Vídeo aula O pensamento crítico da tecnologia

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sergio amadeu
Vídeo aula sobre Andrew Feenberg e o pensamento crítico da tecnologia, da disciplina de CTS, quadrim...
Video Transcript:
E aí E aí oi oi meu nome é Marcelo eu sou aluno do programa de pós-graduação em ciências humanas e sociais aqui da UFABC e inicie quadrimestre eu volto a como professor-assistente aqui na aula de Ciência Tecnologia e sociedade que vai ser ministrada pelo Sérgio É nesse vídeo aqui especificamente a gente vai tratar sobre a dimensão política e ideológica da tecnologia E para isso a gente vai os utilizar um texto do Ender ofender chamado racionalização subversiva tecnologia poder e democracia e é eu vou compartilhar uma tela aqui com slides para ajudar na minha apresentação Ah
tá bom e é eu vou começar a falar um pouco do autor do da temática Central o trabalho dele e depois eu vou entrar por presente no texto que ele escreveu que a gente vai usar com base aqui pra aula Esse é o em joelho é um filósofo e acadêmico americano e nesse o na na universidade de cima do freezer na no Canadá Esse é o fim o debate Central empresa se insere a partir do que ele escreve é justamente a filosofia da tecnologia que é a reflexão do Papel social e político dos meios técnicos
e da sexualidade na sociedade ele é um autor que está diretamente ligado a teoria crítica e ele teve aula e a bastante influenciado pelo Herbert Without e é um autor bastante importante da escola de Frankfurt e também e que também tem trabalhos respeito no papel da tecnologia na sociedade acho que uma coisa que é importante pontuar sobre a teoria crítica que está muito presente nos escritos Wendel e nesse texto particularmente frente vai usar é justamente essa abordagem de questões sociais e políticas que se contrapõe a uma visão universalista e assim e da história na sociedade
que é uma coisa que caracteriza o pensamento predominante defendido pelo social do s'abonner à Gênese dos sociólogos que tratavam sobre as pensamento sobre a sociedade Industrial do século 18 19 e a justamente tentando se cansar for esse entendimento esse entendimento desses autores a respeito das tecnologias industriais que ele vai chamar de uma abordagem determinista e essencialista da tecnologia ele vai buscar ele vai buscar se Center for né o segundo ele essa visão as tá diretamente relacionada a uma ideia de progresso e desenvolvimento humano que não condiz com uma sociedade que se proponha a ser socialmente
igualitária o democrática é o que ele fala e é para ele essa essa concepção da tecnologia associada é essencialmente ao Progresso humano e ela não condiz com uma sociedade democrática na medida em que normatiza as relações de poder político e Associados Essas tecnologias encarando encarando as como processos naturais e inerentes ao próprio Progresso técnico da sociedade bom então para ele a questão principal é pensar uma base conceitual e teórica dos estudos da tecnologia que se afaste de uma abordagem determinista que pode ser apropriada por visões centralizadores e autoritários bom e se afastando dessa desse tipo
de visão e se aproximando de uma junta entendimento da tecnologia que possa coexistir com uma sociedade democrática e quando ele fala democrática ele não tá falando de uma de uma noção de democracia desse democracia Liberal onde eu f**** na sociedade das pessoas a sociedade do coletivo ele é garantido pelos processos institucionais do Estado né na verdade para ele a democracia tá no que ele chama de domínios Tecnicamente imediatos da vida social o Ou seja a democracia está justamente no potencial de organização coletiva da sociedade civil mais oficialmente nas formas de representação institucional do Estado bom
então Window n primeiro decidi ele apresenta e caracteriza esse determinismo perigos com contrapor apresentando as bases teóricas e premissas ideológicas mais mais centrais que fundamentam esse entendimento do ministro a tecnologia do bom então ele vai buscar no verbo ele no conceito dele de racionalização burocrática da vida social onde a racionalidade associada ao Progresso e a tecnologia é apresentada como inerentemente autoritária na medida em que ela Friends relações sociais numa um processo em processos administrativo burocrático ser acusados que são característicos da produção industrial do século 18 do século 19 bom então é ser todas as burocracias
se é e erotizado a partir dos da gerência do da direção do da pessoa que detém os meios e os conhecimentos para fraca essa burocracia seja direcionada determinado objetivo provérbio é uma questão natural da racionalidade e portanto a subversão dessa forma de organização de Íris hierarquizada ela seria irracional na medida em que a hierarquia essencialmente racional a subversão da hierarquia é essencialmente racional Ah e ele também fala do Rider de como ele descreve que o desenvolvimento da sociedade Industrial ele determina um processo de corrupção do Espírito humano e de sua relação com a natureza O
que é essa visão de só fica na tecnologia de que ela essencialmente produtiva e tende a degradar o espírito humano ou adequá-los transformar cada vez mais assistência do homem numa essência de máquinas Quem é E aí também fala um pouco feliz falar menos do que os nomes dos atores do chovendo aí do seu Rider sobre o marketing principalmente na ideia de presente inscritos dele que influenciou bastante as Ciências Sociais de que a superestrutura política que seria o estado As instituições elas devem se adaptar a estrutura técnica da produção então segundo as próprias palavras dele que
as instituições têm que se adaptar os imperativos a tecnologia É sim Flor todas essas essas bases teóricas elas partir de duas premissas que são ideológicas e equivocados para se compreender totalmente o papel político da tecnologia o primeiro a premissa do Progresso unilinear que aborda tecnologia como processo de desenvolvimento evolutivo escalonável e sempre progressivo é justamente essa visão positivista do tecnologia como se ela sempre evoluir se de uma fase inferior para uma superior é como se ela tivesse uma natureza evolutiva triste mesmo né Oi e a segunda é a ideia de que determinação pela base que
é o entendimento de que a sociedade tem se adaptar se naturalmente a tem que se adaptar diante das leis evolutivas características essenciais são igualmente naturais do desenvolvimento tecnológico na medida que elas essas leis são as leis do Progresso do Progresso humano bom então é justamente a partir desses dois elementos que influenciam diretamente Essa visão do dos autores da modernidade sobre a tecnologia que o vendeu ele vai buscar se contra for para poder formular uma teoria X lá na na contrapartida né que entenda a tecnologia diante de das influências sociais e políticas das estruturas de poder
em que ela está inserida e dessa forma Entendeste é é possível encarar a tecnologia de forma subversiva né se sentando é combater mesmo essas relações de poder que são expressados pela tecnologia e é ir para contrapor essa um aviso essa visão determinista desses autores da modernidade em hoendel ele vai apresentar o que entende como uma base teórica e alguns conceitos que sejam pertinentes para abordar a tecnologia a tecnologia em suas suas esferas um fechar a política né conceitualizando a ela de forma entender a conjectura histórico e social em que ela está inserida o primeiro livro
falar do construtivismo social O que é uma tese epistemológica uma das várias Vertentes do construtivismo O que é entende que a racionalidade científicas e portanto também a tecnológicas não são neutras e alheias a questões políticas e sociais e na verdade o construtivismo social ele entende que a razão científicas é uma causa de de uma estrutura social e política onde ela inserida no texto O endrew ele menciona o princípio da simetria O que é um dos princípios metodológicos apresentados pelo sociólogo dele divor que ele entende que são necessários para um pesquisador alcançar uma análise teórica social
construtivista e esse Esse princípio de cemitério Esse princípio de simetria é é um princípio que compreende que todos os crenças do Homem Sobre a Natureza EA sociedade sendo elas consideradas verdadeiras ou não são causadas pela mesma fonte social digamos assim elas são resultados das mesmas bases sociais o Flu and Esse princípio é particularmente importante porque ele permite encarar o processo desenvolvimento tecnológico como um processo que é influenciado por questões sociais né E não puramente como resultado de critérios científicos e técnicos que são neutros diante da do ambiente político em que estão inseridos e é pa
fruendi ou é aplicação personalize construtivista da tecnologia envolve encarar ela como como uma questão social da técnica relativa a objetivos com os quais ela se relaciona né o segundo as próprias palavras dele geralmente a diversas soluções possíveis para um determinado problema e os atores sociais fazem uma escolha final diante de um grupo de opções Tecnicamente viáveis onde essas opções e as mudam frequentemente durante o curso da solução porque elas são elas são inseridos numa realidade política onde estes objetivos são constantemente são maleáveis na eles são eles mudam de acordo com com os processos com as
relações sociais no país estão inseridos é é e portanto a partir desse método que encara o desenvolvimento tecnológico de forma relativa à realidade social em que estão inseridos o autor ele argumentos a que existe o que ele chama de dimensões feminil tipos e são justamente é dimensões interpretativas que refletem aspectos sociais e que estão atrelados ao desenvolvimento técnico e a tecnologia na sociedade é esses essas dimensões hermenêuticas são é qual é o significado social e o horizonte cultural é relacionado os a tecnologia e a seguir a significação social é justamente a ideia de que tudo
objeto técnico exige um ato de significação para inseri-lo no contexto de relações humanas né sejam econômicas familiares e que esse processo de significação ele não é em princípio a tecnologia mas sim é extrínseco a realidade social em que ela ela ela é inserida e esse esforço de significação é exigível esse esforço de significação da do processo técnico ele se relaciona a certa base cultural que é pré-existente a esse objetos e que permite que se projete uma funcionalidade uma meta um objetivo é esse esse objeto técnico bom então o que ele quer dizer um demonstrar aí
é justamente que que a tecnologia e as qualidades atribuídas a elas são elementos directamente associados ao que a sociedade entende como tecnicidade e não são coisas que transcendem a partir das ciências do objeto técnico isolado da realidade políticas mais que são todos os elementos são elementos que necessariamente exigem uma fujikura social que influencia diretamente no esse objeto e depois de desenvolver toda essa conceitualização para abordar dimensão social da tecnologia vendeu ele vai tentar ver como que esses elementos eles são inseridos e um uma realidade junta política né E aí como foi dito no início da
apresentação a intenção do autor é demonstrar que é possível pensar uma realidade tecnológica e possibilite o mundo seja socialmente igualitários cooperativo que é o que é o que ele chama de tecnologia especial que se chama de democracia né você não entende por democracia e e para apresentar pra apresentar essa dimensão de luta política das expressada nos processos tecnológicos o autor ele usa o conceito de hegemonia se ele Define um texto justamente como relações sociais que são tão culturalmente enraizados na sociedade que as pessoas é enxergam como um fator natural essencial dessa sociedade e se um
dia esse estado de relações sociais normatizados serve a determinados interesses políticos e estão passíveis de transformações por meio da do surgimento de interesses e formas de encarar a sociedade de forma acidente de cinco velocidades passando falamos a tecnologias pra frente Flu em geral o desenho tecnológico é um aspecto se exprime diretamente as relações de Poder hegemônica da sociedade e se se encontra fundo a noção de racionalidade Tecnológica do ver o autor ele tenta demonstrar por meio dessas bases conceituais que ele apresentou como que como a racionalidade tecnológica ela não tem nada de Essencial natural com
leis próprias essenciais assim mesmo que e que na verdade ela é resultado de normas culturais características da cidade da sociedade da cidade de cada inseridas ele fala por exemplo de como uma linha de montagem de uma fábrica ela está diretamente atrelada a elementos de poder por meio do de sim alimentos de poder do trabalho por meio de padrões técnicos Essa é a disciplina necessária para para uma organização fragmentada de produção industrial ela é resultado das influências do controle da concentração dos meios de produção a entender que essa forma de divisão técnica do trabalho é natural
também naturaliza portanto as relações de poder exprimidos por essa tecnicidade e por essas por essa organização do de reprodução com esse entendimento de que a técnica exprime e legítima formas de poder o autor ele relaciona com um conceito de poder de verdade no futuro que é onde o poder ele se desenvolve por meio de um de uma seleção de verdades feita pela pelos grupos hegemônicos dominantes para manter o estado de relações sociais que interessa e no capitalismo a expressão da hegemonia das classes dominantes se manifesta nessa ideia de funcionalidade e eficiência técnica em prol de
um desenvolvimento econômico atrelado a natureza dessas mediações técnicas no texto O autor fala justamente do movimento ambientalista em como ele é encarado como um empecilho para o desenvolvimento tecnológico por quê é porque essa concepção de técnica que não engloba preocupações sociais com o meio ambiente nas e assim como aconteceu com a luta contra o trabalho infantil no período industrial ou no desenvolvimento da caldeira que a outra exemplo aquele que ele traz as problemáticas sociais relacionadas às tecnologias e que expressa uma relação de poder elas não são vistas como sociais mas como naturais das leis que
regem esse próprio desenvolvimento tecnológico é mas é uma vez que é um processo de debate e luta política onde as demandas sociais foram estabelecidas e árvore apresentados por grupos de incidentes como as leis do trabalho infantil ou como os equipamentos de segurança das Caldeiras Esse aspecto social da tecnologia eles não são mais encarados como atrasos as leis naturais da desenvolvimento técnico Mas eles são absorvido como esse incorporados à própria natureza dos objetos nessas preocupações sociais e Oi e esse exemplo esses exemplos demonstram justamente o caráter social da tecnologia e também esse processo de luta por
mediações técnicas que atendam as demandas sociais é para caracterizar essas lutas e indicar caminhos de resistência Essa é cerimônia a técnica o autor ele fala que é necessário redesenhar o entendimento que você tem da técnica na sociedade o encarando ela como como um processo social e levantando demandas políticas de grupos que são são relegados ao papel de violência opressão diante dessa realidade técnica E para isso o autor entende que é necessário para além de demandas legislativas o mediações institucionais do Estado é uma participação civil Popular nas demandas e debates a respeito do papel da tecnologia
na sociedade né E isso demanda uma compreensão cara desses grupos de que a técnica também pode ser uma expressão de violências que esses próprios grupos sofrem em E aí acho que acho que é que é isso mesmo Esses são os principais pontos do texto levantados pelo pelo menos um
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