Oiii, gente! ! !
Tudo bem com vocês? Então, vou responder rápido a TAG de 15 perguntas sobre minha surdez e língua (Libras) Vamos lá! !
! Minha mãe teve uma doença chamada Rubéola esse caso era muito comum com a maioria das mães na época passada. Por isso que nasci surdo.
Minha vó. Ela já desconfiava de minha condição com um mês de idade, sabem por quê? Olhem, eu nasci no mês de maio e fiz um mês de idade em junho vem o São João/ São Pedro e na minha rua tinha crianças que jogavam bombas então ela observou eu dormindo tranquilo sem me incomodar com o barulho.
Sim. . .
Mas não é como vocês ouvem só ouço barulhos muito fortes como livro caindo porta fechando sozinha (com vento), etc. Bem. .
. Não sei mesmo. Nunca perguntei para ouvintes como seria escutar por curiosidade.
Mas percebo que quando ouvir ouvir o som de cada letra daí vai juntar os sons de letras e virar uma palavra. Sei lá. .
. Não. Prefiro ser surdo, me amo cada vez mais assim.
É. . .
Conhecer as diferentes vozes dos outros. Já usei aparelho auditivo quando era criança mas nunca gostei pra mim, porque ele absorvia sons terrivelmente insuportáveis! Os sons são iguais aos da cadeira se arrastando "xiiiiiii" e também das unhas arranhando quadro negro, é como aquele ruído infernal.
Longa história só vou resumir. . .
minha mãe me ensinava a oralizar diariamente depois me levou para fonoaudióloga por uns 5 anos. Quanto a leitura labial. .
. Consigo ler os lábios sim mas só consigo entender se as pessoas utilizarem as palavras mais usadas e simples. Uns 6 ou 7 anos.
Graças à professora Cássia Tannus que informou a minha mãe sobre Libras. Aprendi na antiga Sala de Apoio Pedagógico atual Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI) o sinal é esse. Um beijão para as professoras da área de surdez do CAPI!
Não. . .
Só minha mãe. Por isso que tenho muita afinidade com ela, todo dia conversamos em Libras. Todo dia eu lido com o que eles falam/ pensam sobre surdez e língua.
Sei que sou chato, mas tento agir com paciência e respeito sei que ainda existem muitas pessoas equivocadas com a minha língua então muitas vezes tento também desmistificar o que elas pensam e acredita de forma errada. Infelizmente, me esforço para oralizar com elas. Antes era mais com ouvintes.
Mas hoje, acho que é metade. Meus amigos surdos moram em outra cidade, sempre marcarmos reencontro. Sim, acho que duas.
Mas alguns programas de canais diversos oferecem Closed Caption (CC) é só ativar o CC. Tenho outro celular mais antigo, ajusto relógio e coloco embaixo do travesseiro. Porque a vibração dele é muito mais forte que nem terremoto do que meu Smartphone que é fraca.
É só isso. . .
Gostaram dessa TAG? Sentiram falta de alguma coisa? Comentam aqui embaixo do vídeo que irei responder.
E, vocês surdos, se identificaram com alguma resposta dessas? Espero que gostem do vídeo e cliquem no “GOSTEI” não se esqueçam de compartilhar com seus amigos. Inscrevam-se no meu canal ativem o “sino” para lhes informarem o próximo vídeo em primeira mão.
E, aí, estão preparados para aprenderem novos vocabulários que utilizei neste vídeo? Muito obrigado pela atenção, até a próxima! !
!