oi eu sou aluno eles sejam bem vindo mais um programa luli no canal brasil e hoje é um resumo especial sobre a história do cinema brasileiro meu objetivo com esse vídeo é fazer um resumo pra você precisa entender assim tipo rapidão a história do cinema brasileiro mas eu quero fazer outros vídeos deste distrito chamdo cada um desses momentos classic vale super a pena inclusive uma coisa puxa a outra sala então pode ser que alguma explicação não fique tão claro que nesse vídeo justamente porque ele é pra pegar a história inteira e depois de fazer mini
capítulos então assim conforme eles forem saindo a gente vai brincar aqui pode ser que você tiver esse vídeo no futuro já tenham saído então fique atento e vai ter uma descrição na tela parecendo um lugar aqui e é isso vamos aprender sobre a história brasileira porque é uma coisa que eu sempre me interessei muito eu sou aquela pessoa que 12 da história então vou fazer você está também bem comigo [Música] o cinema no brasil começou apenas sete meses após a primeira exibição dos irmãos lumiere lá na frança no dia 8 de junho de 1896 foi
feita a primeira exibição aqui no brasil organizada por um belga chamado ã oe pai ele exibiu algumas imagens foram oito filmes assim de um minuto cada um e nessa época o cinema brasileiro não existindo transformando mas o que começava a se fazer era um filmes como a gente vê na europa assim filmes que mostravam um pouquinho de uma cidade ou alguém dançando se movimentando então não era um filme que contavam histórias se você estudar história do cinema mundial você vê que o primeiro momento era um descobrimento da invenção deslumbre a gente vê muito disso com
qualquer tecnologia nova primeiro você descobre nossa olha que incrível ela não pode fazer tal e depois a gente começa a fazer aplicações e quem sabe até fazer arte com aquilo não é que foi o caso do cinema um ano depois da primeira exibição do primeiro filme aqui no brasil foi inaugurada a primeira sala de cinema afinal de contas a cada exibição dias em uma sala alugada e se chamava salão de novidades paris logo depois vários outros temas foram abrindo e tudo mais aqui no rio de janeiro mesmo tempo muito cinema de rua e infelizmente vários
deles fecharam se tornar outros negócios nós vamos bem e tem vários que viraram igrejas então ainda existem alguns cinemas de rua e eu fiz um vídeo sobre por que que o cinema de rua está acabando lá no meu canal falta sobre cota de tela tal então vou deixar o link também se você tiver interesse para saber um pouquinho sobre isso e há já 19 de junho é atualmente conhecido como o dia do cinema nacional mais ou menos por causa dessa data da primeira exibição foi de 8 de junho não tem exatamente o motivo pelo qual
foi escolhido o dia 19 de junho como não encontrei na pesquisa se você souber escreve aqui em baixo o primeiro filme feito aqui no brasil se chamava um criadouro de pescadores na baía de guanabara e só se sabe que esse filme realmente existiu por causa de recortes de jornal e inclusive um grande problema se você assistiu bastardos inglórios ou algum outro filme que fala sobre o filme você sabe que a película o material que é feito o filme ele é inflamável ele é muito frágil então normalmente centro de preservação histórica de filmes eles têm claro
os pré requisitos ele tem ar condicionado constante eles têm um sistema de anti incêndio tudo mais porque o filme é uma coisa que deteriora muito rápido e esse primeiro filme que foi feito aqui no brasil era uma imagem da baía de guanabara e tal ele não existe mais a única coisa que a gente tem dele são os recortes de jornal dizendo que ele tinha estreado primeiro filme feito no brasil e tem 24 fotografias dele no arquivo nacional que pode ser consultado aqui no rio de janeiro também então se você for considerar que o filme é
mais ou menos 24 fotogramas por segundo que na verdade naquela época era um pouquinho - você tem um segundo do primeiro filme fez no brasil acho que é poético pensar desde nesse aspecto porque eu vou pensar nisso eu vou entrar em depressão que nem o incêndio da biblioteca de defender a equipe até hoje eu não consegui superar isso sim eu sou das pessoas que se apega à biblioteca de papel e filme e e arquivos enfim o cinema aqui no brasil começou a se desenvolver e começou a crescer assim como crescia na europa com os jornais
e pequenas pequenos curtas metragens e um óculos começar a experimentar com um pouquinho de história e tudo mais em 1930 logo depois da primeira guerra mundial tinha um acordo entre brasil e estados unidos que os filmes americanos não precisavam pagar taxas alfandegárias para entrar no mercado brasileiro e aí que a gente começa a ter problemas claros críticos e historiadores falam que o cinema brasileiro não pode ser compreendido na sua totalidade se você ignorar a presença do mercado estrangeiro dentro da nossa do nosso maquinário de cinema a gente tem uma presença muito muito grande de filmes
europeus e americanos então tens dessa época aí mais ou menos anos 30 que a gente tem essa entre as ruas invasão de de filmes lá de fora e é muito complicado competir com esse mercado na época nos estados unidos a gente sabe que a indústria totalmente diferente muito mais consolidada tem um investimento muito maior desde essa época inclusive a gente tem é se essa questão sobre a porcentagem de filmes brasileiros passam nas salas de cinema este foi o primeiro registro encontrei de influência e falta de incentivo político na época naquela época eles achavam que eu
era interessante trazer os filmes americanos pra movimentar a indústria mas eles não pensavam que se trata que se trouxesse os filmes americanos a gente não faria nossa própria indústria é possível prever o futuro é óbvio então vamos para a segunda parte dessa história toda é muito doido não brasileiro que é a partir do som 1929 tivemos filmes sonoros e nessa época foi quando o brasil ganhou uma certa vantagem saiu um pouquinho na frente porque com os filmes sonoros na verdade todos fizeram um sonoro não se você for estudar exatamente o que acontecia no primeiro cinema
os filmes eram exibidos aplique a projeção da imagem eo pianista uma orquestra acompanhava então eles não eram realmente silenciosas ele só não tinha a gravação do áudio as pessoas não falavam no filme foi invenção do do som no cinema deteve o cantor de jazz aquele primeiro filme sonoro a gente começou a ter filmes que vinham com o áudio gravado junto e nessa época o cinema brasileiro ganhou uma pequena vantagem porque os filmes americanos eram que é falado em inglês então os filmes brasileiros a foto em português tinham mais aceitação entre o público e eles eram
um quase mais barato se exibir riqueza natural do lado legendar e cedro primeiro filme sonoro brasileiro chama acabaram-se os otários do luiz de barros e era uma comédia fez muito sucesso mas nessa época tem um outro filme que marcou muito a história do cinema brasileiro que é limite do mário peixoto esse filme foi na contramão do que estava na moda na época porque ele é um filme mudo e foi um fracasso de público na época mas ele foi restaurado várias vezes e ele é considerado hoje em dia com os críticos como um marco na história
do cinema brasileiro então se você quiser ajudar um pouquinho mais sobre a nossa linguagem cinematográfica recomendo que você cita o limite pois é seu filme totalmente diferente do tempo de hoje sabe o que é mais lento é um filme mudo mas a história de três pessoas que estão num barco e elas me pedem a perspectiva da vida delas elas decidem parar de remar que elas estão uma equipe excepcional do governo nelas e se mantém muito flashback então por isso que os críticos consideram muito porque ele inovou bastante na linguagem mas em 1933 também a gente
tem um outro muito importante chamado ganga bruta de humberto mauro que fez muito sucesso e nessa época a gente teve um investimento muito grande em criar em estúdios e produtoras então a gente teve esse média que trouxe oscarito grande otelo dercy gonçalves a gente tem também o surgimento da vera cruz que foi um dos maiores cases de produção durante cinco anos eles fizeram muitos muito longas encontrei informações de emergência à internet mas eu encontrei a informação de que eram 40 longas no total da vida da vera cruz ou seja seriam oito longas por ano imagina
um estúdio fazer oito longos por ano mas a idéia da vera cruz era justamente é fazer filmes com grande investimento grande qualidade eles trouxeram que o lado de fora eles investiram muito na qualificação de mão de obra brasileira e vários profissionais da vera cruz saíram de lá depois da falência do estúdio e foram trabalhar com uma área de audiovisual e tal um dos caras trabalhava lá fundou estúdio algo que faz dublagem até hoje então a vera cruz foi muito importante para a história do cinema brasileiro mas também depois como case com a criação da embrafilme
mais segura essa ideia que ainda não tá na hora de falar dela o maior problema da vera cruz era que eles investiram muito muito dinheiro em fazer os filmes só que depois eles vendiam e no caso por exemplo do cangaceiro foi o maior sucesso da vera cruz ele foi exibido em mais de 80 países lucrou mais de 50 milhões de dólares imagina isso lá nos anos 30 o cangaceiro ganhou o mundo foi o primeiro filme brasileiro que foi exibido lá fora foi reconhecido mas ele foi distribuído pela columbia pictures então desse 50 milhões de dólares
que naquela época uma fortuna quase nada veio para vera cruz porque eles venderam o filme por um valor fixo a colômbia pagava por todos os filmes então era uma aposta deles é claro que não sabiam se o filme dá certo não mais para vera cruz isso acabou sendo um tiro no pé porque eles investiram muito dinheiro mas não tinha um retorno do sucesso do filme então depois de cinco anos eles fecharam as portas então a gente entra no próximo momento do cinema brasileiro que é da chanchada mas não vamos confundir com pornochanchada isso é outro
momento que eu vou falar daqui a pouco a chanchada foi de 1947 até 1959 mais ou menos e expressão chanchada em espanhol significa porcaria tipo uma coisa barata ou de pouco valor o objetivo desses filmes na época da chanchada é criar o star system e ter alguns atores que sempre seriam os galãs é algumas atrizes sempre seriam as mocinhas alguns sempre seriam os vilões sempre tinha muitos cantores e as pessoas iam para os filmes atraídos por quem estava neles não pela qualidade da história ou pelo que acontecia ou quem era o diretor a figura dos
atores era muito importante então eles investiam em filmes que tivessem grande apelo popular e não se preocupavam tanto com a parte mais artística do cinema eles queriam contar uma história atraiu por pro cinema pagar as contas nessa época a gente teve o boom da atlântida cinematográfica foi um dos estúdios um dos maiores estúdios na época da chanchada e logo depois temos o cinema novo cinema novo como é solar público 1963 e foi até 1970 e provavelmente a um dos períodos históricos dos números normais estudados além da retomada porque é justamente o momento em que quebrou
se várias regras e no mundo inteiro estava acontecendo isso na itália estava um ano no realismo na frança estava rolando no velho vague o cineasta daqui do brasil inspirado por esses movimentos uniram as idéias e inspirações que eles gostavam desses movimentos e começar a fazer os seus próprios filmes com glauber rocha como guerra com nelson pereira dos santos eles fizeram vários times nesse período que tinham essa estética da fome batizado a os nerds e eles tinham aquela máxima que até cometendo em outro vídeo aqui que é uma câmera na mão e uma idéia na cabeça
eu falei bastante sobre essa idéia sim de fazer cinema sozinho no no vídeo que teve aqui no canal brasil sobre se dá pra fazer cinema sozinho e falar um pouco sobre a equipe e nessa época do cinema novo eles queriam quebrar os padrões da narrativa clássica assim como cineastas da nouvelle vague do neo realismo italiano eles pegaram emprestado é se essa temática assim de denúncia porque na época não realismo italiano a itália estava passando por um momento de crise muito bravas quem sabe às vezes eles pegavam tipo rabicho de filme colavam para poder fazer o
filme sabe então eles ele estava num momento muito ruim por causa da do domínio político deles né quem acabou que se refletiu no cinema o que a gente vê aqui no brasil era justamente sendo meio de denúncia você vai num lugar e mostra as mazelas e ao mesmo tempo você convida pessoas para atuarem que não são necessariamente atores dá um certo charme uns inês e qua para o filme e era isso que atraía tanto essa galera do cinema novo até mesmo hoje em dia a gente ainda estuda esses filmes deus o diabo na terra do
sol é um dos filmes mais famosos nessa época e terra em transe também tem muitos filmes para ser estudados na época do cinema novo e com certeza vai ter um vídeo só sobre esse movimento todo esse movimento está falando aqui eu quero fazer um vídeo de 30 chão um pouquinho mais ele está mas você foi estudar por sua conta nesses vídeos saírem presta muita atenção no cinema novo que pessoal adora perguntar isso vestibular em perguntas de prova de história do cinema eu acho que um dos pontos mais importantes também no cinema novo foi mostrar esse
brasil desconhecido sair do eixo rio são paulo a pessoa que a gente já tinha tido algumas iniciativas regionais no sul no nordeste no norte mas foi com o cinema novo que a gente começou a ver isso e entrou no nosso mundo por mais irônico que possa parecer já que são os mesmo país mas sabe que o brasil é um país enorme ea gente não vai ver tudo né então eu acho importante por esse lado da denúncia mas ao mesmo tempo é por ele mostrar conflitos sociais e políticos têm uma questão ética envolvida aí que pode
muito bem ser batida e acho que é super pertinente então se você quiser comentar sobre isso aqui nos comentários eu vou adorar ler as suas perspectivas sobre o cinema novo legado dele importância dele mas vamos continuar aqui na história do cinema que temos o cinema marginal que doeu um pouquinho tempo mais ou menos de 68 até 70 é claro que essas divisões de de anos de datas assim não são tão rígidas porque isso é um historiador lado por um tempo olhando para trás nem todos movimento ele nunca surge do nada faltar água 95 que foi
pública era sempre um bar e ao escrever aqui pronto começou nosso movimento normalmente o movimento eles começam organicamente daí depois o futuro a gente consegue separar os mais o cinema marginal também é conhecido como o the grudge que é uma corruptela de underground por causa do filme do cinema americano negro um dos mais famosos neste período é o bandido da luz vermelha de rogério sganzerla ela então recomendo que você assiste também se você quiser estudar sobre cinema marginal e o objetivo dessa dessa onda era fazer filmes de baixo custo e muito experimentar estão algumas produtoras
fazer um celular três filmes por ano cinco filmes por ano porque eram baratos e estava a fim de testar a linguagem testar narrativas diferentes é um momento bem peculiar de ser brasileiro eis que então chega a embrafilme uma das coisas mais importantes que aconteceu na história do cinema brasileiro foi o estado meteu o dedo na arte a gente pode achar que isso é estranho né isso poderia parecer censura mas eu pessoalmente acho que a embrafilme é importantíssimo para o cinema como conhecemos hoje aqui no brasil justamente porque isso aconteceu em outros países também a frança
teve um subsídio para o cinema se florescer fu se fortalecer é a alemanha também e os próprios vizinhos também como a indústria era muito estava fervilhando naquela época estava explorando o oeste dos estados unidos houve uma ajuda do governo galera vamos lá vamos investir nisso aí a gente dá uma ajuda de impostos a itown e no caso do brasil a gente teve embrafilme que foi um período mais ou menos de 1969 até 1982 inspirados pelo caso do estúdio vera cruz que investiu muito dinheiro de uma empresa particular e acabou me que nadou nadou e morreu
na praia porque não conseguiu na distribuição foi criado o estudo nacional cinema inc que é mais ou menos o que é assim hoje em dia na embrafilme era uma empresa brasileira para cuidar do cinema então basicamente resumidamente que acontecia era filmes estrangeiros precisavam pagar para serem exibidos nos estados unidos pagava praia filme e a embrafilme pegar esse dinheiro e investir em filmes nacionais ainda filme foi responsável por muitas contradições e é muito alvo de debate mas se o estado deve intervir na arte qualquer qualidade dos materiais que são produzidos quando o estado está envolvido enfim
isso dá margem para muito debate acho muito legal só que é importante ponto a embrafilme na história do cinema brasileiro justamente porque foi assim zinho para a indústria se desenvolver e se pode ver que foi lá pelos anos 70 e mesmo a embrafilme tendo sido extinto mas a gente vai colher os frutos de sua gente dia porque cinema é uma questão geracional se você cresce vendo filmes brasileiros você vai querer fazer os brasileiros vão continuar consumindo rios brasileiros então é uma questão de de política a médio e longo prazo não é a curto prazo apesar
de que a curto prazo me ajudou bastante então chegamos nos anos 70 com a pornochanchada trouxe é fácil do canal brasil já ligou de madrugada na sua televisão solitária já deve ter visto algum filme da pornochanchada e esse é um movimento ou o segmento da história do cinema brasileiro muito desempenhado pelo fato de ser um cinema erótico ele misturava um pouco da malícia dos filmes cariocas com o erotismo que a gente ama as películas de são paulo era muito esperado com as comédias populares da itália então a pornochanchada foi criado aqui no brasil é um
estilo muito peculiar do brasil mesmo e acho que os críticos gostam de ponto a isso né mundo já foi uma coisa muito característica do brasil é interessante que eles misturavam esse erotismo e fazendo filmes eróticos mas ele também tinha um humor no geral na história senão a gente tem muitos filmes de comédia ea comédia afeta bastante chega muito nas pessoas então o objetivo da pornochanchada era fazer filmes com esse caráter erótico o humor e divertido que atraísse as massas porque eram filmes que fossem relativamente baratos e que atraíssem a galera pro cinema os filmes serão
produzidos na boca do lixo que é uma região em são paulo que depois virou cracolândia então lá surgiu esse movimento de cinema por causa das empresas que tinham se instalar para maldini gm tom era meio que uns quarteirões lá que a galera tipo respirava cinema e foram feitos muitos filmes de pornochanchada lá e muito da penetração deles no mercado brasileiro se dá ao fato da lei de reserva de mercado na época de getúlio naquele vídeo eu falei que eu fui fiz meu canal sobre o fim do cinema de rua a cota de tela um pouquinho
sobre isso quando existe a obrigatoriedade de você colocar produto nacional no mercado com muitas vezes você vai ter produtos ruins ou produtos mais baratos ou produtos que são feitas as peças porque o produtor precisa colocar um o brasileiro então ele não faz questão de a não quero esse anão eu quero um filme melhor ele vai comprar o que tem se o mercado está oferecendo para ele um debochado ele vai colocar e vai exibir e mais era sucesso de bilheteria agora a gente fala que ensinam brasileira só e se uma pessoa que adora repetir você tem
que pensar que o cinema brasileiro responde ao que o público que é e na época era bom no chanchada esse tipo de cinema erótico era muito bem vindo e era muito querido pelo público não vou pensar que o cinema brasileiro é tão bom quanto o seu público aí você tem a fórmula matemática essa matemática do amor de cinema brasileiro enfim eu quero falar muito mais sobre bruxaria em outro vídeo porque dá pano para manga isso aí mas o esse período acabou caindo em declínio por causa do surgimento do se impor nos mesmo por no hardcore
que tinha cenas de sexo explícito não vamos fechar acabou perdendo um pouco do seu do seu charme e então a gente deixou esse de lado apesar de que ela ainda continua presente assim as marcas da pornochanchada ainda continua presente durante muitos anos em vários filmes brasileiros que a gente tem uma necessidade de mostrar cenas mais íntimas cenas mais calientes a gente tem isso inclusive novela que faz parte do imaginário brasileiro quem sabe que só vai sair do que há uns 30 50 anos que as pessoas vão parar de achar é importante colocar as intimidades no
cinema e nos anos 80 temos o período das trevas do cinema brasileiro que é uma crise total com a dívida externa nos anos 80 a gente produziu muito menos filme mas apesar da gente está entrando em nadar gay diz do cinema brasileiro a gente ainda tinha além do curta que foi criado em 75 e aprimorado em 84 essa lei do curta exigia que antes da exibição de qualquer longa metragem aparecesse um curta metragem no cinema isso foi muito muito bom por que motivou os produtores a pegarem suas câmeras e ir lá e fazer em e
é legal você criar essa essa bagagem de você vê um curta e um longa porque cada um tem um formato diferente cada um tem uma narrativa diferente então com formação de público também acho muito legal não apenas como formação dos profissionais de cinema porque já falei naquele vídeo lá sobre como ser cineasta que fazer curta o melhor jeito de você praticar e aprimorar sua arte então a mesma maneira que o público se o público está acostumado a ver um curta e logo depois um longa ele consegue entender como essas histórias caminhos 1 e pensem diferente
sabe um curta metragem tem mais ou menos 15 minutos de acordo com a ancine eo longa vai ter acima de 90 minutos então o tempo que você dedica a cada apresentação de cada ato e o quanto você vai se aprofundar em cada personagem quanto aquela história de tocar isso faz muita diferença a gente acha que subestima o poder do curta e nessa época da lei do curta eu acho que é o maior exemplo da importância dele para o fortalecimento do cinema brasileiro e também como uma ferramenta de de público é você faz o público chegar
mais perto ou entender cría bagagem e só que aconteceu em 1990 eu nasci mas não apenas isso era collor de 90 a 92 foram os reais do ar quentes foi a idade média no cinema brasileiro porque a gente teve a extinção de todas as ferramentas de cinema tá certo que o colo também pegou o governo numa situação bem precária por causa da dívida externa tudo mas tal mas ele confiscou quando todo mundo quem era vivo naquela época sabe e se você já viu o choque de culturas já entendeu que você tinha 2 mil na conta
você dia seguinte tinha 90 reais e se você tinha 200 reais estava devendo quatro mil na verdade não é real naquela época mas entendeu a idéia é a gente teve a extinção da embrafilme do consigny da fundação do cinema e até do ministério da cultura em 1992 apenas ou filme foi lançado no brasil que era de walter salles chama a grande arte e era falado em inglês então se você acha que foi ruim o color confiscar sua poupança imagina para quem vivia de cinema que não apenas teve alguma coisa complicada mas assim cabe no trabalho
que eu faço agora então esse foi um período muito muito sombrio mas sabe aquele ditado de que sempre fica mais escuro logo antes da alvorada e foi isso que aconteceu logo depois mais ou menos em 92 quando o olympique no colo até 2013 tem um período do cinema brasileiro chamado de retomada que é um período que provavelmente você conhece e não sabia que se chama assim ele é muito importante pra muitos aspectos inclusive o que a gente está vivendo hoje em dia a retomada aconteceu porque o governo collor acabou ea gente viu que a gente
precisa investir em produção nacional cultura clara os investimentos investimentos investimentos tivemos a criação da lei do audiovisual se você não entende muito bem o que faz as leis e como elas se relacionam com cinema leonela e do audiovisual eu tenho um vídeo super completo no canal que é sobre leis de incentivo agente falso lei rouanet lei do audiovisual é fundo setorial eu ia convidados no link minha professora na faculdade então o período da retomada começa com a lei do audiovisual sendo criada criação da ancine e o filme que inaugura este período histórico é conhecido como
o carlota joaquina princesa do brazil da carla camurati foi o primeiro filme e depois dessa dessa era sombria que a gente teve na história do brasileiro ea partir de então a gente teve um aumento cada vez maior de produção de cinema brasileiro e de bilheteria também nesse período da retomada a gente teve a criação da globo filmes que as indústrias a rede globo que dominava o mercado de televisão falou assim olha só esse negócio que se chama cinema que a gente não tá aproveitando criaram a partir de cinema e se você for comparar sim com
o tamanho do que é a globo na televisão a partir da globo filmes até que é bem modesta mas se você comparar com o mercado do cinema naquela época eles abraçaram eles chegaram pra ficar mesmo os filmes mais importantes dessa época são cidade de deus de fernando meirelles e carandiru de hector babenco e até a tropa de elite pode ser incluído aí o zé padilha e você vê que não apenas teve comédias mas também filmes que foram muito importantes artisticamente visualmente eles têm desafios dentro deles que não são apenas um roteiro contar uma historinha eles
tinham um enquadramento um movimento de câmera e é uma um pouco de cinema de guerrilha só que também tem muita muito investimento e muito cuidado com o filme que está sendo feito sabe não era um filme simplesmente a vontade a galera fazer esse tipo de investimento especialmente porque usava o dinheiro da lei do audiovisual talvez fosse um dos mais importantes e se você não vence três filmes olha só quando você deixa esse vídeo quero que você vai ver a favor é muito importante para nossa cidade por último temos pós retomada depois de 2003 que a
gente faça porque se deslumbre a gente tem um recorde de bilheteria em 2013 o brasileiro bateu recorde de lançamentos de longas e de bilheterias a gente teve 127 longa sendo lançado só em 2013 sendo que nove desses longa metragem estiveram mais de um milhão de espectadores que imagina lá atrás aquele fiozinho que vive uma salinha de setembro e tal virou isso virou uma indústria viram uma coisa muito maior que esse período pós retomada está sendo muito legal eu acho que ele é uma consolidação da indústria a gente tem muitos filmes de comédia a gente tem
é minha mãe é uma peça que foi líder de bilheteria meu passado me condena se em hollywood que aí eu coloco um mega store risco pra você prestar atenção nesse filme eu fiz um vídeo no canal sobre o shaolin do sertão que foi o segundo filme do diretor do sine hollywood e eu falo sobre a importância da acidez regionalismo sabe que eu acho que o cinema brasileiro apesar de ser muito interessante muito rico muito muito variado eu acho que ainda fica muito no eixo rio são paulo sabe eu como uma pessoa que foi criada fora
desse eixo que ganhar em curitiba cresci lá eu não me via muito apresentada então eu acho muito importante a gente ter essa diversificação inclusive na linguagem acho que o português que se fala no cinema é o português carioca português paulista você vai para o norte eo nordeste é para o sul é outro idioma é sabe eu acho que a gente devia adotar esses dialetos com o dialeto mesmo para manter essa linha viva esse período pós retomada ainda está muito em aberto é como eu falei pra vocês os períodos históricos eles são feitos e analisados e
fechados empacotados depois que já passou um tempo os historiadores olham para eles e conseguem ver o que mais bombou que tinha ver qualquer ideologia e tudo mas não nesse período pode ser tomada que é o que a gente está vendo não dá pra saber exatamente o que está acontecendo mas a minha aposta é que a gente vai desenvolver cada vez mais o cinema de gênero assim como grandes avanços que a gente teve que durante essa história toda que acontece esse vídeo enorme e vários momentos históricos a gente se inspira lá fora a gente tem muitos
nessa querem explorar uma narrativa mais de gênero não apenas ficar nessa coisa de comédia ou drama saber comédia e drama sempre esperaram muito no brasil e documentário também então a gente está tendo o surgimento de filme de terror filme de suspense o filme de ação ficção científica cara-a-cara ficção científica no brasil tem muito pouco filme de ficção científica sabe e além desse dessa consolidação do gênero destino do filme de gênero no cinema brasileiro eu ainda tenho a aposta de que a gente vai começar a investir cada vez mais dinheiro no cinema graças ao youtube porque
o youtube é uma ferramenta gratuita pública e de qualidade a gente pode colocar os nossos nossas limitações o que a gente quer se fazer sem compromisso no youtube no vinho a gente pode fazer a nossa arte é aflorar com internet sabe foi mais ou menos quando a galera da usina e passou para os blogs estão a galera que fazia aqueles filmes mais experimentais eles conseguiram fazer uma exibição zimbro amigos e tal hoje em dia você consegue botar isso no youtube às vezes consegue fazer até um financiamento coletivo para fazer com que o seu filme saia
do papel recentemente eu fui jurado no concurso de curtas canal brasil e um dos filmes era é feito por claudio fã então a gente tenha essa vai ter essa separação os filmes que são baixo orçamento eles vão acabar indo pra internet vamos conseguir seu espaço em plataformas gratuitas e os filmes que vão para a sala de cinema mesmo eles vão pra brigar com o leão grande porque pra você bater de frente com star wars que o espera bater de frente pesado então céu brasileiro está investindo em filmes de gênero e filmes com muito investimento e
que são visualmente bonito não só aqueles filmes que você olha e sabe que muito dinheiro foi gasto mas você fica pensando onde é que foi esse dinheiro porque o povo é muita coisa legal que não sabia que o resumão se você quer saber um pouquinho sobre cada momento histórico e conforme o tempo for passando a gente vai desenvolvendo aqui no canal que a gente vai fazer um vídeo sobre cada um desses momentos para se aprofundar mais para explicar mais o surgimento das ideologias o declínio não é isso esse foi o gostinho mas aqui em baixo
se encontra todos os links todos os vídeos todas as coisas interessantes que vale a pena você acompanhar espero que tenham gostado dessa viagem no tempo nossa senhora a gente acabou a energia da cidade é o único entre um ano e outro quero muito saber o que vocês acharam e se resumam aqui em baixo os comentários e quero saber se você tem alguma informação que é que eu não tenha colocado essa pesquisa vai ajudar também para fazer outros filmes sobre cada um desses momentos recomendações de filmes gente é sempre muito bem-vindo quero saber o que você
acha desse vídeo e também quero o seu like não esquece se inscrever aqui no youtube no canal brasil todos os dias tem conteúdo novo todas as quartas-feiras está aqui pra falar de cinema bob por aqui espero que tenham gostado do rio de hoje ea gente vê na semana que vem tchau bom agora vamos fazer um pingue pongue aqui ok um parceiro meu pai um país brasil um canal e se um botão inscreva se muito obrigado pela sua presença no nosso programa e para mais vídeo como e se inscreva se no canal do canal brasil explica
clínica clínica clínica clínica clínica clínica