas leis é o Congresso Nacional por exemplo que às vezes são e perfeitas pelas perdem-se em contemporâneas as ganham defeito na passagem dos tempos dos anos dos séculos é constantemente receita mais a lei da natureza intocável o Isaac Newton é o grande cientista da época interpretando e interpretando um
texto bíblico em que Josué lutando contra os assírios olhou para o céu e desci para sol e o sol parou porque para ele seja mais favorável à luta a luz do sol Isaac Newton concluiu embaixo Deus ainda que quisesse não poderia fazer o sol parar porque ele é dele a Deus é incapaz de fazer um triângulo Redondo a lei a dele é fundamental então a natureza segue suas leis e cabe ao homem conhecer as suas leis e o avião não nega a força gravitacional é por ela que ele navega e essa é a ideia de
que a razão é o único guia infalível da humanidade terceira característica não existe pecado original o homem não nasce congenitamente depravado líderes do movimento Iluminista na Europa Isaac Newton a passo ali sua primeira lei da física de que matéria atrai matéria na razão direta das massas e inverso do quadrado da distância vale para todo o sistema do universo e o sistema infinito do próprio inverso ou Alexandre volta também que autor da primeira pilha elétrica Oi Benjamin Franklin o raio EA eletricidade são idênticos o Lavoisier criador da química quantitativa Mas quem incorporou em sua alma o
Iluminismo foi vou ter acredito não acredito em tudo que você disse mas defendo até a morte o direito de você dizer isso é liberdade puder ao dar um movimento literário eu faço uma comparação com o movimento anterior anteriormente alcemos o Barroco século 17 Estamos vendo agora o arcadismo século 18 Vamos Fazer uma comparação que esse texto que acabamos de ler você vai perceber sem sintonia com e as proposições que eu coloco como característica do século 18 e no Barroco forma rebuscada como acabei de lhe pôr cabide Clamar Rodrigues Lobo pode vir agora já Dinho com
suas figuras todas em círculo agora retorno ao equilíbrio no Barroco volta à Idade Média o placar dízimo volta ao Renascimento o Barroco parte em busca de originalidade e o Arcane demasiada sujeição as leis Racionais e clássicas e o Barroco ele autêntico ainda que para adopção Oi boa tarde o arcadismo em inautêntico ainda que racional eu vou explicar melhor em uma próxima oportunidade o homem nasce com o pecado original é o que igreja disse lá no barroco e no arcade o homem nasce bom a sociedade o corrompe Russo a todo conhecimento vem de Deus diz uma
novo a todo conhecimento vem da experiência e reflexão desejo Arcade eu odeio natural tem Deus sua fonte e o direito natural e inerente à natureza humana diz os iluministas com a vinda dos Jesuítas ao Brasil para colonizar e no Barroco o Marquês de Pombal expulso Jesuítas no Brasil no movimento Arcade um sentido nacionalista das Artes vai levar o cu em sentido mais Universal da cultura e da ciência a arte é associada ao pensamento do autor ele fala o que pensa que faz a arte agora está divorciada do pensamento do autor explico melhor o Tomás Antônio
Gonzaga fora do campo do campo como veremos na próxima aula Tomás Antônio Gonzaga quer viver no campo não só ele como Cláudio uma da Costa como Bocage atenção velho é mas Tomás Antônio Gonzaga viveu na cidade era juiz e participou da Inconfidência Mineira e foi exilado e foi preso e quer e ele é inautêntico a arca e não tente que é falsa fala de um campo onde ele vive fala de Uma tranquilidade que ele quer mas ele é revolucionário o que eu posso fazer uma comparação simples indígena e os cantores hoje de música caipira ou
sertaneja são homens fora do campo do animal da vaga do Boi da Cachoeira do pastor mas anda de carro anda deviam anda de helicóptero e moro na cidade é isso que eu quero falar e na autêntica é arte e por último o Barroco é ser especial espiritual e Místico o Arcade é campeste pastoril e bucólico eu espero a ter contribuído para o seu conhecimento se inscreva-se no meu canal Afinal a minha Pátria é a língua portuguesa