[Música] s [Música] [Música] C [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] k [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] Olá pessoal boa noite boa noite boa noite a todos sejam muito bem-vindos à Terceira e última aula do curso desejo o maestro dos afetos um curso inédito da jornada dos afetos promovido pela casa do Saber em parceria com professor e psicanalista Christian dunker eu sou Ricardo Nicolai um dos curadores da casa do saber e eu sigo acompanhando vocês aqui nesse percurso da jornada dos afetos bem como eu fiz nas duas últimas noites eu vou lembrar para vocês como é
que vai funcionar a nossa dinâmica Hoje a aula consiste eh em uma primeira exposição do professor Christian dunker de aproximadamente 30 minutos eh a nossa aula hoje terá o tema de desejo e gozo na sequência ele vai responder algumas perguntas e questões levantadas aqui no chat do YouTube e também do Instagram porque a gente tá transmitindo para lá também então não deixe de fazer suas perguntas suas questões o time da casa tá apostas para recolher todas essas questões e perguntas passar aqui pra gente e transmitir pro professor Christian dunker Tá bom nesta terceira aula como
vocês já sabem o tema será desejo e goso e também eu vou aproveitar para contar uma novidade para vocês né Eu já antecipei um pouco ontem então Eh contar uma novidade que a caro saber preparou com o professor Christian dunker mas detalhes eu vou falar um pouquinho mais paraa frente né Então nesse primeiro momento vou chamar o professor Cristian dunker para eh se juntar a mim aqui nessa nessa conversa pra gente dar início à nossa terceira aula do curso desejo o maestro dos afetos Cristian muito boa noite Boa noite Ricardo Boa noite pessoal vamos continuar
a nossa jornada hoje e posso já ir em frente Ricardo tô autorizado microfone é seu Decolar então nessa nosso terceiro encontro vamos ver como o desejo né funcionando como espécie de significante mestre né de Vetor ou de ponto de Horizonte né Eh para os afetos e ela se relaciona com essa outra noção essa introduzida pelo lacam que é a noção de gozo né e vimos né primeiro primeiro encontro as relações entre desejo e amor que eram relações dialéticas né Eh de como o amor ele de certa forma é capaz de manter né o desejo o
amor ele funciona como uma alternação né do desejo do seu modo ativo pro seu modo passivo ele funciona como um indutor de objeto né como que a indicar aqui ó aqui tá aqui tem algo aqui tem um vazio que o desejo pode vir a buscar né na nosso segundo encontro vimos como eh o desejo tem essa contrabanda né esse inverso mas que ao mesmo tempo eh acompanha a órbita né do desejo que é angústia vimos as diferentes modalidades de incidência da angústia falamos um pouco assim do de como é esse é um objeto né objeto
da angústia objeto do desejo é um objeto compartilhado né que estão assim eh Ora mais de um lado Ora mais do outro e hoje nós vamos ver aquele aquele personagem né que que não se dialetizadas a gente apresentava né depois as pessoas em geral começam a a localizar que de fato Existe alguma pertinência pra gente fazer essa separação né a gente viu que a que a modalidade mais básica né a moeda básica eh na qual os afetos todos são convertidos é angústia né Ela é como se fosse assim alibido sem representação alibido desgarrada né de
objetos a primeira qualificação que eh o afeto vai encontrar vai ser justamente entre prazer e desprazer né que são dois conceitos conexos né um eh varia conforme o outro né e eh para para a psicanálise eh O prazer é no fundo uma uma diferença né quer dizer o desprazer vai se acumulando a tensão vai se acumulando né a tensão motora a atensão sensorial ela vai se acumulando e quando essa tensão eh se reduz a gente tem esse experiência de alívio ou de prazer né então a gente pode falar assim e vimos isso um pouco no
nosso último encontro que o prazer ele é precedido por uma espécie de pré-pré-história termina no momento em que a gente tem essa diferença né quer dizer do desprazer para ah o o o a volta a um estado vamos dizer assim mais basal né Eh é importante lembrar né que para a psicanálise o princípio do Prazer ele ele tem um adversário né que é o princípio de realidade né uma maneira simples de entender o princípio de realidade é pensar assim ela não a realidade não é exatamente oposta ao prazer né A única coisa que se opõe
ao prazer no fundo é o tempo da sua realização então o princípio da realidade é o adiamento da satisfação né o adiamento do Prazer quanto mais Eh vamos dizer assim eh eh Aceito o princípio de realidade maior distensão do arco entre prazer e desprazer tudo bem bom então a gente tem angústia primeira qualificação prazer e desprazer prazer e realidade segunda qualificação satisfação né Vamos distinguir o que que é satisfação vamos dizer assim mais mental do prazer que seria assim mais corporal né Essa eh um pouco a história dessas noções não precisa ser assim mas pra
gente eh entender que a satisfação Ela implica né numa elaboração sobre o prazer satisfação vem no latim satis que quer dizer o bastante né estou satisfeito ou seja comi o bastante né enquanto eu estava comendo né o prazer Estava eh se se realizando né a comida gostosa aquela comida que que que que vem junto com outros eh acessórios com outras pessoas ou seja eu tô tendo uma experiência de prazer ou seja de novo né um arco que é um arco temporal né onde eu sempre vou poder dizer assim quero tudo agora ou vou guardar um
pouquinho para depois né ess é esse é um impasse né nosso cálculo dos Prazeres né A satisfação é esse momento em que a gente se diz né é o bastante tô satisfeito agora deu Ok então seria muito simples se as coisas Eh terminassem aí né Eh do ponto de vista do prazer né sexual a gente po dizer ah a satisfação ela é encontrada curiosamente quando a gente tem o orgasmo né Olha estou satisfeito e esse estado de satisfação ele é também um estado vamos dizer assim de Quietude né de eh de de suspensão né de
afetos né de suspensão de eh de demandas né um tempo de Quietude né aliás é esse tempo que é fundamental né para a enunciação amorosa né Por quê Porque ela vem como um ato de gratuidade né com um ato adicional ali onde a satisfação já foi dada né ou seja o desejo ele ele chega num certo ponto de de esgotamento e daí para além do desejo a gente diz não mas tem algo além das trocas né das trocas desejantes que é esse suplemento de gratuidade que aparece na forma do amor né bom mas então angústia
prazer e desprazer satisfação né Eh existe ainda uma terceira né e qualificação que seria assim e se eu já tô satisfeito Eu já comi o suficiente mas e se eu quiser mais tá tão gostoso que eu quero mais ainda né Tá tão bom que eu vou continuar comendo Depois de estar satisfeito né a dizer é nós fomos feitos de uma de uma maneira meio estranha né se comparado com os animais que é bom teve ali satisfez pronto já deu terminou agora você espera um pouco e daqui a pouco recomeça então sob certa circunstâncias né o
desejo né ele ele eh deixa de pilotar o barco dos afetos né e os afetos são assim empurrados para esse mais além do princípio do do prazer né esse mais além do princípio do prazer e da realidade para essa mais ainda né E aí é que vai vai aparecer essa figura do juiz sã né Eh ou também chamado de o gozo né o gozo é uma espécie de então satisfação insatisfeita ou de insatisfação satisfatória ou se vocês quiserem de prazer desprazeroso ou de desprazer prazeroso Por que que isso acontece porque o desejo é sempre inconsciente
né E que é formado por algo que a gente expulsa da consciência que a gente não quer saber portanto existe uma espécie de inversão às vezes aquilo que é prazer para a consciência é desprazer para inconsciente às vezes aquilo que é desprazer paraa consciência é prazer para o inconsciente como é como é que eu vou chamar esse prazer inconsciente que que no fundo me prejudica né quer dizer no fundo está envolto numa névoa de malestar gozo né Por exemplo aquela aquela aquela compulsão que a gente tem para assim fazer aquele gesto que a gente sabe
que vai dar errado né dizer tô me apaixonando por alguém Ah acho que eu estou sendo correspondido daí você liga pro seu amigo seu amigo não espera um pouco espera um pouco o quê para deixar a falta aparecer para que você possa experimentar se tá sentindo saudades do outro para deixar o outro sentindo um pouco de falta de você né o seu amigo bem intencionado diz isso você sabe que ele está certo mas o que você faz liga imediatamente e diz alô eu estou aqui queria mais queria mais presença queria que você me dissesse alguma
coisa Vamos fazer alguma coisa já e mais e mais e mais ainda e muitas vezes isso põe tudo a perder né Eh o difícil na arte né da interpretação e do e do e da escuta né do inconsciente é que as pessoas nos seus sintomas não tão apegadas ao prazer que o sintoma dá às vezes né ele traz uma satisfação secundária né Elas estão apegadas ao goso do sintoma né por isso isso elas diz assim olha eu não sei porque eu continuo me prejudicando eu não sei porque eu continuo e fazendo essas escolhas que eu
acho e que eu sei que dão errado mas eu faço mesmo assim que que vocês estão notando né que esse tal de gozo ele tem que ver com excedente né ele tem que ver com a mais né o mais do que o suficiente o mais do que o bastante o mais do que o satisfatório e esse gozo tem que ver com repetição seja voltando lá a ideia né do do do do banquete né não mas eu quero mais eu quero repetir a dose eu quero de novo e eu quero agora né ó lá o arco
vai se fechando né vai se reduzindo e portanto o desejo vai eh ter mais dificuldade para se eh enlaçar e dar uma nova volta né É como se a gente tivesse assim uma uma aproximação entre os planetas e quando os planetas se aproximam eh a idade se altera né bom vamos então H aplicar essa essa essa modelo né a nossa imagem da orquestra né como é que a gente pode entender né a função do gozo na determinação dos afetos pensando né que cada um dos afetos corresponde a um instrumento que você pode se dedicar se
especializar aquele instrumento ter mais simpatia por ele ele tocou mais na sua vida você se encontrou mais com ele do que com outros né E que aquele instrumento ele ele ele ele nunca toca sozinho ele tem um portanto uma série que eu acompanha né que é a série histórica né daquele afeto mas que ela tem que se relacionar com os outros instrumentos né E isso aqui então vai fazer com que a gente olhe pro gozo e dizer assim o gozo tem que ver com o prazer do out o gozo tem que ver com a satisfação
que eu Suponho no outro né Eh se e a o prazer ou desprazer causado pelos afetos né ele pode se eh resolver numa metáfora mais ou menos assim individualista né que é como a gente muitas vezes pensa que que os afetos são o que eu tô sentindo de mais íntimo dentro de mim né daí essa ideia de que eu que eu que ele me verna mas mas ele é no fundo uma espécie de verdade né quando ele quando eles aparecem eu preciso segui-los porque porque eles são o caminho do que há de mais espontâneo em
mim vimos com o lac que é Cuidado os afetos mentem né os os afetos são mascarados por quê Porque eles estão aparecendo numa Sinfonia né então não Imagine que o que você está sentindo que os seus afetos eles são só seus viu Ou seja você não é BS proprietário dos seus afetos você não é assim ô livre uso dos seus afetos porque justamente Vamos pensar dois modelos de afetos no frid né um modelo lá do começo né de um texto de 1905 chamado xes e sua relação com o inconsciente onde ele vai dizer assim olha
a a a piada né a piada é um ótimo exemplo pra gente entender a economia dos afetos porque ela tem uma série de condições para ser assim a produção calculada e artificial de um afeto alguém vai chegar em você e vai contar uma piada que que essa pessoa ela tem em mente alegria Ela Quer causar em você alegria veja é uma coisa que se você pensa né não eu eu eu governo os meus afetos não você tá na mão do contador de piada ele pode contar uma piada ruim você não gostou você pode até reforçado
mas o afeto que vai acontecer depende desse outro né e o Freud diz lá o o xist a piada a brincadeirinha o jogo de linguagem ele é um processo social né Muito interessante porque no quadro desse afeto eh social desse processo social ele vai introduzir uma hipótese e um conceito que hoje se tornou muito popular chama-se empatia ele vai dizer olha para uma piada funcionar é preciso que aconteça se que a gente jogue bem com a empatia mas o que que que que é a empatia é a gente se identificar com o outro e a
gente assim se colocar no lugar do outro Freud vai mais mais a fundo né ele vai dizer assim né É mais ou menos isso mas para entender a empatia a gente tem que entender uma coisa anterior que ele chama de mímica dos afetos muito interessante e eventualmente confirmado por algumas pesquisas das cências que é assim quando eu vejo uma voz quando eu vejo uma imagem ou escuto uma voz quando eu vejo uma imagem quando eu tenho uma experiência tátil Quando eu escuto uma música né como é que isso provoca em mim certos afetos Já pensaram
nisso né uma música especialmente se ela for uma música instrumental não tem uma mensagem né ninguém tá fal ali alguma coisa mas a gente sente que tem uma mensagem a gente cria uma mensagem uma mensagem afetiva né essa mensagem diz O Fred vem da sua mímica de afetos É como se você ouvisse aquela som né ele vem do outro e você se pusesse a imitar as os gestos motores as Sensações daquele que tá produzindo aquele som olha que interessante né a gente vive os afetos mimetizando né imitando a produção desse afeto no outro isso tem
tudo que ver com o gozo porque o gozo não é o teu prazer ou desprazer não é a sua satisfação ou insatisfação apenas mas é como você inclui no seu prazer o prazer do outro como você inclui na tua satisfação a satisfação do outro voltando lá pra mesa de jantar né você tá satisfeito Então você termina e isso não tem nada a ver com que os outros estão fazendo na mesa você é um deselegante um deseducado você você comeu tudo rápido e não e não foi no tempo do outro você não conversou enquanto você estava
comendo você se concentrou no seu prazer e não fez esse cálculo que tira você de si e faz com que você passe com seus afetos pelo outro né isso muito muito interessante né porque vai eh recapitular uma experiência muito muito muito própria da infância que chama-se transitivismo né transitivismo Eh tem que ver com a nossa relação com a imagem né No começo a criança olha pra própria imagem e ela acha aquilo um bicho estranho uma outra pessoa depois ela aprende que aquela imagem é um símbolo que me representa isso sou eu né Isso é uma
imagem que tem um valor simbólico entre essas duas eh posições ela se confunde ela diz assim será que eu sou aquele que tá vendo ou será que eu sou aquele que está sendo visto né e pensem como como isso atua na gente né a gente tá a ah vendo participando da situação mas ao mesmo tempo a gente está se vendo né que é aquilo que por exemplo Pega alguém no pânico quando eu vou lá fazer aquela conferência e de repente em vez de olhar para vocês que estão assistindo a conferência em vez de interagir com
vocês eu começo a imaginar o que será que eles estão vendo em mim será que estão vendo que eu tô ficando careca Será que pegaram que eu usei essa citação que foi errada e quando a gente começa a fazer isso começa a ir mal né a gente perde espontaneidade a gente perde empatia né a gente perde o foco a gente entra nesse estado de crise né subjetiva de crise de indeterminação sobre quem é o agente e quem é o paciente né Mas agora vamos trazer para nossa cear né quem é o agente e quem é
o paciente daquele afeto eu tô contente porque o Ricardo tá contente ou o Ricardo tá contente porque eu tô contente mas e se eu ficar bravo Será que eu vou ficar bravo porque o Ricardo ficou bravo ou o Ricardo ficou bravo porque eu fiquei bravo difícil dizer difícil e e veja como nós estamos entrando numa área Explosiva né Nós estamos entrando numa área que é própria assim da crise da suspensão do desejo da briga da agressividade e isso tudo tem que ver com o gozo né E como o gozo vai aparecer né nessa espécie de
circuito entre eu e o outro e nessa característica que é assim a repetição né a repetição do que foi dito a repetição do afeto do outro em mim né por isso quando eu vejo alguém com uma cara mau humor zangado o que que acontece comigo eu sou contagiado eu fico com a com o afeto que o outro tá sentindo né e e isso é porque eh os nossos afetos no fundo não nos pertencem quando eles se transformam em sentimentos vamos voltar paraa piada pro schist né tô contando uma piada mas para a minha piada funcionar
eu preciso fazer uma espécie de comunhão com esse outro para quem eu tô contando a piada por isso tantas vezes as piadas são o quê eh machistas eh contra os os estrangeiros elas formam um mini grupo que o Freud chamou de a minha paróquia né O que que define a minha paróquia que a gente aqui goza desse jeito a gente aqui a banda toca desse jeito a gente aqui tem esse Maestro e aqui a gente sente as coisas desse jeito né sentir aqui é sinônimo de sentimento e o sentimento é esse ponto de reversão né
transformei o afeto em emoção comecei a a partilhar essa emoção de repente a gente se cria uma atmosfera um sentimento social né que por exemplo instala a alegria a piada deu certo eu ri né eu ri e eu estou vamos dizer assim Alegre e quando eu fico alegre olha só que interessante aquele que contou a piada R junto Qual que é o truque aqui a piada é eh inicialmente uma experiência de surpresa né piada velha não funciona e uma experiência de prazer dado pelo outro né Ricardo me contou uma piada incrível Adorei eu tive aquele
instante de prazer daí eu chego em casa e digo assim puxa eu queria de novo eu queria mais eu queria de novo aquela Aquele momento aquele instante de riso que o Ricardo me propiciou mas eu já sei a piab eu já conheço Então como é que eu vou fazer para me enganar e de novo com a mesma piada eu vou contar essa piada pro outro eu vou eh produzir o mesmo efeito e eu vou roubar do outro eu vou capturar do outro um fragmento de prazer que é aquele mesmo prazer que eu tive da primeira
vez entenderam como funciona a repetição né e entenderam Olha só como isso acontece na internet para o bem mas em geral para o mal né eu replico eu vou em cima do Ódio Eu repito aquela frase eu me junto uma massa para cancelar atacar aquela pessoa por que que isso é gozoso porque a gente tá contando de novo a mesma piada então percebendo aí a repetição né Eu repito só que agora em vez de ser o passivo aquele que ouviu a piada eu sou o ativo aquele que conta a piada eu faço outro Ri e
eu pego de volta um pedacinho da satisfação desse outro como chama esse da assim gozo Tá ok bom ã isso vai eh a um contro né da ideia de que os afetos quando elas estão enquadrados né Eh pelo gozo eles são sempre recíprocos né eles são sempre especulares né eles são sempre contagiosos né E quão mais contagiosos mais mentirosos né né mas vamos dizer assim eu tô tocando aqui do meu jeito a minha flauta Nesse Ritmo e o outro tá tocando violino né Eh a gente pode ou não pertencer à mesma paróquia né eu posso
dizer não aqui se goza com flauta e eles Di não aqui se goza com violino Vou tocar mais alto vou chamar os outros violinos a gente vai mostrar pras flautas Que bom mesmo é violino o eu posso criar uma espécie de fusão né vamos tocar junto você toca a flauta eu Toca o violino mas a gente tem que tomar tocar o quê no mesmo ritmo ó lá a repetição né a gente tem que tomar tocar no mesmo tom a gente tem que tocar no mesmo tempo ou seja é a é a tal da paróquia né
a paróquia quando eu pego o meu prazer o Ricardo pega o dele o outro pega o dele e a gente põe um caldeirão e daí sai o um caldeirão que é aquele que a gente vai dizer assim é o clima por exemplo a gente vai fazer uma viagem de praia daquelas que fica a casa cheia macarrão dia e noite jogando hor e etc começa a se formar um caldeirão né um clima em que tudo fica engraçado né em que as coisas mais triviais se se tornam assim sensacionais em que as piadas vão sendo repetidas e
a gente vai rindo e rindo e rindo de novo e daí a gente volta da praia e fala pô foi super legal essa viagem Ó lá se formou uma paróquia né se formou uma mini comunidade daí você chega em São Paulo né E vai contar aquela coisa super legal que aconteceu e o seu amigo disz é deve ter sido bacana essa viagem tô vendo que você se divertiu mas eu eu não tô naquele clima né Eu Não Pertenço à aquela comunidade de gozo e provavelmente eu vou me sentir assim meio meio de fora né Isso
é uma outra propriedade né Muito muito interessante né do ponto de vista teórico mas muito problemática do ponto de vista moral ético e político né quando tem a minha paróquia quer dizer que alguém ficou de fora quem é esse alguém que ficou de fora aquele que nós vamos contar piada aquela que nós vamos tirar o sarro aquele que a gente vai dizer Olha você não sabe de nada porque você não goza como a gente né Você não tá nessa nessa nossa eh comunhão de flautas e de e de violinos né bom eh o que eu
tô introduzindo aqui a ideia de que quando a gente fala em sentimentos né Eh a gente tem que pensar os afetos no quadro de um discurso né o discurso é sempre um coletivo o discurso é sempre um laço social né o discurso é como eu tô com você né E nós estamos juntos o que que chama ess juntos Ah é o discurso né e os os os as modalidades de estar juntos são as modalidades discursivas as mais simples são governar estamos juntos para mandar educar estamos juntos para conhecer para saber eh eh desejar estamos juntos
para desejar juntos né para para para questionar para inventar inventar dos Mundos para para para desejar né ou a gente vai argumentar a gente pode estar junto para fazer uma coisa muito contraintuitiva muito diferente que é analisar né bom E aí vai ter ali a transferência que é essa forma de repetição né dos Amores daquela pessoa e ela vai reproduzir esses amores na relação com analista e junto com essa reprodução ela vai reproduzir e vai miniaturizar e vai executar aquela música Aquela mesma música que ela tá executando na vida né então e assim que entrando
no estribilho e percebendo Qual é o refrão se dando conta que olha aqui nessa conversa os afetos vão e vão e vão e Mas eles sempre T essa gramática eles sempre se repetem dessa forma né eles sempre T essa tonalidade ele sempre T essa intensidade né Que que é isso são as propriedades né não só dos afetos mas do gozo dos afetos né E isso agora eu espero que esteja ficando mais claro né O que que é o que a gente chama né a cultura do ódio a monetização digital do ódio é o ódio não
só como uma experiência importante Uma emoção eh que leva a gente por exemplo a a atacar o inimigo e etc não você cria uma dependência de afetos você goza sentindo ódio você tem esse prazer a mais sentindo ódio você eh coliga você se liga ao outro porque nós temos ódio junto de um terceiro Imagine que isso pode acontecer com todos os afetos né Ou seja eu posso posso me e e enlaçar com o outro para sentir mais inveja para sentir mais ciúmes para sentir mais aversão mas também para sentir mais alegria é o caso né
contamos aqui eh do da piada podia ser o caso também do luto né luto envolve né que a gente mobilize um afeto muito importante de ser sentido coletivamente que é a tristeza né Pensa naquela pessoa que só ela tá triste né só ela tá vivendo aquele luto só ela se imagina que que perdeu alguém na vida muito difícil de caminhar no luto assim daí a importância da missa de sétimo dia missa de 30 dias falar e lembrar daquele que a gente perdeu junto com os outros arrumar as coisas refazer O que foi O que foi
deliberado ali no Testamento né Por quê Porque esses processos elas vão produzindo esse coletivo de um afeto da tristeza né o niet tinha uma observação muito Sagaz e muito assim genérica para dizer assim olha Nós entramos numa época que ela inventou né ou ela padronizou ou ela industrializou um novo tipo de sofrimento um novo tipo de Patologia do Social um novo uma nova maneira da gente eh viver os nossos afetos né e ele chamou esse diagnóstico ele disse nós né Nós quer dizer 19 para cá século X para cá né Eh a alta modernidade capitalismo
industrial eh vida em cidades né ele tá pensando nisso e ele diz nesse estado de coisas nós somos ressentidos né nós vemos os nossos afetos na gramática básica do ressentimento né que que é o ressentido diz ele é aquele que não reage na hora é aquele que quando você falou uma coisa que eu não gostei né eu tinha que ó lá responder ao que você falou né responder a altura ou seja uma das propriedades do gozo O que que a gente faz com o gozo o gozo pode ser cortado né eu poderia dizer assim olha
você pisou no meu pé não gostei mas o ressentido não faz isso ele não age ele vai para casa e fica lembrando de que o Ricardo pisou no meu pé Olha como o Ricardo é malévolo olha como ele é movado E olha como eu sou vítima Olha como eu sou alguém que sofreu essa ação alguém que está numa situação vamos dizer assim de Justiça alguém que portanto vai para qual posição o mundo o outro me deve me deve um pisão no pé o que que vai acontecer na próxima Live não é o Ricardo é o
Rodrigo e daí eu chego lá e agora você vai ver e desconto no Rodrigo o que eu queria fazer com o Ricardo porque sei lá Rodrigo mais frag não vai brigar tanto que que aconteceu eu dentro do meu sentimento eu tô criando uma comunidade de afetos diss sincrônicos que não estão no mesmo tempo olha o que aconteceu com a orquestra né ela como se diz assim a música Caiu né porque os violinos vão para um lado As madeiras vão pro outro a percussão não acompanha e o que vai acontecendo é uma espécie de entropia né
de barulho Se você pegar individualmente tá todo mundo na sua música mas todo mundo na sua música vamos dizer assim supondo e retendo um fragmento de gozo que os violinos estão sacaneando conosco Então nós vamos aumentar o valor das flautas e numa espécie de tensão agressiva de todos contra todos né não quer dizer que o desejo vai harmonizar isso né mas quer dizer que quando a gente reconhece o desejo né a gente reconhece que o quê tem uma Maestro aí cada um pode tocar a sua do seu seu instrumento mas tem um Maestro né e
a gente tá referido a esse Maestro então há uma espécie de assim oposição aí mais brutal que não é semelhante a oposição entre desejo e angústia nem entre desejo e e e amor né mas é uma oposição entre fazer laço com outro fazer laço de afeto com o outro ou dis ou indiferença ou ressentimento né Então queria aqui marcar né essas características que são características musicais né E ao mesmo tempo do gozo dos afetos n pra gente encerrar e começar aí as perguntas né Então a primeira característica é que o gozo reage a cortes né
o gozo né dos afetos que com aquela pessoa que tá Estou cuspindo Cobras e Lagartos você tem que responder com outro afeto que diga não com você não com você eu vou violar né Essa sua proposta de laço social e é assim que acontece algo muito importante chamada regulação recíproca de afetos né Muito difícil de fazer porque espontaneamente a gente o que que a gente faz transitivismo que a gente faz mimeses o que a gente faz eu embarco no no Afeto que o outro me propõe eu não entendo que eu posso escutar o maestro e
dizer não opa aqui corte para o seu gozo segunda característica é o contágio emocional né então quando a gente tá escutando uma música deixa eu dar o exemplo né existem músicas que jogam com corte que jogam com Opa aumentou o volume diminuiu o volume isso é metabolizado como uma espécie assim de opa terminou uma cena começa outra Opa finalizou um processo começa outro muito importante né senão ó lá o que que é o ressentimento o ressentimento é o sentimento que não chegou nesse ponto de corte segundo traço né o contágio emocional né quando eu tô
escutando uma música eu começo a produzir uma voz e uma mensagem que eu tô assim colocando no outro importante isso acontece também no processo né de partilha do gozo terceira terceira característica né no processo de escuta musical acontecem imagens a gente cria imagens né tô vendo lá o vivalde né eu crio a primavera eu crio o outono e o meu é diferente dos outros mas essa estimulação né que transporta aquilo que é auditivo para aquilo que é visual extremamente importante isso acontece no gozo né o gozo ela ela ela produz vamos dizer assim um ajuntamento
entre os diferentes sentidos né a gente quando odeia né em massa eu odeio com todas as partes do meu corpo né quarta eh característica memória episódica musical eu tô ouvindo essa música Ah eu lembro isso é trilha sonora daquele namoro Ah eu lembro isso Isso me lembra aqu aquelas férias em Botucatu ou seja isso tem que ver com o fato de que o gozo ele se comemora né bater palmas aniversário Que que é isso repetiu comemorou né Nem tudo no gozo é ruim é só que ela tem essa lógica da repetição né Eh eh quinta
propriedade né a expectativa musical né e o gozo ela está extremamente articulado quando a gente fala em afetos na expectativa que eu tenho de que eu vou contar piada o outro vai rir né que eu vou propor alegria o outro vai me responder com alegria eu vou propor tristeza o outro vai me responder com tristeza eu posso cortar isso mas a sintaxe do dos afetos gozosos tem Tem essa essa essa antecipação muito importante e muito desastrosa né quer dizer o marido chega em casa a esposa já solta aquela labareda Em Chamas porque você abriu a
porta daquele jeito que eu já sei que você tá mal morado então o Japão respondo com mau humor antecipação antecipação né da da música que vai ser da expectativa musical e o o sexto elemento é que todo gozo tem um ritmo né então Vamos gozar junto então tem que ser no mesmo ritmo se você sai do Ritmo você não acompanha a repetição de todo mundo né você não faz laço você não faz laço de gozo né você não faz economia de gozo né Então tá aí gente uma aproximação né como como os afetos eles podem
ser parasitados pelo gozo como eles se repetem se avolumam são ressentidos elas propõem laços de generalização né de produção de de sentimentos sociais né a partir do goso muito bom muito bom Cristian Mais uma aula maravilhosa isso não sou eu apenas dizendo o chat aqui tá bombando de de elogios e Cristian maravilhoso aula maravilhoso tô cheio de Insight aqui então muito bom muito boa aula eh Essa foi a nossa terceira aula da do curso desejo ou Maestro dos afetos e como vocês já estavam sabendo Desde ontem que eu comecei a dar umas pistas hoje no
começo também da dessa aula eu falei algumas coisas também eh a nossa grande surpresa é a gente tá lançando hoje um curso inédito do professor Christian dunker na plataforma da casa saber o curso chama vocabulário dos afetos O curso tem sete aulas ele vai funcionar como uma espécie de dicionário assim para você poder interpretar melhor as suas principais emoções e consultar sempre que você puder se você quiser saber mais o link tá aqui embaixo desse vídeo bem aqui embaixo da gente então você pode clicar ali e dar uma acompanhada para ver eh mais sobre o
o o curso ou então no link tá tá fixado aqui no chat do das mensagens então para eh ajudar né pra gente ampliar a sua compreensão e a sua a sua jornada de estudos vai destacar algumas coisas que a gente preparou para vocês eh tem dois bônus muito especiais para essa para esse nosso lançamento O primeiro é os 150 primeiros inscritos eles vão poder participar de um encontro ao vivo pelo zoom com o professor Christian dunker a data ainda a gente vai definir mas a realização é certa então vamos ter esses dois encontros ao vivo
pelo zoom Em algum momento que vai ser agendado vocês vão ficar sabendo então esses encontros vão ser uma ótima oportunidade para vocês discutirem debaterem temas que foram levantados no curso vocabulário dos afetos e também aqui no desejo Maestro dos afetos por Não né são cursos que eles são convergentes né um eh se apoia um complementa o outro e além desse bônus desses 150 primeiros que se inscreverem a gente vai presentear os 10 primeiros com o exemplar do livro A Arte de Amar tá aqui recém lançado pela Editora Record em parceria com a casa do saber
tá é um curso o livro tá fresquinho fresquinho fresquinho cheirinho de de gráfica maravilhoso eh se der tempo a gente vai divulgar no final da Live quem vão ser esses 10 que vão ganhar o livro e eu queria aproveitar esse momento também para contar um pouquinho para vocês esse livro eh ele foi originado de um curso que tá na plataforma da casa saber o curso também chama a arte de amar é um dos cursos mais vistos da plataforma Então vale a pena assistir o curso ler o livro E aí vale a pena também o arte
de amar você complementa o seu ecossistema dos afetos que é o que a gente tá trazendo aqui nesses três dias né na nossa jornada dos afetos o arte de amar ele é um outro curso que já tá na plataforma que te ajuda eh a complementar os estudos da nossa jornada dos afetos e como se não bastasse como se não bastasse a gente ainda tem mais um grande incentivo para você para você eh se inscrever no curso o vocabulário dos afetos que é um cupom de 15% de desconto o cupom é dunker 15 ele também tá
afixado aqui em todos os nossos embaixo do vídeo aqui no chat em tudo qualquer lugar então clica lá para você eh se inscrever e participar desse curso vocabulário dos afetos que eu tive o prazer de gravar de decupar de revisar duas vezes então o curso tá incrível incrível Incrível então não deixe de participar gente tá aqui o nosso cupom dunker 15 tá nos links que vocês estão recebendo aqui embaixo do vídeo ou no afixado Bom dando sequência aqui à nossa à nossa aula Vamos partir paraa parte das perguntas e uma primeira pergunta que a gente
tem é como o gozo pode se tornar um obstáculo paraa satisfação do desejo Uhum é Ótima pergunta porque ele é um obstáculo né Eh quando por exemplo a gente eh se cria né ou projeta né imagina isso no outro eh certos estados não moventes de afeto né o outro não gosta de mim o outro não me quer o outro me detesta Ou seja você eh ao produzir essa antecipação né Essa eh o outro tá tocando uma outra música ele está negando né participar desse processo de transitiva de afetos ou de eh de de de partilha
né do sensível isso faz com que o desejo encontra uma espécie de suspensão né porque é como se tivesse uma condição para a qual o desejo não não não não não eh eh não tendo atendido essa condição o desejo não pode fluir o desejo não pode ir em frente então aí você ou entra numa espécie assim de condensação ansiosa ou num rebaixamento depressivo né que a gente já já falou sobre isso e de Fato né Eh eh Vamos pensar aquela pessoa que tem tanto tanto medo mas tanto medo de de encontrar aquele outro que ama
por exemplo que o desejo recua para a fantasia ele não traduz o seu o seu desejo em Atos né atos específicos Ela Não Arrisca com o seu desejo né e isso é muito é muito comum né quer dizer esse processo de de defesa contra o desejo né e ele frequentemente se ampara em certos afetos que vão se vão debilitando Às vezes o eu e outras vezes vão criando obstáculos né ou de angústia ou de vergonha ou de culpa que se tornam intransponíveis e aí e aí é essa lógica que o niet descreveu como ressentir em
vez de experimentar sentir a partir de novos atos desejantes né perfeito Tem uma outra esta é do José Lucas arant eu achei muito boa ele pergunta qual é o lugar do gozo no fim de análise bom essa esse é assim uma uma pergunta muito muito técnica mas muito boa né porque no fundo A análise ele é é um processo eh em três ou quatro frentes né em primeiro lugar autorizar o desejo né fazer com que de fato o desejo o nosso desejo seja um Maestro de nossas vidas e não o desejo do outro e não
a demanda do outro né segundo objetivo da análise reduzir a angústia aquele ponto em que ela é colaborativa com o desejo né e não interdit pro desejo terceiro objetivo aumentar a capacidade de amar quanto mais neurótico menos capaz de amar e mais condições para amor vão sendo postas né quer dizer quero amar ah é Puxa mas tem que ser moreno alto bonito sensual tem que ter assim dinheiro profissão e vesti na cabeça e fala mas caramba você pode ser que você vai amar alguém mas você você tá exigente é assim que é o neurótico né
você reduzindo a neurose você entende que o amor no fundo é quase indiferente aquele objeto que você vai escolher né Eh que o amor é mais a jornada do que as propriedades incríveis daquela flauta último modelo que daí você tiver aí você vai ser assim o maior solista da Filarmônica de isso em geral é a sua fantasia falando pega uma flauta qualquer uma é boa para você tocar boa música e em relação ao gozo redução corte né Eh quanto mais neurótico mais ressentido quanto mais neurótico mais dependente de afetos monovalentes né medo raiva inveja ciúmes
né mas H como a gente vai dizer assim escravo dos afetos né porque tem gente que é escravo do que sente no sentido de que se eu sentir isso eu vou agir isso se eu sentir aquilo eu vou agir aquilo que quando é que isso acontece quando eu o gozo que tá no comando e não o desejo né porque quando temos o desej quando escutamos o desejo você se pergunta o que é que eu quero fazer com aquilo que eu estou sentindo não é mudar o que eu tô sentindo né não é dizer não não
tô triste mas o que que eu vou fazer com a minha tristeza para preservar o meu desejo para fazer valer o meu desejo né e não fazer valer a minha tristeza fazer valer a mais o excesso de tristeza esse exagero né que por exemplo faz a gente passar da agressividade que é OK uma forma da gente se defender pra crueldade que que é a crueldade é o gozo da agressividade é o excesso da agressividade tem uma outra pergunta da Andreia mata eh o vingativo é sempre um ressentido perfeito né Eh eu diria que há vinganças
que não são ressentidas mas o ressentido ele sempre tá tramando uma vingança né Por quê Porque ele tá fora do tempo ele perdeu o tempo naquela hora que ele tinha que ter respondido ele não respondeu então ela vai para casa e daí começa esse processo né de eu vou gozar com a minha posição de vítima e eu vou entabular uma Vingança perfeita eu vou remoer uma Vingança perfeita e como diz o ditado popular né você você toma veneno né Você vai Se envenenando com aí veneno é uma uma metáfora pro goso né Você vai Se
envenenando com aquelas sentimentos e acha que o outro vai morrer por causa disso não vai quem vai morrer é você o o Carvalho pergunta você acha que os afetos precisam se submeter a ensaios assim como numa orquestra pensando ensaio como uma repetição que cada vez que repete muda algo perfeita analogia e eu acho sim que a gente tem uma palpa educação sentimental para falar com o o o flober a gente tem uma um muito pouco espaço para isso até nas nas criações né dentro da família nas escolas né muitas vezes a gente vê uma criança
ensaiando um afeto né em geral afetos hostis pô descobri essa coisa chamada ciúme não sei o que que eu faço com isso deixa ensaiar deixa e dar mais volume menos volume variar perceber qualidade comparar com o outro né reconhecer aquilo que você tá sentindo né é explorar o teus o teu sentimento né Muito pouco em geral tem essa ideia de que entrou os a Opa então então deixa deixa o boi solto Deixa que a natureza marca não é como exatamente como você falou é uma coisa que a gente vai tateando né quer dizer sentir aos
pouquinhos né claro que afetos que irrompem mas estudá-los né apreciá-los é semelhante a tocar o instrumento e muito importante escutar afetos dos outros né você só aprende realmente a tocar o seu instrumento quando você tem uma escuta fina para ver o que que tá acontecendo aqui é puxa eh é como ver um quadro e ver Olha tem uma pitada de tristeza eh 2 ter de alegria ao mesmo tempo tem uma irritação ao fundo e aqui tem um um solo né eh de de de eh eh raiva Daí você diz olha que paleta de cores né
e de afetos ricas você é capaz de escutar aquele que não tem e não se dedica à formação e cuidado com seus afetos ela tem aquele gosto de criança né é doce amargo Gostei não gostei isso é bom isso é ruim né ah a Marta Pasquale ela pergunta um pouco nessa nessa linha eh nossos afetos interagem com os afetos do outro influenciam e são influenciadas pelo outro o quanto tem de individualidade nessa relação Bela pergunta né porque no no nos exemplos que você foi eh dando eh talvez você não usou o mais a palavra mais
mais densa que é assim nossos afetos são COC criados eles são criados em conjunto né Então essa ideia né que você tá dizendo assim não mas em algum lugar isso que eu estou sentindo é só meu Ah existe mas quanto mais próximo Você chega disso menos qualificado ao teu afeto lembra de que são qualificações sobre qualificações daí você chega na tela final que é esse cromático né com 52 instrumentos diferentes né na medida que você vai se aproximando daquilo que que é o seu afeto eles vão se desmanchando e vão se transformando em angústia né
então eu posso dizer assim o único afeto que realmente seu que é aquele que não mente que é aquele que não é Exatamente cocriado é a angústia né Tem esse aí tem né perfeito perfeito e tem uma outra pergunta que é assim eh como a cultura e as normas sociais influenciam o desejo e o gozo ah ah vocês estão percebendo como eh a economia do gozo determina a economia de consumo né então todo toda a sociedade orientada pro consumo né não é para consumo de coisas que você precisa é de coisas a mais esse a
mais é como é que vamos fazer que as pessoas entrem numa economia de excesso né numa economia de gozo né para isso tem muitos tem muitas artimanhas né você você eh vende por exemplo a ideia de que essa experiência ela vai ser assim transformadora se você chegar no desero de gob sozinho num camelo aí você vai virar outra pessoa né você está vendendo para você uma experiência de gozo vou entregar uma experiência de gozo quando o que você tava querendo era Na verdade uma reforma no seu desejo né era fazer ressurgir reencontrar né descobrir o
que que você afinal tá querendo lá na por deserto e gop né Eh sim eh tem uma uma afirmação muito muito pertinente clinicamente que é a seguinte ninguém te obriga a gozar né agora tem uma coisa chamada superu o seu superu aquela internalização da lei que é uma falsa lei porque ela tá encarnada em pessoas né aquela voz da culpa né aquela voz da culpa tá dizendo trabalha trabalha mais ainda mais que que que que é isso trabalho é ruim não trabalho faz parte do nosso desejo mas esse a mais de trabalho isso aí é
obra do superu é a ideia de que você vai gozar mais ainda né daí esse o título do seminário mais importante do Lacan sobre o gozo né ancor mais ainda você tá feliz tô feliz por que que você não tá feliz mais ainda Hum quero esse mais ainda vou comprar esse mais ainda né Você sabe vou contar uma história para você tá todo mundo aqui numa super festa incrível Ricardo nton a gente tá assim gozando pra caramba você não você tá de fora você ainda não foi convidado pro Nosso Clube olha como é fácil você
dizer eu quero eu quero entrar você não sabe nada naquele clube mas sentindo-se de fora você é movida para quero entrar e aí quero que eu consumir quero comprar é é é assim que funciona Aion pergunta se existe prazer na angústia onde é que tá o desprazer existe desprazer também na angústia né por isso é lembra é o estado mais básico dos dos nossos afetos nele na angústia se combinam prazer e desprazer eu acho uma maneira muito simples de exemplificar isso é aquela pessoa você conva com ela pessoa ansiosa e ela parece assim querer ficar
ansiosa né sen não mas vai dar tudo certo porque daí a gente vai ter essa caneta não mas e e se e se além da caneta aparecer o grampeador não se aparecer o grampeador a gente vai e usa o alicate Ah mas e se o alicate não funcionar ou seja eh ela parece ter uma espécie assim de ganância de reprodução da angústia na forma de ansiedade como o quê como prazer ela tá dependente dessa coisa né de sentir as coisas assim e de fazer com que os outros venham paraa mesma paróquia né Vamos ficar ansioso
junto Porque se todo mundo ficar ansioso daí o que que vai acontecer daí eu vou gozar porque eu gozo assim né ficando no e e si vamos fazer o is si junto perfeito perfeito Olha só pessoal para quem chegou atrasado né dessa nossa última aula do curso desejo o maestro dos afetos e perdeu algumas informações importantes que a gente foi falando aqui ao longo do nosso da nossa noite eh hoje a gente tá lançando um curso inédito na plataforma Da Cas saber com o professor Christian dunker tá o curso chama vocabulário dos afetos é um
curso inédito na plataforma da casa saber ele foi desenhado especialmente pelo professor Christian dunker para ser um dicionário uma espécie de dicionário das emoções né ele é baseado nos conceitos chaves da psicanálise e você vai aprender nesse curso a interpretar melhor as suas expressões e as Suas Emoções perdão o curso tá dividido em sete aulas com abordagem Clara e acessível eh o professor começa o curso falando um pouco dos conceitos fundamentais da psicanálise dos afetos explora um pouco mais eh eh esses esses meandros né da psicanálise como a psicanálise compreende os afetos das paixões e
depois nas outras aulas ele vai brincando com as duplinhas né dos afetos ciúme inveja angústia estranhamento culpa e gratidão medo e Ódio ressentimento e humor o curso eh ele é dedicado para diversas personalidades né o curso é para você que é profissional PCI ele é um curso essencial para te enriquecer repertório para quem busca desenvolvimento pessoal o curso oferece uma abordagem acessível dos dos eh conceitos psicanalíticos e te ajuda eh a interpretar e compreender melhor as suas emoções é um ótimo espaço para te ajudar no seu processo de de análise seu processo de terap iia
e também para estudante de Psicologia que tem uma oportunidade única de estudar com um dos maiores psicanalistas que a gente tem no Brasil que é o Christian dunker e também depois ter o certificado desse desse curso para as horas complementares na faculdade por exemplo Relembrando a nossa oferta tá a nossa oferta são 15% de desconto o Cup o cupom dunker 15 esse cupom ele é válido até o dia 15 de setembro até domingo agora tá cupon de 15% no dia 15 de setembro vamos fazer essa essa analogia para lembrar que vai só até dia 15
tá E aí você libera o o acesso ao curso e há mais quatro quatro outros bônus especiais que bônus são esses O primeiro é os 100 primeir 150 primeiros inscritos eles vão ter a oportunidade de participar de dois encontros ao vivo pelo zoom com o professor dunker tá essas vagas já estão acabando porque as pessoas já estão se inscrevendo Então galera corre corre para poder ter a oportunidade de participar desse grupo o link da da inscrição já foi liberado ele tá aqui embaixo do vídeo ou afixado no chat Então corre lá para se inscrever Além
disso tem as aulas do curso deseja o maestro dos afetos foram essas três noites que nós passamos aqui elas vão ficar gratuitas apenas até domingo tá então para você ter acesso a elas depois só fazendo a inscrição no vocabulário dos afetos tá eh Além disso se você se inscrever no no vocabulário dos afetos você vai ter acesso ao vocabulário ao desejo mest dos afetos há mais outros cursos do professor dunker estão na plataforma como arte de amar que Eu mencionei eh há pouco tempo e além disso mais 350 outros cursos de outras áreas de artes
literatura história para você continuar ampliando o seu Horizonte de conhecimento além Claro de todo o nosso imenso e denso catálogo de psicologia e psicanálise corre lá Aproveita faz a sua inscrição tá aqui embaixo o link ou afixado aqui no no chat tá bom eh esse é um ponto importante bom pessoal queria agradecer a vocês eh a presença de todos que tão que fizeram eh eh fizeram parte desse nosso percurso da jornada dos afetos nessas últimas três noites tá eh Professor Muito obrigado Mais uma vez pela parceria com a casa pela su históri com a casa
que é muito bonita todos os seus cursos são incríveis Obrigado por essa noite eu queria eh aproveitar eh esse momento para enquanto a gente se despede também a gente vai se despedir e convidar vocês para seguirem aqui e assistirem ao trailer do curso tá a gente vai se despedir e vocês sigam aqui com a gente para assistir ao trailer do curso para vocês terem uma palinha do que tá de como tá o curso Cristian Muito obrigado boa noite a todos e muito obrigado a todos obrigado Ricardo você pela pela gravação pela direção de arte pela
direção de fotografia pela composição do curso pela apresentação Generosa né todo mundo aí que que concorreu pra gente estar junto e a vocês né nesses três nesses três dias uma pena não conseguir assim visualizar né vocês mas é a gente se encontra aí pela jornada da vida pela jornada dos afetos né quem quiser quando a gente se encontrar vem me lembrar que a gente esteve junto nesse curso sem que eu soubesse abraço um abraço gente muito obrigado Oi gente Christian Dunk eh professor do Instituto de psicologia da USP psicanalista vou est aqui com vocês nessas
próximas sete aulas discutindo e apresentando o que a gente poderia chamar de Clínica dos afetos em psicanálise né que envolve uma teorização de que que são os afetos qual a sua diferença paraas emoções pros sentimentos mas também paraas paixões né vai constituir a primeira parte de nossos encontros e eh um exercício né Eh de análise circunstanciada de como eh sentimentos como a inveja como ciúmes Como a Culpa como ressentimento e trabalham eh em situações reais e eh diante da nossa escuta diante dos nossos propósitos assim de intervenção e transformação né se em pequenas doses não
é para você controlar o outro é para você se transformar inja pequenas doses também não é para você destruir o outro é para você se transformar é para você criar-se objetos enfim que te servem para regular a relação com a lei para regular a relação com o gozo para regular sua relação com o [Música] desejo a estátua ressentida não muda né então é isso aí ressentidos vamos tirar o re né resentir sentir de novo sentir de novo sentir de novo enquanto você tá sentindo de novo você não sente outra coisa lá no re fica só
com sentimos e sentimos e sentimos a hora que isso acontecer o senhor está curado Cris nun na CA e embaixo pode ir para a vida o mundo amar e trabalhar que alg [Música] interessa quando a gente está sentindo né ah alegria tristeza medo ciúmes né nem sempre a gente está consciente de que aquilo que a gente está sentindo né E quando a gente toma consciência a gente no meio a gente dá forma para aquilo que a gente está sentindo isso tende a repetir o arco de afetos prolongar e portanto intensificar aquele afeto que a gente
já estava sentindo isso vale para todos os afetos [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] C [Música] [Música] [Música] e [Música] k [Música] [Música] [Música] s [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] C n