[Música] [Música] estamos aqui com mais uma edição de reconversao vard e eu hoje num dia muito especial para nós porque estamos entrevistando Vamos entrevistar Vamos bater papo com Leno strek sim Leno strec é um dos maiores juristas do Brasil é bom que você saiba disso desde já né E hoje até brinquei com os meninos nos da lá do rádio vindo para cá eu falei eu tô com desafio hoje que eu vou entrevistar alguém que eu considero um pouquinho mais inteligente do que eu que é pior Ele sabe disso e eu também sei um prazer o
lenio tá aqui eh nós vamos discutir muita coisa deixa eu dizer tem uma coisinha pessoal aí com lenio que é a seguinte eh lembra do tempo se os embargos eh infringentes haviam restado ou não eh na legislação brasileira E eu cismei lá atrás ainda durante o imo salão como você chamava eu cismei que não tinham restado que os embargos infringentes tinham sido superados pela lei depois Quem não souber veja direitinho o que é E aí um amigo e um amigo um amigo brincou comigo falou assim contou a piadinha do Papagaio né para quem não tem
asa tu é usado demais mas aí apareceu alguém que disse e não restaram mesmo era Leno strec eu disse pronto se eu estou com Leno estou bem Cavaleiro Branco fo salvá-lo e ali eh comecei a acompanhar a obra do lênio e depois veio tudo né especialmente nesses tempos de lava-jato o lenio é uma referência eh é um autor importante é um jurista importante no Brasil e uma conversa agradabilíssima e agora que eu vou provocar já os dois de uma vez vocês protestem tá porque eu vou ferrar com a categoria de uma vez isto e resta
como um dos poucos homens cultos do direito não a mentira tem um monte mas o fato é ele é um dos mais não ele é um dos mais né é um grande prazer pra gente você tá aqui grande prazer Opa obrigado Reinaldo Obrigado valfrido o o a nossa primeira vez uhum foi bom para você tá para mim foi uma delícia eu jamais esquecerei a nossa primeira vez foi foi embargos foram embargos nossa primeira vez se dá uma música né e eu eu me lembro dessa discussão eu fiquei sozinho né naquela época e e e tava
convencido de fato que não cabia isso prejudicava um monte de pessoas custou um pouco para mim também porque muita gente ficou com nariz torcido a época eh eh porque porque interessava para alguns setores de então uhum do governo do PT que por causa do me salão aquela história toda que os embargos fossem eh de Fato né Eh eh fossem aceitos E aí começou uma grande onda Nacional eh teve um um professor eu até escrevi um livro a diferença entre o jurista e o filósofo um é um filósofo da Folha de São Paulo né que escreveu
dizendo que até o almoço dos ministros do Supremo influenciava nas suas decisões e o e coincidentemente uns dias antes ou depois um famoso é jurista aqui de São Paulo também escreveu algo parecido Aí eu escrevi de volta dizendo olha e quem sabe a gente alimenta melhor os ministros para que eles não se deixem influenciar pela comida Exatamente porque eu sempre achei que o que influenciava os ministros era a constituição e as leis uhum uhum então há uma estrutura e que o grande problema do Brasil isso eu escrevo em dezenas de livros que é o protagonismo
é o protagonismo é achar que eu tem um livro que ficou famoso que que chama descido conforme minha consciência o que é isto decido conforme minha consciência que veio a partir de um um famoso julgamento valfrido do do ministro do STJ que diz eh não me importa o que dizem os doutrinadores não importa o que dizem os livros nós aqui estamos estamos ungidos pelo conhecimento e tal aí eu peguei aquele ex certo e escrevi um livro chamado o que é isto decido conforme minha consciência enfim um pouco disso né é prazer estar aqui enorme prazer
de estar com vocês prazer é nosso Ô lenio a primeira eh coisa que a gente faz aqui com o o o o convidado é pedir que ele faça um Wikipédia da sua vida uma síntese n de De onde veio e como é que chegou até aqui se der para fazer isso em menos de 3 horas ass breve já teve convidado que falou não não vou fazer e depois eu tive que interromper falei bom depois de 1 hora e meia vou ter que mas assim lenio veio de onde veio dos pagos do Sul e hoje é
quem é qual é o eu vim do meio do mato né onde como diz o o Guimarães Rosa né onde o mato não tem fecho é bem no interior de Agudo Agudo É uma cidade pequenininha eh Nova York fica 10.300 km de Agudo na na periferia de Agudo exatamente Nova York e a partir disso né uma família pobre enfim e e ainda o golpe de 64 Ah foi muito ruim lá em casa porque meu pai era suplente de vereador era negócio do grupo dos 11 dos na época do Brisola e foi preso eu vi isso
né eu vi eu tinha 7 8 anos e assisti isso e isso Arrasou porque minha mãe se ralou com aquilo enfim deu problema eh eh depressão etc etc e eu saí muito de casa muito cedo cedo para para viver com com minha irmã com minha tia com meu avô né então eh eh eh porque meus pais foram tentar a vida longe diante desse fracasso todo Eles foram embora e eu fiquei com menininho fiquei morando com os parentes e depois fui trabalhar aos 13 anos na oficina mecânica eh nunca sem registro sem nada e depois fui
e fiz concurso para professor Municipal tá na minha carteira isso ainda na cidade na cidade aguda ainda aos 16 anos fiz concurso para professor Municipal tirei o primeiro lugar eu dava aula no seriado aquele cinco turminhas uma do lado Uhum agora vou dar aula pro quinto ano a disse agora pro terceiro ano uma coisa assim eu também estudei assim e E aí depois fui tentar jogar futebol também né no interzinc enfim depois aí fui para Santa Cruz do Sul e aí lá trabalhei e fiz faculdade casei com Dona Rosane tô casado desde 1980 com ela
muito bem e e tenho a Maria Luisa Hoje tenho dois netinhos Caetano e Santiago e E aí depois eh fui fui fazer a a primeira pós-graduação Eh aí eu larguei tudo larguei nesse meio tempo passei na Caixa econômic Federal que era um emprego que todo mundo queria a época imagina 1979 80 né estabilidade estabilidade todas as mães queriam genro da Caixa ou do banco do brasilas ou do Banco do Brasil ganhava cheque boia Nossa comprava casa financiada com juros Nossa que coisa interessante eu larguei tudo aquilo e fui fazer mestrado para viver de bolsa e
e deu certo porque e bolsa da Caps fiz o mestrado voltei a universidade me contratou 40 horas fiquei rico rico ainda fui advogar para um sindicato e disseram faz concurso eu disse para quê disse pro Ministério Público eu digo Por que não sem cursinho sem nada e tal Porque eu já tinha feito o mestrado fiz não é que eu passei uhum passei assim tipo aquele menino com a bicicleta né a menina né da bicicleta dis o que que eu faço agora eu fiquei em dúvida se iria ou não E aí a a a a a
dona Rosane sempre sábia né naquele momento disse olha acho que vamos embora vou vou com você vamos vamos acho é bom fazer esse negócio eu entrei fiquei no ministério público e depois fiz doutorado e depois me candidatei Inclusive a Procurador Geral sabiamente não me não me colocaram no cargo o povo é sábio Sem dúvida nenhuma enfim essas coisas todas escrevi eh 82 livros meus alunos disse que são 113 114 por caa das coletâneas eu acho que são uns 83 84 algo assim aí por aí fizemos todas as lutas democráticas da lava-jato fui o primeiro um
dos primeiros a tratar disz fiz O Grande Debate com o Sérgio moro que ninguém queria I debater com ele no ibcm em abril de 2015 avisei ele e disse com juízes como você a democracia vai sossobriedade é bom porque eu sou sobrar dar uma ideia das coisas vão caindo assim vai S sobrando e é quase ontológico assim né se as palavras refletissem A Essência das coisas ela ela tem uma ela tem uma coisa meio isso que tá tá no próprio som vamos lá meu filho Professor lenio a a a descrição da sua trajetória profissional não
dá conta no meu modo de ver de expressar aos nossos espectadores a sua capacidade de inovação no pensamento jurídico e eu diria no pensamento juríd para o mundo dia mais no pensamento jurídico para o mundo a partir do Brasil eh talvez eu eu eu possa dizer que você produz filosofia do direito posso lhe chamar de você né Por favor que você produz filosofia do direito ah de uma maneira muito distinta da filosofia Continental da filosofia do direito Continental que eh se se produz quase como história da filosofia e a partir do pensamento de outros em
pequenas digressões milimétricas que se somam e que pretendem avançar no pensamento eh pouco a pouco você ao contrário dessa tendência pensa o direito a partir de situações concretas e produz grandes Abstrações e grandes teorias a partir de situações que atingem a vida das pessoas bingo Exatamente Essa a ideia existe a filosofia do direito aí eu inventei algo chamado filosofia no direito há uma diferença Sutil entre algo ser ornamental de discurso de formatura ou então alguém escreve um livro grande e faz um capítulo da hermenêutica em meia página eh de Savin três linhas e tal isso
não é filosofia e no direito é do direito ou algo assim então isso é de fato eu fiz uma antropofagia de vários autores né É um longo processo começa tudo com o hermenêutica jurídica em crise que que está 16 edições vamos é um é um case de sucesso e ele inova na medida em que ele começa a construir um novo modo de olhar o direito nessa antropofagia eu pego vários autores né um um um autor americano Ronald worken um alemão dois principalmente gadamer Hans kor gadamer e pego né Eh eh faço essa essa essa essa
junção heidegger um pouco também enfim para construir a crítica hermenêutica do direito a crítica hermenêutica do direito ela ela é uma teoria da decisão Isto é ela ela se coloca contra a ideia do protagonismo da ideia de que eu decido Conforme eu quero uhum e enfrenta toda essa discussão Histórica no mundo isso é um problema no mundo né e e e e ela acabou digamos assim bem recebida hoje ela os meus inscritos eh São eu tenho no ranking oficial eh de citações no no Google Acadêmico e um outro ranking que estabelecem são vários modos de
aferir por exemplo quantas vezes eu já fui citado é mais de 20.000 vezes só perco pro Celson Antônio Bandeira de Melo uhum né quantas vezes um livro meu é um texto meu é citado no mínimo 10 vezes 174 vezes essa é o ganho do do seu nessa né e e eu o Celson é o primeiro eu sou o segundo o in é o terceiro para fazer justiça também a outro e e nos Bricks eu sou quarto em 19.500 universidade e na América Latina eu sou o o segundo também então há teses livros tem alguns livros
que explicam o que que é o que o Len strek escreve então isso me dá dá muito orgulho porque essa é uma construção brasileira o o Brasil pode fazer muito porque é um pouco darwiniano isso assim as as pessoas porque se você é professor num país de primeiro mundo eh você ensina Direito Civil você não precisa eh eh eh saber um monte de outras coisas se você não precisar aqui no Brasil você tem que matar dois leões por dia tudo é difícil aqui quando você está olhando por um lado aparece aparece um um um um
um autor inventando coisas então aqui o cara do Direito Penal precisa saber eh constitucional etc etc é dificilmente alguém diga assim ah eu só trabalho esse tipo de direito então o que que eu fiz eu acabei pegando eh fazendo essa antrop antropofagia devolvendo algo novo diferente autoral e tem sido utilizado e nós poderíamos e agora no em Portugal eu eu eu falei disso na conferência que eu fiz lá que o Brasil hoje eh gasta fortunas indevidamente por exemplo com decisões judiciais eh bastava em vez de ficar citando autores estrangeiros e outros um pouco da síndrome
de Caramuru é muito forte Nossa síndrome de Caramuru fazer uma pequena criteri olia que eu demonstro eu demonstrei em Portugal lá pros ministros que estavam lá mostrando que se nós utilizássemos e o Gilmar já fez uma vez isso na decisão do homeschooling está lá dentro a crítica hermenêutica do direito mostrando que se você usar essas esses critérios você Evita o ativismo porque há uma diferença entre ativismo e judicialização ativismo roris o juiz decide por porque Ah vou mandar plantar Begônias como tem uma decisão eh na praça da da cidade vão mandar comprar ônibus para as
crianças decisões fofas Quem seria contra Uhum é evidente Quem seria contra Aliás o fofis moo é uma da dos dos verbetes do do dicionário ccia em comum que é maravilhoso Ah vamos tomar decisões fofas todo mundo vai aprovar porque são Quem seria contra né quem seria contra uma decisão muit perigosa isso ex aí agora a judicialização é contingencial ela acontece em qualquer parte do mundo em qualquer democracia mas para ela acontecer precisa critérios e os critérios são universalizável a pergunta chave em toda decisão é a seguinte bem simples nas mesmas condições de temperatura e pressão
eu posso dar essa decisão para qualquer pessoa que chegar aqui se você disser não não dê você estará fazendo ativismo são três perguntas essa é uma delas funciona desse modo então a gente avança bastante há um grande avanço teórico brasileiro nessa nesse espécie de Darwinismo jurídico assim né veja Professor eu fiz uma uma fala Inicial sobre aquilo que eu vejo da sua do seu trabalho acadêmico mas a minha pergunta não era essa o senhor acaba tangenciando a minha pergunta Hum eu queria que o senhor dissesse PR os nossos espectadores que oscilam entre dois pontos Tenho
certeza absoluta se nós temos Reinaldo excesso de Justiça no Brasil ou falta de Justiça no Brasil é essa é uma pergunta de 1 milhão de códigos eh nós temos eh excesso de de de ativismo de protagonismo e e e e e de menos nós temos decisões de de caráter mais estruturante de caráter mais universalizante por exemplo são decisões Eh que que trazem isonomia eh que dê igualdade paraas partes e não seja uma loteria sempre há aquela brincadeira né que o o Jumar é que fazia um tempo atrás quando ele contava assim aí você tá numa
cidade e aí a o o se tem que comprar um fazer uma escola ou comprar um ônibus etc aí o ministério público e a defensoria brigam pelos pobres eles acham que os pobres vão acabar ele faz essa brincadeira e Quem chegar primeiro consegue Aquele ônibus para aquelas crianças mas e os outros do resto do país e outra prefeit é tarefa do juiz e do promotor comprar ônibus não seria melhor construir uma escola fazer políticas públicas planejar etc Para onde foi esse dinheiro de onde vem dinheiro não nasce em árvore isso todas essas discussões elas se
dão por qu você e você tem e de menos isso E aí tem outra questão a construção o Brasil consegue construir eh a um conjunto de decisões Se cada um cumprisse digamos assim eu vi outro dia uma resolução uma recomendação do do CNJ dizendo que os juízes tem que seguir os precedentes Por que que precisaria uma resolução para dizer que você tem que fazer o op eu eu incluí no Código de Processo Civil graças ao ao à compreensão do Paulo Teixeira Paulinho nosso amigo eh o artigo 926 do CPC que diz todas as decisões devem
ser estáveis coerentes dizer íntegras que tá dentro da minha teoria é Um dos processo civil Código Processo Civil isso está dentro da minha teoria da decisão e e e e isto esta esta questão do dos da coerência e integridade ela não é cumprida Então você tem e eu escrevi outro dia uma coluna no conjuro sobre isso você por que que o Supremo Por que que o Supremo tem que dar um abias corpos para alguém que furtou cinco galinhas ou qu baldes d'água aconteceu isso um pingente que alguém carregava no pescoço Por que o Supremo tem
que livrar essas pessoas da cadeia ou de um processo injusto se se o delegado cumprir seu dever morr ali se o promotor cumpr morr ali mas por que que isto vai gera 18 15 tipos de processos até chegar no Supremo Agora multiplica isto por milhares ou milhões por isso que nós temos 80 milhões de processos no Brasil porque nós Não seguimos a institucionalidade tem um texto meu no conjuro que eu analiso isso o que que é institucionalidade é seguir exemplo eu estou andando aqui pela direita ou pela esquerda num numa estrada Por que que as
pessoas todas vão seguindo nenhum maluco quer dar a volta e entrar na contramão e mas se todo mundo coerência integridade estabilidade se os juízes todos vêm decidindo de um modo os tribunais e se você tem situações fáticas idênticas mesmas condições de temperatura e pressão Por que que você acha que você pode saber mais do que tudo isso e o que que você faz você cria um problema porque diso vai gerar um recurso E como você é teimoso você vai dizer que nada tem a modificar você gera outro recurso se chegar no tribunal cai num assessor
que não gosta do advogado ou algo assim gera outro recurso gera outro recurso de um agravo de um agravo de um embargo de um embargo de um outro recurso especial não admitido que vai com embargos e vai chegar no STJ e no STF por isso que tem 80 milhões de processos Portanto tem coerência inte ade de menos e protagonismo ou solipsismo eu me lembro sim da palavra solipsismo né que eu discuti com o Reinaldo né nossa nossas nossos segredos de alcova sim eh eh as nossas madrugadas insônias nossas madrugadas insônias de febri eh o o
Sérgio moro né que era o típico solipsista eh Por que solipsista explica ISO vou ter que explicar aqui para nós a palavra eh solipsismo é zels e a palavra sujeito solipsista é zel Stiger que quer dizer Olha a tradução não tem tradução melhor que isso viciado em si mesmo o solipsismo é o extremo subjetivismo na apreensão da realidade e uma leitura solipsista do direito significa o seguinte é uma leitura que aquele sujeito faz segundo seu ponto de vista absolutamente pessoal Claro a realidade que se adapte a mim que se dane a realidade aí criaram uma
outra tese no Brasil foi uma tese que os tribunais compraram que é a tese o seguinte o direito é indeterminado e essa tese vingou o direito é indeterminado que é uma tese cética cética Isto é o direito não tem sentido o sentido só é dado pelos tribunais é uma teoria política do poder ela não é se o direito é o que os tribunais dizem que é ele já não é direito é aquilo que os tribunais dizem que é e são teorias céticas será determinado por aquele que culpar o tribunal naquele dado momento e portanto que
el ele pode atuar como um golpista se ele quiser porque tanto é que Reinaldo e valfri tem uma coisa interessante hoje quando você pergunta hoje e aí que que acha dessa decisão vamos depender da composi da turma sim mas eu achei que eu dependeria do direito assim um pouco de ingenuidade minha sarcasmo eh de que eu dependo de uma estrutura mas no Brasil você acaba por causa desse excesso de protagonismo né Eh desse depende digamos assim do do solipsismo mesmo se nós quisermos chamar isso assim né E isso provoca um atraso um problema que multiplica
processos e acaba não distribuindo o sentido de distribuição equitativa fairness n Em algum momento eu acho que a gente vai ter que falar aqui como é que a gente interviria nesse processo né como é que a gente encurta essas coisas como é que a gente diminui esses 80 milhões de processos Uhum mas eu queria voltar um pouquinho se possível porque acho que eh despertou uma curiosidade em quem tá acompanhando a gente você falou eh de uma uma apreensão digamos antropofágica ou Neo antropofágica do direito para quem não acompanha né antropofagia em Literatura por exemplo era
o quê a deglutição né uma corrente do modernismo de influências estrangeiras eh que vinham de fora e a gente produzir algo nacional e devolver isso a partir de assim deglutimos tudo e devolvemos aquilo que aprendemos né Eh tanto é que a o tropicalismo do Caetano foi considerado uma Neo ANR propofol Uhum Então eh ao Neo ao antropofágico do direito eu queria que você falasse eh O que é que você e alguns outros da sua corrente o que é que vocês que influências essas vocês deglutir e o que é que vocês entregaram que leitura é essa
que então você fez e que é nossa assim como Osvaldo de Andrade é nosso lá na semana de 22 assim como o tropicalismo é nosso e o Len é nosso a nossa le a Aqui tem muita literatura nisso também Sim claro é eu esqueci na minha Mini Wikipedia que eu fiz 393 programas direito e literatura que está tudo no YouTube hoje o mundo está no YouTube né e Passou 11 anos no Supremo Tribunal eh o Gilmar assistiu um programa A no quando ele era presidente do supremo e e encontrei ele disse assim pô gostei de
seu programa não quero levar pro Supremo digo que horas é é quando E aí uma ho mar você nunca quis me levar pro Supremo aí uma semana semana depois estava lá o nosso programa ficou 11 anos no ar saiu durante a pandemia por questão que o Supremo queria cobrar da Unisinos que fazia o programa o padre reitor enlouqueceu disse eu que quero cobrar é uma confusão aí saímos do ar e nunca mais fizemos eu achava um projeto bonito mas nós tem muito de Machado de Assis né tanto é que eu uso o ideias de canário
aquele famoso conto né E para explicar o solipsismo no meu dicionário de hermen o é muito interessante o o ideias de canário porque Qual é o tamanho do mundo aí hoje quando querem simplificar a linguagem eu simplesmente digo simplificar a linguagem é simplificar o mundo simplificar a linguagem é diminuir a linguagem diminuir a linguagem é diminuir o mundo então isso já tá na literatura no no no Swift o o o um cientista deil lagado fez a grande invenção assim se Você fala muito você vive menos se você quer falar menos vai viver mais minha solução
e ele ganhou o prêmio lá foi ganhou Jabuti de então lá lá do do anti jabuti lá do do em 1748 imagina o Swift ironicamente escreve aquilo ele diz assim não use mais palavras use a própria coisa sensacional mas isso a televisão faz hoje estamos aqui falando da enchente o cara com enchente aqui né isso o time do Grêmio está subindo na verdade tá descendo agora mas o time do Grêmio está subindo que que ele mostra um avião é a é Explica a metáfora da metáfora porque subindo já é uma metáfora ou uma alegoria enfim
E então para enriquecer a pessoa tendir de grão em grão Aí você pega o milho e faz grão em grão exatamente o trigo vai subir de preço isso sabe que na filosofia isso é chamado o que eu chamo da eu chamo de pleonasmo visual né porque você tá falando e você quer explicar e explica com uma metáfora O que é maravilhoso é só uma metáfora da metáfora o o o o witkin o o lut Vick eh ele chamava isso nas no na na sua primeira fase que é o tractus de isomorfia para um pouquinho todos
os nossos amigos professores aqui cham de wit gin Stein Você viu como ele chama o wiit ginin ele é íntimo ele chama de Ludwig Ludwig Ludwig ou l o Lud na são Espírito jurídica que ele faz é Lud é o Lud Lud isomorfia isso isomorfia palavra e coisa colar porque e E hoje nós vivemos esses tempos esse tempo do atravessamento e tal e o outro cientista de lagado lá do swift ele inventou outra ele inventou os emojis isso ele disse o seguinte nada de frases longas tudo tem que ser substituído por monossílabos e onomatopeias e
sinais pronto acabou de inventar o zemor em 1748 olha o que a literatura ela sempre chega na frente Uhum você pode hoje dar um curso e eu escrevi isso eu tenho vários Aliás o o o quase ganhamos o prêmio Jabuti pela segunda vez mas eh com esse livro sobre literatura porque o super interpretação é um texto que a gente usa as lições do Eco em 1992 em Boston Ou lá em que ele foi dar um curso em que ele disse assim a literatura Humberto Eco Humberto Eco e eu sou da Bela epoque né Sabe quando
eu fiz mestrado eu cursei um semestre todo só sobre o nome da rosa sei tudo sobre o nome da rosa Ah eu também olha lá in traduzi todas as expressões de Latim ent tudo bonitinho sei tudo eu adorava aquilo eu me senti o sujeito e e e ainda alguém diz que e é o posso dar a frase que defia o nome da rosa que é a sua cara é a sua cara a nossa cara é o Adson quando eles estão lá na biblioteca que é um labirinto né o Adson Diz pro Frei Guilherme puxa mestre
Que bom se o mundo não tivesse labirintos aí o FR disse não al Que bom se houvesse uma regra para andar nos labirintos define ou não define define ou não define o nosso pensamento inclusive e defende o mundo e Def é espetacular e quando eles estão subindo a Ravina em direção disse assim mestre mestre vejo o cavalo mas não vejo a caval é porque ainda não tens os olhos para ver a caval ele tava explicando Platão pro pro nosso ISO e o fatalismo e o fatalismo com o realismo político a hora que o Watson se
apaixona por uma camponesa sim e ele é pego transando com a camponesa e a mulher é condenada à morte ISO e o Adson a hora que ela vai ser condenada à morte o Adson T aí o freg disse Adson esquece é carne queimada é exatamente e e e e toda eu é maravilhoso eu fiz um um um isso isso isso isso é absolutamente Fantástico e o eco dizia e veja como isso é pro direito Aliás na nossa petição da ADC 44 qu da presunção da inocência que está na história do Brasil hoje está escrito lá
o Supremo fez uma super interpretação quando disse muito mais do que a lei pois o eco lá nas lições ele disse assim olha a literatura até hoje tem duas grandes fases três uma a primeira delas é que o sujeito só dizia estritamente o que que dizia o livro que no direito é uma espécie de textualismo século XIX depois houve uma viragem um turning Point E aí o os os os eh eh críticos começaram a fazer um outro livro Por exemplo ficar falar que o o só porque o Pinóquio tinha o pai Carpinteiro ele era tipo
Jesus Cristo e o André super interpretação isto e o André meu sócio and Trindade criou uma outra dizendo o seguinte olha vocês podem discutir tudo sobre Capitu discutam que você traiu ou não traiu agora só tem uma coisa Capitu Don Casmurro se traiu não traiu o Bentinho is isto Capitu era uma mulher você não tem o direito de dizer que ela não era mulher porque isso não tá em discussão porque a super interpretação não é possível na literatura aí tem o caminho do meio a literatura criou e o a e vem o direito o o
valor da antropofagia ela busca na literatura ela busca na filosofia que é o quê a hermenêutica toda a reconstrução do século X que eu faço para chegar no século XX com um dos para mim né O hunz georg gadamer que escreve o verdade e e e método na verdade verdade contra o método e a partir disso se cria uma grande questão quer dizer e de novo é infra interpretação e superinterpretação há que se cuidar muito então até um determinado momento se tinha uma aus legum que é simplesmente tirar de algo que está posto um certo
exegetico e tal e depois tem uma Zing dar sentido é nesse dar sentido é que se constrói a possibilidade aí vem a grande Quais são os limites de dar sentido aí então se pega a teoria do do do romance em cadeia não é por nada que Ronald workin se tornou famoso pelo mundo todo porque ele trabalhou uma espécie de teoria da decisão pelo romance em Cadeia uma decisão judicial nunca é um conto ele é um romance porque é um novo Capítulo e nós podemos brincar com isso aliás luí Fernando verí e outros fazzi essa brincadeira
e estou em Paris e lá fui me hospedar no rits uhum Reinaldo aí o Reinaldo disse assim do rit eu saí o que o Reinaldo não pode fazer disse o seguinte nesse momento caminhando na praia de Copacabana isso não o o lenio strek não não mas ele estava no rits ou seja há um uma coerência uma coerência ponto e a integridade do texto e a sentença e o acordon tem que manter primeiro uma coerência uma integridade e isto vai gerar o quê uma estabilidade no sistema você não será surpreendido eu tenho direito fundamental a uma
decisão coerente e íntegra eu não posso ser surpreendo eu não posso chegar no judiciário correr sozinho e chegar em segundo lugar uhum Claro esse é o Essa é a questão né por isso que eu ajudei fazer o código de processo para uma série de coisas desse tipo isso tudo não será um Delírio ou uma ilusão de que nós oou que você pessoas como você melhor dizendo juristas como você servem apenas para justificar com pretextos decisões políticas que portanto constitucionalismo que pretende marcar o estabelecimento de relações horizontais entre a política e o direito nada mais é
do que uma ilusão que serve para justificar decisões de poder por meio de regras de justificação não de determinação perfeito Essa é essa essa essa é a grande pergunta porque isso Começou já no segundo pós-guerra essa discussão porque o o o direito tinha fracassado acabou para que que serviu o direito não serviu para nada aí começa então as novas constituições aí você tem dois caminhos os céticos e pessimistas e tal dizendo Ah o direito é uma questão de poder aí os crítica ligal studs americanos e outros e uma outra corrente mais conservadora na qual eu
me incluo é a corrente digamos da de um certo normativismo constitucional de uma certa normatividade da Constituição aí o ferraiol o Conrad ress o canotilho o canotilho foi ao os píncaros né no máximo porque ele foi buscar na Alemanha com o peda lerche a ideia da de uma constitução dirigente Ou seja é capaz de fazer revolução via direito aí vem se o direito serve para as classes dominantes se o direito só serve para justificar o poder o canotilho acaba fazendo uma tese de que que constituição dirigente vinculação do do legislador pela qual você faria já
que você tem uma constituição Como Portugal tinha naquele momento 76 uma constituição que dizia Portugal está em transição pro socialismo canotilho então que vinha lá do Partido Comunista E essas relações faz uma tese dizendo e e constitução dirigente e vinculação do legislador a constitução diz o qu e O legislador e o governo dizem como e isto vai fazer com que se tenha uma nova perspectiva Então já temos duas questões a partir de segundo pós-guerra uma deixa para trás a tese de que as constituições são folhas de papel ou simplesmente questões políticas elas passam a ser
Norma se a conção passa a ser Norma ela é um Dever Ser se ela é um Dever Ser ela me conduz E aí tem as cláusulas petes etc e se cria portanto esse segundo esse segundo caminho que digamos é um é um caminho mais conservador eh em países de terceiro mundo né nós tivemos uma grande discussão de tantas coisas que eu já fiz nós Houve um momento em que em que o canotilho escreve um artigo em 98 dizendo a morte da Constituição dirigente isto gerou uma confusão aqui no Brasil principalmente para caras assim mais progressistas
como eu que achavam que via constituição eu tinha condições de enfrentar o problema da da da da dos direitos sociais R Afinal a constituição diz eh o Brasil é uma república e Visa erradicar a pobreza fazer justiça social erradicar e blá blá blá e quer dizer e esta constituição Visa desigualar a desigualação essa é a minha frase da Constituição esta constituição Visa desigualar a desigualação e o cantil diz isso morreu Claro para Porto do gala e etc etc o que que nós fizemos olha os personagens dessa história Jacinto Nelson Coutinho o o Luiz Roberto Barroso
Luiz Edson faquim Eros Grau eh eh eh lenio strec o o na época o Flávio pancera bem jovenzinho e e e clemerson clev e outros e juntamos e fizemos o um livro can notia conção dirigente e construíram toda 10 anos 10 livros para tentar responder a pergunta do valfrido vard veja o que o valfrido pergunta 10 anos tentamos responder isso no final de tudo isso eu como um otimista e aliás e eu descobri que o o Francisco nosso Francisco assise Silva e eh do do do da jif escreveu sobre Hans weinger Sim ele é brilhante
que é um autor fantástico porque Kelsen quando escreve e isso são são questões bonitas dá a impressão que isto é que que que que a gente fica falando essas coisas assim e tal mas eu me empolgo aí então quando o Kelsen escreve a teoria geral das normas ele abandona a tese da da Norma Fundamental e entra na na ele pega de um filósofo chamado Hans weinger que o Francisco trabalhou que é a filosofia do como você é a ficção necessariamente útil quando eu vou ao estádio eu sei que o árbitro e o var vão me
lograr mas é como se eles fossem naquele dia fazer direitinho então valfrido vard respondendo para você isso tudo que você me perguntou você tem razão mas como se você não tivesse razão e exatamente pelo als op ou o como você é como se você não tivesse razão e como se fosse possível isso tudo que eu faço cotidianamente mexendo na sangria do cotidiano tirando a a dureza do cotidiano aquilo que é o suor das pessoas de um país de modernidade tardia que eu escrevi uma um um uma conção dirigente adequada a país modernidade tardia em contraponto
ao canotilho porque é como se eu pudesse ajudar para usar o direito e para ele não ser uma mera justificativa de uma teoria política do poder em que o poderoso pode dizer qualquer coisa e ele vai dizer ah deixa esses juristas fazer isso e você sabe que a gente faz a diferença com ações no Supremo a gente vai no cotidiano como advogados grandes advogados como você a gente faz essa diferença que o Reinaldo faz no jornalismo você eu eu tento fazer a gente constrói teses e de algum modo E aí tem uma um um um
conceito que eu inventei no meu dicionário da hermenêutica que chama constrangimento epistemológico eu conheço o advogado mediano que entrou com uma ação eh advogando pelo PSOL sobre a questão da execução das emendas obrigatórias será que ele pode comentar ele vai ser parecerista né fez que fez um barulho fez um barulho bom não sei se pode comentar porque pode até falar o nome do cara podemos falar o nome dele valfrido vard esse é mesmo esse é pois então outro é tal é teal mas do var tava lá é é uma pessoa média média média esforçado rapaz
Como dizia o o Edward Thompson o direito importa e por isso nós importamos com tudo isso isso o direito tanto importa que as emendas estão foram truncadas lá trancadas e este que vos fala trabalhará nesse caso também está trabalhando Olha eu nem sabia eu juro eu juro que eu não sabia portanto conheço bem essa Mat V achar que formação de quadrilha mas eu juro que eu não sabia eu sabia não sabia Professor lenio dará um parecer sobre o cara exatamente Então essa esse é um bom exemplo isso nó tros aqui para que desce mentira Reinaldo
Isto é a prova de que a resposta pro próprio valfrido né isso que eu brinco com como como você de fato esse meu otimismo metodológico eu chamo inventei esse negócio de otimismo metodológico que é o modo de dizer é como se isso pudesse dá certo e às vezes dá exatamente e às vezes dá Eis aí olha o que que fez por exemplo quando você achava tudo perdido eh a suspeição do moro coisa assim agora se foi e tal e lá estávamos nós tentando fazer o constrangimento epistemológico que que é o constrangimento epistemológico e é assim
ó tem um autor alemão chamado bern ritters morreu há pouco tempo morreu velhinho enfim e um dos autores mais premiados da Alemanha ele escreveu um livro chamado uma interpreta vários eh a revolução silenciosa secreta ele mostra como a os tribunais fazem uma fagocitose comendo o direito que é o problema do ativismo que ele denuncia lá imagina se ele morasse aqui né vou citar é quando a meba faz assim abraça exatamente por dó aí e aí ele tem um outro livro chamado eh uma interpretação ilimitada ele faz uma crítica ele faz uma história desde o nazismo
para cá a implementação do do Hitler ele diz assim sabe por que os nazistas chegaram ao poder desse modo porque não foram limitados a interpretação dos juízes e promotores não foi devidamente limitada como a palavra eh unren pode ser traduzida por não constrangido não contido contido eu construí uma interpretação eh eh ilimitada eu transformei em constrangimento epistemológico Uhum E o que que a gente fez todos os dias etc com com trocando figurinha com com entre nós com com com o Reinaldo e tudo sobre a questão do valor do direito todo o tempo e a primeira
vez que eu encontrei que o o o o Reinaldo foi antes de encontrar o valfrido a gente falava sobre o valor da Constituição inclusive quando a gente entrou numa Maré contra todos com antipatic com relação aos embargos a gente dizia olha não sou eu Isso é um problema você tem que se brigar com a constituição não brigue com os textoso isso e assim então eh eh nós fizemos isso Veja a a presunção da Inocência 3 anos de batalha 3 anos de de luta para conseguir fazer isso quantas ações outras já por exemplo a dpf que
está lá que que eu também atuei na 919 que ainda não foi julgada mas é sobre a delação sobre a a a a a a a delação a colaboração tentando regrar a delação para que ela não ocorra mais como foi feito Nos Tempos da lava-jato tá lá no Supremo Tribunal enfim escrevendo toda semana é o modo de fazer constrangimentos é o modo de torcer para que tipo assim né o eh eh eh é como se isso fosse dar certo um dia né tem um tem uma coisa meio do eh lembrando o livro do caminho tem
uma coisa meio do mito de civo Mas é isso mesmo mas ninguém falou pro cív falar assim não não tenta mais faz o seguinte fica lá embaixo com a pedra que tá tudo certo acabou para né não acontece que e esse eterno subir com a pedra ainda que às vezes a gente sinta que a coisa volta isso produz coisa isso produz conhecimento o dia seguinte produz mudança porque e eh eh eu vou fazer uma um uma corruptela né você não se banha na mesma água do Rio duas vezes você não rola a mesma pedra duas
vezes não exatamente até o alto sempre será outra pedra e você será outro cara é a nós inventamos não o rio derá mas a pedra derá a pedra derá exatamente se fôssemos repórter já estaríamos mostrando uma pedra uma pedra nós inventamos a pedra de heracito aí sobe com a p uma vez uma vez o fantástico foi ensinar filosofia isso vai me deixar super bem com o jornalista uma vez o fantástico foi ensinar jornalismo foi filosofia e foi ensinar o mito da caverna Ô B fácil adivinha onde foi a professora dentro da caverna na caverna dentro
da caverna Evidente Mas aí o ponto seguinte a janela por onde ela hava sombras era o quê er uma frest isto aí vem depois brincando J mais ou menos isso Heráclito Heráclito Ah o rio del filósofo do movimento e de onde ela fez de cima de um caminhão tá do caminhão do movimento mento Tá certo Claro entendeu mas nem foi pro Rio né Não porque eu acho que o rio era muito caudaloso Então essas coisas isomórficas né Essa tentativa de isomorfia que Aliás o o adé e eh o edn o adé faz isso bem mas
eu fiz um texto mostrando que há 25 anos atrás eu escrevi dizendo isso a partir da filosofia etc etc que essa tentativa isomorfia eraa um modo de encurtamento da linguagem porque eu estudava Swift esses outros caras que é hoje o que esses tempos pós-modernos eu chamo isso de Pablo Marcela do mundo aliás tem um menino a minha mulher tem um menino que faz genialmente na internet essa história vê se você lembra o nome dele essa história do do assim e aí eu o jornalismo aí nós telefonamos para ele é isso isso mostra o telefone fica
nessa nessa nessa coisa amalucada Claro o grande problema é se for uma festa de sexo e fica mas enfim aí fica difícil né fica difícil mas então e essa essas essa P mar marcala é o é o é o atalho de sentido né que hoje o o o analfabetos sempre existiram mas nunca tinham orgulho disso hoje o o o analfabeto o tanto funcionar como outro ele tem orgulho de nada saber é uma coisa impressionante onde nós chegamos Então hoje nós temos essa essa essa história do dos atalhos de sentido que é o encurtamento e e
e e e o modo como nós vamos que nós estamos indo paradoxalmente vai chegar o momento que o cara do swift estava certo vão acabar com a linguagem eu chamo isso de paradoxo do queijo suíço o melhor queijo é o queijo suíço o queijo suíço tem furos portanto quanto mais furos melhor o queijo e quanto mais furos menos queijo menos queijo Portanto o queijo ideal é é o não queijo a linguagem ideal é o zeramento total como o grande filósofo contemporâneo de então 1748 do no jonan Swift né o cara mais irônico do mundo já
começa com os gigantes entrando que é a Inglaterra enfim cada coisa e ele e ele faz uma crítica ao Ministério Público absolutamente genial cada vez que eu que eu que eu que eu releio Swift porque eu dou pros meus alunos isso pro Swift não é que o Guliver estava dormindo e houve um gritedo Oh céus o castelo está pegando fogo e a rainha sozinha no castelo todos fugiram os ratos abandonaram o o castelo e os e o o Guliver só tinha um baldez inho que era um dedal ele não mesmo o castelo ele não conseguiria
o que que ele faz urina sobre o castelo a rainha fica encantada com tudo aquilo e se salva e todos dizem Ó grande salvador o promotor de justiça de Então faz uma denúncia e e a pena era de morte urinar em prédio público processou o Guliver por aquilo que coisa não e é é é é é é o tempo só se repete como fraudes né Essas coisas Tod que a gente vê isso cotidiano né Tem gente que é processada por baldes de água porque não seria por uriná e essas coisas então veja como a literatura
é uma coisa tão Sublime né ela chega antes né o Shakespeare por exemplo Putz e no Swift a modesta proposta para resolver o problema da fome na Irlanda que era comer as crianças que até brinco isso hoje no Brasil ou daria um processo por eh pedofilia ou então por por por eh canibalismo né Eh porque não se entenderia a ironia né claro Esse é um outro problema que nós peros aliás é um cuidado que nós todos temos que tomar isto eu comecei eu tenho eu sei que não parece mas eu tenho 63 anos olha não
vocês não precisam dizer que não parece eu sei que não mas eu não parece não parece obrigado gente que demora também né Eu hein a gente ensaiou aqui foi um sinal que disse vamos errado comigo mas eu come escrever num tempo que a ironia era normal normal não era politicamente incorreta não e mais era compreendida hoje elogiável a ironia esquece eu até brinco assim se fosse Verde muita gente ia comer isso entende como drible no futebol também passou a ser proibido pode não pode driblar mais não pode dar Oé não pode dar não pode fazer
não pode fazer embaixadinha é criminoso não pode fazer embaixadinha lembra Edilson punido porque fez embaixadinha mas como não posso fazer embaixadinha mas embaixadinha é a glória do Futebol Eu não sei jogar bola eu sou cego não consigo jogar ele foi quase jogador mas se eu fosse eu ia fazer embaixadinha cara por quê Por que que eu não posso fazer embaixadinha antigamente ironia era condição de possibilidade de um bom texto o sarcasmo era uma questão de compreensão né e e porque os grandes livros se foios dele aqui vocês imaginaram o machado sem ironia o o o
volta o volta sem ironia quando faz a crítica Aos néscios aos pastó e os ló entendeu que são hoje palavrões né que são os Patetas enfim eh eu já escrevi um texto decarava o Rousseau porque achava que o roussea se levava muito a sério exatamente para com isso de ser tão Ai meu Deus vamos salvar a humanidade pô não ex vamos brincar um pouco eu escrevi o outro dia a uma epistemologia dos néscios aí eu boto desde o primeiro néscio que surgiu os primeiros críticos dos néscios né como que Platão e toda essa gente não
gostava de de de néscios e como o os neon éos hoje se comportam né os neon éos eles não eles se orgulham de não saber nada etc e não fazem a barra que a entre significante e significado tem uma barra então nós temos o o o uma espécie de psicopatia linguística que é o sujeito que não faz a barra tu diz bomba ele se atira no chão não era só uma notícia entre o significante e o significado tem uma barra isso coloca você no mundo homem e e Houve um tempo em que os sábios poderiam
de algum modo ter ambição de alguma arrogância hoje não hoje a arrogância dos idiotas você Se sabe fala assim desculpa mas não é isso não ol Não é bem assim não fica magoado comigo hein mas não é isso quase pedindo desculpa pro imbecil que é o que eu o imbecil acha que você contestar a imbecilidade dele é ofensivo Claro e tem hoje não é não é assim Claro que sim você tem que entender isso é você tem imbecil e respeitar o imbecil respeitar o imbecil tal e você que e você que eventualmente sabe fala não
ó não é que eu queira aparecer sabe não tô querendo te humilhar não se é arrogante não mas desculpa mas não é é que é o o o o o fofo o cara olha para você fal Tá achando que é o quê que sabe o é exatamente não mas como eu não tô achando nada o o o só porque você fez doutorado etc acha que pode falar sobre esse assunto é exatamente por isso enfim em tese sim né então o o eu é um tempos de eu chamo de tempos de bulemia comunicacional e anorexia informacional
nós não aceitamos nada não temos apetite informações não comunicamos e quando a gente recebe por acaso a gente imediatamente e porque somos e bulímicos anoréxicos não temos apetite por nada por quê E e bulímicos aí vem uma questão o o tiot que era um conservador poeta e tem uma frase que que explica digamos assim toda essa essa esse crescimento digamos assim tem uma equação que não fecha ou fecha todo mundo o digamos assim o Brasil é o lugar em que mais tem smartphones smartphones então todo mundo tem as informações do mundo na palma da mão
e ou seja qualquer idiota tem todas as informações Num Clique mas se isso é verdadeiro Por que que aumenta o número de imbecis Por quê o iiot explicava isso isso que não existia internet nada disso porque informação não é conhecimento conhecimento não é saber e saber não é sabedoria ele diz o que fizeram com o conhecimento que lhe foi dado etc que fizeram por porque a informação é algo que é tipo aeroporto ninguém mora lá a informação vem e passa o conhecimento é o nosso papel o papel do professor o papel do de alguém que
tem um pouco de Sabedoria ele ele é de trans minimamente qualquer informação em conhecimento que esse tem um grau de perenidade a informação ela é instantânea ela passa por isso que a a era que nós vivemos as pessoas não querem e vídeos de mais de 30 segundos e ainda aceleram para 1 e me do mas o que que aconteceu velocidade de reprodução isto o que que aconteceu agora traz isso pro direito o direito que que que que que se faz o direito e criou uma um um certo Imaginário e as redes sociais multiplicaram isso que
é a tese da simplificação a pergunta que eu faço e tenho feito é o seguinte e olhando assim né tipo eh eh lembro antigamente o cara chamava a câmara assim disse assim olha aqui aliás Essa é sua câmara você pode chamar aí diz assim você se operaria com um médico que tivesse estudado num livro chamado operação cardíaca simplificada Mas por que que no direito as pessoas aceitam é porque o próprio direito não se valoriza eu fico imaginando a cena o sujeito está recebendo anestesia vai ser operado e o cara assim começa aquele efeito da anestesia
ele vira a cabeça e viê a biblioteca do médico e o médico tem assim a operação do c mastigada operação cardíaca resumida e tal e ele não olha o drama e ele não consegue dizer eu não quero mais ser operado e aquele slow motion etc mas no direito Isso acabou sendo uma cois absolutamente normal existe os Coach para ensinar a ler os resumos acredite se quiser sim agora por que que nós chegamos a esse ponto Essa é a grande questão assim como a pergunta que que que o próprio valfrid faz sobre o papel do direito
Enfim tudo isso nós temos também esse essa pergunta para onde caminha o direito e se se nós lidamos com linguagem e nós estamos e eh fazendo um deamento da linguagem Eh estamos diminuindo o nosso mundo e bom que que a gente vai fazer com o mundinho como você pergunta pro ideias do Canário ou o do ou do a teoria do medalhão a teoria do medalhão do também do do medalhão é genial né o o pai diz pro filho Zinho Janjão que é um pequeno Néo mas rumo ao estrelar isso e diz nunca Leia nada complicado
não pense não faça nem longas caminhadas para não ficar refletindo e para mim o conselho maior não escreva um tratado sobre Carneiros isso compre um I aceo E convide seus amigos e professores e você estará realizado o machado Olha só que coisa impressionante eu vou ele vai ficar bravo comigo que eu vou fazer agora mas nós vamos fazer junto eu sou o moço que tá aqui vocês ADV casos mais bem-sucedidos do Brasil exagera é É verdade é todo mundo sabe isto e compra algumas brigas que em tese seriam contra até alguns dos seus interesses justo
algun seus clientes por que que você compra Professor L explicou Hum então explica para nós basicamente nós recebemos formação jurídica para fazer a diferença isso simples assim Senão nós seríamos simples acumuladores de coisas não é isso professor e fazer a diferença eh você tem eh porque o direito num num num a a numa fase eh no século XIX enfim o o o direito e essa é uma denúncia que o Marxismo faz até hoje que o direito é simplesmente produto das classes dominantes etc que é uma que é uma tese né de que eh o direito
é simplesmente uma supraestrutura Eh claro que essa é uma leitura um pouco a simplista né porque o o o o próprio engles enfim e depois os marxistas que vieram depois como pulas e outros vão dizer que o direito importa Aliás o Edward Thomson é um marxista e diz o direito importa e etc etc então Eh naquele o direito tinha essa perspectiva Mas a partir dos fracassos dele mesmo aí vem aquela questão de segundo pós-guerra o direito acaba eh eh eh tendo um papel de transformação se a gente fizer um pequeno resumo assim a gente pode
dizer assim século XIX o direito tinha um caráter de de era de resolução de de em que ele tinha o o papel do Legislativo forte depois você tem a crise do próprio segundo pós com com com a primeira guerra ou ou com até com o sucesso da Revolução Russa o o o capitalismo se dá conta de que ele precisa eh eh cuidar dos do do do dos dedos para não perdê-los né perder as mãos e aí ele começa com a função social então o Executivo fica mais forte que que é o a função social do
estado contemporâneo a gente chama disso sim e o e o e no segundo pós-guerra Em Diante O o em Face dos próprios fracassos o direito começa a ter um papel de transformação social por isso que as constituições começam a dizer assim o Brasil é uma república que quer e tal usar o o imposto para fazer o reequilíbrio da sociedade e tal etc alguns países jogaram pesado com relação a isso e a Constituição de Portugal foi uma uma constituição digamos assim revolucionária né que visava até mudar o modo de produção eh e aqui uma constituição reformista
foi mais tímida nesse sentido mas muito avançada a nossa constitução é para mim é a melhor Constituição do mundo isso é muito importante e é uma questão e é uma constituição que tem só como do do capítulo das garantias né que é uma imensa Muralha que tem que entender quando as pessoas dizem mas por que que vocês eh defendem garantias eu disse por uma razão simples eh isso tá lá em antigo isso tá lá em em na oresteia Orestes matou a mãe ele estava lascado e mesmo assim eh a Deus Palas aten deu-lhe direito a
um julgamento as erínias as deusas da raiva que hoje todos se mudaram pra internet sociis as erínias as erínias eram três que se encarregavam de fazer a justiça até cortar o fio e finalmente exatamente as asinhas as deusas da raiva e elas queriam o figado do Orestes E aí o o a deusa Palas aten deu um julgamento primeiro julgamento da história e com Jure com voto secreto e e tanto ela tinha a concepção de que o indivíduo é pequeno e o estado é grande essa concepção depois voltou na modernidade que ali o o o o
o Orestes ele foi é absolvido porque deu empate deu 6 a 5 ela votou deu seis a seis o primeiro endu pro ré e não é que isso volta em Guimarães Rosa no julgamento do Zé bebelo sim o o joc Ramiro dá direito tem direito advogado Jure e ele é absolvido e eles antes do julgamento pensavam vamos cortar uma perna vamos cortar um braço diz um deos livos é o diálogo do Guilherme de basille com o nosso préo Adson Sem dúvida né que coisa bonita aquilo como como ele descobre o nome do cavalo brunelo essas
coisas todas né dizer que coisa a literatura é algo Eu transformei minha vida com literatura eu sou depois da da literatura que eu comecei eh mais a fundo na literatura e quando eu comecei a ser obrigado a ler um livro por semana por causa do programa eu ancorava o programa isso para mim foi foi um crescimento eu ainda aprendia com dois ou três caras que Eu convidava que sabiam mais coisas do livro do que eu disse que maravilha ainda me pagam para isso daí que o pa tava que nem um jogador de futebol disse vou
ganhar daí que o p dissesse o cont tem um pound no direito ros pound ros pound e pound da poética e Exatamente controverso porque ele fez coisas um pouco não muito boas mas na poesia ele dizia da literatura e dos Poetas são antenas da raça no sentido é ise mesmo de que antecipam claro percebem antes as distopias as distopias são são acho que são escritas sempre e o cara que escreve torce contra porque porque ele escreve sempre coisas terríveis né sim veja o orwell deixa eu te fazer pergunta sobre distopia Opa nós estamos vivendo uma
tentativa da suprema corte de impedir a divulgação de fake News e da utilização de imprensas de mídia para difundir informações falsas nós três defendemos decisões da suprema corte nesse sentido publicamente sim vocês até mais do que eu mas me alinho de duas mã tomamos uma porrada para Mas a pergunta sobe desce e as costas folgam exatamente pergunta que eu que eu lhes faço e você falou muito Professor das teorias da decisão da decisão e de teóricos da decisão como o Kelsen como working ou seja caras que ficaram elucubrando de que forma tornar o processo e
o procedimento de decidir algo objetivo e não subjetivo n é em razão da crítica feita ao subjetivismo ou seja decidir cada centro defletor de uma de de de decisões eh é um um conjunto de regras em si não pode ser desse jeito Claro e a literatura faz a crítica inclusive com humk DK eu dou as palavras sentido que eu quero ISO grande crítica do le Carl exatamente agora será que como diria Shakespeare Já que vocês estão na literatura essa proteção essa tentativa de proteger a rigidez da informação e portanto a verdade não será much about
Nothing ou uma tempestade num copo d'água precisamente porque as pessoas sabem que é fake News mas simplesmente elas escolhem uma narrativa que que lhes apetece e elas sabem que é que é mentira elas sabem que aquele vídeo é mentiroso que Aquilo é uma manipulação elas sabem que estão sendo enganadas elas sabem que Aliás elas nem tão sendo engan tão sendo Eng falo elas sabem que é falso mas é que aquilo agride aqueles que elas desejam agredir Como disse certa pessoa elas gostam da idiotismo e aí e aí nós não estamos colocando todo o aparato de
justiça a serviço de nada bom esse é o risco que ess vou embora ó gente foi legal é só uma provocação eu eu não acho isso mas eu acabei não no fundo é o o ó lá o que você vai responder sen não vai embora é é é é o risco que que nós corremos que essa é a questão da institucionalidade entre civilização e barbárie pode-se dizer também que todos aqueles que o hobs falava entre civilização e barbárie já já já já já também deixa dar um freio na sua na sua fala o o Rosso
dizia que é papel do escritor político dizer ao povo que o povo deve querer uhum o Supremo não está dizendo ao povo que o povo povo deve querer é na minha concepção não porque como eu disse sou um otimista metodológico e e o e o constitucionalismo é um Dever Ser a constituição é um remédio contra maiorias e é o estatuto jurídico do político isso gera os na sociedade o estado interdita assim como o superg tenta segurar a gente eh para não sair pelado na rua etc e Então temos o IDG superg acho tudo isso o
Freud leu o também eu acho que tudo isso tem ligação talvez A grande questão Este superg é seu pai exatamente presta atenção presta atenção presta atenção o o talvez a gente esteja aí numa numa coisa que um um peta sler de ch alemão escreveu A Crítica da Razão cínica né Ele pega a frase do Marx né eh eh vissem das absit ou seja Eles não sabem o que que fazem mas fazem assim mesmo mesmo isso ele ele mostra que o sinismo aí ele faz uma diferença do quinis mos e dos cinismos lá dos gregos eh
eh ele ele ah o o cinismo Ele é mal ruim Nesse sentido porque ele inverte e diz ele sabe o que fazem e continuam fazendo mesmo assim exato então talvez a nós necessitemos de uma Crítica da Razão cínica sem querer fazer uma coisa da moda que todo mundo quer fazer uma Crítica da Razão Pura prática uma A Crítica da Razão não vou entrar não é disso que trata eu tou só dizendo quear Crítica da Razão pós cínica pós cínica o que o slod escreveu isso slav slav bem no mapa da ideologia e da crítica da
necessidade de fazer uma eu escrevi tem vários textos sobre a Crítica da Razão cínica dos cínicos contemporâneos eh que são que sabem o que fazem eh eh eh e que que no fundo é um pouco de um um um cara escreveu um livro chamado not Born Yesterday que é o eh eh não nascido ontem que é o que é o que o que o que o e o americano em que ele diz que existem dois tipos de crenças as crenças as crenças reflexivas que não fazem mal a ninguém e tem as crenças intuitivas então o
fato de você acreditar na Terra plana não tem problema nenhum porque a terra não é plana e você não vai cair do mundo isso o grande problema é se você acreditar que o Newton era um farsante e você se atira do 10mo andar para dizer que a lei da gravidade da gravidade não existe Aí ele diz esses caras não testam as suas intuições esse esse é o detalhe e do do do da fronteira entre o o cinismo e do do cara que tem uma crença que ele não testa é é muito difícil esse tipo de
de eh a minha resposta é uma resposta digamos mais heterodoxa eh eu não eu não posso cair numa contradição performativa eu não posso dizer eu estou morto Esta é uma frase sem sentido porque ela é contraditória performatica então eu não posso usar a minha liberdade para extinguir a liberdade é uma coisa assim bem Clichê isso que eu tô dizendo agora né Um pouquinho platitude não faz mal também né assim não mas é fundamental iso é fundamental eu não posso usar minha liberdade para extinguir a liberdade ou seja não posso o o o fazer que nem
os três militares em 11 de de novembro e disseram que aquele Artigo terceiro que Pedro eu e outros fizemos na lei de da da da do estado democrático e diz não serão considerados crimes manifestações que tenham cunho social etc etc que a gente botou isso para não pegar o movimento sem terra e outos a gente botou lá falando na lei antiterrorismo isso isso exato não serão e os militares disseram vocês que estão na frente dos quartéis estão abrangidos por esse parágrafo que veja essas pessoas passaram a acreditar nisso não perco o fil mas quando veio
essa lent de terrorismo eu bati um pouco eu falei assim alguém vai usar isso para fazer coisa errada para fazer coisa errada is você sabe disso faz parente isto E aí eh eh eh eu chamei isso de hermenêuticas criminosas uhum Claro que ela sim porque aquilo aquilo vitamin o golpe a tentativa de golpe que as pessoas Aliás elas diziam não nós estamos em manifestação social pronto aliás se eu ah mas o que eu quero derrubar o presidente Mas é uma manifestação social fse se eu fosse advogado desses golpistas que 300 que foram não ensina Len
não ensina não é Ó para o programa para não Ó gente o pessoal que tá gravando para da pau você sabe muito bem que hoje não se discute que houve tentativa de golpe porque já tem 300 condenados e portanto você tem que buscar apenas o André Mendonça o Nunes Marcos discute um pouco mas tem que buscar só uma coisa que falta agora o artigo 29 do Código Penal diz assim quem De qualquer modo concorre com o crime será com com de acordo com a sua culpabilidade etc o quem foram os mandantes quem foram os incentivadores
e quem foram os financiadores porque se isto não aparecer esses caras porque em si mesmo era uma chinelagem sim em si agora eles era de um projeto né porque a gente chama isso de crimes de participação cada um tem a sua função né então tem um os alemães tratam bem disso porque eles são bons em fazer a defesa da Democracia porque do passado né passado os escondendo então aqui eles lembram bem lembram bem sem dúvida então aqui esse caso aí o o o o os os os golpistas todos eles são coautores eles são coautores atenção
e isso é uma sutileza Sim eles pode dizer assim eles não são autores TM razão eles são coautores só precisamos saber quem são os outros coautores disto né esse esse é um detalhe interessante eu vou sair dessa altitude maravilhosa que a gente tava vi um pouquinho e e e eu diria eu sou um tanto Platônico né acho que a verdade tá aqui mesmo onde a gente tá mas eu vou um pouquinho pro chão ou a verdade está lá fora está a verdade há tanta vida lá fora como Cantou é o nosso Lulu Santos eh tem
uma iniciativa no Congresso que vai tentar impedir a ação direta de inconstitucionalidade por omissão at tal dado o congresso não decide então eu Supremo vou lá e digo tem alguém punindo homofobia não tem então nós vamos pegar a lei que pune o racismo e por extensão nós vamos punir a homofobia né a partir da constatação aconteceu de que e aconteceu e o congresso queer agora proibir isso congress situações de que o texto constitucional exige que o legislador isso crie regra sobre um determinado tema e ele não fez ele não fez isso isso E aí então
agora se quer volar Entenda eu acho que o Supremo se essa bosta passar se essa coisa passar né Eu acho que o Supremo faz não desculpe você tá tentando me impedir de ser Supremo acho que não vai passar mas de qualquer modo nós temos uma questão eh qual é o limite pro Supremo dizer congresso você tem de votar isso ou ten de votar aquilo ou se você não votar Eu voto o limite é são são os os sendo um pouco ortodoxo assim né Há Limites semânticos na lei na Constituição e o o o poder criativo
tem tem limitações por exemplo o Supremo ele tem que ter um self restrain né o Supremo tem que ter um alto grau Mas onde é de contenção por exemplo onde é essa contenção essa essa essa contenção se dá de forma institucional não existe um que Acenda a luz amarela disse assim nesse momento ele passou dos 60 Que pena né Adson que não existe uma regra para andar nos labirintos exatamente Que pena que não existe uma regra para andar nos labirintos né a Sapiência desse livro né que coisa Espetacular né Espetacular o toda a história da
civilização tá tá ali né o estado moderno e tudo a a questão da secularização E então os limites disso estão postos eh dentro de uma institucionalidade o que que é institucionalidade é aquilo que você tem uma uma a construção de uma tradição a doutrina e etc os os que estudam direito Eles vão construindo o noções E essas E essas noções acabam se estabelecendo como padrões tanto é que um dos Ronald worken por exemplo vai dizer que princípios são padrões interpretativos eh que vão se construindo na comum unidade na comunidade por exemplo eh em 1895 aconteceu
um caso em Nova York que o que o o o o o neto queria matar eh matou o avô porque o avô dele tava se metendo com uma com uma moça jovenzinha e ele desconfiou porque ele estava no Testamento e ele ele desconfiou esse velho vai mudar o testamento e vai me lascar vai dar bom não vai dar bom o que que ele faz ele faz um cálculo de custo benefício eu mato ele vou preso cumpro e sai o rico tinha bastante dinheiro e portanto por porque não havia lei que deserdar ele entende aí ele
então mata o avô e aí o tribunal em primeiro grau dá para ele o direito s no segundo grau o que que faz o tribunal o tribunal constrói um padrão quer dizer ele tira um padrão que já existia Qual é o padrão ninguém pode se beneficiar de sua própria torpeza Mas onde está escrito isso na comunidade um padrão que se estabeleceu o que eu quero dizer é que quando nós falamos dos limites autocontenção etc são padrões que se estabelecem numa democracia aquilo que se faz na esfera pública na Pólis o que que se discute na
bom discutindo coisas que são para além das questões privadas não a linguagem privada a linguagem pública O que que você faz nela vamos construindo padrões padrões é por exemplo uma coisa simples o o o o o Supremo não pode fazer tipos penais sim e fez outra coisa existe digamos devia ter no mínimo umas 10 regras de de estabelecida uma delas se O legislador diz E aí volta o o o velho Reinaldo e o velho lenio lá de trás quando falava por exemplo nos limites semânticos da Constituição eh se diz assim coisa bem simples cabem embargos
de declaração de qualquer decisão agora do novo Código Processo aí o o STJ diz não não das decisões que não deixam subir recursos dos tribunais não cabe barcos então aí ele cruzou a a linha amarela porque ele não cumpriu sequer os limites semânticos da própria lei Então existe uma institucionalidade que tem que que é é a tradição e por isso que existem tradições autênticas e tradições inautêntica então Eh eh a a os sentidos se dão num numa intersubjetividade os sentidos não se dão pelo na cabeça como hâ que dam que dá os as palavras o
sentido que quer e portanto você pode fazer 364 des aniversários não mas por quê não tá escrito em lugar nenhum que não poderia fazer 300 mas existe um constrangimento E aí eu volto na Minha tese uhum o direito tem que construir um constrangimento que não teve com os nazistas e que ele tem que o próprio direito se constrói a partir de uma dada tradição autêntica com auxílio da doutrina etc ele tem que chegar e criar esses sentidos essas limitações sentidos limitativos para dar o limite do sentido e o sentido desse limite que não vai estar
escrito e mesmo que tivesse escrito você não tem como fazer por exemplo e aqui se tem uma lei que diz é proibido carregar cães na plataforma bom você não precisa dizer que o juiz não está com base nessa lei autorizado a proibir o cão guia do cego seria uma imbecilidade Claro entende então a gente chama isso de eu chamo nos meus livros de hermenêutica da função existem coisas que você não precisa dizer que estão implícita que se constroem na tradição e nessa questão dos limites do supremo tem uma tradição H sendo construída uma tradição do
Estado democrático de direito você não pode dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa não tem um limitro para isso umum mas para isso existe uma um um um as Universidades existe o constrangimento epistemológico para isso o Brasil não exerce muito porque eh no Brasil a tese dominante é que é o direito que os tribunais dizem que é aliás eu pergunto para as pessoas que fazem mestrado doutorado Por que você tá fazendo se você diz que o direito é que os tribunais dizem que é porque que você vai escrever um livro se os tribunais dizem que Uhum
Qual é o sentido de você escrever um livro se o seu livro não serve para nada porque se o direito é que os tribunais dizem que é ele pode fazer que nem o humk dumping e dar o sentido que ele quiser Uhum E isso não é invenção isso também não é sai da minha cabeça fazendo não Cairo numa contradição interna isso que eu estou dizendo tá numa certa Inter subjetividade uma dada tradição de uma teoria do direito não inventada por mim entendeu quer dizer há uma esfera pública no direito que me dá direito a sacar
dali para poder fazer uma crítica ao tipo por exemplo essas coisas que acontecem que são ultrapassagem dos limites eh semânticos por isso que a doutrina no Brasil tem que doutrinar doutrina doutrina é um verbo e um adjetivo Professor eu levei muito a sério a faculdade de direito levei muita séri era aluno PR Caramba até porque eu queria melhorar eu tinha uma visão instrumental da faculdade de direito quia isso eu era era um aluno aplicado e você acaba de lançar pela Editora contracorrente este livro ensino jurídico em crise o ensaio contra unificação do direito isso eu
queria que você falasse sobre esse livro mas eu eu obviamente assisti um embate entre você e determinados Ah eu vou chamar de intelectuais e advogados eh que professam e que que defendem algumas técnicas interpretativas e algumas técnicas de instrução da política do direito como por por exemplo a jurimetria ou seja o estudo empírico de decisões do direito enfim do direito do direito na sua dimensão sociológica por assim dizer na naquilo em que ele transforma Ah o mundo dos fatos eu eu eu confesso que eu assisti esse embate e e e e e e acho que
o senhor tinha razão mas não acho de todo inútil o tudo essa empiria eu acho ela útil por uma série de coisas eu queria ouvi-lo sobre esse novo livro publicado pela gloriosa contracorrente tá bonito sim tá muito bonito sobre a crise do ensino jurídico e sobre esse essa Contenda você deixa só fazer uma questãozinha sobre os Eu queria um pouco esclarecer sua pergunta que é maravilhosa eu acho que eu entendi mas não sei se entendeu perdão perdão e vamos pegar um dar um exemplo assim do que é que os uns caras queriam eh e o
que é que o leiro queria nesse embate vamos lá o o professor lenio strek é um opositor das das simplificações não é possível estudar coisas complexas por meio de simplificações as coisas complexas têm que ser descritas na sua complexidade eh tô sendo muito eh simplório na descrição do que defende o professor lenk ele o fará de maneira muito mais eloquente e brilhante como sempre por outro lado há uma há um grupo eh eh que atua hoje no direito eh sobretudo dentro da ponte fí Universidade Católica mas em outros lugares eu não vou falar nome são
amigos meus pessoas que eu que eu conheço e eu não quero polemizar mais do que já se polemizou mas eles defendem uma ah interpretação demasiado reducionista do dos fenômenos e da atuação do direito eh sobre a sociedade sobre os sistemas sociais por meio da obtenção de de dados é dados é de dados então isso obviamente reduziria e e tudo que não é isto para essas pessoas os famosos dados empíricos a realidade nos mostra que é é um é uma volta só a Fatos e tudo e tudo que não é isto uhum no direito é retórica
para essas pessoas o que evidentemente tá errado o que evidentemente tá errado pelos motivos sobre os quais nós acabamos de falar longamente nessa hora e meia nós três conord é exatamente tudo isso errado porém no meu modo de ver E aí essa é a minha pergunta ao professor a utilidade nesses instrumentos de análise nessas métricas nessas métricas nesses nesses instrumentos de nessas lentes sim de observação do mundo não evidente que h e e a minha crítica é a plena potencialidade disso mais ou menos assim uma metáfora para isso é a professora Lee IP Stein que
veio aqui na USP em São Paulo e disse eh e não é segredo isso que estou dizendo porque eu escrevi dois textos sobre isso eh dizendo Nós não precisamos estudar a teoria do direito basta estudar as regras do Beisebol eu comecei dizendo o seguinte eu não sei nada da regra do Beisebol poderia ser futebol então alguma coisa assim porque é um pouco de você e se não for futebol americano eu não tenho nada de beisbol basb você vai no jogo e basb Burger volta vai PR o cara às vezes sai correndo e às vezes sai
devagar não per filme mas teve um filme que fez um baita sucesso não faz tanto tempo que era todo ele basar nas regras do Beisebol tá louco aí eu fiquei vendo um filme entend nada e eu via que tinha algumas coisas acontecendo entendi nada que Eu não entendo bem ninguém consegue me explicar bem porque eu sou burro pois aí a professora a professora essa disse isso eu fiz uma crítica dura e tal há uma outra questão parecida com isso que é uma famosa pesquisa dos juízes de is que eu trato aqui no livro dos juizes
de Israel que dizem que há uma pesquisa com 1 com cento e poucos juízes e tal e pá em que ficaram analisando processo e chegaram a seguinte conclusão que os juízes criminais eh de manhã depois que eles tomaram café eles são mais benevolentes e a partir das 10:30 11 eles começa a ficar com fome eles são mais duros eles fizeram essa pesquisa um pouco parecido com aquele negócio assim cada vez que o que o que o que o o um ator americano faz um novo filme cresce o acidente de helicóptero não tem nada a ver
né o o cru que vive faz então e a Minha tese primeiro criticando e eu faço a brincadeira disse assim desel um sanduíche robusto às 10 da manhã porque se o direito depende aí eu boto fracassamos Porque se o direito depende do apetite e do estômago dos juízes fracassamos totalmente Eu achei que o direito devia depender da estrutura da doutrina e da jurisprudência mutates Mutantes um pouco dis mudando que dev ser isto mutates Mutantes um pouco disso eu faço a crítica ao uso excessivo de dados empíricos como se os dados empíricos conseguissem substituir a necessária
teorização digamos assim a ideia de que só há Fatos e e e e é uma ideia do positivismo do século XIX e não esqueçamos que o posi ISM tanto científico Aliás a famosa frase do niet né Eh contra o positivismo que só diz que só há fatos eu digo só há interpretações o nosso Humberto Eco diz boa essa e seria ele niet também uma mera interpretação a brincadeira que o ele faz naquele livro sobre nos ombros de um gigante que o que o do o eco faz então e só há fatos não há e e
é uma coisa positivista de certo modo porque o próprio Realismo jurídico esse de que que é uma tese empirista de que eu vou prever o que os juízes julgo etc etc que é a tese do Realismo norte--americano não vou falar do Realismo escandinavo é uma tese positivista porque o porque o o sociologismo ou o o o realismo jurídico que é uma tese positivista também então essa tese é uma tese positivista eh e com no bom sentido também não não quero fazer nenhuma treta com isso e e eu não quero fazer uma análise superficial eh sobre
isso já fiz ela em vários textos e Apenas digo que não concordo por causa dessa uma espécie de substituição de um arcabouço teórico epistemológico porque vem toda a questão o que que é epistemologia cara desculpa parênteses a gente é muito Mas a gente nunca falou sobre isso mas eu concordo tanto com ISO isso me irrita num grau porque acho assim que é substituir o conceito pela quantidade então assim você Abandona o conceito a palavra pela coisa você Abandona o conceito você Abandona qualquer tentativa de entender o que tá sendo debatido pelo quan titivo assim isso
as efetividades aqui mas olha a frequência com que isso acontece sim mas aconteceu com essa frequência agora essas coisas podem compor análise interessante Claro mas assim el mas não com plen potencio elas podem reforçar é uma questão por exemplo se eu tenho porque aí vem o valor da epistemologia eu me preocupo tanto com os conceitos que eu criei um glossário aqui um um um do um dos verbetes é epistemologia que você usa muito epistemologia num nível do tipo eu tô fazendo uma análise sobre um processo ou qualquer coisa isso não é epistemologia epistemologia é discutir
as condições de possibilidade pelas quase eu estou dizendo isso é uma espécie de ciência da ciência supondo que o e é o que é epistemologia afinal de contas epistemologia manual de regras do pensar isso é um é um é um é um discurso de segundo nível o discurso sobre o discurso científico discurso sobre o discurso e hoje se usa epistemologia digamos assim regionais se diz assim é epistemologia eh epistemicídio você usa a epistemologia do Sul como se a compreensão pudesse cedar eh por fatias Entendeu Como se a compreensão não fosse um processo Universal o o
o há um processo de condição pela qual eu posso perceber algo do mundo e esse livro esse esse livro sai sangue assim porque ele é um é um livro da sangria do cotidiano ele vai eh tentar ser uma espécie de radiografia ele vai o livro quer mostrar por exemplo eh e e mostra com alguns levantamentos Porque que as dissertações e teses dos nas nas universidades não estão tratando do principal problema da crise do direito qual é o problema da crise do direito o Ponto Central que o direito é que os tribunais dizem que é é
a jurisprudencial isso tem um uma consequência na democracia por quê Porque se o direito que os tribunais dizem que é o Parlamento já não tem nenhuma importância nesse sentido é um problema de repartição de poderes há pouquíssimas dissertações o tese de doutorado no Brasil o pessoal não quer discutir isso nem o positivismo nem quer o que que eu faço então provocações a cada página eu digo quem sabe hoje o professor fala paraos seus alunos vamos discutir essa semana isso eu fico todo o tempo apontando o que eles podem fazer aqui eu examino também o um
Manifesto contra a simplificação nessa tese de que mais linguagem mais mundo mais mundo mais complexidade e complexidade eu explico com complexidade e também eu mostro aqui os modelos de professor são oito nove modelos de professor que hoje existem por aí eh e o aluno ideal o aluno ideal já adiantando dando spoiler é o que tem olheiras muito bom entende então aqui tá O protótipo do aluno ideal aí eu mostro aqui como fazer o ensino jurídico aí eu começo a dizer ponto eu dou uma é muito eh eh é eano equiano é Humberto Eco isso porque
quando você falou das teses eu lembrei do texto do Humberto Eco sobre os dois pontos no nome das das das das teses acadêmicas toda tese acadêmica tem que ter dois pontos dois pontos os dois pontos os dois pontos é na verdade então você diz uma coisa por um enigma e os dois pontos Tent traduzir o enigma mas com alguma frequência diz Humberto eco não traduz torna ainda mais Complex e e bem no e bem no início eu uso a hossenfelder que escreveu o livro A ciência tem todas as respostas ela faz uma pergunta e eu
uso ela como retranca epistêmica é uma retranca mostrando que o que eu estou dizendo aqui não está dizendo o que os outros estão dizendo é bobagem eu assumo que eu estou pedindo aqui uma coisa que o blackburn americano e o e o Davidson donal chamam de princípio da caridade epistemológica uhum Ou seja quando eu estou falando algo eu estou com a pretensão de que quem está me escutando vai se esforçar no mesmo modo que eu para poder me compreender para que nós possamos levar um diálogo adiante porque senão isto vira um jogo de xadrez com
pombo olha nesse dia a minha mulher tá aqui neste dia eu escrevi vamos ver quando vai o ar mas nesse dia Enquanto estamos fazendo entrevista eu escrevi ilustrei com meu texto dool com pombo jogando xadrez Ah legal cara É porque jogar xadrez com pombo é o seguinte se você não sabe a cor da metáfora é o seguinte você não ganha do pombo não é impossível ganhar do pombo isto só que você não arrulha você não sai voando derrubando Pedra e você não caga na cabeça do adversário o pombo faz tudo isso e portanto pombo muitas
vezes po dizer ganhei e vai postar na e vai postar na internet que ganhou isto e vai postar então jogar xadrez com pombo é a pior viagem isto que alguém pode fazer é porque assim ele ganha de você uma partida assistida por outros pombos e por outros pombos os pombos falam ganhou a se fodeu a imbecil tá vendo que você é burro da pomb tem os os fiéis da pomb E você tá ali tentando assim acreditando num num padrão mínimo de civilidade que você já perdeu perdeu já perdeu tem um título aqui que diz Deve
existir vida inteligente para além dos concursos cursinhos tiktok livros facilitados talvez e e você não vai dar BO não vai dar boa coisa para quem escrevemos então eu eu recomendo esse livro não só porque é maravilhoso tudo tudo que o Len escreve é espetacular esse aqui a gente passou Ah sim esse é um livro que euo bana adoro que é fazer a coisa certa no direito porque como vocês sabem muito se dizia no curso da operação lava-jato vamos fazer a coisa séa vamos fazer a coisa C eu estou dizendo Aí que eles estavam errados mas
também discuto aqui com Michael sandel aquela história do gordinho e do trem eu estou mostrando que no direito isso não é assim tá aqui no livro O que é fazer a coisa certa e o livro que eu estou escrevendo agora se chama tem o seguinte título eh robô não desce escada e trapesista não voa e o problema da trapesista e do trapesista é quando acha que voa por isso por isso não voa não voa trapesista não então é é é um o desvelamento das da das idiossincrasias do direito algo assim Então esse é o o
livro que tá no prelo O que é fazer a coisa certa vou deixar aqui para ficar na ó deixa dizer uma coisa bioteca eu só esse aqui eu vou levar porque eu não tinha visto eu recebi sair o editor trouxe em primeira quem é o editor eu sou um deles ah o o editor trouxe e me entação entre amigos isso ó olha aqui deixa dizer uma coisa esse aqui então fica aqui eu Rafael Valim Rafael valetudo ra conta corrente esses aqui ficam na biblioteca do programa e o senso incomum também fica aí que já fal
lugar de de Honra e destaque isso E aí quando chegar aí depois ponha esse também mas esse eu vou levar para casa não esse é seu a gente tem muito orgulho de alguns amigos que a gente tem né esse é um craque Esse é um craque Eh ó deixa dizer aqui que conversa né Essa Tenho muito orgulho de ser amigo do Len strek nós aqui temos orgulho deos amigos Ah não eu não você é o cara você é muito importante pro direito muito importante pro Sem dúvida todos todas as pessoas dizem isso que o que
o o que o o nosso constitucionalista honorário meso reinal e eu amo vocês porque vocês são generosos vamos encerrar nosso papo atenção nós vamos encerrar esse papo eh é o primeiro papo com Len estr É isso aí que já ficou claro que é o primeiro é muito gostoso Delicioso Obrigado falta nós discutirmos shakes e outras coisas outas coas digam um as palavras para encerrar aí que depois eu encerro vai ah eu fiquei honrado de estar aqui e e fiquei à vontade principalmente e amei de poder dizer coisas e para o Brasil todo aqui na audiência
toda e com vocês dois como meus interlocutores olha Tenho muito orgulho de ter amigos como esses caras né como lenio como valfrido gostou se inscreve no canal Ah não gostei não você gostou há bons hábitos secretos Como gostar de reconversao se inscreva no canal É isso aí obrigado L obgado valeu [Música]