Eu sei eu entendo porque aqui as pessoas dizem eu não quero contribuir eu não quero ir para igreja porque a igreja vai pedir meu dinheiro infelizmente e tem falsos profetas tem Mercenários tem igrejas que nada mais são do que instituições caça níquel que usam religião para extorquirir o povo e fazer coisas absurdas Em Nome de Deus mas mesmo que essas que haja esses Absurdos que nós repudiamos e não queremos nós não podemos fechar os olhos ao ensino bíblico da contribuição do envolvimento financeiro se você é crente em Jesus você faz parte de uma igreja você
é membro de uma comunidade é seu dever moral espiritual participar contribuir isso eu espero que tenha ficado muito Claro quer seja na leitura do Antigo Testamento que é seja aqui na leitura do novo Apesar de que nós não fizemos brevemente mas ao dizer isso nós não estamos dizendo que isso é lei do tipo assim se você não contribui você vai para o inferno se não contribuir você amaldiçoado se você não contribuir não não mas nós devemos ver a contribuição a entrega regular dos nossos dízimos e ofertas como graça o Novo Testamento nos ensina a contribuir
generosamente proporcionalmente constantemente regularmente no tempo não dá para ler Segundo aos Coríntios Capítulo 8 e Capítulo 9 o sistema dizimal quer usado no povo de Deus do Antigo Testamento que continuou na igreja de Jerusalém atende a todas essas condições E ainda tem a vantagem de ser o sistema referencial da igreja do ater nós não damos o dízimo como obrigação legal nem para obter bençãos de Deus e nem com medo do castigo de Deus mas como expressão da nossa gratidão a ele e como forma de contribuir para o avanço do seu reino aqui nesse mundo dar
os dízimos das nossas rendas para Deus é bíblico e válido para nós hoje e nós devemos praticar isso pela fé mesmo em momentos de crise mesmo em momentos difíceis porque a situação financeira pode estar ruim estar mesmo a crise Bate a porta e já tá entrando por ela mas Deus continua sendo Deus ele continua sendo o dono de todas as coisas o nosso provedor o nosso sustentador então eu diria até assim ser um dizimista Fiel quando tudo vai bem é uma coisa fazê-lo quando as coisas dificultam vai exigir um pouco mais de fé não vai
vai exigir um pouco mais de confiança em Deus e que ele não vai nos desamparar e que ele não vai nos deixar nós fazemos isso como eu disse não por obrigação mas como expressão de amor o dízimo atende aos requisitos de Deus de contribuirmos sistematicamente generosamente proporcionalmente o que temos recebido por isso a referência e não obrigação legal eu sei que é muitas perguntas que as pessoas fazem pastor é do líquido ou do bruto eu posso dar uma metade agora e outra metade eu administro com o pessoal pobre que eu conheço eu sei todas essas
perguntas e sei todas as suas dúvidas a respeito disso quer dizer eu sei a maior parte das dúvidas que as pessoas têm a respeito desse assunto tem questões que nós vamos ter que deixar sua consciência se é do bruto ou do líquido eu não tenho como responder biblicamente eu não tenho como responder biblicamente mas eu deixo isso a sua consciência cerveja diante de Deus como é que você vai fazer E aí você se pergunta diante de Deus como é que você deve contribuir e outras questões também mas o ponto é que eu espero que a
partir de hoje você não diga mais não essa questão de dízimo é coisa da lei né a gente deve dar assim quando quando quiser quando não espero que a partir de hoje você tenha compreendido como a contribuição faz parte da nossa devoção e compromisso com Deus com seu povo com avanço missionário e tudo aquilo que a igreja deve fazer há tanta coisa no Novo Testamento que nos mostra os recursos como é que eles deveriam ser usados que eu creio que vai restar pouca dúvida de que a da necessidade da contribuição eu numerei aqui pelo menos
três três áreas em que os cristãos ou três aspectos da da Igreja Cristã Apostólica que precisariam de manutenção financeira primeira Sem dúvida era o sustento dos Apóstolos dos presbíteros pastores dedicados integralmente ao Ministério e ao trabalho missionário eu quero que você veja comigo como Jesus disse aqui primeiro né ainda Jesus Mateus Capítulo 10 Mateus 10 de 5 dias a esses 12 que são os 12 apóstolos que são escolhidos no trecho anterior enviou Jesus dando-lhes as seguintes instruções não tomei uma aos gentios nem três em cidade samaritanos mas de preferência procurar e as ovelhas perdidas da
casa de Israel e a medida que seguirdes pregai que está próximo o reino dos céus curar enfermos ressuscitar mortos purificai leprosos expelir demônios de graça recebestes de graça Dai então os 12 não iam chegar lá dizendo eu vou expelir esse demônio mas né você vai dar uma pequena contribuição para que eu possa expelir esse demônio eu vou curar esse doente mas você vai pagar por isso não eu vou pregar o Evangelho Mas você vai eu cobro tanto por pregação não Jesus proibiu que eles fizessem esse tipo de coisa ele disse verso Não vos provereis de
Ouro Nem de Prata nem de cobre dos vossos cintos nem de alforge para o caminho de duas túnicas nem de sandálias nem de bordão porque Digno é o trabalho é o trabalhador do seu alimento de que maneira então os judeus os 12 discípulos haveriam de se sustentar porque eles foram mandados numa missão de pregação para as Vilas da Palestina anunciando o evangelho e tudo mais eles não iam cobrar absolutamente nada não é por aquilo que eles iam fazer Jesus proibiu eram inclusive proibidos de levar assim de ir prevenidos né vou levar dois sapatos Vou levar
duas túnicas vou levar dois bordões né dois cajados então como é que eles viveriam a resposta tá mais adiante quando Jesus vai dizer vocês Quando chegarem numa casa vocês indagam quem é digno E aí vocês ficam até se retirar ou seja eles dependeriam da caridade da hospitalidade do amor e da generosidade das pessoas a quem eles iam ministrar então desde cedo Jesus o estabeleceu o padrão Digno é o trabalhador do seu sustento do seu alimento ele não vai cobrar mas ele precisa ser sustentado ele precisa ser alimentado ele precisa se vestir ele precisa se locomover
ele precisa de condições para fazer a obra de Deus então Jesus já estabelece aqui a base então dá para entender porque aqui os primeiros cristãos eles eles em que eles investiam em que aqueles contribuíram outra passagem aqui primeiro Timóteo isso aqui é mais pesado desculpa primeiro aos Coríntios 9 Paulo está escrevendo aos Coríntios aqui ele faz uma defesa do seu apóstolado dizendo o seguinte primeiro aos Coríntios 9:1 em diante não sou eu por ventura livre não sou Apóstolo não vi Jesus nosso senhor acaso não sois fruto do meu trabalho no Senhor se não sou Apóstolo
para outra e certamente sou para vós outros porque Vós Sois O selo do meu apostolado no senhor a minha defesa perante os que me interpelam é essa não temos nós o direito de comer e beber e também de fazermos acompanhar de uma mulher irmã refere-se a esposa como fazem os demais Apóstolos e os irmãos do Senhor e céfas ou somente eu e Barnabé não temos o direito e deixar de trabalhar Paulo tá reclamando porque os Corinthians diziam o seguinte você é um não é um Apóstolo de verdade nós não vamos ajudar você na sua manutenção
aí pode dizer eu sou um Apóstolo de verdade porque só eu e Barnabé não vamos ter que trabalhar fazendo tendas para nos sustentar Pedro e os demais eles viajam as custas do pregando o evangelho sustentado por vocês Pedro até leva a esposa dele Por que que só eu e Barnabé nós não podemos receber o sustento aí ele argumento ó verso 7 quem jamais vai à guerra sua própria custa quiséstro vai dizer para o soldado Olha você vai você vai lutar Então você se vira compra o capacete compra o fuzil compra o coturno compra tenda compra
farda e vai para guerra que soldado vai para guerra sua própria custa pergunta o apóstolo Paulo quem é que planta vinha e não come do seu fruto ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho porventura falo isso como homem ou não diz também a lei porque na lei de Moisés está escrito não atarais a boca O Boi que pisa o trigo acaso é com boi que Deus se preocupa ou é seguramente por nós que ele diz certo é que é por nós que está escrito pois o que Lavra cumpre fazê-lo
com esperança o que pisa o trigo faça na esperança de receber a parte que ele é de vida se nós vamos S semeamos as coisas espirituais será muito recolhermos de vós os bens materiais perguntou o apóstolo Paulo então de que que os apóstolos os pregadores e os Evangelistas como é que eles eram sustentados e de que forma eles podiam viver para fazer a obra dele tá aqui a resposta a expectativa era que aqueles que foram abençoados que receberam alimento espiritual eles recompensassem materialmente para o sustento daquelas pessoas Estas pessoas pastores líderes é missionários e tudo
eles não têm expectativa de serem ricos ou de serem prósperos Como Jesus disse é uma vocação até hoje no Brasil é reconhecido como vocação a ponto de que pastor não tem carteira assinada não é uma profissão não é uma profissão Mas é uma vocação não tem expectativa de ninguém entrou para ser pelo menos o pastor ideal né aquele que é chamado por Deus ele não entra no ministério pensando que vai ser rico ou vai prosperar financeiramente ou coisa dessa natureza porque ele sabe pela bíblia que o alvo não é esse mas ele precisa viver os
missionários precisam viver os que se dedicam a obra de Deus e o trabalho de Deus eles precisam de sistema então era nisso que os cristãos investiam Era por isso que eles contribuíram vamos ver ainda primeiro Timóteo 5:27 Meu medo é que depois dessa passagem Paulo orientando Timóteo diz assim com relação aos presbíteros 5:17 devem ser considerados Primeira Timóteo 5:17 devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem com especialidades que se afadigam na palavra e no ensino presbítero e pastor era a mesma coisa no Novo Testamento até o dia de hoje nós
dizemos na nossa teologia Presbiteriana o pastor ele é um Presbítero só que ele é um Presbítero que se dedica a um ensino e a pregação ele se dedica integralmente então é por isso que na igreja presbiteriana os pastores recebem sustento enquanto que os presbíteros regentes não mas Qualquer que seja a interpretação dessa passagem do verso 17 fica claro que a liderança dedicada ao trabalho de Deus a pregação e é o ensino já no período apostólico vivia ou era sustentada pelas igrejas pelas igrejas mais uma Romanos não deixa Romanos 15:23 a 24 é apenas Paulo dizendo
para a igreja de Roma eu quero pregar o Evangelho na Espanha e eu estou esperando que vocês me ajudem aí financeiramente eu quero a contribuição de vocês para plantar uma igreja lá na Espanha Então tá aqui em que ia porque aqui os cristãos no primeiro século eles em que que eles investiam cuidado dos Pobres Romanos 15:26 meu tempo tá corrido eu vou pular não vou ler mas Romanos 15:26 Paulo está dizendo escrevendo a igreja de Roma e ele está dizendo que ele está levantando uma coleta para os pobres havia uma preocupação com os pobres uma
grande fome havia se abatido na região da Judeia havia irmãos passando muita necessidade e Paulo então resolveu promover uma coleta especial entre os irmãos para o sustento dos Pobres as igrejas já tomavam conta dos seus pobres há várias recomendações nas cartas dos que os apóstolos escreveram dizendo para os cristãos cuidarem dos pobres da igreja mas aquilo era uma ocasião especial e era preciso uma coleta especial primeiro Corinthians 16 de 1 a 4 Paulo outra vez faz menção dá arrecadação de ofertas para a ajuda dos pobres e também tem o caso aqui a manutenção do trabalho
assistencial das igrejas todos nós conhecemos a história de Barnabé em Atos 4 36 a 37 ele vem de uma propriedade e traz o dinheiro entrega os apóstolos para era para ajudar na igreja cristã que estava nascendo no meio de grande dificuldade