A pousada [Música] salve ouvintes da audioteca eu sou Willian Neves do canal história pública eu sou membro da Soberana e hoje eu vou fazer uma breve introdução ao texto que será lido hoje na audioteca O Manifesto Comunista Manifesto É talvez o documento político mais importante da história e é um texto absolutamente obrigatório para todos os comunistas e para todo mundo que quer compreender melhor o comunismo com essa breve introdução a minha intenção é apresentar o contexto que o Manifesto foi escrito e a sua importância histórica e teórica e para a gente começar a conversar sobre
isso a gente tem que falar um pouquinho do Marx então Cau Reymond Marcos nasce em 1818 em uma cidade chamada Thriller no que Na época era o reino da Prússia e se tornaria a Alemanha em 1871 na década de 1830 em toda a história e Filosofia na Universidade de Berlim em 1842 ele se torna editor de um jornal chamado Gazeta renana um ano depois da fundação esse Jornal Já é fechado por fazer críticas severas à aristocracia prussiana e o Marcos se muda para Paris para fazer parte de uma revista chamada anais franco-alemães Apesar do nome
todos os membros da revista eram de origem alemã exceto um um Russo muito famoso chamado Mikhail bakunin um grande teórico do anarquismo em 1844 quando Marcos estava na França ele conhece o Frederick engels que seria seu amigo Mecenas e colaborador para o resto da vida em 1845 o Marx é expulso da França pelo governo e ele vai para Bruxelas na Bélgica é aí que a história do Manifesto começa de fato porque porque em Bruxelas o Marcos conhece os membros de uma organização chamada Liga dos justos e o que que era Liga dos justos em 1834
havia sido formada a Liga dos proscritos que se tornaria do e a Liga dos justos era uma associação secreta fundada em Paris por artesãos alemães imigrados pela tava senti uma mistura de filosofia Alemã com o socialismo utópico francês e o lema da liga era todos os homens são irmãos em 1847 o Maxwell são convidados a ingressar na liga só que eles estipulam uma condição eles deveriam poder influir na reorientação política da Liga no 1º congresso da liga em Londres Windows vai mas o Marcos não consegue ir por problemas financeiros quando ainda estava nesse congresso ele
sugere a troca do nome dessa Associação de Liga dos justos para Liga dos comunistas e também sugere a troca do lema de todos os homens são irmãos para uma frase que vocês devem conhecer proletários de todos os países uni-vos a essa altura a liga também passa de uma organização clandestina por uma organização de atuação política aberta Windows ele fica encarregado de escrever o programa da liga em 1847 se escreve um rascunho chamado Confissão de Fé comunista e depois outro rascunho chamado princípios básicos do comunismo ambos no formato de catecismo depois disso o Windows envia a
seguinte carta para o Marcos "pense sobre a Confissão de Fé para o momento eu acho que é melhor nós abandonar mos o formato de catecismo e chamar a coisa de Manifesto Comunista pois a história tem de estar mais ou menos relacionada com isso a forma que isso tem sido feito até aqui é bem inadequada Eu Estou trazendo que fiz aqui comigo é uma forma narrativa simples mas pobremente redigida em temerosa pressa fechadas esse texto princípios básicos o comunismo só viria a ser publicado em 1914 e ele continua sendo um dos clássicos introdutórios ao tema do
comunismo apesar do Windows ter criticado o próprio texto depois no 2º Congresso da liga em Londres o Marcos pode participar e ambos reestruturam esse texto que viria a se tornar o Manifesto do Partido Comunista em casa bem curiosa que a liga enviou para o Marcos nesse meio tempo "o comitê central por meio desta autoriza o comitê do distrito de Bruxelas a comunicar ao cidadão Marx que caso O Manifesto do Partido Comunista que ele se propôs a redigir no último congresso não chega a Londres antes do dia primeiro.de Fevereiro somar-se-ão medidas contra ele na eventualidade do
cidadão Marcos não escrever um Manifesto o comitê central Pede para os documentos a ele confiados pelo congresso sejam devolvidos imediatamente fechar ou seja o Marcos estava procrastinando a redação do Manifesto mas no final das contas o cidadão marca junto com cidadão ainda eu finalizo o texto e ele é publicado de forma anônima em 1848 antes da gente ir para o conteúdo do Manifesto em si vamos destrinchar o título Manifesto do Partido Comunista o que que é um Manifesto O Manifesto é um gênero literário de natureza persuasiva cujo objetivo é fazer um alerta ou alguma denúncia
e declarar um ponto é um grupo político Esse é um gênero que ficou bastante Popular depois da Revolução Francesa aí a palavra partido esse tal partido tinha contornos pouco definidos não se tratava de um partido para disputar eleições e muito menos um partido nos moldes leninista que surgiriam no século 20 trata-se de um entre "parte do Internacional um embrião na Liga dos comunistas composto por Operários e comunistas em vários países da Europa quando foi publicado novamente na década de 70 do século 19 o título do texto virou apenas Manifesto Comunista e por fim O que
eram Os Comunistas já existiam comunistas nessa época comunistas eram pessoas identificadas com a ala a esquerda da Revolução Francesa também conhecidos como jacobinos eram de uma certa forma jacobinos radicais durante a década de 1840 a palavra comunismo ficou associada com o movimento surgido dentro da classe operária e como a expressão teórica dessa mesma classe Windows justifica a escolha no prefácio de 1888 e não lhe podíamos ter chamado O Manifesto socialista em 1847 entende-se por socialistas de um lado os partidários dos inúmeros sistemas utópicos todo e qualquer setor da classe operária que se tivesse convencido da
insuficiência de Melo as revoluções políticas e tivesse proclamado a necessidade de uma Total mudança social dava si mesmo o nome de comunista a ideia que tínhamos desde o princípio era que a emancipação da classe operária tem de ser obra dos próprios trabalhadores" porque o Manifesto é um documento tão importante a gente pode levantar três elementos principais do Manifesto um O Manifesto é o primeiro documento que delineia um projeto com perspectiva de Classe 2 O Manifesto se Funda na centralidade da classe proletária como classe revolucionária e três O Manifesto não se apoia apenas na vontade coletiva
mas sim uma análise teórica profunda da Realidade Atual para então fazer uma proposta política a respeito do primeiro. o teórico o que havia anteriormente era o socialismo utópico Windows observa aliás se os outros pistas foram tô pistas é porque numa época em que a produção capitalista estava ainda tão pouco desenvolvida eles não podiam ser outra coisa se foram obrigados a tirar das próprias cabeças os elementos de uma nova sociedade é porque de uma maneira geral estes elementos não eram Ainda bem visíveis na Vera a sociedade se limitaram-se a apelar a razão para lançarem os fundamentos
de seu novo é difícil é porque não podiam ainda apelar à história contemporânea da chave o socialismo utópico era porta uma perspectiva emancipatória que não tinha como princípio analítico a dimensão de classes e é importante a gente salientar que o Marcos e o Windows não descobriram as claras "por Marx muito antes de mim historiadores burguesas já haviam descrito o desenvolvimento histórico da sua luta entre as classes e economistas burgueses haviam indicado sua anatomia Econômica fechar a respeito do segundo. O proletário não é mais a pena o nado agora é sujeito histórico revolucionário Isso é uma
projeção porque a grande maior parte da Europa nesse período era composta de trabalhadores rurais e artesãos o Max nesse trecho demonstra que o que havia de novo era a historicidade das classes que elas não são naturais e que são apenas fruto de determinados momentos históricos a classe camponesa não tinha o protagonismo nas obras do Marquês do em Deus porque eles viam resquícios do antigo regime nas suas formas de trabalho e um contingente reacionário após a primavera dos povos em 1848 a respeito do terceiro. O Manifesto inaugura um estilo de formulação político programática baseada na análise
essa era a perspectiva anti Autopista do Marcos do Windows não se trata de uma obra Idealista mas sim baseada na realidade em pressupostos atualmente existentes é por essa razão que há uma resistência grande do Market doendo sem prever Como seria uma sociedade emancipada ou oferecer uma e para tal o Marcos resume "o que eu trouxe de novo foi um demonstrar que a existência das classes está ligada somente a determinadas fases de desenvolvimento da produção dois que a luta de classes conduz necessariamente a ditadura do proletariado e três que essa própria ditadura nada mais é que
a transição a abolição de todas as classes e a uma sociedade sem classes fiquem agora com a leitura do Manifesto Comunista em [Música] E aí [Música] O Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich engels de 1848 é um espectro Ronda a Europa o espectro do comunismo todas as potências da velha Europa une-se no Santa Aliança para conjurá-lo o Papa e o pisar metternich e visor radicais da França e os policiais da Alemanha que partido de oposição não foi acusado de comunista por seus adversários no poder Que partido de oposição por sua vez não
lançou a seus adversários de direita ou de esquerda a peixe em falante de comunista duas conclusões decorrem desses fatos primeira o comunismo já é reconhecido como força por todas as potências da Europa segunda é tempo de Os Comunistas exporem a face do mundo inteiro seu modo de ver seus fins e suas tendências o ponto O Manifesto do próprio partido a lenda do espectro do comunismo com este fim reuniram-se em Londres comunistas de várias nacionalidades e redigir um Manifesto o que será publicado em inglês francês alemão italiano Flamengo e dinamarquês e E aí e por vezes
e proletários a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes homem livre e escravo Patrício e plebeu Barão e servo mestre de corporação e companheiro uma palavra opressores e oprimidos em constante oposição tem vivido numa guerra ininterrupta hora Franca hora disfarçada uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira ou pela destruição das duas classes em luta as primeiras épocas históricas verificamos quase por toda a parte uma completa é divisão da sociedade em classes distintas uma escala graduada de condições sociais na
Roma antiga encontramos patrícios Cavaleiros plebeus escravos na Idade Média senhores vassalos Mestres companheiros servos o e em cada uma destas classes graduações especiais a sociedade burguesa moderna que brotou das Ruínas da sociedade feudal não aboliu os antagonismos de classe no Face não substituir novas classes novas condições de opressão novas formas de luta as que existiram no passado sempre tanto a nossa época a época da burguesia caracteriza-se por ter simplificado usando antagonismos de classe a sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos Campos opostos em duas grandes classes diametralmente Opostas burguesia e o proletariado dos servos
da idade média nascerão os burgueses Livres das primeiras cidades desta população Municipal saíram os primeiros elementos da burguesia a descoberta da América a circunavegação da África oferecendo burguesia em Ascenso um novo campo de ação nos mercados da Índia e da China a colonização da América o comércio Colonial o incremento dos meios de troca e em geral das mercadorias imprimiram o empuxo desconhecido até então ao comércio à indústria a navegação e pouco o seguinte desenvolveram rapidamente o alimento porque evolucionário da sociedade feudal em decomposição antiga organização feudal da indústria em que esta era circunscrita a corporações
fechadas já não podia satisfazer as necessidades que cresciam com abertura de novos mercados a manufatura a substituiu a pequena burguesia industrial suplantou os mestres das corporações a divisão do trabalho entre as diferentes corporações desapareceu diante da divisão do trabalho dentro da própria oficina todavia os mercados ampliavam-se cada vez mais a procura de mercadorias aumentava sempre apronta e manufatura tornou-se insuficiente então o vapor e a Max e funcionaram a produção industrial a grande indústria moderna suplantou a manufatura a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da indústria aos chefes de verdadeiros exércitos industriais aos burgueses modernos
a grande indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América o mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do Comércio e da navegação e dos meios de comunicação por terra este desenvolvimento reagiu por sua vez sobre a extensão da indústria e à medida que a indústria o comércio a navegação as vias férreas se desenvolviam crescia a burguesia multiplicando-se Os Capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela idade média vemos pois que a própria burguesia moderna é o produto e um longo processo de desenvolvimento de uma série de revoluções no modo de produção e
de troca Cadê tá e são percorrida pela burguesia é da acompanhada de um progresso político correspondente raça oprimida pelo despotismo feudal Associação armada administrando anuncia a si própria na coluna aqui República Urbana independente ali terceiro estado tributário da monarquia depois durante o período manufatureiro conta peso da nobreza na monarquia feudal ou absoluta Pedra Angular das grandes monarquias a burguesia desde o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial conquistou finalmente a soberania política exclusiva no estado representativo moderno o governo moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa
a burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário onde quer que tenha conquistado o poder a burguesia cálculo aos pés as relações feudais patriarcais e dicas todos os complexos e os laços que prendiam o homem feudal a seus superiores naturais ela os despedaçou-se em Piedade para só deixar subsistir de homem para homem o laço do frio entendesse as duras exigências do pagamento à vista afogou os fervores sagrados do êxtase religioso do entusiasmo Cavaleiro é isco do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta fez a dignidade pessoal o simples valor de troca substituiu as numerosas
liberdades conquistadas com tanto esforço pela única Implacável liberdade de comércio em uma palavra em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas a burguesia colocou uma exploração aberta cínica direta e brutal a burguesia despojou de sua auréola todas as atividades até então reputados veneráveis e encarados com piedoso respeito do médico do jurista do sacerdote do poeta do sábio o seu servidores assalariados a burguesia rasgou o véu de sentimentalismo que envolve as relações de família e reduziu as a simples relações monetárias a burguesia revelou como a brutal manifestação de força na Idade Média tão admirada
pela reação encontra-se o complemento natural na ociosidade mais completa foi a primeira a provar o que pode realizar a atividade humana que deu Maravilhas maiores que as pirâmides do Egito os aquedutos romanos as catedrais góticas conduziu expedições que enganaram mesmo as antigas invasões as cruzadas a burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção Por conseguinte as relações de produção e como isso todas as relações sociais à conservação e na alterada do antigo modo de produção constituía pelo contrário a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores essa
e continua da produção esse Abalo constante de todo o sistema social essa agitação permanente e essa falta de segurança distinguem a época burguesa de todas as precedentes dissolvem-se todas as relações sociais antigas e cristalizadas com seu cortejo de concepções e de ideias secularmente veneradas as relações que as substituem formas indicadas Antes desse ou se ficar tudo que era sólido e estável se esfuma tudo o que era Sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de existência e suas relações recíprocas impelido pela necessidade de mercado sempre novos a burguesia
invadiu todo o globo necessita estabelecer-se em toda parte explorar em toda parte que há vínculos em toda a parte pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime o caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países para desespero dos reacionários e ela retirou a indústria sua base Nacional as velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a ser diariamente são suplantadas por novas indústrias cuja introdução se torna uma questão Vital para todas as nações civilizadas indústrias que não entregam mais matérias-primas autóctones mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes e cujos produtos se consomem
não somente no próprio país mas em todas as partes do Globo em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais nascem novas necessidades que reclamam para sua satisfação os produtos as regiões mais longínquos e dos climas mais diversos e um gás do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias desenvolvem-se intercâmbio Universal uma Universal interdependência das Nações e isto se refere tanto a produção material como a produção em e as criações intelectuais de uma nação tornam-se propriedade comum de todas a estreiteza e o exclusivismo nacionais tornam-se cada vez mais impossíveis das
inúmeras literaturas nacionais locais nasce uma literatura Universal devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante Progresso dos meios de comunicação a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras os baixos preços de seus produtos são artilharia pesada que destrói todas as muralhas da China e obriga a capitular em Os Bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros sobre pena de morte ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção constrange as abraçar o que ela chama civilização Isto é a se tornarem burguesas em uma palavra cria o
mundo à sua imagem e semelhança a burguesia Sul do campo à cidade criou grandes centros urbanos aumentou tô djosa mente a população das cidades em relação à dos Campos e com isso arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida rural do mesmo modo que subordinou o campo à cidade os países bárbaros ou semi bárbaros aos países civilizados subordinam os povos japoneses aos povos portugueses o Oriente a ocidente a burguesia suprime cada vez mais a dispersão dos meios de produção da propriedade e da população aglomerou As populações centralizou os meios de produção e concentrou
a propriedade em poucas mãos a consequência necessária dessas transformações foi a centralização política províncias Independentes apenas ligadas por débeis laços federativos possuem interesses leis de governos e tarifas aduaneiras diferentes foram Reunidas em uma só nação com o solo é uma só lei um só interesse Nacional de classe uma só barriga funerária a burguesia durante o seu domínio de classe apenas regular criou forças produtivas mais numerosas e mais Cola sais e todas as gerações passadas em conjunto A subjugação das forças da natureza as máquinas aplicação da química indústria e Agricultura a navegação a vapor as estradas
de ferro o telégrafo elétrico a exploração de continentes inteiros a canalização dos rios populações inteiras brotando na Terra como por encanto que século anterior teria suspeitado que semelhantes forças produtivas estivesse adormecidas no seio do trabalho social vemos pois os meios de produção e de troca sobre cuja base se ergue a burguesia foram gerados no seio da sociedade feudal em um certo grau de desenvolvimento desses meios de produção e de troca as condições em que a sociedade feudal produzir aí tocava a organização feudal da agricultura e da mãe é em suma o regime feudal de propriedade
deixaram de corresponder as forças produtivas em pleno desenvolvimento em travavam a produção em lugar de impulsioná-la transformaram-se em outras tantas cadeias que era preciso despedaçar foram despedaçados em seu lugar estabeleceu-se a livre concorrência com a organização social e política correspondente com a supremacia econômica e política da classe burguesa assistimos hoje é um processo semelhante as relações burguesas de produção e de troca o regime burguês de propriedade a sociedade burguesa moderna que conjurou gigantescos meios de produção e de troca assemelha-se ao Feiticeiro e já não pode controlar as potências Infernais que pôs em movimento com suas
palavras mágicas há dezenas de anos a história da indústria e do comércio não é senão a história da Revolta das forças produtivas modernas contra as moderna é de produção e de propriedade que condicionam a existência da burguesia e seu domínio basta mencionar as crises comerciais que repetindo se periodicamente ameaça no cada vez mais a existência da sociedade burguesa cada crise destrói volarmente não só uma grande massa de produtos já fabricados mas também uma grande parte das próprias forças produtivas já desenvolvidas uma epidemia que em qualquer outra época teria aparecido um paradoxo desaba sobre a sociedade
a epidemia da superprodução subitamente a sociedade vê-se re conduzida a um estado de barbária momentânea de ia que a fome ou uma guerra de extermínio cortaram de todos os meios de subsistência a indústria eo comércio parece aniquilados E por quê Porque a sociedade possui demasiada civilização demasiado os meios de subsistência demasiado indústria demasiado comércio as o motivo de que dispõe não mais favorecem o desenvolvimento das relações de propriedade burguesa pelo contrário tornaram-se por de mais poderosas para essas condições que passam a entrar valas E todas as vezes que as forças produtivas sociais Se libertam desses
infláveis precipitam na desordem a sociedade inteira e ameaçam a existência da propriedade burguesa o sistema burguês tornou-se demasiado estreito para conter as riquezas criadas em seu seio de que maneira consegue a burguesia vencer essas crises de um lado pela destruição violenta de grande quantidade de forças produtivas de outro lado pela conquista de novos mercados e pela exploração mais intensa dos antigos a que leva a isso ao preparo de crises mais extensa e mais distribuidoras EA diminuição dos meios de evitá-las as armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo voltam-se hoje contra e a burguesia
podem não forjou somente as armas que ele dá não morte produziu também os homens que manejar ão essas armas os operários modernos os proletários com desenvolvimento da burguesia Isto é capital desenvolve-se também o proletariado a classe dos Operários modernos que só podem viver se encontrarem trabalho e que só encontram trabalho na medida em que este aumenta o capital esses Operários constrangidos a vender-se diariamente são mercadoria artigo de comércio como qualquer outro em consequência estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência a todas as flutuações no mercado o crescente emprego de máquinas EA divisão do trabalho
despojando trabalho do operário de seu caráter autônomo tiram-lhe todo atrativo o produtor passa um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples mas mono é mais fácil de aprender desse modo o custo do operário se reduz quase exclusivamente aos meios de manutenção que eles são necessários para viver e perpetuar sua existência hora o preço do trabalho como de toda mercadoria é igual ao custo de sua produção portanto a medida que aumenta o caráter enfadonho do trabalho de crescem os salários mas ainda a quantidade de trabalho cresce com o desenvolvimento do
maquinismo e da divisão do trabalho quer pelo prolongamento das horas de Labor quer pelo aumento do trabalho exigido em o tempo determinado pela aceleração do movimento das máquinas etc a indústria moderna transformou Oficina do antigo mestre da Corporação patriarcal na Grande Fábrica do Industrial capitalista massas de Operários amontoados na fábrica são organizadas militarmente como Soldados da indústria estão sob a vigilância de uma hierarquia completa o oficiais e suboficiais não são somente escravos da classe burguesa do Estado burguês mas também diariamente a cada hora escravos da máquina do conta da mestre e sobretudo do dono da
fábrica e esse despotismo é tanto mais mesquinho odioso e exaspera dor quanto maior é a franqueza com que proclama ter no lucro se objetivo exclusivo quanto menos o trabalho exige habilidade e força Isto é quanto mais a indústria moderna progride tanto mais o trabalho dos homens é suplantado pelo das mulheres e crianças as diferenças de idade de sexo não tem mais importância social para a classe operária não há senão instrumentos de trabalho cujo preço varia segundo a idade o sexo depois de sofrer a exploração do fabricante e de receber seu salário em dinheiro ou o
pedágio torna-se presa de outros membros da burguesia o proprietário do Varejista do horário etc as camadas inferiores e da classe média de outrora Os Pequenos industriais pequenos Comerciantes e pessoas que possuem fendas artesãos camponeses caem nas fileiras do proletariado uns porque seus pequenos capitais não lhes permitindo empregar os processos da grande indústria sucumbido na concorrência com os grandes capitalistas outros o que sua habilidade profissional é depreciada pelos novos métodos de produção assim o proletariado é recrutado em todas as classes da população proletariado passa por diferentes fases de desenvolvimento logo que nasce começa a sua luta
contra a burguesia a princípio empenham-se na luta ao pedágio de solados mais tarde Operário de uma mesma fábrica finalmente Operários do mesmo ramo indústria de uma mesma localidade culto do burguês que os explorar diretamente não se limitam a atacar as relações burguesas de produção atacam os instrumentos de produção destrói as mercadorias ES e eles fazem concorrência quebram as máquinas queimam as fábricas esforçam-se para reconquistar a posição perdida do Artesão de idade média nessa fase constitui o proletariado massa disseminada por todo o país e dispersa pela concorrência se por vezes os operários se unem para agir
em massa compacta isto não é ainda o resultado de sua própria União mas da União da burguesia que para atingir seus próprios fins políticos elevada a pôr em movimento todo proletariado o que ainda pode fazer provisoriamente durante esta fase os proletários não combatem ainda seus próprios inimigos mas os inimigos de seus inimigos Isto é os restos da monarquia absoluta os proprietários territoriais os burgueses não-industriais Os Pequenos burgueses todo o movimento histórico está desse modo concentrado nas mãos da burguesia e qualquer vitória alcançada nessas Esse é um Vitória burguesa ora a indústria desenvolvendo se não somente
aumenta o número dos proletários mas concentrados em massas cada vez mais consideráveis sua força cresce e eles adquirem maior consciência dela os interesses as condições de existência dos proletários se igualam cada vez mais à medida que a máquina é extinguir toda a diferença no trabalho e quase por toda parte reduz o salário ao nível e igualmente baixo em virtude da concorrência crescente dos burgueses entre si e devido às crises comerciais que disso resultam o salário se tornam cada vez mais instáveis o aperfeiçoamento constante cada vez mais rápido das máquinas torna a condição de vida do
operário cada vez mais precária o choques individuais entre Operário e o burguês tomam cada vez mais o caráter de choques entre duas classes os operários começam a formar uniões contra o que esses E atuam em comum na defesa de seus salários chegam a fundar a associação em mente a fim de se prepararem na previsão daquele choques eventuais aqui e ali a luta se transforma em motivo os operários triunfão às vezes mas é um triunfo é fêmea verdadeiro o resultado de suas lutas não é o êxito imediato mas a união cada vez mais Ampla dos trabalhadores
esta união é facilitada pelo crescimento dos meios de comunicação criados pela grande indústria e que permitem o contato entre Operários de localidades diferentes ora basta esse contato para concentrar as numerosas lutas locais que tem o mesmo caráter em toda parte em uma luta nacional em uma luta de classes mas toda luta de classes é uma luta política EA União que os habitantes das cidades da idade média levavam séculos a realizar com seus caminhos vicinais os proletários modernos realizam em alguns anos o meio das esferas a organização do proletariado em classe e portanto em partido político
incessantemente distribuída pela concorrência o que faz entre si os próprios Operários mas renasce sempre e cada vez mais forte mais firme mais poderosa aproveitar-se das divisões intestinas a burguesia para obrigá-la ao reconhecimento legal de certos interesses da classe operária como por exemplo a lei da jornada de 10 horas de trabalho na Inglaterra em geral os choques que se produzem na velha sociedade favorecem de diversos modos o desenvolvimento do proletariado a burguesia vive em guerra Perpétua Primeiro contra a aristocracia depois conta das frações da própria burguesia cujos interesses se encontram em conflito com os Progressos da
indústria e sempre conta da burguesia dos países estrangeiros em todas essas lutas vê-se forçada a apelar para o proletariado reclamar se o concurso e arrastando para o movimento político de modo que é burguesia fornece os proletários os elementos de sua própria educação política isso em armas contra ela própria ademais Como já vimos frações inteiras da classe dominante em consequência do desenvolvimento da indústria são precipitadas no proletariado o ameaçadas pelo menos e suas condições de existência também elas trazem o proletariado numerosos elementos de educação finalmente Nos períodos em que a luta de classes se aproxima da
hora decisiva o processo de dissolução da classe dominante de toda a velha sociedade adquire um caráter tão violento e agudo e uma pequena fração da classe dominante e se desliga desta ligando-se a classe revolucionária a classe que traz em si o futuro do mesmo modo que o outro lado uma parte da nobreza passou-se para a burguesia em nossos dias uma parte da burguesia passa-se para o proletariado especialmente a parte dos ideólogos burgueses e chegaram a compreensão teórica do movimento histórico e seu conjunto de todas as classes que ora enfrentam a burguesia só o proletariado é
uma classe a mente revolucionária as outras classes degeneram e perecem com o desenvolvimento da grande indústria o proletariado pelo contrário é seu produto mais autêntico as classes médias pequenos Comerciantes pequenos fabricantes artesãos camponeses combatem a burguesia porque esta compromete sua existência como classes médias não são pois revolucionárias mas conservadoras mais ainda reacionárias pois pretendem fazer girar para trás a roda da história quando são revolucionárias em consequência de sua iminente passagem para o proletariado não defendem então seus interesses atuais mas seus endereços futuros abandona o seu próprio ponto de vista quase se colocar no do proletariado
e lúmpen proletariado esse produto passivo de putrefação das camadas mais baixas da velha sociedade Pode às vezes se arrastado ao movimento pela revolução proletária todavia suas condições de vida o predispõe mais a vender-se a reação as condições de existência do proletariado já estão distribuídas as da velha sociedade o proletário não tem propriedade suas relações com mulher e os filhos nada tem de comum com as relações familiares burguesas o trabalho Industrial moderno a sujeição do operário pelo capital tanto na Inglaterra como na França na América como na Alemanha despoja o proletário de todo o caráter Nacional
as leis a moral a religião são para ele menos preconceitos burgueses atrás dos quais se ocultam Outros tantos interesses burgueses todas as classes que no passado conquistaram o poder trataram de consolidar a situação adquirida submetendo a sociedade e as suas condições de apropriação os proletários não podem apoderar-se das forças produtivas sociais senão abolindo o modo de apropriação que era próprio a estas e Por conseguinte todo modo de apropriação em vigor até hoje os proletários nada o seu a salvaguardar sua missão é destruir todas as garantias e seguranças a propriedade privada até aqui existentes todos os
movimentos históricos tem sido até hoje movimentos de minorias ou em proveito de minorias movimento proletário é um movimento independente está imensa maioria em proveito a imensa maioria o proletariado a camada inferior da sociedade atual não pode erguer-se pôr-se de pé sem fazer saltar todos os estratos superpostos que constituem a sociedade oficial a luta do proletariado contra a burguesia embora não seja na Essência uma luta nacional e vértice contudo dessa forma nos primeiros tempos é natural que o proletariado de cada país Deva antes de tudo liquidar sua própria burguesia esboçando em linhas Gerais as fases do
desenvolvimento proletário descrevemos a história da guerra civil mais ou menos oculta que lava tá na sociedade atual e em que essa guerra explode na Revolução aberta e o proletariado estabelece sua dominação pela derrubada violenta da burguesia todas as sociedades anteriores como vimos se baseado no antagonismo entre classes opressoras e classes oprimidas Mas pode imprimir uma classe é preciso o poder garantir e condições Tais que lhe permitam pelo menos um existência de escravo o servo um plena Servidão conseguir tornar cimento da comuna da mesma forma que O Pequeno Burguês sobre o jogo do absolutismo feudal é
levava-se a categoria de burguês eo Operário moderno pelo contrário longe de se elevar com o progresso da indústria desce cada vez mais abaixo das condições de sua própria classe o trabalhador cai no pauperismo cresce ainda mais rapidamente que a população EA riqueza é pois evidente que a burguesia incapaz de continuar desempenhando o papel de classe dominante e de impor à sociedade como leis e as condições de existência de sua classe não pode exercer o seu domínio Por que não pode mais assegurar a existência de seu escravo mesmo no quadro de sua escravidão porque obrigada a
deixá-lo cair numa tal situação que deve nutre Lilo em lugar de se fazer nutre por ele a sociedade não pode mais existir sob sua dominação O que quer dizer que a existência da burguesia toda Avante e compatível quando a sociedade a condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares a formação eo crescimento do Capital a condição de existência do capital é o trabalho assalariado este baseia-se exclusivamente na concorrência dos Operários entre si o progresso da indústria de que a burguesia agente passivo e inconsciente substitui
o isolamento dos Operários resultante de sua competição por sua união revolucionária mediante a associação e assim o desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos a burguesia produz sobretudo seus próprios coveiros sua queda EA vitória do proletariado são igualmente inevitáveis E aí [Música] E aí [Música] os [Música] proletários e comunistas Qual a posição dos comunistas diante dos proletários em geral Os Comunistas não formam um partido a parte oposto os outros partidos Operários não tem interesses que os separem do proletariado em geral
não proclamam princípios particulares segundo os quais pretendem o modelar o movimento operário Os Comunistas só se distinguem dos outros partidos Operários em dois pontos um nas diversas lutas nacionais os proletários destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado independentemente da nacionalidade dois nas diferentes fases Por que passa a luta entre proletários e burgueses representam sempre e em toda parte os interesses do Movimento em seu conjunto na prática Os Comunistas constituem pois a fração mais resoluta dos partidos Operários de cada país a fração que impulsiona as demais Teoricamente tem sobre o resto do proletariado a
vantagem de uma compreensão nítida das condições da marcha e dos filmes gerais do movimento proletário o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários Constituição dos proletários em uma classe derrubada da supremacia burguesa conquista do poder político pelo proletariado as concepções teóricas dos comunistas não se baseam de modo algum em ideias ou princípios inventados ou descobertos por tal ou qual reformador do mundo são apenas a expressão Geral das condições reais de uma luta de classes existentes de um movimento histórico que se desenvolve sobre os nossos olhos Abolição das
relações de propriedade que tem existido até hoje não é uma característica peculiar e e do comunismo todas as relações de propriedade tem passado por modificações constantes em consequência das contínuas transformações das condições históricas a Revolução Francesa por exemplo aboliu a propriedade feudal em proveito da propriedade burguesa o que caracteriza o comunismo não é a abolição da propriedade em geral mas a abolição da propriedade burguesa hora a propriedade privada atual a propriedade burguesa é a última e mais perfeita expressão do modo de produção e de apropriação baseado nos antagonismos de classe na exploração de uns pelos
outros nesse sentido Os Comunistas podem resumir osso teoria nesta fórmula única abolição da propriedade privada censuram nos a nós comunistas o querer abolir a propriedade pessoalmente adquirida fruto do trabalho do indivíduo propriedade que se declaram ser a base de toda a liberdade de toda a independência individual à propriedade pessoal fruto do trabalho o pretende-se falar da propriedade do Pequeno Burguês do pequeno camponês forma de propriedade anterior a propriedade burguesa não precisamos aboli-la porque o progresso da indústria já aboliu e continua aboli-la diariamente ou porventura pretende-se falar da propriedade privada atual da propriedade burguesa mas o
trabalho do proletário o trabalho assalariado queria propriedade para o proletário de modo algum criou o capital isso é a propriedade que explode o trabalho assalariado e que só pode aumentar sobre a condição de produzir novo trabalho assalariado a fim de explorar o novamente em sua forma atual a propriedade se movem entre os dois termos antagônicos capital e trabalho examinemos os dois termos das antinomia ser capitalista significa ocupar Não somente uma posição pessoal mas também uma posição social na produção o capital é um produto coletivo só pode ser posto em movimento pelos esforços os dados de
muitos membros da sociedade e mesmo em última instância pelos esforços combinados de todos os membros da sociedade o capitão não é pois uma força pessoal é uma força social assim quando o capital é transformado em propriedade comum pertencente a todos os membros da sociedade não é uma propriedade pessoal que se transforma e propriedade social o que se transformou foi apenas o caráter social da propriedade esta perde seu caráter de classe passemos ao trabalho assalariado o preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é um mínimo de salário isso é a soma dos meios de subsistência
necessária para que o Operário Viva como Operário Por conseguinte o que O Operário obtém com o seu trabalho é o estritamente necessário para a mera conservação e reprodução de sua vida não queremos nenhum modo abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho indispensável a manutenção EA reprodução Ah pois é só apropriação não deixa nenhum lucro líquido que confira poder sobre o trabalho alheio o que queremos é suprimir o caráter miserável desta apropriação que faz com que o Operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigirem os interesses da
classe dominante na sociedade burguesa o trabalho vivo é sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado na sociedade comunista o trabalho acumulado é sempre um meio de ampliar enriquecer e melhorar cada vez mais a existência dos trabalhadores na sociedade burguesa o passado dominou presente na sociedade comunista é o presidente que dominou passado na sociedade burguesa o capital é independente e pessoal ao passo que o indivíduo que trabalha não tem nenhum Independência nem personalidade a abolição de semelhante estado de coisas que a burguesia verbera como a abolição da individualidade e da liberdade e com razão porque
se trata efetivamente de ar a vitalidade burguesa a independência burguesa a liberdade burguesa por liberdade Nas condições atuais da produção burguesa compreende-se a liberdade de comércio a liberdade de comprar e vender mas se o tráfico desaparece desaparecerá também e liberdade de traficar demais toda a fraseologia sobre a liberdade de comércio bem como todas as bazófias liberais de nossa burguesia só tem sentido quando se referem ao comércio tô lido e ao burguês Oprimido da idade média nenhum sentido tem quando se trata da Abolição comunista do tráfico das relações burguesas de produção e da própria burguesia horrorizai-vos
Porque queremos abolir a propriedade privada mas em vossa sociedade a propriedade privada está abolida para nove décimos de seus membros e é precisamente porque não existe para esses nove décimos que ela existe para vós acusais nos portanto de querer abolir uma forma de propriedade que só pode a ver com a condição de privado de toda a propriedade a imensa maioria da sociedade em resumo acusar nos de querer abolir vossa propriedade de facto é isso mesmo que queremos desde o momento em que o trabalho não mais pode ser convertido em Capital em dinheiro em renda da
terra numa palavra em poder social capaz de ser monopolizado isso é desde o momento em que a propriedade individual não possa mais se converterem propriedade burguesa declarais que a individualidade está suprimido confeções Pois que quando falares do indivíduo querendo referirmos unicamente ao burguês ao proprietário burguês e este indivíduo Sem dúvida deve ser suprimido o comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio da sua procriação alega-se ainda que com a abolição da propriedade privada toda a atividade cessaria
uma inércia geral apoderar-se e do mundo se isso fosse verdade há muito que a sociedade burguesa teria sucumbido aos seus idade pois que os que não regime burguês trabalho não lucram e os que lucram não trabalham toda objeção se reduza essa tautologia não haverá mais trabalho assalariado Quando não mais existir capital as acusações feitas contra o modo Comunista de produção e de apropriação dos produtos materiais têm sido feitos igualmente contra a produção e apropriação dos produtos do trabalho intelectual assim como desaparecimento da propriedade de classe equivale para o burguês ao desaparecimento de toda a produção
também o desaparecimento da cultura de classe significa para ele o desaparecimento de toda a cultura a cultura cuja perda ou burguesa da flora é para a imensa maioria dos homens apenas um adestramento que os transformam em máquinas mas não de escutar esse conosco enquanto aplicar diz a abolição da propriedade burguesa o critério de vossas noções burguesas de liberdade cultura direito etc você as ideias de correndo regime burguês de produção e de propriedade burguesa assim como o vosso direito não passa da vontade de vossa classe erigido em lei vontade cujo conteúdo é determinado pelas condições materiais
de vossa existência como Classe A falsa concepção interesseira que vos leva a erigir em leis eternas da natureza e da Razão as relações sociais oriundas do vosso modo de produção e de propriedade relações transitórias que surgem e desaparecem no curso da produção a compartilhar isso com todas as classes dominantes já desaparecidas o que admitisse para o propriedade antiga o que admitisse para a propriedade feudal já não vos outra vez admitir para a propriedade burguesa abolição da família até os mais radicais ficam indignados diante desse desígnio Infame dos comunistas sobre que fundamento repouso a família atual
a família burguesa no capital no ganho individual a família na sua Plenitude Só existe para o é mas encontra seu complemento na supressão forçada da família para o proletário e na prostituição publica a família burguesa desvanece-se naturalmente com o desvanecer de seu complemento e uma e outra desapareceram com o desaparecimento do capital acusam-nos de querer abolir a exploração das crianças por seus próprios pais confessamos esse crime 16 também que destruímos os vínculos mais íntimos substituindo educação doméstica pela educação social e vossa Educação não é também determinada pela sociedade pelas condições sociais em que educais vossos
filhos pela intervenção direta ou indireta da sociedade por meio de vossas escolas etc Os Comunistas não inventaram essa intromissão da sociedade na educação apenas mudam seu caráter e arrancam a educação a influência da classe dominante as declamações burguesas sobre a família e educação sobre os doces Laços que unem a criança os pais tornam-se é mais repugnantes à medida que é grande indústria destrói todos os laços familiares do proletário e transforma as crianças em simples objetos de comércio em simples e instrumentos de trabalho toda a burguesia grita em couro voz comunistas que eles introduzir a comunidade
das mulheres para o burguês sua mulher nada mais é que um instrumento de produção ouvindo dizer que os instrumentos de produção serão explorados em comum conclui naturalmente quer vir a comunidade de mulheres não imagina que se trata precisamente de arrancar a mulher de seu papel atual de simples instrumento de produção nada mais grotesco olhasse que é virtuosa indignação que a nossa os burgueses inspira a pertença à comunidade oficial das mulheres que seria adotada pelos comunistas Os Comunistas não precisam introduzir a comunidade das mulheres esta e quase sempre existiu nossos burgueses não contentes inteira sua disposição
as mulheres e as filhas dos proletários Sem falar da prostituição oficial tem singular e em cornear uns aos outros o casamento burguesa é na realidade a comunidade das mulheres casadas no máximo poderiam acusar Os Comunistas de querer substituir uma comunidade de mulheres hipócrita e dissimulada por outra que seria Franca e oficial de resto é evidente que com a abolição das relações de produção atuais a comunidade das mulheres que deriva das relações Isto é a prostituição oficial e não oficial E desaparecerá além disso Os Comunistas são acusados de querer abolir a pátria a nacionalidade os operários
não tem Pátria não se lhes pode tirar aquilo que não possuem como porém o proletariado tem por objetivo conquistar o poder político e erigir-se em classe dirigente da Nação tornar-se ele mesmo a noção ele é nessa medida Nacional embora de nenhum modo no sentido burguesa da palavra as demarcações e Os antagonismos nacionais entre os povos desaparece em cada vez mais com o desenvolvimento da burguesia com a liberdade o mercado mundial com a uniformidade da produção industrial e com as condições de existência que lhe corresponde a supremacia do proletariado fará com que tais embarcações e antagonismos
desapareçam ainda mais depressa ação comum do proletariado pelo menos nos países civilizados é uma das primeiras condições para sua emancipação à medida que for suprimido a exploração do homem pelo homem será suprimida a exploração de uma nação por outra quando os antagonismos de classe no interior das Nações tiverem desaparecido desaparecer a hostilidade entre as próprias Nações quantas acusações feitas Os Comunistas em nome da religião da filosofia e da ideologia em geral não merecem um exame aprofundado será preciso grande perspicácia para compreender que as ideias as moções e as concepções numa palavra que a consciência do
homem se modifica com toda mudança sobrevinda em suas condições de vida em suas relações sociais em sua existência social a história das ideias senão que a produção intelectual se transforma com a produção material as ideias dominantes de uma época sempre foram as ideias da classe dominante quando se fala de ideias que revolucionaram a sociedade inteira isso quer dizer que no seio da velha sociedade se formaram os elementos de uma nova sociedade e que a dissolução dos velhas ideias marcha de par com a dissolução das antigas condições de vida quando o mundo antigo declinava as velhas
religiões foram vencidas pela religião cristã quando no século 18 as ideias cristãs cederão lugar as ideias racionalistas a sociedade feudal travar a sua batalha decisiva contra a burguesia então revolucionário as ideias de liberdade religiosa e de liberdade de consciência não fizeram mais que proclamaram o Império da livre concorrência no domínio do conhecimento Sem dúvida de gerenciar as idéias religiosas Morais filosóficas políticas jurídicas e etc modificaram-se no curso o movimento histórico mas a religião a moral a filosofia política o direito mantiveram-se sempre através dessas transformações além disso a verdades eternas como a liberdade a justiça etc
que são comuns a todos os regimes sociais mas o comunismo quer abolir as suas verdades eternas quer abolir a religião EA moral em lugar deles dar uma nova forma e isso contradiz todo o desenvolvimento histórico anterior aqui se reduza essa acusação a história de toda a sociedade até nossos dias consiste no desenvolvimento dos antagonismos de classe antagonismos que se tem revestido de formas diferentes nas diferentes épocas Mas qualquer que tenha sido a forma de esses antagonismos a exploração de uma parte da sociedade por outra é um fato comum a todos os séculos anteriores portanto nada
há de espantoso que a consciência social de todos os séculos apesar de toda sua variedade e diversidade se tenha movidos sempre sobre certas formas comuns formas de o que só se dissolveram completamente como desaparecimento total dos antagonismos de Classe A Revolução comunista é a ruptura mais radical com as relações tradicionais de propriedade nada de estranho portanto que no seu curso de desenvolvimento roupa do modo mais radical com as ideias tradicionais mas deixemos de lado as objeções feitas pela burguesia o comunismo vimos acima que a primeira fase da revolução Operária é o advento do proletariado como
classe dominante a conquista da Democracia o proletariado utilizar a sua supremacia política para arrancar Pouco a Pouco todo o capital da burguesia para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado Isso é do proletariado organizado em classe dominante e para aumentar o mais rapidamente possível o total das forças produtivas isto naturalmente só poderá realizar seu princípio por uma violação despótica do direito de propriedade e das relações de produção por E isto é pela aplicação de medidas que do ponto de vista econômico pareceram insuficientes e insustentáveis mas que no desenrolar do movimento ultrapassaram a
si mesmos e serão indispensáveis para transformar radicalmente todo o modo de produção essas medidas é claro serão diferentes nos vários países toda via nos países mais adiantados as seguintes medidas poderão geralmente a ser postas em prática um expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da Terra em proveito do Estado dois imposto fortemente progressivo três abolição do direito de herança quatro confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos cinco centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo seis centralização nas mãos
do Estado de todos os meios de transporte 7 a multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao estado arroteamento das terras em cultas e melhoramento das terras cultivadas segundo um plano geral oito trabalho obrigatório para todos organização de exércitos industriais particularmente para a agricultura 9 combinação do trabalho agrícola Industrial medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade eo Campo 10 educação pública e gratuita de todas as crianças abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como é praticado hoje combinação da educação com a produção material etc uma vez desaparecidos os
antagonismos de classe no curso do desenvolvimento e sendo concentrada toda a produção propriamente dita nas mãos dos indivíduos Associados o poder público perderá seu caráter político o poder político ao poder organizado de uma classe para operação de outra se o proletariado em sua luta contra a burguesia se constitui força a classe se converte por uma revolução em classe dominante e como classe dominante destrói violentamente os antigas relações de produção destrói juntamente com essas relações de produção as condições dos antagonismos entre as classes destrói as classes em geral e com isso sua própria dominação como classe
em lugar da antiga sociedade burguesa com suas classes e antagonismos de classe surge uma associação onde o livre desenvolvimento de cada um é a condição do livre desenvolvimento de todos E aí a [Música] literatura socialista e comunista o socialismo reacionário e o socialismo feudal devido à sua posição histórica as aristocracias da França da Inglaterra viram-se chamadas a lançar libelos contra a sociedade burguesa na Revolução Francesa de julho de 1830 e no movimento reformador inglês tinham sucumbido mais uma vez todos os golpes dessa odiada a revista eles não poderiam mais travar uma luta política séria polícia
estava à luta literária hora também o domínio literário tornara-se impossível a velha fraseologia da Restauração para criar simpatias era preciso Queres o Cras ia fingir se descurar seus próprios interesses e dirige sua acusação contra a burguesia aparentam defender apenas os interesses da classe operária explorada desse modo entregou-se o prazer de cantarolar sátiras sobre os novos senhores e de segredar a vida profecias de mau augúrio assim nasceu o socialismo feudal onde se mesclavam jeremiadas e libelos ecos do passado e ameaças sobre o futuro se por vezes só crítica amarga morasse e espirituosa feriu a burguesia no
coração sua impotência absoluta de compreender a marcha da História Moderna terminou sempre por um efeito cômico à guisa da Bandeira estes senhores arvoram a sacola do mendigo a fim de atrair o Pô mas logo que este ocorreu notou suas costas jornadas com vários brasões feudais e dispersou-se com grandes gargalhadas e referências uma parte dos legistas Franceses EA entre "jovem Inglaterra ofereceram ao mundo este espetáculo divertido quando os campeões e feudalista demonstraram que o modo de exploração feudal eram diferente da burguesia esqueceram-se de uma coisa que o feudalismo explorava em circunstâncias e condições completamente diversas e
hoje em dia caducas quando ressaltavam os que sob o regime feudal o proletário uma Oi tia esqueceram uma coisa que a burguesia moderna é precisamente um fruto necessário de seu regime social aliás ocultaram tão pouco caráter reacionário de sua crítica que sua principal queixa contra a burguesia consiste justamente em dizer que esta assegura sobre o regime o desenvolvimento de uma classe que fará ir pelos ares toda a antiga ordem social o que reprovam a burguesia é mais o ter produzido um proletário revolucionário o que haver criado o proletariado em geral por isso na luta política
participam ativamente de todas as medidas de repressão contra a classe operária e na vida diária a despeito da sua com pausa fraseologia com formam-se perfeitamente em colher os frutos de Ouro da árvore da indústria e trocar a honra amor e fidelidade pelo comércio de lã açúcar de beterraba e aguardente do mesmo modo que o pároco e o senhor feudal marcharam sempre de mãos dadas o socialismo crê ao mar o resultado com socialismo feudal nada é mais fácil recobrir o ascetismo Cristão com verniz socialista não seria eu também o cristianismo contra a propriedade privada o matrimônio
o estado e esse é o lugar não prejudicou a caridade EA pobreza o celibato EA mortificação de carne a vida monocrática e a igreja ou socialismo cristão não passa de água benta com que o padre consagra o despeito da aristocracia o socialismo Pequeno Burguês não é a aristocracia feudal a única Classe A ruim nada pelo amor dizia não é a única clássico de condições de existência assistir o lam e parecem na sociedade burguesa moderna dos pequenos burgueses e o pequeno camponês da idade média foram percursores da burguesia moderna nos países onde o comércio e Indústria
são pouco desenvolvidos essa classe continua a vegetar ao lado da burguesia em ascensão nos países onde a civilização moderna está fluorescente forma-se uma nova classe de pequenos burgueses e proletárias burguesia fração complementar da sociedade burguesa ela se reconstitui incessantemente mas os indivíduos que a compõem se vem constantemente precipitados do proletariado devido à concorrência e com a marcha progressiva da grande indústria sem aproximar-se de um momento em que desapareceram completamente como fração independente da sociedade moderna e em que serão substituídos no comércio da manufatura na agricultura por capatazes e Empregados dos países como a França onde
os Camponeses constituem bem mais da metade da população é natural que os Escritores e se batiam pelo proletariado contra a burguesia aplicar assim a sua crítica do regime burguês critérios pequenos burgueses e camponeses e defendesse a causa operária do ponto de vista da pequena burguesia desse modo se formou socialismo pequeno-burguês sismondi é o chefe das ele ter atura não somente na França mas também na Inglaterra tal socialismo analisou com muita penetração as contradições inerentes às relações de produção moderna o osano as hipocrisias apologistas os economistas demonstrou de modo irrefutável os efeitos mortíferos das máquinas e
da divisão do trabalho a concentração dos capitais e da propriedade territorial a subir produção as crises a decadência inevitável dos pequenos burgueses e camponeses a miséria do proletariado anarquia na produção ACL amorosa desse proporção na distribuição das riquezas e a guerra industrial e O Extermínio internações a dissolução dos velhos costumes nas velhas relações de família nas velhas nacionalidades todavia a finalidade real de socialismo Pequeno Burguês é o rei estabelecer antigos meios de produção e de troca e com eles as antigas relações de propriedade e toda a sociedade antiga ou então fazer entrar à força os
meios modernos de produção e de troca no quadro Estreito das antigas relações propriedade que foram destruídas e necessariamente despedaçados por eles num e noutro caso esse socialismo é o mesmo tempo reacionário e o Tom o Paraná fatura o exame comparativo para a agricultura o regime patriarcal eis a sua última palavra o fim quando os obstinados fatos históricos de fizeram passar completamente a embriaguez essa escola socialista abandonou-se uma verdadeira prostração de espírito o socialismo alemão ou o entre "verdadeiro socialismo a literatura socialista e comunista na França nascido sob a pressão de uma burguesia dominante a expressão
literária da revolta contra esse domínio foi introduzida na Alemanha ou da burguesia começava a lutar contra o absolutismo feudal filósofos semi filósofos e impostores animais lançaram-se avidamente sobre essa literatura mas esqueceram que com a importação da literatura francesa na Alemanha não era importadas ao mesmo tempo as condições sociais da França Nas condições alemãs a literatura francesa perdeu toda significação prática imediatista então nós um caráter puramente literário apareci e como especulação ociosa sobre a realização da natureza humana por isso às reivindicações da primeira Revolução Francesa só eram para filósofos alemães do século 18 as reivindicações da
entre "razão prática em geral EA manifestação da vontade dos burgueses revolucionários na França não expressava seus olhos senão as leis da vontade pura da vontade de tal como deve ser da vontade de verdadeiramente humana o trabalho dos literatos alemães limitou-se a colocar as ideias francesas e harmonia uma sou velha consciência filosófica ou antes apropriar-se das ideias francesas se abandonar seu próprio ponto de vista filosófico apropriaram-se delas como sinsemilla uma língua estrangeira pela tradução sabe-se que os monges e cobriam os manuscritos das obras clássicas da antiguidade Pagan um absurdo as lendas sobre são os católicos os
literatos alemães a giram em sentido inverso a respeito da literatura francesa profana introduziram sua sinceridade e no francês original por exemplo sobre a crítica francesa das funções do dinheiro escreveram da alienação humana sobre a crítica francesa do Estado burguês escreveram entre aspas eliminação do Poder da Universidade abstrata e assim por diante a essa interpolação da fraseologia filosófica nas teorias francesas deram o nome de Filosofia de ação verdadeiro socialismo ciência alemã do socialismo justificação filosófica do socialismo entre outras coisas deste modo é mais pular o completamente a literatura socialista e comunista Francesa e como nas mãos
dos animais essa literatura deixou de ser a expressão da luta de uma classe contra a outra eles felicitaram se poder elevado acima da estreiteza Francesa e ter defendido não verdadeiras necessidades mas a necessidade do verdadeiro não os interesses do planetário mas os interesses de ser humano o homem em geral o homem que não é uma classe nem realidade alguma e que só existe no céu brumoso da fantasia filosófica esse socialismo alemão que tão solenemente levava a sério seus desajeitados exercícios de escolar e que os apregoava tão charlatanica mente perdeu não obstante Pouco a Pouco seu
Inocente pedantismo a luta da burguesia alemá e especialmente da burguesia prussiana contra os feudais EA monarquia absoluta numa palavra movimento Liberal tornou-se mais séria deste modo apresentou-se verdadeiro socialismo a tão desejada oportunidade de contrapor o movimento político às reivindicações socialistas pode lançar os anátemas tradicionais contra o liberalismo o regime representativo a concorrência burguesa a liberdade burguesa de imprensa o direito burguês a liberdade EA igualdade burguesas pode pregar as massas e não tinham ganhar mas pelo contrário tudo a perder nesse movimento português o socialismo alemão esqueceram muita propósito e críticas e da Qual era Eco no
motor pressupunha a sociedade burguesa moderna com as condições materiais de existência que correspondiam e uma constituição política adequada precisamente as coisas que na Alemanha se tratava ainda de conquistar para os governos absolutos da Alemanha com os cortejos de padres pedagogos fidalgos rurais e burocratas esse socialismo converteu-se em Espantalho para amedrontar a burguesia e se havia ameaçado dura junto hipocrisia adocicada aos tiros este cotados com esse mesmo os governos respondiam aos levantes de Operários alemães se o verdadeiro socialismo se tornou assim uma arma nas mãos dos governos contra a burguesia alemá representava Além disso diretamente o
interesse reacionário o interesse da pequena burguesia alemã a classe dos pequenos burgueses legado no século 16 desde então e nascido sem cessar sobre diversas formas constitui na Alemanha a verdadeira base social do regime isso é mantê-la é manter na Alemanha o regime estabelecido nas fôrmas Industrial EA política da pequena burguesia ameaçada EA pequena burguesia de destruição certa de um lado pela concentração de capitais e outro pelo desenvolvimento de um proletário revolucionário verdadeiro socialismo parecer Os Pequenos burgueses como uma arma capaz de aniquilar esses dois inimigos propagam-se como uma epidemia ao parecida com seus materiais da
especulação bordada com flores da retórica e banhada de uma Vale sentimental essa roupagem na qual socialistas animais envolveram o miserável esqueleto das suas entre "verdades eternas não fez senão ativar a venda de suas mercadorias entre tal público por outro lado o socialismo alemão compreendeu cada vez mais que sua vocação era ser o representante grandiloquente desta pequena burguesia proclamou que a nação alemã era nação tipo e o filisteu Alemão o homem tipo a todas as infâncias de si e deu um sentido oculto no sentido superior e socialista se tornava exatamente o contrário do que eram foi
consequente até o fim levando se contra a tendência brutalmente destruidora do comunismo declarado que parava e parcialmente acima de todas as lutas de classe um poucas exceções todas as pretensas publicações socialistas ou comunistas que circulavam na Alemanha pertenciam a esta imunda e enervante literatura o socialismo conservador ou burguês uma parte da burguesia procura remediar os males sociais com o fim de consolidar a sociedade burguesa nessa categoria em fizeram-se os economistas os filantropos os humanitários os que ocupam e melhorar a sorte da classe operária os organizadores de beneficiárias Os protetores dos animais os fundadores das sociedades
de temperança enfim os reformadores de gabinete de toda categoria chegou-se até a elaborar o burguês em Sistemas completos como exemplo se temos a filosofia da miséria e Plutão os socialistas burgueses querem as condições de vida da sociedade moderna sem as lutas e os perigos que dela decorrem fatalmente querem a sociedade atual mas eliminando os elementos em que a Revolução não e absorvem queria burguesia sem o planetário como é natural a burguesia concebe o mundo que domina com os melhores mundos possíveis o socialismo burguês elabora um sistema Mais ou menos completo essa concepção consoladora quando convido
proletariado a realizar e sistemas entrar na nova Jerusalém no fundo de pretende é induzido a manter-se na sociedade atual desembaraçando se porém do ódio e ele vota a Essa sociedade uma outra forma desse socialismo menos sistemática porém mais prática procura fazer com que os operários se afastem de qualquer movimento revolucionário demonstrando-lhes que não será tal ou qual mudança política mas somente na transformação das condições da vida uma das relações econômicas poderá ser proveitosa para eles vão estar aqui por transformações das condições de vida material e socialismo não compreende em absoluto a abolição das relações burguesas
de produção O que só é possível por via revolucionária mas apenas até formas administrativas realizadas sobre a base das próprias relações de produção burguesas e que portanto não afetam as relações entre o capital eo trabalho assalariado servindo no melhor dos casos para diminuir os gastos da burguesia com seu domínio e simplificar o trabalho administrativo de seu estado o socialismo burguês só tinha de uma expressão adequada quando se torna uma simples figura retórica livre-câmbio no interesse da classe operária tarifas protetoras no interesse da classe operária divisões celulares no interesse da classe operária ex sou sua palavra
a única pronunciada sinceramente pelo socialismo burguês ele se resumem nessa frase os burgueses são burgueses no interesse da classe operária o socialismo o mesmo crítico ou tópicos não se trata aqui da literatura em que todas as grandes revoluções modernas formulou as reivindicações do proletariado as primeiras tentativas diretas do proletariado para fazer prevalecer seus próprios interesses de classe feitos uma época de efervescência geral no período da derrubada da sociedade feudal para caçaram necessariamente não só por causa do Estado embrionário do próprio proletariado como devido à ausência das condições materiais de sua emancipação condições que apenas surge
como produto do Advento da época burguesa a literatura revolucionária que acompanhava esses primeiros movimentos do proletariado deve forçosamente um conteúdo e acionário preconizavam a ceticismo geral e um grosseiro igualitarismo o sistema socialistas e comunistas propriamente dito e sem Simon Fuller ou em excesso era aparece no primeiro período da luta entre o proletariado EA burguesia período anteriormente descritos no Manifesto os Fundos o sistema se compreendem bem o antagonismo das coisas assim como as ações dos elementos de solventes na própria sociedade dominante mas não percebem no proletariado nenhuma iniciativa histórica em um movimento político que seja próprio
como desenvolvimento dos antagonismos de classe macho de par com o desenvolvimento da indústria não distingue entre um pouco as condições materiais da emancipação do proletariado e põe-se à procura de uma ciência social de leis sociais que permitem criar essas condições a atividade social substitui a sua própria imaginação pessoal as condições históricas da emancipação condições fantasias a organização gradual espontânea do proletariado em classe é uma organização da sociedade pré-fabricada por eles a história Futura do mundo se resume para eles na propaganda e na prática de seus planos de organização social todavia a confecção de seus planos
e é convicção de defender antes de tudo os interesses da classe operária o que é que é e a classe operária Só existe para eles sobre Esse aspecto de classe mais sofredora massa a forma rudimentar da luta de classes e sua própria posição social os levam a considerar se bem acima de qualquer antagonismo de classe deseja melhorar as condições materiais de vida para todos os membros da sociedade mesmos mais privilegiados Por conseguinte não certo depilar indicativamente para a sociedade inteira e mesmo se dirigem de preferência a classe dominante Pois na verdade basta compreender se o
sistema para reconhecer que é o melhor dos planos possíveis para melhor das sociedades possíveis é pele e portanto toda ação política sobretudo toda ação revolucionária procuram atingir seu fim Por meios pacíficos e tentam abrir um novo evangelho Social pela força do exemplo por experiências em pequena escala que naturalmente sempre fracassam na descrição fantasistas a sociedade futura feito em uma época em que o proletariado E aí linda encara sua própria posição de um modo fantasia esta corresponde as primeiras aspirações instintivas dos Operários a uma completa transformação da sociedade mas essas obras socialistas e comunistas encerram também
elementos críticos atacam a sociedade existente em suas bases e Por conseguinte fornece em seus materiais de grande valor para esclarecerem os operários suas propostas positivas relativas a sociedade futura Tais quais a supressão da distinção entre cidade e Campo abolição da família do lucro privado e do trabalho assalariado a proclamação da harmonia social EA transformação do Estado numa simples administração da produção todas essas propostas apenas anunciam o desaparecimento do antagonismo entre as classes antagonismo Que Mal começa e que esses autores somente conhecem suas formas em precisas assim essas propostas tem um sentido puramente O tópico ainda
o socialismo do comunismo críticos do tópicos está na razão inversa do desenvolvimento histórico à medida que a luta de classes em tua e toma formas mais definidos O Fantástico afã de abstrair-se delas essa fantástica ou posição que eles fazem perde com quem valor prático ou qualquer justificação teórica esse porque se em muitos aspectos os fundadores de sistemas eram revolucionários aceitas formadas por seus discípulos são sempre reacionárias você aferem as velhas contra acepções e seus Mestres apesar do ulterior desenvolvimento histórico do proletariado Procure um pouco tanto início são consequentes atenuar a luta de classes e conciliar
os antagonismos continuo a sonhar com a realização experimental de suas utopias sociais estabelecimento de falar um seres isolados criação de colônias no interior fundação de uma pequena e cai a edição da Nova Jerusalém e para dar realidade o castelo doar bens obrigados a apelar para os bons sentimentos e cofres dos filantropos burgueses Pouco a Pouco cai na categoria dos socialistas reacionários ou conservadores descritos anteriormente e só se distinguem dele por um pedantismo mais sistemático e uma fé supersticiosa e fanática na eficácia miraculosa de sua ciência social opõe-se pois encarniçadamente a cooperação política da classe operária
porque Em sua opinião tal ação só pode provir de uma cega falta de fé no Novo evangelho desse modo os banhistas na Inglaterra os Freitas na França reagem respectivamente contra os artistas e os reformistas [Música] E aí [Música] a [Música] posição dos comunistas para com os diversos partidos oposicionistas de acordo com o capítulo 2 é evidente a relação dos comunistas para com os partidos Operários já constituídos por tanto a sua relação para com os cartistas na Inglaterra os reformadores agrários na América do Norte lutam para alcançar os fins e interesses imediatos da classe operária mas
no movimento presente representam simultaneamente o futuro do movimento na França Os Comunistas juntam-se ao partido socialista democrático contra a burguesia conservadora e radical sem por isso abdicarem do direito de assumir uma atitude crítica perante as frases e As Ilusões provenientes do legado revolucionário e na Suíça apoiam os radicais sem deixar de reconhecer que este partido é composto por elementos contraditórios em partes socialistas Democráticos no sentido francês e em parte burgueses radicais entre os polacos Os Comunistas apoiam o partido que faz de uma revolução agrária condição da libertação Nacional aquele mesmo partido que deu vida a
insurreição da Cracóvia de 1846 na Alemanha o Partido Comunista luta assim que a burguesia É entra revolucionariamente cena em conjunto com a burguesia contra a monarquia absoluta a propriedade feudal da terra EA pequena burguesia mas nem por um instante deixa de formar nos Operários uma consciência o mais clara possível sobre a oposição hostil entre burguesia e proletariado para que os operários alemães o ar logo as condições sociais e políticas que a burguesia tem necessariamente de originar com a sua dominação como outras tantas armas contra a burguesia para que depois do derrube das classes relacionadas na
Alemanha comece logo a luta contra a própria burguesia para Alemanha dirigimos comunistas a sua atenção principal porque a Alemanha está em vésperas de uma revolução burguesa E por que leva a cabo este revolucionamento em condições de maior Progresso da civilização europeia em geral e com um proletariado muito mais desenvolvido do que a Inglaterra no século 17 e a França no século 18 porque a revolução burguesa alemã só pode ser Portanto o Prelúdio imediato de uma revolução proletária numa palavra por toda a parte Os Comunistas apoiam todo o movimento revolucionário contra situações sociais e políticas existentes
Em todos estes movimentos é ruim Sim relevo a questão da propriedade seja qual for a forma mais ou menos desenvolvida Que ela possa ter assumido como a questão fundamental do movimento por fim por toda a parte Os Comunistas trabalham na ligação e entendimento dos partidos Democráticos de todos os países Os Comunistas rejeitam de simular as suas perspectivas e propósitos declaram abertamente e os seus fins só podem ser alcançados pelo derrube Violento de toda ordem social até aqui podem as classes dominantes tremer ante uma revolução comunista nela os proletários não tem nada a perder a não
ser suas correntes tem um mundo a ganhar proletários de todos os países uni-vos [Música] e o Manifesto Comunista por Karl Marx e Friedrich engels essa leitura foi realizada por Guilherme Magalhães do canal como Ninja Elisa Stefanelli Rafael zorzal e Nicolas caos abertura é de já Neves do canal história pública a edição é de Rafael zorzal [Música] E aí [Música] E aí [Música] [Música] E aí [Música] [Música] E aí