e se você é o foi estudante de letras é possível que a palavra socity causa e verdadeiros calafrios se você acabou de chegar nesse canal para não menina vir de carro seu mesma do proprietário desse modestíssimo espaço sejam todos muito bem vindos e hoje a gente tá aqui para começar essa nova série do canal que se chama linguísticas do mundo e nesse primeiro episódio eu acho que eu não poderia deixar de falar dessa figura que ter um importante para linguística e que se você se interessa pela linguística provavelmente você já ouviu falar dele que é
um ferdinand sua se esse suíço que nasceu lá e 857 e que causou uma verdadeira revolução com um livro que foi publicado mas não por ele mas por dois de seus alunos a gente vai fazer aqui uma série de fatos sobre isso sim mas eu queria antes de tudo para fazer justamente esse preâmbulo dando essa informação que já já é bem conhecido de todo mundo só se não for a pessoa que publicou esse livro que é tão conhecido sobre seu nome que é o curso em geral o curso de linguística geral foi publicado na verdade
por dois de seus alunos que agrupar uma série de notas de aula que foram produzidas por esses alunos e por outros e produziram com isso esse compilado o que é o livro curso de linguística geral é importante a gente entender isso até para se diferenciar um pouco nós não só na história das ideias mas pra gente inclusive a gente pensar que é uma questão de autoria né que interessante um livro que é tão importante e que muitos vão dizer que é justamente aquilo que fundamenta o que dá início a essa linguística moderna ter sido escrito
pelo seus alunos e não por ele mesmo e aí aqui eu acho que tem uma marca também muito interessante que essas esse compilado de ideias aqui dentro foi sendo desenvolvido ela partir de um processo que só se ofereceu esse curso de linguística em três momentos diferentes a trajetória dele como professor ele foi alguém que estudou em janela para ir depois foi para lá e disse que depois tudo e virou professora em paz bom então ele volta para genebra para dar aula e ele dava aula lá de linguística comparada era todo uma outra coisa que inclusive
é parte do que era linguística até então digamos assim naquele momento da história em que se comparavam diferentes línguas para tentar entender a o lugar é de similaridade entre elas digamos assim então eu fosse vai lá e produz esses seminários ao longo desses diferentes anos falando sobre o que seria essa linguística geral o que dá origem a este livro que é o tal do livro póstumo e aqui a gente pode até fazer a piadinha né gente um sujeito que não publicou muito em vida mas que tem essa publicação depois da morte dele que é tão
importante que ele ficou tão famoso e veja é uma esperança póstuma eu diria não entendi você tá aí preocupadíssimo preocupadíssimo preocupadíssimo e com aquilo que você produz a isso assim e fez uma série de anotações ao longo de toda a sua trajetória iniciou e parou muito sat é uma série de manuscritos hoje de sócia que foram se tornando acessíveis ao longo dos anos e depois da publicação desse livro e que permitiram que as pessoas fosse entendendo quanto ele tinha de material de reflexões sobre linguística língua e que materiais que não chegaram a ser publicados seja
você um homem famoso gente depois de um morto mais famoso do que era quando ela vivo então vamos a esses fatos eu tô chorando aqui de fato nem na verdade são elementos da teoria dos fosse que aparece no curso de linguística geral e que são tão importantes para justamente pensar esse fundamento de uma linguística moderna esse fundamento daquilo que vai chamar de estruturalismo igual a ele mesmo nunca tenha usado a palavra estrutura nesse livro aqui e isso também é muito interessante né para pensar como foi que ele foi dando vazão essas idéias escrevendo e pensando
essas ideias que vão dar justamente o corpo porque seria o estruturalismo o mesmo que não tenha nenhum usado a palavra estrutura e o primeiro fato de damos assim o primeiro ponto que a gente deve abordar é aquela diferença que ele faz entre língua fala e linguagem e veja você que eu não tô falando só de língua e fala é muito comum que a gente veja entre as dicotomias como são chamadas essas proposições digamos assim que aparecem no livro doce entre elas você vê a tal da língua e fala mas nem sempre se fala sobre a
questão da linguagem e é muito interessante a gente pensar que esses três elementos são definidos no livro doce de maneira conjugada e muito relacional estão sempre um em relação ao outro e isso é muito interessante para a gente pensar justamente o que se segue disso as outras ideias que ele vai agrupar reunir trazer junto com a ideia de língua fala e linguagem e aí na página 17 do livro ele vai dizer por exemplo ele vai dizer mas o que é para nós ela não se confunde com a linguagem é somente uma parte determinada essencial o
mundo que tá velmente é o mesmo tempo um produto social da faculdade de linguagem e o conjunto de convenções necessárias adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos tomada em seu todo a linguagem é multiforme e heteróclita a cavaleiro de diferentes domínios ao mesmo tempo física fisiológica e psíquica ela pertence além disso ao domínio individual e ao domínio social não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos pois não se sabe como inferir sua unidade a língua ao contrário é um todo por si e um princípio de classificação veja como
interessante porque aqui ele tá o tempo todo falar sobre o que é língua fazendo justamente essa oposição essa relação entre língua linguagem e aí que ele vai nos dizer que língua é uma parte essencial da linguagem dessa faculdade a imagem que ele vai chamar aquele vai atribuir a ela essa característica que é de multiforme e heteróclitas e se você estuda o livro você vai entender que essas características são a razão para ele dizer que não é linguagem que nós vamos estudar mas é a língua a língua que ele vai chamar desse todo por si e
um princípio de classificação e que num outro momento ele vai dizer que é um sistema que conhece somente sua ordem própria e isso muito nos interessa porque é aí que a gente vai ter a base desse entendimento do que vai ser visto depois como o estruturalismo é entender a língua como um sistema que pode ser analisada no seu interior a língua vai ser diferente das línguas do mundo a língua seria esse lugar dessas regularidades entre as línguas e vai ser também diferente da fala que seria esse lugar do o visual que não é aquilo que
ele quer observar do individual e do corriqueiro do cotidiano ele quer entender língua que seriam então esse conjunto aí esse sistema e esse é o nosso primeiro ponto entender aqui só sim vai entender linguagem como algo que é heterogêneo e multiforme língua como algo que é homogêneo e que é por isso que ele vai entendê-la como o objeto da linguística eating gente está um ponto muito importante para entender a história dessas ideias de o caminho que a linguística vai percorrer a partir dos estudos de socie e a partir justamente dessa escolha que ele faz na
página 16 por exemplo e vai dizer assim sempre encontramos o dilema ou nos aplicamos ao lado apenas de cada problema e nos arriscamos a não perceber as dualidades assinaladas acima que ele vai trazer aqui atrás ou e aqui é o que interessa se estudarmos a linguagem sob vários aspectos ao mesmo e o objeto da linguística nos aparecerá como um aglomerado confuso de coisas heteróclitas sem liame entre si e aí essa coisa heteróclita ela é o que ela é irregular e os ou se na verdade o que ele tá tentando aprender são justamente essas regularidades e
é por isso que ele encontra na língua esse lugar porque ele vai entender a língua como esse sistema e aí ele faz uma metáfora no livro dele vai fazer uma série de metáforas de uma delas é com o jogo de xadrez que ele vai dizer por exemplo que quando você joga xadrez a elementos que são elementos externos e que nesse caso aqui não vão interessar digamos assim e os elementos internos por exemplo as regras o que você pode fazer com cada peça é que são fundamentais de vamos assim para o jogo de xadrez não tão
fundamentais seriam por exemplo a troca do material com que é feito uma peça se ela é de madeira é de plástico isso não me importaria tanto esse não seria o fundamental essa troca digamos assim das peças de um material para outro vamos aqui dizer que isso seria o lugar da fala dessas variações digamos assim que são importantes para esse conjunto língua linguagem e fala mais que dentro digamos do que seria pensar o objeto da linguística a gente deveria pensar aí delimitá-la como a língua que seria esse conjunto de regras como ele traz na metáfora por
exemplo do jogo de xadrez e aí é por isso que ele vai inclusive delimitá-la como a língua como um todo por si como esses elementos internos que você pode efetivamente analisar observar e buscar essas regularidades e em que a gente vem segundo elemento que super importante na teoria doce que tem a ver com o signo linguístico o signo linguístico que ele vai dizer que tem dentro dele o significante e o significado e o significante ao que ele vai chamar de imagem acústica então não é o som como eu estou dizendo mas a imagem acústica que
esse essa abstração essa percepção cerebral digamos assim do que são esses sons que nós experimentamos como falamos e quando ouvimos só que aí o signo não é feito só de se som mas também dessa ideia do que representa esse som seria esse conceito essas duas coisas combinadas é que formam o signo esse conceito de signo é muito importante para associe e vai ser muito importante também para teorias que vem depois e aí eu acabo extrapolando indo para esclarecer o fato porque o signo linguístico é algo para fazer muito sentido para as reflexões de lacan por
exemplo na psicanálise vai ser muito importante justamente para pensar a psicanálise justamente esse conceito do signo linguístico e da barreira devemos assim tô se coloca entre o oi e o significante porque na definição de signo linguístico quando ele apresenta o significado significante você vai ver aí na tela justamente esse esquema que ele faz em que ele apresenta essa barreira aqui está colocada entre o significado eo significante e quando a gente fala do signo linguístico ea relação de significado e significante tem um outro ponto que super importante passo se quer dizer que essa relação ela é
arbitrária e o que é que significa isso que é que significa dizer que ela é uma relação arbitrária que não existe uma razão para você chamar cachorro de cachorro assim como não existe razão para chamar a dog the dog tem porque você combinou deu o óleo hoje eu tô aqui né fazendo só escrito como é que seria escrito né e aí você forma dodge e e isso significa cachorro e isso representa cachorro e é por isso que ele vai dizer que essa relação relação que é arbitrária e esse é um dos elementos que é muito
importante para as o se o terceiro ponto que é muito importante justamente para p e essa priorização sofia se fosse para falar sobre língua tem a ver com a quem vai se chamar de teoria do valor possível sozinho digamos assim não é nada ele só é quando ele está em relação em oposição a outros signos e aí interessante a gente pensar justamente nesse elemento da negação é como se um signo ele é porque ele não é uma outra coisa e essa é uma característica que é muito importante porque justamente faz parte dessa ideia de sistema
porque você precisa justamente desse signos combinados para que as línguas seja possível para que ela exista então e um dado signo ele vai existir justamente em relação ao outro em oposição ao outro porque ele é uma coisa que o outro signo não é e aí a gente vem para um quarto elemento que também é importante na teorização doce que a justiça juntamente um elemento de linearidade a língua ela existe justamente a partir desse princípio de linearidade em que um signo aparece depois do outro um fonema aparece depois do outro oi e essa palavra depois da
outra vai formar uma frase que vem uma depois da outra e essa linearidade é um elemento fundamental para o entendimento de língua só que junto com esse elemento da linearidade e dessa linha digamos assim sintagmática que ele vai fazer justamente esse paralelo essa relação entre o eixo que seria esse sintagmático e um outro que seria associativo porque ao mesmo tempo que você tem uma linha a gente permite dizer o cachorro está latindo muito você tem esse outro eixo que ele vai chamar de eixo associativo em que você poderia fazer uma série de substituições no caso
de cachorro você poderia trocar por cãozinho por exemplo mas você não poderia por exemplo trocar por gato porque gato não late mas a então essa linha é que te permite colocar uma série de signos um em cima do outro que poderiam ser trocado e nessa linearidade em que aparece uma coisa depois da outra então você diz assim a moça está tomando água e você tem esse eixo linear em que você diz a moça está tomando água em contrapartida você tem esse outro eixo da associação em que você pode dizer por exemplo o rapaz está tomando
a água assim como você pode dizer a menina está tomando água assim como você também pode fazer outras trocas você pode dizer sapo mas você também pode dizer papo e essas trocas é que mostram que a língua é esse sistema em que a troca sem que uma coisa é e a outra não é e que faz que nos permite criar justamente essas associações e pensar o que são essas regras digamos assim de uma dada língua eu acho que inclusive já me pedir aqui número de elementos eu não sei mais aonde é que eu tô mas
eu quero dizer mais um que eu acho que é o quinto que tem a ver com essas dicotomias é muito importante para o seu se para delimitar o seu é para falar o quê que são os objetivos o que que deve ser que a linguística vai olhar estabelecer essas dicotomias uma delas é a tal entre a língua e a fala a língua sendo como esse objeto da linguística a fala como esse lugar que é individual da produção e que não deve ser o foco da atenção embora seja também importante porque é também o lugar da
mudança e tal que vai reverberar depois na língua mas o seu a sua atenção deve estar focada na língua nem na linguagem na fala mas você tem outras também dicotomias como por exemplo da sincronia e diacronia que implica que também um recorte que só se vai fazer que significa que você vai olhar para a língua sincrônica ou seja por um momento da língua você faz esse recorte como se fosse uma fotografia o seu foco deve estar em olhar para essa fotografia para esse momento da língua e não a língua durante a sua evolução devemos assim
embora claro os diferentes dois estudos sejam possíveis ele vai dizer que o foco deve ser justamente olhar a partir do viés da sincronia para língua e não mais a partir da diaconia você tem além disso aquilo que eu trouxe antes essa diferença entre significado e significante que também é um dos elementos que caracterizam digamos assim a força explicativa do que são esses elementos teóricos do curso de linguística geral é muito interessante a gente pensaria que eu faço uma observação é para gente ir finalizando esse vídeo que aqueles que estuda os manuscritos de socival entender que
ele tá muito mais no lugar da reflexão e da ponderação e do será que é isso mesmo do que no lugar de é isso ou é aquilo tá muitos dos elementos que ele discutir no curso de linguística geral então é muito interessante entender essas idéias que ele tá trazendo como um processo mesmo de reflexão sobre linguagem sobre língua e sobre fala e eu acho que o que é fundamental também da gente entender desse percurso aqui e existem outros o que podem ser abordados a discussão sobre todos esses pontos que eu trouxe aqui que não são
fechados nesses o motivo de muita reflexão e eu deixo como sempre a bibliografia aqui embaixo para você buscar mais informações mas é justamente a gente entender isso tudo como o processo mesmo a construção desse pensamento e o quanto esse pensamento reverberam até hoje e o quanto ao longo da trajetória do entendimento desses estudos dessas ideias de socie isso foi sendo repensado e reformulado digamos assim inclusive em função desses outros manuscritos que vão aparecendo ao longo da história e como elemento final como curiosidade final que eu troco para você pensar justamente o quanto esse pensamento de
soci em que ele tá delimitando dizendo olha a gente vai olhar para língua a gente não vai olhar para fala que eu entendo dessa maneira e nem para linguagem que eu ainda dessa maneira porque a língua é o lugar dessas regras dessas convenções é esse lugar é homogêneo e o impacto disso nos estudos linguísticos que se sucederam a essa fala do sus o quanto é importante que essa fala disso se para essas outras áreas como eu mencionei antes também para que ela se desenvolvesse para que o estruturalismo se desenvolvesse e se estabelecesse mesmo então eu
acho que tem um exercício aqui muito importante para a gente pensar o que na história das ideias e das diferentes áreas esses textos fundantes eles têm de impacto naquela disciplina justamente por dizer é isso aqui o que você tem que fazer embora eu compreendo aqui a linguagem seja do social também assim como é do individual e aí ele vai mesmo reconhecendo essa questão do social o que ele quer entender justamente essa regularidade então é para um outro lugar que ele vai o que determina como eu disse muitos dos estudos da linguagem durante muito tempo e
até hoje sofia revisitado justamente por isso a tentativa de entender mais e mais as suas ideias eu deixo uma série de livros de texto aqui embaixo justamente para você e buscando-o a referências essa conversa de como eu já disse não se esgota aqui há muitos outros pontos poderiam ser abordados aqui de novo começo de uma conversa que tem muitas discussões bem interessantes nesses outros textos que eu trago para você mas de novo essa esperança após tomar não é mesmo de alguém que publicou o que se me vida mas que tenha isso os manuscritos reviradas até
hoje na tentativa de entender tudo o que ele queria dizer a partir dessas anotações os seus alunos no curso de linguística geral e nos últimos mosquitos que foram publicados ao longo dos anos um beijão pra vocês até a próxima