Dom Filó | Movimento Black Rio | Papo com Clê

17.05k views15433 WordsCopy TextShare
Corredor 5
Dom Filó e o movimento Black Rio 🙌 Que honra receber esse cara incrível e super valioso pra cultur...
Video Transcript:
oh Alô hoje eu tô aqui com dom Filó aí eu perguntei para ele como que eu te apresento e falou por um engenheiro cultural ou querido Que honra ter você aqui na verdade tá se conhecendo hoje né Você é amigo do meu pai de longa data e meu pai futuro tem que convidar ele para rezar você tá aqui como esse canal ele acaba sendo um rap de música e eu por exemplo adorava Black Rio né então eu queria que a gente voltasse lá no início Como que você entrou nessa cena musical ou melhor você começou
que que você acha que é um prazer então que nem é o seguinte eu acho que primeiro lugar a descer essa oportunidade né tá aí tá aqui falando um pouco da nossa história que na verdade se confunde com várias outras histórias de todos os nossos amigos do seu pai né não quem tem um carinho bastante e tantos outros amigos como Airton Ayres que eu tenho que citar aqui foi minha grande referência enfim eu começo lá atrás né no comércio lá atrás eu sou de uma família é aquela tradicional família negra né que vem um meu
pai e família vem de Minas Rio de Janeiro minha mãe aqui do interior do Rio de Janeiro de Magé bem para trabalhar como empregada doméstica conhece meu pai que é um mecânico cura e quer a mecânico da polícia né e ele tinha essa vibe e os dois né Sem muito sem uma educação só com a Educação Básica né mas com aquela força de vencer então meu jovem jovem vamos dizer aí quatro cinco anos de idade nasce dentro uma casa de cômodos não quer naquela época era um chama chamava de cabeça de porco né que é
um quarto vários quartos e e as instalações sanitárias única coletiva né é bem mais meu pai guerreiro guerreiro guerreiro de saiu comprar um carrinho consertava e tal e tinha o nome de filho de sereno sereno embora o nome dele que seja o meu nome porque a gente conhece que as Filó fio puxa ele tem que fazer essa introdução 200 vezes até a senhora consegue teu pai fala anfilóquio ele acho que aquela aquela rua que tem ali eu coloco de cavalo não é acho Love reggae pouco como é que surge esse nome aí eu apontando aqui
para você como é que surgiu isso no meu pai acho que eu acho porque meus 10 as Filó filho filho né só que meu filho foi Pedro né Não dá para botar Charlotte imagina hoje o meu filho pensa manda-chuva queria ter um troço muito bem então fora brincadeira na verdade meu meu meus tios né em Aristóteles né Aristóteles Benjamin meu pai Ash Lost por quê Porque meu avô não é a formando formava uma uma dupla não com o médico ele era o prático existe o médico então naquela época não existia o médico Legista existiu prático
e o médico para fazer aquela função legal né em cima do corpo etc etc então e essa união ele era esse médico era um grego de origem grega transformado tão amigos estão amigos que influenciou né colocando né os nomes né dos meus tios e meu pai todos de origem grega e o meu que é o meu pai quiser as quer dizer dois né filo tudo grego ali naquela as dois filos amigo fio fiel dois a mim eu acho i love you muito doidos tudo doido muito doidas a história isso lá para 1920 etc e tal
enfim o isso daí logo após a abolição né pois Abolição então não isso daí é Filó Zinho aqui sozinho ali Filó né eu fiquei Filó filosi e meu pai Sereno porque ele era muito Tranquilão mas é um excelente vendedor né E com isso daí ele proporcionou a gente uma uma virada eu fui à escola pública até o ginásio do ginásio eu já fui para escola particular aí aí Aqui chama-se o tal do op igreja né Você tem uma efetiva upgrade nesse shopping igreja eu tive fui buscar informação quando você tem vai buscar a informação você
eu te sempre tive de ir lá buscar informação e trazer para mim a comunidade só tá em mim e essa daí essa relação toda da minha vida passar por isso eu sempre vou lá busco e trago para aplicar dentro da comunidade né até porque aqui na comunidade eu sei exatamente a essência que deve ser feita né então foi assim que aconteceu com essa amizade com a história esqueci meu parceiro a gente nós nos conhecemos exatamente no no período pós na época o científico no ginásio na pra galera que não sabe na minha época na primeiro
segundo terceiro grau não era primário você tinha depois admissão que era entre o primário eo ginásio e depois do ginásio você tinha um científico no caso eu não fui fazer o científica fui fazer Escola Técnica né fui fazer Escola Técnica nacional e tal e eu conheci uma galera né e uma galera bacana conheceu a isso conheci o um cara chamado AGP o Antônio Gilson porfiro olha essa galera da antiga iludiu aí né AGP jogava muita bola vai repetir jogava muito muito futebol a gente era do time da Escola Técnica mas ele ia para Essa zona
de cantar ninguém levava a sério hahaha e acabou explodindo é muito legal meu filho então dali Ayrton foi fazer estágio né na marinha mercante eu fiquei por aqui né nossa base já buscando informações dentro do movimento negro já a partir de alguns livros já tendo acesso a língua inglesa um pouquinho lendo vendo as capas de dicho chegar porque a coisa da música Era vibrante na minha área eu morava ali naquela região é Riachuelo jacaré Rocha então há 20 anos clubes como Magnatas que eram top da música jovem na época a época da Jovem Guarda né
época daquelas bandas de ir de rock né no estilo Beatles né e tinha uma banda lá que era a banda The Pops né que depois você viu Depois teve a outra chamada populares que fumam sucesso os caras tocavam todas as músicas só instrumental né não sucesso e tal só que ela vai me não era minha vibe mas eu gostava daquele aparato todo aparato da aglomeração do som da potência do som tudo tudo me encantava e paralelo a isso você tinha uma informação chegando para o coletivo eu tinha essa informação pessoal né E tinha informação coletiva
que vinha pela pelas ondas do rádio mas na onda do rádio você tinha Rádio Mundial no Rio de Janeiro que era eram a rádio rádio AM né já diz eu ficaria até Sicredi rádios caretas assim tipo rádio Tamoio né locutor bem clássico e tal e vem e aparece um cara né DJ Big Boy que um explode colocando três na programação três programas na Rádio Mundial uma de 67 antes da da hora lá da Brasil né a força do Brasil e de segunda a sexta e sábado ele vinha com um carro em Colombo que era só
Beatles na e à noite de segunda a segunda a sábado tinha ritmo de boate e que era uma parada assim mais pop que rolava mais à noite que rolava mais na boate zona sul etc e tal então como eu tinha essa facilidade de transitar por ter meu pai tinha uma uns carrinhos velhos que os carrinhos e tal os carrinhos ele ele conseguiu montar uma agência e chegou até o patamar de sociedade com as primeiras grandes autorizadas Volkswagen na época era Being Meu pai chegou a esse patamar então nos deu uma certa condição Então eu tinha
um carrinho eu eu virava da zona norte à zona sul direto aí com isso daí comecei até acesso à informação mais direta que eram dentro das boates da zona sul né mas Boate da zona sul aqui eu chegava tocando a zona sul nesse momento a ao tocava de tudo tinha até por exemplo e no início do início a tocava até música italiana sabe Rita Pavone datemi Un Martello céu viu Daniela brincadeiro era o sucesso assim antes disso de anti chegar black music e tal tá falando essas músicas que o que é o seguinte né na
minha vibe de 15 12 a 15 e 16 anos que mandava aqui no Rio de Janeiro Pelo menos era música italiana Ah entendeu daí daí Jerry Adriani daí tinha uma galera aqui da Jovem Guarda que foi cantar é músicas italiana Ou pelo menos consultar italiano porque a música Era o seguinte como é que era a essência da música no meus 15 anos grandes orquestras né todo mundo tinha que ter aquelas eletrolas grandes nas suas casas EA coleção da Imperial quero uma coleção de discos aí que tinha ali bossa-nova grandes orquestras e leve que uma gravadora
Imperial era uma coleção era uma coleção que vem numa caixa vários discos e aquilo ali era sucesso tocava assim todas as casas cara comprar aquela caixa era referência muito bem então com isso daí a dinâmica né foi crescendo porque tinha os mais grandes bailes antes de entrar de baile jovem esses vários que eu aqui comentei o Sepe os bailes eram tradicionais de branco baile das grandes orquestras digital Johny Mafra devanil Lafaiete Lafaiete já vem na vibe da da Jovem Guarda entendeu então essa galera Qual é a sua pulsação musical tinha essa informação e eu tinha
informação da noite carioca quando eu chegava na boate né aí chegar lá no beco da Fome beco da Fome para quem não sabe ela na praia do Júnior né aquela região ali você chegava que você tinha as casas noturnas né então [ __ ] várias casas noturnas que tinha um shows para os turistas Geralmente os shows eram 11 da noite né Aí acabava aquele show a galera que fazia era dançarinos músicos a galera toda aí ia para lá para o beco da Fome para jantar e bater um papo uma hora da a hora que eu
começava o triângulo então saiu da Universidade lá da glandula do saiu de lá do Campinho das suas a Max o pai EA para ver cuidar fogo da Fome ou então ali no leminho onde ali no Leme que era onde tinha Vibe da galera do futebol e ele artista Então você de encontrava ali Jorge Ben Jor se encontrava Tim Maia você encontrava Fábio se encontrava uma galera ali aí é Paulo Paulo César era Marco Antônio aqueles jogadores ainda aquela vai ver né E você tinha o beco da Fome que aí era galera mais devagar aí tava
lá eram tornando eu tivesse aqui devagar entre aspas é muitos artistas assim mas underground né A Lara galera mais toca mas depois de geral se encontrava na boate eu ia para lá né aquela época já o afro na hoje a galera chama de cabelo black power mas não é a cabelo é afro E aí nós chegava na boate aí o DJ já vi um pai falando inglês ele entrava numa questão da Gringa né Oxe negão aqui nessa bosta que que esse cara quer é só tem que chegar lá 9:30 porque a gente queria ouvir a
nossa a nossa música aí o DJ ele ia indo pegava as músicas nos discos Hoje os cronogramas e tocava aquela música Black que ele achava exatamente que ela nossa Vibe aquilo ali para nós era ótimo aquela função Imagina você chegar no sachinha você chegaram uma no Privê né você chegar na boate top da época né e eu vi aquela pulsação aquele som né isso 9:30 10 horas 11 horas quando dava meia-noite acabou a pista era a outra o som era outra outra Vibe aí a gente saiu fora Ah entendeu é que que aconteceu aquilo ali
se tornou uma constante entre os dias é o DJ sair toma rapaziada que tira uma dança maneira por aí Eu chamo ele vai vir aqui na minha borracha tipo eu vou abrir mais cedo aí 10 horas é puxando a nossa virava um mini baile né mini baile aí nessa daí a gente foi fazendo amizade eu por exemplo Cheguei pode vir aí eu quero chegar lá tô com essa matéria aqui essa matéria bacana não chegou ainda na Symphony nem na Modern sound que eram as lojas né e vende esses várias várias lugar uma atenção até demais
né que deviam era um gás na Disneylândia que era caro comprar disco não é caríssima marcar isso mais eram chegar uns 5 5 discos então era uma guerra né Você tinha que chegar aí imagina de emprego áudio eu chegava voava foi Não alguma coisa tem que ser feito a gente tem que buscar outra fonte comprar isso aí começou né já querendo na coleção e ainda para fazer os bares em né que eu vou entrar os vários Não esse aqui é para mim é coleção Eu quero ter um disco do Marvin gay dois aqui eu quero
ter se essa esse material aqui que não tá na prateleira da modernes áudio nem na Sinfonia a pera aí pô me dá o nome que eu trago amigo que vai viajar ele é ele é ela era o moço e ele também trabalha né na companhia ele pode trazer ali foi feita abrir o seu mercado não só com a minha galera e outros também começaram pegar o disco pegava o nome dava para essa galera galera chegava de manhã por exemplo Nova York né descansar à noite pegar um voo para vir embora de novo daí ela olha
comprava trazia aqueles dias que Aqui começou a inundar o mercado de black music Começou assim além das lojas e as matérias que chegavam para as boates o que geralmente a gente chamava de lixo aí que tem de lixo aí até isso aqui é exatamente a gravadora demandavam mandavam mas aqui Mandar uma para o DJ que não tocava aquilo ali só se envia mesmo para aquela galera aficcionado de black music então com isso daí eu particularmente fui fazendo uma grande rede né E comecei já fazendo parte do Renascença Clube que é um clube da comunidade Negra
desde os anos desde de 60 70 anos agora Fez 70 anos esse ano esse clube é um clube que foi formado para a comunidade Negra né para essas famílias negras que não tinham espaço classe médica não tinha espaço nos clubes tradicionais e dali esse clube se tornou uma grande resistência hoje é uma grande referência na tanto na música como na cultura esse Enfim então o rei a nossa base foi lá vou fazer uma festa aqui que ela já que o gente está aqui com nossa nossa uma um grupo bacana é um grupo que de teatro
da que enfim lá nosso grupo de teatro então nós vamos fazer assim mas olha o seguinte a gente tem que conhecer se conhecer essa parada até então eu não tinha ideia ideia do que seria um baile Black eu tinha ideia do que era um baile quando eu vou para o Canecão com Big Boy que ele fecha O Canecão e põe a juventude e toda lá de todo lugar do câmpus e imaginar do Rio de Janeiro tinha jovens chegando Ele fez alguns bailes ali inclusive um com temos brawn era a única referência a única referência né
mas se presencial já tinha presa você tinham o rádio né mas e ouvir o disco mais presencial aquela vai do fabricar isso é muito louco isso aqui eu era assim né a música Não Era cem porcento Black misturava ó aqui Que tal então tem uma galera que a hora que tocava o hacker galera no Black e ficava esperando isso aí a polícia trocando até que teve um cara chamado bicho é funk Santos que do Catumbi DJ também que já já partiu para outra para outra etapa ele trabalhava com uma equipe desses grupos de rock que
eu comentei inicialmente e ele teve acesso à tecnologia é que que ele fez e tocava no a história que era um clube aí numa história ele chegou a Flávia seguinte você estão fazendo baile aqui deixa essa aparelhagem aí vou fazer um baile Black aqui aí ele tem vez eu sacar são de fazer esse by no a história colocou duas mil pessoas cara com uma doideira Eu lembro quando eu fui isso no sábado e era tudo escuro só potente que era o som da banda de rock que virou né é baile foram de fugir de fonograma
só que lembra já não tinha mixer naquela época brother não não era no olho era no olho você tinha que olhar o suco do Vinil e entendeu não dava quebrada era assim né Depois que foi chegando a chave a descobrir a chave do telefone estava aquela chave telefone leque aí trocava Cavalli aí não dava aquela quebra aí depois veio potenciômetro aí você vai com potência ontem que vai uma amei mas o potencial tinha um lance quando você virava que a chave para cá ele dava um diminuir um pouco a pulsação até que aquilo ali foi
foi resolvido hoje nós temos aí né no material Fantástico lá naquela época de dia era de JD a Fera DJ mei fazer mágica de ser muito bom e a minha praia a minha praia foi Olha vou fazer o seguinte vou fazer um baile vou fazer um baile aqui no renascença aí ver a criação né aí foi ali que começou a minha minha viagem né Por ter feito teatro e tal falei ah vou fazer uma parada aí que eu vou fazer aqui a noite do shaft jefte que para 10 porque naquela época tinha TV Pintou um
filme chamado cheft né Tem até agora aí uma nesse filme original e tenta e um novo filme chefe né e é fumar o sucesso na comunidade Negra né É porque a comunidade negra americana criou o Aquela aquele aquela linha boca tipo Fashion né vários filmes de homem pega um pega um super-herói né e onde James Bonner Esse é o chefe já era mais ou menos só que era larga dão aquele cara né totalmente não conhecia o chefe muito legal eu Netflix ela é net chefe tu vai ter em três filmes e mais recente é esse
primeiro então esse primeiro Imagina isso saiu do filme do veio para Manchete virou uma série aquilo ali era nossa viagem se não tinha encontro negro referência né de autoestima porque as informações que chegavam é uma informações super negativos leia-se nós isso que eu tô contando aqui era um período da ditadura um período em que era a repressão total imagina a repressão total na sociedade e especial mais ainda na comunidade Negra você saía enquanto negro jovem você sair do teu bairro para o outro você tinha que ter carteira assinada a tua carteira de trabalho se você
mulher filé se você levava preso e levar uma vadiagem aí tu levou uma vadiagem Amanhã tu leva outra vadiagem é tipo um cartão amarelo e esse é isso aí amigo tu levou duas vadiar isso já tu já é bandido já é tá fechado olha absurdo que era amigo olha esse absurdo isso isso final dos anos 60 até a 78 79 quando foi o ápice do bloqueio Então esse é o universo nosso aquilo tudo o baile que eu descontei eu e meus companheiros foi exatamente para isso para ele a gente tem que ter uma válvula de
escape bicho se não operação você tá vendo aí vai de hoje é uma morte por semana uma uma morte por cada 23 minutos eu um jovem negro é morto Isso é uma realidade mataram agora um Tá mas é bandido não é bandido com a menina grávida em fim a cidade hoje agora isso nós temos visibilidade imagina a 50 anos atrás sem visibilidade que era tudo não tinha comunicação não tinha internet não tinha nada né a comunicação era toda conduzida né Então imagina a coisa era muito complicada eu tô aqui contigo hoje mas sinceramente era para
mim ter sumido do mapa pelo quase milagre não pela Águia milagre porque a gente por muito muito muito muito muito folgado como se diziam entendeu Então qual foi o lance olha vamos sair grupo quando você ia para o baile sou tô saírem grupo aí em grupo meu amigo minha repressão eles chegavam davam dura aquelas coisas davam dura teu pente né pente afro penteado afro o seguinte né não tinha não tinha o pentear afro-americano né e eu tinha um para mim conseguir um mas é a comunidade não todo não tinha que que fazia aro de bicicleta
tirava aquele sabe bicicleta pega a mamadeira colocava uma duas três quatro e aquilo ali era o pente toda hora polícia vinha tomava aquele pente da Galera dizendo que aquilo era uma arma branca é aquele que poderia levar à morte e etc de Capitão a dura era assim então eu como DJ dentro do meu carro a polícia me parava o que que é isso aí foi isso aí eu sair só meus dias a O que que você é falei eu sou DJ que que é isso aí eu falei DJ é um discotecário aí tal tal tal
sabia que ele diesel arrumar um problema conclusão no final eles queriam levar meus discos é só que no meus dias já sabendo tinha lá James Brown Aretha Franklin socket Roberto Ribeiro Martinho da Vila né João Nogueira Então na hora da dura Eu sabia que a gente eu vou colocar maravilhoso ai agora vai se Martinho Olha tá legal aí para mim faz esse cara leva de Bilbao já vou meu baile né aí fodeu fodeu porque ela vai meu bebê dormir bravo acabou aí mas nem sabia que era o Demir ao não sabia ideia ele queria te
prejudicar entendeu aí acaba levando mar tinta a gente tinha uns discos já para eles levarem era assim porque naquela época você fazer um baile você levava três engradado de cerveja porque o disco da exatamente na medida de um engradado de cerveja olha só Aí você levava três daquele para fazer um vale sozinho e um para você fazer a participação que era nas grandes bom né então voltando lá na noite do Chefe né que que nós fizemos fomos lá no baile do nosso irmão e vimos Como funcionava isso do Big Boy e dá não já não
mexia Fontes anos só água história só Black não tira uma nação nenhuma só tinha um cara em cima de uma cadeira com uma luz que ele fazia assim ela iluminação da parada isso sem briga sem nada sem sem droga nada tranquilaço porque ela alegria da galera né galera saída todo Canto Niterói Baixada ia para um baile que era uma né uma coisa nova bacana aquilo ali foi a nossa referência nós fizemos a festa à noite do Chefe né já com outra parado porque tinha a visão né do Show né o teatro e colocamos que foi
a grande sacada daí aonde Olá pessoal de visual foi a partir desse lance que que a gente fez vamos lá tinha um amigo meu Valnei de Almeida aqui é tinha ele trabalhava numa agência fotolito e tal entanto que a facilidade de fazer slide cara fotolito fotolito nessa história explica que tem um futuro galera vou explicar toca aquela ali fotolito você imagina o seguinte Hoje você chega no computador vocês não pega o celular como fotografia essa caneca aqui na Ok imediatamente transfere para para rede naquela época não existia a rede não existia nada então por exemplo
que Que Nós criamos eu tinha a capa do disco do Demis bral aqui e eu tinha aqui a capa eu tinha que a foto que eu tirei do baile de ontem daquele jovem peguei fotografia e Seus Dois levei para o fotolito que transformava aqui no slide aquela foto dele fazer papel ele fazia em película que era exatamente o slide aí ó aquilo ali nós levarmos para o baile próximo montávamos um de um aparelho chamado um Carrossel projetor de slides que tinha um Carrossel com time queria acabar alguns segundos ele ia disparando a foto e aparecer
aquela foto e meça no paredão no baile né só que nós fomos compramos 45 carros certo daquele Então você imagina Cada noite você jogava no time diferente fotos diferente então você tinha Projeção de várias imagens na parede é uma ser igual ao outro cada domingo você tinha uma posição para mim diferente aquele garoto e aquela garota que chegou no baile hoje ele ele se via no próximo baile do lado do Denis brau da Aretha Franklin entendeu que tendo acesso aquelas fotos aquela informando a carne forma só aquilo ali auto estima aí é lá em cima
entendeu e qual era o meu papel passar uma mensagem aí foi quando de DJ eu fui para frente do do da toca disco porque naquela época da equipe de som próprio Big Boy tocava atrás das caixas ninguém se comunicavam com o público né então a minha função foi exatamente quebrar esse gelo porque pegar o microfone fone E aí quero um lanche não parava música não em cima da música nos buracos da pegada andar da música e eu mandava uma mensagem aí eu estudo e você sabe um ah ah ah porque os caras o meu português
porque tudo era em inglês queres que eu não tava um bairro inteiro aquela busca sem entender o que estava sendo dito naquela música né então com isso daí era uma carta tá se o Baile era uma é uma coisa assim fantástica porque tinha iluminação e a imagem eu sou tinha mensagem e tinha pessoas bonitas né pessoas bonitas então isso daí foi o os primórdios do Black Rio é isso daí foi se multiplicando então aquele cara que de repente viu sucesso da noite do shaft que tinha uma lojinha de Elite uma ferragem eu tinha aparecer as
ferragens e ele peraí vou botar Equipe de som aí ia lá comprar as caixa de som montavam a equipe já tá abençoe esse foi um deles óculos já Barbosa queria JB sou Olá contratou um DJ e um aquele explodiu no Rio de Janeiro as equipes de som certos então aqui as a noite dos chefs dentro do Renascença Clube teve um atenção assim meteórica um meteórica isso de 72 até 74 e o clube bumbo porque tinha paralela Essa Noite do Chefe tinha também a Roda de Samba A exemplo do que tem hoje à noite do trabalhador
né Moacir luz aquela é o samba não era era um eram raridades porque você tinha o seguinte o carnaval era tudo certinho carnaval de Fevereiro perdão é de Março acabou o carnaval e até agosto nesse período não acontecia nada nada né são as festas de largo ele disser para banho de mar à fantasia então aí aconteceu que os bailes todo escola de samba só bomba' vão de Setembro até o carnaval Então nesse período essa galera do carnaval que ela do Sol e ela no carnaval porque a comunidade então suja uma parada nova na parada nova
que era o show um visual novo uma identidade nova né auto-estima pura aquilo ali foi benéfico para a comunidade né são benéficos que anos depois aquele aqueles meu pai me meu meu pai minha mãe né ei ei todas as famílias negras que tinham na sua cultura esticar o cabelo porque a tendência do seguinte quentinho esse cabelo é o cabelo Carapinha esse cabelo é ruim isso foi colocado a nossa cabeça a gente não tinha autoestima então a galera do Black Rio veio e mudou tudo isso dentro de casa minha mãe depois assumiu esse black power lindo
vai pelo branco Entendeu deixou de alisar e ter consciência disso então o black Esteves fator que consciência racial no âmbito musical né que é o ponto aqui tem uma questão interessante né porque de dentro das gravadoras pequenas a uma movimentação essa movimentação que passa do rádio para gravadora né com duas pessoas muito importante né Ademir Lemos de veio fazer o baile da pesada com Big Boy e o outro é Sérgio Motta muito pouca gente fala dele mas ele era o cara apaixonado por black music que trabalhava dentro da explicando as gravadoras fazendo garimpo do garimpo
para as para as grandes redes de televisão colocarem nas suas coletâneas de novela uma outra língua outra ali entendeu junto com aquela rua é essa daqui italiana essa daqui vem lá não sei o quê mas eu até essa black que tá bombando Marvin gay não sei o que coisas desse tipo só que tinha um material Fantástico não é o cliente esse cara vai conhece o nosso baile pirou quando ele entrou foi igual midani logo em seguida né midani que quando ele entra na hora o Sérgio Motta vai e ver aquele baile que ela massa toda
e aí ele caraca esse aqui é meu esse aqui é meu amigo não entendia nada que as cara dizendo que é meu não é meu porque é da gravadora dele aquele fonograma pertence a pop-up Na época você tinha top sensível monte de coisa lá de fora não é isso exatamente né porque era mais ou menos assim da eu não sou especialista desse dessa área mas é mais ou menos era assim olha para você levar o sucesso tenho que levar mais de 10 só que eu a levo esse aqui também de 100 se seguir leva vai
vir ficava na gaveta aquilo ali tinha suas coisas fantásticas que bombaram dentro dos bares e foi assim que a gente montou o primeiro foi convidado o mon a ver ele pensou Grand Prix tá na histórico isso não porque um chat noite do Chefe acabou nós tensa porque o renascença foi fazer a obra Ganhou muito dinheiro e tal e foi fazer a obra e vamos para outro clube chamado Maxwell só quando nós chegamos no Maxwell o cara foi lá o gel não vai dar não você botar em para vocês colocarem aqui esse bar é só negro
Só amiga essas fotos você é muito forte isso aí vai dar problema que os associados a eu senti a pressão Mas eles queriam a grana né poderia ganhar dinheiro dinheiro né Aí eu falei ah vou resolver isso aí a gente vai mudar o nome então tá bom aí criamos o Sul em alta velocidade Soul Grand Prix que que eu fiz aquelas fotos que estavam lá só Nego eu peguei os pilotos da época de Fórmula 1 aí Emerson filho o Anjo tal botei junto com de mebral e tá faz aquela minha risada resolvido trás ouvido vou
bacana aí virou Soul Grand Prix explodiu geral né aí já tinha grupo de dança já tinha tudo a gente já tava fazendo ponta na Globo com os trapalhões né embora né Eu estou apagando aquela ali né aquela coisa caricata né mostrando Black no seu lado bem caricato mas tudo bem certo né vamos ver vamos nessa E aí tinha o dia que já tinha já o Tony Tornado de frente levando os dançarinos nós aí começou ali a dar uma certa visibilidade quando a gente lançou o LP Soul Grand Prix produzido por nós aquilo ali explodiu mas
ganhávamos um cruzeiro por LP aquele explodiu tanto que na época o que hoje é o IBOPE naquela e no pen né quero um um organismo que meio-dia vendagem execução em rádio né não teve um determinado no bem que a soul Grand Prix vendeu mais ou se posicionou mais no ranking top 10 na frente do Roberto Carlos que imaginar aquilo ali é isso explodiu blusa que Ana juntamente 76 e já nos Estados Unidos bombado tão badalada só que paralelo a isso nego em cima de mim né queremos saber os os ponto ela ainda estavam aqui para
montar um movimento outra doideira maluquice total e o baile com meus outro né Quando surge 74/75 a gente sai faz a limpeza 76 né explode que que acontece a chegada da Warner no Brasil aí o Warner comida na frente já com o Mazola Liminha chegando né E aí nessa da Íris contratando tão contratando Zezé Motta é mais tarde o Gil mas no primeiro momento foi azimute era era Zezé Motta Raul uma galera peso-pesado marchinha aí falar pera aí vamos botar alguma coisa Black aí porque tem uma tal do soul Grand Prix bombando aí nessa daí
os caras foram ver os números né quando viu não tem pera aí pai tem que parada é essa cara cara filho Roberto caro isso a guerra forte que você tinha CBS Philips polygram né areola eu tinha ao ano chegando e tinha outra dia mais uma eu vou lembrar ou não enfim eram 4 5 gravadores que brigavam no mercado e quando uma lançavam um nicho ao imediatamente ao ali atrás era assim o mercado né conclusão nessa vibe a Warner né a Philips começa a se movimentar a fim de começa a se movimentar E aí hoje que
a grande amiga nossa trabalhamos até hoje Ana Maria Cleusa menos aqui é considerado uma grande top nessa área de na sala de produção musical é ela trabalhava na época na folha Napoli grana na filho Chicão o Big Boy ali dava uma assistência e ela falou para o bico eu precisava a gente tá precisando de alguma coisa aí nessa hora Black e tal aí o Big Boy e fala Olha tem um parceiro aí que um cara que chamada Miss e Mister Paulão já black power que era outra equipe que viria ser a segunda aqui para lançar
também o LP na polygram certo Então veja bem o o top tape quatro meses depois a gente já entra contratado né praticar medir tirar a vida top para ordem já como uma multinacional que não tinha nada de black legal esse a gente do catálogo do lado de fora é w a era verdade era Atlantic City algumas coisinhas tinha mas não era como era uma polygram que tinha polydor Neves que era a parada de gibral para pancada mas eu vou não tem problema a gente já tá bombada eu fui a gente botar vai ser sucesso no
fundo deu outro aí fumo vai escolher a garimpar garimpa garimpa conseguimos conseguir montar o primeiro LP para apresentar para o Orna é isso daí já contratado cria uma empresa aí daquela coisa do do Fundo de garagem para criar a soul Grand Prix acho que foi a primeira Startup isso hahahaha criamos mesmo porque a gente precisava tá organizado para poder ter o alvará para tocar como os bailes funks foram perseguidos recentemente naquela época é muito mais porque eles entendiam que nós estamos aqui para fazer um movimento né o movimento sério político né e por outro lado
existe o mercado investindo posso sair de dinheiro ou sem dinheiro vamos lá aí eu me Dane antes de fechar o contrato não quero ver esse negócio aqui é verdade mesmo quero ver esse negócio midani e vai num baile do Olaria e quando ele chega ele chega e conta isso inclusive no livro que eu que tem acesso a ele chegou na praça sem antes do Olaria clube né que era um ginásio Fantástico Derm pessoa negócio Grande até hoje lá e lá a gente fez o nosso baile né quando ele chegou na praça do lado de fora
e ninguém informou que é isso cara que sequer imaginava muita gente ali fora ele quando ele dentro ele é o último mundo ele pediu aquelas pessoas todas aquela multidão dançando black music ele ficou amarradão aí eles ficaram visionário né visionário aí a partir dali ele convocou massola um grupo é a galera dele e olha vamos implementar fortalecerá sobre o clix que eu creio que vamos dar o Brasil Aí ficamos super empolgada aí na mesma hora fiz um outro IP só de música lenta chefe de ouro né Fiz um compacto de carnaval de Feliz Natal né
E começamos a preparar o IP né né se ele começar a preparar o LP é que veia o embrião da Banda Black Rio é porque a nossa conversa aí já Mazola ele Portal Paulo que eu não esqueci o sobrenome do outro ele falava se Poxa por que que não toca música nacional Caramba porque que não toca música para olhar cultura bichão cultura se botar lá uma música nacional galera não não rola mas olha mas se não onde colocar senão a gente fazer uma experiência eu falei olha até uma saída do gente pode fazer uma experiência
no LP da sobre aplique se você observar lá tem lá uma faixa chamada Juju Man é de uma Originalmente de uma banda alemã que que nós fizeram pegando aquela faixa de Juju né e com oberdan né fizemos uma banda o Natal os nomes dos músicos mamão né que era base do azimute Mamão é metade barrosinho oberdan macho montar roxo só top de linha e colocamos lá a banda Hot Stuff baby Hahaha o mil sucesso do baile dentro dançando e Talita em português não só instrumental só isso entendeu Aí explodiu ali nasce o embrião da Banda
Black Rio porque quando o Dani chegou a vou fazer isso e tal falei ó me dando aí falou a Filó eu não é aqui ninguém não entende nada de black então a tua responsabilidade em se você me trouxer aqui ó uma parada aqui não é sucesso e o meu nome vai vai para vá você também vai que você passou a trabalhar em na ordem não era eu era o conta sobre não Prix era contratada da hora uma iir mesma mulher aí agora só é isso para música mecânica né cronograma só que surgiu essa da Banda
Black Rio e aí aquela coisa do ouvido é eu tenho ouvido não sou músico mas tem ouvido a pegada sei quê que é pista aí foi quando falar falar o seguinte vai ser o coordenador dos músculos ou fazerem existia nesse O que que a coordenador do Mal seguinte uma olha só tem maluco do lado de lá Isso é uma música tudo maluco né e aqui tem que ter o gestor você é metade metade maluco [Risadas] maravilhoso e aí o Mazola bancou não conhece lá pode deixar que ele vai segurar essa daí Aí eu realmente eu
tinha aquela administrar loucura que era muita coisa inteira né Mas também imagina para tirar a essência de um oberdan no barrosinho tal isso no ensaio aí que que eu fiz olha midani há dois meses uma casa fechada com tudo dentro a gente sai de lá com ele pronto tá legal Ju já tinha tudo conversado com aquela rapaziada vai dar certo aí foi um para dentro da casa age nessa cara thumb salada com capim na saída do túnel marcar dois meses Imagina a doideira amigo conclusão nessa vibe tinha entrou mais um artista que ia para lá
na hora dos intervalos e da vão pegar o Piauí aí nessa daí começava madian conclusão saíram 2 LP Banda Black Rio e Carlos dafé a [ __ ] saiu dois LP esses dois ele fez é fantástico da banda hora que porque oberdan gênio né ele pegou a obra de do Lobo né e jogou numa Vibe Black funk né então o disco tem toda essa pegada de MPB pura com uma privada Pan maria fumaça né maria-fumaça é o é um clássico não classe tanto clássico que quando me Dani viu imediatamente ele colocou na novela foi tema
da novela locomotivas maria fumaça né que era o pop da época da Globo e o Dona Xepa foi a música do Carlos dafé Pra que vou Recordar que chorei conclusão bom explodiu invadiu o Brasil não invadiu o Brasil mas na pressão que subiu a pressão também veio e acabar com o movimento mas porque aí vem a questão da política a questão da questão racial a questão da ditadura que tinha na sua atenção negra na um perigo com perigo que poderia levar o Brasil a uma ao Estados Unidos há uma guerra racial já que aqui não
existe acima aqui é uma democracia racial por outro lado eles tinham uma uma leitura o seguinte Olha esses negros que a Estão eles não são a direita pessoal da direita batendo dizendo que a gente era imperialista e o melhor a gente quer tirar comunista EA galera da esquerda dizer que a gente ela influência dos Estados Unidos na exatamente entendeu ainda mais Black panthers' então perigo agindo Então o negócio pegou fogo aí meu amigo pressão para ninguém queria você não aí lideranças todas e todas todas as lideranças foram perseguidas na mais as equipes que eram de
negros que eram três ou quatro e o Paulão precisavam todo mundo foi sentou Lá começa a Perseguição foi preso e entre aspas nesse momento é o seguinte que que aconteceu havia uma pressão o Nacional na por conta de que a Vamos acabar com esse movimento black rio isso aí é uma ameaça Nacional Então qual foram os movimentos que foram feitos 1976 Eles criaram uma articulação de que o movimento black rio era contra ou contra o samba eles criaram é se você olhar nas pesquisas você vai ver lá que é por exemplo é a sua vistas
como Candeia ser vistas como Nei Lopes não reconhecem o black rio e acha que são é um pé uma em é importação isso a imitação isso tudo rolando só que poucos sabem debaixo do e na verdade eu não existia nada de guerra nós éramos da mesma tribo Nossa tribo de sou era mesma tribo do Samba tanto que quando nós fomos contratados para agora o que são Vista a contratado pela Warner foi Candeia então Candeia lançou aquele disco maravilhoso pela hora né E nós e nós não somos o soro na mesma gravadora então eu sentado assim
com cadeia que ia na casa dele várias vezes na roda de samba e tal e ele me tratava de garoto para o outro essas coisas aí as coisas aí olha aí mas eu gosto hein gosto que tá todo mundo junto Olha isso aí ó ai todo mundo tá aí em junto na escola quero ver todo mundo aqui logo fez Já estamos na Quilombo aí foi quando eu cheguei pela pressão que rolou Bom dia de sou contra o samba de setra até músicas que foram feitas que mais os artistas compraram essa galera que entrou nessa ao
até um Candeias fez uma música certa ele foi obrigado mercadologicamente tá entendendo fez uma música O sambista de amanhã o black de hoje é o sambista de amanhã entendeu mandou essa essa música só que nos Bastidores ele garoto janta aí olha aí ó o show de onde é que a gente a contra fica quieto vamos dar nosso dinheiro Deixa eles falar aí vamos dar nosso dinheiro eu vendo meu disquinho tu vende todos Quinho e é era esse O Acordo eu falei tudo bem mas olha vamos fazer publicamente se acontecer a Candeia e como aí eu
cheguei em cima do midani primidade preciso bancar uma festa na Quilombo aonde vamos ter uma festa vamos criar um movimento aí queremos o nome chamado bra fru e nessa festa de lançamento nós tivemos Banda Black Rio Carlos dafé é a galera do movimento negro a galera do do açougue um Piquete fez um teatro esse interpretar Arruda de Oliveira dirigiu que um grande ator já falecido que era do nosso grupo ele pegou os dançarinos que criaram uma peça aonde não tinha fala Era só dança em cima de áudio uma coisa linda a conclusão em registro de
isso não é onde eu tenho eu tenho is folder mas a grande mídia parfor Sumiu por que aquilo ali era o Levante era grande União cultural entendeu que haveria entre o samba e a gente mas na verdade eu não interessava conclusão que labirintite consideraram aquilo uma ameaça chegar em cima da hora né e na época e falar assim olha o midani ou você manda eles ir embora agora ou você vai sair daqui deportado da gringo né deportado E vai perder essa O ônibus vai para o espaço aí meu amigo é dor doloroso cuidando me chama
me lembro como se fosse hoje aí Floor on se você é um gênio e começou assim viu gente porque esse movimento tá mexendo com muita gente e eles têm medo de vocês esse medo passa pelo que vocês estão representando politicamente e economicamente e eles não querem que vocês continue como produto da Orna porque é uma referência internacional você nós estamos cancelando internacionalmente o movimento local olha a cabeça dos caras nisso né Eu tô sendo pressionado meu grupo tá sendo pressionado e eu senti a pressão mesmo cuidando Flora mas não tem jeito não vou ter que
assinar os contratos ou você continua ou melhor as program peixe continua mas não com a temática black porque naquele momento olha só armação política que eles fizeram e eles eles chegaram a jornalista chamada Lena frias que era da quilombo de samba fizeram uma matéria no jornal do Brasil de três páginas se você pode ir lá 1976 entre pais Gerais isso é enlatando o black rio é um seja é o Black Rio com movimento que chega no Brasil mas tudo uma negativa e nenhum momento as lideranças foram ouvidas geralmente organismo é isso né você tem a
fala de um lado que a fala e o outro lado né e o leitor né vai fazer essa reflexão não fosse são lado sua bombando a gente aquilo ali mexeu com a estrutura aí tinha paralelo a revista Fatos e Fotos revistar a manchete né pão que jogou para cima também daqui já jogou para baixo nesse momento eu começo a ser pressionado aí levar isso publicamente uma discussão um programa chamado J silvestri eu lembro ela se deu essa parada não lembro da cara dele mas eu vou número caras início tudo era assim ele era tipo aquele
cara de tipo e é Jota Silvestre e quem Rua Manganês sapato branco é abra é tinta vez eu cheirava é a onda toda eu lembro que o seguinte E aí eu eu era meio mano Brau da parada entendeu eu não dava entrevista sabia que eu ia para perder eu não dava entrevista no abrir a jogo no palavra que eu te [ __ ] né vai me ferrar vou falar mas nessa daí ele falou você vai ter oportunidade de falar para essa audiência Qual é a de vocês não era emissora era Tupy Tupy Tupy Tupy aí
eu falei sabe uma coisa é a vou encarar essa daí só que naquela época o programa era ao vivo só que não uso não foi ao vivo de cara meter um delay de meia hora e meia hora Eles mudaram todas as minhas falas Então galera que viu o programa não entendi esse aí não acredito que esse o Filó ele tá falando isso não é possível ficar acreditaram e mudaram tudo é aquele cara fume uma paulada aí eu vi a coisa falha não vai dar mesmo porque isso do ponto de vista político não é estratégico deles
acabar com o movimento tanto do ponto de vista musical que que aconteceu com a black music o airbnb né você teve uma extenção um a gente sabe que né a origem do show vem lá dos Campos de algodão dos fios e tal e tal passando ali pela cargas elevadas né da igreja goste ou e tal até chegar numa parada mais pulsante que eu sou music né Muito bem e que a gente sabe da ai ai os valores que levaram a isso já grandes artistas que levar entre eles James Brown é mais multi outros que começaram
antes dele né mas a origem talaro né naquele dia nos campos de algodão muito bem E com isso daí essa pegada aremb te viu um má no universo musical durante um grande período de ascensão né Leia Simon tal né 6 Cil por vários sucesso né um momento Fantástico e hoje considera-se flashback mas naquela época do Top né no seu Gilmar vinguei você ouvir uma uma Isac Reis e uma reta Franklin você tinha Harmonia Harmonia a música Era possante mas tinha Harmonia essa harmonia que você hoje não você não percebe hoje não funk né atual né
mas o funk de lá da época que ela fala que o em sua época se essa galera tocava muito muito era muito Virtuoso né tinha que tocar muito e não tinha essa the sample nada disso era ele o Flamengo era aqui e tocando Beleza então esse vamos uma nancial e foi houve uma operação Harmonia deixou de existir por conta dos sempre por conta da chegada do rappi entendeu o rappi vem comendo pelas beiradas e tirou a harmonia e com samples aqueles aquelas coisas mais elaboradas deixaram de existir esse material foi escasseando para o mundo foi
escasseando esse ficar sendo que eu quero dizer o seguinte chega aqui no Brasil lá para 78 a essa já deixou de ter aquele Manancial forte porque tava chegando uma outra levada que era disco a disco disco music no mundo por sua vez os negros americanos com a disco ou fã O que é bom para [ __ ] também né maravilhoso hahaha imagina se eu dançar merda até hoje nós É sério pô e tinha e aqueles fora da bolha né aquele Stop tipo é entender faia esse né é top de linha né Então essa essa levada
disco que chegou no Brasil que que o sistema fez vamos pegar e vamos lançar uma nova onda chegou em cima do midani a sua umidade acaba com isso e o show encontra outro caminho e tem esse caminho aqui a Rede Globo e foi na mesma vibe EA obedeceu a chamada é real tô bem na fita porque isso é real Quando eu digo tá obedeceu a chamada é o seguinte que é que eles fazem vamos lançar uma novela o Nelson Motta Siena Dancing Days Frenéticas todos os meus amigos aí eu já existo como ser uma coisa
entendeu E se eu lembro muito jogou aí tinha Olha só ao mesmo tempo que eu cheguei aqui com essa mesma galera das Frenéticas e tal morando ali na resetar vou filmar Marco Zanini Olha minha praia de Zezé Motta e era essa galera que a gente ia Lenny de you com ele fazia um musical só com James Brown de chocolate Valeu toque essa mesma galera né seis sete oito anos já começou aí para uma outra Vibe aí cada um já sua profissão Zé já contratada musicalmente a cantora dentro da Warner e eu já não vai buscar
ela dessa galera também fosse mas era Eduardo Cunha cara tô tentando trazer ele aqui vou falar inglês você borra o resto da fala Senhor é da era uma era uma república e ele morava lá Vai Piar tinha uma galera afim de uma garota que chegava eu chegava cair era Resedá Resedá ali aqui na lagoa ano burra e aí nós assim ela lá a praia do Tim Maia hahaha lá em Silvânia Enfim então bença parada essa mesma galera né tu ver a novela ver a novela né viu As Frenéticas e veio a onda internacional do John
Travolta cara lembra aquela parada de outra volta então eu quero aqui não tinha nada a ver com black bicho mais aquilo ali chegou tão forte olha eles fizeram meia roupa visual disco novela é tudo e paralelamente eu tinha o tio e qual é a minha saída o eu sigo nessa e o eu pulo fora que que eu fiz eu deixei a soul Grand Prix seguir o barco dela 1978 tiro meu time e fala Olha eu sou politizado a minha parada é essa entendeu não vou nessa vibe aí não vou nessa vaga da onda comercial minha
parada é outra é o seu politizado eu sou um cara que não vou nessa eu não vou jogar fora tudo que Eu Plantei aí me dando entendeu de rompeu fiz cancelou o contrato a soul Grand Prix foi foi fazer o disco funk aí virou funk funk funk nacional hoje né nada contra mas é eu parei no 78 é que que eu fiz variar vou sair lançando uma obra do pop aí fui numa gravadora que tinha que não era quem não sabe o fonograma inteiro fala sábado pedacinhos ela keitel se eu nunca vi vtelca traço TL
keitel Essa keitel era o seguinte eram discos fazer os discos demonstração tinha 50 faixas no vinil que era exatamente para fazer a demonstração então eu falei poxa caras cara devem ter o material não deu outra fui lá hoje é se ele pensou Grand Prix de 1978 é considerado o melhor LP melhor seleção nem do primeiro que nós fizemos se é melhor seleção que é top só sucesso hoje vale uma grana assim como da banda Black original né é 2001 na época das Torres torres gêmeas caíram eu tava na África fazendo a dor cobrindo fazendo um
documentário da encontro de Durban que foi encontro nacional e internacional de xenofobia dará E aí kofi annan abrindo o evento tava mundo inteiro lá tá das Comunidades negras de todo mundo inclusiva a comunidade delegação brasileira eu fui fazer a cobertura aí nessa época foi o dia que quando eu volto né Gi tava voltando foi o de um problema das torres gêmeas onze de setembro 2001 eu lembro disso Caraca quando eu vi eu tava em Londres aí ué a gente não é para o Brasil que é isso em Londres aí os aviões aquela loucura aérea aí
chega em Londres aí eu vejo nas televisões toda hora que elas televisões dentro do aeroporto só acho que hoje toda hora que é isso que eu acho que coisa mais chocante que eu vivi na vida eu vi ao vivo a Dilma eu vi ao vivo porque eu tava lendo bem eu tava em Búzios era dia de semana eu tinha ido passar uma semana em Búzios e eu tava vendo GloboNews mas antes disso como eu ia muito para não falar com a minha mãe a minha namorada na época falou assim eu acho que bateu um ultraleve
não porque eu não tinha internet lembro não é como é hoje num prédio em Nova York aí eu fui liguei à GloboNews foi cara pô eu ia naquele prédio muito assim e aí eu fiquei eu fiquei vendo a Globo News quando veio a notícia que caiu a quando começou a filmar de repente caiu a primeira ao vivo né eu fui [ __ ] bicho é o primeiro depois aí o cara aí ficou assim horas né aí de repente dá para nós estamos aqui nunca vou esquecer disso estamos aqui revendo a imagem da Torre caindo não
sei que de repente entra um off no ouvido o cara que eu não esse não é o que tava caindo seu no outro aí eu quero sim meu Deus é isso primeiro não caiu ao vivo o segundo os caras ficaram aquele aquele negócio né tipo outra teve aqui a uma tragédia daquele tamanho é aí foi quando caiu o segundo que ele falou estamos aqui vivendo não é é um outro avião caiu o cara foi um negócio assim que eu eu passei um lembro que 24 horas praticamente vendo GloboNews foi doido 82 olhando aquilo aquilo mudou
eu ia muito para Cidade aquilo mudou a cidade para todo sempre nova nunca mais foi a mesma depois daquilo tudo que mudou o mundo eu dou o mundo quem é novo é assim eu eu sou do 47 ou fazer 48 a gente você tem sim frequência 51 eu me lembro muito de viajar sem ser revistado já sem botar as coisas no raio X em ter que tirar sapato daquele momento em diante de viajar virou um caos né uma loucura nesse nesse dia eu fiquei um dia em tivemos né ninguém podia voar né então mar ou
céu do outro mas saiu do mundo aí fica um dia em Londres e Oi amiga minha morava lá you planta que ó legal bacana Oh vem aqui vem para casa e tal fui para lá aí tá legal a gente manhã dá um rolé em Londres é só olha nessa de dar um rolé aí o Medeiros que o meu parceiro é tão passando na feirinha assim daqui a pouco o cara ouvindo viu a gente falando português e o cara é eu chego aí tá chegou e botou o quê Banda Black Rio Maria Fumaça aí o cara
caiu caramba e o cara aí o Medeiros Você sabe quem é esse disco aí você sabe quem é essa cara aqui aí pegou esse cara esse cara aqui é o cara ficou aí o cara ficou falando assim poço amarrar dou gosta demais desse disco e tal e esse dia eu falei que eu decidi cair só que a capa não era a capa original tá entendendo a parada os cara fizeram pela Tex lá em Londres vampira Tech 3 uma das libras e amigo naquela época né agora eu já não tava mais ela libras naquela época foi
caraca aí meu a gente acabou que sabe o que ele estava eu podia ter comprado para trazer mas já foi aí foi clicar e se diz que é um fora aí eu falei cara bacana aí teve uma teve um uma outra no outro lance também interessante esse aqui eu vou contar que vale a pena teve uma artista que já não tá mais três dentro mas era top de linha que era contra o movimento black ó é lá no questionava chamada ele Regina lá a umidade concordo com esse negócio aí ela naquela praia que eu não
sabia qual era a onda aí eu me Dane você precisa conhecer as pessoas antes de você falar esse é o que então ela falou então tá bom convidar ele para fazer uma palestra E aí aí eu me Dane Floor é São Paulo levou fazer uma palestra no na escola Aonde a eles tem os filhos essa escola a escola especial que você pode ir lá e de falar sobre isso que que esse movimento daqui aí eu falei legal a escola escola Pueri Domus escola então assim se existe hoje lá pois ele dorme aí eu fui lá
legal aí chega lá e Patatá e no final cara ele chegou olha eu te amo muito ódio de você porque eu achava que isso daí era uma imitação e falou a visão dela né e tal tal tal tal mas aí você me fez refletir uma outra história uma o outro lado eu me eu me senti vocês E aí agora eu tô entendendo porque isso mas olha aí ela falou assim a pena que não tá dando mais para reverter já era uma visão da parada já tinha um esquema não dá para reverter aí foi quando eu
sair do parado ele chutei o balde fui embora aí sair agora só para entender essa linha do tempo em você foi lá no outro a gente sente daí eu já é hoje eu dormi ontem deve atenção dele momento que você lançou essa coletânea Natal gravadora menor isso que ele falou a Oliva com meu ex mas em hotel Soul Grand Prix 78 é um é um é um tem um Black no espelho assim a capa é um black black no espelho de um no banheiro de um baile Black todo quebrado como se fosse assim a mensagem
olha você destruíram todo o meu cenário mas eu tô aqui em pé e vindo e bonito esse é a capa da para [ __ ] Quem esse programa hoje e isso é uma grande agora recentemente teve um amigo meu peças gravadoras pequenas ou acabaram Ou foram compradas né Pois é esse é onde tá isso porque o meu advogado agora tem amigo meu é amigo do advogado do Carlos dafé Esse nos procurou me procurou o amarradão também no show e tal foi milagre logo ficar como ficou essa história aí eu falei Ah eu queria aí eu
falei assim Poxa eu queria até fazer um relançamento dessas obras porque fazem 45 anos do LP Soul Grand Prix do primeiro né Eu queria relançar isso por uma maneira promocional sei lá comemorativa aí você tem que encontrar tá eu e o trato perdeu o quadrado você não sabe onde está né Entendeu Aí ele falou não poxa aí a gente está tentando localizar Esses contratos entendeu para ver até que ponto a gente pode estar tá dando até porque sai continua vendo de terror os da Warner então na ordem até hoje né Nós solicitamos solicitamos a oficialmente
advogado está o onedata da Top né para que a gente possa entender saber só quer usar no isso em isso não eu não sei se dizer hoje oficialmente não sei se você entrar no meu wi-fi ele tá liso eu já ou não é uma boa pergunta pode não pode ver tá isso olha só só Grand Prix bota ver que que tem aí se tem alguma coisa porque ele é uma guerra dizem que vai ter uma grande Guerra jurídica nos próximos anos em relação a esses programas que que não tem autorização para ser usado em novo
formato e na época lembro que a gente assinava algo tipo a qualquer formato que vem que vem a existir exato mas já tá sendo condicionado para caramba isso porque pelo amor de Deus não são somos da época do Vinil e da fita k7 borra de lá para cá para eu ver coisa né E esse contrato não previam isso não eu com certeza Então é eu não sei eu vou ver se eu sei que no mercado no mercado tem você procurar Mercado paralelo ainda irei durinho tem tem no YouTube sou sou grande Prix junto não separado
sou grato é isso primeiro Soul Grand Prix não tem aqui Spotify É esse aqui não né Exatamente isso aí no primeiro essa seleção aí foi aquele material que eu te falei É isso aí é mais de fonogramas originais eram de quem der gravadora a gravadora representar este cronograma no caso ainda top tape entendeu aqui então cada uma eles tinham lá essa daqui é do selo tal de Londres Esse aqui é do seu o tal entendeu de Nova York isso aqui é Filadélfia então eles vão buscando esse material pedir autorização era a pagar um de original
é airlands na Mercury então Maryland mercúrio Oi e aí tem que ver quem é que é o dono da orelha mente deveria estar ganhando até hoje né isso o Joel tem que ver com advogado né o rapaz é porque a música é boa para [ __ ] é amor né bonito tal possa fazer um bacana agora a tecnologia hoje é outra né não tem um pensa em voltar a criança fonogramas não olha eu tenho eu acho o seguinte ponto de vista musical né puxo ponto de vista musical é hoje vamos lá hoje o funk na
maioridade já saiu da nossa praia já tá em praias né Igual a capoeira né É por ele já tem mundo todo o funk você encontra funk tudo quanto é jeito né por aí então é o que eu acho que falta em que vai ser difícil voltar é Harmonia Musical entendeu Eu sou da Praia da harmonia e hoje a galera tá no santo e você monta com o código você monta ou Abatida vai no vai ali no looping você mudou era aqui a gente não tem sempre uma volta assim da coisa mais orgânica que tem uns
artistas negros americanos que estão médio grande lá né quem voltaram a tela do meu sou nelso exatamente o celular e com uma outra pegada já tem uma galera Grande Nilson né até em tem tem você viu uma coisa interessante né Vamos lá vamos fazer essa esse essa linha do tempo você teve é anos 70 até 78 o show aí a coisa Cai entra a disco com quem só que teve uma galera tipo essa neo-soul que vai queria OAB ou seja aquela coisa marca atrás que é o Charm pack o a música charme que momento sabe
o que que cresce que eu também vou nessa vibe a ser feliz bom então só para voltar com a Claro aqui ó o mesmo momento que você lança esse último é por essa gravadora menor que acontece dali para frente bom para mim eu saio do ar né saiu do ar e aí Vou me dedicar ao audiovisual aí começa a tua paixão que você compra câmera a mente ag80 eu começo a ir para Rua começar a gravar né só que todo esse material de áudio visual eu levo para o estúdio né levo para o estúdio mas
com uma pegada de música com a pegada musical então a minha pegada Minha edição é é música é musical sente a minha pegada é muito a minha Essência música Mas por que isso O que é isso é 80 eu eu lembro que eu tinha uma marca de um estúdio né o estudo de vídeo era a Dina o gordo Leme André Leme na Babilônia Oi Ritinha uma marca top querendo lembrar marca aqui de na época era uma marca pode todo mundo tinha que ter essa marca Eu quero roupa é Company Company acompanhe o dono da Company
tinha a sociedade nesse estúdio ali na subida da Babilônia E aí ele ali o conhecer a galera e tal e naquela levada que eu levava o material VHS né era o único chegar em VHS para editar e para uma Tic era muito era muito forte é porque a gente chegava sempre né E sempre vestindo né aí aquilo ali me levou a junto com esses amigos a Nova York para a primeira primeira é aquelas coisas de feira anual de televisão saca pelas coisa eu e elas mega-sena querido essa parada né trabalhar e começa e lá fui
eu coisa de doido eu chego volto de lá com a minha cabeça a mil né e com duas malas cheia de material de vídeo e microfone sem fio era era ao toque tá aí muito junto conhecer meu parceiro aí está cor da pele entendeu só que ela não estava ainda é ela acorda pele nascia mas não estava ainda legalizado formalizada mas já tinha estrutura de produtora paralelo tinha um outro grupo chamado enugbarijó que a dia da radal que o está na Alemanha e Vik birkbeck que é uma inglesa que está no Brasil há 40 anos
que minha parceira hoje nós essas duas produtores saíram por Brasil afora pronto principalmente para Rio de Janeiro e salvador filmando tudo cara na como e na cara e na coragem aqui vai filmar para passar hoje vender para quem não mas é aquela coisa mesmo de visionário que não sabia nem para onde ia mas é esse Movel mais sair um dia vai dar certo e foi assim aí você tinha VHS uma fita de VHS duas horas que a hora que não tinha dinheiro aí você tinha que apagar alguma coisa eu ia dessa olha apaga aí Vou
não mas isso aqui não não vou para aí vai ter um pedacinho e essa comida aí fazer a Cristo rabicho sozinhos é aquilo ali foi juntando o material né Aí você tem assim o O Primeiro Registro 1980 foi o primeiro registro foi a campanha campanha do Abdias Nascimento Senador pedido do Nascimento EA grande personalidade movimento negro ele candidato a deputado federal aí a gente acompanhou ele no grupo o grupo foi um o grupo de frevo paz Dourada ele foi lá fazer campanha na a strass esse grupo foi lá isso hoje é parte do nosso amigo
então nossa sirvo nasce 1980 né é o chega em 2009 com duas mil horas de material em VHS né desse material você tem coisas assim na África que a gente foi o ser legal a gente tem Mandela no Rio de Janeiro que só nós temos as imagens porque eu mandei ela vem ao Brasil em 92 e ele é recebido como presente Congresso Nacional africano pedindo paz filho recém-saído da prisão e ele vem pedir ao para o governo brasileiro apoio para se candidatar à presidência tem o apoio para candidatura Olha só isso 92 conclusão manda ela
ver e foi recebido por 50 mil pessoas no Sambódromo só eu não tenho nenhuma imprensa tradicional para você ver como é que era a história nenhuma em nenhuma nenhuma vou te dizer garanto isso vou te explicar o que que aconteceu nós filmamos desse registro da inclusive no cultne né ele no Brasil e foi recebido Claro pelo PDT foi o Brizola né recebido pelo Marcelo Alencar na época o governador e toda a comunidade Negra Martinho da Vila Alcione né teve passagens incríveis fio por exemplo a minha função era era convencer alguns artistas a a tocar o
show começar duas da tarde ele chegaria e 7 e acabarei as 8:00 10 por aí aí Tinha alguns artistas que abriram o show e tal e tinha aqueles copos que queriam precisavam tocar e a minha função era quem que eu tinha que levar quem Tim Maia A maravilhoso E aí Walter Loki o povo ele vai lá que ele gosta de você ele gosta de você ele vai ele vai vir e tal aí eu xinguei eu falei tá legal vou lá tá bom tá bom aí tá legal aí no Montamos aqui para filmar e tal aí
cheguei lá na casa dele tinha cheirinho de mel Olha aí já tá aquela dele maluca maluquice quer porque não abre a porta só com os cachorros e paranoia separar na folha Olha meu irmão seguinte ao real a seguinte Tá chegando o homem que nós somos apaixonado ele precisamos de você lá cantando para ele que é é Nelson Mandela [ __ ] não tô legal Alcione tu pô né vários artistas tô param tá legal você chega junto aí ele pô Claro quando ela mandar o dentro sei o que babá E aí meu amigo ele foi e
careta tu já viu Nunca vi o TIM tão compenetrado para cantar para o Mandela levou a sério negócio sério meu amor só que ele aparecia apresentou antes da chegada do Mandela E aí infelizmente ele cantor selaram 4:30 5:00 porque teve um fato aconteceu um fato a eu tô querendo lembrar você me perdoa olhar a memória vai sair Vai praticando difícil mas teve um artistas um artista que cantor ver ele cantar uma ele cantou três e o tio ficou P da Vida hahaha ia matar ele ai eu quero quero lembrar de cantor pianista Ivan Lins não
não não não não não não cara tem que lembrar o negro o leão eu não Guilherme Arantes Não não é a mais ou menos igual a ele assim pera aí aí caramba quase que veio Olá tudo Eduardo segue não não não eu tô pensando os pianistas né É o Marcos Valério não não não quero ver essa música O senhor é uma música dele a argila Puxa vida mas vai chegar até o final ficou bem e vai que vale a pena você vai imediatamente identificar a figura eu lembro disso e olha o inclusive nessa nessa vibe
TIM ele se portou de uma maneira sábio Fantástico agora acabou a parada e Pira né bicho era porque ficou p da vida eu nunca vi o Tim Maia na minha frente aí na minha vida porque não vai conseguir ficar imagina o tio esperar o Mandela até às sete horas da noite O que que é cerca de camarim a chegou a magrela e já tava já raiva tal não ele foi embora ele foi embora e foi embora queria muito doido cara entendeu Então tinha uns caras que ele gostava de Elite uma parada aí ó ele tinha
uma parada comigo nessa parada de bronze é black e tal eu tinha uma parada comigo e eu e da Fé filha curtiu da fé para caramba Então eu vi amor o ferro né e ele me curtia para caramba nesse brincar esse evento cheio de artista não teve a compreendam porque eu digo isso eu não tenho que esconder mostra das cima porque naquele momento que Mandela perdeu era uma liderança da África não tava presa lá no Apartheid né ele ele é liberto vem para o mundo pedir fortalecer para se candidatar que que aconteceu quando Mandela depois
que Mandela né vira o Presidente da África do Sul é o grande referência mundial e ele venha a falecer quando ele vem falecer essas grandes personalidades que que acontece até o enterro se tem ali né um hiato EA imprensa cá replicando aliás história né Que que aconteceu as grandes redes de televisão pediu imagem de quem Nossa porque não tinha imagem do Mandela no Brasil aí fi a ação né tranquilo aí você deu e tal desde que ter nossos créditos foi assim a única que não pediu foi a Globo mas é demais não teve jeito não
tenha porque eu não tinha um material entendeu E nesse momento lá e noventa e quando a 92 quando ele esteve aqui no Brasil a Globo também não vou ver porque porque era tinha aquela visão política a isso aí é do PDT é um partido não era porque a relação existe o seguinte PDT naquele momento foi o primeiro a criar uma Secretaria de defesa da promoção dos nervos chamados e depron então todas as lideranças negras foram para isso Brizola Neves o Brizola porque eles criaram as políticas públicas para a comunidade Negra foi o primeiro a criar
isso então automaticamente a comunidade Negra né esteve presente e a população todo mas aí tinha aquela coisa política né então daí não não vou apagar o nome dela porque e o Brizola aí nisso daí não se registrou e mais nós estávamos lá com a nossas câmeras Então esse material né de 1980 quando eu começo a essa a registrar todo esse material tudo se imaginar tudo se imaginar de conteúdo a gente dispõe só que esse túnel VHS aí chegou em 2009 2009 as fitas já começam a criar aquele mofo como que guarda isso porque tem peça
é complexo não é manter é eu acho que o meu espírito de aquela coisa meio de toque tem um meio toque já guardava todas as fitas já guardava os áudios Zinho tinha tudo estiver é hoje eu já tinha lá atrás já gravava guardava todos os micos cafezinhos né gravava o e aquilo ali a gente trouxe também para o áudio visual Então tinha entrega essa todo registrado tudo a guardadinho na temperatura temperatura não tinha essa tira qualquer nota aí se Deus quiser vamos que vamos aí conclusão dessas duas de 6 horas você tira você perde 40
por centro naquele momento perdeu quarenta por cento de imagem só que hoje e a memória contemporânea do movimento negro nos últimos 40 anos está exatamente nesse acervo que nós administramos hoje de todas essas de tudo se discute hoje em relação a uma questão de Goiânia exatamente considerado o maior circo da América Latina entendeu de conteúdo então o que que acontece isso daí é torna-se uma referência para quem estuda para quem quer adquirir ia o conhecimento eu não tive referência na minha na minha fase de jovem né de estudante se eu tinha as diferenças mais negativas
possíveis porque os livros escolares diziam que a minha os meus antepassados eram escravos não não era o escravo ele foram escravizado é diferente mas Deus diziam assim né a Lie os tradicionais né é que fazer um parte da do do do da grade escolar era um livros que tinham conteúdos racistas hoje já foi revisto hoje já está sendo todo ele tá sendo reconsiderado essa questão então tem uma série de avanços do meu tempo né de 50 anos atrás houve um avanço sim a comunidade Negra Hoje está em outro patamar né mas é o mesmo tempo
a o racismo ele e torna-se mais latente mais escancarado antigamente era aquela embutido né não existe Clara hoje não hoje o cara disse na tua cara aqui assim mais ou menos de que tá rolando entendeu então a geração atual né chega hoje com informação essa informação referências vamos dizer assim né coisas que eu não tive eu tive que buscar tive que garimpa tive que levar na prender na no lombo Como dizia né os mais velhos daquela época é isso mais ou menos a cura tudo isso era para mim uma aula mais virose é mas eu
acho que mal importante todo mundo deveria ter acesso a essas informações sabe acesso a esse acervo é isso isso a gente agora tá querendo disponibilizar né hoje nós temos o que né fala do teu canal um pouco porque é o agora né é o agora então fique agora vamos falar de Na verdade eu tô voltando no tempo Quando eu digo voltar no tempo é o seguinte hoje com a internet com o advento da internet né Que que aconteceu a democraticamente você se expõe as suas ideias democraticamente é a internet tem isso é da moda democrática
tem tudo lá né Ótimo então você tinha os canais né Vamos ver acho que os Players grandes players dominando a comunicação televisão e rádio é da internet isso de jupi são Total total e eles estão tendo que rever tudo isso porque e com a questão da tecnologia nos smart Sam o smartphone proporcionam seguinte eu não tenho que parar mais na frente da TV para ver Jornal Nacional ou no meio que na África para aprender sobre a cultura leitura dele é maravilhoso né Acesso aqui agora viu aqui eu visse tá trocando o seu Grand Prix aí
pegou o teu smartphone vou lá no Spotify tá aqui ó é outra parada né então isso daí é é uma é hoje é hoje então para eu estar atualizado do ponto de vista do entendimento da questão racial e da questão do negócio eu tenho que acompanhar o fluxo e está à frente deste fluxo né então hoje e quais são o que que tá acontecendo a profusão dos canais né os canais consequentemente a profusão de conteúdo Então os nichos hoje é o nicho do nicho os nichos né é que cada vez mais aquele nicho ele vai
crescer porque a demanda Na a procura por esse nicho né Ela é super interessante Beleza então Antigamente você tinha a novela das 8 horas hoje você tem as séries episódios de tudo quanto é quantas de muita informação muita informação então quê que acontece nesse bolo e aonde fica a cultura Negra a cultura Negra Nacional tem como referência a cultne é porque o meu conteúdo é nacional Não nasceu ontem ele nasceu há 40 anos a 40 anos da hora de fazer a missa Então você vai ter lá como que se monetize aí você tem que vir
a fundação né de alguma coisa na verdade o seguinte nós hoje somos uma uma Fundação É verdade o Instituto nenhum Jesus que não é uma Fundação é outro patamar só um disso o jogador rubro-negro é a Fundação a associação né E essa associação sem fins lucrativos mais você tem que ter a aveia o outro lado do negócio por quê Porque existe hoje o mercado quando eu digo mercado eu digo o seguinte os canais negros Quais são os canais de neuros hoje todos eles Player estrangeiros na mão das grandes corporações vai a com né leia-se MTV
leia-se porta dos fundos de ler esse bit for aí vai né e essa é a praia da os caras temos conteúdos tops Mas o conteúdo deles é gringo não é o Nacional então nós acreditamos que o nosso mesmo que ele não tenha a qualidade técnica né de uma produção atual mas o histórico ali o histórico o que tá ali garantido enquanto informação é ouro e ouro né então você tem por exemplo ali você gira lá no curso e você bota Ed Motta é né Aí você vai ver o Ed Motta no vinho 15 anos fazendo
aqueles fogo para o seu Zezinho a gente gravando ele já faz esse falsete toda hora aí você hoje ver o cara tá é a praia dele tá entendendo mas tem lá de muito interessante já a subida no canal e Belo que eu li e depois você me falou aqui em off aqui esse processo de digitalização é caro e não tá tudo no YouTube ainda né não você tem o seguinte vai hoje nós temos três mil títulos no YouTube 3 mil vezes mil três mil títulos E aí lançamos agora a plataforma streaming tá lançamos 450 tiros
e diariamente nós disponibilizamos os episódios então tem lá dividido cultura saúde cidadania esporte tudo separado legal cara e essa essa plataforma é Grátis Isso é free a qual é o a voz só por um gesto a publicidade e as assinaturas né só que o Brasil não tem essa cultura da assinatura tá enganando não tem pagar o digo pagar né A não ser que ele paga Netflix ele paga a luz mas não abrir vai pagode Pai parou ver próprio YouTube tá falando sobre isso mundialmente a dificuldade do YouTube de dar certo plano pago deles não consegue
junto já tentaram algumas vezes agora de novo mais uma tentativa atualmente porque é meio é grátis e ponto né é grade a cultura existe essa questão do grátis atacado outono Então qual é a nossa o nosso plano de negócio nós precisamos recursos para para Por exemplo agora e mês de Julho nós vamos lançar um garimpo que a gente chama de garimpo não é quando a gente consegue pegar uma fita e digitalizar que que esse digitalizar uma VHS que você passa e na de vob para o digital quando você passa por digital ela vem como vem
aí você reza se vir inteiro se vê tomates Olha o qualquer fragmento ali é lucro porque a histórico aquilo ali né então por exemplo a gente tem agora vamos lançar quase uma hora de uma grande mulher a chamada Beatriz Nascimento a grande liderança fantástica que foi uma referência do feminismo negro só nós que temos esse esse registro né foi registrado pela única farejou hum na PUC quando ela resolveu se abrir para os estudantes aí ele tava lá estando nesse momento da mesma forma que nós somos a baía no eles estão tudo Olodum toda a história
Olodum passa pelos até o Episódio Michael Jackson ele que vocês estavam lá e olha ninguém e tirar uma imagem dele mas a lei o seguinte aqui não aqui é a comunidade a nossa pode tá entendendo a parada só que é o seguinte sem acesso mas a Lia que é só aquele registro ninguém tem disso tá no YouTube já Ah tá ninguém tem aqui por exemplo não foi possível na no Santa Marta quando ele foi meu amigo Nem chega perto o quilômetro nem você ninguém já na Bahia já era outra história já foi uma outra negociação
já fumou outra só mesma no baixou a gente conseguiu tá próxima né ele na sacada e muito assim né aí tem uma outra hora que ele ele sai quebra-gelo sabe quando né quebra o gelo e vem para ver por meio da massa e aí acabou indo entrando no clipe então tem algumas coisas vantagens Gilberto Gil com nós fomos para a África né isso no Senegal o próprio Pelé né que foi a primeira pro se e com a comunidade negra que nós registramos no ano das entrar na abolição em 1988 né É tem várias coisas interessantes
várias coisas interessantes vários Vários vários estão esse acervo está aí disponível para quem quiser saber um pouco dessa história contemporânea né claro a gente não tem o registro lá de trás mas hoje você consegue entender a luta dos quilômetros de Palmares por exemplo de Zumbi dos Palmares a partir desses estudantes que até então era estudante que hoje são doutores nas suas teses sobre os horários e tal e tão indo saindo a universidade a gente vai registra e aquilo ali serve de base para os novos estudantes Entendeu agora assinamos agora uma uma parceria com o google
o google nós vamos ter lá no Google Analytics um espaço onde a gente vai estar colocando as disposições que eu vou tá legal e o está colocando isso para a eternidade para todo mundo Olha a história aqui tá aqui contada por nós por nós para nós para todos nós né para todo mundo mas a partir do nosso olhar porque a minha história que eu aprendi ela né ela foi contada e por terceiros né Eu tive uma experiência agora em antes da pandemia 2019 me convidaram para mim aí a aba e por conta do Black Rio
Caiu um pouco mais eu fui lá o seguinte frio queria aqui é da Alemanha e eu queria que você pudesse está errado conosco para falar dessa importância que foi o movimento black rio ou seja a partir da música vocês fizeram movimento né que ajudou uma comunidade e tem dois lugares no mundo que fizeram isso aí foi dois é eu falei né você não sabia não falei não o outro lugar foi no Canal do Panamá aí o canal do Panamá aí falar vocês vão estar juntos e vão cortar essa história errada aí eu fui Universidade Rafa
participar inclusive está no cut Neu Claro câmera Zinha sempre lembrar não adianta registrei a se rapidamente e que que aconteceu a história do Panamá é o seguinte o Panamá o canal e por passar tudo passava de tudo né todo vamos navios chegando está indo e todas as influências né musicais chegavam de todo lugar então a black music quando sai do sai da América e chega no Panamá ela pega aquele sotaque antilhano ali e crie uma pegada um outro uma outra pegada de show entendeu então acho coletâneas de lá se você ouvir cara isso é sou
mas é uma outra faca isso aconteceu também de uma forma mais mercadológica no Japão bom né no Japão no Japão hoje você tem o James Brown ou japonês Bia jura jura cara tocando dm brawn e ele tocando de Aníbal e de repente ele já criou a própria identidade dele tá tem que tem o som um Taí até hoje o cara é fera tudo você japonês peraí catar pauleira funk pesado e falei caramba quando a tira até uma dança que vai game brawn falei japonesinho japonês eu tô aqui tentando lembrar Mas está difícil aqui eu vi
uma TV não é que eu tava mandando um pacote uma banda de samba e a gente a Estranha banda de samba de japonês mas era meio tocava em vários lugares assim os caras que são muito técnica né Exatamente esse cara esse também muito tempo tocam que teve uma banda brasileira de chama forró ainda dar que você ouviu falar dessa banda não não que é umas músicas que tocaram aqui com Gil não sei que foram para lá montar essa dos a banda Forró in the Dark quero um forró mas tocava os Pink Floyd em mim assim
é incrível o forró ainda dá aquele incrível ficou médio-grande nos Estados Unidos a galera que o forró tem do tem muita força né que é muito muito organizar E aí numa noite que eu vi o forró ainda daqui eu vi o a banda de samba de japonês eles são loucos por música brasileira né não são muito amar muito incríveis muito incrível eu fiquei de bobeira quando eu vi né Falei Caraca que isso os caras tocando então o que que acontece a música Black a música negra americana black music uma força muito grande porque ela foi
influenciado e na apoio para onde passava ela cria uma uma uma leitura local entendeu E só que o que ele lá não conseguiram e aqui a gente acabou conseguindo inconscientemente ser levados pelo mar alguma coisa muito maior que foi unir uma coletividade une uma comunidade Negra jovem né Na Busca da sua condição né que uma condição de integridade né uma coisa positiva né autoestima né A Busca Pela identidade isso por muito bacana entendeu isso que rolou e eles lá eles não conseguiram fazer isso mas os DJ Isla tiveram muito mais sucesso do que o nosso
aqui e eles conseguiram pegar o som e e fazer mais bandas Black entendeu isso tudo com informação chegando tudo quanto é lado porque os caras tinham os dias que eu chegava mais rápido do que a gente aqui por exemplo enquanto eu chegava de voo era um moço que ela chegava no navio um pin aqui esse foi um dos pontos que eu fiquei muito impressionado na com essa coisa da força da música a música Porque você viu o Brasil é muito grande né então você a diferença assim a esse moleque que tá falando aí é só
Rio de Janeiro é ruim hein eu fui para Porto Alegre Black Porto na Bahia para quem não sabe a essência dos blocos afros saíram do Sul vovô do Ilê aí tal galera dançar no show usava as calças aqui assim de touro se eles não te a vitrola ele saiu com os discos debaixo do braço procurando onde tinha um eletrólito para ouvir os discos isso a galera do Ilê aí é esse leahy famosíssimo bloco afro-baiano né isso chegou como chegou também forte no Maranhão reggae ela impressionante né entendeu muito doido cheguei no rack cheguei no Maranhão
caramba quero tão dançando música a música lenta né no reggae eu fui caramba que tudo Reggae e foi ali muitos anos depois Nei Lopes né meu parceiro e Fruit lá aí eu precisei levar 30 anos para entender o que quero Black e quando eu cheguei lá no Maranhão que aí eu vi aquelas eletrólise aquele radiolas né tocando aquilo tudo aquele mixer aquela coisa toda aí eu entendi né O quê que vocês tão querendo fazer lá atrás o encontro naquele momento posso Martin falou estranho para mim né Falei que aqui bacana mas é É isso aí
essa é a nossa vitória obrigado não tem palavras pela aula do brotar que atento a ti porque também nesse mundo digital a gente não tem mais o hábito de ficar tão atenta alguém falando para legal Tá bom então eu tá te escutando aqui um privilégio ou eu que sou feliz Deus de verdade cara sem até pela continuação das amizades as amizades da vida né falou do meu pai ou aí não preciso coisa desde criança se precisar da gente aqui obrigado verdade eu amo seu pai a gente tem muitas histórias muitas histórias e foi só aprendizado
Muito obrigado parar de Guarda bem na mesmo tá para ver gente e foi assim juro uma aula para mim tá aqui um privilégio pra gente se vê no próximo vídeo viu valeu
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com