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tô estudando o evangelho segundo espiritismo o estudo sequencial da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria [Música] Olá saudações fraternas você que acompanha aí de casa nossa estudando o evangelho segundo espiritismo Luziânia a satisfação imensa estamos juntos aqui no trabalho e as nossas boas vindas para Eliane Carvalho e Tainan tinum são as nossas intérpretes para libras do grupo de estudos o dos espíritas e também os nossos convidados de hoje Simão Pedro de Lima que é membro da sociedade Espírita casa do caminho de
Patrocínio Minas Gerais e Lúcia Cristina esteira palestrante o valor Espírita e coordenadora da área de estudo do espiritismo no estado do Maranhão os nossos agradecimentos também aos parceiros de transmissão os irmãos irmãos queridos e uma alegria estamos aqui juntos no estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo o pimentão os a todos vocês que estão chegando já deixando a localidade onde estão falando e o evangelho que vai entrando nos nossos lares nos convidando à reflexão também cima Então pessoal em torno desses ensinamentos de Jesus complementamos Carlos queridas ele ficar nos compete agradeço imensamente pela oportunidade dessa parceria
As queridas companheiras de libras os nossos convidados esse mão e Lúcia uma alegria tê-los aqui e estamos dando continuidade ao capítulo quinto do Evangelho Segundo espiritismo como falamos na semana passada ele é o segundo Joel Capítulo do nosso evangelho ele tem por título bem-aventurados os aflitos e na semana passada passeando os pela justiça das aflições e causas atuais das aflições e hoje o nosso estudo quem está inscrito lado em causas anteriores das aflições e esquecimento do passado e aí vamos aproveitando aqui já tá pedindo o seu comentário as suas perguntas a gente já vê que
já tem algumas participações no chest Isso é muito bom e vamos ser a nossa primeira pergunta que aproximam e que está presente no item 6 nas causas anteriores das aflições como explicar se mal perda gente queridos estão a par da família acidentes que nem uma previsão poderia impedir os reveses da Fortuna o mesmo situações como enfermidades de nascença o próprio a própria condução estudada anteriormente né na quinta anterior sobre as causas atuais nos levam Justamente a resposta para essa ponderação que ajustado O que é efetivamente no aspecto das causas anteriores porque se nós fazemos uma
revista do nossos dos nossos dias da Encarnação presente e não encontramos um motivo que justifique essa circunstâncias essas situações e considerando que Deus é justo então há que se ter um motivo esse o motivo não é encontrado nessa Encarnação ele é encontrado em outras encarnações não necessariamente na Encarnação anterior mas em quaisquer encarnações anteriores por isso causas anteriores das aflições que nos levam eu digo não né do do Código Penal da vida Futura do Capítulo 7 do livro céu e inferno que nos fala da Solidariedade entre as encarnações e Kardec dizendo que o que não
for ajustado em uma poder ser ajustado em outra ou em outras então ao aspecto aqui leva a questão do passado eu aspecto reencarnatório que vai dar justamente o balizamento para essa essas indagações aparentemente injustas aparentemente sem causas é muito bem Lúcia ainda nesse tem seis aí do Capítulo 5 nós encontramos que poderia próximo você explicar para gente né o a reflexão que podemos fazer é que a partir do axioma todo efeito tem uma calça é primeiro nos cabe compreender o que significa um axioma é muito importante remontar você se conceito que vem da filosofia que
nos diz que axiomas são premissas consideradas necessariamente com verdadeiras Evidente se verdadeiras Então ela é uma demonstração e geralmente ela serve de base para deduções posteriores segundo os empiristas essas essa esse axioma ele surge da consciência da própria consciência que ele chama da consciência e do e vinagres da consciência e para os racionalistas para os empiristas ele nasce da observação de fato da natureza onde os axiomas são deduzidos então a palavra que se uma ela vem do ar do grego que significa verdade né que é que significa valorizo interessante aqui Kardec ele se utiliza muito
dessa premissa e se utiliza muito de diversa dessa base para desenvolver raciocínios para fazer as deduções na própria Constituição da ciência Espírita interessante é que nós observar mos nós observar vamos lá na génese ele vai definir o que é um axioma o próprio Kardec define o que é um axioma quando lá no capítulo terceiro da génese que trata de Deus no item 3 ele diz assim outro princípio igualmente alimentar é um verdadeiro passou a axioma então ele bem como ele está em perfeita coerência com o que a filosofia nos demonstra ele disse que o adiciona
então é um princípio elementar tão verdadeiro que por ser tão verdadeiro passa a ser um axioma e logo não na no lançamento de um Livro dos Espíritos no capítulo primeiro da primeira parte que trata sobre Deus ele vai usar na questão 4 esse axioma quando ele pergunta aos espíritos onde se pode encontrar a prova da existência de Deus e os espíritos superiores nos respondem num axioma que se aplica às vossas ciências não há efeito Sem Causa E esse mesmo adiciona que ele vai utilizar aqui no nosso item 6 em estudo quando ele vai o cara
causa das aflições da causa dos Sofrimentos em existências passadas em vidas passadas Lembrando que ele começa dividindo de duas naturezas as causas das aflições o elas estão na na vida presente Onde estão na vida passada e nesse tem seis ele começa a relacionar uma série de Sofrimento uma série de pesares que aparentemente não estão nessa vida e que parece que atingiram o homem como por Fatalidade aqueles assim como ou Fatalidade E aí ele vai dar exemplos de perdas de entes queridos vai dar um exemplo de acidentes irremediáveis ele vai dar exemplo de residências de futura
dos flagelos naturais das enfermidades de nascença das crianças é um idiotia cretinismo com deformidades E irremediáveis desde quando surgem daí desde o ventre materno Ele disse que problemas dessa natureza nenhuma filosofia pode resolver e nenhuma religião pode justificar se considerarmos que o homem ou Espírita formado a partir do seu nascimento então ele lançar mão desses axioma toda via por virtude do axioma axioma que segundo o qual todo efeito tem uma causa ou seja o princípio da causalidade ele vai mostrar que todos essas essas aparentes anomalias elas ficam a causa e se elas não estão nessa
vida elas estão numa vida passada e nos diz mais o outro é que esse uma Se Deus é justo essa causa também o juiz tá então nós verificamos uma relação entre efeito e causa e vamos em compreender nessa com relação de princípios da doutrina espírita reencarnação justiça divina contudo se encontra entrelaçado e estão totalmente inseparáveis é gravitar para unidade da doutrina espírita E aí ele Serra esse capítulo uma frase que esse capítulo não esse item com uma frase que eu acho fenomenal primeiro ele nos diz que o homem Ele não escapa nunca consequências de suas
faltas nós precisamos ter esse processo de ressarcimento e Reabilitação com as leis que são transferidas com as leis divinas que são transferidas então eles que aparentemente o info e ele pode ter uma aparência de não justificável de não ter razão de existir mas que todos nós que sofremos devemos sempre erguer os olhos para os seus Clamar pelo Senhor e dizer com toda convicção Perdoai ne Porque eu peguei se sofremos é porque é chamo se compreendendo esse pecado ou uma transgressão às leis divinas Oi Lúcia muito obrigada pela sua elucidação em questão a este axioma no
item 7 Simão a gente encontra o seguinte trecho e foi duro e desumano poderá ser assim tudo tratado duramente e com desumanidade se foi orgulhoso poderá nascer e humilhante condição se foi avaro egoísta ou se fez mau uso de suas riquezas poderá ver-se privado do necessário se foi mal filho poderá sofrer pelo procedimento de seus filhos O que leva a Kardec a concluir desta forma se não E aí é a ideia da lei de ação e reação a a lei de Deus ela não é punitiva e o aspecto da a lei de Deus é pura
e simplesmente no caso da transgressão é uma lei reativa a uma reação natural da mesma forma que nós temos no mundo físico reações naturais a atos que nós praticamos Se colocarmos a mão no fogo nós queimaremos a mão e sentiríamos a dor é uma feito por e simplesmente de Mação então a lei de ação e reação ela também atua no campo da moralidade no campo natural da existência todo ato toda ação dizia Milton zero uma reação contrária de igual força de igual potência então pelo próprio Campo da física o atirar uma bola ela retorna não
é um aspecto natural Então esse esse sentido que Kardec coloca é pura e simplesmente a na I had das reações ontem as ações da mesma forma as ações Benévolo as reações são na mesma proporção mas é ações também ocorre a lei de Deus ela não é uma lei da pena de talião o tal e qual não é tal e qual não é o aspecto de porque fez será feito é o porquê fez a reação ocorre não é alguém pondo essa reação não é alguém impingindo essa reação Deus não fica acompanhando para dizer erro eu vou
anotar para cobrar depois não é essa lógica é pura e simplesmente um efeito da Lei aquilo que se faz ao aspecto reativo Então acho que somos os responsáveis das reações que nos chegam vem o aspecto axiomático que foi trabalhado pela também pela e Esse aspecto se uma axiomática da reação ele é um processo axiológico Ele simplesmente acontece é um fato e o fato reativo então a lei de Deus é preventiva quando nós a observamos ela é reativa quando nós a transgredimos por isso simplesmente assim é muito bem excelente estamos ficando com uma visão bem clara
né dessa questão da ação e reação causa-efeito e aqui é Lúcia no item 8 agora Esse é o que é aqui assim as tribulações que vivenciamos sempre nos são impostas a uma imposição dessa tribulações aprender o que que significa imposição e onde é que fica nesse caso livre arbítrio do espírito e essa resposta nós vamos se encontrar exatamente nesse item que você se refere Carlos que é o item oito e nós temos que ter um olhar vinha Pinto para as obras fundamentais da doutrina espírita custo que é a base dessa ciência e posteriormente é desenvolvida
pelo seu caráter Progressista então Ele nos diz que as tribulações podem é bom bem ver esse berro podem nada não são podem ser impostas a espíritos endurecidos é extremamente ignorantes para levá-los a fazer uma escolha com conhecimento de causa os espíritos penitentes aqueles que já reconhecem os seus erros porém desejosos de reparar o mal que ajo feito e de você bem melhor e esses Assis Polly e implemente E aí nós vamos também para complementar esse raciocínio nós vamos ao comentário de Kardec no Livro dos Espíritos a questão 399 que faz nos fazer compreender E lembrando
que essa imposição ela pode ser traduzida como uma consequência a uma ação livremente escolhida eu tive liberdade para errar e eu tenho que só a ler as consequências desse erro no processo educativo nunca punitivo as leis de Deus não nem elas educam nos favorecendo com inúmeras oportunidades ao aprendizado e a esse e caminhar na escala na escala evolutiva então Kardec nos diz o seguinte que chegando ao termo que a providência nos assinala na erraticidade Ou seja eu estou na erraticidade e agora vou reencarnar e ele disse que o próprio espírito escolhe as provas que desejam
submeter-se a gente poderia pensar que essas provas sejam aquelas provas que não são expiação que o espírito já está mais amadurecido e escolhe e nós sabemos que toda inspiração é uma prova mas nem toda prova é uma inspiração oi vem aqui é de ele continua a o seu texto nos dizendo que é ele escolhe é escolhe o gênero da existência que ele necessita e que vai lhe fornecer os meios de adiantar-se e Tais provas estão sempre em relação com as faltas Então se as provas estão com relação às faltas é porque tratam-se desfiar então nós
entendemos que em regra os espíritos escolhem-se os Sofrimentos que devem passar e o gênero de vida que deve se submeter como uma forma de acelerar o seu processo educacional seu processo de aprendizagem nos casos extremos de espíritos enfurecidos e espíritos muito Rebeldes as provas são impostas até porque a lei de progresso é outra lei que tem que ser observada e pode ser deixado ao seu pé a sua até o vontade à mercê das leis que são imutáveis e devem se processar deve ser cumpridas então Todos nós temos acontecência de escolher inclusive ele diz assim nós
sempre gozamos de viver vídeo porque o que seria do homem que seria do Espírito Sem ligar dentro ele estaria reduzido a uma condição de máquina então a régua é nós somos responsáveis pelas Nossas escolhas nós temos essa capacidade escolheu dos Sofrimentos Por que devemos passar o tipo de gênero de existência Agora Numa condição de extrema rebeldia de Stent ignorância as provas nos são impostas também um excelente Lusa Simão a gente ainda nesse trecho das causas anteriores das aflições tem os dois itens E finalizam esse título né E são item 9 e 10 você poderia nos
explicar esses dois itens e também é abordagem que eu posso ficar dor nos apresentam sobre provas e expiações alguns até explicou bem assim essa esse ponto de causas e aspirações de cada de provas e expiações apenas para fins didáticos nós atrelar expiações a elementos consequenciais e causas a elementos de voluntariedade E aí fica mais fácil entender eu todas as duas eu posso escolher é a questão 258 do Livro dos Espíritos Questão 259 vai até 267 trabalhando Esse aspecto das escolhas eu posso escolher por voluntariedade visando um crescimento prova eu posso escolher por elemento com sequencial
ou seja de um ato que me leva a uma natureza por assim dizer determinada de de vida material isso é expiatório a palavra espiação não é punição o verbo espiar ele é colocado para o meio Espírita como punir e não é espiar é pura e simplesmente o aspecto de Redenção é um aspecto remissivo bom então em vez de usar a palavra remissão utiliza-se as criação como na estrutura a Judaica na cultura Judaica tinha os rituais de expiação que era o ritual pelo por meio do qual a pessoa se purificava va&e tão Paulo que teve que
passar por esse por esse ritual para poder entrar em acordo com os judeus e deveria terminar aquelas perseguições e imediatas havia a figura da imolação em sacrifício de um animal e quando era para purificar os "pecados imolava simbody daí o termo bode expiatório quando era para agradar a Deus por agradecimento imolava se uma cabra então havia ou até mesmo uma Pumba o carneiro numa forma de pedido então cada imolação tinha um motivo e o bode é utilizado para Purificação ele era então e solto para que ele na sua saída ele levasse os pecados juntos então
ele era imolado não por sacrifício de morte imolado como um banho e mento para que ele levasse os pecados do povo por isso temos bode expiatório então aspecto expiação ele não está ligado a punição ele não é ligado a sofrimento punitivo mas ao aspecto depurador do sofrimento quando entendido a causa do sofrimento o que Kardec chama de saber sofrer mas é o que mano diz né no vosso sofrer mas sofrer em vão não saberem sofrer então Esse aspecto não pode ser entendido como comissão então por isso que a gente diz que são os elementos cuja
voluntariedade advém de uma função de eu conheci habilidade Ou seja eu tenho que escolher dentro de um rol de consequências daquilo que foi feito isso é expiatório o aspecto provacional eu escolho da mesma forma no aspecto de crescimento aquilo que possa me ajudar a crescer que não necessariamente é expiatório não Obrigatoriamente é expiatório mas a prova também que me traz que me que eu escolhi para que eu possa crescer eu posso sucumbir minha ela daí vem um aspecto prova no sentido também de teste eu posso não conseguir por isso que a expiação também é uma
prova nos nas expiações voluntárias por lato da voluntariedade por consequência lidade eu posso me sucumbir a isso e sucumbindo me a expiação a prova expiatório é bem feita não foi desenvolvida então eu posso falir no processo respiratório também eu posso falir por isso simplesmente no aspecto provacional Então são elementos que didaticamente nós atrelar íamos a um investimento ou seja pra crescimento e o outro por decorrência de atitude Ou seja consequencialidade pode as a a expiação pode a inspiração ser imposta a prova não há inspiração sim porque a inspiração é o aspecto reticente ou ou remitente
ou seja é o aspecto de não não não passar não querer refutar e acaba vendo uma certa e imposição porque ela é necessária aquela expiação já a prova no aspecto por assim dizer isso e da palavra ela nunca será compulsória porque ela é uma escolha para investimento e não há investimento por compulsoriedade a inspiração por compulsoriedade uma passagem interessante no capítulo 9 do Evangelho de Mateus que trata do cego de nascença EA pergunta que é feita e melhor dizendo a resposta dada ela vai nos montar Esse aspecto que muitas vezes nós confundimos e queremos graduar
colocar uma gradação dizendo isso é inspiração e isso é prova nós não temos o equipamento que se colocado na testa da pessoa chamada espírito espectômetro ou provou metro nós não temos esse aqui vai desse equipamento então não dá para dizer olha essa cegueira é respiração porque é cegueira coisa séria é inspiração não pode ser prova vamos avaliar Então esse fato do Capítulo 9 do Evangelho de João quando os discípulos vendo um cego de nascença a pergunta Jesus se o a Quem pecou para que ele nascesse cego foi ele foram seus pais e Jesus respondeu nem
ele nem seus pais nasceu assim para se verificar nele agora de Deus ou seja ele não tinha comprometimento nem seus pais nos seus pais pelo aspecto lá do Capítulo 20 do Êxodo nós quando se coloca lá no primeiro Versículo a punição dos filhos em função da falta dos Pais o foi ele pressupõe um conhecimento de vida para o ingresso uma pergunta de alguém que a reencarnacionista senão não caberia pergunta foi ele e a resposta do Cristo foi exclui a ideia mosaico e não se aplica a ideia positiva porque não se aplica Porque ele disse nasceu
assim para que se verificasse dele agora de Deus em outras palavras uma prova escolhida para que ali naquele momento sendo curado verificaria se a glória de Deus e para ele suportando educadamente a prova seria um passo a mais no processo evolutivo não havia inspiração nenhuma naquele fato da cegueira Então nós não podemos medir se é provas e expiação pela visualização do fato dizer não não é uma uma dor no dedo é prova agora uma uma cegueira e expiação não necessariamente o aspecto aí é pura e simplesmente do campo consciencial e do campo da própria aplicabilidade
dessa natural lei de Deus é muito bem excelente Simão e não queria chamar atenção aí e você que está acompanhando já percebeu que de quando em quando a Lúcia Simão fazem referência ao Livro dos Espíritos bom então é importante a gente destacar aqui ficar atentos que o Livro dos Espíritos é a base da doutrina espírita é bom o alicerce e dá-me Nascem os outros livros então toda vez que a gente vai estudar outros livros da codificação Quem está estudando faz remissão de um dos Espíritos O que é de lá que vem o desenvolvimento do que
nós vamos encontrar no Evangelho Segundo espiritismo homem encontramos no Livro dos Médiuns como no céu inferno e assim sucessivamente é interessante que o Francisco uberlanio Aumentou e ele não conhecia o espiritismo está conhecendo o espiritismo e as 21:33 ele colocou estou concluindo os vídeos sobre o Livro dos Espíritos e agora a gente estou estudando o Evangelho com vocês excelente muito bem seja bem-vindo Francisco mas não dispensa também a leitura não é nós vemos aqui algumas perguntas inclusive Vamos começar agora não era trazer 17 que as pessoas leram o capítulo que nós estamos estudando o evangelho
para fazer as perguntas Isso é muito bom inclusive antes mesmo de começar não é a Suelen colocou uma primeira pergunta se uma pessoa busca de maneira honesta e que siri sair de uma situação de pobreza Ela está de alguma forma atrapalhando as provas e deveria passar durante a Encarnação Lúcia poderia comentar por gentileza Posso sim pois é Suelen é nós temos que analisar diversos aspectos nessa questão a busca pela melhoria pelo progresso pela mudança de uma situação de vida desde que feita de forma ética honesta nunca nos servirá de empecilho para o progresso muito pelo
contrário nos ajudar a e as nossas provas ou as nossas as ações elas são inexoráveis geralmente nós imaginamos que temos porque temos que passar por determinado tipo de sofrimento Em que consiste esse código penal de vinho o porquê da Douro porque desse gênero de vida e nós vamos ver uma relação causal totalmente causal o sofrimento ele tá com a gente nossas imperfeições Allan Kardec no céu inferno ele coloca uma equação didática extraordinária para quem mais compreendamos a relação que existe entre o sofrer e e a sua causa ele disse textualmente que o homem sofre em
função de suas imperfeições assim aqui e ele também é feliz em função das suas virtudes e suas qualidades Então se um homem ele tem dez imperfeições tem cinco virtudes ele vai sofrer muito o que tem momentos felizes aqui na terra então é uma proporção a as minhas imperfeições as minhas falhas o meu sofrimento é consequência disso agora quanto mais eu me livro das minhas imperfeições mas eu me aproximo de uma vida estável e feliz e dá um sofrimento ele dura enquanto durar a imperfeição Então essa busca que tu te referes de mudar de situação de
buscar de forma lícita e honesta e ética melhorar é o que nos compete Porque nós não sofremos de forma alguma para alguma falha que não temos a não ser que seja prova mesmo como que Simão Pedro é então bem explicou eu quero acelerar o meu progresso então eu peço uma prova ação embora ela não esteja relacionado uma falha por isso é que ela se ela é sempre livre eu peço um teste é uma prova para que os possa acelerar o meu processo evolutivo então compete-nos eu Suelen sempre essa busca pela melhoria pelo progresso porque fomos
criados para a felicidade não foi para o sofrimento somos filhos de Deus e fomos criados para alçarmos essa condição um dia de espíritos puros e absolutamente felizes um excelente Lúcia e da mesma forma que a Suelen também fez uma pergunta antes da gente começar a Jeane também fez uma perguntas 21 e 22 e o questionamento da é assim Simão se as provas são buscadas pelo Espírito para concluir a sua decoração e ativar o seu Progresso então nascer num país em guerra e conflitos foi escolha do espírito e ela manda abraços Nova York Estados Unidos e
em tese sim se olharmos a questão 258 Kardec pergunta aos espíritos sua espírito tem consciência do que lhe sucederá na existência corpórea dos Espíritos por Allan Kardec que sim ele mesmo escolhe o gênero de provas pelo qual deve passar na questão seguinte na 259 reset pergunta então tudo o que acontece na vida corpórea foi por nós previamente escolhido e eles nos respondem tudo não é bem a palavra escolhestes os grandes acontecimentos os gêneros as coisas como mesinhas são frutos do vosso são fundo do vosso livre arbítrio o que que é grande acontecimento o que que
é gênero o gênero comporta espécies diversas espécies escolha um gênero de provas de habilidade na saúde as doenças são espécies daquele a debilidade uma saúde nascer em um local é um gênero nascer é um gênero uma ser já é um elemento de entrada e e o lugar que ensinasse é um gênero e possuem aspecto de globalidade nascerem país belicosos um país em condições de guerra no momento que na só tendenciosamente para guerra faz parte de um campo sim de provas e pode ser também um campo expiatório vai vem mais uma vez não dá para fazer
a separação visual isso é prova e expiação mas é sim parte de um gênero desse gênero de transtornos sociais em que a guerra é uma espécie de transtorno de transtornam social então gênero provacional está no transtorno ela pode sim mudar no O perigoso e chegar a um país com revoluções sociais com situações sociais com conflitos sociais pode sair desse para um que tem uma guerra civil pode sair desse da guerra civil ir para um que há um conflito social do ponto de vista da Saúde pode sair daquele para outro que algum conflito social que o
nosso por questões étnicas pode ir para outro veja o conflito social é o gênero e as espécies podem ser várias dependendo de onde eu estiver Então nesse sentido da pergunta para ele o país em guerra talvez fazendo alusão a essa questão da região eslava referindo-se à é um gênero agora se está na Ucrânia se está em outros países perigosos são as espécies a localizações mas está numa revolução social ou seja está numa situação de conflitos os e é parte da prova e em tese é parte da escola Eu tô bem Ângela Jucá as 21:33 perguntou
Lúcia se praticar mos o mal e formos punidos pela justiça dos homens então o fato de tapete da punição aí perante a justiça divina vai haver uma amenização de da do pagamento no futuro e é mas temos que fazer uma distinção entre Essa justiça humana EA justiça divina a justiça divina ela é abrangente ela nos alcança em todos os níveis de consciência ela nos alcança tanto na vida de relações como em nossas vidas íntimas enquanto que a justiça humana ele ela só contém uma mal ela não é do Cauã então muita das vezes as punições
impostas pela justiça humana não conseguem transformar a criatura muito pelo contrário às vezes aumentam a revolta então fazer esse paralelo e responder que a justiça é humana poderia abrandar o a minimizar a justiça o poderíamos ajudar no progresso a forma a ressarcir os nossos débitos com a justiça divina depende de cada um de nós como nós somos reagir às imposições da vida então muita das vezes nós erramos esse erro passa despercebido em todos os níveis da vida mas a justiça divina que tem um caráter completamente educativo ela nos acompanha e nós vamos ressarci todos esses
débitos sempre segue no chamados a ressasse vos e atingir o objetivo desse ressarcimento que a transformação que a correção de nossas falhas Então nem sempre a punição pela justiça dos homens ele vai amenizar os nossos débitos em outra vida ou nesta vida É que na verdade vai fazer com que estejamos totalmente quites com a justiça de Deus é passarmos pelas etapas da expiação do arrependimento da respiração e da reparação Olha que coisa maravilhosa esse conjunto você precisa se arrepender você precisa ter consciência do seu erro e essa expiação já está esse conflito que surge no
momento em que você tem essa consciência do arrependimento surge um conflito interior que se traduz em sofrimento mas você é agraciado por oportunidades múltiplas que Deus nos favorece para que possamos reparar as nossas falhas e continuarmos essa caminhada incólume totalmente kits com as leis de Deus e sempre caminhando para a luz para a nossa destinação é muito bom Lúcia nessa mesma esteira Simão O Anselmo faz um comentário a pergunta nesse mesmo sentido é querendo saber se existe reparação na justiça dos homens onde haveria reparação na justiça dos homens o Olá vamos trabalhar justiça dos homens
depois uma chegamos lá no artigo 16 do Código Penal da vida Futura do Capítulo 7 que o instrumento de estão lá arrependimentos reparação expiação é na ordem social até na ideia de Lisboa na ordem social nós temos três níveis de sanções nós temos a função administrativa a sanção civil e Assunção penal quando se comete um delito ele pode ser pode ser sancionado nos três níveis e sem prejuízo um do outro por exemplo num crime ambiental e vou ser sancionada administrativamente por meio de uma multa a multa administrativa eu vou ser sancionado civilmente por uma multa
do caráter da da Justiça Cível e você a pena e com a pena você já com a estrutura da sanção penal por ter transgredido uma lei e uma não exclui a outra se eu fui punido administrativamente já não então vou fazer a minha defesa na área Cível dizendo eu já fui punido administrativamente não eu serei também julgado do ponto de vista cível e se eu for inocentado do ponto de vista a sívia ou não significa que eu seja inocentado automaticamente da sanção penal da sanção administrativa porque a transgressão administrativa ocorreu mas ela pode no P
gerado dano ao estado que não necessita a reparação ao estado por meio da multa civil e posso não ter sido apenado por crime por alguma exclusão de punibilidade e a exclusão de punibilidade não vai me sentar é possível da música da multa penal da multa administrativa percebeu então que são instâncias diferentes e aí nós vamos para aquela ideia dai A César o que é de César a Deus o que é de Deus às vezes humanas e as leis divinas no aspecto reparatório do ponto de vista humano as circunstâncias que não se pode reparar por exemplo
o homicídio não há como reparar para o de cujus é para aquele vitimado entre aspas então não a reparação em algumas condições um furto ou roubo em que o bem Furtado roubado foi destruído não há como reparar aquele bem se ele foi o único mais resistência então a reparação no mundo Cível Ela vai para o campo pecuniário ou seja vai para o campo da indenização então quando se indeniza alguém é um elemento reparatório da Lei humana quando alguém é afetado moralmente a retratação o teste e mais ainda o aspecto de reparação pecuniária que nesse caso
além de reparação é Retribuição Retribuição pecuniária pelo dano causado então no própria estrutura do Código Civil de Zaqueu e que causada na outra é aquele que ilicitamente causada na outra fica obrigado a repará-lo mas é paralelo e Nas condições possíveis da estrutura civil ou penal na estrutura penal a um aspecto retributivo que a condenação que pode levar a reclusão mas todo o aspecto que leva a reclusão a dividido por exemplo de um sorriso de um homicídio Obrigatoriamente a multa a multa aplicada ela é o aspecto reparatório da Lei humana da Lei social da lei da
lei dos homens então assim reparação pela pelo Prisma da materialidade EA reparação é e agora do ponto de vista da lei de Deus tudo é reparável até o homicídio porque não se mata aquilo que é imortal aquele que é imortal e o Espírito então compromisso Continuará existindo o comprometimento de tirar o reencontro poderá acontecer EA reparação vai ocorrer quando olhamos o que o artigo 16 do Capítulo 7 do livro céu e inferno Código Penal da vida futura que são só 33 artigos muito fáceis de serem lidos são unicamente 33 eu digo unicamente que são pouquíssimos
e eles são muito lógicos o artigo 16 que depois vem o 17 para trabalhar só o arrependimento o artigo 16 fala da reparação bom e uma ordem natural da lei da lei de Deus é arrepender reparar esse residualmente existir espiar a inspiração é residual ou residuária ela não é absoluta se ouvir O arrependimento EA reparação na completude e não ao aspectos expiatório porque o processo de arrependimento já gera um elemento moral expiatório mas da ordem usual Nem sempre é essa por recalcitrância nossa na ordem usual o que que acontece espiamos para arrepender e depois preparamos
não a reparação sem arrependimento não há reparação sem arrependimento porque o ato reparatório pode acontecer mas a vontade reparadora não existe lá ele é um Denir no Capítulo 24 do livro O problema do ser do destino e da dor ele disse quando os meus atos são bons e os meus pensamentos não existe uma falsa aparência do bem então não a reparação sem arrependimento porque o arrependimento é que gera voluntariedade gera vontade de agir como dizia o apóstolo Paulo e espírito no capítulo 15 do Evangelho Segundo o Espiritismo uma mensagem que tem por título título do
capítulo fora da caridade não há salvação quando ele diz no final do primeiro parágrafo para fazer o bem e a necessária ação da vontade então não a reparação sem vontade não à vontade sem arrependimento então por isso é um elemento que antecede o aspecto reparador se olharmos a lei humana a também um aspecto reparador porque a estrutura da pena falamos isso numa das quintas-feiras quando olhamos a teoria geral da pena lá do Livro dos delitos e das penas o César Beccaria ele vai mostrar que há um aspecto tripartite na Pena ao aspecto de retribuição ou
às pé a educação e o aspecto de prevenção numa pena quando alguém é condenado a reclusão o Ato recluso é o aspecto retributivo fez retribuiu e nesse aspecto retributivo ao isolamento para a reflexão EA reflexão do isolamento pode gerar O arrependimento eo arrependimento quando libertados gerará atos preparatórios não necessariamente no mesmo nível e o aspecto preventivo é percebendo que há o aspecto retributivo as pessoas deixam de agir para que não sofram um aspecto retributivo e por isso é chamado teoria geral da pena não significa aplicabilidade desse princípio embora a nossa lei brasileira a lei de
Execuções Penais ela prever isso ela prevê esses três elementos e ela é construída para que isso aconteça a turma da Lei mas não a estrutura do estado que não permite o aspecto reflexivo numa reclusão onde há uma aglomeração E aí o aspecto reflexivo não acontecerá mas prevê-se que haja condições reflexivas se olharmos então a lei de execução penal nós verificaremos Justamente que não poderia ser do jeito que é porque o que se perde é seria justamente outra coisa e eu me lembro bem quando Já faz um tempinho mas quando estudava direito penal a minha professora
ela dizia quando nós vamos estudar a lei de execução ela dizia o seguinte olha agora nós vamos entrar no país na figura de Alice no País das Maravilhas porque a lei de execução é maravilhosa ela permite o aspecto educativo reparatória de arrependimento mas a prática não é o a práxis não permite que essa esse valor aconteça eu tô fazendo essa digressão toda para dizer que assim na lei humana possibilidade reparatória só que precisa ser olhadas pelo Prisma da materialidade e ah e também se mão nós temos uma pergunta da Vera Maria Castilhos que não tem
relação com tema foi as 21:41 eu vou responder rapidamente e já faço outra pergunta para Lúcia ela diz assim por favor amigos eu sou médio e desde que iniciou a pandemia não trabalhei mais mas Continua Estudando mas tem dias que me sinto muito isso ansiosa será por falta do trabalho Veja a maneira de canalizar as nossas energias mediúnicas E se nós sentimos a ansiedade às vezes se é por alguma influência espiritual o próprio evangelho pode nos ajudar nós estamos estudando o evangelho hoje então abrir o evangelho fazer uma leitura orar pelos irmãos necessitados pode nos
trazer alívio e também vibrar positivamente pelos companheiros do grupo mediúnico estar em sintonia com aqueles com quem nós trabalhamos atividade mediúnica pode permitir que durante a e os desdobramentos pelos homens Nós nos encontraremos com auxílio da espiritualidade amiga nos nossos mentores para auxiliar os irmãos necessitados então não tem porque a gente ficar sofrendo a gente pode canalizar não é as vossas energias no sentido positivo e agora é a Vivian Vivian Millet as 21:36 colocou lei de causa e efeito e nós temos o Ricardo Mendes as 20 e as 21:42 isso não é a lei de
olho por olho de uma maneira mais moderna e excelentes colocações isso realmente gera uma confusão né porque pensamos que lei de causa e efeito é similar a lei de talião Ou seja é dente por dente olho por olho e não é bem dessa forma que funciona isso na verdade essas conclusões elas resultam de uma observação superficial da doutrina espírita não estudo da sua lei de causa e efeito tanto que nós estamos estudando aqui bem-aventurados os que sofrem de aventurados os aflitos e nós verificamos numa parte do texto que eles assim é quem foi é é
o condicionante não é obrigado que você sofra mesma pena ou a mesma transgressão que você fez outra pessoa é passar ou seja se eu é contribuir para o empobrecimento de alguém deve ser o derrubei eu vá ter que passar pela mesma pena tanto que os espíritos esclarecem Allan Kardec esclarece você pode ser a passar não é obrigado que passa porque senão isso não teria assim porque toda vez que eu fizesse o mal eu sofresse o mal na mesma proporção e da mesma natureza realmente não haveria não haveria uma finalização não haveria uma lógica então todas
as transgressões que fazemos e suas consequências Elas têm sempre com nós temos afirmado aqui o todo uma um poder educativo eu posso até nem sofrer a expiação pelo mal desde que eu me arrependa e já reparo o mal que fiz eu não a passar pelo mesmo mal que eu pratiquei eu não precisarei passar por ele porque o que a lei Divina me pede é exatamente a minha transformação e pede a minha reparação o meu arrependimento que vai gerar como também o nosso Simão Pedro explicou que vai gerar essa minha oportunidade de reparar então de forma
alguma além de tal defeito é a mesma lei de talião São duas coisas totalmente diferentes a lei de talião ela faz parte ali do nosso do nossos primórdios da civilização onde ainda a onda onde ainda não conseguimos compreender Essa justiça divina e aí nos foi levado a entender o a pensar que seria esse o processo de correção não tipo de compreensão totalmente primitiva das leis de Deus que representam todo o amor toda a bondade tanto que a justiça a Bruna ela está associada ao amor e ela está associada a caridade ela não está associada à
violência não está associada ao mal não está associada a punição nesta secção é que se dá a essa palavra punição é muito pão Lúcia é Carlos eu penso que a gente pode a seguindo né depois a gente volta com as perguntas do chat vamos vamos nesse sentido que a gente ainda tem um outro clima aqui hoje além de causas atuais por causa anteriores A gente tem que o meu esquecimento do passado e aí no item 11 Lúcia tem um comentário anotação de Kardec que vai entrando assim em vão se objeto que o esquecimento constitui obstáculo
que se possa aproveitar a experiência de vidas anteriores havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado e que a nisso vantagem mas que vantagem seria essa e o que Deus então nos outorgou para que a gente melhore um excelente pergunta né porque esse é um dos temas que é muito utilizado para combater a própria reencarnação o próprio propósito do Progresso e um tema o encadeamento das vidas é o continuar e é um tema tão importante que Allan Kardec ele trata dele no Livro dos Espíritos no último item do capítulo sexto da segunda parte
que é do mundo espiritual mundo dos espíritos que dá a volta à Vida corporal o item que trata do esquecimento do passado Allan Kardec vai detalhado forma precisa coisas vantagens desse esquecimento ele trata no livro O que é o espiritismo ele trata o livro dos médios e ele trata aqui no Evangelho Segundo espiritismo o Inter e aqui no que é o espiritismo esse tenho Ele é tratado num diálogo feito com o céptico 17 o que está exatamente no capítulo primeiro é uma pizza segundo diálogo e o Sérgio ele traz argumentações assim muito interessantes em uma
agulha estações que nós ouvimos em nosso dia a dia ele diz que ele não consegue compreender não consegue explicar como é que o homem pode aproveitar uma experiência adquirida e suas anteriores existências quando ele não se lembra dela aí me dá um exemplo bem interessante por exemplo se todo dia eu acordasse e me esquecesse para o meu dianterio Então como se cada dia fosse uma nova uma nova eu estivesse ali iniciando tudo novamente ele mesmo no fim de setenta anos e eu não terei evoluído de forma nenhuma e ajudar o exemplo da classe se eu
estou na quarta série e eu não me lembro das edições anteriores como eu irei progredir e Allan Kardec ele vai responder de forma assim esplendorosa essas argumentações e vai nos vai nos mostrar que essa forma de compreender o esquecimento do passado como não produtivo Como que impedisse o próprio Progresso ela dizem de uma visão superficial que temos na outra Espírita e ele vai dizer que tudo se encadeia no espiritismo e é verdade tudo está encadeado de forma que um princípio ele já vai emanar do outro então não dá para vocês e para os princípios espíritas
e nós verificamos que quando se fala em esquecimento do passado os espíritos e referem a um véu que é colocado e essa palavra véu é muito importante porque não é esquecimento é um gel esconde o passado no espírito então ele não perde as suas aquisições ele apenas esquece o modo como ele conquistou essas experiências que é diferente então quando ele renasce ele traz essas intuições ele traz essas ideias inatas Ele traz tudo que ele precisa para continuar e ela Kardec nos dar um exemplo que eu acho Fantástico ele diz assim supondo 11 O Condenado as
Galés tão cara tá condenado pagou apenas saiu e quer recomeçar Imagine o que vai acontecer com este homem saindo das galeras se ele vai poder se reposicionar na sociedade não se reposiciona Porque as pessoas não dão oportunidade a mesma coisa para nos ex-presidiários E aí nós começamos a verificar quais dessas vantagens Luziânia que você perguntou quais as vantagens do desse esquecimento e Allan Kardec vai enumerar várias ele vai nos dizer se o espírito eles sempre renasce no mesmo meio em que viveu é multigerencial porque ele precisa retornar para dar prosseguimento a esse processo de aprendizado
do amor aprendizado do perdão da tolerância e ele volta e nós estamos num mundo de provas e expiações nós retornamos no processo de ressarcimento de reparação de reconciliação Então nós vamos nos aproximar de ar de regra na mesmas pessoas que nós ofendemos das mesmas pessoas que nos ofenderam então o que que vai acontecer caso eu não viesse com esse Zeu encobrindo esse passado ou eu me sentiria próximo da mente diminuído ou eu me exaltaria se eu me aproximasse de uma pessoa que eu tivesse ofendido demais eu ficar ligando nível de constrangimento tão grande que eu
não teria naturalidade de exercer o meu livre arbítrio porque eu estaria constrangida se eu me aproximasse de alguém que me ofendeu O que poderia acontecer a raiva o ódio o ressentimento não me deixasse prosseguir Então as verificamos que esse esquecimento entre aspas e na verdade é um véu colocado sobre o passado porque nós trazemos as intuições nós trazemos essa voz da consciência nós trazemos essas pendências extintivas que suas reminiscências do passado que vai nos ajudar nesse processo Nós temos tudo que nós precisamos e temos que observar além que o esquecimento ele é transitório Porque nós
não perdemos nada tudo se encontra aqui gravado em nossos espíritos apenas a matéria nos em bota capacidade de se resgatar esse conhecimento e ainda quando dormimos podemos ter acesso a esses conhecimentos que é uma a luz ajudar nesse processo de evolução Então essa interrupção ela é temporária e nos ajuda muito na evolução Nos ajuda muito a ressarcir os nossos débitos Lembrando que é uma condição de nossa de nosso nível de evolução os espíritos ainda da terceira ordem os espíritos imperfeitos é que não tem essa capacidade de resgatar essa lembrança até porque essa lembrança de é
prejudicial à luz são prejudiciais como eu Espírito Santo na da terceira ordem os espíritos mais evoluídos eles vão tendo essa capacidade esse acesso a essa memória gravada no espírito a no SPC bemos que é uma condição até mesmo de um monte de defesa até mesmo verificamos que somos levados apagar da memória fatos muito traumáticos que acontecem nessa vida mesma psicologia nos da prova disso às vezes você passa por um fato tão traumático tão traumático tipo um mecanismo de defesa você apaga da sua memória porque você não tem estrutura emocional não tem estrutura psíquica para lidar
com essa dor nos lembramos do próprio é mano eu já não a condição de evolução muito grande quando ele vai escrever há dois mil anos e no prefácio Ele disse que só agora ele tinha condições de trazer à tona fatos muito aqueles fizeram muito sofrer fatos que ele não tinha nem condições de voltar a lembrá-los quanto tempo eu sou então por aí nós ficamos como é pros idencial que não não tragamos não tenhamos essa memória detalhada de tudo que fizemos mas apenas o que nos é necessário para prosseguirmos aproveitando do passado as experiências das emissões
e seguindo caminhando para o Futuro por novas oportunidades Olá tudo bem Lúcia Simão ainda no item 11 o espírito perde mesmo a memória E aí e não se ele perdesse a memória e deixaria de existir o espírito não que nós temos que observar são as os momentos do Espírito o momento desencarnado momento encarnado e o momento em de emancipação da alma e é isso que Kardec Coloca nesse tem 11 dizendo-nos que durante a vigília ou seja encarnado não estado de emancipação da Alma o esquecimento como muito bem colocou a Lúcia é didático é necessário e
é didático mas a a situação do Espírito voltaram ao mundo espiritual pela desencarnação e ali vão se aclarando todos os a sua estrutura do passado até o limite natural de lembrança Então e o Espírito não vai ter o esquecimento absoluto durante Encarnação no estado de vigília assim se torna mundo dos espíritos pela desencarnação o véu se levanta e ou vai-se desvelando gradativamente vai se levantando e aí As Lembranças Vão chegando e a justamente o ponto da Lembrança com o ato praticado na Encarnação última que vai ser balanceado pelo espírito e há também a possibilidade da
lembrança mesmo encarnado nos momentos de emancipação da Alma que corriqueiramente as pessoas usam o termo de desdobramento espiritual ao momento em que é emancipado do corpo pelo Estado do sono o espírito entra na dimensão espiritual e esse momento ele é interessante porque ele é um momento em que podemos fazer correções derrotas nos nossos processos escolha porque nesse momento estamos na dimensão espiritual e nessa dimensão e em contato com os benfeitores espirituais que cuidam do nosso processo em cartório E aí sim eu posso a unir conhecimentos para ajustar o ritmo das provas que eu venho desenvolvendo
eu posso lembrar-me do acontecimento desdobrado para eu perceber a congruência das consequências da Encarnação e quando eu me Rei quando eu volto a vigília isso funciona no campo do subconsciente naquilo que lembro-me dele chamava de memória subliminar isso funciona como um fulcro intuitivo que pode me levar a tomar ações intuitivamente justamente por trazer para próximo ao consciente aquela lembrança que está coberta pelo vowel durante a vigília mas que foi desvelada no momento de emancipação e aqui não veio como uma o fortalecimento para que eu tenho as forças é onde vem aquele senso de eu não
concordo mas tá tudo certo é intuitivo é um aspecto pura e simplesmente de fulco intuitivo desce desse momento de reavivar a memória a lembrança no estado de emancipação para utilizar lá na forma intuitiva na durante a vigília então não ao esquecimento absoluto e são em cima nós estamos aqui com a minha já pro finalzinho do programa mas a gente tem algumas perguntas aqui Lúcia algumas sobre merecimento algumas que tocam nesse assunto né então a gente ia ver se tacar uma e coloca a senha da Solange ela diz assim tenho dúvida sobre essa questão de merecimento
poderia comentar a luz da doutrina espírita tem também uma da Jeane aqui perguntando amigos e não merecimento reencarnar no Brasil e ser Espírita ou reparação então tem algumas reflexões aí sobre merecimento você pode trazer para gente por favor nós vamos utilizar de uma frase de Jesus que diz a cada um segundo as suas obras o trabalhador é digno do seu salário e nós vamos verificar que a justiça divina Ela é perfeita e tudo isso é estabelecido através de uma ré eu não vi merecimento então o favorecimento ele nunca gratuito não existe parcialidade nas leis de
Deus a imparcialidade é absoluta somos todos iguais diante de Deus E na verdade é às vezes sempre temos essa tendência a querer você favorecidos nas relações humanas e isso fruto ainda do nosso egoísmo da nossa vaidade porque não entendemos que o bem para ser bem ele tem que ser para todos não existe esse ações a o princípio da ética é um bem para todos então às vezes a gente imagina na questão do favorecimento não existe favorecimento o que existe é uma relação de o aumento de conquista do que nós vamos é realizando em nossa escalada
em nosso caminhar e ter sempre essa consciência para que não esperemos gratuidade para que não esperemos favorecimento e aí nós verificamos que o merecimento é uma conquista e nós vamos nos esforçar para isso o grande é de presente que a doutrina espírita nos oferece é encontrarmos em nós tudo que precisamos para compreender essa relação de vida de sofrimento do que nos incomoda do que não vai bem porque temos essa tendência de transferir para outros ou transferir para justificativa dizer mas o que nós somos acometido as dores o que vai de errado em nossas vidas quando
devemos buscar a causa sempre em nós mesmos exatamente por essa relação de causa e efeito de justiça porque a causa é sempre tem uma proporcionalidade uma ligação direta com seu efeito então toda dor todo sofrimento ele tem uma causa esse Deus é justo essa causa é justa não existe favorecimento existe sim nem de cimento e isso nos motiva a buscar essa melhoria consciente de nossas existências de buscarmos em nós todas as causas e motivações que precisamos para as mudanças que temos que realizar em nossas existências ficamos parados e esperarmos a gratuidade da gra e os
termos favorecidos de alguma forma de alguma forma sem que haja em nós o esforço o impenho essa busca do conhecimento do autoconhecimento se encontrarmos em nós Quais são as causas que nos Estão levando a passar por determinados acontecimentos que estão gerando determinados acontecimentos em nossas vidas Precisamos sim nos perceber às vezes queremos ter essa consciência precisa do que nos aconteceu numa vida passada de quem nós fomos até para gerar uma o entendimento totalmente contrário de lei de causa e efeito quando a gente começa a pensar isso aqui é carma como se fosse inexorável né Nós
trazemos de outras vidas e de outras crenças tradições que são congelado e em nossos pensamentos e que nos levam uma inércia de proceder exatamente por imaginar que a lei ela está totalmente um gessada e que a coisa deverá funcionar como se fosse um destino inexorável e a doutrina espírita nos mostra de forma brilhante extraordinária Qual é esse processo de evolução de aprendizado de educação e que nos cabe trabalhar nos cabe sim é buscar todas as formas porque nós somos os artigos de nossas vidas nós somos responsáveis por nossas existências e basta um pouco mais de
atenção e essa é a luz Espetacular que a doutrina espírita nos oferta uma luz que vem de uma crença raciocinada porque antes de crer Nós aprendemos a compreender Esse é o que completa todo esse processo de intervenção divina no orbe terreno o lindo essas três revelações que combina com a revelação Espírita se ligando a todo esse processo e é bom que percebamos que você vê que a doutrina espírita é uma ciência e que é o mesmo tempo é uma Filosofia de consequências Morais e toda essa filosofia a ciência nos ajuda a compreender a moral do
Cristo que é exatamente essa consequência do Espiritismo chega o cristianismo através da ciência através da filosofia para descobrir que essa moral única que a moral do Cristo ela é trazida com parte essencial da doutrina e que nos leva essa motivação de trabalharmos Pelas nossas vidas sempre tendo essa consciência e não existem favorecimentos esse uma relação de merecimento e que depende de cada um de nós recebermos essas dádivas né através do trabalho é muito bem o nosso tempo chegou o final nós é não queríamos deixar pendente só duas questões que que é só confirmação a Maria
das Graças às 21 de 56 colocou é excelente explicação do seu Dom Pedro para um espírito chegar a ser puro ele não vai ficar com um sentias correndo seu campo mental Está correto corretíssimo não se não é isso mesmo que se não explicou e Andréia colocou no caso do alcoolismo é uma prova não a pessoa pode passar pela prova da Tentação agora se tornou alcoólatra porque falhou na prova bom então o alcoolismo já é uma falha na prova porque ninguém está destinado não é assim é alcoólatra ou a ser viciado de qualquer qualquer tipo de
dependência é no campo material não é é a gente agradece muito Lúcia Simão Pedro as nossas intérpretes para libras Luziane a você que está acompanhando aí de casa ficar algumas perguntas pendentes que serão respondidas e você vai encontrar as respostas no site e é da febre TV Onde tem um apartado do nosso estudo aqui o evangelho segundo o estudando o evangelho segundo espiritismo no próximo estudo nós vamos dar continuidade no céu Capítulo 5 e vamos tratar de motivos de resignação ou suicídio EA loucura Leia e traga os seus comentários e perguntas muito obrigado grande abraço
a todos tô estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo o estudo sequencial da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria você que colaborou conosco a gratidão você que ainda não colaborou tem oportunidade de colaborar com a febre TV para que ela cumpra sua missão é divulgar o bem que a divulgar a esperança que a divulgar o Cristo através do Espiritismo Muito obrigado a cada um de vocês nós agradecemos de coração e E aí [Música] a iniciamos hoje a campanha com essa a Federação Espírita
brasileira que busca mostrar que ela é o trabalho realizado por meio desta instituição Centenária trazendo você para dentro da nossa casa como surgiu a Federação Espírita Brasileira de Augusto Elias o seu fundador aos dias de hoje o que ocorreu quem foram em quem são os vultos que fizeram e fazem parte dessa história Qual a relação de nomes como Chico Xavier Bezerra de Menezes Yvonne Pereira com esta instituição qual a sua missão como ela atua na formação do homem de dente apresentaremos a Federação Espírita brasileira em formato de exame com vídeos depoimentos postagens históricas áudios conheça
e faça parte desta família e [Música] e a Federação Espírita brasileira lança o portal FEB podcast com conteúdos em áudio que o objetivo é esclarecer e consolar corações para uma postura de vida com fé harmonia e esperança diretamente dos estúdios da Federação Espírita brasileira está começando podcast espiritismo em Pauta você está ouvindo Podcast estudando o Livro dos Espíritos Olá eu sou Thiago Toledo e você tá ouvindo Podcast do cidadão do universo você está ouvindo Podcast do Entre Dois Mundos você está ouvindo o podcast que o gostinho de leitura estudando o Livro dos Médiuns Olá eu
sou a Marina Miranda e você está ouvindo Podcast Minha Nada Mole Encarnação em [Música] e essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria e e eu quero um livro e E aí
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