olá bem-vindo ao meu canal hoje eu gostaria de falar um pouco sobre uma outra escola helenística que é justamente o estoicismo ora antes de eu começar a explicitar o pensamento estoico gostaria de pedir a você se você ainda não se inscreveu no meu canal que você possa se inscrever né marque aí o Sininho para receber os avisos Deixa depois aí o seu comentário a sua curtida porque isso nos ajuda muito né Compartilhe o vídeo etc para que a gente possa realmente continuar o nosso trabalho né aqui de difusão do pensamento filosófico teológico etc então Desde
já muito obrigado aqui pela sua presença pela sua atenção mas vamos aí o que o que nos interessa né ou seja da mesma forma que o epicurismo teve uma relevância uma importância muito grande do ponto de vista histórico o historicismo também pensamento histórico Vai oico Desculpa vai ter ali a sua grande presença no desenvolvimento das reflexões filosóficas seja no contexto antigo ali né no final do na segunda parte do qu século antes de Cristo eh eh vai ter ali a sua sua relevância a sua importância né e depois no próprio desenvolvimento do século Tero etc
como também no chamado depois médio estoicismo como também no estoicismo Imperial evidente que em cada fase nós vamos ter elementos que acabaram digamos diferenciando né cada período aí ou seja o estoicismo antigo médio estoicismo estoicismo Imperial vai ter as suas particularidades digamos assim mas mesmo com essas pequenas particularidades existem alguns elementos que de fato são muito presentes no pensamento estoico e aí nós vamos ver né aquela constante contraposição muitas vezes em epicuristas de um lado estóicos do outro né Cada um fazendo a sua abordagem sobre aquela grande problemática da questão da felicidade da vida feliz
para os históricos evidentemente a vida feliz ou a felicidade ela não está tão relacionada com a questão do Prazer da edoné ou simplesmente satisfazer as nossas necessidades com moderação para assim atingir a taraxia a questão da taraxia ou seja da Tranquilidade da Alma da imperturbabilidade ela continua né é algo fundamental ou seja dentro desse contexto ético que está se discutindo sobre a problemática da vida feliz como também uma questão eh muito importante na própria análise da noção do conceito de sábio de quem é esse sábio né né quem é de fato esse sábio que é
justamente aquele que vai conseguir atingir essa vida feliz e portanto o sábio vai ter que ter essa ataraxia por outro lado os estóicos eles partem de outros pressupostos outros referenciais eles possuem um pensamento evidentemente profundamente sistemático né e suas reflexões éticas Com certeza T ali determinados pressupostos né físicos ou ontológicos ou seja da sua visão de mundo e ao mesmo tempo da maneira como eles entendem a realidade humano e o próprio processo de conhecimento humano né também são materialistas e quando falam de alma ou de espírito Sempre é com uma conotação materialista ora para os
estóicos A grande questão o grande ponto aqui é que se nós queremos realmente de fato atingir a vida feliz um primeiro ponto que é importante é ter uma vida ética é ter uma conduta eh moralmente digamos assim saudável né e correta e agir eticamente do ponto de vista histório é você agir em sintonia com a natureza é você de fato estar em comunhão com a natureza é você procurar seguir essa ordem natural portanto a noção de lei natural vai ser algo muito presente defendida pelos estóicos né Por aqui a gente já vê que não é
uma noção que foi inventada pelos cristãos como às vezes alguns dizem mas na realidade no contexto grego isso já havia eh sido discutido já se debatia sobre essa questão não só da Lei natural mas o conceito de lei eterna por exemplo etc ora e suposto então a gente vê que agir eticamente ou viver eticamente é você viver em comunhão em sintonia com a natureza respeitando Essa ordem natural seguindo essas leis naturais tendo a lei natur como o seu guia como a sua orientação né óbvio que o estoico ele parte desse pressuposto por quê Porque o
mundo natural a própria natureza era vista de fato como uma uma realidade profundamente racional ou seja essa ideia de que o Real ele é racional há um logos do mundo né Há um Logos que rege o mundo que rege Toda a realidade e portanto né As coisas não acontecem simplesmente de Maria f Ino ou por acaso Há uma razão de ser então se de fato há um Logos que ree o mundo que organiza todas as coisas né e portanto a o modo das coisas serem os acontecimentos os fatos né e enfim tudo que está no
âmbito desse natural dessa existência é expressão de uma certa forma dessa racionalidade e o ser humano vinculado a tudo isso ele participa de uma certa maneira desse Logos justamente porque ele tem uma parcela dele em si ele é um ser racional na medida em que ele é um ser racional né ele tem ali esse Logos humano tem esse vínculo com esse logos do mundo né então o ser humano eh deve seguir a natureza estar em comunhão com a natureza né seguindo Essa ordem natural porque tudo isso tem uma razão de ser tudo isso tem um
sentido porque é uma racionalidade implícita no próprio real Essa é a é é a ideia e portanto o ser humano usando o seu Logos a sua razão né e buscando estar em sintonia com esse logos do mundo deve procurar ir conhecendo Essa realidade Essa ordem natural essas leis naturais e conduzir a sua vida a partir disso e aqui a gente vê que de fato se agir eticamente e agir de acordo com a ordem natural com a lei natural do ponto de vista histório agir eticamente também e agir de acordo com a lei natural é você
agir de maneira racional então é como se fossem equivalências aqui ou seja agir eticamente agir conforme a natureza e agir de acordo com a razão no fundo no fundo é a mesma coisa né e portanto é por isso que os estóicos vão chamar muita atenção né pra questão das paixões né entendendo aqui paixão como aquilo de uma certa maneira que perturba a alma que desestabiliza a alma né logo o que deve predominar na vida de um ser humano se de fato ele quer atingir a ataraxia e Por conseguinte a vida feliz deve ser justamente o
quê não são as paixões não são as paixões que devem dominar a minha alma não são as paixões que deve ter o o princípio do comando do meu agir mas sim a minha razão né porque aí sendo a minha razão e não as paixões eu vou procurar de fato estar em sintonia com o logos do mundo com a natureza né que tem ali também toda uma dimensão divina para os estóicos ou seja esse log do mundo essa que rege a natureza essa própria natureza tem ali também toda uma dimensão Divina implícita nisso segundo eles por
isso que muitos vão dizer que existiria um certo tipo de panteísmo né no no pensamento estoico eh mas o que é importante é isso né Eu comando a minha vida pela razão porque aí eu vou viver em cia com a natureza e Por conseguinte vou agir ticamente e assim Vou atingir a a ataraxia e portanto também a a vida feliz né logo para poder eh conseguir viver dessa forma e atingir essa meta né os históricos vão frisar tanto a importância da disciplina né de ter uma vida disciplinada por isso a própria questão da asese né
do autocontrole vai ser colocada e frisada tanto por eles né o o antes de falarmos por exemplo sei lá de um tipo de ascetismo Cristão ou meso esse espírito acético em outras religiões nós já vemos isso no próprio estoicismo né aprender a se controlar não deixar as paixões dominarem me moverem né mas sim a razão e a importância da disciplina né dessa questão de de saber controlar os próprios desejos e impulsos e aqui é óbvio que eles vão frisar muito a questão das virtudes a importância das virtudes né por isso que de novo a eticamente
ou agir conforme a natureza ou conforme a razão ou agir conforme as virtudes ter uma vida virtuosa no fundo no fundo é a mesma coisa e para os estóicos esse é o caminho Esse é o procedimento para que a gente consiga de fato atingir a vida feliz ou seja nós não podemos ter simplesmente uma conduta uma vida segundo os históricos de reação as coisas nos afetam as coisas nos atingem né E aí nós simplesmente reagimos automaticamente né e nos tornamos escravos do um monte de coisas então de fato os históricos vão dizer como que uma
alma que é afetada e atingida por tudo e essas coisas que a dominam e ela simplesmente fica reagindo perante tudo que a afeta como que ela vai atingir a ataraxia não teria como né por isso que muitos A partir dessa questão do estoicismo vão falar né de uma enfim da questão da educação da Vontade que tem pessoas que dizem que é possível tem outras que dizem que não enfim é um é um um dilema uma grande questão no contexto filosófico sobre se isso é possível ou não a questão da educação da vontade mas independentemente disso
né os históricos de fato o pensamento deles tinha essas tinha de fato essas características né E esse é o caminho proposto por eles e esse modo de pensar essa maneira de lidar com as paixões defendendo nessa importância de ser conduzido pela razão Com certeza né vai influenciar muitas correntes filosóficas muitas escolas muitos pensamentos eh de outros filósofos né tendo essa clareza que não é que eles querem simplesmente Ah então Professor eles querem extirpar a as emoções as paixões não me parece que não acho que a questão não é essa a questão de fato é o
que que predomina no meu interior o que que comanda a minha conduta né o centro da minha personalidade eu acho que esse é o é o x da questão aqui né Lógico poderíamos discutir até que ponto a razão humana ela é tão poderosa até que ponto o ser humano sozinho é capaz de atingir tudo isso né mas isso já é uma outra questão já é uma outra discussão espero que essa breve exposição te ajude a se interessar pelo pensamento stoico e a partir desses pequenos traços entender os os textos né então continua os seus estudos
as suas reflexões se você gostou repito deixa aí a sua curtida compartilhe deixe seu comentário né se não se inscreveu no canal se inscreva isso nos ajuda muito e eu preciso sim do apoio de vocês para continuar esse trabalho de divulgação Tá certo Um forte abraço tudo de bom né e repito continue estudando procure ler bons livros não fique só na internet tchau tchau e até a nossa próxima vez até mais Y