INTRO 1 • Como escrever Roteiro de Filme Curta-metragem

26.08k views3437 WordsCopy TextShare
Akademia Audiovisual • Kinobox
Video Transcript:
e nesse vídeo a gente vai falar sobre o roteiro para filme de curta-metragem e séries com episódios de curta duração para quem não me conhece eu sou Victor do canal kinobox vou costumava dar oficina de cinema em algumas cidades do interior do Brasil eu decidi trazer aqui para o YouTube três aulas básicas de roteiro produção e Distribuição para mostrar para você que é possível sim fazer bons curtas-metragens sem precisar de grandes equipamentos sem precisar de uma faculdade tá tendo muita disposição e um pouquinho de conhecimento e o roteiro é o início da jornada é quando
você pega a ideia daquela história que você teve e passa tudo para o papel colocando ali todos os diálogos e ações que vão ter no filme diálogos são as frases que os personagens falam seja uma conversa com alguém ou quando ele tá falando sozinho mesmo e quando eu falo de ações eu não tô falando só das cenas de ação não quando o personagem Senta no chão e chora Isso é uma ação quando a personagem sai da cozinha e vai para sala e isso é uma ação quando todos os personagens se olham em silêncio com olhar
de medo e isso é uma ação então primeira coisa roteiro é esse papel aqui onde vão ter todos os diálogos e ações que vão acontecer no filme e se tiver narração é importante que a narração também entre um roteiro o objetivo aqui é que qualquer pessoa que leia o roteiro que ela conseguia enxergar o filme que tá aí na sua cabeça tantos atores quanto a sua equipe quanto possível os patrocinadores todo mundo vamos pegar esse roteiro aqui como exemplo que é da websérie Supernova que eu dirigir a escrita do roteiro exterior parte do colégio dia
não dia ensolarado nuvens densas deslizando lentamente pelo céu azul no pátio do colégio Natália Cardoso brincam de enxergar figuras nas nuvens enquanto Everton mexe no celular ação Isso é o que está acontecendo na cena logo depois entra hoje diálogos intercalados com outras pequenas ações Nathalia Alencar do tá vendo não do lado do tubarão Cadu eu tô vendo é uma galinha com cabeça de dragão e pata de cavalo Natália Everton franze a testa e olham para Cadu que sorrir na cara não você tá zoando é sério Ewerton galinha com cabeça de dragão agora pro céu como
se estivesse conferindo a figura na nuvem isso e pata de cavalo e é muito importante você intercalando diálogos e ações para não ficar nem um blocão de diálogo senão a gente não sabe quais são as ações que estão acontecendo enquanto os personagens conversam vamos ver como essa cena ficou depois de chamada um aliado tá vendo não do lado do tubarão tô vendo é uma galinha com cabeça de dragão e pata de cavalo galinha com cabeça de dragão isso e pata de cavalo Você tem noção que só a cabeça de dragão você é muito maior que
uma galinha está zoando né Cadu É sério ali ó e cadê a nadar eu não tô vendo roteiro é isso os diálogos e ações que vão acontecer no filme Mas Vitor eu coloco também o que os personagens estão sentindo no roteiro Boa pergunta a gente tá muito acostumado a ver isso em livros né a gente lê o que que os personagens estão sentindo mas não filme A gente vê as ações que estão acontecendo a gente ouvir os diálogos a gente não consegue saber o que que os personagens estão pensando ou sentindo então todos os sentimentos
precisa ser traduzidos através de ações e diálogos assim o espectador consegue entender claramente Quais são os desejos e os conflitos daquele personagem e antes a gente continuar é preciso deixar uma coisa muito claro aqui o roteiro gente é um guia para que todo mundo trabalha numa mesma direção mas o resultado final do filme O que a gente vê na tela nunca vai ser 100% igual o roteiro então esteja preparada para as mudanças que ele naturalmente eu vou acontecer durante a gravação a sessão do filme Não beleza Vitor mas por onde que eu começo a escrever
o roteiro vamos lá primeira coisa lembrar que a gente tá falando aqui sobre curtas-metragens São filmes de 10 a 15 minutos que é um rolê completamente diferente de longa-metragem o filme de longa-metragem precisa de um roteiro bem complexo com uma estrutura que geralmente segue um modelo bem padrãozinho mas quando a gente está falando de curta-metragem ou de web-série em que os episódios tem uma história bem fechadinha como se fosse um curta a gente não precisa seguir esse modelo padrão do longa-metragem O importante a gente conseguiu prender a atenção do espectador durante aquele período de tempo
essa é a sua missão em um longa-metragem que a pessoa está presa numa sala de cinema mesmo que o filme não seja lá assim tão bom ela não vai sair da sessão porque ela pagou para tá ali dentro então vai chegar até o final da história com você no curta-metragem que a gente faz e coloca no YouTube se você não prender a atenção da pessoa para ela ficar até o final da história com você ela vai embora no meio do filme Ela vai clicar em algum vídeo sugerido ali embaixo ela vai assistir o vídeo clipe
da Anitta ou da pabllo vittar ela vai clicar na notificação do WhatsApp então importante eu mandei isso sempre mente Enquanto você tiver escrevendo o seu roteiro o eu tô escrevendo a minha história ela prende a atenção do espectador não esquece Olá Tudo começa com uma ideia uma simples ideia absolutamente tudo Harry Potter começou com uma ideia e se a gente tivesse uma escola de bruxos uma escola de magia a gente acompanha S3 amigos e suas aventuras durante os anos de Formação nessa escola pronto quando a gente tá fazendo encontra metragem o legal e a gente
tentar pensar na ideia mais simples para poder contar uma história a gente tem pouco tempo você vem por exemplo na sua cabeça a ideia de um filme que é assim dois adolescentes se apaixonam dão o primeiro beijo escondido descobrem que suas famílias não aprova o namoro então desistem do relacionamento então eles percebem que não vão conseguir ver um sem o outro decide então fugir juntos para fora do Estado acabou indo morar numa ecovila e são felizes para sempre cuidando da horta e do Jardins Isso se chama longa-metragem e percebe a gente não tem tempo para
contar tudo isso em 10 a 15 minutos Sabe o que seria um ótimo curta-metragem dois adolescentes se apaixonam então primeiro beijo escondido lindo outro curta-metragem que seria incrível caso adolescente tem conflito com suas caminhos e decidem fugir juntos para poder viver sua história de amor pronto perfeita simples assim o curta não precisa ter início meio e fim dessa forma mais tradicional como longas metragens se tiver beleza mas você não precisa ficar preso isso ok se lembre a gente tem de 10 a 15 minutos para contar uma história a ideia que você teve cabe nesse tempo
bom Beleza então primeiro passo tive uma ideia a ideia é um homem anda em depressão por conta da morte de sua mãe até que encontra um novo amor e volta enxergar a beleza na vida e pronto mas é simples mas e agora Victor o que que eu faço depois que eu tive a ideia minha sugestão é que você pense agora Qual o gênero do filme que você quer fazer e essa mesma história por exemplo do homem e depressão que encontra um novo amor essa história pode ser um drama clássico por exemplo no estilo daqueles filmes
que costumam ganhar o Oscar sábio pode ser um drama tipo novela mexicana com emoções exageradas bate-boca lavação de roupa suja essa história pode ser um romance com cenas de beijo cenas de carinho frases de amor frases de efeito se você coloca umas piadas na história e pensa num ator que é meio humorista acessório pode muito facilmente ver uma comédia se você pensa em elementos de mistério que criam uma atenção na história o filme pode ver o filme de suspense se esse novo amor Fala em forma de robô ou de uma pessoa que veio do Futuro
o filme pode ser uma ficção científica se durante a histórias precisam ir de um lugar para o outro resolvendo um pequeno desafios a história pode ser uma aventura ou seja Não Existe limite para sua criatividade então a pergunta é Qual o gênero do filme que você tá pensando em escrever o roteiro e isso é muito importante a ver com o interesse do público e se você tá pensando em disponibilizar esse filme no YouTube isso é mais importante ainda para você poder saber em que público-alvo você vai mirar na hora de utilizar as ferramentas do próprio
YouTube para você conseguir um alcance realmente significativo e arrumar uns 25 10 milhões de visualizações é possível você só precisa escolher bem o público com quem você quer falar definir o gênero do seu filme e contar a sua história Claro que precisa ter uma história boa e que prenda a atenção das pessoas e então repetindo isso da importância de prender a atenção do seu público porque no YouTube o tempo que a pessoa passa assistindo seu vídeo é uma das coisas mais importantes que o algoritmo E isso se chama retenção e se você tem um filme
por exemplo que a média de visualização das pessoas a de dois minutos YouTube vai mostrar esse vídeo para algumas pessoas agora se você tem um vídeo que a média de visualização das pessoas é de 8 minutos ou seja ele prende a atenção das pessoas YouTube vai mostrar esse vídeo para milhares de pessoas mas Vitor como é que agente faz para ter um filme que prende a atenção das pessoas minha principal sugestão é evitar tempos mortos aquelas cenas monótonas aquelas cenas mais introspectivos que o personagem fica reflexivo evitar cenas muito grande sem diálogo evitar aquelas cenas
muito parada e sem ação nenhuma acontecendo não é que esse tipo de cena ou que filmes que tem esse tipo de pegada seja errado a questão é que histórias assim exigem mais atenção do espectador então talvez esse tipo de filme tem uma performance melhor em festivais de cinema em sala de exibição no YouTube na internet onde tem milhares de distrações a gente precisa sim se preocupar é de atenção do espectador no seu filme bom isso leva a gente é uma questão específica que é o do público-alvo é mais Victor meu filme é para todo mundo
ele não tem público-alvo por mais que sua história seja incrível e que de fato as pessoas possam adorar ela é sempre bom gente pensar o seguinte qual é aquele público específico que tem mais chance de gostar dessa história são adolescentes de 13 a 17 anos é uma história de romance que o público principal são mulheres de 18 a 24 anos qual é o filme de comédia LGBT volta do para homens gays de 25 a 34 anos ou é um drama sobre término de relacionamento voltado principalmente para pessoas de 35 a 44 anos é extremamente importante
você mantém isso na sua cabeça enquanto estiver escrevendo o seu roteiro se vou mostrar de romance por exemplo voltada para o público adolescente vai ter uma linguagem específica para se comunicar com aquele público cheio de giros do momento ela vai ter os típicos conflitos da adolescência ela vai ter protagonistas uma faixa etária que seja possível a identificação do público com o e apresentados uma história de romance para pessoas com mais de 45 anos vai ser completamente diferente você precisa ter muito bem definido Qual o seu público-alvo qual o seu público principal para você se manter
sempre no Tão certo para aquele público na hora que você tiver escrevendo o seu roteiro bom dito esteja ser sincero com você aqui agora na hora de começar um projeto você pode escolher qualquer um desses três pilares para dar o pontapé inicial a ideia o gênero ou público-alvo vão Às vezes você nem teve ainda ideia para sua história mas tem um desejo de fazer um filme de comédia tudo bem Depois você pensa no público-alvo E então descobre Quais são as histórias que cabem dentro desse cenário ou sabendo que você quer fazer um filme de comédia
você pensa numa ideia para uma história e depois descobre Qual o público-alvo melhor para esse filme ou você é às vezes nem teve uma ideia ainda para sua história mas inicia o projeto pensando eu quero fazer um filme para homens gays de 18 a 34 anos e aí depois você pensa no gênero E aí Beleza o importante é você ter muito bem definido esses três pilares antes de começar a escrever o seu roteiro definido isso o próximo passo é argumento e o argumento é uma página de texto é desenvolver a ideia da história que você
quer contar colocando ali os personagens os principais conflitos dos membranas estão em pequenas cenas colocando o que acontece de importante em cada momento do filme colocando também nos lugares onde cada coisa acontece o argumento é como se fosse uma carta como se fosse um e-mail né de você contando para alguém a história inteira do seu filme do início ao fim sem esconder nada sabe quando tiver um filme na sessão da tarde e aí você vai comentar com algum amigo seu esse amigo não vi o filme aí você fala a história de um cara de uma
mulher que se conhece em uma viagem de navio sabichão podem ficar juntos etc etc etc aí o navio baixo nós seeberg e eles tentam se salvar etc etc etc mas ainda morre no final e a gente descobre que a moça na verdade é a velha que tá contando toda a história do filme isso é o argumento Extra contado do filme do início ao fim sem esconder nada mais vi O que é isso como é que eu não escrevo direto logo o roteiro Boa pergunta Pode parecer um pouco perto de tempo né escrever esse argumento Mas
pensa comigo o roteiro final vai ter de 10 a 15 páginas mais ou menos o argumento às vezes não chega nem a um parágrafo argumento como fazer um rascunho para você deixar as ideias virem sabe as cenas virem aos poucos e você poder mexer nelas mais facilmente se você for uma pessoa esperta e quiser que seu filme tenha mais chance de sucesso você pode pegar esse argumento que é pequeno e mandava umas 10 ou 20 pessoas próximas à você para ouvir opinião deles e aí você pode falar né então eu tô pensando em escrever um
roteiro para essa história aqui mas eu não tenho certeza se ela tá realmente interessante o que que você acha E aí você ouve com atenção a opinião dessas pessoas e aí você vê se o caminho que eu está seguindo tá legal ou se é melhor mudar um pouco o rumo da história pronto escreveu argumento pediu pneu sobre ele revisou seu texto a satisfeito agora com a sua história então agora é hora de começar a escrever o roteiro é como eu disse no início não vai ter a gente vai ter todos os diálogos e ações que
acontecem no filme O Rodrigo vai ser usado para ensaiar com os atores para poder definir a escolha das locações que são os lugares nessa cidade do seu bairro onde a gente vai gravar as cenas o roteiro vai ser usado para edição do filme Assinado por todo mundo da equipe então é muito importante que ele seja Claro e minimamente estruturado mas vi tão Como assim estruturado não É só escrever o que vai acontecer no filme sim mas deixa uma coisa fundamental no roteiro que a divisão a estruturação das cenas uma cena nada mais é do que
uma situação que acontece num determinado ambiente e num determinado momento aqui por exemplo tô no meu quarto se eu tiver uma história que se passa aqui na minha casa e aí acontece uma situação no meu quarto e depois acontece uma outra situação na sala a gente vai ter duas cenas mesmo que seja uma ação contínua Deus saindo do meu quarto indo para sala ainda assim vão ser duas cenas cena um quarto 12 sala porque cada mudança de ambiente Marca uma mudança de cena e no modo hipótese de uma história que está aqui em casa imagina
que tem uma cena que acontece no meu quarto de manhã e logo na sequência no filme uma outra no meu quarto só que a noite de novo a gente vai ter duas cenas cena um quarto dia cena dois quarto noite porque cada mudança de tempo também Marca uma mudança de cena além das cenas ser numeradas Elas têm um cabeçalho como se fosse um título Então nesse cabeçalho a gente vai colocar o lugar onde se passa a cena se é sala quarto cozinha escola vai colocar o momento do dia que a cena acontece que geralmente são
manhã tarde noite amanhecer e entardecer e para poder ajudar a equipe que vai produzir o filme A gente sempre coloca também se a cena se passa no lugar externo ou interno vamos ver um exemplo de como é que fica um cabeçalho cena um externa pátio do colégio dia será 2 a biblioteca do colégio dia e vai ser essa mesma ordem número da cena sem interna ou externa o lugar onde acontece e o momento do dia cifra história não faz diferença se aquela acontece de manhã ou de tarde você pode colocar dia sem nenhum problema beleza
mas Vitor para que que precisa colocar ser interna ou externa essa informação muito importante por dois motivos cenas externas dependem muito das condições climáticas de sal de chuva de vento e por isso elas são mais difíceis de programar pode acontecer muitos imprevistos a gente tem que remarcar o dia da gravação e também ambientes externos a gente tem menos de controle da luz então pode estar Claro demais o escuro demais isso atrapalha um pouco o trabalho da equipe de fotografia por outro lado as cenas internas a gente geralmente precisa arrumar alguma iluminação Extra porque os ambientes
são escuros e a gente tem que arrumar refletores tem que ver se o ambiente da gravação tem espaço para colocar esse refletores então quando é que dá uma olhada rápida no roteiro os cabeçalhos e vendo quantas externas e internas tem dá para ter uma noção mais ou menos do tanto de trabalho que crê filme vai dar então não esquece número da cena sem interna externa o lugar onde acontece e o momento do dia beleza de resta é só escrever cenas Lembrando que tudo deve ser colocado em forma de ação ou diálogo e não esquece que
o diabo tem que ver com o nome do personagem que vai falar aquele textão e agora o último conselho escreveu a primeira versão do seu roteiro agora fala com aqueles amigos que você mandou o argumento e pergunta se algum deles gostaria de ler o seu roteiro para dar opinião e mais uma vez ouvi com atenção opinião que eles vão dá para ver se dá para tirar dali alguma ideia para melhorar a sua história depois você volta para o seu roteiro e ver se ajuda a mudar alguma coisa ou tirar alguma cena ou colocar uma cena
nova isso é que a gente chama de segundo o tratamento como se fosse uma segunda versão do roteiro tem os filmes que tem três quatro cinco tratamentos diferentes e tudo bem é muito indicado que você o primeiro tratamento do roteiro que os tem oportunidade de fazer pelo menos um segundo tratamento é se você consegue dar uma lapidada na sua história entende aqui na lateral eu vou deixar os vídeos de produção e Distribuição Não deixe de assistir e coloca aqui nos comentários O que que você gostaria de aprender mais profundamente sobre o roteiro para gente poder
gravar mais conteúdo aqui para o canal bem-vindo academia aqui no box Esse vídeo foi viabilizado por Edital cultura presente nas redes na Secretaria de Cultura e economia criativa do Estado do Rio de Janeiro Muito obrigado
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com