Conto - Brasil Escola

297.79k views1847 WordsCopy TextShare
Brasil Escola Oficial
O conto é um gênero muito popular entre os brasileiros (e também entre os vestibulares que trabalham...
Video Transcript:
[Música] E aí pessoa beleza bom muito bem-vindo mais uma vez aqui ao nosso canal hoje eu vou falar com vocês sobre conto essa poderosa narrativa que é uma preferida entre os brasileiros né os brasileiros gostam muito de conto e hoje eu vou dar uma aula sobre isso para você muito bem Ah vamos começar pelo começo né vamos começar pelo princípio antes da gente falar de conto a gente precisa falar da tipologia textual que predomina no conto que é a narrativa bom mas isso eu já falei tem um cardz inho aqui ó da aula sobre narrativa
que traz todas as características essenciais de uma narrativa ou seja presença de um personagem narrador conflito clímax desfecho tudo isso a gente já abordou te convido para assistir essa outra aula mas se você já assistiu essa aula então vamos embora pro conto muito bem o conto é uma narrativa muito curta difícil de ser definida vários autores já tiveram essa árdua tarefa dentre eles o escritor Edgar alanou um excelente contista né um um contista de mão cheia um cara que escreveu histórias curtas e que fez um trabalho excepcional outros também se aventuraram nesse caminho como o
argentino Júlio cortazar também grande escritor né escreveu o jogo da amarelinha Entre várias outras obras aí eh muito importante também deu sua contribuição sobre o que que era conto e basicamente o que os estudiosos de contos falam né é que essa narrativa é uma narrativa curta bem menor do que o romance é uma narrativa que deve ser lida de uma sentada só né então não existe uma definição exata sobre quantas páginas ou sobre que número Quantas palavras tem que ter porque afinal de contas Isso é muito difícil de ser definido especialmente no mundo hoje em
que a gente tem né maneiras diferentes de diagramar uma obra então a mesma obra pode ficar com número de páginas diferentes se diagramado por uma empresa diferente mas enfim isso não é tão relevante assim afinal de contas há outros atributos interessantes pra gente discutir aqui sobre esta narrativa bom o que eu queria enaltecer aqui com vocês em relação ao conto é que além desses dois autores nós temos grandes autores aqui no Brasil que também escreveram bons contos né bons contistas eu colocaria aqui o Machado de Assis como sendo um dos maiores contistas que a gente
já teve um dos maiores escritores que a gente já teve foi também um grande contista né Nós temos a clariss Lispector que foi uma autora Ah que morreu em 77 e que também escreveu obras sensacionais de contos temos a lija Fagundes tes uma excelente escritora que também fez um trabalho Sublime em relação a esse tipo de narrativa e aí o que a gente percebe é que essa narrativa Diferentemente do romance que é uma uma espécie de herdeira da epopeia né aquele gênero clássico Ah o romance ele é mais longo ele é mais mais arrastado né
é aquela narrativa eh cujos elementos da sequência dos fatos acontec num espaçamento maior as personagens no romance também são personagens mais estereotipadas né são personagens mais semelhantes ali ao herói mesmo à tradição daquele herói que existia na epopeia no conto não tem muito isso no conto o personagem ele não tem tantos estereótipos assim a ideia do conto na verdade é tentar contar uma história curta de modo que no final a gente consiga ter uma reviravolta né que a gente consiga fazer um clímax que seja interessante e que isso possa chamar a atenção do leitor essa
história ela está absolutamente em aberto não existe um tema específico quando a gente falou sobre crônica né nas outras aulas a gente colocou aqui que a crônica tem um viés mais cotidiano né Tem uma coisa mais voltada aí pro dia a dia pro conto não dá pra gente falar isso até porque nós temos subdivisões né Temos vários tipos de contos diferentes então tem conto por exemplo que se passa na cidade tem um conto que tem um gosto aí de de CO2 né de de de óleo diesel mesmo de fumaça tem outros contos já que tem
uma característica de serem fantásticos a gente até vai ter uma aula sobre conto Fantástico também Outros Contos já apresentam uma categoria de uma característica de investigação né o próprio Ed Gal rampou foi um dos primeiros a fazer esse tipo de literatura no mundo uma literatura de investigação de mistério né outros já vão fazer uma literatura que é essencialmente de terror mesmo assim para você ficar com medo daqueles fatos que estão acontecendo E por aí vai existem inúmeros outros tipos de contos nós não vamos nos delongar a respeito disso porque o nosso objetivo aqui é ficar
no CNE da questão é ficar em cima daquilo que é essencial Beleza então assim se a gente tivesse que definir essa narrativa com duas palavrinhas eu diria que ela é uma narrativa curta e densa certo Ou seja é uma narrativa rápida só que é uma narrativa pesada né uma narrativa que que deixa a gente realmente envolvido então a gente fica preso dentro da história enquanto a gente não acaba de ler Ok então essas duas características são essenciais pra gente poder entender o conto outra coisa que é muito comum também nesse tipo de narrativa é o
fato de ela ser muito rápida né assim uma uma uma rapidez que corresponde muito a esse momento que a gente vive hoje a contemporaneidade ao mundo como ele é então o conto ele meio que prenuncia esse tipo de vida que a gente tem hoje né Essa rapidez da narrativa dos fatos acontecendo você não tem tanto detalhe né então você tem um grande teórico também do conto que também foi um grande escritor o Anton tchekov ele também vai falar sobre isso ele vai falar assim olha não se atenha detalhes quando você escreve um conto você só
vai detalhar alguma coisa se ela realmente for muito relevante a narrativa então Diferentemente do romance que você tem lá descrição né do ambiente de como é que as coisas estão acontecendo não no conto você só descreve aquilo que é essencial ou seja a tipologia textual descrição ela já aparece menos no conto do que no romance no no conto a essência vai ser mesmo da narratividade da sequência de fatos que tá sendo contada a respeito disso né né de dess do conto ser rápido e tudo mais alguns autores começaram a pensar sobre qual qual seria o
tamanho do conto né que é isso que eu falei mais no começo da aula mesmo e não chegando a um tamanho máximo eles conseguiram pensar num tamanho mínimo né então aqui no Brasil o escritor Marcelino Freire até organizou uma coleção de microcontos beleza e esses microcontos ficaram reunidos no livro que se chama os 100 menores Contos Brasileiros do século vale muito a pena ler esse livro se você você encontrar né porque é um livro esgotado já mas é um livro divertido porque traz contos aí assim com uma pequena frase né que condensam ali todos os
elementos do conto Ou seja você tem um personagem você tem um um um evento que é problemático para o personagem resolver conflituoso você tem um desfecho rápido porque tudo acontece ali naqueles poucos caracteres eu Marcelino Freire sugeriu isso né que os Escritores produzissem esses microcontos aí com pouquíssimos caracteres do do tamanho mais ou menos de um tweet vale a pena dar uma olhadinha nesse livro aí também bom o escritor argentino rulo cortazar ele definiu bem fez uma excelente comparação do romance com o conto Ele disse que se fosse possível a gente colocar o conto e
o romance dentro de um ring de box certamente o romance venceria a luta por pontos enquanto o conto venceria por knockout para quem não tá muito ambientado aí com o esquema das lutas o que acontece numa Vitória por pontos é que essa é uma vitória que é muito muito arrastada muito demorada são vários encontros que os lutadores têm nos rounds até que no final Se decida qual acertou mais golpes e conseguiu ganhar o knockout já é aquele final surpresa né ninguém tá imaginando aquilo que vai acontecer a luta está acontecendo e do nada pá acontece
né então rulo cartaz já fez essa comparação brilhante aí para trazer pra gente mais uma noção de como é que a gente pode pensar o conto E aí tem uma coisa interessante no desfecho do conto que se assemelha um outro gên textual que é a tirinha você já reparou que a tirinha normalmente ali na horizontal três quadrinhos aquele último quadrinho ele sempre é uma quebra de expectativa em relação ao que se disse anteriormente já reparou que aquilo ali impacta a gente o humor normalmente Tá concentrado naquela última fala porque de algum modo ela diz respeito
a algo que se esperava antes e que foi no sentido contrário pois bem o conto tem mais ou menos esse sentido porque a gente não sabe aonde vai se dar a história né Eh quando você pega um conto do Machado de Assis você não sabe como vai acabar você vê as linhas se aproximando do final e você fala eu não imagino como é que isso aqui vai acabar e aí de repente o machado brilhantemente com duas frases ali com um parágrafo curto ele consegue resolver toda a questão Então isso é uma característica na hora de
escrever um conto antes de começar a escrever o conto eu já tenho que ter em mente como é que eu quero terminar Exatamente porque precisa dessa punchline tá vai aparecer aqui na tela esse nomezinho Punch Line que é o mesmo que quebra de expectativa essa é uma linguagem típica da tirinha Tá bom mas que a gente pode adaptar aqui pro conto também bom para terminar eu gostaria de te sugerir que leia os contos do Machado de Assis do mestre Machado de Assis larga de preconceito com o Machado de Assis muita gente não gosta ah a
linguagem é difícil Ah o machado é isso Machado é aquilo Machado é genial a partir do momento que você entender isso você nunca mais vai conseguir sair da literatura e isso vai penetrar em você de modo muito Positivo né as suas Produções vão melhorar muito então eu vou deixar aqui uma sugestão pra leitura dos Contos do Machado de Assis está em Domínio Público Você pode ler na internet gratuitamente e em especial ao conto a cartomante que para mim é um dos que melhor ilustra essa aula que eu dei hoje beleza bom eu vou ficando por
aqui eu agradeço Mais uma vez você ter me acompanhado até agora não se esqueça de se inscrever no nosso canal de dar seu joinha aí segue a gente nas redes sociais que estão linkadas aqui abaixo e a gente se ver numa outra oportunidade [Música] valeu
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com