[Música] Ah para falar sobre isso vou começar mexendo um pouquinho talvez num num dos e textos que acaba levantando a discussão que é o que aparece no começo da Bíblia em Gênesis Capítulo 1 afinal de contas eh talvez a discussão começa pela a questão da criação e eu gostaria de eh começar mencionando eh bastante eh aquilo que a gente observa na própria escritura que Deus é fonte de toda verdade nesse sentido aquilo que se conhece sobre Deus e o que se conhece sobre a criação de Deus de alguma forma corresponde a isso que vamos chamar
de verdade e nós temos eh portanto a a realidade de que Deus comunica sobre o universo e sobre si mesmo por meio de tudo que existe por meio daquilo que na Bíblia a gente vai reconhecer como criação muito celebrada Especialmente nos Salmos eh E H as nossas conclusões sobre isso H estão aí em paralelo com a aquilo que a palavra escrita a revelação aquilo que a bíblia chama Da lei do senhor que é perfeita fala sobre Deus e nos traz também verdade e portanto a questão pra gente é como é que a gente conversa aí
põe em conexão em interação a esses dois discursos a respeito daquilo que a gente vai encontrar aí a Bíblia vai dizer não só que a palavra de Deus É verdade mas dizer que em Cristo Jesus Colossenses eh Capítulo 2 vai dizer nele estão Capítulo TRS né nele estão escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento então eh a Bíblia vai dizer algo muito interessante que No princípio Deus que em hebraico é chamado de Elohim criou Bará Bará é um verbo Ah que só Deus pode ser sujeito não existe né a gente diz que ele é
o Boré o criador não há ah outro sujeito desse verbo na escritura sagrada ele cria os céus e a terra e a terra é descrita sem forma e vazia trevas cobriam A Face do Abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas o início da narrativa da criação é interessante que a gente vai ver com atenção como essa história da narrativa da criação é mais complexa do que a gente pode imaginar enquanto o texto bíblico diz isso que Deus é o criador podemos dizer de tudo o que existe o final de
Gênesis 1 começo do capítulo 2 diz que Deus ah Terminou a obra ah com todo o seu exército cada coisa no seu lugar né tudo devidamente ordenado e ah a ideia Fundamental e é isso que a gente precisa entender a ideia fundamental que aparece na Bíblia é uma ideia por exemplo que não vai concordar com o conceito de que a matéria e as coisas sempre existiram como se a matéria fosse eterna ela sugere explicitamente uma frase interessante sugerir explicitamente né ah uma ideia de um começo de uma vez só um começo que se define por
uma ação que é um impulso criativo do Senhor do Universo E olha que durante muito tempo a ciência através dos séculos tentou moldar aí uma espécie de teoria explicativa sobre a origem do universo e hoje depois de tanto Progresso de tanto ah tudo aquilo que foi estudado desde a física mais antiga depois a física neuton Iana depois a física pós Einstein a gente vai e ter hoje uma referência que é eh aceita pela ciência de modo geral e que existe uma espécie de origem do universo que tem sintonia com esse paradigma de criação bíblica a
teoria mais aceita chamada do Big Bang né que é o universo é eh resultado de uma grande explosão que a sugestão dos estudiosos que que foi algo em torno de 12 a 15 bilhões de anos atrás e a partir desse início né a o universo começa a sua expansão dando origem a tudo aquilo que nós temos ideia hoje mesmo que a gente possa discutir a gente vai tentar isso o detalhamento da da da dessa dessa teoria e do texto bíblico A gente vai ver que o ponto de partida de que tudo começou numa espécie de
início grandioso é a ideia é paralela o Big Bang tem sintonia em termos de cosmovisão com a perspectiva Bíblica do início de tudo porque ou a gente admite que o universo sempre existiu ou ou admite que ele teve um começo se ele teve um começo a pergunta ele tem vários começos ou começo paulatino não ele tem um começo numa grande momento e isso bate exatamente com essa ideia semelhante ao que a Bíblia diz quando ela afirma e disse Deus então a sugestão é essa né Mais ou menos eu não sei até que ponto essas contas
elas sempre aparecem modificadas de década em década e talvez venham a aparecer mais para frente se sugere aí mais ou menos 15 milhões de anos para termos aí o que é chamado de eh Universo em expansão a discussão aí depois os estudiosos cientistas vão dizer se o Big Bang será acompanhado de um big crunch ou alguma coisa assim mas ah essa eh questão é interessante por isso do ponto de vista da avaliação daquilo que é predominante na Ciência Hoje basicamente se diz né que além do Big Bang mais ou menos entre 4 e 5 bilhões
de anos atrás nós temos a formação do planeta da terra imagina-se aí mais ou menos depois de 3 bilhões origem de vida nos oceanos é isso que a modelo de avaliação científica que nós temos hoje nos diz os primeiros vertebrados teriam surgido aí há 500 milhões de anos atrás os dinossauros assim ditos cerca de 200 milhões de anos que teriam sido extintos há 60 milhões de anos e aí existe a sugestão aí dos chamados hominídeos e que estariam na terra os humidos pelo menos alguns assim dizem alguns milhões de anos e o ser humano como
nós o conhecemos de fato nós temos uma realidade civilizatória que não passa de 20.000 anos nós não temos nada além disso que pode ser percebido então quando a gente escuta isso e ouve isso é importante entender que além de tentar conversar entre o discurso que nós temos sobre a nossa leitura da Bíblia aquilo que muitas vezes a gente chama de teologia e o discurso de Interpretação da realidade que é a ciência tem um outro assunto interessante que não aparece à primeira vista que é a questão da filosofia filosofia como a sua definição mais básica o
estudo das causas últimas de todas as coisas à luz da Razão ah e a gente Talvez não tenha ideia que quando a gente tem o transcurso histórico uma proposta às vezes científica uma proposta até mesmo dita teológica Às vezes você tem uma espécie de filosofia por trás daquele pensamento explicando melhor por exemplo Ah no século XIX Ah no pensamento europeu houve um deslocamento na Idade Média as pessoas estavam preocupadas em achar a essência das coisas a buscar a verdade a partir de uma paradigma aristotélico que se definiu com mais H clareza no pensamento de Tomás
de aquilo no final da idade média e quando termina esse momento eles cansam de discutir metafísica e começam a discutir o conhecimento como é que as ideias que estão na nossa cabeça são confiáveis e elas realmente interpreto a realidade ou não a razão tem condição de entender o mundo então a preocupação agora com o conhecimento e a validade dele toma conta do pensamento depois do século X aí quando o pessoal já cansou igual o Renato cansou no louvor eles mudam o foco e dizem não não olha a questão mais importante é o transcurso da história
é como as coisas ocorrem no eixo do tempo e aí eles começam a dizer o seguinte não o tempo tem uma um transcurso Lógico que caminha numa sequência que tem sentido através de uma movimentação dialética e a coisa sempre tá indo de bem a melhor nós estamos num fluxo evolutivo nós estamos indo para uma dimensão superior por isso que tem uma bandeira não sei se já vi em algum lugar escrita Ordem e Progresso Vocês já viram isso em algum lugar né Essa Ideia dominou o mundo e e isso é uma ideologia que tem tá na
cabeça da maior parte das pessoas você vai numa cidade lá pequena e fala lá não é tão evoluído ainda né A ideia é de que a evolução é um processo uma espécie de pa ou PG de razão não sei como é que é mesmo a a n ig a 1 vezes que n - 1 É isso mesmo mas depois a gente faz uma oração forte Ahã aí eh essa proposta ela Então na verdade não tá verificado é um ponto de partida então é muita coisa que a gente chama de teologia e muita coisa que a
gente chama de ciência na verdade tem uma espécie de motor dirigindo o pensamento enquanto a filosofia tenta usar só a razão para tentar descobrir princípios que explicam a realidade a teologia faz uma coisa parecida mas ela se volta para a revelação divina para es ura Ah e tenta à luz da Razão compreender a escritura para chegar a conclusões válidas sobre a Deus o ser humano e a vida à nossa volta e aqui é interessante observar a filosofia é reflexão a partir da razão para entender o mundo a teologia é uma reflexão também com a razão
levando em consideração a revelação a escritura A ciência é outro departamento a coisa pode ser longa porque nós temos ciências muito variadas né desda ciência na área da literatura a ciência na área do direito a ciência na microbiologia a ciência como matemática mas de modo geral a ciência trabalha com essa ideia que a gente pode conferir aí eh em que você pode de fato objetivamente Especialmente na ciência no seu nível experimental né se dá para enxergar lá bem observação hipótese experimento até chegar à conclusão de que nós temos uma lei né observa-se um fenômeno e
se pode verificar que aquilo é constante dentro do que a gente costumava chamar de condições normais de temperatura e pressão muita gente vai precisar de uma oração no final da celebração hoje e aqui é uma coisa interessante quando a gente pensa em compreender a criação Ah é necessário que a gente entenda o papel de cada um por quê Porque tem coisa que não tem nada a ver com a ciência e Tem coisa que não tem nada a ver com os estudos bíblicos e com a teologia é claro que uma parte da discussão vai ter aí
uma sobreposição uma parte da discussão vai envolver a a a a a o mesmo assunto e eles acabam interferindo no outro mas veja bem por exemplo algumas pessoas me perguntam então a arqueologia já provou a existência de Deus Deus não está enterrado em nenhum lugar Ah da terra de Israel ou de algum lugar do mundo ninguém vai achar né a a unha de Deus em algum lugar lá falou tá aqui encontramos por quê eh porque a a ideia de Deus e certos conceitos teológicos estão fora da possibilidade do que a gente pode chamar de verificação
científica isso é interessante porque quando você vai discutir e vai falar sobre argumentos em favor da existência de Deus ou argumentos que t a ver com a realidade de Deus esses argumentos são basicamente lógico filosóficos ou teológicos em muitas questões científicas você não tem como botar Deus no laboratório fal quer ver como ele funciona olha aqui a lei não é passível desse tipo de análise e a mesma coisa acontece quando a gente pensa a naquilo que a gente pode entender pela teologia Ah e pela ah por exemplo filosofia e que não tem sentido você incluir
a ciência assim como coisas que a ciência faz não tem condições de nós entrarmos com elementos vamos dizer de natureza teológica Às vezes você tem Ah uma descoberta arqueológica Você tem uma um experimento biológico e isso pode provar alguma coisa até certo ponto mas de modo geral a ciência faz um experimento que prova algo dentro de um determinado ambiente numa verdade digamos limitada a As Verdades experimentais da ciência não trazem explicações com completas a respeito da realidade do sentido da vida então o cientista tem um papel o filósofo tem um outro papel e o estudioso
da Bíblia e o teólogo tem outro papel quando a gente não entende isso dá uma confusão da nata as pessoas começam né a colocar certas responsabilidades nas costas do outro e a gente acaba tendo uma confusão muito grande nesse nessa tentativa de compreender Então vamos lá para ver se a gente consegue entender razoavelmente a questão Então você tem conforme a própria escritura e a Boa filosofia Ah e ah de certa forma muitas indicações Gerais a partir de muito que a ciência tem descoberto né Por exemplo a ciência tem percebido que existe uma teleologia na criação
é uma coisa de tava vendo a história de um pássaro que nasce na Califórnia e depois ele vai pro Havaí a e retorna E se ele perde a viagem a sua espécie desaparece ele nunca foi pro Havaí antes mas ele não erra o caminho ele voou 3000 km como é que isso funciona esses aspectos assim fascinantes da criação tão celebrados por exemplo no Salmo 104 São interessantes e apontam para certas referências que tem tem sintonia com a linguagem bíblica e até filosófica a respeito de Deus então o que que acontece como nós temos a criação
a nossa disposição e através dos Sentidos e da razão a gente pode avaliar a gente faz o que uma leitura da criação essa leitura pode ser de ordem filosófica ou essa leitura pode ser científica e essa leitura sempre vai ser o quê uma leitura só Deus tem o discurso perfeito e completo a respeito de qualquer coisa tudo que você falar foi você que falou Amém irmãos Quem foi abençoado né ah toda a nossa compreensão ainda que a gente possa validar e entender ela tem os seus limites todo mundo por exemplo sempre entendeu que a física
do jeito que Newton elaborou ela era vamos dizer a última bolacha do pacote depois vem alguém diz espa aí não esse modelo faz sentido mas aqui se a gente amplia os horizontes esse modelo já não serve para uma outra referência porque nós temos outros fatores que não estavam incluídos na análise na avaliação quando nós temos as escrituras de novo as escrituras nos revelam Deus elas nos revelam a sua vontade a sua palavra só que nós temos o quê a gente lendo a escritura e quem é que lê a escritura sou eu e você então toda
leitura nossa da escritura tá aberta para discussão uma coisa que eu brinco eu falo falo isso dos judeus né e falo isso dos Batistas onde tem dois judeus ou dois Batistas reunidos H pelo menos sete opiniões diferentes e então a gente abre porque a conversa é livre uma coisa interessante como o pensamento bíblico é um pensamento de liberdade porque ele coloca a realidade da Verdade na escritura então ele chama quem o intérprete toda pessoa que diz não o Fulano vai interpretar para mim ele é uma espécie de preguiçoso de Cristo né que se afasta da
sua responsabilidade ah ele não entendeu ainda que se Deus quisesse nos dar uma referência de alguém que dissesse a verdade para o que a gente deve fazer ou pensar ele não teria dado um livro teria dado um comandante na sua vida e ele nos deu a escritura por isso que o pensamento judaico e protestante é tão prolífico na produção de ciência da produção de reflexão e de uma série de coisas que mudaram a história da civilização é uma efervescência positiva que nos permite eh caminhar na direção de um aperfeiçoamento de uma amplitude da nossa realidade
então o que que acontece entre a criação e a escritura não tem problema você nunca vê né a a terra os bugis os elefantes as borboletas os Camarões brigando com a Bíblia ou tendo qualquer conflito o problema são o quê as leituras quando a gente pega e faz a nossa teologia ou a nossa hermenêutica e ela conversa com um tipo de ciência de uma certa época um tipo de Filosofia de uma certa época aí a gente tem o que é chamado de conflito entre Bíblia e ciência O interessante é que aqui que se tinha entendido
sobre a Bíblia Foi muitas vezes realinhado repensado e melhor compreendido e o que se entendia de ciência o pessoal também virou a par e falou pera aí não é bem assim e portanto a nossa responsabilidade de estudo permanece pra gente pensar sobre assunto olha que coisa interessante você conhece bem o que a Bíblia diz No princípio Deus criou os céus e a terra essa essa frase eu não vou entrar em detalhes aqui eu tenho a impressão que ela é uma frase que aparece como um título geral sobre todo o texto da criação e a próxima
frase começa dando início ao que vem na sequência é como se ela dissesse assim bom acontece que a Terra era sem forma vazia e o Espírito de Deus na sua ação criativa estava pairando ali sobre a a superfície A Face do Abismo e aí disse Deus e pela palavra Divina começa o processo de criação e a gente sabe tem dia 1 2 3 4 5 6 existe uma coisa interessante tarde e manhã não é manhã e tarde tá invertido e existe o último momento que é coroamento da criação que é o shabbat que é o
sábado que é o sétimo dia onde Deus cessa a sua ação criativa né Deus Descansou e falou nossa não aguentava mais a ideia não é essa né que Deus eh não aguentava mais um dia precisava pedir folga né então eh ele então cessa a atividade criativa e nós temos a maneira como o texto apresenta como foi que as duas conversas entre quem leu a Bíblia e quem leu as Ah e quem tentou ler a criação que que eles tentaram fazer Olha que coisa interessante a primeira sugestão foi essa a teoria do dia era que até
até certo ponto hoje já era mas ela diz basicamente o seguinte como a sugestão da geologia nos dá um período de tempo muito longo e a ideia de um mundo de 6000 anos com dias de 24 horas na criação parece ter muita dificuldade de se encaixar com essa geologia mais longa o pessoal parece ter achado a solução eles disseram o seguinte olha Gênesis 1 traz os fatos na ordem certa Só que o período de tempo é muito maior e que vale a uma era de milhares ou quem sabe até milhões de anos e aí eles
tentam até utilizar o versículo segunda Pedro 38 que pro senhor um dia como 1000 anos então cada dia significa milhares ou quem sabe milhões de anos e aí a coisa estaria resolvida desse ponto de vista o grande problema é que essa a teoria tem algumas dificuldades Apesar dela tentar sugerir que seis dias poderiam valer essa quantidade enorme a de tempo o universo teria começado como Big Bang que seria a criação da Luz Quando Deus diz haja luz e com a expansão dos dos espaços outros fatos tiveram sequência e qual que é a dificuldade a dificuldade
é você lembra bem da criação não lembrou Então vamos conversar de novo no terceiro dia surgem as plantas no quarto dia surge o sol Imagine as plantas esperando 1 milhão de anos pro sol aparecer seria interessante só tinha musgo na terra quando o sol chegou né então a tentativa de fazer essas conexões tem uma certa dificuldade Porque a luz surge no primeiro dia que luz é essa e a luz surge no quarto dia vindo do sol da lua e das Estrelas Que luz é essa primeira como é que funciona essa sugestão tem várias dificuldades aí
o pessoal continuou estudando e lendo o assunto assim como vocês devem fazer depois de terminar a nossa reflexão hoje eles tiveram uma sugestão interessante chamado dias de Revelação A Bíblia fala dia 1 2 3 4 mas que dias são esses não é dias da criação dias em que Moisés assistiu o trailer da criação foi dia um Moisés foi convidado né ao Grande cinema Celestial e são seis dias reais mas não se refere à criação mas o arquivo recebido né descompactado e instalado no HD mosaico ele recebe e foram seis dias sucessivos div visões dadas por
Deus a Moisés Por isso tá contado não se refere à criação mas se refere a maneira como o registro a respeito da criação Foi recebido olha a ideia é criativa né o homem continua criando ah a outra ideia parecida para tentar lidar com isso foram chamados dias de Proclamação é até uma ideia interessante essa porque a Bíblia insiste muito no fato de que Deus criou tudo mediante a sua palavra Deus não pode ser dominado pelo ser humano Deus não é alguém que pode ser restrito a uma imagem Deus só pode ser acessado mediante o seu
nome e tudo que ele faz é mediante a sua palavra Hebreus vai confirmar isso então quando se diz seis dias são seis dias da palavra Divina disse Deus agora quando Deus falou começou acontecer Quanto tempo demorou para acabar aí outro departamento disse Deus aja a luz pronto a luz Começou a funcionar e até a Eletropaulo Celestial aí se deral fazer todas as conexões ligações a coisa caminhou e a discussão é que se tá caminhando até hoje os seis dias seriam aí referem-se a dias de Proclamação divin até uma coisa pra gente pensar né a criação
Acabou ou tem coisa sendo criada se não tem coisa sendo criada as pessoas que existiram a agora foram criadas agora ou como é que foram a criação estática ou prossegue né então interessante as ordens divinas foram executadas em longos períodos de tempo a outra ideia Talvez um pouco mais estranha esquisita e talvez você nunca ouviu falar é que é uma questão geográfica sim houve seis dias de criação mas foi local a coisa aconteceu ali só o Éden foi criado em seis dias Deus fez um trabalho localizado algumas espécies teriam sido criadas antes do Éden fora
do Éden havia morte dentro do Éden não e Gênesis 2 vai falar de uma época anterior ao cultivo do solo pelo homem uma ideia que tenta fazer o seguinte Olha o registro daquilo que a gente vê no que é chamado discurso da ciência tá lá fora o registro que fala de como Deus fez tá aqui dentro então a gente faz uma distinção e coloca em dois departamentos o que não sei se seria uma ideia tão interessante uma outra sugestão bastante atraente e que teve muita gente interessada nela nos últimos anos foi chamado teoria do intervalo
que que a teoria do intervalo disz disse o seguinte ela chama atenção que a terra Ah era sem forma vazia e que havia treva sobre a Face do Abismo e que o texto bíblico não diz explicitamente que Deus criou a água a água parece que já tá lá né o espírito de Deus pairava sobre a face das águas não se menciona só mais adiante que fala da Separação das águas Então por causa disso o pessoal fez a seguinte sugestão na verdade Deus criou tudo no começo No princípio Deus criou os céus e a terra criação
completa mas em vez de a terra ser sem forme vazia eles fizeram uma releitura do texto original hebraico e disseram a terra porém tornou-se ou ficou sem forme vazia e se ela tornou-se ou ficou sem forme vazia A ideia é que ela ficou caótica tentam associar isso a alguns mitos da Babilônia antiga e aí eles dizem nesse período aconteceu a queda de satanás nesse período aconteceu um monte de coisas que foi um período longo que permite a gente ter essa longevidade geológica disponível nos registros pesquisados e que quando Gênesis 1 2 vai falar de como
é o a criação em seis dias na verdade em vez de ser a criação é uma recriação é um reordenamento de uma criação original que foi bagunçada pela entrada do mal no universo aí eles dizem que nesse período a terra teriam existido lá atrás os chamados dinossauros Apesar de que às vezes quando a gente vê alguns andando na rua por aí né os diversos organismos fósseis encontrados animais perecem Deus faz essa recriação e a queda de satanás se encaixa aí isso é uma tentativa a de fazer com que o discurso ã da Leitura literal do
texto converse de uma maneira ah com o que é chamado o discurso da geologia predominante no nosso contexto hoje né Há uma dificuldade a Teoria é muito interessante é muito atraente só que ela não aparece em nenhum outro lugar da Bíblia Êxodo vai falar em seis dias o Senhor Deus fez os céus e a terra não existe esse conceito não aparece se isso é tão claro e predominante era razoável imaginar que em algum outro lugar da Bíblia esse tipo de ideia fosse aventada apesar de ser tão interessante ela tem as suas dificuldades a outra ideia
ela acaba dizendo olha de fato a gente precisa dar o braço a torcer ela vai entender que a evolução que a princípio é um conceito filosófico pertinente à filosofia do século XIX que ela de fato se tornou uma realidade aí se discute em que medida os organismos mudam não mudam em que proporção se existe salto se não existe é uma série de discussão mas se admite a evolução e aí existe uma série de pensadores eh que se denominam eh cristãos e confiantes na Bíblia que são chamados evolucionistas teístas dizendo Olha a evolução darwiniana ateísta secular
não tem um mínimo sentido porque ela tenta dizer que o processo é automático e Deus não está presente mas alguns como um homem chamado tear de chardan ele vai dizer o seguinte que a evolução foi a maneira como Deus fez com que o o o a a realidade da criação se estabelecesse Deus estaria então na direção desse processo contínuo de evolução e claro diante disso Gênesis 1 tem verdades teológicas verdades Morais verdades importantes mas é apenas um relato simbólico o que Claro causa uma série de dificuldades né quando a gente lê sobre queda entrada do
pecado isso com a mesma ideia de evolução a gente Lê o texto de Romanos Capítulo 5 sobre a entrada do pecado no mundo a ligação com a teoria evolutiva tem uma série de desafios e ela enfatiza Esse aspecto teleológico da natureza e finalmente vendo só você tá é desafiada a criar mais uma leitura no final da nossa reflexão surge o que é chamado de leitura literária e vai dizer o seguinte Gênesis 1 não é um discurso científico aí uma coisa presta atenção você nasceu no mundo Ocidental no século XX ou XX não vamos entrar em
detalhes aqui sobre isso agora né ah e você acabou estudando né e lendo o mundo a partir da referência que você recebeu só que uma pessoa no Israel antigo nos tempos bíblicos pensava de maneira completamente diferente o o discurso não foi escrito nem no ocidente nem numa cultura greco-romana e nem com perspectivas que a gente tem qual que é o problema de ler o texto bíblico você perguntar para ele o que ele não quer responder e não escutar o que ele tá tentando te ensinar Então nesse sentido primeira coisa Gênesis 1 não é um discurso
científico senão a Bíblia dizia No princípio era o átomo do hidrogênio primeiro um partícula né de meson que explodiu houve uma fião no nuclear não ele não vai ele ele vai falar sobre Deus de uma maneira que qualquer pastor de rebanhos no antigo Israel conseguia entender e receber seu ensino apesar de não ser um discurso científico a gente vê que o texto é bem organizadinho é muito arrumado ele é literariamente organizado e ah e não dá pra gente tentar forçar incluir no texto que é o que geralmente muita gente faz né tentar dar um jeito
de botar a última interpretação científica sobre um assunto ou outro dentro do texto para ver se encaixa lá às vezes o texto não tá nem preocupado com isso e a nossa sugestão é que a possibilidade mais razoável aí cada um depois pode pensar discutir fazer grupos ler livros sobre o assunto é que a hipótese literária talvez temha muita coisa a nos dizer por quê Porque Gênesis aparece né n essa narrativa fazendo afirmação teológica sobre Deus e sobre o Deus Criador e diz que a Terra é sem forma e vazia se ela sem forma e vazia
o que precisa ser feito dar forma e preencher por isso a organização dessas frases criativas disse Deus disse Deus assim por diante vão se definir de uma maneira com alguns ajustes aí em relação à nossa expectativa talvez de um de uma similaridade perfeita entre a terra sem forma que precisa receber forma e a terra vazia que precisa ser preenchida Portanto o que que nós vamos ter Deixa eu ver se eu isso mostrar primeiro depois eu volto lá nós temos uma coisa interessante no início do primeiro dia a ênfase é luz separando de trevas a luz
surge interessante que no quarto dia aparece o quê sol lua e estrelas Ou seja no primeiro dia ah você tem luz no quarto dia você tem o preenchimento a forma aparece no primeiro e no paralelo do primeiro quarto você tem o preenchimento Ou seja a narrativa ela é literariamente organizada e atenção ela não tem interesse de dar detalhes que nós temos como questionamento do cientificismo dos nossos dias com a nossa visão Ática e por isso que a pessoa vai estranhar porque que Deus fala primeiro sobre a tarde depois am manhã se for para seguir uma
ordem conforme a nossa lógica não seria assim no segundo dia os céus aparecem aí eh dividindo águas que estão em cima e águas que estão embaixo aparece o firmamento que é chamado de raquia as águas que tem embaixo costumam ter osos bichos da água que são os peixes e tudo que habita lá e as águas que estão lá em cima né E de vez em quando você vê elas descerem aqui em São Paulo e causar uma série de problemas você tem todo bicho que voa que são as aves e todos os animais alados no dia
3 surge a separação de mares da terra e abaixar a terra seca e o que que surge animais e homem então você percebe que apesar da gente poder discutir o assunto o que nós temos é um quadro literário montado direitinho mostrando pra gente algumas coisas importantes que Deus criou tudo criou tudo de forma ordenada ah que nada tem origem fora da criação de Deus e portanto Gênesis tem mais intenção de explicar por o universo e o ser humano foi criado do que nos explicar como ele foi criado isso com certeza é departamento da ciência a
ciência pode estudar para saber como é que foram os processos exatos o que eu quero dizer com isso que a leitura mais sobra do texto vai mostrar pra gente que grande parte da briga e da discussão entre os dois no fundo não faz muito sentido portanto é importante observar algumas coisas que a linguagem de Gênese é fenomenológica ela discute mostra as coisas como elas aparecem perante os nossos olhos ela não é uma linguagem filosófica ou científica ela é complexa existe uma realidade histórica existe mas por exemplo você lê a história de Adão e Eva como
é que a gente consegue detalhar em que medida tudo que a Bíblia fala sobre Adão e Eva é mais literal ou mais simbólico a gente não sabe que que o texto diz com suor do teu rosto comerás o teu pão você põe o pão aqui e deixa cair o suor e come é isso que o texto tá dizendo seguramente não o texto tem o núcleo histórico o texto tem poesia eu tava lendo um artigo recente sobre a questão literária de Gênesis de 1 a TR e sempre o pessoal tentava dizer olha o que tem Israel
parece que tem no Egito que tem Israel parece que tem na Babilônia e alguns estudos recentes corretamente Estão dizendo pra gente o seguinte o que tem em Israel é único não tem nada exatamente desse jeito de algum umaa maneira tem uma sintonia com a realidade à sua volta mas é um gênero particular próprio é interessante tentar escutar o que o texto quer dizer a leitura contextual por que é que o texto tá sendo escrito para dizer pro mundo antigo que os deuses pagãos são falsos que os muitos deuses não são verdade Versículo 14 vai dizer
que sham o Deus só da Babilônia que o sol e a que eram adorados são chamados de luminares como quem diz assim aquilo que você chama de Deus não passa de uma luz muito grande ou um pouco menor existe um desencantamento uma espécie de demiza do paganismo porque esse é o objetivo do texto não responde a questões que não são o seu foco então a pergunta pra gente quando é que foi criado Professor Saião pastor saão o universo não tem a mínima ideia quando é que exatamente surgiu a terra também não sei eu acho que
Gênesis 1 não quer responder isso mostra porque Deus criou e não como ele fez no detalhe porque não é o objetivo né você tá fazendo a pergunta errada para texto errado e o texto portanto não deve ser lido literalmente portanto os dias não podem ter 24 horas na nossa opinião até porque o sol surge no quarto dia quantas horas tem os dias anteriores se o sol não apareceu ainda se a gente quiser ser Ultra literal os seis dias são um dia só em Gênesis 2:4 quando o texto diz literalmente no dia em que foram criados
se a gente for excessivamente literal no um em 2 qu fala que foi num dia também a tarde começa antes da manhã que tem foco literário e também de ordem cultic em Gênesis a cronologia tem papel secundário aparece duas criações do homem aparecem repetições aparecem inversões porque o propósito de Gênesis É principalmente didático e não cronológico como a gente imagina a pessoa começa a ler né Eu me lembro que eu tava tentando falar de Jesus para uma pessoa ela ficou muito chateada falou você me deu o evangelho Aqui tá escrito Segundo Mateus eu quero o
primeiro por quê Por que segundo eu falei não deix explicar segundo é de acordo é porque eu já li um agora eu tô lendo outro tudo é tudo parecido falei então uma coisa importante pra gente não esquecer quando conta uma história é recontá-la e realinhar no nosso pensamento então na Bíblia você vai encontrar por exemplo várias narrativas parecidas não porque houve um erro mas porque é importante relembrar você tem um livro chamado Êxodo você tem um outro chamado Deuteronômio não põe o nome de ninguém com esse livro hein Deuteronômio chama-se na nossa tradição segunda a
lei Por que repetir tudo de novo porque isso tem um valor muito especial porque faz sentido na comunidade dos que adoram a Deus então nós temos a separação interessante que a criação é sempre mostrada como separação Olha lá separou luz das Trevas primeiro dia separou água de Águas foi o segundo dia aí depois você tem o terceiro dia com as águas que aparecem lá Deus vê que ficou bom olha porque a gente não pode ser literal Olha o que diz o verso 12 a terra fez o quê brotar vegetação quem criou a vegetação foi a
terra não a descrição é fenomenológica por que que o texto diz isso porque o cara olha no deserto na terra de Israel não tem nada começou a chover ele vê que a terra fez brotar um monte de coisa mas a terra não cria sozinha porque Deus é criador haja luminares do firmamento para separar o dia da noite são separados foi o quarto dia encham as águas de seres vivos e voem E aí se define o quinto dia e finalmente Olha que coisa Olha lá presta atenção confira comigo no replay Produza a terra seres vivos vai
ser literal então a Terra é que cria os bichos Lógico que é a linguagem não é ontológica no sentido de definir que a Terra é produtora de animais de acordo com as suas espécies rebanhos domésticos animais selvagens e demais seres vivos da terra e finalmente a Bíblia vai mostrar o coroamento da criação colocando aí o homem como imagem e semelhança de Deus e vai dizer que tudo que Deus fez ficou muito bom foi o sexto dia e a transformação do tempo natural em tempo de lembrança do Deus que que age na história como criador e
Redentor estabelece o ciclo de sete que é o famoso shabbat que entra como sábado e que entra o conceito na tradição Cristã depois e no sétimo dia Deus havia concluído a obra que realizar fecha a criação com o foco no ser humano que é ser ligado a mundo que tá à sua volta que tem a responsabilidade de ser correg com Deus e dominar a criação e ele é feito a imagem e semelhança de Deus por isso ele tem dignidade diferenciada e ele tem uma responsabilidade perante a criação que que a gente conclui da nossa reflexão
a Bíblia olha que coisa interessante não tenta provar a existência de Deus ela não parte do pressuposto que é necessário fazer isso o pressuposto bíblico No fundo todo mundo sabe que ele existe a pessoa tem que lutar contra esse conceito porque de alguma maneira ele está na própria realidade do ser humano Deus existe como um Deus único no Novo Testamento ele vai ser descrito como um Deus que de alguma forma é triuno esse Elohim que não tem princípio nem fim Deus não precisava criar o mundo sofria de solidão Celestial não tem o que fazer pró
achar alguém para conversar ele o fez por sua Soberana vontade por sua decisão Deus cria tudo por meio da sua palavra ele cria e isso é muito valioso esse Deus que cria tudo a Bíblia vai mostrar que tudo foi criado por Deus e é interessante isso nada teve origem independente isso estabelece uma relação de unidade da criação quando a gente imagina como acontece no mundo politeísta que cada coisa tem uma origem diferente a vida é uma loucura a a ideia de uma realidade integral so um mesmo Deus Deus que domina o tempo e o espaço
é muito valiosa e nada foi criado pelo mal porque eu me lembro né quando eu estudei uns uns eh contos folclóricos aí da nossa tradição Popular alguns diziam esse bicho foi criado pelo Deus por Deus esse aqui foi criado pelo capeta Esse aqui é do bem Esse aqui é do mal imagina se fosse o negócio desse jeito a Bíblia diz que o mal não tem razão de criação em nada tudo teve princípio a matéria não é autoexistente ela não corresponde ao que é o divino a obra de Deus possui ordem Harmonia Deus cria tudo a
partir do nada não existe uma referência anterior o universo criado mostra a glória e o poder de Deus e o homem é criado a imagem de Deus e a coroa da criação a criação é é distinta de Deus porém sempre dependente de Deus na Bíblia Deus criou o universo para revelar sua glória se a gente entender direito a Bíblia compreendendo o contexto compreendendo os limites daquela da declaração compreendendo a aplicação delas não acredito que venhamos ter qualquer conflito definitivo entre a leitura saudável E adequada da escritura e Aim H uma convivência completamente razoável entre os
dois discursos as teorias seculares as teorias que TM pontos de partida que são pontos de partida às vezes ideológicos até teológicos ou filosóficos que ele parte de um ponto de partida contra a ideia bíblica ele vai bater lá na frente que já saiu batendo aqui embaixo já é uma outra referência Então o que existe na verdade é conflito ideológico o que existe é um conflito de pressupostos essas teorias que por exemplo que inclui seguramente o evolucionismo Mateu são incompatíveis com a fé na Bíblia a gente não dá uma ideia também de que a pessoa pode
acreditar em qualquer negócio que no fim ele dá um jeito de juntar com o Salmo 23 e todos viverão felizes para sempre a coisa não funciona assim que Deus abençoe não só o nosso coração mas o nosso cérebro também é nossa mente e que a gente celebre essa criação Deus viu tudo que tinha feito e tudo havia ficado muito bom Amém