[Música] com muito carinho que a PP sindicato preparou esse painel sobre a questão educacional convidando para estar conosco seguramente um dos pensadores que mais profundamente marcou a educação brasileira Professor dermeval [Música] saviani nós sabemos que a educação coincide com a origem dos hom momento em que o o homem surgiu no universo surgiu também a educação e isto porque o que diferencia o homem dos demais animais é exatamente o fato de que o homem não tem a sua existência garantida pela natureza o o homem precisa produzir constantemente a sua existência em outros termos se os animais
em geral se adaptam à natureza o homem tem que fazer o contrário ele tem que adaptar a natureza a si ele tem que agir sobre a natureza transformando se ele não fizer isto ele perece quer dizer ele não subsiste enquanto homem e eh este ato de transformar a natureza é exatamente o que nós conhecemos pelo nome de trabalho né e é por isto que eh comumente se entende que o homem não pode viver sem trabalhar O homem vive do trabalho ou seja vive do processo de produção dos meios da sua a própria existência vive do
processo de transformação da natureza para satisfazer as suas necessidades H portanto no momento em que surge o homem surge a questão dele se formar a si mesmo dele se constituir a si mesmo dele se produzir a si mesmo né e do aprendizado das formas de sua própria produção É nesse sentido que nas origens do do homem a educação coincidia com o próprio processo de existência com a própria vida né aí era verdade prática a frase educação é vida uma frase que eh a partir do final do século passado a escola nova generalizou no entanto eh
isto era verdade efetivamente nas origens da humanidade ou seja o o homem aprendia a viver vivendo aprendia a trabalhar trabalhando aprendia a lidar com a natureza lidando com a natureza e isto era feito era o que justamente se constituía nas chamadas sociedades comunistas primitivas no chamado comunismo primitivo aí não existia então escola existia educação mas não existia escola quando é que vai surgir a escola ela vai surgir momento em que surge a propriedade privada di quando determinada parte dos homens se apropriam do principal meio de produção da época que era a terra então estes homens
ganham a condição de poder viver sem precisar trabalhar ou seja de poder viver não do próprio trabalho mas do trabalho alheio veja então que continua sendo verdade que os homens não podem viver sem o trabalho que os homens vivem do trabalho o que muda a partir daí é apenas o seguinte né enquanto antes todos viviam do trabalho de todos certo agora se torna possível alguns viverem do trabalho dos outros ou seja quem não era proprietário acabava sendo constrangido não é a trabalhar para si e também para aquele que se apropriou da terra da qual se
tirava os meios de existência de uns e de outros bem então é É nesse momento que eh surge uma educação diferenciada ou seja se antes a educação coincidia com o próprio processo de trabalho né Agora à medida em que uma parcela pode viver do ósseo uma parcela desfruta de lazer então surge uma educação específica para essa camada para essa classe social e É nesse sentido então é nesse momento que surge a escola vocês sabem que a palavra escola escol em grego fica o lugar do Ócio o lugar do tempo livre portanto a escola era para
onde ia né os filhos né daqueles que não precisavam trabalhar né porque detinham a propriedade da terra eh e eh isto portanto constituía uma minoria porque a maioria continuava vivendo continuava se educando pelo trabalho eh este processo caracterizou o mundo antigo né E também a idade média eh a na escola portanto que atividades se desenvolviam eh na escola se desenvolviam atividades físicas né Eh vocês sabem que a palavra ginásio também tem essa origem né o ginásio era e ainda é hoje o local dos jogos né mas hoje ele é também um grau escolar um nível
do processo de educação escolar eh Então os eh o os nobres os proprietários a classe dos proprietários ia à escola para praticar esportes né para eh desenvolver a música para desenvolver em suma A Arte da palavra que a arte da palavra aí se identificava com a arte do mando a arte do mando ou seja aquela classe que era preparada para mandar não é enquanto que a outra classe era preparada para executar as ordens né bem eh mas nesse contexto quer dizer dispondo de tempo livre essa classe dispunha também da possibilidade né de desenvolver ideias de
observar a natureza e portanto de eh desenvolver os conhecimentos relativos à realidade em outros termos A escola está na origem de uma divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual e a escola vai se desenvolver como Aquela agência que se especializa no na formação intelectual né Por oposição à formação manual que se dava no próprio processo de trabalho n bem mas até o final da idade média essa forma de educação era uma forma secundária era uma forma restrita de educação porque a forma principal a forma mais generalizada de educação ainda era aquela que se
desenvolvia através do próprio trabalho os servos na Idade Média os artesãos na na Idade Média eh se educavam no próprio processo de trabalho não através da escola e mesmo as corporações de ofício que desenvolveram formas eh bastante complexas e prolongadas de instrução era uma instrução diretamente articulada com o processo de trabalho quer dizer os aprendizes aprendiam o Ofício junto mestre de ofícios né junto ao artesão Chef quer dizer ao mestre de ofícios que os iniciava nesse processo né e portanto os formava e progressivamente eles podiam se converter em eh companheiros né ou seja em oficiais
né Eh e depois também poderiam chegar à posição de mestre de ofícios né então era um processo de formação que se dava no próprio trabalho né [Música] essa situação vai se alterar a partir do Advento da sociedade moderna da sociedade burguesa né quer dizer processo esse que deslocou o eixo do processo de produção do campo para a cidade da Agricultura para a indústria e a partir daí né a os próprios conhecimentos quer dizer a própria ciência foi assimilada como um meio de produção Ah então a ciência enquanto potência potência espiritual né enquanto forma de conhecimento
ela se converte através da indústria em potência material di enquanto forma de produzir eh bens materiais que vão inundar os mercados né da da época capitalista bem essas transformações vão implicar também transformações nas relações ou seja o homem se distancia da natureza das relações naturais e passa a se reger por relações de tipo social né Eh dominadas pela forma da cidade e por isto a sociedade passa a se organizar não mais Com base no direito natural consuetudinário mas no direito positivo e é isto que faz a passagem de uma sociedade de castas de uma sociedade
de eh Uma sociedade estratificada para uma sociedade de classes né na sociedade estratificada do período medieval a posição dos indivíduos na sociedade portanto no processo de produção era determinada hereditariamente quem nascia eh Nobre morria Nobre quem nascia servo morria servvo eh a sociedade moderna vai revolucionar essa situação né e as classes vão se definir não mais pelo sangue pela eh pelo Nascimento mas vão se definir pela posição que se ocupa no próprio processo produtivo abrindo-se aí uma certa margem de mobilidade social que não existia anteriormente bem essa vida centrada na cidade e na indústria né
Eh vai envolver então né a incorporação eh não apenas da ciência na indústria no processo produtivo mas também dos conhecimentos intelectuais né no âmbito da sociedade é justamente a partir daí que começa se colocar a necessidade nãoé da alfabetização como condição de se de se participar da vida dessa nova sociedade é a partir daí então que vai aparecer a questão da alfabetização como condição de cidadania né ou seja para se ser cidadão era preciso dominar eh e esses eh elementos ser cidadão né o cidadão na verdade literalmente significa o habitante da cidade né dado que
se trata de uma sociedade centrada na cidade a participação na vida da cidade é que vai envolver o exercício da Cidadania né E notem vocês que eh a palavra cidade né e cidadão né tem origem no latim mas o significado etimológico é o mesmo de burguês e burguesia né que vem do German o Burgo era cidade o burguês é habitante da cidade assim como a palavra política tem a mesma origem porque vem de PIS do grego que significa também cidade né então a participação na vida política né é uma atribuição dos cidadãos ou seja dos
dos que habitam ais dos que habitam a cidades e cidade a partir da época moderna passa a ser o referente da sociedade então H participar da vida da sociedade implica H então a cidadania asender a cidadania e para se chegar à cidadania é preciso dominar aqueles elementos que já se incorporaram a vida da cidade e os códigos escritos foram progressivamente se incorporando à Vida da cidade a tal ponto que quem não dominasse Esses códigos né Eh acabava sendo de certo modo marginalizado das condições de vida da cidade bom É nesse contexto então que a a
escola né Deixa de ser uma forma de educação limitada a pequenos grupos para se colocar como uma exigência generalizada né ou seja como um instrumento né de universalização daqueles elementos necessários a viver nessas novas condições sociais e Então nesse sentido é que vai se firmar a a ideia né de uma escola primária Universal qu dizer pública gratuita e leiga a escola portanto ela passa a se tor passa a ocupar o centro do processo educativo né E essa questão vai se configurar claramente com aquilo que nós conhecemos pelo nome de primeira revolução industrial né O que
que a primeira revolução industrial fez quer dizer na verdade a primeira revolução industrial né Eh ela colocou a máquina no centro do processo produtivo né transferindo portanto para as máquinas as atividades manuais e com isto liberando os trabalhadores das atividades manuais pesadas e também daquelas atividades que exigiam um grau de precisão não é que demandava grande concentração e habilidade manual isso então tendeu a ser transferido para a as máquinas né Eh e com isto O o o trabalho humano né Eh passou a a se desenvolver em articulação eh com com as máquinas né olha esta
Revolução Industrial que colocou a a máquina no centro do processo produtivo né teve um correspondente né teve uma correspondente revolução Educacional que colocou a escola no centro do processo educativo né Então a partir daí a tendência né passou a ser a a identificação de educação com escola a tal ponto que hoje quando nós falamos em educação Nós pensamos automaticamente em escola e vice-versa quando se fala em escola automaticamente se em educação né eu diria que a gente pode compreender a a escola sem a educação né mas não pode compreender a educação sem a escola ou
seja a gente pode compreender a escola né sem ter que fazer lançar mão do conceito de educação mas não podemos compreender a educação sem lançarão do conceito de escola né porque a partir do conceito de escola que a a realidade Educacional pode ser explicitada bom eh o que eu quero dizer com isso né que os professores então né são os educadores por Excelência Da nossa época certo e o hábit dessa dessa atividade Educacional são as escolas certo e portanto eh o movimento de professores as condições de trabalho dos professores estão diretamente ligadas né o salário
dos professores estão diretamente ligadas né ao desenvolvimento ou não nãoé a melhoria ou não né Eh da Educação na nossa época o processo de desenvolvimento da sociedade moderna né Eh se operou por transformações na base material que são conhecidas normalmente por revoluções né revoluções tecnológicas ou industriais né e é nesse sentido que hoje nós estamos vivendo um momento que é conhecido como da Terceira Revolução Industrial né ou revolução microeletrônica revolução da automação o que existe de peculiar nesse momento eh eu diria que se a primeira revolução industrial eh instituiu o trabalho manual pela máquina eh
o o específico da atual Revolução Industrial né é substituir inclusive operações intelectuais pelas máquinas né É por isso que também se costuma dizer que hoje nós estamos vivendo na era das máquinas inteligentes né ou seja são máquinas né que eh absorvem operações intelectuais de modo especial aquelas com complexas e repetitivas que no entanto tinham que ser feitos eh pelo homem então se a primeira revolução industrial libertou os homens do trabalho braçal do trabalho pesado né então em lugar de imprimir a sua energia física para a eh produzir o bens né Eh esta energia física era
transferida para passou a ser transferida para as máquinas né Hoje nós estamos no momento em que as energias intelectuais né que eram eh eh destinadas né que eram gastas né com operações intelectuais complexas repetitivas elas são transferidas para as máquinas se incorporam às máquinas se Então a partir da primeira revolução industrial a tendência era eh eh que o trabalho humano né se intelectualizar ou seja fosse definido progressivamente pela forma intelectual certo a eh a situação atual se encaminha na direção de que eh o o trabalho eh humano né Eh tende a se resumir aos processos
criativos e aos controles dos grandes complexos automáticos então em outros termos nós chegamos a a um momento em que eh em que a a produção socialmente necessária né praticamente na sua totalidade podem ser desenvolvidas pelas máquinas por complexos automáticos e o trabalho humano passa a ser tipicamente um trabalho intelectual né enquanto controle desses processos automáticos controle que inclusive poderá ser feito até mesmo à distância isto está revolucionando não só as bases materiais mas também as bases sociais né Eh da sociedade atual do ponto de vista dos Trabalhadores em geral né nós sabemos que a primeira
revolução industrial ao introduzir as máquinas no processo produtivo gerou uma série de consequências negativas para os trabalhadores né Essas consequências negativas se manifestaram na forma de desemprego n quer dizer vários trabalhadores perderam seus postos Ao serem substituídos pelas máquinas né e significou também né um aumento doit do processo de trabalho né então vej bem as máquinas que Ao serem introduzidas poderiam estar libertando os homens né