Olá tudo bem com você c Santos por aqui e esse vídeo é específico para responder a pergunta da Joyce Leal ela que é estudante de Psicologia está aí no sétimo período e ela viu um conteúdo meu no meu canal no YouTube onde eu trato sobre o ser e o ente e o que os problemas de uma vida irrefletida né onde eu trato sobre o pensamento do Martin heidegger sobre o ser e o ente em uma vida inautêntica bem Ah partindo disso ela fez uma pergunta relacionado também ao Pensador Martin heidegger O Martin heidegger que é
um Pensador alemão tá Pensador alemão contemporâneo e ele trata sobre questões do ser é considerado um filósofo existencialista no que Pese ele não goste muito dessa rotulação de ser encarado como um filósofo existencialista Tá mas é um é um filósofo Claro com um pensamento complexo mas muito mas muito bacana e atual e eu aconselho que você leia um pouco aí sobre o Martin heidegger e principalmente sobre a sua mais famosa obra que é o ser ser e tempo tá do Martin heidegger bom a pergunta da Joy foi a seguinte Cadu para Martin heidegger O que
significa o ser no mundo para Martin heidegger O que significa o ser no mundo tá eu vou tentar responder de uma forma bem rápida e objetiva e didática para você jo para todas as pessoas que de repente que de repente querem saber qual é essa concepção heideggeriana do ser no mundo bem a expressão a expressão vem do Alemão que é a expressão aqui ó da za da Zain da Zain é uma expressão alemã tá que na língua portuguesa tá Tô fugindo aqui né Tô fugindo de vocês que na língua portuguesa quer dizer quer dizer seu
significado quer dizer ser aí ser aí e aí você me pergunta ser aí bom antes de qualquer coisa é elementar que nós conceitu éos né a expressão ser ser para Martin heidegger o ser ele tem uma natureza própria tá o ser é ontológico é anterior tem uma natureza própria e o ser ele não se explica ele não se explica porque qualquer tentativa de explicação do ser reduz esse ser aumente tá são duas expressões usadas pelo Martin heidegger o estudo do ser né e o ente ser e ente o ser como eu falei para você não
se explica e qualquer explicação do ser reduzirá ele a o ente certo e o que é ente é aquilo que se explica é aquilo que se conceitua é aquilo que se parametriza o ente significa coisa tá coisa é um ente ou seja essa sala aqui essa sala é uma sala iluminada né com uma certa medida enfim paredes brancas né com quadros e algumas coisas então é uma sala enfim relativamente grande e eu vou começar a explicar e consigo finalizar toda essa explicação vai chegar momento em que eu não vou conseguir mais falar sobre essa sala
não vou conseguir mais dilatar explicações sobre essa sala então isso significa coisa ou seja esse apagador é uma coisa esse lápis é uma coisa tá e o ser não o ser ele tem natureza própria e ele não se explica ele se expande ele está em constante expansão e retração o ser é existente o ser ele é faz parte da existência Tá bom então ser é essência e tem natureza própria tudo bem até aí uma grande questão uma grande pergunta né para explicar essa questão do ser é que o problema da Martin Heid percebeu um problema
muito grande na filosofia clássica foi justamente a a necessidade de explicar o ser o ser humano a pergunta da filosofia clássica pairava sobre essa questão aqui ó tentar explicar o ser humano O que é ser humano essa é a pergunta da filosofia clássica O que é ser humano para você o que é ser humano nós poderemos até explicar o que é ser humano ser humano é um ser né é um indivíduo dotado de faculdades faculdades intelectuais né n aí tem a parte biológica você vai explicar a parte biológica completa eh tem um tem um organismo
né que funciona né harmonizado dentro do corpo com o tecido e tal enfim eu não entendo muito essas questões biológicas né mas o ser é isso né é um ser biológico e você vai explicando explicando até chegar a ponto em que não cabe mais explicação até chegar um ponto em que você vai reduzir a célula mínima né a última célula e você vai explicar e pronto tudo bem até aí acabou e aí você tem uma explicação você tem uma explicação do que é o ser humano você tem um ente né você findou a sua explicação
o ser se transformou em um ente você reduziu o ser humano a um ente porque você explicou né e fechou não teve mais espaço para dilatamento aí Martin Heid olhou e disse não não de forma alguma a pergunta que deve ser feita não é o que é ser humano a pergunta é como é ser humano Observe que aí nós temos uma outra concepção né O que é ser como é ser humano como é ser humano com essa pergunta Você pode até você explica lógico como é ser humano só que não SEFA porque o ser humano
ele está em constante icia eles é o ser o ser nessa visão aqui nessa pergunta nessa perspectiva de como é ser humano é um ser humano que se apresenta se expande se retrai e está em constante fluxo dentro de uma visão do herito né que tudo é fluxo o ser ele se apresenta no mundo ele se amostra né é um ser amostrado ele se amostra está em constante expansão e reção ou seja não ele não se acaba ele não se finda ele não se esgota ele está trazendo sempre novas possibilidades está sempre se expandindo em
potencialidades portanto a grande o grande problema da pergunta clássica filosófica O que é ser humano você consegue findar isso você explica tudo e fecha já na visão como é ser humano está ligado a uma dialética a partir do momento em que você é lançado no mundo e aí a gente já entra nessa perspectiva do ser lançado no mundo já respondeu na sua pergunta viu jo par o momento que você é lançado do mundo você tem uma dialética uma dialética com o mundo o mundo que você é e o mundo que existe fora não se apartam
não existe essa diferença essa cisão entre o mundo e entenda na visão de Martin Heider o mundo falado aqui não é o mundo cosmológico mas sim o mundo dentro de uma conjuntura política econômica sociológica enfim das experiências vitais mesmo da vida da existência humana e essa attica que faz toda a diferença na visão haideri Então essa pergunta como é ser humano não se finda porque ser humano só se finda com a morte né com a morte e aí é o fim de tudo mas a experiência humana ela não consegue se explicar o ser humano não
consegue findar e se explicar porque qualquer tentativa de fazer isso reduz o ser aumente coisificado esse ser tudo bem aí nós temos aí a questão do ser no mundo em Martin Heider nós nós nós eu e você nós somos lançados no mundo mas ninguém nunca nos consultou ora Em que mundo em que contexto histórico você quer ser lançado CAD em que contexto histórico você que está aí me vendo me assistindo agora quer ser lançado quer ser colocado em que contexto histórico político econômico né em que estrutura Em que conjuntura histórica somos seres históricos Claro que
sim mas nós não escolhemos fos lados jogados nesse mundo e a partir do momento que somos lançados nesse mundo nós somos obrigados a viver e ter uma dialética dentro desse sistema que fomos lançados né Essa conjuntura política e econômica percebem então é justamente essa questão que vai fazer você se distanciar que distancia que te distancia do seu E aí você acaba tendo um um esquecimento do ser e se enic e se coisificado porque nós temos aqui dentro dessa perspectiva do da zign das zign é a palavra alemã né da zign da zim é a palavra
alemã que significa o ser aí né ser aí ser aí deixa eu colocar aqui ser aí que significa o ser lançado o ser colocado no mundo o ser aí tá é a expressão aqui é é é a tradução em portug do da né que é que é uma expressão alemã muito cunhada pelo pelo Martin Heider Portanto o ser aí e esse ser aí se torna um ser aí no mundo no mundo essa é a visão de Martin Heider o ser no mundo é um ser aí no mundo e a partir do momento que nós somos
lançados no mundo sem que nossas pretensões e predileções fossem escutadas né fomos lançados e jogados Obrigatoriamente no mundo nós nos transformamos em um ser com ser com ser comum ser com outros seres né que fazem parte de um coletivo né que muitos desses se entificar ser comum Ou seja todos seres comuns né E aí esse distanciamento do ser transforma o o indivíduo em coisas né em parafusos Como dizia o próprio Aristóteles que servem para apertar toda mecânica cosmológica né Eu e você somos parafusos que funcionamos para ajustar o universo é numa visão já aristotélica então
é justamente isso nós nos indentificamos porque fazemos parte de agora de um coletivo um ser coletivo né massificado E se distancia da essência do ser das suas reais e intenções e vitais eh intenções coisas que de fato você queria fazer queria ser né poder ser e não é dentro dessa Perspectiva da do distanciamento do ser sendo indificado um exemplo básico Digamos que você nasceu e você tem uma predisposição você tem um talento Nato desde pequeno para o mundo das Artes mas as pessoas dentro dessa cultura histórica em que você foi lançado que diz que não
artista artista não consegue sobreviver bem né Você precisa estudar trabalhar estudar trabalhar e fazer uma faculdade e se transformar em e fazer um prestar um concurso público público porque aí você tem uma instabilidade um exemplo bem grosseiro aqui para vocês então não aí você minimiza né você suprime os seus as suas reais potências né os seus reais potenciais que é trabalhar com arte para se entificar para fazer parte de um contexto histórico de um coletivo né que cientificou né E você se distancia do ser e você vive uma vida inautêntica e angustiada e é justamente
isso que o Martin Heid que trata e depois ele traz uma solução filosófica que ele trata sobre a linguagem e aí é um um conteúdo para um outro vídeo portanto Espero que você tenha entendido o que significa o ser lançado no mundo é um ser que é colocado no mundo sem que suas pretensões ou suas predileções fossem ouvidas é lançado Obrigatoriamente no mundo e acaba se coisificado fazendo parte do ser coletivo tá se distanciando e esquecendo da essência do ser E aí o Martin heidegger traz também a questão do ser para morte que é quando
o indivíduo que se coisificar a tanto ponto que ele se torna um ser para morte e Martin Heid fala sobre isso diz que essa angústia angústia para morte é o momento onde o ser onde o indivíduo retorna à sua essência tudo bem espero que eu tenha explicado de uma forma eh bem bacana para você Lembrando que a filosofia do Martin heidegger não é nada fácil mas pelo menos eu tentei explicar aqui de uma forma bem didática qualquer dúvida tá você pode colocar os comentários não sei Onde você está vendo esse vídeo se é na fanpage
no Facebook né ou no na no meu canal no YouTube mas coloca aqui os comentários o que é que você achou E o que é que você também não entendeu aquilo que você não entendeu para que eu possa explicar melhor para você jo te agradeço aí pela sua pela sua contribuição espero que eu tenha ajudado com esse conteúdo um grande abraço e até mais