com frequência se coloca para os católicos que o modo como a Igreja Católica se apresentou ao longo dos séculos faz dela Algo de diferente daquilo que Jesus e os apóstolos deixaram o católi ele tenta responder tentará mostrar que existe linha de continuidade entre a igreja das origens e a Igreja Católica dos séculos posteriores Mas então aquele que contesta vai afirmar como se fosse a coisa mais óbvia do mundo que tudo que veio depois é uma corrupção que não havia nos primórdios né vai tentar mostrar que certos elementos da Igreja Católica que na cabeça deles discrepa
do modo como os primeiros cristãos viviam né vai dizer que o modo como a Igreja Católica se organiza aquilo que a Igreja Católica faz e aquilo no que ela crê é uma corrupção né havia teria havido eh com Constantino uma corrupção Mas aí o católico ele pode responder né Mas e as cartas de Santo Inácio de Antioquia e de São Clemente de Roma no final do século i e no começo do século i e os numerosos documentos que atestam a organização Episcopal da igreja no século i e as atas dos Martírios e as inscrições e
desenhos da as catacumbas e as obras de Santo Irineu e de São Cipriano e as numerosas intervenções né dos bispos de Roma do Papa nos séculos 2 e 3 em outras igrejas atestando o primado eh Romano mas isso tudo e não demonstra que a Igreja Católica tal como ela se organiza naquilo que ela e aquilo que ela crê e a forma que ela pratica a fé a religião não é a mesma coisa que existe desde as origens afinal de contas o que era a igreja deixada por Jesus Cristo e por seus Apóstolos era uma coisa
diferente em essência da igreja católica a partir do século 4 ou a igreja nasceu católica é isso que nós procuraremos conhecer neste curso eh o que nós pretendemos fazer aqui é fazer um é mergulhar nas fontes históricas dos primeiros séculos da igreja os três primeiros com até o começo do quarto para observar se já havia ali naquelas naqueles momentos de origem do Cristianismo do Chamado do cristianismo aquilo que é a marca essencial da Igreja Católica saindo de certas platitudes que nós percebemos alguns católicos cometerem por exemplo outro dia eu recebi uma mensagem assim eh eu
falei com um protestante que eh a Igreja Católica já existia porque houve 27 27 28 não me lembro agora Papas antes de Constantino mas aí ele respondeu que eram bispos de Roma que eles eram na verdade bispos de Roma que não tinham autoridade sobre a igreja o que que eu respondo simplesmente por que que essa situação se configurou porque ela apresentou um argumento que não é válido para demonstrar Nada Como assim houve 20 e tantos Papas antes de de Constantino aqueles homens que ela Alega serem Papas foram realmente Papas seja é um tipo de argumento
pueril que é facilmente derrubado porque ele não está licado na natureza das coisas a mesma coisa é é simplesmente um discurso mesma coisa né quando se cita de modo abstrato aquela famosa aquela famosa aquele famoso trecho da carta de Santo Inácio de Antioquia aos esmir notas nãoé quando ele fala eh da Igreja Católica Onde está o Bispo aí esteja a igreja católica é uma frase bonita é uma é uma frase bem eh que serve como ponto de partida para discussão sim é o mesmo a uso né aí na nos nos nossos materiais nas redes sociais
mas o que este homem estava chamando de igreja católica lá no começo do século I comecinho do século i é o que nós chamamos de igreja católica católico não é simplesmente Universal não pode designar uma coisa muito mais Ampla do que uma igreja em específico é o que o protestante vai responder e no final das contas ele tá certo o que nós devemos procurar conhecer e se for verdade e é né demonstrar que aquela igreja é a igreja católica né as pessoas não fazem porque não querem se aprofundar Então é isso que nós iremos fazer
aqui sair um pouco dessas platitudes dessas obviedades que na verdade são simplesmente argumento desenraizado dos fatos históricos para conhecer né para responder a essa pergunta se a igreja católica é a igreja das origens e a resposta é sim a igreja nasceu católica Antes de nós prosseguirmos eu gostaria de me apresentar para aqueles que ainda não conhecem o canal Eu me chamo Lucas Lancaster Eu sou professor de história da igreja e escritor a minha formação eu sou mestre em direito e bacharel em História Eu tenho dois livros publicados pela Editora Centro dombosco São Luís o rei
da coroa de espinhos e Santo Atanásio e a crise Ariana e eu fundei em 2021 a escola de história da igreja que hoje tem mais de 1200 alunos nove cursos até o momento 177 vídeos aulas e centenas de páginas de material escrito né se você deseja conhecer a a história da igreja a sério com base Fontes seguras e um um plano pedagógico organizado é considere se matricular na escola de história da igreja por meio do link que está aqui na descrição e no card eu falava agora mesmo de um equívoco que as pessoas cometem ao
recorrer a a argumentos meio um tanto inapropriados ou insuficientes para demonstrar que a igreja das origens é Igreja Católica mas há também um outro equívoco eh que muitos TM uma imensa dificuldade de entender o que as pessoas estão questionando ou negando quando dizem que a igreja das origens não é a Igreja Católica Eu disse no começo também que normalmente se nega três coisas a forma como a igreja se organiza a forma como ela está constituía primeira coisa se negado se diz que nas origens era diferente a forma aquilo que a igreja crê né se se
diz que existem uma série de dogmas na tradição Romana que não fazem parte que não estão na na Bíblia que não fazem parte daquilo que era professado nas origens e em terceiro lugar se nega a prática católica a prática da religião e aqui nós poderíamos incluir os sacramentos a missa a Eucaristia tal como a Igreja Católica e a considera e outras práticas de religião de devoção como a devoção aos santos e a devoção à Nossa Senhora mas o centro eu garanto o centro de negação e é a Gênese do protestantismo não é negar que Nossa
Senhora intercede pelos cristãos não é isso Isso é uma consequência de uma negação original que é A negação da natureza Divina da igreja A negação de que nosso senhor Jesus Cristo deixou uma igreja visível e que esta igreja visível é a igreja católica sediada em Roma Essa é a negação da qual emanam as demais Nesta aula nós procuraremos Demonstrar com documentos antigos imediatamente posteriores à era Apostólica um inclusive ainda escrito ainda na era Apostólica para demonstrar que não que a forma como a Igreja Católica vê a sua constituição a forma como ela está organizada e
alicerçada vem dos Apóstolos e que por isso só ela só ela é uma igreja autenticamente Apostólica e Aqui nós temos um um ponto um ponto de partida que é necessário nós considerarmos isso aqui é trazido por Dom banger no seu manual de apologética ele ele faz uma contraposição muito interessante entre a doutrina católica a respeito do caráter da religião cristã e a visão protestante acompanhe aqui comigo a fé católica diz o seguinte que Cristo afundou fundou a igreja hierarquicamente constituída em quem o ensina e governa e o outro é ensinado e governado instituiu Jesus por
si mesmo uma autoridade a qual confiou a missão de autorita a sua doutrina logo o cristianismo é uma religião alicerçada em uma autoridade que vem de Deus Essa é a fé católica agora qual é a doutrina protestante Claro que não existe uma doutrina protestante mas essa exposição geral que é feita aqui é mais ou menos compartilhada pelas várias chamadas denominações protestantes primeiro lugar a Igreja de Cristo é composta de membros iguais ficando assim a Interpretação da doutrina ao arbitro do juízo individual as verdades de fé os preceitos e os meios de santificação ficam dependentes da
apreciação subjetiva e individual pois Jesus não estabeleceu intermediário algum entre de a conscia e se diz bu se perguntamos a eles por qual motivo se agrupam e fazem reuniões eles respondem simplesmente que é para orar em comum para ler e comentar o evangelho para praticar os ritos do batismo e da ceia e para se edificarem mutuamente no amor de Deus e na caridade fraterna Trocando em Miúdos o cristianismo é uma religião puramente espiritual Cristo não teria constituído uma autoridade e uma hierarquia entre os membros de uma da igreja que teria sido transmitida pelas gerações não
o cristianismo é uma religião puramente espiritual agora isso então são essas duas visões né visão católica é claro que pra igreja católica a fé é uma realidade espiritual mas que se traduz essencialmente em realidades visíveis tal como o próprio Cristo que era homem de carne e osso e não uma entidade fantasmagórica como diziam os antigos herges dostas que negavam o fato da Encarnação assim como Cristo é Deus puro espírito que se fez homem assumindo a realidade material também a igreja ela é espiritual ela é o corpo Místico de Cristo mas ela se traduz essencialmente não
por Acidente em um corpo visível que se prolonga pelos séculos Essa é a doutrina católica e é claro dentro deste corpo visível existem aqueles constituídos em autoridade para guiar e outros para serem guiados O sacerdote e o lei agora isso encontra respaldo nas origens isso na verdade encontra resp e e e a outra e a outra alternativa alternativa protestante é possível identificar essa igreja pneumática puramente espiritual nas origens é isso que Nesta aula nós procuraremos descobrir bom o ponto de partida naturalmente tem que ser os Evangelhos o nosso objetivo aqui não é fazer análise exergética
mas o ponto de partida SOS Evangelhos e um fato em conteste em todos os quatro Evangelhos é que Cristo se apresenta como uma autoridade naturalmente É por isso era continuamente contestado questionado com que autoridade faz fazes essas coisas perguntavam os fariseus mas ele transmite essa autoridade ele constitui autoridades para falarem e agirem em seu nome autoridades que cismaram que são que acordaram em um dia e dizem eu irei pastorear as ovelhas do senhor não autoridades que ele constituiu em primeiro são são Quem são os 12 A Escolha dos 12 né é algo atestado por todos
os Evangelistas os quatro são concordes em testemunhar que Jesus escolheu dentre os seus muitos discípulos dentre o corpo da igreja 12 que teriam uma missão especial e a eles deu o nome de Apóstolos sim ou não concordamos até aqui sim a esses 12 ademais instruí-los com verdades que não revelou ao grupo dos discípulos isso nós vemos no evangelho de São Mateus quando ele Conta as parábolas para todos os discípulos mas aos Apóstolos explica o significado das parábolas naturalmente aqui só um parênteses isso não significa que o cristianismo que a fé católica é uma doutrina de
iniciados não simples essa doutrina que Jesus ensinava aos seus Apóstolos eles depois deveriam ensinar para todos não se tratava de uma doutrina só para eles mas eles tinham mundos de ensinar é este o fato Além disso ele associou esses 12 a sua obra quando ele diz quando ele os envia para anunciar aquelas verdades aos filhos de Israel aquilo que eu acabei de falar ele ensina-os e ele e eles deveriam ensinar e mais aquela famosa passagem Lucas 10:16 nosso senhor diz aos Apóstolos e aos 70 discípulos não a todos mas aqueles a quem ele enviava quem
vos ouve a mim ouve mas aí vocês podem me perguntar mas ele não pode estar dizendo isso para todos os fiéis de boa vontade que querem anunciar a palavra bom Jesus não pode se contradizer e o que nós vemos hoje é todos esses aí que se que se alçam a condição de Pastores de Cristo se contradizendo uns aos outros não é possível que todos estejam falando por Cristo Afinal Cada um fala uma coisa diferente uma doutrina diferente Jesus pode se contradizer Jesus pode ao mesmo tempo numa mesma época dizer a mesma coisa melhor dizendo dizer
coisas diferentes não é necessário uma unidade de fé uma unidade de fé que conduz a uma unidade de doutrina que está sendo ensinada e mais ele conferiu poderes especiais a estes 12 a Pedro em primeiro lugar o poder de ligar e desligar que depois ele transmite ao Colégio apostólico o poder de perdoar pecados e antes de subir aos céus no final do Evangelho de São Mateus ele os constitui em autoridade ao dizer todo poder me foi dado no céu sobre a terra e depois e fazei discípulos entre todas as nações batizando-as em nome do pai
do filho e do Espírito Santo e ensinando-as ensinando-as um poder de ensinar tudo que vos ordenei e nosso senhor Jesus Cristo constituiu os apóstolos para ensinarem para santificar afal em um outro momento ele diz não é quando ele diz aos Apóstolos como o pai me enviou Eu também vos envio para que o pai o enviou para redimir a humanidade ele envia os seus Apóstolos para levarem a salvação para todos os povos ou seja eles têm poder de santificar e também de governar porque Jesus diz a São Pedro Três vezes apenta as minhas ovelhas apenta as
minhas ovelhas apenta as minhas ovelhas [Música] seja é muito Óbvio no evangelho que Jesus constituiu alguns em autoridade para ensinar santificar e governar mas aí se coloca uma questão se coloca uma questão Jesus conferiu aos Apóstolos a missão de pregar a todos os povos eides e fazer discípulas todas as nações agora eu pergunto eles fizeram isso não por eles não tiveram tempo mas Jesus disse todas e Jesus sabia que no curso de vida daqueles homens isso não poderia ser feito Claro que ele sabia ele era Deus ele sabia tudo e nós sabemos que isso não
podia ser feito também e mais você se lembra daquela belíssima oração sacerdotal de Nosso Senhor após a Última Ceia antes do getsemane não oro somente por eles pelos Apóstolos mas também por todos aqueles que por sua palavra pela palavra deles crerão em mim ou seja Jesus já fala daqueles que virão depois dos Apóstolos bom o último Apóstolo morreu 1900 anos atrás mais que isso e a missão Redentora salvífica de levar a redenção para todos os povos continuou então e nesses 19 séculos a quem essa missão continuaria Se extinguiu Jesus pensou Então quer dizer que tudo
que Jesus diz ali no evangelho constituindo os 12 em autoridade vale apenas ali para um período de no máximo 70 anos que é o período de vida de São João depois da morte e ressurreição de Cristo é uma loucura pensar isso logo a autoridade que ele conferiu a aqueles homens deveria ser transmitida e é aqui que coloca a que se coloca aquela questão que eu coloquei no começo A negação da autoridade da Igreja é isso que Lutero e seus sucessores na rebeldia negarão mas bom então eu coloquei este este ponto retirado da escritura Jesus constituiu
os 12 em autoridade para realizar uma obra que eles não puderam realizar porque não tiveram tempo mas ele não mas essa missão era para até o fim do mundo Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos bom os apóstolos morreram todos os 12 estão mortos sepultados e sabemos onde estão sepultados e o fim dos tempos não veio mas Jesus disse estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos logo depois de enviá-los em missão bom o Óbvio se [Música] impõe A Missão continua aquela autoridade deveria continuar porque aquela autoridade estava
umbilicalmente ligada à missão que eles recebiam a missão de ensinar santificar e governar mas aí né Nós podemos perguntar para qualquer um dos fundadores de igreja como ligar os apóstolos a sua igreja a aquela igreja fundada no no século XV 17 18 19 20 21 como liga essa autoridade que Cristo conferiu aos Apóstolos a autoridade do seu fundador ah dirão ah a Bíblia bom a Bíblia láo dizer mas pelo menos das origens a Bíblia nunca foi considerada a fonte de autoridade de um pastor não não mas a sucessão Apostólica A Hierarquia que vem dos Apóstolos
é isso que nós vemos no na atuação nos acontecimentos históricos dos primeiros séculos e todos os séculos depois mes né naqueles primeiros e nos escritos daqueles que conheceram os apóstolos e de todos os que vieram depois uma coisa interessante não te parece estranho não te parece não não parece estranho a você que os primeir bom houve muitas heresias no primeiro Milênio muitas graves escrevi um um livro né sobre a maior delas que eu considero que é a crise Ariana mas nenhum desses herges nenhum negavam a suão Apostólica e autoridade da Igreja simplesmente queriam fazer com
que a igreja aceitasse suas heresias mas é lá é lá no no século no século X talvez com com os valdenses mas com força mesmo a partir do dos zitas e dos Protestantes do século dos séculos x 16 que a autoridade constituía da Igreja é negada não parece estranho 14 15 séculos em que os herges tentaram ficar dentro aí de repente começa a ha ver pessoas que negam a existência de uma igreja enfim só uma reflexão é estranho bom quando nós escutamos os primeiros documentos da igreja nós vemos que é sempre o alicerce a autoridade
que vem dos Apóstolos pela preservação da doutrina da tradição e eu gostaria aqui de de começar por um um documento que que é simplesmente o documento mais antigo da história da igreja além das escrituras depois Aliás nem na verdade foi escrito antes do Apocalipse ou seja ele ainda foi ele não entrou no Canão mas é um documento que eh foi escrito na era Apostólica ainda por um discípulo dos Apóstolos mencionado em uma das cartas de São Paulo que foi o terceiro Bispo de Roma o autor terceiro Bispo de Roma terceiro Papa depois de São Pedro
que é São Clemente e aqui uma coisa uma coisa interessante que que é necessário frisar porque as pessoas quando elas vão negar essas verdades de fé a constituição Divina da igreja etc elas elas elas por hora vão recorrer a argumentos exteriores né porque quando nós afirmamos que a a hierarquia da Igreja Católica remonta as origens do cristianismo por constituição Divina da igreja que é isso não significa que Nós pensamos que é possível encontrar no começo da igreja uma organização tão feita como a que mais tarde adquiriu né É como isso seria como que desejar que
a semente lançada a terra hã ao frutificar ao ao ao eh nascer o primeiro broto né já produzisse todos os frutos que ela produzirá depois de passar pelas várias fases desde a germinação por que que eu tô falando isso porque eu escolhi apropriadamente essa imagem aqui do Papa São Clemente é uma imagem já da idade média na qual ele está representado de tiara papau de paliho enfim é claro que ele não usou essas roupas Óbvio Mas isso não significa que ele não exercia a função que que o seu sucessor posteriormente num momento de consolidação usaria
então é claro que a representação é em si anacrônica mas não estava errado aquele que a pintou queou ser lumin desenhou ess iluminura e representar o Papa assim porque era assim que o Papa se vestia no seu tempo Imagino que do século X pela tiara não estava ainda com a tiara com a tríplice tiara somente com a com uma mas queria demonstrar simplesmente que aquele homem aquele santo que se está representando era um papa então e isso é justamente para para mostrar isso nós não estamos querendo dizer que no começo da igreja o Papa lá
tinha tinha Basílica de São Pedro no Vaticano com com o palácio apostólico eh e ó que não evidente que não né mas E por que que é importante né falar da do da da carta de de São cleme nãoé ela diz em termos muito claros no que consiste o sacerdócio católico o que é o sacerdócio católico uma ordem divinamente instituída e não uma invenção humana veja o que ele diz os apóstolos vêm de Cristo e Cristo vem de Deus os apóstolos pregavam pelos Campos e cidades E aí produziram suas Primícias provando pelo Espírito a fim
de instituir com elas O que são as Primícias são as almas que eles convertem os os convertidos os batizados a fim de instituir com elas bispos e diáconos dos futuros fiéis os apóstolos instituíram os apóstolos instituíram aqueles de quem falávamos antes os bispos e ordenaram que por ocasião da Morte desses outros homens provados lhe sucedem no ministério e em outros momentos dessa longa carta que eu recomendo que todos Leiam o quarto Papa enfatiza né ela foi escrita a igreja a bispado de porque lá havia houve sublevação de leigos que que tiraram os os padres do
lugar né E por nenhuma razão ele escreve ele escreve em determinado momento também que cada um tem o seu papel um é guiado outro guia um ensina outro é ensinado e a igreja é um corpo cada membro tem a sua função e aqueles os sacerdotes gamente instituídos devem né você respeit enfim ele mostra Olha ele fala a autoridade dos Apóstolos vem de Cristo e a de Cristo vem de Deus e aqueles que foram constituídos pelos Apóstolos TM autoridade vinda de Cristo Ele não escreveu ah vamos ficar em paz aí na igreja de Corinto porque nós
temos todos a mesma palavra a mesma Bíblia Claro que não É claro que não Então veja isso é a sucessão apostólica o Veja o mais antigo documento Cristão o mais antigo documento Cristão fundamenta fala da sucessão Apostólica dessa constituição Divina da igreja a carta de de São Clemente é muito maior é ele é grande é um documento extenso inclusive Nós estudamos a carta de São Clemente na segunda aula do nosso curso de patrística na escola de história da igreja eh o link está aqui na descrição e estudamos com detalhes toda ela e a as cartas
de Santo Inácio de Antioquia também nós temos uma aula para elas elas são extremamente reveladoras né a ponto de os alguns protestantes terem procurado negar a autenticidade porque ela ela é católica demais em várias coisas né E quem era Santo Inácio de Antioquia foi o terceiro foi o terceiro Bispo de Antioquia e ele foi foi discípulo de São Pedro e de São João era um homem era um varão apostólico assim como São Clemente é também chamado de Padre apostólico no curso de História Universal da igreja na escola de história da igreja nós temos uma aula
sobre eles né sobre todos eles são quatro os padres apostólicos e as cartas de Santo Iná ela são Claras ao expor ao exporem eh as notas da igreja ela é Una Santa Católica Apostólica o que nos importa aqui é mostrarmos como a unidade a apostolicidade e a catolicidade da igreja já estão expostas lá ah mas o protestante também professa isso qu na igreja una Santa Católica Apostólica não mas não como as Seitas protestantes entendem a unidade catolicidade e apostolicidade da igreja mas tal como a Igreja Católica crê primeiro lugar vamos falar aqui da do que
Santo Inácio fala da unidade e da apostolicidade da igreja Vejam Só claro que e e e e é inclusive né nenhuma dessas Cartas a carta os esmir notas que há lá aquela primeira eh o primeiro uso pelo menos tal como nós temos notícia do termo Igreja Católica né diz ele onde onde aparece o Bispo aí esteja a multidão do mesmo modo que Onde está Jesus Cristo aí está a Igreja Católica Ah só uma coisa ele escreveu essas cartas em 107 provavelmente que foi o anoem que ele morreu ele foi preso em Antioquia estava sendo levado
para Roma para ser entregue aos leões e na viagem escreveu sete cartas seis a igrejas locais e o mar Policarpo Bispo de Esmirna ele fala né É porque Alguns falam Ah eu também creio na igreja católica mas não na igreja romana muito bem então você crê nessa igreja católica que Santo Inácio diz uma igreja que uma igreja católica relacionada à existência de um bispo ou você crê na verdade em uma igreja espiritualmente católica mas separada em várias igrejas diferentes aos magnésios ele diz correi todos juntos como a único templo de Deus a ao redor do
único altar em torno do único Jesus J Cristo que saiu do único pai e que era o único em si e para ele voltou é aquela ênfase na unidade na unidade e vejam aqui uma coisa aqui isso aqui é pros católicos os católicos eles têm essa mania hoje em dia de em relação a aqueles eh que apontam problemas dentro da própria igreja em recorrer esse argumento da União bom muito bem mas a unidade da igreja não é algo que deve ser buscado é algo que é próprio da igreja Ah vamos rezar pela Unidade da igreja
pera pera pera aí a igreja é por constituição Divina una aqueles que estão Semeando doutrinas estranhas dentro da igreja que estão ameaçando a unidade Então nós não temos que pedir pela Unidade da igreja a verdadeira igreja una é inclusive o que Santo eu não vou falar disso aqui nesse momento mas é o que Santo Inácio de an aqui fala o tempo inteiro nas suas sete cartas em seis ele insiste com um Rigor impressionante no combate à heresia aqueles que estão Semeando o joio dentro da igreja combate combate combate Pode parecer estranho não é um santo
que fala tanto da unidade da igreja não é único templo de Deus ao redor do único Altar uma só oração uma só Súplica falo o tempo todo de combate dentro da igreja porque porque ele sabe que o que ameaça a unidade é a heresia Ok bom e aos na sua carta aos filadelfi essa necessidade da essa unidade fica ainda mais clara né preocup vai-vem participar de uma só eu etia de fato há uma só carne de Nosso Senhor Jesus Cristo e um só cálice na unidade do seu sangue um único Altar assim como um só
Bispo com com o presbitério e os diáconos né inclusive na carta os esmir notas após escrever A Morte e a ressurreição de Cristo Ele diz é graças a esse fruto a sua divina e feliz paixão que nós existimos Aim de erguer para sempre um estarte pela ressurreição para os seus santos e fiéis tanto judeus Como pagãos no corpo único da sua igreja e australi ele enfatiza né que os os fiéis a igreja S são o corpo de Cristo e diz por meio da sua cruz Cristo vos chama na sua paixão vós que sois membros dele
a cabeça não pode ser gerada sem os membros pois Deus promete a unidade que é ele mesmo então a igreja é única mas alguns dir mas e aqui é necessário recorrer a um outro padre da igreja que porque isso que Santo Inácio de Antioquia diz pode gerar alguma certa confusão assim Como gera não é a aquela palavra de Nosso Senhor não que a palavra gera mas alguns interpretam erroneamente aquela palavra de Cristo quando ele diz onde um onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome lá eu estarei presente porque dizem Igual Santo Inácio tá
falando aí ah a unidade espiritual nós estamos aqui reunidos em nome de Cristo Logo Cristo está aqui será Vamos ouvir São Cipriano Bispo de Cartago que não tem nada a ver com bruxaria São Cipriano Padre da igreja Marte sob Valeriano em 258 Vejam o que são sipriano fala no seu no seu importante livro da unidade da Igreja Católica alguns se enganam a si mesmos com uma presunçosa interpretação da palavra dos das palavras do senhor onde se acham dois ou três etc apegam-se ao que é dito depois esquecendo o que foi dito antes lembram-se de uma
parte da frase e astutamente deixam de lado a outra assim como eles se separaram da igreja por quê Porque tá falando que são os herges que falam isso né Assim como eles se separaram da igreja do mesmo modo truncamiento a união põe na frente a paz o seu primeiro e mais firme e preceito é que entre nós haja acordo e pergunta o santo e como poderá estar de acordo com alguém aquele que está em desacordo com o corpo da igreja e a totalidade dos irmãos e quando em seguida formando entre si vários grupos deram origem
a heresias e cismas abandonaram a cabeça e fonte da Verdade o senhor quer falar da sua igreja quando diz isso quando dois ou três estiverem dizer meu nome e dirige aquelas palavras a aqueles que estão na igreja dizendo que se dois ou três deles estiverem concordes como ele ensinou e mandou e se reunirem em um só espírito para rezar embora não sejam só dois ou três impetraram da majestade de Deus o que pedem Por conseguinte Quando o senhor coloca entre os seus preceitos essas palavras porque onde se acham etc não quer separar os homens da
igreja pois ele mesmo institui e formou a igreja mas ao contrário repreendendo os pérfidos pela discórdia e encarecendo com a sua própria voz a a paz dos fiéis quer mostrar que ele está mais com dois ou três que estão unânimes do que muitos que oram na dissidência e que obtém mais a prece e Concórdia de poucos que a oração sediciosa de muitos o que o santo está dizendo aqui é muito simples muito claro a unidade na fé a unidade com a igreja é sobretudo uma unidade de fé naquilo que se crê em comum com a
igreja de todos os séculos e não com as dissidências Seitas que são criadas por aqueles que se separam da igreja inclusive nós temos uma aula na no curso de patrística sobre este livro de São Cipriano da unidade da igreja católica é isso né inclusive gostaria de colocar aqui um vídeo para vocês de uma pessoa muito respeitada no meio protestante brasileiro no qual ele expõe isso que São Cipriano está dizendo na prática como hoje a realidade é exatamente essa cada um crê no que quer e não existe comunhão de fé entre eles aí você vai para
o mundo evangélico você vê assim há doutrinas que são diferenciadas por exemplo para os presbiterianos é muito preciosa muito cara a doutrina de Deus predestinado as pessoas para salvação ou perdição eles não abrem mão disso pelo menos uma grande parte dos presbiterianos de maneira oficial embora a igreja presbiteriana é muito subdividida aí os Batistas não têm essa ideia de predestinação são é coisa são coisas muito fortes muito fortes o Wesley João Wesley que respeitava os presbiterianos num dos seus sermões ele chega a dizer que a doutrina da da predestinação é tão herética que ela consegue
tornar Deus pior do que o diabo Ora se João Wesley falou que a doutrina da predestinação é tão herética que ela chega a tornar Deus pior do que o Diabo Está nos seus sermões Então por que que a igreja presbiteriana não aceita à luz dos metodistas por outro lado se você for um presbiteriano sensacionista eu falo assim porque tem várias linhas do presbiterianismo se você for um presbiteriano sensacionista que acredita que os dons do Espírito cessaram no período apostólico Então você vai dizer que o dom de línguas do Pentecostal é uma heresia porque não existe
mais a a continuidade dos dons cessou na época Apostólica por outro lado se você é um Pentecostal você vai dizer que que heresia é afirmar que os dons do Espírito terminaram porque para o Pentecostal é muito preciosa é muito cara a doutrina do batismo no Espírito Santo com manifestação pública do falar em línguas Então nesse sentido quem aceita e todos esses grupos que Eu mencionei aqui a gua de ilustração e mui respeitosamente todos eles dizem nós somos sóa escritura sóa escritura é uma expressão Latina usada na época de Lutero para dizer nós só baseamos as
nossas doutrinas na Bíblia Então temos que explicar o que significa esse sol a escritura porque o sol escr ura do Pentecostal entende que uma um sinal Claro de que aquele movimento é de Deus é o batismo com o Espírito Santo e o e a manifestação do dom de línguas e eles são sol escritura o sol escritura do presbiteriano o leva a crer que Deus predestinou alguns para a salvação e outros para a perdição eterna que o livre arbítrio é uma ilusão que as pessoas já estão predestinadas pela Soberania de Deus e eles são só da
escritura mas os assembleianos não dizem isso eh oficialmente pelo menos então assim você vê que há nos movimentos que dizem sol escritura eh entendimentos diametralmente opostos da Bíblia bom então é isso é claro que este Senhor ele não estava querendo fundamentar o que nós estamos dizendo não estou alegando isso aqui antes que dizem que eu estou deturpando digam que eu estou deturpando não eu sei que ele não concorda com nada que eu estou dizendo mas ele expôs uma pessoa que nãoé eu não poderia eh cujo texto é nesse nesse aspecto nós não podemos questionar É
essa a realidade então naturalmente aquela unidade de que falava Santo Inácio de Antioquia não é uma unidade meramente espiritual e invisível como os protestantes vão protestar 14 séculos depois do que Santo Inácio de Antioquia diz e não apenas com base no que são no que São Cipriano mostra a un a unidade na a unidade por ser Concorde na fé mas com base no que o próprio Santo Inácio de Antioquia diz nas suas cartas então ele começa a falar da unidade da igreja né e na catolicidade ele fala a Igreja Católica que está presente em todo
o mundo e na unidade que transcende as várias regiões mas ela também uma igreja apostólica a apostolicidade da igreja oriunda da qual recebe a autoridade o sacerdócio né Santo Inácio de Antioquia ele fala exaustivamente nas suas cartas da hierarquia da igreja e como o sacerdócio católico tem origem divina ele diz nãoé ele insiste na carta aos Efésios é preciso que recebamos o Bispo como como se fosse aquele que o enviou ou seja o Bispo foi enviado por por Deus né está claro portanto que devemos olhar o Bispo como ao próprio senhor né os Inés ele
diz que se deve tributar a ao bispo toda reverência não é e se submetendo a ele ou melhor não a ele mas ao pai do do do pai de todos né que é Jesus Cristo né Aos filadelfi ses ele mostra eh essa origem divina ou dizer que os o Bispo os presbíteros e os diáconos foram estabelecidos conforme o pensamento de Jesus Cristo o qual eh segundo sua própria vontade os restituiu eh na carta aust tros ele manda que que respeitem os diáconos como a Cristo a Bispo que imem do pai e aos presbíteros com a
Assembleia dos Apóstolos sem eles não se pode falar de igreja enfim eh aos magnésios ele fala né por isso vos peço que estejais dispostos a fazer todas as coisas na Concórdia de Deus sobre a presidência do bispo que ulpo o lugar de Deus dos presbíteros que representam o colégio dos Apóstolos e dos diáconos que são muito caros para mim aos Quais foi confiado o serviço de Jesus Cristo que antes dos séculos estava junto ao pai e por fim se manifestou né a unidade da igreja se dá em primeiro lugar da Unidade dos fiéis em torno
da sua legítima hierarquia e por isso Santo Inácio exorta os Efésios a caminharem de acordo com o pensamento dos vossos bispos do vosso Bispo para que para que toda a Igreja Católica se torne um só couro a fim de que na harmonia de vosso acordo tomando na unidade o tom de Deus Cis a uma só voz por meio de Jesus Cristo um hino Ao pai para que ele vos escute e vos reconheça por vossas boas obras como membro do seu filho é proveitoso que estejais na unidade inseparável a fim de sempre participar de Deus então
pode isso é realmente católico demais por isso isso como eu disse né os protestantes tentaram negar a autenticidade dessas cartas né e Ah podem dizer ah mas houve bispos ao longo da história da igreja que foram Heras Então como é que fica assim muitos né ah inclusive hoje então quer dizer que nós devemos segui-los em tudo que eles dizem evidente que não naturalmente Santo n viveu num período em que isso não era ainda configurado né quando ele falava dos herges ele se referia aos herges dostas principalmente Juda antes que já existiam ainda existiam e mas
não ainda havia ainda a realidade dos bispos ergas isso é algo que já vai apresentar-se no final do século II e a igreja terá que trabalhar com isso Aí nós veremos Santo irineo de Lon mostrando como a autoridade da a a autoridade da da hierarquia daqui a pouco nós veremos isso eh oriunda justamente da tradição que ela mantém então Eh Enfim então em Santo aqui nós vemos a constituição Divina da igreja os bispos os padres os diáconos apresentados não como uma opção Pastoral H uma forma como nós vamos nos organizar Aqui Nesse Momento Ah para
nós nos congregarmos não ele fala como uma hierarquia divinamente instituída este homem repito ele não viveu na Idade Média ele não viveu na época do Concílio de Trento ele é um discípulo dos Apóstolos ele não estava brincando ele estava dizendo o que ele aprendeu dos Apóstolos aquele mesmos que Cristo constituiu em autoridade para ensinar santificar e governar a igreja pessoal Vocês conseguem perceber a importância de estudar a história da igreja especialmente a igreja antiga eu tenho insistido nisso já alguns anos e continuarei insistindo porque a história da igreja ela não pode ser uma uma disciplina
secundária estudos de um católico que quer se formar seriamente não nossa religião é uma religião com raízes históricas Quando o verbo se feesc ele entrou na história e a igreja fundada por ele sendo o seu corpo Místico é a sua continuação na história nestes 20 séculos e tantos quantos mais Deus quiser né E como diz Don prosper Ganger é na história que se encontram os fundamentos da nossa fé vejam o que nós Vejam o que nós abordamos nessa aula até o momento e reflitam se isso não é verdade conseguem ver que a igreja antiga vocês
estão começando a ver estamos começando a ver aqui né como a igreja antiga ela já está começando a se parecer com a Igreja Católica né que os primeiros cristãos eram católicos e é claro ainda há muito mais a ser dito nós teremos mais duas aulas Desse nosso curso gratuito né porém e se você já decidiu eh eh por estudar a Sé a história da igreja eu quero te convidar a se matricular já na escola de história da igreja lá você vai ter 42 aulas só sobre a igreja antiga 42 além do curso de patrística né
na qual no qual Nós estudamos as obras dos Padres da igreja inclusive as que eu estou citando aqui n Então acesse o link na descrição e no card aqui em cima para se matricular agora se nós quisermos além destes n procurarmos um autor dos primórdios da igreja que assim demonstra com uma autoridade de uma forma decisiva tudo isso Como a Constituição Divina da igreja com alguns que recebem uma autoridade especial para governar e e como essa autoridade advem dos Apóstolos por sucessão este homem é Santo Irineu Santo Irineu que eu eu sou um devoto de
Santo dineu e que foi bispo de Lyon na na Gália na atual França no final do século II e morreu segundo a tradição martirizado em 202 e ele escreveu várias obras apenas duas sobreviveram né demonstração da pregação Apostólica Mas isso é uma delas uma menor mas a mais importante eh o contra as heresias é uma obra em cinco livros diferentes recomendo todos leem le que todos Leiam no curso de patrística nós temos três aulas sobre este sobre este livro sobre os livros 3 4 e 5 Mais especificamente é um livro que se dedica a refutar
a heresia as heresias e os sistemas teológicos gnósticos daquela gnose antiga né mas Santo Irineu ele ele principalmente no livro três no livro três eu acho que é o mais interessante nesse sentido o quatro já é dedicado a mostrar a continuidade do antigo e do Novo Testamento que é o que os gnósticos negavam e o cinco e o quinto é para falar de escatologia e os dois primeiros é para é focado são focados justamente no gnosticismo então o livro três livro três ele é uma refutação antecipada de todas as heresias e uma exposição tão óbvia
da fé católica tão Evidente da doutrina católica aqui olha não há como eh ler Santo Irineu e aliás dá para ler Santo Irineu e não ser católico tudo bem mas não há como ler Santo Irineu e aceitar o que ele diz e permanecer no protestantismo isso não Claro que há protestantes que leem Santo Irineu e continua protestante tudo bem agora ler Santo Irineu e aceitar o que ele diz e continuar não não tem como Ah mas que autoridade ele tem bom autoridade de ser discípulo de S Policarpo por sua vez discípulo de São João ademais
pela e ele era no seu tempo Santo Irineu considerado uma autoridade em conteste todos a vida dele a participação que ele teve na querela quarto deci fazendo a paz entre o Papa Vítor São Vítor primeiro e os bispos da Ásia né e demonstram realmente a autoridade que este homem tinha como discípulo do do discípulo do apóstolo e o contra as heresias pessoal é um livro do século 2 e para o que nós estamos tratando aqui é realmente algo que destrói totalmente a alegação de que a Constituição da igreja católica é diferente nas origens e agora
né aliás que nós nós já sabemos como ela era organizada com as cartas de Santo in já basta agora a a a o alicerce dessa autoridade ou seja o caráter Divino dessa autoridade como a igreja é de fato constituída assim nós vemos por Deus assim nós vemos em Santo Irineu bom primeiro lugar a igreja tem a igreja tem autoridade Apostólica e lembram-se lembrem-se ele está escrevendo contra os herges Claro tem são os herges do tempo dele mas para qualquer her Santo Irineu alicerça de forma Clara a autoridade da Igreja Católica nos apóstolos dos quais ela
recebeu a única fé verdadeira e vivificante e a Comunica a seus filhos e diz o senhor de todas as coisas deu aos Apóstolos o poder de pregar o evangelho e por meio deles nós conhecemos a verdade Isto é o ensinamento do filho de Deus a eles o senhor disse o que ouve a mim vos ouve e o que vos despreza a mim despreza e a quem me enviou e uma coisa interessante nós Voltaremos a falar na na próxima aula inclusive ele fala da verdade que os apóstolos ensinaram a igreja e aos seus sucessores Ele pergunta
e se os apóstolos não tivessem deixado as escrituras não se deveria seguir a ordem da tradição que transmitiram aqueles aos quais Av as igrejas gente que que é isso quando os apóstolos fundavam uma comunidade em determinado lugar deixavam aquela comunidade para se guiar a si mesma inspirada pelo Espírito Santo pela leitura da Bíblia é evidente que não deixava um bispo aos quais transmitiam autoridade pelos seus ensinamentos através da imposição das mãos ordem e ele diz Santo Irineu diz que muita gente iletrada que crê em Cristo Sem Papel nem tinta levam essas pessoas levam a salvação
escrita em seus corações guardam escrupulosamente a antiga tradição e graças a essa antiga tradição que Tradição A que receberam dos Apóstolos através dos seus sucessores não admitem absolutamente se possa e a se possa pensar em nenhuma das invenções mentirosas dos herges e qual é a atitude daqueles que negam a tradição e quando por nossa vez os levamos à tradição os herges a tradição que vem dos Apóstolos e que é conservada nas várias igrejas pela sucessão dos presbíteros Então se opõe à tradição dizendo que sendo eles mais sábios do que os presbíteros não somente mas até
dos Apóstolos foram osic capazes de encontrar a pura verdade agora são você pergunta um pouco mais adiante tá a tradição Mas de onde vem essa tradição onde nós podemos enxergar a verdadeira tradição num boca boca não na sucessão Apostólica aqui ele vai fundamentar a tradição da doutrina verdadeira aos sucessores dos Apóstolos Vejam Só isso aqui é definitivo portanto a tradição dos Apóstolos que foi manifestada no mundo inteiro pode ser descoberta em toda a igreja por todos os que queiram ver a verdade poderíamos enumerar aqui os bispos que foram estabelecidos nas igrejas pelos Apóstolos e os
seus sucessores Até nós né Aí como é uma ele diz né uma coisa bastante nós Voltaremos a falar disso na próxima aula mas ele fala né que como isso é uma coisa bastante longa ele se limita a listar os bispos da igreja principal que é a igreja de Roma e ao final ele fala com esta ordem e sucessão chegou até nós na igreja a tradição Apostólica e a pregação da Verdade Esta é a demonstração mais plena de que é uma e Idêntica fé vivificante que fielmente foi conservada e transmitida na igreja desde os apóstolos até
agora vejam como o santo faz aqui uma união de duas realidades que não podem ser descartadas ou melhor dizendo a gente não pode abraçar uma esquecer da outra a autoridade ela não está alicerçada no nada a autoridade é para quê para a transmissão da Verdade para a transmissão da tradição para se aqui é um Claro que come um pleonasmo mas que tradição vem de transmissão tradito Mas enfim a transmissão daquela doutrina e aqui nesse ponto eu falo principalmente para certos católicos que mutilam isso que Santo eu está dizendo considerando a autoridade daqueles constituídos em autoridade
em si mesma como se a autoridade fosse simplesmente para mandar não é a autoridade é para ensinar a doutrina verdadeira a autoridade está fundamentada na transmiss missão da verdade ela existe para isso ela existe para isso tá quem tem ouvido para ouvir Ouça e Santo Irineu também se fundamenta no testemunho de São Policarpo né porque são Policarpo foi discípulo dos Apóstolos estabelecidos por ele bispo por eles Bispo de Smirna né E são policaro pregava contra os herges protestava proclamava contra os herges que ele Policarpo não tinha recebido dos Apóstolos senão uma só e única verdade
aquela mesma que era transmitida pela igreja e aqui para encerrar a citação eu ele mostra como somente na a igreja tem a verdade e e aqui ele refuta antecipadamente todas as igas todas todas ele diz sendo as nossas provas tão fortes não é necessário procurar noutras partes noutras pessoas aquela verdade que facilmente podemos encontrar na igreja porque os apóstolos trouxeram como num rico celeiro tudo que pertence à verdade a fim de que cada um que o deseje encontre aia a bebida da vida é ela a igreja definitivamente o caminho de acesso à Vida e todos
os outros são assaltantes e ladrões que é mistério evitar que é necessário evitar por outro lado deve se amar com um zelo extremo o que vem da igreja e guardar a tradição da Verdade Ora se surgisse alguma controvérsia sobre questões de mínima importância não se deveria recorrer a igrejas mais antigas aqui igrejas mais antigas entenda-se as igrejas locais mais antigas as dioces os bispados mais antigos onde viveram os apóstolos para saber delas sobre a questão em causa o que é líquido e certo ou seja a igre a fé a igreja legada por Cristo e pelos
Apóstolos é uma igreja baseada na autoridade não numa inspiração do espírito santo não mas a autoridade instituída pelo próprio Espírito Santo para a transmissão da Verdade isso fica claro em São Clemente isso fica claro em Santo Inácio isso fica claro em Santo Irineu e fica claro em tantos outros testemunhos do século dois ainda né Nós vemos são Policarpo de Smirna que ele acabou de de mencionar que foi o mestre dele né ele designa os chefes da igreja como chefes da hierarquia e guardas da fé né lembra-se daquela da primeira carta de São Clemente que né
que nós usamos nós citamos ele eu disse que ele escreveu pra igreja de Corinto Isso foi no ano 96 mais ou menos eh em razão da das eh das disputas lá que estava havendo mais de 60 anos depois o Bispo de Corinto são Dionísio escrevia para a igreja de Roma aquela época acho que o Papa era Santo Aniceto dizendo que na igreja de Corinto se guardava as admoestações outrora enviadas por Clemente e gesip né um outro importante autor Cristão do século I ele fala n que as igrejas são governadas pelos bispos sucessores dos Apóstolos no
século I inteiro isso já está evidentemente Claro não que antes não estivesse mas em razão do crescimento da igreja por toda a bacia do Mediterrâneo nós vemos em todo lugar assim nas igrejas que sobreviveram na Palestina depois da da da de Adriano né na Síria as Muitas igrejas locais na Ásia menor na Grécia na Macedônia no Egito a partir de Alexandria na na Líbia a partir de sirene no norte da África a partir de Cartago em algumas cidades já do litoral da Espanha do litoral né Mediterrâneo da França principalmente pelo vale do ródano onde havia
já ali igrejas muito fortes em Leão em Viene e na Itália principalmente no sul e em Roma e nas adjacências em todo lugar assim é o que o Bispo de erá abércio no século I Ele conta que nas suas viagens por várias igrejas cristãs em toda a bacia do Mediterrâneo ele encontrou por toda parte a mesma fé a mesma escritura e a mesma Eucaristia a mesma igreja a igreja católica então de tudo isso a gente pode deduzir o quê que desde os textos evangélicos que mostram Cristo fundando a sua igreja sobre a autoridade muito objetiva
de 12 homens e a partir dos documentos mais remotos da igreja se deduz claramente que o os poderes apostólicos foram transmitidos a de fato transmitidos para alguém que este alguém eram os bispos responsáveis por transmitir aquilo que a verdade que receberam dos Apóstolos isso é inclusive como eu falei né a igreja ela se desenvolvendo em toda parte no século I assim por como como isso seria possível os meios de comunicação eram precários quer dizer não eram tão precários assim porque estamos no Império Romano mas eram muito mais lentos do que no nosso tempo mas a
igreja se desenvolvendo do mesmo jeito com a mesma hierarquia com a autoridade monárquica dos bispos do bispo e não uma autoridade colg cerot já demonstrou por A mais B como isso é falso como a autoridade monárquica né porque os protestantes eles dizem também né e existem até historiadores modernistas católicos que dizem isso que no começo a igreja as igrejas eram colegiadas tal absolutamente falso o episcopado monárquico é de origem Apostólica já se vê nas cartas de Santo Inácio e já era algo configurado explícito em toda a bacia do Mediterrâneo ao longo do século II né
enfim é isso a a a a a a Igreja Católica tal como ela está constituída em termos da sua hierarquia oriunda dos Apóstolos é o que se vê desde as origens então e que cristianismo nós iremos buscar fora disso de alguém que cismou que é inspirado pelo Espírito Santo para interpretar as escrituras de ser Pastor de al é um tanto precário considerando as palavras de Cristo aos 12 e a dos seus imediatos sucessores Será que você não está entre aqueles que Como diz Santo Irineu estão aí procurando fora o que só pode estar na igreja
fica uma reflexão sincera vocês viram que eu não valei nada da minha cabeça aqui mostrei para vocês Vocês podem ler podem procurar mas talvez uma questão se coloque eh tá os apóstolos instituíram lá bispos que estão numa condição o sacerdot está numa condição diferente da dos fiéis porque eles têm missão de Guiar de santificar de governar ensinar mas se falou até agora de bispo mas vocês católicos dizem que existe um bispo mais importante que é o Bispo de Roma Papa ISO não é uma invenção posterior ou no começo também já era assim o papado Faz
parte dessa Constituição de venda da igreja ou é uma invenção posterior que acabou corrompendo a igreja então é isso nós trataremos na próxima aula disso de outros temas nalmente relacionados a qual é a fonte da Revelação é somente a escritura ou também tem outra coisa né enfim então se você quer continuar Esse estudo conosco descobrindo Como de fato a igreja nasceu católica clique aqui no box para a próxima aula até lá n