Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Conexões entre/com as diferentes unidades

9.41k views2925 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Matemática - Conexões entre/com as diferentes unidades temática...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] OLÁ, ALUNOS! BEM-VINDOS A MAIS UMA AULA. A TEMÁTICA HOJE É CONEXÕES ENTRE AS ÁREAS TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA E COM OUTROS CAMPOS DO CONHECIMENTO.
[RUÍDOS AMBIENTE] >> [MARIA] BOM, A INTENÇÃO DA AULA, ENTÃO, É A GENTE PENSAR NESSAS POSSÍVEIS CONEXÕES ENTRE AS TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA AS QUAIS NÓS JÁ VIMOS EM OUTRAS AULAS, CONFORME ESTÁ NO NOSSO DOCUMENTO OFICIAL, A BNCC. AS TEMÁTICAS SÃO: NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS, E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. EMBORA A GENTE VAI VER DEPOIS SEPARADAMENTE CADA TEMÁTICA E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DESTAS TEMÁTICAS INDIVIDUALMENTE, A INTENÇÃO HOJE É A GENTE PENSAR QUE A GENTE NÃO CONSEGUE DESENVOLVÊ-LAS SEPARADAMENTE DELAS MESMAS, DAS RELAÇÕES ENTRE ELAS, E TAMBÉM COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
ENTÃO, PRIMEIRA COISA QUE EU TROUXE PARA A GENTE PENSAR: A PARTIR JÁ DA NOSSA SEGUNDA OU TERCEIRA AULA, NÓS COMEÇAMOS A DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA GENTE SEMPRE EVIDENCIAR DE QUAL CONCEPÇÃO DE MATEMÁTICA OU DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A GENTE ESTÁ FALANDO QUANDO A GENTE PROPÕE UMA DETERMINADA DISCUSSÃO, UMA DETERMINADA ATIVIDADE. ENTÃO, PARA FALAR DO CONTEXTO QUE É IMPORTANTE PARA A DISCUSSÃO DAS CONEXÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA, EU VOU FALAR AQUI HOJE NA AULA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA, QUE FOI DESENVOLVIDA POR HANS FREUDENTHAL. ENTÃO, NESSA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, A MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA DE RELAÇÕES.
. . MAS ANTES DE SER UMA CIÊNCIA DE RELAÇÕES, ELA É UMA ATIVIDADE HUMANA.
ENTÃO, SE A GENTE CONSIDERA A MATEMÁTICA COMO UMA ATIVIDADE HUMANA, A SUGESTÃO DENTRO DESSA PERSPECTIVA É QUE A GENTE PARTA DE EXPLORAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES DE TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA A PARTIR DE CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS PARA AQUELE QUE ESTÁ APRENDENDO. ENTÃO, NO CASO, A REALIDADE DO ALUNO, PORQUE A GENTE ESTÁ FALANDO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE ACONTECE NA ESCOLA. ENTÃO, O QUE A GENTE PODERIA TOMAR COMO PRÓPRIO DA REALIDADE DO ALUNO OU DO CONTEXTO DO ALUNO?
O SEU PRÓPRIO CORPO, AS SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS, O SEU MEIO SOCIAL. ENTÃO, QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE CONTEXTO, SEJA LÁ QUAL FOR ELE? É QUE ELE SEJA CONSIDERADO UM PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM DETERMINADO TEMA OU DE UM DETERMINADO CONTEÚDO, E MAIS DO QUE O CARÁTER UTILITÁRIO OU MANIPULÁVEL, PORQUE TEM CONTEXTOS QUE É POSSÍVEL VOCÊ MANIPULAR UM OBJETO, MAS TAMBÉM PODE SER QUALQUER CONTEXTO QUE SEJA POSSÍVEL DE SE TORNAR REAL NA MENTE DAQUELE QUE ESTÁ APRENDENDO.
ENTÃO, CONFORME TAMBÉM O ALUNO VAI AMADURECENDO, VOCÊ PODE TRABALHAR COM CONTEXTOS CADA VEZ MAIS COMPLEXOS DENTRO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. BOM, ENTÃO, O CONTEXTO SERVE TANTO PARA A GENTE PENSAR A INTRODUÇÃO DE UM CONCEITO; QUANTO TAMBÉM PARA APROFUNDAR UM CONCEITO OU UM PROCEDIMENTO QUE ACONTECE EM DIFERENTES CONTEXTOS; EVIDENCIA O PODER DA MATEMÁTICA, O POTENCIAL DA MATEMÁTICA PARA RESOLVER PROBLEMAS REAIS; E DEMONSTRA O DOMÍNIO DO ALUNO DE UM CONTEÚDO. ENTÃO, TUDO ISSO PODE SE REVELAR QUANDO A GENTE MOBILIZA O CONTEXTO.
E, ALÉM DE TUDO, QUE O CONTEXTO, QUE ELE PARTE DESSA REALIDADE REAL, DESSA REALIDADE PALPÁVEL, DESSA REALIDADE POSSÍVEL DE SER IMAGINADA PELO ALUNO, É QUE NESSAS SITUAÇÕES O ALUNO SE ENVOLVE COM O PROBLEMA OU COM O QUE ESTÁ SENDO APRESENTADO A ELE. BOM, EU TROUXE AQUI UM QUADRO PARA A GENTE PENSAR DIFERENTES CONTEXTOS. ENTÃO, É UM QUADRO DE CONTEXTOS, SITUAÇÕES-PROBLEMAS E CONTEÚDOS, COM TRÊS COLUNAS.
A PRIMEIRA COLUNA É O CONTEXTO, A SEGUNDA COLUNA É A SITUAÇÃO-PROBLEMA POSSÍVEL DE SER ABORDADA A PARTIR DAQUELE CONTEXTO COMO UMA SUGESTÃO, E OS CONTEÚDOS PARTICULARES QUE DÁ PARA A GENTE DESENVOLVER NESSE CONTEXTO. ENTÃO, VOU FALAR ALGUNS DESSES EXEMPLOS. SE O CONTEXTO É O PRÓPRIO CORPO, SITUAÇÕES- PROBLEMAS QUE A GENTE PODE TRABALHAR A PARTIR DO CORPO?
AGRUPAMENTOS, CONTAGENS NOS DEDOS, MEDIDAS DO CORPO, SIMETRIAS. ENTÃO, TANTO RELACIONADO AO TEMA DE NÚMEROS, QUANTO GRANDEZAS E MEDIDAS, QUANTO DA GEOMETRIA. DE QUALQUER UMA DAQUELAS UNIDADES TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA, A GENTE PODE PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PRÓPRIO CORPO DO ALUNO.
E OS CONTEÚDOS, ENTÃO? A PRÓPRIA CONTAGEM, QUE É UM CONTEÚDO QUE ESTÁ DENTRO DE NÚMEROS; AGRUPAMENTOS, DE 5 EM 5, DE 10 EM 10 OU DE 2 EM 2, OU DE OUTRAS MANEIRAS; MEDIDAS NÃO CONVENCIONAIS, QUE É TAMBÉM UM ASPECTO QUE NÓS JÁ VIMOS EM OUTRAS AULAS A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS MEDIDAS NÃO CONVENCIONAIS NA TEMÁTICA UNIDADE DE MEDIDAS; ASSIMETRIAS E OUTRAS POSSIBILIDADES. POR EXEMPLO, A MINHA CASA, O CONTEXTO A PRÓPRIA CASA, QUAIS SITUAÇÕES PROBLEMAS A GENTE PODE ASSOCIAR COM ESSE CONTEXTO?
A ORGANIZAÇÃO DA MESA PARA O JANTAR, ENTÃO, QUANTOS PRATOS, QUANTOS TALHERES, QUANTAS FACAS OU OUTROS OBJETOS QUE A FAMÍLIA COSTUMA USAR PARA FAZER SUAS REFEIÇÕES; ORGANIZAÇÃO DO ARMÁRIO, EM CIMA, EMBAIXO, DENTRO, FORA DE UMA GAVETA. ENTÃO, TRABALHA SEMPRE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. TECLADO DO CONTROLE REMOTO DA TELEVISÃO OU DE ALGUM OUTRO APARELHO, TAMBÉM PARA PENSAR NA QUESTÃO DAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
ENTÃO, QUE CONTEÚDOS ESTÃO ENVOLVIDOS AÍ, CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA, DAS SÉRIES INICIAIS? AGRUPAMENTOS, CLASSIFICAÇÃO, SEQUÊNCIAS, FORMAS, MEDIDAS, RELAÇÕES GEOMÉTRICAS, ÂNGULOS, PARALELISMO, PERPENDICULARISMO, QUE DÁ PARA A GENTE ABORDAR, ENTÃO, A PARTIR DE UM CONTEXTO COMO A PRÓPRIA CASA DAQUELE QUE APRENDE. ALGUNS OUTROS CONTEXTOS, POR EXEMPLO, ANIMAIS: DECIDIR OU AVALIAR SE O ANIMAL É BÍPEDE OU QUADRÚPEDE, INSETOS, QUANTAS PATAS ELES TÊM; CLASSIFICAR OS ANIMAIS; COMPARAR PESOS; COMPARAR TAMANHOS; DÁ PARA A GENTE TRABALHAR AÍ COM A QUESTÃO DAS REGULARIDADES, DAS MULTIPLICAÇÕES SIMPLES POR 2 OU ATÉ POR 8; A QUESTÃO DE TEMPO; TAMBÉM OPERAÇÕES E MEDIDAS.
ALIMENTAÇÃO DÁ PARA A GENTE DESENVOLVER BASTANTE SITUAÇÕES-PROBLEMAS E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. POR EXEMPLO, ESPORTES: MEDIDAS NOS ESPORTES, COMO QUE É FEITA A CONTAGEM DE PONTOS NAS REGRAS DE PONTUAÇÃO; O FORMATO DAS QUADRAS, DOS CAMPOS, DAS BOLAS, DO QUE É ENVOLVIDO NAQUELE ESPORTE. COMO SÃO ORGANIZADAS AS TABELAS DE CLASSIFICAÇÃO.
DENTRO DESSE CONTEXTO DÁ PARA TRABALHAR, ENTÃO, AS FORMAS GEOMÉTRICAS, A CONTAGEM E PONTUAÇÃO, NOÇÕES DE PROBABILIDADE, QUE SÃO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS PARA SEREM TRABALHADOS EM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS. TRABALHOS COM COMBINATÓRIA, DE QUANTAS MANEIRAS VOCÊ PODE FAZER ENFRENTAMENTOS DENTRO DE UM JOGO, SEJA JOGOS COLETIVOS OU INDIVIDUAIS, PARA VOCÊ PODER FECHAR O CAMPEONATO CONFORME FOR A REGRA DAQUELE CAMPEONATO. ENTÃO, DÁ PARA EXPLORAR BASTANTE O CONTEXTO DOS ESPORTES PARA TRABALHAR COM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS.
OUTROS CONTEXTOS: O PRÓPRIO TEMPO, NO USO DOS CALENDÁRIOS; OS TRANSPORTES; NA ARTE E NA MÚSICA; NAS TECNOLOGIAS; NA HISTÓRIA E NA GEOGRAFIA. TRABALHANDO COM ESSE CONTEXTO DÁ PARA TRABALHAR A HISTÓRIA DA CONTAGEM E DAS MEDIÇÕES, OS DIFERENTES SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E COMO ELES FORAM SE DESENVOLVENDO, AS MEDIDAS DE MONTANHAS, AQUILO QUE A GENTE NÃO CONSEGUE MEDIR, MAS QUE ARTEFATO A GENTE PODE TER DENTRO DA MATEMÁTICA QUE ME PERMITE FAZER UMA PRESCRIÇÃO, UMA PREDIÇÃO DO QUE VAI SER AQUELA ALTURA OU AQUELA DISTÂNCIA, TRABALHAR COM ESCALAS PARA TRABALHAR MAPAS, MUITO TÍPICO DA GEOGRAFIA, MAS TAMBÉM DA HISTÓRIA. ENTÃO, QUAIS CONTEÚDOS ESTÃO ENVOLVIDOS AÍ?
CONTAGEM, DISTÂNCIA, ESTATÍSTICA, SISTEMAS DE LOCALIZAÇÃO E TANTOS OUTROS POSSÍVEIS. ENTÃO, ESSA INTRODUÇÃO É PARA A GENTE FALAR DA IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO QUANDO A GENTE PENSA NAS CONEXÕES ENTRE AS TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA E CONEXÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO TAMBÉM. ENTÃO, A GENTE PODE DIZER QUE ESTAS CONEXÕES ENTRE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS SÃO CHAMADAS DE CONEXÕES INTERNAS, ENTRE A GEOMETRIA E A ARITMÉTICA, ENTRE A GEOMETRIA E A ESTATÍSTICA; E AS CONEXÕES EXTERNAS SÃO AS CONEXÕES DESSES DIFERENTES TEMAS COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COM A HISTÓRIA, COM A FÍSICA E TANTAS OUTRAS, COM A SOCIOLOGIA E ASSIM POR DIANTE.
ENTÃO, AS CONEXÕES MATEMÁTICAS, TRABALHANDO COM ESSA PERSPECTIVA DOS CONTEXTOS, DESENVOLVEM O ESPÍRITO INVESTIGATIVO, ESSA IDEIA DE EXPLORAR AS COISAS PARA DESENVOLVER CONCEITOS A PARTIR DISSO. ISSO É UMA PRERROGATIVA TAMBÉM DA BNCC E DOS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, COM OS QUAIS A GENTE JÁ TEVE CONTATO, INCLUSIVE AQUI NA DISCIPLINA, MAS VAI TER UMA AULA ESPECÍFICA DEPOIS PARA A GENTE TRABALHAR COM AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS, QUE É UMA TENDÊNCIA EM ENSINO DE MATEMÁTICA. IMPORTANTE TRABALHAR PARA PODER FAZER ESSAS CONEXÕES COM PROBLEMAS COM E SEM SOLUÇÕES.
ENTÃO, O QUE SERIA UM PROBLEMA COM SOLUÇÃO? DOIS NÚMEROS CONSECUTIVOS CUJA SOMA É 15, POR TENTATIVA E ERRO. O QUE SÃO NÚMEROS CONSECUTIVOS?
SE A GENTE AINDA ESTÁ NO CONTEXTO DOS NÚMEROS NATURAIS. ENTÃO, O NÚMERO 1 E O 2. AH, MAS A SOMA NÃO VAI DAR 15.
E SE FOR O 2 E O 3? AÍ VAI POR TENTATIVA E ERRO, ATÉ QUE, COM CRIANÇAS MENORES OU COM CRIANÇAS UM POUCO MAIORES, SE CHEGA QUE 7 E 8 SÃO DOIS NÚMEROS CONSECUTIVOS CUJA SOMA É 15. ENTÃO, É UM PROBLEMA QUE ENVOLVE UMA INVESTIGAÇÃO DE UM CONTEXTO POSSÍVEL INTERNO DA MATEMÁTICA E QUE TEM UMA SOLUÇÃO.
UM OUTRO PROBLEMA SEM SOLUÇÃO QUE ENVOLVE UMA INVESTIGAÇÃO DE UM CONTEXTO MATEMÁTICO: DOIS NÚMEROS ÍMPARES CUJA SOMA É 15. AÍ O QUE É UM NÚMERO ÍMPAR? O QUE É SOMA?
E A IDEIA É DEPOIS CHEGAR À ESSA CONCLUSÃO QUE A SOMA DE ÍMPARES SEMPRE DÁ PAR. ENTÃO, NÃO EXISTE DOIS NÚMEROS ÍMPARES NATURAIS CUJA SOMA SEJA 15. ENTÃO, É IMPORTANTE TAMBÉM TRABALHAR PROBLEMAS QUE NÃO TÊM SOLUÇÃO NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA.
PROBLEMAS COM VÁRIAS SOLUÇÕES, POR EXEMPLO: QUANTAS NOTAS DE REAIS TEM UMA PESSOA QUE TEM 80 REAIS? ENTÃO, AS DIFERENTES MANEIRAS DE VOCÊ PODER COMPOR 80 REAIS USANDO AS NOTAS QUE SÃO DISPONÍVEIS NO NOSSO SISTEMA MONETÁRIO. LEMBRANDO QUE O TRATAMENTO ESPECÍFICO DO SISTEMA MONETÁRIO SE DÁ DENTRO DA TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, MAS NÃO NECESSARIAMENTE VOCÊ PRECISA ESPERAR QUE SE ESTEJA TRABALHANDO COM ESSA TEMÁTICA PARA QUE ELA APAREÇA NAS CONEXÕES.
E TAMBÉM PROBLEMAS COM FALTA DE DADOS, SEM AQUELE DADO QUE ESTÁ FALTANDO, VOCÊ NÃO CONSEGUE RESOLVER, OU PROBLEMAS QUE TRAZEM INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS PARA A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA. ENTÃO, É MUITO IMPORTANTE NESSES CONTEXTOS INVESTIGATIVOS QUE A GENTE TENHA DIFERENTES MANEIRAS DE COLOCAR OS PROBLEMAS TAMBÉM. ENTÃO, EU TROUXE AQUI ALGUMAS IMAGENS PARA A GENTE FALAR DESSAS RELAÇÕES DENTRO DA MATEMÁTICA PRIMEIRO.
ENTÃO, POR EXEMPLO, COMO A GENTE PODE RELACIONAR A TEMÁTICA NÚMEROS E GEOMETRIA? ENTÃO, TEM AQUI UMA IMAGEM COM CAIXAS DE OVOS, NA PRIMEIRA IMAGEM É UMA CAIXA COM DUAS FILEIRAS PARA COLOCAR OS OVOS E CADA FILEIRA COM 5 OVOS, UMA SEGUNDA CAIXA COM DUAS FILEIRAS COM 6 OVOS CADA FILEIRA, E UMA TERCEIRA SÃO TRÊS FILEIRAS COM 4 OVOS CADA FILEIRA. ENTÃO, TRABALHAR COM CRIANÇAS MENORES A QUESTÃO VISUAL: ONDE A GENTE ACHA QUE TEM MAIS?
DEPOIS FAZER MESMO COMPARAÇÃO UM A UM PARA DECIDIR ONDE CABE MAIS E JÁ TRABALHAR TAMBÉM ESSAS MANEIRAS DIFERENTES DE ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS, NO CASO AQUI OVOS, QUE SÃO DISPONÍVEIS PARA VENDA, PARA CONSUMO, NA ORGANIZAÇÃO NAS CASAS TAMBÉM DOS ALUNOS, A DISPOSIÇÃO DOS OVOS NAS CAIXINHAS. UM OUTRO EXEMPLO AQUI PARA DISCUTIR AS RELAÇÕES E POSSIBILIDADES ENTRE NÚMEROS E ESTATÍSTICAS: TEM UMA IMAGEM QUE REPRESENTA UMA MÁQUINA DE VENDER SUCO, CADA COLUNA DA MÁQUINA VEM COM UM SABOR DE SUCO, SENDO A PRIMEIRA COLUNA, LIMÃO, E TEM DESENHOS QUE REPRESENTAM QUE TEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE SUCO DE LIMÃO DENTRO DESSA MÁQUINA, PORQUE A MÁQUINA TEM QUATRO ANDARES. .
. CADA ANDAR CABE 5 LATAS, 5 EMBALAGENS DO SUCO. NA SEGUNDA COLUNA, UVA; PÊSSEGO NA TERCEIRA; NA QUARTA COLUNA, MANGA; E NA QUINTA COLUNA, PERA.
ENTÃO, DAÍ TEM UMA LEGENDA, ESSA LEGENDA TAMBÉM PODE VIR EM BRAILLE, EM OUTRAS MANEIRAS DE VOCÊ PODER COMUNICAR O QUE ESTÁ SENDO VENDIDO ALI. SÓ QUE TEM UMA INDICAÇÃO QUE APENAS A FILEIRA QUE VENDE O SUCO DE UVA ESTÁ FUNCIONANDO NESSA MÁQUINA, PORQUE ESTÁ MARCADO COMO COLORIDO E OS DEMAIS ESTÃO APAGADOS, INDICANDO QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO. ENTÃO, A PARTIR DE UM CONTEXTO COMO ESSE, DE UMA MÁQUINA QUE ESTÁ DISPONÍVEL EM DIFERENTES AMBIENTES QUE AS CRIANÇAS PODEM OU NÃO TER TIDO ACESSO, MUITAS SIM, OUTRAS NÃO, MAS ELAS PODEM APRENDER, CONHECER QUE EXISTEM ESSAS MÁQUINAS DE VENDER SUCO PRONTO, QUE VOCÊ SÓ COLOCA UMA MOEDA OU UM DINHEIRO ALI E ELA MANDA O MATERIAL PARA VOCÊS SEM TER A RELAÇÃO COM UM VENDEDOR DIRETAMENTE.
E AÍ ALGUMAS QUESTÕES POSSÍVEIS PARA DISCUTIR ESSE CONTEXTO. ENTÃO, QUAL É O SABOR QUE TEM MAIS LATAS NA MÁQUINA? ENTÃO, PELA PRÓPRIA FIGURA DÁ PARA VER QUE É A DE LIMÃO.
QUAL FOI O SUCO MAIS VENDIDO? IMAGINANDO QUE A MÁQUINA INICIALMENTE ESTAVA TOTALMENTE CHEIA, ENTÃO, VISUALMENTE DÁ PARA VER QUE É DE UVA. QUAIS SÃO OS SABORES QUE TÊM MAIS DE 10 LATAS?
ENTÃO, CADA ANDAR TENDO CINCO LATAS, SÓ AQUELAS COLUNAS DE SUCO QUE ESTÃO ACIMA DA TERCEIRA, A PARTIR DO TERCEIRO ANDAR DA MÁQUINA É QUE INDICA QUE TEM MAIS DE 10 LATAS. E TANTAS OUTRAS PERGUNTAS, QUESTÕES QUE VÃO DESENVOLVENDO ESSA INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO E DE DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO. PODE PENSAR A QUESTÃO DO SUCO, QUANTAS LATAS DE SUCO DE MANGA DEVE SER VENDIDO PARA FICAR COM O MESMO NÚMERO DE LATAS DO SUCO DE UVA.
ENTÃO, JÁ ENVOLVE UMA OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO, NO SENTIDO DE O QUANTO FALTA. ENTÃO, TEM VÁRIAS QUESTÕES QUE A GENTE PODE PENSAR NUM CONTEXTO SIMPLES COMO, POR EXEMPLO, UMA MÁQUINA DE VENDER SUCO. PARA TRABALHAR, POR EXEMPLO, CALENDÁRIOS E RELAÇÕES NUMÉRICAS, EU TROUXE UM OUTRO EXEMPLO AQUI PARA A GENTE VER.
EM VEZ DE PEGAR O CALENDÁRIO MENSAL, A PROPOSTA AQUI É UM CALENDÁRIO ANUAL QUE ELE COMEÇA NO 1 DE JANEIRO E TERMINA NO DIA 31 DE DEZEMBRO, NUMA LINHA RETA, E VAI COLOCANDO ENTRE ESSES DOIS DIAS, O 1 DE JANEIRO E O 31 DE DEZEMBRO, AS DATAS DE NASCIMENTO DAS CRIANÇAS, FIXANDO UMA PROPORÇÃO ENTRE OS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS, OS QUE ESTÃO MAIS DISTANTES, OS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DO 1 DE JANEIRO OU DO DIA 31 DE DEZEMBRO. ENTÃO, DÁ PARA TRABALHAR CONTAGEM, DÁ PARA TRABALHAR OS ORDINAIS, O PRIMEIRO DIA, O VIGÉSIMO DIA, CONFORME O DIA DA DATA DAS CRIANÇAS, QUE ELAS FAZEM ANIVERSÁRIO, ENTÃO, DÁ PARA INSERIR TAMBÉM O TRATAMENTO DOS ORDINAIS. QUEM ESTÁ MAIS PRÓXIMO, POR EXEMPLO, DO DIA DAS CRIANÇAS?
QUEM FAZ ANIVERSÁRIO MAIS PARA O FINAL DO ANO? MAIS PARA O COMEÇO DO ANO? QUEM FAZ ANIVERSÁRIO NAS FÉRIAS?
ENTÃO, DÁ PARA TRABALHAR BASTANTE ESTAS QUESTÕES QUE SÃO TEMÁTICAS DA MATEMÁTICA. UM OUTRO PROBLEMA AQUI QUE EU TROUXE PARA VOCÊS, QUE TAMBÉM ENVOLVE UMA IMAGEM, É UM PROBLEMA COM VÁRIAS POSSIBILIDADES. A IDEIA É QUE VOCÊ TEM UM MURO E ATRÁS DO MURO VÁRIAS MÃOS, VOCÊ SÓ ENXERGA AS MÃOS.
ENTÃO, TEM ALGUMAS MÃOS QUE ESTÃO COM TODOS OS DEDOS APARECENDO, OUTRAS FAZENDO UM SÍMBOLO DE "V", SÓ COM OS DOIS DEDOS, UM DEDO SÓ, UM SINAL DE JOIA, USANDO SÓ O POLEGAR. ENTÃO, TEM VÁRIAS FOTOS AQUI COM AS MÃOS. ENTÃO, DISCUTIR, POR EXEMPLO, COM AS CRIANÇAS QUANTAS PESSOAS ESTÃO ATRÁS DESSE MURO.
ENTÃO, INICIALMENTE, A CRIANÇA PODE CONTAR A QUANTIDADE DE MÃOS OU DEDOS QUE ELA ESTÁ VENDO ALI VINCULADOS À UMA MÃO, E DECIDIR QUE SÃO 17, QUE É O NÚMERO QUE TEM AQUI. MAS DEPOIS PODE IR APURANDO: OLHA, DÁ PARA DISTINGUIR O QUE É O DIREITO E O QUE É O ESQUERDO POR CONTA DA POSIÇÃO DO POLEGAR E DO DEDINHO, NÉ; DÁ PARA SABER SE UMA PESSOA LEVANTOU AS DUAS MÃOS OU UMA PESSOA LEVANTOU UMA MÃO SÓ. ENTÃO, DÁ PARA A GENTE IR DISCUTINDO E VENDO QUE NEM SEMPRE AQUILO QUE É MAIS RÁPIDO PARA A GENTE DAR A RESPOSTA É A RESPOSTA DO PROBLEMA.
ENTÃO, É UM PROBLEMA COM VÁRIAS POSSIBILIDADES PORQUE DEPENDE MUITO DO COMO QUE VOCÊ MESMO PERCEBE, NO CASO AQUI, A POSIÇÃO DAS MÃOS LÁ ATRÁS. ENTÃO, AQUI TEM MAIS UM EXEMPLO AGORA. A PARTIR DE AGORA, AS NOSSAS AULAS SEMPRE TERÃO UMA POSSIBILIDADE DA GENTE PENSAR DE COMO FAZER EFETIVAMENTE ISSO LÁ NA ESCOLA COM AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS OU COM ADULTOS DAS SÉRIES INICIAIS, COM QUEM TIVER APRENDENDO LÁ.
TRABALHAR MATEMÁTICA E PROJETOS DE OUTRAS DISCIPLINAS. ENTÃO, O EXEMPLO QUE EU TROUXE AQUI TEM UMA FIGURA TAMBÉM, QUE É A REPRODUÇÃO DE UMA PESQUISA REALIZADA COM UMA NARRATIVA DE PROJETO "OS RETIRANTES", BASEADO NA OBRA "OS RETIRANTES", DO CANDIDO PORTINARI, NUMA ESCOLA BÁSICA COM ALUNOS DA QUARTA SÉRIE, QUE FOI REALIZADO NO ANO DE 2007. TRABALHARAM NESSE PROJETO: LÍNGUA PORTUGUESA TRABALHANDO COM A BIOGRAFIA DO AUTOR, COM A PRODUÇÃO DE UM TEXTO SOBRE A PEÇA DE TEATRO; A HISTÓRIA TRABALHANDO A QUESTÃO DA MIGRAÇÃO; A GEOGRAFIA TRABALHANDO COM LOCALIZAÇÃO; CIÊNCIAS TRABALHANDO COM DOENÇAS CAUSADAS POR FALTA DE HIGIENE; A MATEMÁTICA TRABALHANDO COM UMA REPRODUÇÃO DESSA OBRA EM PAPEL, FAZENDO UMA REPRODUÇÃO PARA DISCUTIR A QUESTÃO DAS MEDIDAS; A EDUCAÇÃO FÍSICA TRABALHANDO A EXPRESSÃO CORPORAL; ARTES TRABALHANDO COM DANÇA E COM A DRAMATIZAÇÃO DISSO.
ENTÃO, A MATEMÁTICA JUNTO COM OUTRAS ÁREAS NA ESCOLA FAZENDO ESSAS CONEXÕES POSSÍVEIS A PARTIR DE UMA OBRA QUE INICIALMENTE NÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA COM O CAMPO DA MATEMÁTICA. ENTÃO, O QUE ELES FIZERAM NESSE PROJETO AQUI? ELES MEDIRAM O TAMANHO ORIGINAL, DAÍ ELES NÃO TINHAM MUITA A NOÇÃO SE ERA GRANDE OU ERA PEQUENO.
ENTÃO, ELES COLOCARAM AS CARTEIRAS DA SALA DE AULA. . .
JUNTARAM AS CARTEIRAS LADO A LADO E PERCEBERAM QUE PRECISAVA DE MUITAS CARTEIRAS. ENTÃO, A OBRA ERA MUITO GRANDE. ENTÃO, TRABALHARAM COM CRIANÇAS PEQUENAS AINDA, TRABALHANDO MUITO ESSAS QUESTÕES AQUI DE MEDIDA, DE GEOMETRIA E DE PROPORCIONALIDADE TAMBÉM.
ENTÃO, ESSA AULA FOI PARA A GENTE FAZER ESSA APRESENTAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE CONECTAR OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E TAMBÉM COM OUTRAS ÁREAS, PARA A GENTE TER SEMPRE ISSO EM MENTE DE QUE A GENTE NÃO PRECISA TRABALHAR OS CONTEÚDOS SEPARADAMENTE, SEM ARTICULAÇÃO. ATÉ PORQUE ISSO SERIA QUASE QUE IMPOSSÍVEL, NÉ. ENTÃO, AQUI ESTÃO AS REFERÊNCIAS QUE EU USEI PARA A APRESENTAÇÃO.
E NA PRÓXIMA AULA, A GENTE COMEÇA A OLHAR, ENTÃO, AGORA CADA UMA DAS UNIDADES TEMÁTICAS SEPARADAMENTE. ATÉ LÁ!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com