[Música] neste último bloco do programa eu continuo conversando com a professora sônia prestes sobre a teoria história cultural e educação infantil professora foi até agora professora já falou sobre as contribuições da teoria história cultural sobre a preocupação de negócios em estudar o desenvolvimento da criança maicon seria hoje o grande desafio a ser enfrentado pela educação infantil é uma pergunta bastante complexa ea gente escolher uma uma questão eu como militante de desenvolvimento de educação infantil participei de vários momentos é dramáticos é principalmente de inclusão por exemplo da própria creche é no fundo de desenvolvimento da educação
básica fundeb que é eu acho que tem vários eu acho que hoje em termos mais é de política pública é a compreensão é de uma é de que a criança é a educação infantil tem que marcar desde o nascimento da criança isso eu tô falando porque ainda existem é pessoas que acham que a criança pequena de quando desde o do nascimento até humanos 23 anos ela não deveria ser alvo de políticas públicas da educação isso é um grande equívoco então a gente tem hoje uma legislação que defende esse direito da criança e basta a gente
é essa é é com essa legislação com esses marcos legais continuar essa defesa porque disso depende também a organização de espaços para a educação é essas crianças principalmente as menores das mais pequenas que estou falando é eu vejo como um grande desafio é você disponibilizar mais acesso principalmente a creche a gente hoje tem até à escola quase universalizado no brasil e é esse acesso é em termos de contextos históricos que a gente vive em que a mulher precisa mulher porque a gente tem uma realidade no brasil que mais de 50 por cento dos lares brasileiros
é são chefiadas por mulheres então elas precisam desse desse é da educação infantil de uma educação infantil de qualidade para que possa deixar e e para que o direito da criança seja é respeitada falando de direito à educação é da criança em termos de éder continuando eu acho que hoje um desafio se a gente for falar propriamente do espaço em si esse espaço coletivo de educação de crianças é eu acho que o grande desafio é a organização desse tempo e desse espaço que favoreça o desenvolvimento da criança e que não é fique na verdade reproduzido
tudo aquilo que de mais perverso que a gente tem na nossa sociedade que é é escolarização é que é uma escolarização apenas para alguma coisa que é não respeitar o próprio ritmo e e o desenvolvimento da criança é não disponibilizar espaços para que a criança possa é exercer as atividades na e que ela tem à disposição dela as atividades que ela possa ser livre nas escolhas das atividades e e o adulto esteja nesse espaço como um colaborador desse desenvolvimento porque o que a gente vê uma grande maioria das instituições é tempos mínimos para que a
criança brinque é tempo e muito mais é dedicados à produção de coisas que muitas vezes não fazem nenhum sentido para a criança né e que é muito mais para responder a demandas dos adultos de uma sociedade pautada nénão no produtivista do que no na concepção de desenvolvimento humano essa visão humanística e opção de liberdade de expressão é que quem teria que ter aí o próprio processo educacional agora como é possível inserir a brincadeira real no contexto atual da educação infantil no brasil é se organizar espaços que respeitem né essa brincadeira de faz de conta como
acontecimento e não como mais uma atividade é isso que é importante é na teoria história cultural principalmente eu acho que a gente já daria um bom passo se a gente pudesse garantir que as crianças menores e os maiores convivência em espaços pra conviver sem com mais liberdade nesse espaço também agente garantiria o atendimento ea qualidade é bem melhor e inclusive a inserção a brincadeira ela estaria acontecendo e não apenas quando a professora o planejamento de determina que há 15 anos uma brincadeira de manhã 15 minutos brincadeira à tarde isso é completamente errado no processo de
desenvolvimento você tem que considerar que a brincadeira de faz de conta ela ela acontece ela não é mais uma atividade da criança confessou na zona nós sabemos que normalmente na proposta pedagógica da educação infantil são utilizadas partidas teoria de piaget ligoski agora existem semelhanças entre essas teorias com elas são divergentes olha é eu acho que cada é teoria tem seu valor é é muito comum ainda hoje nos cursos de formação de professores e de psicólogos abordar que a gm gotzke e ou de forma divertida que como ela como eles divergem ou como se assemelha eu
acho um equívoco muito grande eu acho que cada teoria tem que ser estudada dentro do seu escopo é conceitual e teórico o texto que foi criado e as teorias elas não servem pra você é aplicar na sua realidade no seu trabalho a teoria ela tem que iluminar sua prática a teoria da verdade ela não é separada da sua prática ea teoria ela ilumina aquilo que a gente observa que a gente vê que ela pode te ajudar a pensar sobre a realidade que você está vivenciando então o piaget tem o valor nas na teoria que ele
criou nos conceitos que ele nos traz em um negócio que tem um valor dele é muito mais o bigode que leu o piaget do que o piaget léo é zé bigode aqui então o o bigode que desenvolve várias idéias com base por exemplo como já falei mencionei aqui na idéia de de falla egocêntrico por exemplo a gente poderia dizer que tem uma divergência com o bigode que ao mesmo tempo que ele eu diria assim o bigode que dialoga com quem ele acha que vale a pena então ele faz um diálogo às vezes com teóricos que
ele acha que podem contribuir para ele ou desenvolver idéias mesmo contrariando ou fazer ou mostrar o quanto é equivocado é eu acho eu te responderia dessa forma uma zona para finalizar com a importância da apropriação da teoria história cultural e o professor educação infantil que isso pode mudar na sua prática pedagógica eu acho que é principalmente é a visão é de que o outro a responsabilidade que a gente adulto e muito mais o professor o educador tem com o desenvolvimento é do outro mas não é considerar que é essa ação ela tenha que simplesmente reproduzir
aquilo que está na sua cabeça como educador e o que é eo qualquer educador obviamente que que pretendo educar né ele tem que se pautar nos princípios éticos e e estéticos né de uma sociedade então é e pautado também na própria liberdade de dana do desenvolvimento humano liberdade que é a possibilidade de poder se desenvolver e pensar a respeito dos fenômenos e não apenas reproduzir e e eu produzir o que está na cabeça do professor tó era isso atrasou muito obrigada pela sua presença foi um prazer tê lo aqui na nossa educação obrigada eu que
agradeço em nome da educação termina aqui o tema de hoje foi a teoria histórico-cultural do bosque channel e até o próximo programa [Música] ah [Música]