Olá boa noite nós estamos aqui hoje para comemorar e rememorar a obra do Educador Paulo Freire que nesse ano completa 100 anos de nascimento para falar de Paulo Freire nós temos aqui duas das principais autoridades no assunto no Brasil hoje Mário Sérgio Cortella e Sérgio Haddad e o Mário Sérgio Cortella filósofo e escritor professor e comentarista do Jornal da Cultura aqui na TV Cultura e foi secretário municipal de educação na gestão da prefeita Luiza erundina quando sucedeu o Educador Paulo Freire no cargo é autor de vários livros entre eles Não nascemos prontos e a escola
eo conhecimento fundamentos epistemológicos e políticos Sérgio Haddad é educador Doutor em História e filosofia da educação pela USP Professor pesquisador e ativista social é fundador da ONG ação educativa participou da comissão nacional de alfabetização e educação de jovens e adultos do Conselho técnico-científico da Capes entre outras entidades da sociedade civil e autor da principal biografia do Educador Paulo Freire o educador que se chama o educador um perfil de Paulo Freire senhores boa noite Que bom É uma honra tê-los aqui São Paulo Freire tem uma obra tão vasta provavelmente um dos pensadores brasileiros mais conhecidos e
renomados em todo o mundo e no entanto nos últimos anos é constantemente vítima de ataques e talvez seja mais conhecido das novas gerações por adjetivos chulos contra ele lançados pelo pela atual administração por membros da atual administração Federal do que propriamente por sua obra talvez muita gente nem saiba quem ele foi mas o associa alguns adjetivos negativos o que talvez segundo nosso comentarista Mário Sérgio Cortella talvez até o deixasse orgulhoso mas cabe-nos aqui hoje perguntar o seguinte Porque como foi que Paulo Freire foi ser tão odiado pela direita e tão reconhecido por educadores em todo
mundo e a duas questões aí de leão que já não pode esquecer primeiro Paulo fez Jamais seria contra que alguém contra ele fosse o que ele seria contra que quem contra ele fosse eu não pudesse ser contra ele porque Paulo Fernando Democrata Paulo Freire alguém que propõe a noção de diálogo Paulo Freire não imaginaria como não imaginou que não houvesse oposição ao pensamento que ele construiu a simpatia maior de Paulo Freire no campo daquilo que é chamado de esquerda ela faz parte de uma tradição em que o pensamento dele tava ligado a termos como autonomia
liberdade e emancipação Isto é todo o ideário que tem um vínculo mais forte historicamente com o pensamento que a partir do século 18 senhora chamada de esquerda a reação né o pensamento de Freire ela não se dá apenas por pessoas do campo reacionário ou até conservador ela se dá também nem outros quilômetros do Sérgio saudade conhece bem essa mestre poderá falar sobre ela mas Paulo é identificado como sendo o ideólogo na do pensamento da esquerda portanto de um pensamento que a direita no sentido político ela recusa e isso faz com que haja uma demonização de
uma parte do pensamento dele evidentemente ele não estranharia repito que houvesse nos tempos contemporâneos agora nem alguma recusa a concepção aliás se vivo estivesse Talvez ele serve bom foi para isso que eu escrevi algumas coisas foi por isso que eu discutir outras foi para isso que eu sugeri outras não para gerar unanimidade porque dizia ele educação tem lado Isto é não dá para fazer a educação neutramente colocada como se ela não estivesse uma sociedade com interesses diversos e educação tem lado e o lado que ele sempre defenderam o lado da ideia de humanidade né da
Igualdade da Fraternidade se ela tem lado quem tem algum tipo de antipatia com o lado não é que ele coloca Sem dúvida por ele o melhor simpatia É mas ele virou sinônimo Paulo Freire e virou sinônimo de um método educativo era o chamado método Paulo Freire que foi aplicado no Brasil principalmente no início dos anos 60 e principalmente ou de forma mais resposta junto a movimentos sociais que atuavam muito fortemente no nordeste brasileiro daquele período anterior ao regime militar é professor Sérgio Haddad é o esse método Paulo Freire tinha algo de um ponto de vista
da Concepção cognitiva ou Educacional revolucionário ou era um método conservador e que aplique no entanto aplicava conteúdos e palavras mais concretas da vida dos adultos analfabetos que ele e do cava eu acho que inicialmente é importante dizer que vamos associar o Paulo um método a restringir o pensamento dele filme Na verdade tem uma concepção de educação né ele ele é um filósofo da educação ele pensa Educação de uma maneira muito mais Ampla e nesse sentido ele e utilizou que ele tinha na mão naquele momento em 63 para solucionar uma concepção de educação que como bem
disse o Portela é uma concepção que tá que tem lado é vamos ver ele faz parte de uma rede eu de um campo da chamado pedagogia crítica que aquela que não separa o campo da política do campo da educação e por isso é que tem lado Oi e o livro mais famoso deles chegou a pedagogia dos oprimidos Pedagogia do Oprimido né e portanto ele tem um lado muito claro aqui é o que são os oprimidos nas diversas modalidades que a gente poderia dizer então eu direito interessou um método que tava naquele momento para resolver um
problema relativo a sua concepção que era de fazer uma alfabetização e é por um lado em 40 horas o que trazia um problema de natureza política porque ele colocaria rapidamente na sociedade brasileira um conjunto amplo de pessoas lendo e escrevendo numa sociedade em que o Analfabeto não podia voltar eu e mais do que isso além do instrumento que seria vamos ver alfabetização ele colocaria um conjunto de pessoas críticas em relação a sociedade porque o método dele era um método que ligava a alfabetização como a discussão sobre a vida das pessoas sobre os temas que as
pessoas viviam sobre os problemas que as pessoas viviam Portanto o risco Por parte dos setores conservadores era esse vamos ele poderia rapidamente ao espalhar o seu método pelo país fazer com que um conjunto enorme de pessoas desestabiliza seus os currais eleitorais e de uma maneira muito mais crítica vamos ver e consciente dos seus direitos é só para completar o Paulo e isso que eu e o cortei ela disse que deu uma pessoa coerente e pregou é o Paulo Freire e ele e ele reconhecia sempre né as críticas e refazendo o seu pensamento permanentemente e uma
das coisas que muitos criticaram é era bom seu método é um método tradicional não tem ouvir uma uma evolução muito grande foi Claro houve uma evolução e reconheço né Essa evolução e ele sempre dizia não não imitem me refaça né é use o Paulo Freire como uma forma de você criar uma nova perspectiva tal isso é é o que vamos de uma certa forma muitas vezes as pessoas ficam a pegadas a uma coisa que ocorreu em 63 em Angicos em janeiro de 63 não estamos em 2021 Leão tem duas coisas que eu queria a fazer
acho que para essa reflexão se acho que ajuda não dá para entender nem adesão e nem objeção a Paulo Freire sem olhar o contexto histórico em que a concepção Freire Ana de alfabetização de adultos ela entrou no circuito Brasileiro nós só tivemos a possibilidade do analfabeto adulto votar no Brasil portanto ser alguém que escolhia e poderia ser escolhido na Constituição de 1988 e só tivemos uma eleição a primeira eleição e que analfabeto adulto pode votar no Brasil foi cem anos após a proclamação da república em 1989 a forma de exclusão era a forma de usam
quando da Abolição formal da escravatura em 1888 a primeira ação na sequência da legislação foi retirar da possibilidade do voto alnalfabeto evidentemente a grande massa de escravizadas acabou sendo excluída nessa condição durante o período republicano e também 988 ou Analfabeto não poderia ser alguém que voltava e ela votado ou no período da República Velha Não voto censitário por renda o que dava eu uma óbvia consequência que que eu tô dizendo isso quando Paulo Freire vai fazer o trabalho de alfabetização nos anos 1960 Sérgio Haddad escreveu sobre isso Ana Maria Araújo Freire viúva dele escreveu sobre
isso Moacir Gadotti que ouviu sobre isso que são também biógrafos não É dentro daquilo que ele fez é ele Paulo Freire estava num primeiro momento e atividade junto ao serviço social da indústria não é um dos primeiros trabalhos ele foi ligado ao Sesi antes da experiência de Angicos fará aprimoramento da mão da educação e da educação em geral uma coisa a educação de crianças e alfabetização de crianças o método no sentido técnico de procedimento tem um caminho para lidar com adultos o tempo que uma criança tem não pode é o tempo que o adulto tem
a grande ofensa política da metodologia de Paulo Freire foi que como Sérgio bem lembrou ele colocava em larga escala dentro de um sistema político na em 1963 pessoas que antes eram colocadas à margem e portanto não participavam da Escolha o famoso Curral eleitoral nesse sentido por uma parte da sociedade naquele momento aqui não foi uma ofensa tal como mais tarde no Brasil 30 anos depois passou a ser ofensa colocar pobre ruim aeroporto colocar na gaze time né fazer viagem de cruzeiro Então esse tipo de reação o que não significa eu concluo o que não significa
que Paulo fez seja imune a observação a crítica ao debate nem ele achava isso que como Sérgio lembrava agora essa linha tolo né supor e quando Sérgio fala que Paulo Freire fazia uma vinculação entre educação e política a política aí não é sinônimo de partida e sinônimo de ação social Isto é toda ação no campo da educação tem um reflexo na vida coletiva e toda ação na vida coletiva tem um reflexo na educação partida é um pedaço na da política Paulo Freire inclusive fez uma trajetória imensa no Brasil e o único momento que ele fez
uma filiação partidária ela é quando ele já estava retornado ao Brasil não é depois do exílio portanto não dá para fazer uma mescla dessas Paulo seja comunista desde alguns nunca foi Paula Ferreira marxista usou pátio do referencial mas ele era mais um marxiano Isto é um estudioso reconhecia o valor Paulo Freire abateu de maneira alguma então alguns epítetos que pululam né no universo a Paulo Freire que não necessariamente corresponde o que que dá para falar de verdade que parte do método como Sérgio lembrou podia ter marcas conservadores e você falava isso que para aquele momento
era o que algumas coisas avançaram depois do campo da linguística e assim por diante agora o restante um pouco não é Delírio às vezes é imaginação e outros momentos é má-fé é só para mim ir lá então esclarecer esse daqui não era ateu era católico Cristão cristal de Formação a mãe dele era uma pessoa extremamente que ele está na Paulo Freire tem uma formação que eles tão foi informado dentro do catolicismo romano Depois tinha as convicções dele né Na família o pai de Paulo Freire era militar né foi da polícia oficial da Polícia Militar de
Pernambuco foi do exército brasileiro antes portanto tinha uma formação marcada não sei se dá para dizer que Paulo fez Espírita dá certo não não ele não ele não seguiu o pai ela espírito agora o Paulo sempre disse que ele era um homem de ferro Ah e não era um religioso ele era um de fé ele disse eu nunca precisei provar para mim mesmo a minha crença em Deus e ele teve inclusive uma polêmica com Darcy Ribeiro Porque deve ser Ribeiro falou a ele tudo que eu estudei na vida foi para tentar comprovar alguma coisa em
relação a minha fé a minha crença em Deus e etc e nunca conseguiu pode eu nunca pensei provar aliás os dois muito amigos Darcy Ribeiro e Paulo Freire faleceram no mesmo ano dá-se Ribeiro em fevereiro de 1997 e Paulo Freire no dia dois de Maio de 1997 Mas eles foram muito próximos quando o Paulo Freire sendo o secretário de educação na cidade de São Paulo ele fez a sua transição para fora da secretaria e no caso dentro da equipe que ele Formou eu assumir é como e a transmissão de posse adriaticos foi no Teatro Municipal
de São Paulo no palco do teatro né nele estava inclusive ao lado da prefeita na época Luiza erundina o Darcy Ribeiro né e o Paulo Freire Isso significa que aqueles dois cá beijaram por muito tempo inclusive tiver atividades nos vídeos né em conjunto e da se era muito amado por Paulo Freire e vice-versa disse mas eles não tinham pensamentos idênticos ou mesmo todos agora você mencionou da cinta ou eu vou antecipar uma uma pergunta que eu faria mas para frente mas o Darci tinha a convicção da SIC era Ministro da Educação antes da que foi
ministro da educação antes do golpe de 64 quando o Paulo Freire teve a sua atuação em alfabetização de adultos no nordeste então a banda essa sintonia já vinha diante do regime militar e o Darci era o ideal o associado com a ideia de que dá não repetência da progressão continuada o que nome temas que quando você repete um aluno de ano você o estigmatiza como o culpado de um problema que na verdade é do sistema educacional ou social e que não se deve por isso mesmo repetir o aluno o que vale no mundo inteiro mas
no Brasil não existia e essa progressão continuada ou não repetição foi implantada no município de São Paulo durante a gestão do Paulo Freire você me corrija Se eu estiver errado mas havia uma grande sintonia entre os dois com relação a isso e isso se tornou uma espécie de unanimidade na educação brasileira naquele momento e ao longo dos anos de democracia Esse instrumento acabou sendo atacado e até negado pelo próprio PT na durante a candidatura do Aloísio Mercadante a Governador de São Paulo que atacou a progressão que era uma criação e ficamos assim daquele período do
Paulo Freire é como que pode uma coisa tão benéfica para a educação se tornar uma espécie de unanimidade negativa na sua durante a gestão de 4 anos Paulo Freire como secretário depois eu eu já estava na secretaria da equipe do Paulo Freire havia uma discussão sobre a educação por ciclos toca uma acontece em vários países do mundo por exemplo a França durante muito tempo teve naquilo que para nós é o ensino fundamental um ciclo de nove anos com Três blocos né você tinha lá e Inglaterra e alguns momentos de primeiro a sétimo ano sem nenhum
tipo de retenção e outros países do mundo e na gestão do Paulo Freire depois naquela que eu estava com o grupo não se usava a expressão progressão continuada nós falamos de informação por ciclos lá e Essa gestão Paulo Freire no período que ele era o secretário não houve essa conotação do ano que ele deixou secretaria eu a subir com um pátio e ele o fez Zinho maio de 1991 em novembro de 1991 houve uma votação debatir com os três segmentos né alunos professores pais funcionários para discutir como seria o Regimento comum das escolas a qual
entra a temática na de organização escolar E aí se escolheu organização por ciclos que foi submetida ao Conselho Estadual de Educação que a prefeitura não tinha na época autonomia e foi implantado experimentalmente em 1992 este sistema de ciclos ele não visava facilitar a reclamação Aliás a aprovação ele visava dificultar a reprodução burla não era para facilitar a aprovação era para dificultar a reclamação mas ele não funciona se ele não tiver lá volta dele algumas estruturas de apoio professores com dedicação maior em tempo integral formação continuada a a ter uma escola com ampliação de turno para
que no contraturno das aulas ele possa ter um acompanhamento E essas condições dadas foram sendo criadas mas o governo que a cidade escolheu né no final de 1992 que foi Paulo Maluf que entrou na sequência Ele retirou suas condições o estado de São Paulo na como organização de educação pública entrou com a progressão continuada depois por que que eu tô dizendo tudo isso de modo tão longo porque é primeiro não é de Paulo Freire a educação de produção você é uma roupa autorização acho que Natura era do grupo que eu estava a noção de progressão
continuada ou educação por ciclos ela não é só brasileiro segundo ela é anterior à gestão ela já vinha sendo discutido por vários educadores de vários lugares e ela continua na exercício e vários momentos a noção de seriação ela é muito restrita dando uma parte das e tal como no Brasil ainda nós temos mas é uma ideia que ao ser colocado em prática ela só tem uma sequência mais positiva se ela tiver acabou os de apoio porque você não tiver ela acaba se tornando uma forma de criar o que os críticos diziam é o passo a
fácil não a lógica não é essa repito não é facilitar a aprovação é a reprovar a reclamação fazer com que a reprovação inútil ela não aconteça é que o aluno na qualidade civil no Como ter um assinatura é assim minha na prefeitura E mas em outras palavras é impedir que o aluno seja punido por um defeito do sistema educacional II reconhecer as diferenças entre os alunos tem uns que são mais rápido o outro que ia morar mais etc quando você faz um regime anual você me ver ela todo mundo de uma forma única é isso
crianças são diferentes né o acesso a capacidade o desenvolvimento de cada criança ainda mais dessa no início né do das suas polarização ela é muito diversa Depende de tantos fatores né do familiar do comunitário de uma série de outras coisas que a escola tem que reconhecer eu acho que se o Paulo estivesse vivo hoje ele estaria indignado com essas coisas das avaliações em massa com essas coisas todas relativas a você pensar uma educação que seja a única para todo mundo a pensar uma educação que seja militar para todo mundo civil-militar como é a proposta porque
o problema é um problema é vinculado diretamente à autoridade do professor tudo isso vai numa crítica direta ao que o Paulo O pensável o oposto do que ele penso Então eu acho que é bom e já experiência do Paulo Freire da equipe o Mário Sérgio na sequência é a concretização do pensamento dele é eu acho que ele que ele aceitou mais para dizer para dizer isso eu preciso né eu falei tanto eu sou a principal figura de Educação do partido dos trabalhadores eu não posso negar um convite desse e que foi um peso para ele
porque você imagina do meu livro entrevistei A várias pessoas e uma delas conheceu muito o Paulo em Genebra onde ele ficava tinha o secretaria dele e ele diz o seguinte a secretária dele tava acostumada de manhã e a receber os convites desta parte do mundo e de tarde do Japão da azeite 67 que isso era uma coisa recorrente o Paulo fez 150 viagens internacionais quando ele tava fora do país só no conselho mundial de igrejas que foi vamos ver os dez últimos anos que ele morou em Genebra bom então ele chegou aqui com essa carga
toda você imagine o Paulo é um convites é a secretaria aqui no Brasil dizer que respondia cartas uma quantidade de 50 cartas por semana que podendo não encontrar elas agradar mas de tudo meu visto antes você imagina ele assumindo a secretaria educação e ele até Conta isso né que nas primeiras semanas ele teve que assinar uma quantidade desse tamanho de processo um dele que foi de uma professora que pediu para reconhecer o afastamento dela por questão de doença a já tinha passado por não sei quantos estágio ele precisava assinar uma colher Então você imagine uma
pessoa do tamanho do Paulo Freire é com limitado aos problemas burocráticos uma secretaria educação como é no município de São Paulo ele mudou muito isso a equipe ajudou muito isso mas eu fui eu teve certamente o Mário Sérgio vai que tem essa melhor percepção para mim eu entendi que ele tinha que dar uma uma resposta à sociedade brasileira nesse sentido e fala bom eu vou fazer uma uma gestão e é que pudesse ser coerente com meu pensamento e de fato Eu particularmente aí já lado não de biógrafo mais de Educadora acha que um que ele
fez é uma marca e o que a equipe fez é uma marca que permaneceu e até hoje é referência né Tem vários livros publicados e etc etc agora não tem um pedaço disso Que Você levantou que vale a gente vê pensar um pouco quando se fala por exemplo de seriação na quando se fala da ideia de você não fazer a retenção anual mas fazendo de um modo mais organizado nós temos que pensar dois elementos primeiro uma escola em que a nota funciona apenas com uma ameaça disciplinar o e portanto a ideia de registro da notificação
da retenção ela funcione como uma advertência E é isso que encantaria para que se aprendesse eu sempre brinco aqui se isso funcionasse ou seja se resultasse em algo concreto você ameaçar punir você a 34 atenção as penitenciárias seria um centro de excelência certo segundo na onde você tá em toda uma estrutura segundo é Pode até parecer algo ou estranho mas a Anna educação uma discussão que trazem um termo quando você fala em fracasso escolar quase sempre responsabiliza o aluno quando você fala em fracasso hospitalar dificilmente você vai com todo o bom senso sou eu dizer
que o paciente pereceu dentro do unidade hospitalar quando colocando responsabilidade dele mas nada de escola há uma oscilação há tempos em que se diz é o aluno que e eu não quero saber de nada no outro momento assim a família que não cuida essa família Não da disciplina vamos trazer uma estrutura muito mais se fica dentro a outra é os professores não Estão interessados não há compromisso esse tipo de miolo misturado ele não traz a solução porque a solução vem quando você lembra que as três questões ela sim entra encruzo e nesse sentido não é
o trabalho de Paulo Freire é um trabalho que fazia com que a gente prestasse atenção no conjunto dos fatores educacionais escolares e não apenas ficar olhando aquele que estava em sala de aula quase como tendo que retirar as paredes quando você mencionou da Ribeira quando ele projetou a ideia do CIEP senão do Rio de Janeiro no governo Brizola em que ele era o vice-governador ele chegou a fazer o mesmo projeto de escola sem sem paredes das salas abertas para o mundo na nesse sentido Paulo Freire ele E aí alguns tipos de sintonia mas em relação
ao modo de ação não é que se coloca a presença de Paulo fez muito curiosa muitas vezes a Teoria freiriana é usada e estruturas mais conservadores por conta do aporte dialógico de lhe propor uma Pedagogia do Diálogo nas você tem alguns países no mundo em que a concepção de Freire entra né dentro do trabalho escolar para exaltar o diálogo e não deu certamente o foco da conexão entre vida política na dívida Educacional Então você não tem uso único né Ele é quase multiuso e a um lugar onde ele é menos naquele é menos usado é
ele é menos apreciado do que em outros como até saboreio na no cotidiano da Educação de Paulo Freire o responsável pelo fracasso da educação brasileira e ele saiu daqui 1964 Quando ele estava com o projeto original Inicial e ficou 15 anos no exílio quando ele voltou ele não exerceu nenhuma atividade de natureza de Gestão Pública nunca foi medida da educação único cargo que exerceu por dois anos e três meses isso como secretário municipal de educação da capital paulista dizer que ele é responsável por algo do qual não participou É no mínimo para usar a expressão
no mínimo que sempre pega bem É no mínimo bizarro bizarro é Inclusive tem uma uma entrevista que foi feita pela PepsiCo também no meu livro logo no começo logo que ele chegou tá uma das questões que foram feitas para ele foi escuta assim tem um método é tão bom falando o método por quê que ainda tem tanto analfabeto no Brasil é eu irei responde mais o problema lá na frente Isso não é demérito é de decisão política portanto por daí essa ligação entre o político e o Educacional ele foi você quiser acabar com analfabetismo basta
decisão política de acabar com analfabetismo não é um problema específico de um método seja o meu seja de qualquer outra pessoa é um problema de como que você toma uma decisão política e realiza pedagogicamente e uma maneira a contemplar essa esse objetivo agora Sérgio o no período buscando na biografia algumas informações que dele Sai do Brasil em 64 volta em 1980 digamos assim 16 anos fora do Brasil qual foi a trajetória desses 16 anos o primeiro o Paulo Freire Ele foi preso no e em 64 e por 40 dias em Recife e já vi uma
tensão muito grande por parte da família dele e dos amigos no sentido dele ir embora nesse sentido é interessante e lembrar uma coisa é nós estamos falando do de Angicos é a última aula Angicos Rio Grande do Norte tem convidada pela Luiza Maranhão que era um governador conservador né com dinheiro da aliança para o progresso veja as contradições e o Paulo aceita vai aliança para o progresso que eram financiada pelo capital internacional para criar uma gozação John Kennedy né É para aumentar a tia como consequência aumentar o posição aqui em interna é então em ampliar
vamos ver de combater de uma certa forma essa tendência comunista que América Latina e é de uma certa forma desenvolvendo depois de Cuba é etc então um grande problema norte-americana para vamos ver segurar tem uma presença norte-americana e financiar portanto várias coisas entre outras educação popular educação popular foi aqui Foi no Chile foi em vários lugares eu tô voltando isso para você perceber um pouco como é o Paulo já criava lá é uma oposição dos setores conservadores na última aula que foi dada pelo Jango o governador que tem interesses políticos em divulgar a experiência de
sete convida o presidente da república o Jango para dar a última ao quilate vários convidados inclusive o chefe da região militar e nada mais nada menos era o Castelo Branco Oi e o Castelo Branco comenta com jornalistas vai o seguinte estão criando cascavéis no nordeste deste país e ele assume como primeiro presidente militar logo evidentemente como se explica que um programa de alfabetização uma pessoa pode ser procurada perseguida justamente por um programa de alfabetização e vai cair no Paulo é bom no final do ano ele viaja e é para para o Rio de Janeiro para
responder uma sempre militar Aproveita e entra na embaixada da Bolívia é viajar para a Bolívia algum tempo depois tem outro golpe militar na Bolívia e ele fala bom não vou ficar lendo ele passar muito mal né o Paulo eram fumantes e ele passou muito mal com altitude de La Paz gente certa etc e nas suas relações com a democracia Cristã ele conseguiu ir para o Chile com Frei assim uma grande Euforia né no Chile com Freak vamos ver dela democracia Cristã se era democracia Cristã e tinha uma parcela bastante progressista da Democracia Cristã no Chile
e ele foi para lá ficou lá diz 6465 vamos ver no começo e 65 a família o foi para lá né os cinco filhos foi para lá ele ficou de 65 até 60 final 6869 começo 69 a E lá foi um lugar onde ele produziu muito primeiro porque ele sistematizam experiência daqui com educação como prática da liberdade e segundo porque lá ele vai fazer o Pedagogia do Oprimido que é o grande livro Vamos ver o livro mais conhecido internacionalmente e que tem uma diferença muito grande porque ao vivendo cheirinho Santiago ele vai conviver não só
com tudo que estava ocorrendo no Chile naquele momento pré a gente que prego entendi mas como todos os quantidade muito grande de refugiados brasileiros né que estavam lá ou que é e ele ali se apropriou do machismo então você vê há uma diferença muito grande entre educação como prática da liberdade e com a pedagogia do oprimido no educação como prática da Liberdade ele fala em elite e povo o diálogo é de ter like e povo no Pedagogia do Oprimido ele tá falando hein opressor e Oprimido já é um conceito de classe né Você pode perceber
que já uma mudança significativa mas eu não vou entrar Antunes de lá ele já recebeu dois convites e ele achava em 68 que ele já tinha esgotado o tempo dele no chip e ele tinha dois convites um para ir para Estados Unidos Oi e um para ir para o conselho mundial de igrejas Vamos ver que os protestantes a rede de Protestantes de uma certa forma arrumou para ele ir para lá e ele negociou de ficar um ano Estados Unidos dando aula como professor visitante em Harvard ele de várias para ele deu aula e javad é
ele não fingiu que estudou erradas foi Raiva de que estudou Paulo Freire Isso é uma diferença significativa de lá até agora e de lá então ele ficou um ano lá e ele ficou muito impressionado com o racismo Estados Unidos e para você ver como ele não é um cara teórico sobre ponto de vista estrito não é um cara acadêmico tal ele no Chile ele foi trabalhar numa assessor o Ministério da Educação para campanhas de alfabetização lá chamado e do Psychosocial bom e foi trabalhar também com camponeses que era o lugar onde ele tava com Jackson
show quem que contratou né que abrir um espaço para ele e tem o primeiro e talvez o único livro sobre comunicação né que é um com extensão e comunicação onde ele vai fazer uma reflexão sobre essa questão da comunicação Gre me seguir naquela época era muito pouco falada educação popular falava-se muito em comunicação popular e de lá é deste ano já é onde ele visitou a cada convite que ele tinha de uma universidade e falei eu vou desde que você me permita um ver qual é o trabalho de extensão que vocês têm Então cara da
prática prática que interessavam eu vi lá ele muda para Genebra passa dez anos em Genebra sendo que os fazendo conferência do mundo inteiro nos últimos cinco anos Ele trabalhou basicamente nos países portugueses é bom seres colônias portugueses que estavam refazendo todo seu sistema educacional numa lógica de de colonial Oi e aí então ele vai estudar né todo o pensamento com o Amilcar Cabral médico falou Enfim uma quantidade de George O Ali era morava na Suíça e trabalhar na África trabalhando na área no final recém-saído isso das suas revoluções delivery guerra de libertação de Angola Moçambique
guiné-bissau São Tomé tenta Y só para concluir ele volta e 89 em 79 ele faz uma visita o Brasil e 80 ele volta e volta para São Paulo vai trabalhar na PUC e na Unicamp em 79 isso aí é isso eu na verdade eu conheci em 82 e num contexto de discussão sobre meios de comunicação e digamos assim educação isso que hoje se chama educação midiática e na época se tratava de uso do a comunicação para a educação mais do que isso e ele tava de Fato muito impregnado pela experiência nos países especificamente ele falava
muito de Moçambique com o uso de meios de comunicação para disseminação digamos assim de uma educação com e maiúsculo é essa experiência era menos de alfabetização e mais de organização social e mais informação popular mais de educação popular como sério e o lembrou alfabetização de adultos é um pedaço da educação popular mas ela não restringe a educação popular como um conceito nesse tipo de educação está muito mais ligada à formação de cidadania aos laços de solidariedade a ação política organizada sem que ela necessariamente seja partidária não há uma série de meandros aí ele lidou muito
bem com isso ele tem várias obras que trabalham nesse Campo mas nós não podemos perder a referência do que o Sérgio Andrade trouxe desde a origem ainda nos anos é a grande preocupação dele é o que a gente chama de extensão Isto é levar à prática a prática até aquilo que é o mundo real nada as pessoas elas tenham uma ideia clássica leitura do mundo leitura da palavra a noção de que você precisa lidar com aquilo que está na tua circunstância para aqui né o abstrato vem Aliás ele dizia a prática de pensar na prática
é a única maneira de pensar certo é a prática de pensar a prática é a única maneira de pensar certo isso significa que essa preocupação continuar que teve com a noção de encarnar aquilo que ao trabalho da educação para não ficar abstrata voltada lá para os altos e na vida do dia a dia claro que o mundo da África posso na as guerras de libertação foi um terreno muito forte em que a comunicação seja o rádio especialmente Em algum momento a TV uso daquilo que no passado é de diapositivos que eram projetor de slides não
é tudo aquilo composto né uma imagem que permitiu a ele essa condição por isso a educação midiática tal como agora dentro trazodona sempre entrou na referência dele com uma preocupação não é casual que o último livro dele antes de falecer que é de 96 seja pela energia da autonomia na ciência até educação como prática da Liberdade no ponto de partida aí Pedagogia da Autonomia no último. A grande intenção de Paulo Freire sempre foi com que cada pessoa pudesse emancipar-se de qualquer domínio a sua volta inclusive da mídia eu posso ser preciso ser alguém que absorve
o mundo da ilha mas eu tenho que ser lá autônomo em relação a isso eu não posso ser um Melo deglutidor um mero como dia ele lá no Pedagogia do Oprimido um saco vazio não é como se fosse uma conta bancária que alguém vai depositando um grande lá e faca Olha só por curiosidade que eu não posso perder essa história ou grande Sérgio Andrade Fábio disso quando o Paulo Freire adorava contar isso que eu vou contar agora quando o Paulo Freire esteve preso na em1964 ainda do Recife quando o Comando do Exército nosso na região
era do General Castelo Branco na ele ficou lá um preso um tempo depois o que ele foi para o Rio de Janeiro né E nesse período que ele lá estava não souberam que ele está lá um professor na parte dos aqueles que ele dava quase entre Sargentos na internet souberam que Paulo Freire lá estava e souberam que ele era um especialista em educação de adultos em alfabetização de adultos e ele dizia que um dia um Tenente achou um capital Não me lembro chegou para eles assim professor a gente soube que o senhor é um especialista
em educação alfabetização de adultos a gente tem vários recrutas aqui que nos alfabetizados o senhor não podia alfabetizá-los dado que Jeová e aqui preso ele diz assim Menino mas é por isso que eu tô aqui então com aquele sotaque Pernambucano mais menino é por isso que eu tô aqui na capital eu não sei se ele te contou isso algum momento nos relatos ou se isso tinha só não é o Sérgio uma marca assim de de folclore nele mas ele adorava quando dois velhos encontrava isso mesmo uma coisa é um parentes isso mas é importante a
a repressão do a reação aos dias seguintes do golpe de 64 no Recife foram os mais violentos do Brasil é o Gregório Bezerra Líder comunista chegou a ser arrastado em vias públicas é por um carro do exército e etc o Paulo Freire pessoalmente chegou nesse momento a ser torturado o agredindo Como foi o Gregório Bezerra não nos e os depoimentos de n em relação a isso primeiro ele estava em Brasília Quando eu te vi o golpe e ele ficou um tempo lá ele mandou os filhos para Recife ele ficou ele EA esposa Elza lá em
Brasília durante um tempo conta a coisa acalmou ele perguntou fez os contatos para ver se ele poderia voltar ele voltou e em um certo momento ele foi chamado a dar explicações e ficou um primeiro momento preço e depois soltaram alguns dias depois voltaram a pegar a Lu ele ficou preso novamente num total de qual é em torno de 40 dias e o que ele diz é o seguinte que ele vamos ver o momento em que ele sentiu que houve Museu uma violência sopão de vista de uma tortura Vamos ver eu foi o fato de ele
ficar numa solitária E durante um tempo no espaço pequeno só ele é que tinha praticamente a largura do da cama e foi um uma parte desse tempo que não foi uma parte grande mas ele não te vi não foi torturado ele não agora bom então uma pessoa que é presa por alfabetizar Caneca desejar aqueles emails certo já em si mesmo uma violência né então acho que é bom vi essa experiência é uma experiência que ele que marcou bastante a vida dele sou ponto de vista daquilo que Ele foi acusado por que no inquérito policial o
militar ele ele teve dois processos um dentro da universidade é porque vamos ver o governo militar obrigou aos leitores a fazerem o inquérito sobre as pessoas que poderiam estar esquerda Vamos ver que estão defender ou se é acusado de comunista ou qualquer coisa assim ele teve um inquérito lá porque na universidade de Recife na época chamada de Universidade Recife e teve um que era militar muito duro em que o militar dizia ele que perguntava ele sobre os diversos Bens de alfabetização você conhecimento da dona Lurdinha Você conhece o medo Piaget Você conhece mais o certeza
isso aqui e tal e as relações dele com outras pessoas que haviam sido preso e ele respondia bom E se eu conheço eu não conheço esse não e na o resultado disso é a decisão sobre esse link é tu foi tu Paulo era uma pessoa ignorante porque não conhecia uma quantidade inclusive perguntar para ele se é um médio alfabetização do exército nos Estados Unidos então que ele é ignorante que ele não sabia uma série de coisas e que ele era um a gente é russo e é infiltrado na universidade para fazer vamos ver uma pregação
política através de um método de alfabetização isso sim e mais do que isso que utilizou a passagem que foi dada a ele é para ir ao Rio fazer o inquérito Militar no Rio de Janeiro um outro e querem Militar no Rio de Janeiro pegou essa passagem de lá fugiu do coração Esse essa foram as coisas ele nunca ele nunca teve passaporte ele passou tô usando fora sem passaporte quer dizer ele saiu com a carteira identidade teve uma dificuldade enorme para viajar só 150 viagens etc Mário você uma Nossa os antes de começar o nosso encontro
é comentando que ele eu disse ele foi acusado de ser mentecapto por uma pessoa que a Rigor Talvez seja um mentecapto que aquele ex-ministro a educação Abraham weintraub e você me corrigiu me disse não não ele não foi não foi mentecapto que o mesmo é Capitu disse do Paulo Freire eu como é que foi esse episódio então várias vezes Claro as pessoas que são contrárias Você pode ter gente que é contrário ao ideário de Paulo Freire com substância deve tá equivocado talvez não seja desse modo a uma outra perspectiva isso é absolutamente chega expectável a
pessoas que ouvem falar né nesse sentido por ouvir falar falei isso mesmo comunista aí não sei o que é tonto que tal como inquérito que o Sérgio lá ele não entende nada de educação e não conhecia método e uma vez não determinado que não precisa de forma não é disse que Paulo fez energúmeno energumena no sentido que mais o aumento você tem no centro atuais e querer Gomes na uma pessoa tola tonta mas a noção original de energúmeno na a antiga ergome Não ela tá só tinha de energia lotado de energia é aquela pessoa que
venderia altamente animada cheio de iniciativa não é mais tarde o mundo na religioso é que deu a palavra energúmeno semelhança com possuído né aquele que tá cheio de energia que tem muitos demônios dentro dele não é mesmo sentido acho que alguns momentos Paulo Freire ele até iria né de algumas situações mas ele levava muito a sério muito a sério quem tinha argumentos contra ele muito a sério ele não era alguém que se eu disser o senhor tá equivocado nessa reflexão ao fazer um clareamento é do pensamento do norte-americano John Deere oi né e a educação
do fazendeiro do aprender-fazendo EA perspectiva de Jean Piaget na no Claro pô da biologia e da evolução ele não diz assim ser tonto você não entendi não eu viajei pelo mundo todo eu sei eu ensinei e raiva mas eu não como é que você pensa isso vamo me explica porque essa ideia de uma argumentação de uma razão argumentativa ela algo que fazer a dele alguém que acolher mas ele não é aceitador de qualquer coisa não é assim vale tudo se tem argumento isso vale chamá-lo Descarregou meu provavelmente ele olharia devia Da onde você tirou essa
ideia a Isto é qual é o fundamento que você tá dizendo isso é uma opinião ou é uma avaliação epistemológica é quando é aquela marca um pouco disso mas ele tinha um grande Bom boa nem relação a várias coisas mas era muito sério em relação ao mentira Paulo Freire era uma pessoa que não admitia a ideia de mentira Para apoiar o quando ele era secretário de educação a equipe com ele estava da qual também fazer a parte eu fui secretária de junto com ele também né ele era um chefe Digamos que ele era autoridade ele
é um chefe emplacar viu em relação a organização a coerência não é atitude metodológica Mas ele jamais aceitava que a gente não tivesse atenção a negligência nunca admitiu a negligência né que a gente achasse que não tinha que prestar atenção só porque essa pessoa ela alguém tava fazendo uma reclamação Paulo Freire fazer uma coisa Leão que eu nunca consegui absorver como ensinamento e ele prestava atenção nas pessoas estão falando com ele de modo sincera eu sempre conto isso quando ele tava falando com ele claro que nos tempos pandêmicos ele não poderia fazê-lo ficar estivesse ele
tinha o ato de pôr a mão de leve no Ombro da pessoa enquanto ela falava ele ouvia uma autoridade pública como é o caso dele como secretário o que você tá andando no meio de uma população numa região da cidade é muito abordado é muito usual que a autoridade eu fui eu sair não é você é abordada por já fala alguma coisa e você até se desvencilha site só tenho Ele parava e ficava Oi linda e a pessoa dizendo que o meu filho ali né na Cidade Tiradentes e ele conversar o dia que que você
pensa como é que é porque eu tô dizendo isso é um despreendimento em relação aquilo que é a capacidade interna que um energúmeno no sentido contemporâneo jamais entenderia e o energúmeno sentido grego clássico Adoraria ter para o Sérgio desses desses 15 anos de exílio e acumulou uma série de digamos assim de títulos acadêmicos de honrarias da academia e de citações de estudos de gente que o estudou e tal como se isso se mede digamos assim a posição do Paulo Freire no pensamento internacional sobre educação Face a outros pensadores conhecidos pelo número de títulos de doutores
honoris causa e se você pela quantidade por exemplo tem um pesquisado o médico que fez no Google Acadêmico uma pesquisa na área de humanas e o Paulo Freire era terceira pessoa citada no mundo no mundo mais pelo autor de humanos mais citados no mundo é para você ter uma ideia mais do que o Max mais do que focou mas ajude a Teresa que incrível então obviamente que ele não tá dizendo que o Paulo ferir não tem a mesma forma de ação que esse filósofos que o Sérgio citou e o mas o que ele tá dizendo
aqui como o pesquisador influência Paulo Freire está no pódio como Impacto né Isso mesmo que boa parte deve sejam críticos ou favoráveis mas enfim como Impacto que algo ruim demais de hoje número de escolas com o nome dele de monumentos é uma coisa enorme e o Pedagogia do Oprimido tá traduzido para mais de 20 línguas e se ter uma ideia aí não e mandarina inclusive Mandarim quero ver você vamos ver é muito reconhecido Talvez seja um dos intelectuais mas você não for outro mas é um dos mais reconhecidos uma biografia que você fez ou não
me lembro de cabeça você chegou a nomear o número total de doutorado honoris causa que ele eu tenho mas eu não me lembro agora acho que chegava a 40 que aí não tem alguns que ele recebeu em Vida outros que a Anitta atual a viúva né dele foi receber por eles em outras passivo de Universidade no Brasil e Índia não no Brasil não é de vários lugares e várias tendências tão ao reconhecimento acadêmico até mais Paulo Ferreira advogado de Formação fez naquilo que hoje atual Universidade Federal é do Recife Mas ele já doutorado hoje aí
Pernambuco né na nossa Pernambuco the group ele tinha doutorado Portanto ele academicamente tinha uma tua bom e depois de Universidade pelo mundo e no Brasil fizeram saber esse conhecimento mas eu vou insistir num ponto o fato dele ter esse Hall na disso passou e jamais o Faria dizer se é dar um sabe o que tá falando quando você fala quanto a mim ele disse porque fala para mim explica Qual que é a razão De onde você tirou essa ideia né num que ele usou aquilo que habitual para alguns dos seus adversários é não teóricos e
os adversários ideológicos Nunca nem usou a retórica furiosa o argumento Já poder o argumento da ameaça eu vou te pegar você vai ver você xingar a mãe usar sexualidade não é como forma de argumento científico Leo tudo aquilo que é um pouco eu acho um pouco banal né e o pensamento de Paulo Freire ele tá sendo muito retomado né Sérgio nos cinco anos mais recentes Exatamente porque o fato não é de o terem trazido e responsabilidade as coisas que ele não tem a responsabilidade nem divido a obra e nem na dimensão trouxe o pensamento de
Paulo Freire a pauta Você se lembra que se buscou desde não é um tempo ele é o patrono da educação brasileira sem dizem que vou tirar e esperar dele é uma possibilidade tal como na história você faz alterações né A grande questão é quem tira tira porque e quem coloca no lugar aí quando tira tem certeza que não volta né a um movimento na história que é um pouco diferenciado em relação a esse ponto e claro né desqualificá-la como o patrono da educação brasileira se nós olhamos aquilo que o Sérgio levantou também na biografia O
Rol de títulos reconhecimento internacional a influência dele como capacidade teórica de filósofo da educação sim ele tem os como a Deus poderia ser a visita Sheila poderia ser Fernando de Azevedo né Poderia o a educadores de florestan Fernandes sim mas Paulo Freire aquele que a gregol um número maior né de láureas em relação a isso e aí sim você poderia colocar agora será que ele merece eu não tenho dúvida de que ele merece Será que todos os pessoas Acho que ele merece não nem todas e essas pessoas que acham não necessariamente elas são mas porque
assim pensa Mas algumas são mal-intencionados e querem dar ali uma marca né que ele não quer mas nunca se falou tanto de Paulo Freire a já vista que esse ano do Centenário dele ele que nós termina 921 é um ano em que haverá lembrança no Brasil e fora daqui ele diria mais isso é muito bom não sabe que ele falava inglês com sotaque Pernambucano apesar de ter ficado na nos vídeos durante muito tempo ele nunca perdeu o sotaque de Pernambuco o jeito né de falar ali do Recife da Casa Amarela onde ele foi criado e
o rio de vez em quando porque em inglês que algumas pessoas é melhor ir usava algumas expressões que se usa tá bem no Brasil a mais que inglês na tradução direta não tem mão na cabeça tinha né vez ou outra eles assim look né veja e é uma coisa especial a imaginar uma pessoa brasileira que tem essa presença no mundo que não é unânime na nossa nação mas que de maneira alguma é correto que ela seja atacada em algo primeiro que ela não fez e segundo que não se tem afundamento para fazer ele não é
imune à crítica mas que seja uma crítica substantiva bença honesta que do contrário para que é depreciar mais ainda é dar razão àqueles que de fato são Mineiro Gomes no sentido contemporâneo agora mais de só em relação a isso e eu acho que um país que tem uma pessoa como Paulo reconhecida da forma como ele é reconhecer no o mínimo que você tem que fazer é conheci né quem é essa figura o que que ele pensa o quê que e muita da crítica que é feita é uma crítica que você percebe que não conhece né
o que ele tá falando as suas ideias etc Eu acho que isso Esse é um pouco dessa conjuntura que a gente tá vivendo vamos ver onde o o debate ideológico ele é mais ele é mais forte do que efetivamente o entrar no conteúdo deste debate Então eu vi muitas críticas porque eu também li o outro lado né para preparar o livro eu vi muitas críticas que você você via que a pessoa não tinha nenhuma noção do que o que eu Paulo dizia né então eu acho que um um país minimamente respeitador com seus vamos e
intelectuais né deveria promover o pensamento dele sente isso passa a ser imposto a ninguém mas como uma forma de reconhecimento de alguém que fez a diferença no mundo é né Quem fez a diferença do Brasil numa série de coisas que eu virasse para ele falar assim como jornalista que não sou mas você é se ele vivo estivesse Professor o que o senhor acha de escola sem partido não tô falando de movimento Vamo dar a ideia de escola sem partido é claro não é uma escola não pode ser partidarizada nunca a educação não pode ser instrumento
de doutrinação mas não podemos esquecer que ela não deve ser mas pode ser que a gente tem que ficar atento o que não pode se ausentar da escola é a política entendida diria Paulo Freire a política como ação social interferência no meio de vivência Isto é a capacidade de uma comunidade de vida mas partido de ele não não é correto a escola não é neutra Mas ela tem que ter a objetividade para que não haja a partidarização aí deu a legislação do trabalho pedagógico você diria mais um senhor é contra o partido na escola diz
Claro não é o partido é uma expressão específica para várias atividades o horário mas a tarefa da educadora do educador deve trazer uma política mas não o movimento catequético proselitismo pra dentro do trabalho aí você falou assim Mas e quando se fala em escolas em partida disso é e quem é que defende escola com partido era agora eu tava animado no eu tava com outra coisa que você falou que diz respeito a essa coisa dele ser um nordestino por onde ele passou é muito curioso isso porque ele ele e ele Manteve não só abre acelerar
de brasilidade dele mas o fato de ser nordestino e do Recife por onde ele andou bom então para você ter uma ideia ele quando ele teve na Europa nos 10 fora do país o tempo todo A pobre da esposa da Elsa tinha que se virar para fazer comida brasileira nordestina aparelho Então tinha arroz feijão tinha carne de sol essas coisas que eu não sei onde ele conseguiu mas que sempre havia na casa dele ele só comiam uma comida Suíça Suíça por exemplo quando ele tava viajando e ainda bem que ele viajava muito porque ela podia
variar um pouco mas Lennon não não usa fosse uma dona de casa nesse sentido mas a Elsa era uma pessoa que tinha uma Tite Aliás ela foi super importante para a vida dele né inclusive na própria formulação do método né é assim como Anitta teve um papel importante e na vida dele né e até hoje divulga o Paulo de uma maneira impressionante né mantendo O Legado dele mas só para dizer isso que ele Manteve esse e ele dizia que isso era uma forma de resistência para qualquer pessoa e gelada porque no dia que ele perdesse
a sua raíz né ele poderia ele estaria perdido seu ponto de vista de que podia estar em qualquer parte do mundo sem raízes muito interessante muito interessante isso é a essência propriamente da do ser e do ser exilado né aquela pessoa que leva consigo a memória EA memória e e para você ter uma ideia todo mundo que o visitava na Suíça ele pediu para levar alguma coisa do Brasil que e e várias vezes né a professora do Recife que era muito amiga dele se o que ver que ia viajava para Recife eu decidi Recife para
lá encontrar com ele mais Paulo você pede queijo de coalho morando na Suíça você me pede chocolate do Brasil morando na Suíça ele tem que levar sonho de valsa para lá como se fosse feito de chocolate porque ele mantinha determinado as coisas e como uma forma de resistência a gente chega agora ao fim do nosso encontro é e ao final desse ano do Centenário qual seria na sua opinião Mário a vamos ver o presente o homenagem aqui comemoração é preciso ter para Paulo Freire ao final de Centenário Leão lembro que comemorar e lembrar junto comemorativa
lembra junto das memórias de Paulo Freire da trajetória da prática que ele fez nós temos que um ralo de dois modos não é colocando de fato aquele que ele construiu como obra univer o que partiu da vida dele no Brasil e que ele levou para o mundo mas que tem a ver com a humanidade por isso reconhecida e vários lugares do mundo tal como a gente falava mais um ralo também fazendo com que a memória dele não seja desrespeitada por críticas que sejam da nós os fala ansiosos Isto é por aquilo que não tenha de
fato Rigor no que se faz eu admiro uma outra pessoa que escreve livros em que ela nega a concepção de Freire o Ala discorda da trajetória Quando ali uma fundamentação um embasamento Eu acho que eu respeito a memória não é de alguém e mais ainda ao Centenário Vem quando você coloca quais são de fato os méritos que essa pessoa carrega esse for apontar dada ocasião os deméritos que eu faço não é com honestidade Isto é que não seja alguém que a gente para usar uma expressão mais antiga né que é uma um olhar calhorda e
portanto desviante do que deveria ser os méritos eles têm que ser pesados exaltados e os deméritos que sejam indicados né de modo rigoroso e o modo honesto e o modo de sente essa é a maior homenagem que pode ter um grande brasileiro com o nome clássico Paulo reglus Paulo reglus Neves Freire não eu acho que isso é uma grande coisa o professor Sérgio que legado devemos ter nesse ao final desse ano eu acho que tem um também um outro lado 1 em paralelo a esse que o Mário Sérgio levanta que é quantidade de coisas que
estão sendo feitas em nome de Centenário Mário deve saber né pelos convites que ele deve receber né Tem uma quantidade infinita no Brasil na América Latina e em Portugal em várias partes do mundo em relação aos 100 anos ele eu acho que a voz do Paulo Freire É uma pena ele não está vivo porque ele faria uma diferença muito grande em uma conjuntura começa porque a voz do Diálogo é a voz da morosidade a voz e reconhecer o outro a voz e reconhecer que cada pessoa tem uma sabedoria própria que as pessoas não têm saber
mais saber menos tem saber diferente e que o reconhecimento do outro meu diálogo é a forma de você construir uma sociedade e isso é uma sociedade mais igualitária uma sociedade mais humana ele acreditava muito no ser humano na sua capacidade de aprender de refazer de de ensinar né E essa é a base do pensamento dele então sim Mesmo não tendo a presença dele se essa quantidade e eventos né ajudar o país a se tornar mais de Lógico né a se tornar mais humano nesse sentido o reconhecimento do outro né Se conseguisse tornar mais amoroso amorosidade
para ele era uma coisa que tava no cérebro no seu pensamento eu acho que a gente ajuda muito o que está ocorrendo por aqui que é o oposto de eu sei que você tá fechando mas eu quero concretizar a ideia do que significa uma leitura respeitosa embora possa ser implemente posso ser Demolidor é mas com embasamento e o que é o desonesto Paulo Freire vez ou outra é entendido como alguém que disse a seguinte frase ninguém educa ninguém Tá certo isso é colocado essa frase de Paulo Freire é entendida como sendo uma frase significa que
não tem autoridade de professor que professor e aluno é igual pois bem essa frase é de Paulo Freire é mas ela tem que ser lida por completo isso que acabei de dizer é um subtítulo do livro Pedagogia do Oprimido citado pelo Sérgio Haddad EA completude da frase é ninguém educa ninguém ninguém se educa sozinho as pessoas seducão numa relação mediatizados pelo mundo E qual é o sentido da frase não é que não a educação e nem que não há Professor o aluno é que eu não sou só professor e você não é só aluno nós
nos ensinamos E aprendemos na vida de modo recíproco se eu pego o subtítulo da Pedagogia do Oprimido ninguém educa ninguém ninguém se educa sozinho e parto isso é desonesto ele não merece nem nós então nós vamos chegando ao fim Muito obrigado aqui é você que esteve conosco e eu queria agradecer muito nessa oportunidade de abrir essas homenagens ao Centenário do educador filósofo e escritor Paulo Freire que a gente teve aqui a presença dos professores Mário Sérgio Cortella e Sérgio Haddad obrigado e até a próxima temos um ano inteiro para comemorar o centenário de Paulo Freire
aí ó é muito bem muito obrigada que tem um pulão quero ver você digitar aí fiz 10 minutos não mas é que pode formar na verdade eu perdi é só que aprender a não a Bia tava lá em cima e eu não tinha como falar para ela me avisar quando desce uma hora daí ela veio aqui nossa passou de hora é passou um pouco tabela beleza né então