vamos orar senhor acabamos de ouvir o teu amor que não pode ser medido que não pode ser explicado muitas vezes mas mas mexe profundamente conosco e pedimos que o senhor nunca nos deixe de olhar pro teu amor de forma fria que o senhor sempre mexer com o nosso coração e nos faça responder ao teu amor de forma gratuita de forma duradoura pedimos que agora à medida que ouvimos uma palavra o senhor nos leve a ponderar as coisas com a ótica da tua santa palavra isto é que a gente aprenda a olhar para esse mundo como
um mundo criado bella mente criado por ti mas que também foi corrompido pelo nosso pecado e carece desse amor incomensurável pra ser transformado para ser renovado para ser colocado no seu devido lugar digamos que o senhor nos de uma cosmovisão cada vez mais condizente com sua santa palavra que pedimos que tu use este momento tratar em nome de jesus amém pedi pra você abrir a sua bíblia em ezequiel 16 antes de a gente leu o texto eu quero lembrar o que eu estou falando porque eu sei que sempre tem pessoas que chegam no meio da
semana no pv e às vezes não pegaram as palestras anteriores além do que até para nós que já ouvimos as anteriores é sempre útil a gente conectar a com a verdade a verdade de deus que já foi exposta então vamos lá nosso tema é uma cosmovisão cristã e pra tal nós estamos estudando devagarzinho o que não só o que causa uma visão mas algumas partes de ter uma cosmovisão formada no primeiro dia eu defini brevemente o que cosmovisão ea gente falou de uma dicotomia que é muito a predominante no pensamento moderno inclusive no cristianismo e
aí eu disse o propósito da palestra era mostrar pra gente nesse de ter uma visão holística abrangente é devida a partir da nossa fé cristã não só de vida religiosa não só de vida eclesiástica de vida total a partir da nossa fé ontem nós e eu expliquei que há uma das formas da gente expressar a cosmovisão cristã e combina com as escrituras é através de uma história porque a bíblia faz isso na verdade eu disse quase metade da escritura é vem é verdade de deus que vem em formato de narrativa se vê em um formato
narrativa deus sabe a importância de contar uma história de que há na verdade a nossa redenção não é uma série de proposições e sim uma história de conquista e triunfo do nosso salvador jesus cristo então eu disse que essa história tem quatro pilares ontem nós estudamos criação mas uma das coisas que disse no começo quero reforçar que de novo à medida que a gente lê o texto e prossegue para a segunda parte é que a história não pode ser apenas uma história que a gente conta para os outros ela tem que ser apropriada por nós
você tem que viver à luz dessa história ah eu aprendi isso com um teólogo alguns anos atrás ele fala assim ele falou uma frase interessante que chamou minha atenção ele disse assim frequentemente nós usamos a seguinte expressão você tem que viver o evangelho ele disse assim eu sei você quer dizer mas talvez essa não seria a melhor maneira de dizer lá porquê porque o evangelho é primordialmente uma notícia ninguém vive uma notícia se não lê o jornal e fala assim vou viver é o assassinato de ontem à noite você não vive os e vive a
à luz da notícia por causa da violência presente na cidade é que se fala dos seus filhos assim ó cuidado quando você sair você pegar o ônibus ou coisa do tipo você vive à luz da notícia a mesma coisa acontece quando o evangelho nos atingir a gente não vive o evangelho estritamente falando a gente vive a à luz do evangelho à luz da notícia a notícia transforma a nossa maneira de enxergar então o que eu quero dizer que cosmovisão cristã é quando a verdade bíblica quando a história que começa na criação e hoje nós vamos
ver a queda é o segundo ato desse desse drama dessa história aí quando a gente começa a viver à luz dessas coisas elas têm que ser encarnados apropriadas não é só o que a gente conta ontem o brinquedo foi assim criação para vários de nós é histórico que a gente conta a escola dominical pequenininhos a gente quase não fala de criação ontem a gente viu apenas um pouco das implicações que a doutrina da criação tem pra nossa vida hoje a gente vai falar de queda porque também tem que ser discutida e apropriada à então guarde
isso porque não pode ser uma história que você só conta como se tivesse fora de você ela é a sua história você alguém criado que caiu foi alcançado por cristo e um dia vai ser totalmente restaurado então criação queda redenção em consumação também a sua história na sua história da bíblia é a sua história tá por isso ela precisa ser apropriada e entendida nas suas implicações bem eu quero é com vocês esse que é o 16 mais uma vez como um texto que nos dá o pontapé inicial da nossa discussão eu não tenho feito exposições
aqui eu disse para vocês no começo que eu não faria exposições a gente está tratando de um tema mas olhando para a escritura e tentando aprender a das escrituras sobre esse tema que é cosmovisão então as passagens que eu tenho lido nos dias anteriores ea de hoje também ela não é o todo da minha fala mas ela tem um aspecto importante que eu vou trabalhar na minha fala tá deixa eu explicar ezequiel 16 antes de começar a leitura a partir do versículo 15 ezequiel 16 é um dos capítulos que mais me chocou na minha adolescência
eu aprendi isso com meu querido e sabe o pai ele falou assim filho ezequiel 16 é um tapa na cara do povo de deus porque porque ele conta a história de jerusalém simbolizando o povo como sendo uma criança que foi largada pelos pais naturais no seu sangue ela tinha sido parida e foi jogada em meio ao seu sangue e deixada lá e aí deus é representado pelo homem que passando pelo caminho ver a criança e toma criança pra c ele protege essa criança ele a lava ele cuida ela cresce ela fica bonita ela vem a
ser moça o texto fala que os seus seios então surgem em sinal de que agora ela é uma mulher ele veste essa mulher com as suas roupas ea sua beleza e no tempo próprio ele se casa com ela ela se torna sua esposa até aqui até o versículo 14 a história é linda é no 15 que a porca torce o rabo no 15 começa assim mas esse massa desgraçada confiaste na tua formosura e te entregaste a lascívia graças à tua fama graças à sua fama de ingresso na síria por causa dela e te oferecer este
a todo o que passava para seres dele tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados de diversas cores nos quais tipo ç prostituísse ti tais coisas nunca se deram e jamais se darão tomaste as suas jóias de enfeite que eu te dei do meu ouro e da minha prata fizeste status de homens e de prostituição com elas tomasse os teus vestidos bordados e as cobriste o meu olho e o meu perfume puseste diante delas o meu pão que te dei à flor da farinha e óleo mel com que eu te sustentava também puseste diante
delas em aroma suave e assim se fez diz o senhor deus demais tomar seus filhos e as duas filhas que me gerais ti o sacrificasse a elas para serem consumidos a casa é pequena a tua prostituição natasha meus filhos e os entregasse a elas como oferta o fogo em todas as suas avaliações e nas duas prostituições não te lembraste dos dias da tua mocidade quando estavas no e descoberta a revolver ti no teu sangue eu acho que esse texto incorpora bem uma das coisas que eu quero trabalhar no dia de hoje que como queda tem
a ver com pegar a boa criação de deus que ele deu para o nosso desfrute de leite para que apontasse as glórias e perfeições dele e nós agora tomamos essa criação dele usarmos contra ele a queda tem muito a ver com tomar aquilo que é de deus é propriedade dele que ele entregou para o seu deleite mas reverter de tal forma que você usa contra ele então voltando numa analogia que eu falei ontem queda é tomar a estrutura que deus fez e ao invés de direcioná la para a glória dele é direcioná-la contra ele tá
para vergonha do povo de deus e para a de informação eu acho que a esse texto nos ajuda eu nem ia parte mais forte do texto texto vai ficando mais grosseiro para frente vai falando de comum essa mulher que é o povo de deus a representa o povo de deus ela vai se tornando insaciável na maneira como ela se entrega aos seus vizinhos a idolatria que não sacia ela faz se entregando aos homens por causa da sua virilidade começa a escrever umas coisas assim do tipo você se encantou com eles porque eles eram mais másculos
fazendo uma referência ao seu órgão genital tipo assim colocando nesse nível deus descreve a coisa de forma tão feio assim ó vocês são piores que prostitutas deus fala do seu povo porque prostituta ainda faz isso porque ganha dinheiro vocês não vocês pagam os seus amantes ezequiel 16 é um em um texto assim que derruba gente mas descreve de uma maneira gráfica o que que é a queda o que ela significa à luz da beleza que deus fez para o seu deleite mas para que ela levasse você a se voltar ao senhor para que levasse os
homens a se voltarem ao senhor e no entanto eles distorceram isso eu não quero falar de pecado hoje e vai parecer que nossa fala vai ser só deprê mas eu espero levar você a entender como ela é necessária pra gente tenha não só entendimento melhor da redenção mas a gente tenha encanto maior pela redenção redenção se torna mais vivida quando o nosso pecado não é esquecido conversa com gente nova convertida coisa mais gostosa do mundo ele fala assim pastor senhor não sabe de onde jesus me tirou ele quer dizer assim ó está muito claro na
minha memória quando o pecado ainda está muito claro na memória da gente nosso amor e encanto pelo senhor jesus cristo é maior quando o nosso pecado ele ficar sepultado ele começa a ficar esquecidos sai da nossa vista jesus é bom é legal assim mas ele perde o encanto ele perde a maneira cativante com a qual a nos atrai para si por isso é necessário a gente fala disso hoje eu espero que nos dê um aspecto a mais para a formação da nossa cosmovisão bem a primeira coisa que quero dizer eu vou dar os pontos daqui
a pouco é pecado não se refere a bíblia não se refere apenas aos nossos atos palavras e pensamentos a bíblia ela vai mais longe do que a gente está habituado a falar nós falamos de pecados normalmente como coisas que a gente faz ou deixa de fazer mas a escritura muitas vezes trata pecado no singular não no plural porque porque o pecado não é o que faz que você faz é o que está dentro de você que leva você a fazer o que você faz entendeu você não é pecador porque você peca você teca porque você
é pecador pecado na escritura é mais profundo do que só alguns maus hábitos que eu tenho é alguma coisa que eu vou para um determinado programa acampamento retiro de casais e eu resolvo rapidinho corta esse hábito resolvendo o problema do pecado pecado na escritura é mais profundo jesus falou que não é aquilo que entra dentro de nós que nos contamine mas o que sai do coração lembra que eu falei de coração é aquilo que é profundo é difícil de ser mudado pois é lá que pecado reside por isso que a escritura às vezes trata pecado
no singular porque é o que leva a gente a fazer o que a gente faz ao falar de pecado é no decorrer dessa palestra pode ser que você tenha a impressão de que o pastor está sendo assim tatá depreciando demais o ser humano mas eu quero que você entenda que é exatamente o contrário eu vou falar do pecado e vou falar algumas coisas que são importantes para a gente entender a queda mas não significa que eu estou denegrindo o ser humano é o contrário é porque a gente tem uma visão alta de deus e daquele
que foi feita à imagem de deus que pecado é tão ofensivo é porque a gente exalta a deus e diz quem a imagem de deus é tão encantador então tão cheio da beleza de deus que pecado é tão ofensivo porque não é simplesmente fazer mal a uma criatura é fazer mal à imagem do próprio deus por isso que a gente leva o pecado a sério porque a gente leva deus a sério porque a gente leva as pessoas a sério é por causa da nossa alta há a perspectiva de deus e da sua imagem é que
nós falamos de pecado como coisa séria tá por isso que a gente precisa ter uma cosmovisão moldada pela realidade que vivemos no mundo caído com efeitos tanto dentro quanto fora de nós você vai ver ao longo dessa palestra que o meu desejo que você compreenda que o fato de ter havido uma queda no capítulo 3 genesis molda o nosso mundo fora e dentro de nós as coisas mudaram fora e dentro de nós a ponto de que se você deixa isso de lado sua visão começa a ser muito o tópica da realidade se você não compreende
as implicações da queda você não tenha a percepção do mal que o pecado trás por isso que eu quero trabalhar com essa idéia de que nossa cosmovisão tem que ser moldada por essa realidade eu tenho três pontos então se você gosta de notar eu vou falando um por um o primeiro ponto e são são pares de palavras tá eu vou sempre usar duas palavras o primeiro ponto é a profundidade e abrangência e profundidade e abrangência vamos lá então ontem eu falei de estrutura e direção eu disse que deus criou ou a estrutura criacionismo e ela
é boa eu falei de diferentes áreas da ordem criacionismo no final a gente falou sobre a soberania de esferas e as esferas elas são por criação boas mas por causa do pecado a direção e que vai ser ruim então hoje queda vai tentar nos ajudar a discernir a diferença entre estrutura boa e direcionamento mal e não é fácil de ser nisso que essas coisas são entremeadas a gente normalmente joga o bebê fora com a água suja tá a gente joga tudo fora mas isso tem a ver com aqueles extremos que eu falei no primeiro dia
que ou você rejeita tudo ou você diz nada a ver mas isso é falta de discernimento a gente tem que compreender a boa estrutura de deus sendo direcionada de forma pecaminosas então é isso que a gente vai tentar trabalhar nessa palestra então quando eu falo que ela é direcionada de maneira pecaminosas é porque nós somos a manchados pelo pecado em todas as áreas da nossa vida e esse é um ponto que a bíblia deixa bem claro e você não pode perder de vista às vezes a gente tem a impressão de que a gente tem bons
momentos na vida né às vezes a gente é levado a pensar sim que hoje foi um dia sim 96 espiritualmente falando das idéias seria perfeito mas foi 9 e meio eu posso eu fiz um golaço o la nación eu fui a única às crianças eu ajudei às pessoas necessitadas na igreja estava lá até fechar as portas trabalhei que nem um camelo vai terminar o dia fica aquela sensação de que não vou dar 10 que também é e assim chama 9 meio foi e às vezes a gente tem essa impressão mas a escritura ela humilha gente
dizendo que a gente não sabe nem comemorar lembra romanos 8 16 para a gente não sabe orar como convém isto é até nos seus melhores momentos e não é lá aquelas coisas os seus melhores momentos você não é lá aquelas coisas quando você olha você não olha como convém quando você faz o que é bom o tipo dar um presente para seus filhos jesus vai assim até vocês que são maus sabem dar bons presentes jesus fala assim até vocês que são maus sabem dar boas da vida dos seus filhos ele não fala muito bem papai
não fala assim ele chama você e eu dê mal né dizendo que nós temos pecado até nos nossos bons momentos e eu quero mostrar isso porque porque parte de moldar a nossa cosmovisão à luz da queda é entender como pecado está entremeado com coisas boas não é dizer que o dar presente ao filho é mau mas é que nós podemos fazer a aam as coisas corretas mas entremeado com coisas que não são corretas eu quero dar alguns exemplos é cotidianos vamos falar de uma coisa que é fácil a gente identificar como sendo boa mas eu
quero mostrar também um lado que pode ser negativo fala de esporte em nosso esporte a esporte é uma coisa boa de claro que bons - quem pratica esporte porque é fonte de saúde né é para quem pratica claro não assistir assisti não te da saúde nenhuma só deixa o barrigudo tá mais pra quem assiste também a fonte de diversão faça nosso eu amo assistir meu futebolzinho ou qualquer outro esporte que você curta então esporte por esse lado de fonte de saúde fonte de lazer ele é bom mas o mesmo esporte que é bom a gente
sabe que no mundo dos esportes a ganância de quem o promove no mundo dos esportes a lesões para o atleta que busca alto desempenho no mundo dos esportes a paixão idólatra por quem torce então ainda que esporte seja bom para a saúde se praticado corretamente para lazer ele é tão entremeado com o pecado que a gente pode falar que o mesmo sport tem idolatria ganância e lesões entendeu o mesmo esporte bom agora isso significa que a gente não pode taxá-lo de só mal ou só é bom quando a gente diz é só bom a gente
ingênua é igual quando você era mais novo talvez você tenha a ver se ainda fala isso eu lembro que houve isso quando era mais novo mas nem criança pode ficar china e televisão tem que ler leitura coisa boa a depende mas a gente trata a leitura quase como se fosse assim universalmente bom é para tirar a criança do videogame era criança mas tem leitura que não presta agora ler é uma coisa boa desenvolver a imaginação vocabulário expressão é retórica traz benefícios claro que traz lógica claro que traz mas significa killer em si mesmo é sempre
bom não mas a gente fala quase como se fosse às vezes a gente perde de enxergar o pecado entremeado com coisas boas pelo exemplos pessoais para você entender e até agora vou mexer em coisas que às vezes a gente se orgulha mas a gente comete nossos pecados quando a gente se orgulha de algumas das nossas virtudes a mulher que é determinada a resolver suas tarefas do dia a dia ela é uma pessoa organizada a já tá pensando que a fulana na sua cabeça pois a mulher pré adesão à mulher organizada mas que demonstra atenção ó
ela demonstra certa impaciência com quem não acompanhou seu ritmo ela rezou agora atenção atenção à minha pergunta quando ela resolve as coisas rapidamente é porque ela é organizada ou porque ela é impaciente sabe o que é legal o legal disso é porque a gente está acostumado a apitar preto ou branco a gente não precisa dar uma resposta única até porque freqüentemente atenção freqüentemente nossas virtudes vêm acompanhadas de alguns dos nossos maiores defeitos você pode demonstrar virtude de ser organizada e com isso não ter paciência com quem não é as duas coisas serem verdadeiras na mesma
pessoa vamos dar um outro exemplo agora fala dos homens estava esperando o pastor ainda bem mas vamos imaginar um líder na igreja um homem que é líder na igreja e as pessoas já falaram pra ele que ele tem discernimento pra enxergar o engano no coração das pessoas quando ele está trabalhando com alguém assim ele tem uma percepção impressionante ele fala assim se a pessoa tá não está bem encaminhada ele consegue perceber mais facilmente do que outros o engano do coração das pessoas mas por isso ele tem o costume de ser muito rápido em fazer juízo
das pessoas e ele pode fazer uma avaliação negativa de um cristão que está tropeçando na fé que é ao mesmo tempo verdadeira mas diz caridosa você conhece gente assim ele faz alguma coisa sobre fulano e é verdadeiro mas não foi amoroso é verdadeiro e isso não é ruim isso é bom mas a maneira como foi dito não foi boa e aí ele é criticado mas eu falei não falei a verdade falou você não fala direito é possível ter pecado entremeado com virtude de tal forma que fica até difícil a gente enxergar o pecado se alguém
nos confronta nisso disse mas qual é uma mentira né a pessoa que se defende ela se defende dizendo estou fazendo aquilo que é verdadeiro ah mas é porque a gente não enxerga pecado como entrelaçado com nossa atividades rotineiras a gente está acostumado a pensar que uma atitude é só p criminosa ou só do bem sair é esse é filme de crianças que têm do mal e do bem tá na nossa vida normalmente a gente é o do mal e do bem essas coisas são entrelaçadas elas estão misturadas e a não percepção disso faz com que
a gente seja muito muito ingênua na avaliação das coisas ao nosso redor lembra que eu chamei alguns de nós eu sei que alguns não gostaram mas eu chamei de preguiçosos quando a gente descarta tudo ou disse que não tem nada a ver no primeiro dia pois agora vou chamar de ingênua quando a gente diz que tudo é do diabo ou quando a gente acha que é do bem e às vezes essa falta de percepção a leva a gente a elogiar o que não devia ser elogiado pelo menos qualificar melhor eu quero dar um exemplo que
chamou a minha atenção a um tempo atrás a gente pode às vezes julgar a atitude pecaminosas como sendo admiráveis no ano passado teve 11 uma propaganda de uma empresa japonesa chamada akagi talvez você tenha visto isso é porque rodou a internet no qual apareciam vários diretores e funcionários da empresa na frente da sua sede pedindo desculpas ao consumidor porque depois de 25 anos eles tinham aumentado alguns centavos do seu produto que era um picolé um sorvete então o pedido de desculpas era que depois de 25 anos eles tinham aumentado picolé em 20 centavos essa notícia
rodou e apareceu até em programas da rede globo nossa maior emissora com o seguinte comentário impressionante que cultura japonesa lá o negócio funciona a gente foi lá e fez um comentário assim o brasil nunca vai lá funciona é lá onde agora funciona já pensou se a nossa presidente na época dilma tá bom né se a nossa presidente fosse pedir desculpa de cada aumento que tem no brasil que não parava de dar pedir desculpa a reação de todo mundo fala assim encara outro mundo né espetacular ó a empresa reúne todo mundo pede desculpas de 25 anos
eles estão aumentando em 20 centavos o que ninguém percebeu porque não têm como visão cristã ninguém percebeu que por detrás dessa manifestação pública de preocupação havia uma cultura de vergonha tão presente no japão o japão dos samurais que preferem morrer pela sua própria espada do que pela espada do inimigo é uma cultura de vergonha o japão dá comida tão apresentável que beleza é até mais importante do que sabor é a cultura da imagem o japão que tem tantos cuidados com o trato pessoal das pessoas se preocupam em não ofender o outro é uma cultura de
vergonha porque eu tô falando na idéia da minha cabeça sociólogo sabem disso gente que tem boa leitura sabe disso eu não estou dizendo que a empresa fez foi mal é uma preocupação com o consumidor que é impressionante mas por detrás daquilo têm temor de homens e temor de homens é pecaminoso mas a gente não olhou para sua propaganda falou assim que pena né que cultura de vergonha ninguém falou isso ninguém isso mostra que a gente está acostumado a olhar para as coisas ou como só ruins ou como só boas a gente tem dificuldade de enxergar
preocupação legítima misturado com uma preocupação com a imagem a gente tem dificuldade de enxergar essas duas coisas entrelaçadas mas amigo meu ponto é fazer vocês entenderem que nada escapa aos efeitos da queda pecado é abrangente e é profundo quando eu falo pro fundo significa que nós somos manchados na raiz na fonte da nossa personalidade é por isso que a nós nos preocupamos não só com os atos pecaminosos o com as palavras pecaminosas mas com as motivações sabe quando você pega alguém falando alguma coisa que até certa você fala assim fulano não sei se ele falou
assim pela motivação certa o que está possivelmente pescando e que é possível ser apresentável aos olhos dos homens mas se você conhece bem aquela pessoa você talvez perceba que a motivação não é tão santa a escritora fala disso a escritura consegue pegar nossas motivações incas por exemplo a isaías fala que com a boca e com os lábios nós honramos o senhor mas na verdade o nosso coração está distante dele e nós fazemos e cumprimos mandamentos que nós aprendemos maquinalmente a isaías 29 a idéia de que nós podemos estar adorando ao senhor e nossa motivação não
será mais santa por isso eu tô destacando esse ponto para você aprender com as escrituras a não focar apenas nos atos pecaminosos eles precisam será o da nossa atenção mas entender o que os precede porque a gente faz o que a gente faz porque você fica irado por exemplo existem coisas por detrás da sua ira que na hora que elas são acesas a ira vem e assim e aí é tratada de uma forma tão errada que é quase como se fosse assim uma combustão em incontrolável desculpa eu não sou assim mesmo mas tranquilo a gente
está amigo aqui é a pessoa que estoura e acha que consegue consertar rapidinho né explode e consegue resolver o problema rapidinho mas o que falta entendimento a essa pessoa é que existe alguma coisa que leva ela ou ele a syrah existem expectativas sobre como o mundo tem que ser que são erradas e quando as circunstâncias não acontecem ela será feliz e então é isso que a gente tem que aprender pecado nos mancha de tal forma que irão é uma coisa não é uma química quebrou topo do nada não ela tem ídolos lá dentro que leva
a gente a querer o mundo como um nós sonhamos que ele seja quando ela não é a gente fica irado então o que eu quero dizer queda é mais profundo do que são nossas atitudes quem trata da ilha como se fosse esse sentimento ruim faz o que compra saco de pancada contra até 10 da volta no quarteirão tudo um superficial porque tudo trata dos sintoma não trata da causa mas às vezes a gente pensa em pecado assim a gente acha que seja nós cortarmos algumas coisas do sintoma a gente resolveu pecado errado você trata pecado
de forma muito superficial muito superficial pecado tem coisas que o antecedem que levam você faz com que a faz porque queda é um negócio devastador ele afetou até o nosso íntimo inclusive isso faz a gente responder a uma tendência do mundo que parece muito bonita para o mundo mas para nós tem que ser horrorosa o mundo frequentemente fala sobre apreciar a beleza interior quando a gente quer controlar consolar ambiente assim o que importa é a beleza de fora é a beleza de dentro viu eu costumo dizer para as pessoas lá eles fazem gente olhar para
dentro é mais feio ainda negócio é o curuzu porque a escritura revela o nosso interior como sendo a cheio de pecaminosidade então a gente não olha para dentro de si para ser encorajado enquanto o mundo fala assim encontra o herói dentro de sim né a buscar forças no seu interior a gente está dizendo faça o contrário você foi feito para buscar forças fora não dentro de uma expressão que a gente já usou e que as pessoas usam muito mais que eu aprendi com um pastor conselheiro que é uma expressão indevida ele fala assim freqüentemente as
pessoas falam assim eu cheguei na sua igreja e gostando porque acho que encontrei aí ele voltou a se encontrar ea pior expressão de todas primeiro porque você não foi feito para se encontrar seus olhos são pra fora não pra dentro você tem que encontrar outras pessoas não você deus te fez a encontrar outro por isso que o mandamento bíblico é amar a deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo não tem nenhuma andamento na bíblia ame a si mesmo porque ela parte do pressuposto que isso você já faz por natureza mas
a gente fala assim quero encontrar do tipo assim estou tentando me encaixar que eu sei que você quer falar uma coisa boa mas você está buscando a coisa errada que se encaixa se encontra outros que servem e são servidos por você é assim que você se encaixa numa igreja não se encontrando não é uma busca para descobrir o seu interior para saber quem você é saber que as pessoas a enviar sim estou tentando descobrir é um asno buscando a pessoa errada porque ele vai só encontrar a idolatria lá dentro porque não foi feito para isso
ele não foi feito para isso ele foi feito para encontrar outro o seu criador e bons teólogos do passado já disseram que a gente só se conhece quando a gente conhece o criador gente conhece deus que aí a gente começa a se conhecer se a gente não conhece deus então a nossa visão de nós mesmos é completamente deturpada sabe por quê por que deus nos deu a sua palavra ea sua palavra é chamada de espelho o espelho da palavra não é igual àqueles de parque de diversão que deixa você mais alto mais gordo não ela
não distorce ela mostra você do jeito que você é você se olhar no espelho está se achando lindo mas quando o espelho mostra todas as suas imperfeições e fala meu deus por isso a gente precisa de deus para se conhecer porque ele coloca o espelho diante de nós e mostra as nossas imperfeições agora eu tô até agora tô falando mais de pecado pessoal isto é na nossa vida individual mas eu quero que você entenda que na bíblia pecado é tratado como sendo uma coisa cósmica' abra por favor em gênesis 3 a favor e duas passagens
aqui já nesses três versos 17 a 19 juízes três versos 17 a 19 o primeiro texto fala assim e adão disse visto que atendesse a voz de sua mulher e começo da árvore que o teor de nada não comeces maldita é a terra por tua causa em fadiga sobre trás delas dentro durante os dias da tua vida ela produzirá também carlos e abrolhos e turcomenas a erva do campo no suor do rosto comerás o teu pão actores a terra pois dela fosse formado por que tu és pó e ao pó tornarás a ideia é que
a 1 quando adam pk deus não traz conseqüências do pecado apenas pra adão mas para todos aqueles a quem adão representa por isso que a mulher recebe uma palavra de a maldição adão recebe uma palavra de maldição os filhos de adão romanos 5 vai nos ensinar que por causa do pecado do pai da humanidade os que são filhos de adão nascem debaixo de morte é a maldição e ao salário do pecado isso acontece com a terra porque lembra se o homem devia dominar a terra nós falamos ontem do mandato cultural ciúme de ver meu nome
na terra se ela é responsabilidade dele quando ele é amaldiçoado a terra é amaldiçoada por causa do pecado dele e é isso que acontece então o que em gênesis 3 é descrito de maneira bem específica sobre a terra não mais facilitar a produção agrícola agora vai ser difícil vai ser com suor do rosto que ele vai tirar sustento da terra é dito de maneira até mais cósmica em romanos 8 abril em coimbra os oito versos 20 a 22 como os oito versos 20 a 22 diz assim pois a criação está sujeita a vaidade não voluntariamente
mas por causa daquele que a sujeitou na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de deus porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora olha que interessante está falando que a criação está debaixo de cativeiro da corrupção não voluntariamente mas por causa de alguém que a sujeitou e agora ela anseia ser liberta desse cativeiro corrupção se ontem nós falamos da beleza da criação hoje eu quero que você entenda que a criação não é tão bela e
também encantadora quanto ela era e tudo que a gente vende lindo é o que deus na sua bondade ainda preservou mas são resquícios de um mundo perfeito que se foi a escritura coloca a criação de baixo de cativeiro então isso explica uma série de coisas explica porque o mundo é como é porque ele está indo de mal a pior se as pessoas perguntam se a senhora eu acho que o ser humano não tem solução para o pressão para a pobreza para divórcios pra guerra já não sabem explicar por que essas coisas acontecem a bíblia diz
a sabe sim tem uma palavrinha que explica o porquê dessas coisas pecado é a origem dessas coisas não significa que há uma explicação simples tam e nem simples de ser resolvida mas ela a explicação do porque o mundo está indo de mal a pior então esses efeitos cósmicos mostram a sua abrangência se eu falei que pecado é profundo em nós ele também afeta toda a criação isso faz a gente entender um pouquinho melhor algumas coisas que normalmente não entende vamos lá fazer uma aplicação ecológica quem eu falei ontem a freqüentemente gente olha para a natureza
como nossa amiga e nós as está a estragamos a gente falou de ontem né pois de acordo com a escritura o contrário ela é nossa inimiga por causa da maldição ela não torna o trabalho do agricultor fácil é por isso tem teste é preciso em solo árido e de árido em própria plantação ela agora funciona de forma contrária tanto é que em gênesis 9 a gente tem uma evidência disso quando deus fala pra não é que ele colocaria medo nos animais para os homens não serem mortos por quê porque depois da queda houve uma bagunça
em termos de domínio agora as feras são amedrontadoras ao ser humano por isso que deus tem que infunde medo nelas para que elas não devolvem o ser humano porque porque agora elas não estão em amizade os homens elas também inimizade o solo é improdutivo os animais não são aaa amigos pelo contrário a animosidade e por causa disso jesus cristo precisa colocar todos os inimigos debaixo dos seus pés e sujeitar todas as coisas ao seu domínio amanhã eu vou falar um pouquinho melhor sobre um texto que eu acho lindo em hebreus 2 a autora recebeu cita
o salmo 18 são muitas e ele falou assim ah que é o homem para que ele se lembre se o filho do homem para que visite no entanto fizeste um pouco menor do que deus de glória e de honra coroaste destiny domínio sobre os animais simpáticos né as aves dos céus os peixes no mar e tudo mais dizendo assim que o homem não era deus mas deus o colocou em posição de destaque e deu a ele domínio da terra remontando a história da criação só quebrou os dois é uma coisa extraordinária vou falar um pouquinho
de amanhã fala que quem faz isso quem coloca domínio de volta na criação é o homem perfeito jesus cristo quebrou os dois aplica o salmo 8 a jesus dizendo que ele é que bota de novo os pingos nos is coloca as coisas no seu devido lugar é por isso que ele disse que o que nos espera é novo céu e nova terra onde o leão pasta com o cordeiro ele consegue fazer essas coisas você não consegue você e eu perdemos esse domínio a gente perdeu agora a criação não está mais debaixo do nosso total controle
pelo contrário a gente carece de obras sobrenatural para que ela seja colocada de volta à debaixo do nosso controle debaixo do nosso domínio então é importante a gente entender essa essa inimizade ontem o mencionei algumas coisas boas que deus colocou na criação e eu até citei gênesis 4 que fala história da descendência de caim que tinha lá o pai da do cuidado do gado é da da música da metalurgia a gente falou disso ontem brevemente pois se por um lado isso mostra pra gente que se esse potencial está na criação e ele é bom por
outro lado a gente vê que gênesis 4 a história e de uma descendência de caim que vai construir cidades mas construir cidades é sinônimo de grandeza porque porque mais à frente nessa história eles querem construir uma torre que chega até os céus e o texto fala que é porque eles queriam fazer um nome para si então a história começa em jerez 4 com a descendência de caim e vai até gênesis 11 é uma história de abandono de deus em que as pessoas querem usar ciência tecnologia contra deus para construir o seu próprio império não é
curioso que na bíblia quem constrói a cidade que não tem fundamentos jesus cristo ele que constrói a cidade que nos aguarda ele que nos prepara lugar exatamente porque tudo que a gente constrói vira o nosso império e não o reino de deus tudo que a gente constrói vira o nosso império e eu quero que isso tudo nos deu uma noção a de cosmovisão que não nutre uma visão utópica da sociedade é porque é importante a gente pensar num estudo que nós vamos falar de seu maior ponto esse primeiro que eu tô falando porque se a
gente não tiver essa visão da profundidade do pecado nós vamos nutre uma visão o tópico da sociedade a gente vai dizer assim que as pessoas são más por causa do ambiente se a gente mudar há o problema da educação é a ignorância ea gente solucionar o problema a da ignorância com a educação se a gente solucionar o problema da pobreza com uma distribuição equitativa de renda se a gente trabalhar outras condições sociais indesejáveis o mundo é perfeito essa é uma expectativa tópica não é que essas coisas não deve ser almejados elas expressam justiça bondade e
misericórdia mas elas não são a solução para essas coisas prova disso é que países que você e eu às vezes sonhamos em viver ou pelo menos passear tem problemas sociais tremendos ainda que a economia deles é o melhor que nós então é bom que a gente seja lembrado disso que não existe uma visão não deveria haver uma visão utópica melhorar a educação aumentar as condições econômicas que fazer as estruturas sociais isso não leva a um mundo perfeito inclusive todas as vezes que as pessoas caem nessa promessa elas estão a um passo de totalitarismo os regimes
políticos totalitários são aqueles que conseguiram convencer as pessoas de que com o governo certo nas mãos o brasil decolaria ou qualquer outro lugar isso aconteceu com vários grandes políticos do século 20 tá isso aconteceu em histórias tristes tanto em nível mundial quanto em nível mais local todas as vezes que alguém acredita que a sociedade se resolve assim com as pessoas certas no lugar certo ela tem uma expectativa o tópica e isso leva ao totalitarismo então esse é o meu primeiro ponto mostrar que o pecado é muito mais profundo do que a gente está habituado a
falar e é mais abrangente do que a gente está habituado a tratar ele torna as coisas difíceis demais para serem reparados segundo ponto que quero trabalhar é que pecado é o segundo ponto você está anotando par de palavras é pessoal e parasita pessoal e parasita que eu quero dizer com pessoal é o seguinte se a sociedade é má porque o homem é mau ou então a gente não pode dissociar o mal social do mal pessoal porque eu tô falando isso porque não é incomum a gente falar das estruturas sociais como sendo mas já ouviu essa
linguagem é uma linguagem muito comum principalmente no discurso socialista mas acontece em vários outros lugares onde as pessoas falam que o problema são as estruturas a gente tem que derrubar as estruturas que ela é só querer um discurso que cai como uma luva no coração do brasileiro quando fala assim o problema do brasil é o sistema tem um sistema é ruim essa linguagem cai como uma luva porque porque é perfeita se diz tá certo isso mesmo se a gente mudar o sistema olha só expectativa utópica se a gente mudar o sistema eu acho que o
brasil vai pra frente mas todas as vezes que a gente fala que o problema são as estruturas o problema é o sistema a gente corre o risco terrível de despersonalizar culpa culpa via estrutural aí você tira um ser humano da jogada você fala assim o problema é a burocracia burocracia ótimo não tem endereço não vai chamar a burocracia para testemunhar que não vai pressionar o problema é a burocracia é verdade né cara o brasil tem muita burocracia na verdade ninguém culpado e deu é bruno garcia com ótimo ninguém recebeu a culpa o problema é impessoal
mas isso é tremendamente danoso para o nosso discurso sócio político porque a gente está tratando uma coisa do jeito que a escritura não trata deus não julga estruturas estruturas não tem pecado são pessoas que têm pecado jesus cristo julga pessoas não estruturas portanto nossa linguagem de falar que estrutura são más ou estrutura são aaa é de bonecas ou coisa do tipo talvez seja a nossa maneira de dizer que o pecado pode ser coletivo e de fato é a gente tem coisas que são coletivas em de micas no brasil a gente chama de sistêmicas mas o
que eu quero alertar para você deixar é uma linguagem que diz personaliza culpa a gente não pode fazer isso a gente não pode fazer isso pecado é eminentemente pessoal portanto tudo aquilo que não presta no nosso país é pessoal é cometido por pessoas que fazem algo que desonra o senhor da vida delas é pessoal pecado é pessoal nunca é sistêmico no sentido de que é em pessoal outro aspecto pessoal do pecado é o seguinte é a gente entender que por detrás de pessoas existem forças espirituais do mau escritor fala disso ela fala nossa luta é
contra a carne encontra sangue mas contra principados e potestades forças espirituais do mal paulo tá falando disso para que a gente compreenda presta atenção não batalha espiritual a partir de coisas do dia a dia esse é um problema da maioria dos evangélicos no brasil ele está tão batalha espiritual à parte do que se faz não se você tem um problema é o demônio não sei daqui mas vai expulsar o demônio mandar a preguiça de mandar instalar qualquer demônio que queira inventar que o nome né você resolve a parte da culpa pessoal errado isso na bíblia
presta atenção isso pode ser difícil pra você tem que aprender na bíblia quando demônios acabam usando pessoas para uma obra demoníaca deus culpa tanto demônios quanto pessoas pessoas não são isentas de culpa só porque são usadas pelo inimigo esse é um ponto importante para a gente aprender deus fala isso várias vezes ele fala que vai levantar a babilônia para castigar as outras nações depois ele vai po limpo linha babilônia porque a babilônia soberba você fala com você é deus fala isso aí goste você ou não ele fala isso ele fala por exemplo que pedro estava
sendo usado por satanás quando ele falou assim jesus morreu aí passar a bola jesus falar essas coisas podem ficar com dó do se a regra satanás jesus não tá falando de alguém que era processo pelo inimigo estava falando de alguém que fala as coisas em conformidade com a mentalidade de demoníaca os nossos maus conselhos aos nossos queridos são demoníacos eu quero que você entenda isso não é que você trate de batalha espiritual assim como se fosse uma coisa à parte vamos fazer uma oração de poder que vai do livrar você das forças não é isso
porque porque todas as vezes que você se arrepende do seu pecado e vem pra jesus cristo ele nestas eleições se você vai fazer trabalho especial ele quer que você se renda aos pés do senhor ele quer que você se dependa dele toda vez que dependem deles e não vai dar mais ouvidos para esse que usa inc vive há pessoas de bem então a este mostra um aspecto ainda mais profundo da pessoalidade é do pecado pecado é eminentemente pessoal e olha como ele é há inclusive ele é sorrateiro e eu achei muito bacana quando eu estudei
gênesis 3 alguns anos atrás me veio à mente a idéia de que o gênesis 3 um exemplo perfeito do que acontece com praticamente todo pecado nosso inclusive na maneira como a gente inverte os mandamentos que deus nos deu ontem eu falei para vocês do mandato cultural mas eu disse pra você entender o mandato cultural eu falei nós temos um relacionamento com deus mandato espiritual e se é prioritário é o primeiro grande mandamento amar a deus sobre todas as coisas depois um mandato social que é amar o próximo como a si mesmo esse é o segundo
grande mandamento de jesus disse e temos um mandato cultural do qual eu tratei ontem que é para serviço do próximo e para a glória do senhor tá o que acontece na criação olha que curioso há uma inversão desses mandatos de tal forma que o homem não lidera o celular pelo contrário ele escuta sua auxiliadora ele não se isso ela não se submete ao seu líder pelo contrário ela dá ouvidos a serpente então o que é estranho isso tudo é que quem é mais ouvido na história é a criação simbolizada pelas idéias depois quem é ouvido
em segundo lugar é a mulher e em último lugar o criador que ao menos ouvido da história ao invés de deus ser amado sobre todas as coisas e depois o próximo para domínio da criação é o contrário à criação me domina eu inverto a ordem no ambiente social eu não dou ouvidos ao criador gênesis 3 inverteu a pirâmide botou as coisas de cabeça para baixo isso mostra o que o pecado faz ele dá um nó nas costas a escritura tem várias coisas que eu não vou explorar que eu só vou mencionar a vocês a escritura
chama pecado de idolatria por que pecado sempre a adoração de alguma coisa que a gente ama mais o quebra mar junto de deus é curioso idolatria não significa tirar deus da jogada idolatria significa acrescentar outros junto ao deus verdadeiro a nossa dificuldade com o pecado é isso é pecado fosse assim eu não adora deus só do pecado foi graças a deus hoje eu só dei o senhor mas a verdade é que o nosso coração dividido a gente pode amar o senhor e ainda assim ter simpatia ou flertar com outras vezes a gente faz isso no
nosso coração faz isso com freqüência ea idolatria é enganoso porque idolatria permite muitos deuses inclusive o verdadeiro tudo bem satanás hoje vou assim abandona jesus ele fala adora jesus e ponto só que você curte outras coisas você adora e ama outras coisas a escritura como a gente viu também no tse que é um chama pecado de adultério porque pecado é pessoal é um rompimento de um relacionamento pessoal com o nosso marido analogicamente falando tá então quando a gente possui a estrutura da imagem de deus ea gente utiliza de forma contrária à vontade de deus o
pecado se torna viu que eu falei que o pecado ele é pessoal e parasita e agora vou introduzir essa idéia de parasita há o que dizer parasita é o seguinte pecado não tem a não tem um rei no próprio esse aqui uma coisa importante aprender para que a gente não caia no erro do chamado bug nos tt's smo no passado que tinha uma mentalidade maniqueísta de pensar o que são esses nomes é de que você tem um deus do bem um deus do mal o império da luz e o império das trevas essa maneira de
dividir pode ser muito enganosa sabe por que a maioria das pessoas o império da luz daqui e o império das trevas está aqui não é a melhor maneira de escrever sabe onde está o império das trevas dentro do domínio de deus se fala como assim pastor se acha que satanás criou alguma coisa que dele tudo que ele pegue usurpou é só o capital emprestado que nunca devolve retomado dele né mas ele só trabalha com o capital emprestado não tem nada dele nada dele o império das trevas portanto não vive a parte do domínio de deus
deus num domingo aqui aonde tem os crentes que amo ele mas lá satanás está reinando que é uma loucura não esses dias eu falei da igreja uma igreja onde o pastor é uma coisa que chamou a minha atenção também eu falei assim coisas do espírito de deus porque que satanás é chamado de o príncipe deste mundo porque ele não é o rei ele é um usurpador ele é igual à de salão no reino de davi ele é igual absalão no reino de davi o reino não é dele mas ele usurpa como criatura do senhor então
o pecado faz o que o pecado e parasita ele toma um organismo que não é dele e ele usa os nutrientes para o seu próprio proveito pecado faz isso ele distorce a direção à estrutura ele não consegue apagar deixa eu explicar isso porque é importante pecado por mais abrangente que seja não consegue destruir a estrutura de deus vou dar um exemplo como se pôde ver são de família sem pastor mas a nossa sociedade toma vergonha na sociedade destruiu o conceito de família não é verdade afirma o pastor de uma visão muito otimista não não é
claro que entendo que o que estou falando aqui eu não estou dizendo que a sociedade não tenha corrompido de forma profunda o senso de família claro que corrompeu com as várias causas há inclusive lgtb e outras letras mais tem corrompido a nossa visão de família no entanto presta atenção mesmo quando os homens fazem as coisas mais diz rosa ao senhor eles nunca conseguem fugir do senso de que eles precisam de uma família sabe o quê porque isso tá no hd está cravado no interior deles até quem não tem família de sangue procura amigos para dizer
assim vocês são a minha família porque pecado pode distorcer a direção mas ele nunca apaga a estrutura interessante isso é pecado é parasita ele suga os nutrientes de onde ele está mas ele não consegue diz torcer é por isso que o ser humano consegue usar coisas corretamente mas para propósitos contrários pensa em como ser humano usa as leis da lógica contra o senhor da lógica segundo ele há ateus argumentando eles não são de lógica a lógica que deus fez que funciona muito bem mas que estão usando propostas erradas isso acontece com freqüência então o pecado
ele faz isso ele ele distorce a maneira como deveria ser utilizado ele nunca destrói a estrutura é verdade que ele pode distorcer a estrutura danificar a estrutura a bíblia fala que os homens em deus são obscurecidos de entendimento isto é existe alguma coisa no entendimento deles que não funciona corretamente não funciona bem por mais inteligentíssimos que sejam eles não têm visão para enxergar as coisas do senhor então a estrutura foi danificada não é apagada mas ela foi danificada eu costumo brincar os males analogia e fala assim que a estrutura se a estrutura fosse um carro
o pecado de gerou perda total mas o que mais me fascina nessa história não é a perda total é que o martelinho de ouro de jesus é espetacular eu vou falar dele amanhã ele consegue pegar uma coisa que já foi é condenada e reparar tudo e fazer isso se encaixar de novo de uma forma extraordinária o último ponto que eu já tô quase acabando esse último ponto vai ser mais curto eu quero falar de como pecado é mundano e secular então o nosso primeiro ponto foi a um profundidade e abrangência nosso segundo ponto foi pessoal
e parasita e o terceiro é falar do mundo secular e aqui eu vou voltar em algumas coisas que eu falei na primeira palestra pra gente conectar os pontos a recorrente a nossa análise é de evangélicos sobre atividades e posturas que crente pode fazer não pode fazer a quando um cliente quer uma maneira preguiçosa de novo a minha palavra preguiçosa de resolver o que ele deve fazer assim pastor tal coisa é pecado o pastor fala pra casa da sogra que ter calma crente que a gente não faz o pastor falou que é pecado claro que vê
e ouve ele pegar tão grande que a gente não vai ter coisa assim quando a gente usa esse tipo de postura em que nós não temos discernimento sobre o que é pecaminoso que não é frequentemente o que acontece é que a gente divide atividades e posturas entre o que é um dano e o que é sagrado voltando nossa primeira palestra a gente dividir as coisas em termos de atividades e posturas isso aqui crente não faz frente faz isso aqui ó ao invés de entender essas coisas entremeadas do jeito que estou falando a gente as divide
quase que geograficamente em termos de posição que ela ocupa na cultura ou na criação de deus então para muitos evangélicos mundanismo é composto de certas atividades mundanismo é certo tipo de jogos ou danças ou certo tipo de arte para muitos evangélicos isso é mundanismo crente que crente não faz isso ao invés de entender que as coisas boas que deus fez como jogos lazer como ártica são corrompidas ao invés de olhar para essas coisas como sendo o criacionismo aumente boas mas pecaminosas mente distorcidas essa essa falta de discernimento é o que estou falando com vocês desde
a terça-feira nossa primeira palestra então não presta atenção em como a gente freqüentemente categoria certas coisas como praticamente mas em si mesmas e outras como sendo boas a gente consegue enxergar muito facilmente mundanismo na política mundanismo no direito no organismo no comércio na arte a gente consegue com mais facilidade a gente é um pouco mais têm mais dificuldade de enxergar o mundo é mesmo na enfermagem ou na na pedagogia a gente tem mais dificuldades e que como eu te explico você tá lá na igreja aí chega o adolescente fala assim então meu irmão eu estou
pensando em ser em ser um ator falou meu deus começa a cantar essa criança não sabe que a vida não quero fazer teatro mas chegou a irmã dele fala assim então eu quero fazer enfermagem e fala boa menina tá aí uma menina crente porque presta atenção na nossa cabeça certas profissões são quase que eminentemente mas e outras são quase que livre de pecado então eu já ouvi muito crentes e assim ó não dá pra ser crente e ser político acho que não dá na prática não dá não dá pra ser crente e advogado criminal não
dá não dá pra ser crente e ser um ator de peça não dá mas nunca vi ninguém falar assim não dá pra ser crente ser um educador nunca vi um negócio ou não dá pra ser clientes e um enfermeiro eu entendo a tensão antes e ficar bravo comigo eu entendo que tem certas profissões em que o pecado permeou de tal forma que torna a gente é torna nossa visão difícil de enxergar bondade eu sei disso eu sei que há lugares em que são mais perigosos para os nossos meninos eu sei disso eu também sou pai
tenho temor essas coisas o que eu estou chamando a atenção é que nós nos deixamos enganado s enganados ao pensar que certas coisas praticamente são más e redime velmente mas e outras são tão boas que se o menino falar que ele quer sair você fala maravilha né quase não tem nenhum alerta para fazer a não ser assim a cuidar da república lá tarrafa alex tinha outra mas assim nada sobre cosmovisão entendeu porque a gente se fica algumas áreas da criação como sendo eminentemente mas em outras não sendo mas se eu queria que a gente tivesse
mais uma vez uma visão um pouquinho mais rebuscada do que é mundanismo eu citei essa essa analogia numa resposta no primeiro dia eu vou repetir aqui mundanismo não é um tipo de atividade um lugar onde você vai no organismo é um vírus você carrega consigo onde você estiver aonde você for carrega consigo tá pode ser dentro da igreja pode ser fora da igreja você carrega consigo então é importante a gente entender isso a última colocação dentro desse terceiro ponto é que ainda que o pastor ela tenha falado de pecado pecado museu a gente nessa manhã
a deus é tão bondoso que ele não deixa com que pecado faça todo o estrago possível isso diz respeito a uma doutrina que teólogos chamam de graça comum deus na sua graça derrama a todos os homens da sua bondade de tal forma que os homens não experimentam só aquilo que é mau deus não fala que chuva vem sobre bons e maus justos e injustos né sementeira ceifa sol no dia noite essas coisas vêm a todos os homens independente do seu desempenho espiritual porque deus é gracioso aqui graça no sentido de que a sua bondade se
manifesta dando que os homens não merecem ainda que eles não sejam dos deus lhes concede uma série de coisas boas vou dar um exemplo que a gente às vezes não pega em um dos 14 versos 1617 paulo se eu não me engano está fazendo um discurso e ele fala que deus na sua bondade encheu o coração dos ímpios de fartura e de alegria porque esse texto é interessante para nós que a gente está acostumado a evangelizar assim então eu vim falar de jesus que não têm alegria às pessoas fazem tenho a nuvem não tenho não
no telão a bíblia fala que ele tem a bíblia fala que ele tem inclusive que isso vem de deus mas que o fato de deus ter enchido o coração dele de fartura de alegria não significa que ele iria se voltar contra o senhor deve voltar para o senhor então a gente tem que aprender a compreender que muitas das coisas que pessoas não cristãs usufruem é não é porque eles são pessoas do bem é porque deus e gracioso para com elas a sua graça comum faz com que até gente descrente fale coisa verdadeira um é antes
de ontem não ontem eu citei o exemplo do apóstolo paulo citando poetas aos atenienses na epístola de tito ele cita um profeta cretense para falar pros cretenses está sempre citando palavras pagãs usando como verdadeiras dentro das suas epístolas palavra inspirada pelo espírito olha que interessante ele pega um poeta pagam um profeta de alguma religião pagã e ele coloca dentro de uma carta inspirada por quê porque toda verdade procede de deus se é verdadeiro vem de deus se é verdadeiro é a graça de deus que permite que homens profiram aquilo que é bom que é verdadeiro
que é belo é por isso que a gente tem que aprender a discernir de novo eu vou fechar com isso discernir o verdadeiro do mentiroso o belo do feio o bom do mau não descartando as coisas com aquela preguiça que eu falei no começo mas compreendendo que numa mesma coisa numa mesma a manifestação artística numa mesma palestra numa mesma aula no mesmo curso no mesmo projeto de trabalho pode ter coisa verdadeira e mentirosa boa e ruim bonita e feia a gente tem que aprender a discernir isso a detectar isso isso nos dá sensibilidade para enxergar
o pecado de uma maneira muito mais rica mais profunda do que só acho que fazer com muitos clientes fazem de taxar certas coisas como mundanas e deixar com que santidade seja crente que crente não faz isso não faz aquilo não faz aquilo outro essa é uma santidade muito superficial legalista que não considera pecado permeando várias as coisas que a gente faz então encerro eu quero que essa palavra acho de você a compreender que é que tudo que você faz é em alguma medida manchada pelo pecado que jesus cristo está limpando isso e graças a ele
por isso amanhã a gente vai ver como é que ele faz isso e algumas das coisas sobre redenção mas antes de chegar em recessão meu propósito hoje era da você é é mudar um pouco da cor da sua lente eu comentei com alguém com quem conversava ontem que se ontem foi muito animador porque falou da criação de deus que coisa linda hoje foi assim é que trazia o pastor que hoje senhora se mas mas o crente que tem uma cosmovisão cristã ele está ciente ciente da beleza da criação mas ele se entristece igual salmista 990
assim torrentes de águas brotam dos meus olhos porque os homens não compreendo a lei ele chora não só porque os por causa dos seus pecados ele chora por causa dos pecados ao seu redor a queda fez isso deixa a gente triste porque a gente olha as coisas lindas que deus fez ea maneira tão perversa com o qual o homem utiliza as coisas lindas que deus fez é assim que a gente tem que olhar para esse mundo e isso não é pra dar desespero é pra fazer a gente mais encantado por aquilo que vem amanhã a
usar a senhor deus estamos diante da tua palavra mais uma vez refletindo sobre verdades bíblicas e hoje falando sobre um assunto que costuma nos envergonhar faz-nos lembrar que esse discurso é necessário para o nosso crescimento nós não podemos deixar de falar das nossas motivações pecaminosas da maneira distorcida com o qual nós empreendemos a que o senhor nos ajude a enxergar pecado e beleza verdade bondade entremeadas por este mundo que nós não sejamos ingênuos em dividir esse mundo nas pessoas que são do bem e do mal isso é coisa de criança senhor é coisa de gente
ingênua ou gente sem discernimento senhor tem nos feito crescer na graça no conhecimento de jesus então ensino nos enxergar pecado entremeado com coisas boas faz-nos ter esse tipo de cosmovisão nós pedimos em nome de cristo amém