É engraçado porque nessa virada da esquerda que você falava a esquerda migrou ah digamos assim da esquerda raiz que queria acabar com o capitalismo inclusive com a violência a esquerda cortando uma cabecinha eventualmente a esquerda hoje falou em violência ela faz xixi na calça na saia né ela fica toda nervosa revolução pelo amor é e pelo Desejo então quer dizer a humanidade não vai não vai mais encontrar um elemento in comum um por meio de um discurso humanista ou algo que seja né da tradição filosófica aí da modernidade mesmo que seja ainda na declaração universal
dos direitos algo assim né a universalidade da espécie humana tá no fato de que todo mundo tem tem um viés nessa história que explica um tanto também um certo sucesso do processo não dá para dizer que essa esquerda cultural ela fracassou Apesar de que ela tem ficado bastante ridícula né É é é porque por exemplo ela tá em departamento de diversidade no mundo corporativo essa esquerda se transformou num elemento de razoável importância dependendo da marca e dos seus consumidores no branding certo povo de marketing hoje é de esquerda as humanidades caem em absoluto descrédito mais
do que elas já tão porque o cara olha fala sou eu que tô pagando isso aí sai do meu bolso me eu não quero meu filho aí é por na faculdade uma faculdade que a mulher tá fazendo uma performance que ela tá tirando subindo na mesa tirando a roupa é isso aí que é ir PR PR faculdade Ah então não quero filho vai trabalhar não vai pra faculdade então aquilo que foi uma conquista uma democratização do acesso do ensino que aconteceu de fato no Brasil vai indo por água abaixo Olá nós vamos para nosso quinto
episódio hoje com um tema complicado polêmico e até um pouco melancólico para nós né Pondé o tema é educando com o Pondé então tema de hoje começa com palavrão né difícil né difícil difícil e na verdade parece piada de mau gosto Parece brincadeira mas infelizmente não é né educando com o é espécie de Nova não nem tão nova mas agora está ganhando mais fama é uma episteme por assim dizer coitado do Michel foua é uma linha de pesquisa por assim dizer dentro da universidade tem até Manifesto Manifesto [ __ ] terrorista tem enfim é um
movimento dentro da Universidade que tem se voltado para estudos dessa natureza por assim dizer então ao mesmo tempo que a gente pode até achar graça para quem lida com educação pesquisa para quem leva a sério como a gente leva é um pouco melancólico né porque parece aquele momento assim como diz nosso amigo Zé Correia que os romanos estão lá e os bárbaros estão invadindo e eles estão ali tentando salvar o que dá alguns livros Talvez uma biblioteca e é um momento que realmente eh a gente vê essa entrada na academia de temas de de assuntos
e de uma episteme porque é isso que na verdade eu acho que eles querem que se torne uma episteme daqui a pouco tem linha de pesquisa com financiamento já deve ter né é eu não pesquisei é e vão financiar vão financiar porque se não financiar é não porque provavelmente tem alguém que é da linha que tá lá na Caps exato entendeu assim que funciona exato você sabe que tem um filósofo chamado al darar mcintire que escreveu um livro 81 eh chamado depois da virtude traduzindo direto do inglês ele é britânico Vivo que ele termina um
livro Fazendo uma analogia isso em 81 essa analogia foi feita já pelo pelo strek o alemão também vivo sociólogo eh o mcentire fala assim no final do livro que nós estaríamos estamos vivendo num período semelhante à queda do império romano que o strek usa essa metáfora só que ele escreveu ess 81 né e é um livro técnico sobre sobre ética bem cachorro grande assim analítico E aí ele diz assim tudo que nós podemos fazer Agora é esperar o novo São Bento porque justamente durante o reino ostrogodo que Roma é decadente o lixo ah São Bento
vai estudar lá desiste e resolve se afastar do mundo e criar ordem beneditina que se chama opção beneditina vou sair fora do mundo e aí o ma fale 81 nós vamos ter que esperar para um novo tipo em São Bento porque isso tudo é um lixo né é esse assunto veio à tona com mais força por causa da do evento que aconteceu na Universidade Federal do Maranhão do vídeo que circulou nas redes né da performance por assim dizer né foi vi e e aí a gente vai pesquisar você vê que já tem artigos teses dissertações
não é de hoje né a gente mesmo trocou uma dissertação que tinha já 10 anos é eu vi com esses olhos que a terra há de comer como diziam as avós numa universidade importante não vou dizer qual é obviamente num evento em que foi exposto para comentários uma imagem de tela assim tipo powerp grande no telão que era certo e o texto embaixo que era um Manifesto cuja digamos assim assinatura do Manifesto é o nos Uni é o único órgão que nos une a todos que é visível então era uma od s agora isso já
tem mais de 10 anos é então quer dizer a humanidade não vai não vai mais encontrar um elemento em comum por meio de um discurso humanista ou algo que seja né da tradição filosófica aí da modernidade mesmo que seja ainda na declaração universal dos direitos algo assim né a universalidade da espécie humana tá no fato de que todo mundo tem cu Você sabe que eu acho que é é esse fracasso também dessas propostas universalizantes antes de aparecer esse horror aí esse eh apesar que eu eu vejo assim como uma certa como você falou melancolia que
tenha dado nisso né O Universal virou o cu né mas eu acho que na verdade isso tem problemas anteriores que é o seguinte quem disse que a espécie se vê como Universal fora do campo abstrato entende eu lembro de um curso que eu fiz no mestrado na USP um grande curso sobre aquele antropólogo morto muito cedo chamado Pierre claster francês em que ele trabalhava esse tema de de que existiam inclusive na América Latina no Brasil tribos indígenas que não reconheciam a universalidade não tinha um conceito Universal né Ele trabalhou também em outras populações originárias E
e essa discussão é que esse antropólogo fazia é de que essa noção de espécie é é é uma é uma criação tão europeia quanto rão etnocêntrica sim né E aí a gente construi toda essa ideia de que que vai dar aquela famosa frase do edmund burk sobre Rousseau no final do 18 criticando o russ ele era aquele tipo de pessoa que ama a humanidade e detesta seus semelhante é eu acho que essa pegando carona nessa questão do Universal eu queria fazer um recu pra gente olhar pro século final do X X para ver como a
gente chegou aqui aí a gente vai ter que fazer uma espécie de reconstrução histórica da esquerda uhum a gente falou um pouco sobre isso no episódio passado a esquerda clássica marxista ela enxergava duas identidades ou você era trabalhador ou você era dono dos meios de produção Então essa eh eh essa esquerda clássica também ela se voltava paraa crítica da economia política porque era isso que faria com que o capitalismo fosse superado você tinha que fazer a crítica da economia política o trabalhador teria que enxergar sua condição de alienado dentro desse sistema E aí propor uma
em cima disso propor uma revolução em que os meios de produção fossem não mais de donos mas fossem comunitários deu errado né ô faliu né faliu faliu e e o que acontece quando a gente adentra ao século XX essa esquerda principalmente pela falência no pós Segunda Guerra Mundial pela falência eh próxima do projeto comunista porque depois de um certo tempo começou-se a vazar os escândalos stalinistas toda essa questão e a gente chega ali que a gente já falou bastante também maio de 68 momento em que a esquerda começa a se Reinventar para usar uma palavra
da moda qual que é essa reinvenção que a esquerda faz Da onde ela vem para onde ela vai então ah mas essa rão vai da falência do Marxismo aplicado na União Soviética Ah não só no sentido econômico né Depois do Stalin mais para frente do Stalin e que manipulava todos os números mas também a a falência democrática do sistema soviético os escândalos né assim como a falência democrática do sistema chinês porque ainda nos anos 60 o próprio Sartre embarcou no maoísmo Sim né e foi também aquele escândalo todo que todo mundo sabe aquela violência e
aquela miséria sistemática é foi a descoberta de que eram regimes totalitários né como rar escreve no orig E aí a a a a esquerda ela teve que migrar para assuntos que na realidade ela abraçou a pauta da Democracia que não era uma pauta da esquerda original pro Marx o os estados Democráticos nada mais era do que um comitê para resolver assunto de rico falar em democracia paraa esquerda clássica é coisa de burguês né é burguês coisa de humanismo burguês né agora isso eh eu pensei uma coisa que Gabi você acha que se o comunismo tivesse
dado certo certo economicamente tô falando e não tivesse produzido regimes violentos Ah seria mais legal o mundo em que ninguém fosse rico todo mundo fosse tipo Europa classe média média Sistema de Saúde razoável educação pública razoável eh sem os problemas que a Europa tá vivendo de problemas culturais mas não tivesse consumo É eu acho que não né porque tem um problema aí no meio que é o tal do homo sapiens sapiens que é humano demasiado humano nossa vulo nossa e a gente tem esse probleminha aí básico estrutural que é o desejo é um pequeno problema
sim e que ele não para não cessa o chenh tinha razão exatamente depois vontade louca e raciel e que ela te humilha como a gente como você falou num outro Episódio te humilha ou você conseguindo fazer ou não conseguindo fazer então estruturalmente porque se você vai pegar eh os filósofos gregos por exemplo cartas para felicidade sim epicuristas estóicos o problema do desejo já tá lá o problema de como lidar com o desejo já tá lá numa sociedade que não tinha que não tava pensando em comunismo que não tava que não havia capitalismo havia mercadoria havia
mercado sim mas não havia capitalismo industrial massificado havia troca mercado e o problema do desejo já tá lá sociedades então eu não acho eu não acho porque é isso a gente tem esse esse defeitinho esse probleminha aí estrutural que quando eu falo estrutural significa a gente não tem muito como escapar não tem muito não não tem como escapar que é o problema do Desejo E aí o capitalismo Por que que ele dá certo porque ele sabe exatamente como lidar o desejo humano não é porque ele é o melhor sistema não é porque ele é o
que promove mais bem-estar para uma maior parcela da população não é utilitarista não é nada Ele só sabe que a gente quer e como a gente funciona É engraçado porque nessa virada da esquerda que você falava ah a esquerda migrou ah digamos assim da esquerda raiz que queria acabar com o capitalismo inclusive com a violência a esquerda cortando uma cabecinha eventualmente a esquerda hoje falou em violência ela faz xixi na calça na saia né ela fica toda nervosa revolução pelo amor é e pelo Desejo sim engraçado porque a esquerda abraçou o desejo sim o desejo
idealizado até porque senão não teria revolução pelo que é a proposto então então ela abraçou o desejo como ferramenta revolucionária na realidade a esquerda hoje ela é muito descendente por um lado do movimento contracultural né e do capitalismo os ela é um nicho do capitalismo a esquerda foi se aninhou ali Principalmente nos Estados Unidos e Universidade chique certo com gente ah de classe média alta para cima um monte de jovem em crise fazendo documentário cinema sobre ditadura no caso do Brasil e sobre Gente Pobre não sei o qu mas a figura é herdeira né e
portanto a esquerda virou o nicho de consumo do capitalismo porque o capitalismo ganha dinheiro até falando mal dele mesmo ele reproduz o capital fazendo isso então é por isso que tem aquela famosa frase que você já citou algumas vezes é mais fácil mundo acabado que o Cap vai acabar né É É tem um autor que eu estudei no mestrado que é o Frederick Jameson que aliás pra esquerda raiz toda a teoria crítica da escola de Frankfurt Adorno Benjamin Todo esse pessoal eles não é exatamente esquerda não é exatamente infraestrutura é porque eles não fazem na
verdade a crítica deles é muito bobinha porque eles fazem crítica da cultura imagem subjetividade então e coisa de burguês coisa de burguês exatamente então Os caras que levaram a sério a transformação na nossa excepção da nossa subjetividade sacaram a função da imagem na Constituição da nossa psiquê que cujo Ápice desse processo a gente vive Hoje em Dia com rites sociais 24 horas 7 dias por semana não eram considerados eh porque não faziam crítica da economia política Mas voltando ao Jameson o que ele fala da virada da pós-modernidade que mais ou menos ali com a contracultura
década de 60 70 e a virada vem de fato no 80 é que eh e juntando com o diagnóstico do ar do fim das meta narrativas que que é o fim das meta narrativas você teve movimentos políticos durante o século XX em torno de grandes narrativas a luta de classes né a ciência o progresso tudo isso começa a arrefecer E você tem um capitalismo que a gente já conversou no em outro Episódio falando do sobrinho do Freud que sempre volta sobrinho do Freud é sempre volta que o capitalismo começa a sacar que ele não não
pode mais vender só mercadoria ele tem que vender desejo Então tudo isso vai ao encontro de uma esquerda que vai falir por conta do stalinismo então o Jameson fala a esquerda perde o outro no Imaginário porque não tem mais outra não tem mais alternativa até o final da década de 80 até o final da década de 70 até a queda do mur de Berlim você tinha pelo menos no plano Imaginário uma alternativa ao capitalismo quando eu SAC não tem mais então o que resta pra esquerda é sair da marginalidade e tentar se colocar no centro
se tornando um nicho de mercadoria dentro do sistema a esquerda aqui é um shopping para chamar de seu alguns lugares Ela já tem é claro que seria um shopping com lixo reciclado sustentado né em que você teria que usar linguagem neutra afora todo esse debate sustentável Lio clávio que eu acho que é um debate que só vai se tornar Ah mais interessante mais lidando com os o momento antitético talvez aqui 100 anos né mas assim é não porque hoje inclusive por conta da esquerda nas redações e nas universidades quase todo o debate é ideológico e
é militante sim e a militância Seja lá qual for deixa você burro Direita ou esquerda burro Então eu acho que eh eh esse shopping aí que eu tava falando a esquerda hoje ela acabou lidando com temas que no fundo né como linguagem neutra como essa história de educando com cu eh eh temas que no fundo não criam muito problema né no fundo ele não tá indo contra coisa nenhuma o sistema é o objetivo é eh impactar o burguês que é uma ideia idiota desde o século xa porque O dadaísmo já tava fazendo issso porque o
surrealismo já tava fazendo isso já não é nov já tem mais miserável né de um lado você tem políticas que tendem um certo reacionarismo radical mais à direita e do outro lado você tem uma esquerda que eh fica discutindo Coisa inútil e que no final todo mundo quer uma boquinha em alguma Universidade alguma produtora cultural é uma pouquinha é é um fato essa chamada esquerda cultural presente nas editoras nos jornais em na mídia em geral ela existe a gente sabe que ela exist ela é uma reserva de mercado uma reserva de mercado exatamente Mas voltando
ali pra década de 70 ainda aí a esquerda não aceita mais a dupla identidade da da do Marxismo clássico não existe não existem só duas categorias porque afinal de contas o trabalhador ele pode ser homem pode ser mulher pode ser negro pode ser Branco Pode ser então começa a pode ser gay pode ser trans mais recentemente exatamente aí começa a complexificar o jogo das identidades então então nega-se uma esquerda pautada ou focada apenas na redistribuição para uma nova esquerda que vai se apegar muito mais ao reconhecimento tem até um texto de uma de uma teórica
de esquerda chamada Nancy Fraser em que ela faz a crítica eh sobre essa passagem do da redistribuição pro reconhecimento e o quanto que realmente e a partir da década de 70 80 e aí vai desembocar nos 90 tudo isso que vem da Universidade norte-americana o quanto que realmente a pauta Econômica ficou para trás abandonada completamente esquecida e a questão passa a ser unica e exclusivamente reconhecimento a gente tem United Colors of beneton precisa todo mundo aparecer porque as porque é ISO trata-se agora do simbolismo de ocupar espaços é é aquilo que a gente tava falando
antes a a a esquerda hoje como ela tá dentro do esquema né ela tá dentro do esquema assim né e o resultado é que bom se o assunto já tava na United Colors of benon é claro que o assunto já não era mais sério né É claro que é claro que para tem um viés nessa história que explica um tanto também um certo sucesso do processo não dá para dizer que essa esqu esquerda cultural ela fracassou Apesar de que ela tem ficado bastante ridícula né É É porque por exemplo ela tá em departamento de diversidade
no mundo corporativo essa esquerda se transformou num elemento de razoável importância dependendo da marca e dos seus consumidores no branding certo povo de marketing hoje é de esquerda povo de brand dessa esquerda que é muito louco porque se a esquerda nasce Originalmente contra o capitalismo hoje em dia ela tá no coração da Estratégia do marketing das corporações mais ricasa de pobre inventou esse nome aporofobia eu acho que é essa essas coisas também da esquerda hoje Tuda fobia né também acho bem ridículo isso eh inventa o nome para uma questão que já existia não é que
o tema não foco do tema não existe mas colocar fobia do lado hoje virou uma coisa assim como você dizer que o restaurante que você vai tem um chefe chique entendeu que é bem esquerda Inclusive essa bobagem mas assim a a o resultado é que assim a a a a esquerda percebeu ela se cansou de pobre né se cansou de ficar lidando com pobre com Operário Então ela foi para nichos que pudesse né ser mais amplo você falou só tinha pobre e capitalista Então aí tem mulher aí tem mulher trans aí tem mulher negra trans
né mesma coisa para homens ampliou para 150.000 gêneros né pro debate e no f final Eu sempre tenho a impressão que se eu fosse kardecista coisa que eu não sou graças a Deus né eu diria assim eu fico imaginando Freud olhando lá em cima e dizendo eu avisei que vocês tinha um problema com sexo eu avisei você Sant vocês TM tanto problema com sexo você inventaram outro nome certo para dizer que não estão falando de sexo inclusive inventaram coisas para falar fazer com que o sexo desapareça né então eu acho na realidade que esse esse
lado da esquerda que lida com essas coisas de linguagem todo esse debate para onde ela foi nichar é na verdade uma forma de esteria Nova no sentido frediano é uma conversão histérica que não é mais o plano dos órgãos e do uso do corpo mas é no é um horror à sexualidade um horror ao sexo na linguagem e que a essa moçadinha aí que foi chegando pros Estados Unidos vindo da Europa né Muito a do tipo Marquis por exemplo que é muito importante nessa teoria da intolerância da esquerda né que vai dar em lugar de
fala toda essa parafernália que Veja a gente entende essas teorias todas né entende o A lógica é a armadura conceitual a lógica dessas teorias todas mas na verdade assim isso tudo virou coisa de jovem Riquinho é e a prova disso é que as eleições recentes seja no Brasil seja nos Estados Unidos no caso dos Estados Unidos eleição que levou trump aí fica todo mundo assim Como assim pobre votou no trump é claro que votou a esquerda não fala mais PR pobre Alerta PR você que não viu o último episódio voltar nele pobre de direita Imagine
se pessoas que estão preocupadas se os filhos vão se meter com droga se a filha vai engravidar com anos ão preocupadas em conseguir pagar a conta da casa a comer todo dia tem tempo para essa frescura de ficar se ocupando com pronome com vogal é evidente queesse é coisa de Riquinho É isso aí que tava no nosso último episódio Claro por quê Porque os partidos de esquerda Agora só tá interessado em gente descolada latinx é latinx fala essas merda né com esse esse essa linguagem neutra então não virou coisa séria você deixou de ser eu
quero dizer é você falou um pouco da queria explicar aqui um pouco dessa Como que essa filosofia europeia Francesa foi parar nos Camp norte-americano né então você tem ali Foucault derd todo um arcabouço teórico que a gente chama de pós estruturalista que tava questionando para falar o palavrão de novo a episteme moderna de principalmente a questão do Universal que foi como a gente começou aqui né universalidade características que fossem comuns a toda a humanidade então o pós-estruturalismo vem com Foucault com derd com o apelo para a diferença não para aquilo que é igual l de
Ferron lá de Ferron e o mais curioso é que essa filosofia pegou mais nos Estados Unidos do que na própria França no começo e foi importada pros Estados Unidos e daí foi em ada porque isso os Estados Unidos faz muito bem obrigada então aquilo que era uma crítica epistemológica A universalismo burguês moderno filosófico se torna marketing nos Estados Unidos adentra a universidade depois da Universidade adentra o mundo do mercado e vira o seu diferencial a diference que era um problema epistêmico vira o o arroz com feijão do marketing é porque o capitalismo consegue transformar tudo
em nicho certo então Quem são os grandes herdeiros dessa discussão toda é a moçada do marketing da diferença que usa a expressão diversidade mas é o marketing da diferença na sua versão enlatada prão que você usou enlatada a Europa a França por exemplo hoje que é meio que a grande produtora desse discurso Originalmente né a França ela tem uma relação com esse discurso a França ainda resiste um pouco a isso hoje hoje né você a o o eu de diria que hoje o problema da França de muitos de muitos países europeus ocidentais é o conflito
entre a a chegada de cada vez mais imigrantes de países do norte da África do do do Oriente Médio muita população muçulmana que tá entrando pesado na nas escolas impactando o sistema educacional e essa discussão de pronomes e não sei o quê essas historinhas aí de de criança boba é isso daí eh ficou pros americanos eles são ricos e os americanos como eles são especialistas em mercado em publicidade e tudo mais assim como eles criaram as gerações de jovens que pegou né eles também criaram transformaram a crítica num nicho é um nicho a crítica é
um nicho dentro das empresas é um nicho dentro das Universidades virou e se transformou no casro das ciências humanas que cada vez mais vai para lata de lixo se transformou no grande Lio autoritário é exatamente É no Limite é disso que a gente tá falando aqui hoje né da epistem educando C ela é na verdade uma grande tentativa de enfrentar e acabar com as ciências humanas vindo da do humanismo vindo da filosofia grega vindo de de toda a tradição filosófica que é coisa de branco supostamente heterosexual heteronormativo éon normativo eu pessoalmente Gabi isso me dá
sono no dia a dia né né a gente discute isso profissionalmente porque isso tá na pauta mas eu acho tudo muito chato e assim e aí é uma das coisas é chato mas é mas é um espaço sendo ocupado né É claro que é é claro que é é um espaço institucional a a a as faculdades de ciências humanas hoje já acabaram exato né porque elas são espaços super autoritários mas ao mesmo tempo isso prova uma coisa que a gente Já Devia Saber eu digo a gente quem tá debruçado sobre temas das humanas Liberal Arts
como falam os americanos Já Devia Saber se a gente tivesse perdido tanto tempo com formulações idealizadas do ser humano né se a gente não tivesse feito esse enorme detur burro para falar de um ser humano que não existe e tivesse continuado a olhar pro ser humano tal como ele é se a gente inventasse essa bobagem de que o ser humano só era assim porque via existia explorados exploradores a gente teria percebido que eh isso não ia dar em lugar nenhum certo porque lida com um ser humano que não existe é a as os departamentos de
ciências humanas Eles vieram verdadeiras igrejinhas e hoje tá aí né e e o a a a clivagem vai aumentando né Hoje é até o restaurante que você vai diz qual é a sua posição política lugar C vai você é de direita você navegando exato mas essas filosofias de gabinete que imaginaram um ser humano que não deu certo foram substituídas agora por né Toda uma sorte de excluídos loucos né na esteira de Foucault derá aquilo que não tava dentro do sistema aquilo que tava à margem e tal faz elogio disso queria queria ver eles levarem alguns
para casa é Mas a questão é que há Muita contradição interna né O que a gente chamava quando a gente dava aquele trabalho de comportamento contemporâneo de uma certa fagia dentro dos movimentos porque eh Teve uma época que a gente dava uma disciplina chamada comportamento contemporâneo e a gente dividia essa disciplina um trabalho que para mim era muito paradigmático porque todo semestre vinha o mesmo diagnóstico a gente mandava os alunos e fazerem pesquisa de campo e no tema sobre política direita versus esquerda pegar eh grupos de esquerda e entrevistá-los e na medida que eles eram
entrevistados você percebia que existia uma fragmentação gigante interna à própria esquerda pós-moderna que é pautada no reconhecimento no lugar de fala então vou dar um exemplo para ficar claro é gay que não aceita e gay afeminado é gay é é mulher que não aceita trans é feminista né feminista que só aceita mulher com gênero feminino que não aceita a transa Então você começa que nasceu anatomicamente mulher isso você começa a ter uma clivagem como você diz uma fragmentação interna ao próprio movimento Eles começam porque eu falei em autofagia porque eles começam a se canibalizar internamente
que é isso que acontece na esquerda hoje em dia eles ok dominam muita uma grande parte do aparato de mídia de editoras de etc mas eles estão ali brigando entre si porque um um quer usar o pronome o outro não quer usar o pronome um aceita o gay afeminado o outro não é é o pink Man as feministas lésbicas que entendiam que feministas heterosexuais eram colap porque gostam de homens e portanto para você ser feminista mesmo você tinha que ser lésbica não ou então feministas que não aceitam gay porque no limite Eles são homens e
os homens têm que ser abolidos que é aquilo que você as lésbicas que criticam os gays porque são são patriarcais é são homens exatamente Então vamos esu os homens tem alguns movimentos super radicais feministas que a gente tava até vendo recentemente que realmente a a o objetivo é a extinção do homo sapiens sapiens gênero masculino no mundo e elas estavam fazendo o manifesto que é não tenham mais filhos porque é assim que a gente vai acabar com os homens no mundo depois da eleição do trump cresceu nos Estados Unidos que vem da Coreia né é
um movimento da Coreia que é fazer greve de sexo com os homens para acabar com o patriarcalismo é E e essa ferramenta de fazer greve sempre existiu né greve de sexo nas mulheres que podem porque não lidam com homens que são violentos né sempre foi uma ferramenta antiga Deve existir desde a pré-história a greve de seo para fazer com que é então você vai ver que acontece você vê como essa esquerda é atrasada ela reinventa a roda tivesse lido sad um pouco mais cedo outra coisa é que é alegado né por essa nova que não
é tão nova mas que tem aí seus 10 anos episteme do educando com e que a academia e o seu Rigor elas é elitista é classicista é uma forma de poder ala Fuc né sim então tem um um ainda um uma coisa de base que é nós estamos revolucionando o acesso ao conhecimento tornando doutorado acesso ao doutorado mais curto e mais fácil é é Inclusive a gente falou a gente viu uma notícia recente de que a Universidade de São Paulo vai diminuir o tempo eu acho que um dia você vai ter oferta dos doutorados e
Supermercados Pronto já né você compra T é você compra o doutorado pronto na Pr é vai ter aqueles que vem do exterior É mais chique chique paga mais caro porque o quê você vai ter um doutorado comprado no seu mercado que é importado veio de Universidade chique né mas essa história de que o mundo acadêmico ele é elitista e tal É engraçado porque nesse sentido eh essa crítica herdeira do Foucault reencontra aquele pop direita que a gente falava no outro Episódio é porque esse essas grande parte dessa população critica a universidade pela sua alienação porque
na realidade a gente sabe que o povo da Universidade sempre teve nojo de pobre né é tudo mentira essa preocupação tudo mentira né diz que anda de ônibus ex É não e e teve um artigo recente na folha não vou citar aqui quem foi o autor mas ele basicamente disse que o Rigor acadêmico é uma espécie de Eugenia ah é verdade Eugenia uma palavra forte usar a palavra forte gen Eugenia holoc para tudo tudo né você usa a palavra para tudo é típico da nossa época fala fala fala uma coisa repete repete ela perde o
valor é e o argumento é não nós precisamos ter múltiplas formas de conhecimento quer dizer eh Inclusive a que os órgãos eh que investem em pesquisa eh não deviam exigir Nenhuma forma de excelência acadêmica nos resultados acadêmicos né porque deveria investir em em departamentos que não demonstrem excelência acadêmica Néo Então não precisa entregar o relatório da Fapesp por é é que é que na na verdade a academia o estrit senso né graduação também sofre mas o estrit senso já há muitos anos que a pósgraduação mestrado doutorado né Pesquisa chamado distrito senso é há muito tempo
no estrito senso a única coisa que você faz é burocracia né e é de enlouquecer assim eu cheguei a escrever colunas há anos atrás a folha em que eu dizer olha a palavra aluno orientando é o que menos aparece na reunião de colegiado do doutorado e do mestrado tá o que mais aparece é relatório Cap relatório para Caps plataforma Sucupira como se sempre falou eu não sei se hoje tá se fala ainda essa expressão plataforma Sucupira é que é é o lá do departamento de PS entendeu então você tinha que ficar alimentando isso o tempo
inteiro assim como seu próprio lat seu currículo né e assim e a preocupação o tempo inteiro era isso é como você bombava plataformas Cupira do do programa de pós--graduação ou do departamento para que você tivesse mais acesso à bolsas a viagens tudo isso dentro daquele caldo político sem vergonha que caracteriza basicamente a universidade né a puxação de tapete de lá para cá e isso mas isso daí era o tempo que passava Então quando você vê a a o os mecanismos que garantem a aferição da Excelência eles são mecanismos que t suas dimensões contraditórias no sentido
dialético porque assim é necessário a excelência mas os mecanismos de aferição eles podem ser tanto contraditórios no sentido que você acaba não fazendo nada que preste para dar conta deles Gaming como falam os americanos sabe Gaming aquela expressão que assim olha eu sei que tem que ter publicar em revista qualiz A A A A A A então ah eu aprendo como fazer contatos tem grupos de lobes para publicar ou então citações em revistas internacionais E aí você vai às vezes repetindo escreve o mesmo artigo diferente muda em cima muda em bai afinal ninguém Lê porque
Claro ninguém lê né Isso é muito só quem tá pesquisando aquele assunto específico então para além desse debate da Excelência quer dizer e dessa coisa de dizer que a universidade virou Elite porque ela é mesmo Elite ela é uma elite alguma forma não ah você tem os elementos antitéticos dentro dos mecanismos de aferição da exelência é que quem tá dentro conhece mas quem tá do lado de fora não tem a Mima ideia de como é é eu acho que o cé tá querendo dizer é tem uma lógica de qualidade versus quantidade Então você tá na
pesquisa querendo se aprofundar escrever pensando em algo da né na ordem da qualidade Só que os mecanismos de aferição que ele tá falando do departamento e que depois vão se traduzir em verbas paraa pesquisa para viagens força política dentro dos os reguladores pol é por quantidade é quantos artigos quantos orientandos quantas pesquisas quantos mestrados quantos doutorados foram entregues ali então o departamento recebe mais verba por conta da quantidade Então realmente é uma contradição porque o tal do da tal de excelência já tem em si no no modo de de de de analisar e avaliar a
produção Fora as modas né nas humanas então você pode considerar aquele conjunto de temas que domina aquele programa se e os professores lidam com aquilo você fizer alguma coisa lá de fora você não acha orientador Você não acha orientador você tem que entrar no jogo certo para conseguir fazer o trabalho dentro daquele espaço então por isso que eu costumo dizer quando você vê acadêmicos e professores universitários falarem em nome de Transparência ética não sei o quê Fica esperto hein É É porque agora sim eh O Proibidão reivindicando o lugar de fala dentro da academia é
isso mesmo né É e e é de você se falar não O Proibidão não tem método científico não método científico não você tá sendo elitista você tem que abordar uma um modo mais holístico é mas não tem como a ciência para ser ciência seja nas humanas seja vai ver se alguém fora da humanas vai tirar o método da Ciência da validação da vacina de qualquer coisa quear né durante a pandemia bate na boca he de qualquer coisa entre derrubar avião derrubar avião tira ciência o avião cai é por isso que tem aquele intelectual americano Thomas
sell né que no Livro dele intelectuais e sociedade que tem tradução em português aliás eu já tô falando o título em português que é igualzinho ou inglês que ele fala assim olha Eh o problema da humanas né Ele é um economista de Formação que é um filósofo social na verdade muito bom eh Thomas sell Eu recomendo ele ele fala no livro dele assim olha o o problema das humanas da onde ele vem é que o professor pode falar o que quiser na aula porque os alunos não vão sair de lá e derrubar um avião exato
agora se você ensinar qualquer coisa que você tem na cabeça numa aula em que o cara vai aprender a fazer avião né ele derruba o avião isso é muito triste para no é exato exatamente de verdade quando eu falei da melancolia eu não fui irônica por mais que a gente use muito da ironia eu acho que nesse aqui foi o que a gente menos usou porque o assunto dói dói real porque assim por que que você pode questionar o método científico nas humanas mas quando você ficar com câncer você vai sair correndo vai pro hospital
é então isso cria todo um olhar sobre as humanas certo que é gente que fuma maconha quando na verdade você tem gente que vai para humanas que tá querendo entender as coisas mesmo entender o mundo quer entender o ser humano não é essa coisa que fica todo mundo fumando maconha no departamento como falam por aí mas é uma pena que o próprio clero né como se se fala na igreja que trabalha em humanas muitas vezes acaba fazendo o trabalho o serviço porco do outro lado né de jogar a a uma pecha sobre a moçada da
humanas que na verdade não precisa fazer nada não basta tocar um violão abraçar uma árvore mudar sua alimentação e E para piorar que aí linkando de novo com o pobre de direita as humanidades caem em absoluto descrédito mais do que elas já tão porque o cara olha fala sou eu que tô pagando isso aí sai do meu bolso meu eu não quero meu filho aí é ou na faculdade Pag com uma faculdade que a mulher tá fazendo uma performance que ela tá tirando subindo na mesa tirando a roupa é isso aí quer ir pr pra
faculdade Ah então não quero filho vai trabalhar não vai pra faculdade então aquilo que foi uma conquista uma democratização do acesso do ensino que aconteceu de fato no Brasil vai indo por água abaixo por por conta disso e o pior Gabi é que se você se a gente tivesse um aparelho que nesse momento fizesse um rastreamento preciso dos departamentos de humanas no Brasil e não só no Brasil viu aqui o Brasil é pobre então tudo que existe por exemplo nos Estados Unidos existe mercado para isso mercado para aquilo porque ele é um mercado mais abrangente
aqui que é muito pobre mas assim se você fizesse um rastreamento nas universidades departamentos de humas você encontrar massivamente a maior parte dos professores a maioria que insiste nisso acha que isso tudo é crítica né que vira apresenta uma professora ou um professor no caso professora para um coordenador e fala Fulano é coordenador claro né homem branco heterossexual acha brilhante apresentar alguém desse jeito é homem branco heterossexual por isso ele é coordenador é muito ridículo esse tipo de pensamento né Na realidade assim Ah vai trabalhar Vai estudar para de falar besteira né Para de ficar
com essa dicotomia esse dualismo podre na cabeça que não é nem mais dualismo na cabeça né e eh para de ficar usando esse tempo vai estudar sério horas bunda né você tem que sentar na cadeira ficar ali por horas estudando não é fácil ah como a gente deu uma palestra ontem o Pondé dizia o hábito da Leitura não foi um que pegou na espécie a gente então assim valoriza quem lê quem tá fazendo as horas bundas sentado lendo porque não é fácil a concentração para ler difícil os textos são difíceis tem filósofo que te humilha
do começo ao fim é uma experiência de Humilhação Por que que o método das ciências humanas ele tem que ir pro espaço enquanto as outras ciências Por que não é encarado como como eu dizia né o método das outras ciências não porque se você tá com câncer você vai para um hospital e não vai in as ciências humanas é pouco monetizada pode brincar com as out é pouco monetizável também enquanto que as outras ciências elas são monetizadas é tem uma indústria por trás não tem brincadeira assunto S investimento milhão bilhão V com papinho de é
assunto sério e as humanas fica no chiqueirinho lá que nem criança falava ali no chiqueirinho brincando com os brinquedos né é uma espécie de quadradinho né que tinha quando eu era pequena eu ficava no quadradinho brincando sozinho ali para que os adultos conseguissem cuidaros das coisas sérias da vida é e a criança não ficar se metendo em assunto de adulto ou fazendo Como se fala em francês betise É né fazer besteira meter a mão na tomada o dedo na tomada derrubar vidro no chão se cortar Então existia esse esse negócio chamado chiqueirinho que na verdade
casa a gente nunca usou é Então olha a nossa miséria nós de humanas esse é o nosso lugar estamos no chiqueirinho Mas o pior é que a a o o muita gente e às vezes eu acho que veja você sabe eu Normalmente quando eu quero pensar no ser humano a sério eu vou lá pra pré-história né eu vou lá pra pré-história que eu acho que devia ser ensinado em escola muito mais do que essas besteiras tipo contracultura contracultura deve ser ensinado só em aula de marketing né Para você aprender como funcionar al mas assim eu
tenho a impressão que essas obsessões elas seguem o mesmo trajeto da obsessão religiosa pré-histórica religião é pré-histórico na origem né masar que não se falava assim é óbvio não existi o sistema porque a a a obsessão as pessoas se agarram a isso sabe nos departamentos de humanas são basicamente a esquerda se agarram às vezes inclusive como seu topem a sua a a sua teoria né e veja bem uma pessoa dedica a vida dela se elá tá com 40 anos 50 anos 38 Pô você vai mudar tudo de um hora para outra é a sua sociabilidade
é os restaurantes que você vai é o seu casamento se você tiver tá construído ali dentro né lembra durante a a eleição de 22 ou 19 que tinha aquele movimento não lembro qual das duas que era aquele movimento ah de mulheres à esquerda que diziam que não beijavam bolsonarista na boca eu não lembro se foi em 18 ou 22 É talvez antes da pandemia depois a coisa ficou um pouco mais dramático né mas assim eh eh então você você tá ali dentro desse nicho né você virou virou coordenador do departamento Ah conseguiu regimentar votos para
virar reitor Sei lá o sabe todo esse conjunto daquele ecossistema como tá na moda falar E aí você ali dentro você mexer uma uma pecinha para cima ou para baixo você pode botar tudo para baixo e além de botar tudo para baixo tem aquilo que o Freud fala que eu adoro que é o narcisismo das pequenas diferenças que como a gente falava da autofagia né então ao mesmo tempo em que ela domina o aparato o que desvia um pouquinho do que ela pensa já é o inimigo o inimigo tá muito mais próximo ideologicamente do do
que o verdadeiro inimigo que seria sei lá extrema direita à direita o cara consegue brigar e eu sou fruto o meu primeiro doutorado lembra eu saí qualificada por causa de uma típica situação acadêmica de narcisismo da pequena diferença era gente do mesmo espectro ideológico muito próximo brigando e o meu doutorado acabou é mas é TP é tipo da miséria né você briga por um pão velho Por Um Pedaço de Pão é mofado É isso aí pão velho é muito triste isso é não é a gente exatamente não tem na verdade não tem graça nenhuma e
eu não tô sendo irônica não tô sendo irônica mesm não tem mesmo porque na realidade Esse é o mundo que nós vivemos é exatamente como pesquisadores de hum nesse eu já é isso meu primeiro doutorado eu saí qualificado entrei de novo por causa de um uma situação desse dessa natureza como a gente tá descrevendo de intolerância de narcisismo das pequenas diferenças de totalitarismo cultural ideológico dentro de um departamento isso tudo se você falar isso numa reunião de colegiado você vai cansar viu É principalmente se você for aluno tome cuidado com eu acho que ser cancelado
[Risadas] agora cancelamento é para os fracos é vamos pra ponderação final vamos educando com é uma espécie de terraplanismo de esquerda acho que é uma excelente analogia né é uma excelente analogia não que o órgão não exista no caso ter planismo a terra não é plana sim né mas é um na realidade é um enorme método para você cair no abismo e não conseguir entender a realidade certo não enfrentar os problemas a sério não ter que lidar com contradições e faz de você uma pessoa eh eu já conheci alguns terras terraplanistas né Eh faz de
você uma pessoa e é dá vontade de rir se você é uma pessoa séria e alguém fala para você não porque o cu revoluciona o mundo é mais ou menos como alguém que diz não a Terra é plana sério é porque é isso não tá sendo questionado o método científico das humanidades e o Rigor acadêmico de uma pesquisa vira algo como um discurso de poder que tem que ser com é uma teoria da conspiração o povo que faz isso para mim é a mesma coisa de gente que diz que o homem não foi na lua
ou que a Terra é plana ou a Terra é plo para mim é o mesmo tipo de gente né A diferença é que eles estão ancorados em departamentos de ciências humanas em que na verdade às vezes você olha e diz tem a impressão que as pessoas não tem o que fazer é então resolve fazer esse tipo de trabalho né o azar é nosso uma vez que a maioria de vocês Dirty jobbers não deve est metido no meio das humanidades nem de pesquisa mas a gente quis dividir a nossa miséria com vocês hoje contin procurando livro
de história hein é ajuda Bia antropologia psicologia e até o próximo